Anda di halaman 1dari 4

AMAZONIA AZUL

Hoje, os espaos martimos brasileiros atingem aproximadamente 3,5 milhes de km. O Brasil est pleiteando, junto Comisso de Limites da Plataforma Continental (CLPC) da Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), a extenso dos limites de sua Plataforma Continental, alm das 200 milhas nuticas (370 km), correspondente a uma rea de 963 mil km. Aps serem aceitas as recomendaes da CLPC pelo Brasil, os espaos martimos brasileiros podero atingir aproximadamente 4,5 milhes de km. Uma rea maior do que a Amaznia verde. Uma outra Amaznia em pleno mar, assim chamada, no por sua localizao geogrfica, mas pelos seus incomensurveis recursos naturais e grandes dimenses.

A nossa ltima fronteira


No ano de 1500, navegadores portugueses, em busca do caminho martimo para as ndias, acabaram descobrindo uma terra aparentemente muito rica, o que levou o escrivo da frota a relatar que em nela se plantando tudo d. Pelo mar chegaram os nossos descobridores. De fato, a terra era realmente muito rica, tanto que atraiu a cobia de outros pases, que para c enviaram expedies invasoras, como aconteceu, por exemplo, com os franceses e holandeses. Pelo mar vieram os nossos primeiros invasores. Para consolidar a nossa independncia, e enfrentar as diversas lutas, internas e externas, em que o ento Brasil Imprio se viu envolvido, tivemos que criar uma Marinha, e, mais do que isso, dar a ela a capacidade de utilizar o mar, em proveito das aes que tinha que empreender. Na Guerra do Paraguai, o maior conflito em que estivemos envolvidos durante o Imprio, embora o teatro de operaes no tenha sido martimo, o controle das vias fluviais, garantido pelos heris de Riachuelo, foi primordial para a vitria final. No devemos nos esquecer, tambm, que uma das causas para a sua ecloso foi o apresamento de um navio brasileiro, o Marqus de Olinda. Nos dois conflitos mundiais, ataques perpetrados contra navios mercantes brasileiros, levaram o nosso Pas a deles participar. Alis, no ltimo deles, o maior nmero de vtimas brasileiras ocorreu no mar, e no em solo estrangeiro, fato esse nem sempre lembrado. O mar, sempre o mar. preciso que no esqueamos as lies da nossa histria, e que prestemos ateno ao mar. Rui Barbosa, no seu artigo A Lio das Esquadras, escrito em 1898, j nos dizia que: O mar o grande avisador. P-lo Deus a bramir junto ao nosso sono, para nos pregar que no durmamos. Mas, infelizmente, nos trs conflitos externos acima citados, a Marinha no estava pronta, pois no foi ouvido o bramir do mar a que Rui Barbosa se referiu. Isso exigiu um sacrifcio muito maior da sociedade brasileira. Feito esse rpido retrospecto, que tambm um alerta, faamos, uma breve recordao do estabelecimento das nossas fronteiras. Antes mesmo do descobrimento do Brasil, talvez at porque j se suspeitasse da existncia de novas terras, havia sido estabelecida a Linha das Tordesilhas, que, de certa forma, constituiu-se na primeira definio das fronteiras terrestres do que, mais tarde, viria a ser o Brasil. Posteriormente, os bandeirantes, nas suas marchas desbravadoras para o oeste, ultrapassaram a referida linha, e com o passar do tempo, brasileiros ilustres, como o Baro do Rio Branco, foram conseguindo definir as nossas fronteiras terrestres, hoje perfeitamente delimitadas. E no mar, o que ocorreu? Historicamente, os estados costeiros sempre aceitaram a existncia do denominado mar territorial com 3 milhas martimas (1 milha martima equivale a 1.852 metros) de

largura a contar da linha da costa. Essa distncia correspondia ao alcance dos canhes que, poca, existiam nas fortificaes erguidas no litoral.

No final da dcada de 50, a Organizao das Naes Unidas (ONU) passou a discutir a elaborao do que viria a ser, anos mais tarde, a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos do Mar. A necessidade dessa Conveno tornou-se evidente, a partir do instante em que os pases passaram a ter conscincia de que precisavam de um novo ordenamento jurdico sobre o mar, pois a cada dia, aumentavam suas informaes sobre o potencial das riquezas nele existentes, o que poderia gerar crises. Uma delas foi vivenciada por ns, em fevereiro de 1963, em torno da disputa pelos direitos de pesca em nossas guas, onde atuavam pesqueiros franceses, episdio que ficou conhecido como a Guerra da Lagosta. Mais uma crise, e, mais uma vez, no mar. O Brasil participou, ativamente, de todas as reunies de discusso desse tema na ONU, com representantes do Itamarati e da Marinha. Dentre os tpicos da referida discusso constavam: - a ampliao do Mar Territorial para 12 milhas martimas; - a criao da denominada Zona Contgua, com mais 12 milhas martimas de largura, a contar do limite externo do Mar Territorial; e - a maior novidade, o estabelecimento da Zona Econmica Exclusiva (ZEE), situada alm do Mar Territorial e a este adjacente, com 188 milhas martimas de largura, e no se estendendo alm das 200 milhas martimas das linhas de base a partir das quais se mede a largura do Mar Territorial. Antes mesmo de a mencionada Conveno entrar em vigor, o Brasil, semelhana de vrios outros pases, estabeleceu, por meio de legislao interna, baixada no incio da dcada de 70, o seu Mar Territorial com 200 milhas martimas de largura. Isso gerou uma espcie de euforia popular, como, por exemplo, uma cano cuja letra dizia que esse mar meu, leva esse barco para l desse mar. Finalmente, em 1982, foi assinada a CNUDM, a qual foi ratificada pelo Brasil, em 1988, mas ainda no por todos os pases, incluindo a atual potncia hegemnica. Atualmente a CNDM j foi ratificada por 156 pases. Os conceitos j mencionados, do Mar Territorial, da Zona Contgua e da ZEE, assim como as suas dimenses, foram includos na Conveno. conveniente que o leitor saiba, exatamente, o significado de cada um desses termos. No Mar Territorial, e no espao areo a ele sobrejacente, o estado costeiro tem soberania plena. J na Zona Contgua e na ZEE, isso no acontece. O estado costeiro no pode, por exemplo, negar o chamado direito de passagem inocente a navios de outras bandeiras, inclusive navios de guerra.

Entretanto, a explorao e explotao dos recursos vivos e no vivos do subsolo, do solo e das guas sobrejacentes na ZEE so prerrogativas do estado costeiro, que, a seu critrio, poder autorizar a outros pases que o faam. Entretanto, no que diz respeito aos recursos vivos, a Conveno prev que, caso o estado costeiro no tenha capacidade de exercer aquelas atividades, obrigado a permitir que outros estados o faam. A Conveno permitiu, ainda, que os estados costeiros pudessem apresentar, Comisso de Limites da Plataforma Continental (CLPC) da CNUDM, os seus pleitos sobre o estabelecimento do limite exterior de suas Plataformas Continentais, alm das 200 milhas martimas, at um limite mximo de 350 milhas martimas, a partir das linhas de base da costa. Nesse prolongamento, o estado costeiro tem direito explorao e explotao dos recursos do solo e subsolo marinhos, mas no dos recursos vivos da camada lquida sobrejacente. At o momento, nove pases j exerceram esse direito. O primeiro foi a Rssia, que no teve os seus pleitos atendidos, devido a problemas de delimitao das suas fronteiras martimas laterais com outros pases. O segundo foi o Brasil. Coroando um grande esforo nacional, no qual durante cerca de dez anos, com a participao ativa da Marinha, da comunidade cientfica, e da PETROBRAS, foram coletados 230.000 km de dados, o Brasil apresentou, em setembro de 2004, a sua proposta quela Comisso. O Brasil est pleiteando, junto CLPC da CNUDM, a extenso dos limites de sua Plataforma Continental, alm das 200 milhas nuticas (370 km), correspondente a uma rea de 963 mil km. Aps serem aceitas as recomendaes da CLPC pelo Brasil, os espaos martimos nacionais podero atingir aproximadamente 4,5 milhes de km, o que corresponde, aproximadamente, metade do territrio terrestre nacional, ou, ainda comparando as dimenses, a uma nova Amaznia. Em outras palavras, a nossa ltima fronteira est sendo traada no mar. o que a Marinha vem chamando de Amaznia Azul, na tentativa de tentar alertar a sociedade da importncia, no s estratgica, mas tambm econmica, do imenso mar que nos cerca. Por ele circulam aproximadamente 95% do nosso comrcio exterior (importaes e exportaes), cujo valor total deve alcanar, no corrente ano, aproximadamente US$ 170 bilhes. A grande maioria dos bens que importamos e exportamos transportado por navios de outras bandeiras. Isso demonstra a necessidade de se ampliar ainda mais o setor martimo brasileiro, principalmente a indstria naval, que proporcionar aumento de emprego. O que nos anima, sob esse aspecto, que j se nota um incio de recuperao, embora ainda tmido, do setor martimo.

Das plataformas localizadas na ZEE, e, portanto na Amaznia Azul, extramos aproximadamente 88% da nossa produo de petrleo, cerca de 2 milhes de barris/dia o que, a preos conservadores, coisa da ordem de US$ 2 bilhes por ms. No setor pesqueiro, outra grande riqueza potencial da nossa Amaznia Azul, temos que, alm de impedir a pesca ilegal na nossa ZEE, melhorar em muito a nossa produtividade, o que, alm de gerar empregos, possibilitar o aumento das exportaes, trazendo divisas para o Pas, evitando, ainda, que, conforme determina a Conveno, sejamos obrigados a permitir que outros estados explorem esses recursos naturais que so nossos. O potencial econmico da Amaznia Azul no se esgota nas trs atividades acima mencionadas. Poderamos ainda citar os recursos biotecnolgicos presentes nos organismos marinhos, a navegao de cabotagem, o turismo martimo, os esportes nuticos, e, no futuro, a explorao dos ndulos polimetlicos existentes no leito do mar. Mas as responsabilidades do nosso Pas no Atlntico Sul no se limitam Amaznia Azul. Por uma outra Conveno Internacional, tambm ratificada pelo Brasil, temos o compromisso de realizar operaes de busca e salvamento em uma extensa rea martima, que avana pelo oceano Atlntico, ultrapassando, em muito, os limites da Amaznia Azul. No parece lgico, nem prudente, descuidarmos dos diversos componentes do nosso Poder Martimo, e muito menos deixar de alocar Marinha do Brasil os recursos e os meios imprescindveis para que ela possa no s atuar na vigilncia e na proteo desse imenso patrimnio, mas tambm honrar os nossos compromissos internacionais.

Anda mungkin juga menyukai