Anda di halaman 1dari 4

Oriente Mdio: Bombardeio israelense agrava crise na Sria - Resumo ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/oriente...

ATUALIDADES

Oriente Mdio: Bombardeio israelense agrava crise na Sria


Jos Renato Salatiel* Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao 10/05/2013 07h00
Wikimedia Commons/US Army

Soldado srio usando mscara antigs e metralhadora de fabricao chinesa

Ataques de Israel (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/israel-pais.htm) contra bases militares srias, nos dias 3 e 5 de maio, aumentaram a tenso no Oriente Mdio. Ao mesmo tempo, suspeitas do uso de armas de destruio em massa elevaram o risco de uma interveno militar. Direto ao ponto: Ficha-resumo A guerra civil na Sria (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/siriapais.htm) j dura dois anos, matou mais de 700 mil pessoas (segundo a ONU) e deixou milhares de refugiados. Em 15 de maro de 2011, na continuidade da onda de manifestaes da Primavera rabe, parte da populao saiu s ruas para protestar contra o regime do ditador Bashar al-Assad. O governo reprimiu os manifestantes, dando incio a uma guerra civil que, at agora, resistiu a todos os esforos diplomticos para cess-la. Pelo menos 42 soldados srios morreram em ataques areos a trs posies militares na regio norte de Damasco, capital sria. Israel evitou, at ento, qualquer envolvimento com os conflitos no pas vizinho. Por que, agora, essa agresso?

1 de 4

31/10/2013 00:02

Oriente Mdio: Bombardeio israelense agrava crise na Sria - Resumo ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/oriente...

A composio poltica e ideolgica da regio coloca, de um lado, o governo de Assad, o Ir, o Iraque e o Hizbollah (grupo xiita libans); e de outro, Israel e Estados Unidos. Israel vive em conflito com os rabes desde a formao de seu Estado, em 1947. Mais recentemente, em 2006, esteve em guerra com o Hizbollah. Quando atacou a Sria, o governo de Israel no tinha a inteno de apoiar a oposio ao regime de Assad. At porque, para o Estado israelense, melhor o ditador do que a incerteza de um poder composto por rebeldes ligados a grupos extremistas como a Al Qaeda e com acesso ao arsenal de Assad. O objetivo dos ataques era impedir que um suposto carregamento de armas chegasse at os militantes do Hizbollah, no vizinho Lbano. O receio dos israelenses de que os rabes consigam msseis de maior alcance, que possam atingir cidades como Tel Aviv e Jerusalm (hoje os msseis mal ultrapassam da fronteira israelense). O ataque Sria, em resumo, seria mais um captulo do conflito Israel-Hizbollah, que inclui bombardeios pontuais e assassinatos de lderes de ambos os lados. Ainda assim, os efeitos polticos so perigosos, pois uma retaliao prometida pela Sria (que considerou os ataques uma declarao de guerra) poderia precipitar uma guerra. Gs sarin Outro fator que elevou a temperatura da crise sria nesta semana foram informaes controversas da ONU (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia /onu-organizacao-das-nacoes-unidas-criacao-e-papel-da-instituicao.htm) sobre o emprego de armas qumicas (consideradas de destruio em massa). Segundo a comissria da Comisso Internacional de Inqurito da ONU para a Sria, a sua Carla Del Ponte, haveria indcios de que rebeldes teriam usado gs sarin, um poderoso agente neurotxico. No dia seguinte, porm, o presidente da mesma comisso da ONU, o brasileiro Paulo Srgio Pinheiro, divulgou uma nota dizendo que no havia provas de uso de armamento qumico nem por parte do regime e nem pelas foras rebeldes. Essas informaes, se comprovadas, poderiam mudar o curso da guerra. As armas qumicas so proibidas por tratados internacionais e seu emprego pode legitimar uma invaso, tal como aconteceu no Iraque, h 10 anos. Na poca, o governo de George Bush (http://educacao.uol.com.br/biografias/george-w-bush.jhtm) justificou

2 de 4

31/10/2013 00:02

Oriente Mdio: Bombardeio israelense agrava crise na Sria - Resumo ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/oriente...

a ocupao militar alegando que a ditadura de Saddam Hussein (http://educacao.uol.com.br/biografias/saddam-hussein.jhtm) possuiria armas de destruio em massa, que nunca foram encontradas. O governo de Barack Obama (http://educacao.uol.com.br/biografias/barackobama.jhtm), entretanto, tem relutado em adotar estratgia semelhante na Sria, por temer as consequncias para os Estados Unidos e para o Oriente Mdio. A Guerra do Iraque deixou 300 mil mortos, desgastou a imagem dos americanos, onerou em trilhes os cofres pblicos e o resultado foi um pas instvel politicamente. Guerra Fria? A escalada da crise na Sria afeta ainda as relaes entre Estados Unidos, Rssia e China. O governo russo tem se mostrado, nos ltimos anos, o principal apoiador de Assad junto ONU. A Rssia tem interesses comerciais com o regime srio um antigo fornecedor de armas ao Exrcito de Assad. Por isso, os russos tm usado o poder de veto no Conselho de Segurana da ONU para impedir uma presso maior sobre Damasco. A comunista China tambm criticou Israel (e indiretamente os Estados Unidos) pelos ataques, e j se declarou contrria a qualquer soluo militar para o conflito. Nas prximas semanas, Estados e Unidos e Rssia devem organizar uma reunio para tentar uma sada diplomtica para os conflitos na Sria. O anuncio, motivado pela ao israelense e as denncias da ONU sobre armas qumicas, pode agora ser o prenncio do fim da guerra.

FIQUE LIGADO
Antes de mais nada, a primeira questo que se coloca para entender o que est por trs da notcia desta semana o conflito que entre rabes e judeus no Oriente Mdio. Em segundo lugar a prpria questo poltica da Sria e a sua insero no que se convencionou chamar de primavera rabe. Nesse sentido, o "Direto ao ponto" do segundo item dos links abaixo apresenta um resumo muito preciso da situao, em seus aspectos bsicos. Finalmente, vale a pena conhecer melhor o Hizbollah, o grupo xiita libans. rabes e judeus (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/arabes-e-judeus-relacionamento-marcadopor-tensoes-e-conflitos.htm) Primavera rabe (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/primavera-arabe-egipcios-vao-as-urnasmas-repressao-continua-na-siria.htm) Hizbollah (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/hizbollah-milicia-e-partido-politicodos-muculmanos-xiitas-libaneses.htm)

DIRETO AO PONTO
Ataques areos israelenses contra bases militares na Sria, nos dias 3 e 5 de maio, aumentaram a tenso no Oriente Mdio. A guerra civil na Sria, que j dura dois anos, matou 700 mil pessoas e deixou milhares de refugiados. Israel manteve, at ento, a neutralidade no conflito. Os ataques, porm, no significam que os israelenses estejam apoiando as foras rebeldes. Pelo contrrio, eles at preferem o ditador Bashar al-Assad no poder do que insurgentes ligados a radicais islmicos. O objetivo de Israel foi impedir que um suposto carregamento de armas chegasse at os militantes do Hizbollah, no Lbano, com que Israel esteve em guerra em 2006. Mesmo assim, uma prometida retaliao do regime srio poderia causar uma guerra envolvendo outras naes. Outro elemento que agravou a crise na Sria foram informaes controversas sobre o uso de armas qumicas no pas. A confirmao poderia justificar uma interveno militar liderada pelos Estados Unidos.

Jos Renato Salatiel* jornalista e professor.

3 de 4

31/10/2013 00:02

Oriente Mdio: Bombardeio israelense agrava crise na Sria - Resumo ...

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/oriente...

1996-2013 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados. Hospedagem: UOL Host

4 de 4

31/10/2013 00:02

Anda mungkin juga menyukai