Anda di halaman 1dari 2

UNILAB/DEAAD Curso: Fundamentao Terica em EaD Cursista: Francisco Wellington Ribeiro (Grupo A)

educao

contempornea,

em

sua

fase

mais

recente

compreendida pelos ltimos vinte anos, no mais comportada pelo paradigma da corporificao fsica dos elementos e autores envolvidos nas relaes de ensino e aprendizagem. No mais se faz imprescindvel a presena fsica do professor, da sala de aula, da biblioteca, dentre outros, para que um corpo discente aprenda um contedo, ou melhor, desenvolva um conhecimento. Essa transcendncia na forma de educao, no processo ensino-aprendizagem derivada das transformaes inseridas pela educao distncia (EaD), notadamente aquele educao que se utiliza das tecnologias da informao e comunicao e das relaes dialgicas, interativas, cooperativas e colaborativas. A EaD, sob essa tendncia, (re)configurada como de ltima gerao dessa modalidade educacional que, apesar de seu desenvolvimento vertiginoso no perodo mais recente, datada do sculo XIX. Na atualidade a EaD marcada fortemente por duas caractersticas basilares: presena de mltiplas tecnologias (ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional, comunicao sncrona e assncrona, para citar alguns) e de mltiplos autores (coordenador de plo, de curso, de tutoria, professor conteudista, tutor presencial e a distncia, por exemplo). A ao pedaggica dentro da perspectiva contempornea de educao no se limita a tcnicas de ensino (exibio de vdeo, explanao de aula e outras), mas, traz uma dimenso estratgica da ao do professor que auxilia a construo do conhecimento pelos alunos. Na EaD esse processo educacional, de ensino-aprendizagem torna-se mais intenso devido autonomia discente requerida por essa modalidade. Os processos interativos entre os vrios autores envolvidos (professor, tutor e aluno) criam possibilidades de interlocuo e aperfeioamento do conhecimento. A participao do aluno na EaD condio obrigatria para a plenitude da relao ensino-aprendizagem, enquanto que em um curso presencial, ao aluno,

a priori, no recai essa obrigatoriedade. A participao interativa uma das grandes oportunidades de reflexo e expresso. Em EaD a ao pedaggica enormemente potencializada, bem como colocada prova, em especial pelo aspecto inerente a essa modalidade, sobretudo ao sair do ambiente fechado (sala de aula) e adentrar em ambiente aberto (internet, material digital). Um fato que potencializa devese dinmica de uso de plataformas que possibilitem a relao continuada professor-aluno (aprendiz-aprendiz), enriquecendo o processo construtivo de apropriao, apreenso de conhecimento. E um fato que coloca prova deve-se ao ganho, pelo aluno, de uma ferramenta importantssima na construo do seu conhecimento, pois no fica mais refm daquilo que fala o professor; podendo, de forma dinmica, buscar o que corrobora ou o que contradiz aquele conhecimento mediado pelo docente. A autonomia discente, pr-requisito a todo educando na modalidade distncia, guarda validao nos princpios da andragogia, como fundamentos terico-metodolgicos do processo ensino-aprendizagem na educao.

Oportunamente a educao no presencial, bem como semipresencial, est direcionada prioritariamente educao de jovens e adultos, em seus vrios nveis profissionalizante, tcnico, extenso, graduao, ps-graduao. Esse dinamismo influenciado pela globalizao, do conhecimento e da informao, que exige mudanas de paradigmas educacionais. Nessa perspectiva o efeito escala propiciado pelas tecnologias da informao e comunicao na EaD torna-se uma vantagem para a formulao e execuo de polticas pblicas de educao que tenham maior poder de alcance com economia de recursos (financeiros, humanos, de infraestrutura, entre outros).

Anda mungkin juga menyukai