Anda di halaman 1dari 32

Qumica do Vidro O principal componente do vidro a Slica (SiO 2).

. A mistura de areia com os demais componentes do vidro dirigida at o forno de fuso com temperatura de at 1.700 ! e" nesse est#gio" sua consist$ncia igual a caramelo. A forma %#sica da slica tem o formato de uma pir&mide" com silicone no centro ligado simetricamente a 'uatro #tomos de o(ig$nio nas suas pontas) tem a f*rmula 'umica SiO+ e tem carga negativa. ,esfriando-se rapidamente a slica derretida" uma organi.a/o randomica do tetraedro formada" ligada pelas pontas" originando um material amorfo con0ecido como slica vtrea.

1or ra.2es pr#ticas e econ3micas" o ponto de derretimento e a viscosidade elevados do silicone so redu.idos adicionando o *(ido do sodium (um flu(o) na forma de um car%onato e os #tomos do s*dio-o(ig$nio incorporam a rede do silicone-o(ig$nio" de acordo com seus estados de val$ncia. 4stes #tomos so con0ecidos como formadores da rede. Outros constituintes principais do vidro liso) O c#lcio e o magnsio incorporam a estrutura da rede como modificadores da rede e a a/o destes modificadores fa.er as estruturas mais comple(as de modo 'ue 'uando os componentes so derretidos 5untos" no processo de resfriamento" se5a mais difcil para os #tomos se arran5ar em configura/2es apropriadas para 'ue a cristali.a/o ocorra. 6o processo de produ/o de vidro" a ta(a resfriamento arran5ada conforme a viscosidade aumenta e a mo%ilidade dos #tomos impedida" evitando assim 'ue a cristali.a/o ocorra.

Processo de Produo

6o cora/o da ind7stria mundial de vidro est# o processo float. 8nventado por Sir Alastair 1il9ington em 1:;2" produ. vidro incolor" colorido e metali.ado para edifcios e incolor e colorido para autom*veis. O processo" 'ue originalmente produ.ia somente vidros com espessura de <mm" produ. atualmente vidros 'ue variam entre 0"+ e 2;mm. As matrias-primas so misturadas com preciso e fundidas no forno. O vidro fundido" a apro(imadamente 1000 !" continuamente derramado num tan'ue de estan0o li'uefeito" 'uimicamente controlado. 4le flutua no estan0o" espal0ando-se uniformemente. A espessura controlada pela velocidade da c0apa de vidro 'ue se solidifica = medida 'ue continua avan/ando. Ap*s o reco.imento (resfriamento controlado)" o processo termina com o vidro apresentando superfcies polidas e paralelas. ># cerca de 2<0 plantas de vidro float em opera/o em todo o mundo com capacidade de produ.ir ?00.000 toneladas de vidro em uma semana. A 1il9ington opera 2; plantas e tem participa/o em outras de.. @ma planta de float 'ue opera sem parar por 11 a 1; anos fa. apro(imadamente <000 'uilometros de vidro por ano com espessuras de 0.+mm a 2;mm. Luz e Calor O espectro eletromagntico a principal fonte de energia provedora de luz e calor. Aodos os corpos" incluindo o vidro" emitem e a%sorvem energia na forma de ondas eletromagnticas.

A superfcie do sol emite ondas eletromagnticas. @ma %anda entre B?0 nm e 7?0 nm do espectro solar rece%ido pela superfcie da terra e visvel. 4ssa %anda fica entre o @ltravioleta e o 8nfravermel0o. O espectro a%ai(o de B?0 nm (ultraviolet) invisvel. @ma com%ina/o dos taman0os das ondas visveis do espectro nos d# a cor %ranca e cada taman0o de onda associado a uma cor. A principal #rea para o vidro a %anda entre os raios @ltravioleta e o 8nfravermel0o" 'ue representam a lu. do dia ou a lu. visvel. A energia pode e(istir em diversas formas como calor" lu." 'umica" n7clear" mec&nica e eltrica" 'ue podem ser transformadas de um tipo para outro. As duas formas importantes de energia 'ue influenciam o vidro so) Calor ,adia/o infravermel0a uma parte da radia/o eletromagntica cu5o comprimento de onda maior 'ue o da lu. visvel ao ol0o do ser 0umano" porm menor 'ue o das microondas" conse'uentemente" tem menor fre'u$ncia 'ue a da lu. visvel e maior 'ue a das microondas. O vermel0o a cor de comprimento de onda mais larga da lu. visvel" compreendida entre 700 nanometros e um milmetro. Os infravermel0os esto associados ao calor por'ue os corpos na temperatura normal emitem radia/o trmica no campo dos infravermel0os. 6o espectro eletromagntico" encontra-se entre a lu. visvel e as microondas. A lu. infravermel0a tem uma varia/o de taman0o de ondas 'ue vai do vermel0o ao violeta. !onforme indicado no diagrama a%ai(o" apenas uma pe'uena fai(a entre B?0 nm e 7?0 nm do espectro solar rece%ida pela superfcie da terra visvel aos ol0os.

Cuando as ondas infravermel0as atingem a superfcie do vidro elas sofrem reflexo" transmisso ou a soro. !eflexo ,efle(o solar mede a capacidade da superfcie de um material refletir a lu. do sol (incluindo as ondas de lu. visvel" infravermel0o e ultravioleta) em uma escala de 0 a 1. @m valor 0.0 indica 'ue a superfcie a%sorve toda a radia/o solar e um valor de 1.0 indica total refle(o.

"ransmisso A transpar$ncia do vidro permite a passagem dos raios solares 'ue a'uecem o am%iente. 4sta transmisso medida atravs do fator solar do vidro. Cuando a radia/o incide so%re um vidro" uma parte da mesma refletida para o e(terior" outra parte passa diretamente para o interior e o restante a%sorvido na massa do vidro da 'ual" em mdia" dois ter/os so irradiados para o e(terior e o ter/o restante irradiado para o interior. 4ssa transmisso de calor varia de acordo com a espessura" a cor e a metali.a/o do vidro.

#missividade D a capacidade de uma superfcie a%sorver ou emitir radia/o eletromagntica. O vidro tem emissividade alta por nature.a. 6o entanto 'uando uma camada %ai(o-

emissiva (vidro EoF-4) aplicada" como por e(emplo o 1il9ington G Hlass" a superfcie do vidro no a%sorve a energia" mas sim a reflete de volta para o am%iente" mel0orando assim o valor @ da #rea envidra/ada. "ransmisso do calor solar total D o total de calor 'ue passa pelo vidro. 4sse total determinado pelo coeficiente de som%reamento. $ soro Aoda energia a%sorvida produ. calor (em circunst&ncias especiais algumas ondas se tornam fluorescentes) . O calor transita entre altas e %ai(as temperaturas. 1orm" o calor produ.ido pela a%sor/o aumenta a temperatura do material 'ue pode ser condu.ido atravs do material ou dissipado a partir da sua superfcie. O tipo da metali.a/o aplicada ao vidro influencia em todos os fatores. @ma e(celente gama de produtos para controle solar est# disponvel para consulta" tendo sido desenvolvida para se ade'uar as necessidades de refle(o" transmisso e a%sor/o re'ueridas em cada pro5eto. Luz 4spectro visvel (ou espectro *ptico) a por/o do espectro eletromagntico cu5a radia/o pode ser captada pela vista 0umana. 8dentifica-se esta radia/o como sendo a lu. visvel" ou simplesmente lu.. 4sta fai(a do espectro situa-se entre a radia/o infrevermel0a e a ultravioleta. 1ara cada fre'u$ncia da lu. visvel associada uma cor. A lu. do dia (lu. visvel) est# relacionada com uma #rea do espectro eletromagntico com ondas entre B?0 nm a 7?0 nm. %odifica&es da Luz pelo Vidro

O vidro um material 'ue permite a transmisso da lu.. A 'uantidade de lu. transmitida pode ser modificada pela reflexo e pela a soro. !eflexo ' ocorre 'uando a superfcie do material reflete a lu. incidente. ,efle(o e(pressa a fra/o de radia/o incidente refletida pelo vidro. !onsiste no retorno da energia incidente em dire/o = regio de onde ela oriunda" ap*s entrar em contato com uma superfcie refletora. $ soro - e(pressa a fra/o de radia/o incidente a%sorvida. D a parte da lu. 'ue IperdidaI na massa do vidro. D a parcela de energia 'ue persiste no vidro ap*s incidir so%re ele.

"ransmisso - a fra/o da radia/o transmitida diretamente atravs do vidro. D a 'uantidade de lu. remanescente ap*s a refle(o e a a%sor/o. A lu. transmitida pode ser modificada pela difuso" refra/o e colora/o.

(ifuso - ocorre 'uando o raio de lu. transmitido distri%uido em diversas dire/2es" ou na superfcie do vidro ou por refle(o irregular de partculas. !efrao - 'uando a lu. passa por um material e entra em outro com um ndice de refra/o diferente" a velocidade da lu. muda" o 'ue causa altera/o no raio de lu.. Colorao ' tipos de vidro com caractersticas especiais de transmisso de lu. e transmisso solar so invariavelmente coloridos" algumas ve.es resultados de mudan/as reali.adas na composi/o do vidro - coloridos na massa - e algumas ve.es pela aplica/o de uma camada em sua superfcie.

@ma gama de vidros metali.ados" para controle solar e trmico" e coloridos na massa esto disponveis na lin0a de produtos da 1il9ington. !eflexo (ifusa e Linear 4m fsica o fen3meno da reflexo consiste na mudan/a da dire/o de propaga/o da energia . !onsiste no retorno da energia incidente em dire/o = regio de onde ela oriunda" ap*s entrar em contato com uma superfcie refletora. A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida atravs de partculas. 1or isso" a refle(o um fen3meno 'ue pode se dar por um car#ter eletromagntico" *ptico ou sonoro.

!eflexo Linear - se a superfcie do material for microscopicamente lisa" como o vidro float" os raios incidentes e refletidos faro o mesmo &ngulo 'ue a normal" produ.indo a refle(o linear.

A normal a semi-reta 'ue se origina a partir da superfcie refletora" situando-se perpendicularmente a esta ngulo de incidncia o &ngulo 'ue a dire/o de deslocamento da energia fa. com a normal ngulo de reflexo o &ngulo 'ue a dire/o 'ue a energia 'ue refletida fa. com a normal

!eflexo (ifusa ' se o material tiver a superfcie J#speraK" 'ue no se5a microscopicamente lisa" a refle(o difusa poder# ocorrer. !ada raio da lu. 'ue cai em

uma partcula pe'uena da superfcie o%edecer# a lei %#sica da refle(o mas como as partculas so orientadas aleatoriamente" as refle(2es so distri%udas aleatoriamente. @ma superfcie refletiva difusa perfeita deveria" na pr#tica" refletir a lu. igualmente em todas as dire/2es. )un&es do Vidro

)un&es %ec*nicas O vidro pode ser usado por sua for/a mec&nica nas mais diversas de situa/2es. 6a ar'uitetura pode ser pro5etado suportar as diversas cargas 'ue as varia/2es do tempo podem e(igir dele. 6o se pode di.er 'ue o vidro nunca 'ue%rar#" mas a pro%a%ilidade de 'ue%ra pode ser minimi.ada. O vidro pode tam%m ser pro5etado de modo 'ue" ao se 'ue%rar" os resultados no se5am necessariamente catastr*ficos. Alm de resistir =s cargas do vento" o vidro pode ser usado como piso" tel0ado ou uma %arreira proteger pessoas ou o%5etos. 1ode ser pro5etado para aumentar a prote/o dos usu#rios de um edifcio" para garantir a seguran/a ou agir como estrutura. As propriedades e as aplica/2es para o vidro so detal0adas nas seguintes se/2es)

$ta+ue %anuais

!ategori.amos o vidro em segurana pessoal e segurana do patrim,nio. Seguran/a pessoal 'uando prote/o necess#ria contra dano acidental e seguran/a do patrim3nio a prote/o contra dano intencional. o Ata'ue manual o Ata'ue por %alas de revolver o ,esist$ncia = e(ploso L Me5a a se/o em separado 1ara ata'ue manual geralmente sugerimos a aplica/o do vidro laminado. 4n'uanto o vidro temperado resistente ele pode ser 'ue%rado por 'uem entende do material com uma certa facilidade. O outro pro%lema com o vidro temperado 'ue uma ve. 'ue%rado ele cai dei(ando um vo desprotegido. O vidro laminado pode ser pro5etado para suportar um nvel variado de ata'ue atravs da mistura de espessuras de vidro para gerar for/a e a 'uantidade de camadas 'ue unem as placas de vidro a fim de mel0orar a resist$ncia = penetra/o. Nesmo 'uando 'ue%rado o vidro laminado pode ainda oferecer prote/o retardando o agente agressor. A com%ina/o de vidro temperado e laminado geralmente sugerida para o%ter o mel0or das duas op/2es. A realidade pode ser um vidro 'ue perde rapidamente sua integridade 'uando am%as as placas so 'ue%radas. A falta de suporte oferecida pelo vidro temperado 'ue%rado pode permitir 'ue o vidro do%re e se5a removido de sua ferragem. A variedade de aplica/2es de ata'ue manual %em ampla. Mitrines de 5oal0erias e telas em #reas de recep/o vulner#veis so locais 'ue geralmente re'uerem prote/o maior e mais a%rangente do 'ue a oferecida por um vidro resistente a impacto. 1or muitos anos as com%ina/2es de vidro e vidro Opl#stico foram usadas em telas resistentes = %alas. !omo telas = prova de %andidos armados" toda a estrutura tem 'ue suportar o ata'ue. Piversas camadas de vidro e de pelcula permitem ao vidro a%sorver a energia do pro5til e proteger a #rea re'uerida. O vidro testado so% os piores cen#rios e assume 'ue o marginal tem por o%5etivo ficar pr*(imo ao vidro e agrupar os golpes em um padro fi(o. 6o pro5eto a 0a%ilidade de parar a %ala mais f#cil do 'ue controlar as outras 'uest2es envolvidas. 4spera-se 'ue o vidro 'uando atingido 'ue%re-

se e se curve. O curvamento pode fa.er com 'ue partculas de vidro caiam da parte traseira da fol0a. Carga de Vento O pro5eto da carga do vento derivada da velocidade %#sica do vento e fatores 'ue afetam o modo como o vento transmite a carga para a constru/o. A carga pode ser presso do vento ou mais comumente suc/o. A altura e o formato da constru/o mudaro as cargas assim como a locali.a/o. Eocali.a/2es costeiras e locais longe de cidade sofrem maiores cargas do 'ue centros ur%anos. O tipo de terreno e o posicionamento da constru/o em um &ngulo ou cume pode tam%m alterar o resultado. A !e%race !ristal 1lano disponi%ili.a" em seu site" ferramentas de c#lculo de presso de vento especficas para as caractersticas regionais do Qrasil. Acesso o site FFF.ce%race.com.%r para mais informa/2es.

Compartimentos de Vidro para $nimais

Raulas de vidro so um desafio para os designers. O peso" for/a" 0a%ilidade para usar ferramentas e propenso ao ata'ue ao vidro devem ser fatores considerados" alm da seguran/a do animal 'ue ficar# ali. A 1il9ington no tem nen0um consel0o especfico e sim confiar em e(peri$ncia anterior para sugerir constru/2es 'ue podem ser ade'uadas se instalado em todos os 'uatro lados) )elinos -randes .Puma ou maiores/ e %acacos0 B ( 12mm 1il9ington Laminado 5untamente com camadas de pv% de 1"; mm 4(emplo B ( 10 mm 1il9ington Laminado 5unto com camadas de pv% de 1"; mm usando na 5aula de c0ipan.s no Sool*gico !0ester com painis do taman0o de portas.

)elinos pe+uenos .ex. Lince/0

Nn. 2 ( 10 mm 1il9ington Laminado 5untamente com camadas de pv% de 1"; mm

%acacos pe+uenos .ex. L1mure/2 #s+uilos0

<l%. (2"; 9g) de peso 2 ( < mm 1il9ington Laminado 5untamente com camadas de pv% de 1"; mm 6otas) 1articularmente" em gaiolas de c0ipan.s" garanta 'ue no 0a5a pedras ou outros o%5etos 'ue possam ser 5ogados contra o vidro. Qalan/os" gal0os" etc. devem ser posicionados longe do vidro de forma 'ue os macacos no pular deles %atendo primeiros com os ps no vidro.

3rsos Polares0

B ( 12 mm (ou + ( 10 mm)

$nimais %aiores

1MQ de 1"; mm. Se for fi(ado no loca" deve ser e'uivalente em propriedades para o pv% de 1"; mm. !o%ertura da %orda T B; mm" co%ertura profunda de silicone (e(. 1; mm de profundidade ( ; mm de espessura)

4aula de leo

O taman0o do painel AQA8UO do 'ual" de acordo com o tratador do leo" o animal tentar# pular (e certamente conseguir# V1m ( 1m) T B ( < mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm. - A!8NA T B ( 12 mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm.

C5ipanzs

At 700mm ( 700mmW T B ( < mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm. + m2 T B ( 12mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm (ou + ( 10 mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm.) W somente se no for possvel saltar por cima

"igres

At 1 m ( 1 mW T B ( < mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm. + m2 T B ( 12 mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm (ou + ( 10 mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm 1il9ington Laminado) 4m raras ocasi2es (e(. pro%lemas de tenso trmica) voc$ pode considerar a especifica/o mnima de B ( ? mm Eaminado temperado 5untamente com pv% de 1";

mm. O vidro provavelmente ser# 'ue%rado por um tigre de 2;0 9g (;;0 l%.) correndo a B0 mp0" mas o vidro ser# mantido na estrutura.

-orila

1200 ( B0; mm 2 ( 10 mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm. B ( 12 mm

As 5aulas devem ser pro5etadas para 'ue alto impacto se5a evitado. O vidro temperado no recomendado Linstant&nea perda de transpar$ncia se fraturado e pro%lemas com lamina/o de tempero grosso. #xemplo Sool*gico Pinamar'u$s L Aigres Si%erianos Aaman0o do vidro T 1100 mm ( 1;00 mm (!om %ase na reten/o de tigre) ,ecomendado) B ( 12 mm 1il9ington Laminado 5untamente com uma camada de pv% de 1"; mm A estrutura deve fornecer Xco%ertura das %ordasY de apro(imadamente ;0 mm e incorporar a co%ertura de selador de silicone estruturado de apro(imadamente ; mm de largura ( 2; mm de profundidade. A estrutura" incluindo cal/os" fi(a/o da estrutura na #rea estrutural e a pr*pria estrutura devem ser capa.es de suportar cargas totalmente pro5etadas. Pevido ao alto valor de a%sor/o solar (apro(. <+Z)" a 'ualidade das %ordas do vidro 5untamente com o detal0e do cai(il0o devem ser padr2es" apropriados para o vidro de controle solar. Se o a instala/o no cai(il0o for feita na planta" recomenda-se uma parte de selador de silicone (e.g. PoF !orning 7:;) e uma profundidade m#(ima de silicone por demo de apro(imadamente 12 mm. 1ortanto" so necess#rias duas demos para atingir a profundidade de 2;mm de silicone. Os tigres somente podem ser colocadas nas 5aulas ap*s a secagem total da segunda demo de aplica/o. Alternativa) cai(il0o de f#%rica em estruturas usando 2 partes de selador de silicone (e(. PoF !orning :?B).

4acars

O mesmo tratamento dos Horilas 1ara #gua ve5a a se/o em $+u6rios. (ura ilidade do vidro

A dura%ilidade do vidro pode ser constatada na maioria das cidades com igre5as antigas. A menos 'ue se5a 'ue%rado devido a cargas e(cessivas" o vidro resiste por perodos muito longos. 4le pode ser marcado pelo tempo" mas ainda assim pode ser usado por sculos. Os primeiros fa%ricantes de vidro tratavam a produ/o como uma al'uimia" porm o vidro moderno totalmente uniforme e suas propriedades so controladas para oferecer consist$ncia de desempen0o em uso. Alm da tenso mec&nica 0# apenas alguns poucos fatores 'ue danificam o vidro. A a%raso pode fa.er com 'ue o vidro ris'ue e remova 'ual'uer revestimento aplicado e(posto. Areia carregada pelo vento pode ser um fen3meno natural" mas raramente ela causa danos maiores. A maioria dos e(emplos de vidro ar'uitet3nico danificado causada pelo efeito do manuseio" at e incluindo o cai(il0o e a partir da o conse'[ente uso. A menos 'ue as superfcies do vidro se5am protegidas a limpe.a final pode revelar dep*sitos de produtos de cimento e de gesso. A tentativa de remover os produtos com esp#tulas ou resduos de areia nos panos de limpe.a pode causar a%raso. O ata'ue 'umico tam%m no um evento natural comum. \gua pot#vel limpa no representa uma amea/a ao vidro" porm c0uva #cida pode ter efeito em longo pra.o. O vidro tem %oa resist$ncia = maioria dos #cidos com pouco tempo de e(posi/o. 1rodutos alcalinos podem atacar a composi/o 'umica da superfcie do vidro. Alcalinos so encontrados em cimento e" portanto" a contamina/o do vidro durante a constru/o pode levar a danos a menos 'ue imediatamente removidos. A #gua 'ue escorre de uma nova parede de ti5olos ou de concreto so%re o vidro tam%m pode conter produtos 'umicos alcalinos suficientes para causar o ata'ue manifestado pelo l'uido na superfcie do vidro. As marcas de furos no vidro podem ser causadas por respingo de solda de ferramentas usadas nas o%ras de constru/o. As partculas 'uentes se fundem com a superfcie do vidro ou caem dei(ando um furo. Midro antigo" por e(emplo" uma produ/o de volume pr-moderna pode mostrar sinais de marcas de furos devido aos anos de e(posi/o = #gua. Os elementos 'umicos 'ue formam o vidro t$m 'ue atingir um e'uil%rio entre as propriedades re'ueridas do produto L resist$ncia ao ata'ue 'umico" for/a" temperatura de derretimento e dure.a (via%ilidade de tra%al0o).

6a se/o so%re for/a do vidro discutimos suas propriedades pouco usuais. 4m termos de for/a mec&nica a dura%ilidade pode ser vari#vel. A for/a te*rica do vidro e(tremamente alta" porm no podemos identificar a for/a total. A partir do momento 'ue o vidro produ.ido ele manipulado pelos e'uipamentos" etc. 8sto afeta a superfcie do vidro de um modo no visvel ao ol0o nu. 1e'uenas fal0as na superfcie permitem 'ue a tenso se5a concentrada" portanto so% carga o vidro se partir# a partir de uma imperfei/o. A falta de resist$ncia para uma 'ue%ra significa 'ue a rac0adura pode aumentar at 'ue fi'ue evidente. 4m nossos c#lculos consideramos o impacto das fal0as e pro5etamos em fun/o da menor for/a. Os fatores 'ue afetam a for/a do vidro e conse'[entemente sua dura%ilidade so) "aman5o Cuanto maior a pe/a de vidro" maior so as c0ances de encontrar uma fal0a crtica. "axa de carga mec*nica O vidro suporta cargas aplicadas em ta(as r#pidas mel0or do 'ue a mesma carga aplicada so%re um longo perodo de tempo. 4le sofre corroso por tenso. 6a ponta de uma fal0a no vidro pode 0aver uma rea/o 'umica com a atmosfera. A umidade no ar reage com o s*dio tornando a ponta da rac0adura mais acentuada. !om a ponta da rac0adura mais acentuada a tenso concentrada aumento o risco de fal0a. O potencial para corroso por tenso relativo ao tempo de e(posi/o = carga. ]eli.mente" a rela/o previsvel e calculada usando a constante de corroso por tenso. #stado da tenso Midro com furos e marcas cria #reas locali.adas onde a tenso maior so% carga. Onde estas caractersticas so necess#rias no vidro importante dei(ar um raio nos cantos para tentar redu.ir a concentra/o de tenso. %udanas de temperatura Cual'uer pessoa 'ue ten0a mergul0ado um vidro em #gua muito 'uente pode recon0ecer 'ue o vidro no aceita mudan/as de temperatura muito %ruscas. D impressionante o 'uanto o vidro pode ser a'uecido 'uando em servi/o. Midro com controle solar com altas ta(as de a%sor/o podem ficar a'uecidos muito rapidamente 'uando e(postos ao sol. 6o a temperatura a%soluta 'ue o vidro atinge 'ue pode criar um pro%lema. !om os modernos materiais de cai(il0os e mesmo com alguns antigos" o vidro em suas e(tremidades pode permanecer durante a noite %em frio comparado ao centro do vidro. O nascer do sol em um &ngulo %ai(o pode a'uecer o vidro pelo centro antes 'ue as e(tremidades acompan0em o aumento de temperatura. !aractersticas de pro5eto como pe/as 'ue se pro5etam ou mesmo constru/2es ad5acentes podem gerar som%ra so%re o vidro aumentando o pro%lema em potencial. O vidro 'uente tenta e(pandir ao mesmo tempo em 'ue o vidro frio em torno das e(tremidades no est# se e(pandido. A tenso criada em torno da e(tremidade pode fa.er com 'ue o vidro trin'ue. D a diferen/a de temperatura de uma #rea para outra 'ue representa o fator crtico. @ma ve. 'ue a rac0adura comece ela geralmente percorre a superfcie da pe/a por'ue a tenso inicial foi redu.ida. Onde as condi/2es so consideradas no usuais ou

onde vidro com controle solar deve ser usado" recomendamos 'ue se5a e(ecutada uma verifica/o de seguran/a trmica para prever o risco de rac0adura trmica. Se 0ouver um risco ento 0# diversas solu/2es 'ue podem redu.ir o risco at limites aceit#veis. 1or e(emplo" vidro temperado termicamente no sofrer# um risco trmico. $ca amento de superfcie e das ordas A aplica/o de aca%amentos no vidro altera a superfcie e pode mudar a fre'[$ncia de ocorr$ncia de fal0as crticas. A %orda do vidro tem tend$ncia a sofrer danos geralmente de uma forma mais visvel e pode levar a concentra/2es de tenso.

)ora do Vidro

O vidro no como outros produtos usados em constru/2es. 4le transparente" %astante rgido oferece muita for/a porm pode ser fr#gil tam%m. 4m um nvel at3mico o vidro uma rede agrupamento de silicone e o(ig$nio modificada aleatoriamente pelo s*dio. A estrutura no regular o 'ue seria esperado caso fosse l'uida. A rede de agrupamento evita 'ue o vidro se5a fle(vel. Os ingredientes do vidro no so transparentes e o derretimento destes produtos 'ue cria novos agrupamentos. Cuando o vidro resfria os ingredientes so presos uns aos outros antes 'ue eles possam voltar a suas estruturas originais. A no/o de 'ue o vidro um l'uido super-resfriado uma designa/o incorreta. O vidro durante a manufatura resfriado at o estado s*lido. 1ara muitos materiais os #tomos retornam ao estado original 'uando resfriados porm para o vidro a transi/o de retorno restrita e a nova estrutura mantida. A rigide. do produto o diferencia de outros materiais. A maioria dos produtos de placa de vidro deformaro 'uando colocados so% carga. A estrutura permite 'ue os #tomos ou molculas movam-se uns so%re ou outros porm o vidro no. A li%erdade em outros materiais pode levar = deforma/o permanente en'uanto 'ue o vidro retorna ao seu formato uma ve. 'ue a carga se5a removida. As for/as aplicadas aos materiais d# origem = tenso 'ue uma medida das for/as internas por unidade de #rea. 6o de se surpreender 'ue o relacionamento entre tenso e distenso no vidro se5a linear devido = sua ina%ilidade de comportar-se de forma pl#stica. Cuando o vidro est# so% carga ele se curvar# e acomodar# a tenso at um certo nvel e de repente fal0a uma ve. 'ue seu limite se5a atingido. A fala pode ser repentina e espetacular. @ma ve. 'ue uma trinca se5a iniciada 0# pouco em sua estrutura para

impedir sua propaga/o. @m ponto mais positivo 'ue por sua estrutura interna no ser m*vel o vidro no sofre de fadiga din&mica. @ma ve. 'ue a tenso se5a removida o vidro retorna sem modifica/2es causadas ela e(peri$ncia. @ma placa de vidro em uma 5anela e(posta ao vento durante anos no fal0a por'ue est# constantemente e(posta = tenso pelo vento. A for/a do vidro determinada pela sua coloca/o so% tenso at 'ue ele 'ue%re. A for/a da superfcie medida usando um anel e a for/a da %orda por + pontos de curvatura. O teste repetido para derivar uma distri%ui/o para a for/a de 'ue%ra. Nesmo com o vidro removido da mesma placa no se pode assumir 'ue ele 'ue%rar# com e(atamente a mesma carga. A distri%ui/o do alcance dos resultados do teste e(pressa pelo m*dulo ^ei%ull. A partir dele sa%emos como previsvel a for/a do vidro e o 'uo forte a amostra mais fraca foi. Aemos ento dados para as propriedades do vidro 'ue usamos para comparar a tenso e o desvio para uma determinada carga. ># processos 'ue aumentam a for/a do vidro. A t$mpera do vidro o leva a uma temperatura onde ele se torna fle(vel novamente e ento ele resfriado de modo uniforme e r#pido. A superfcie e(terna resfriada mais rapidamente do 'ue o centro do vidro. Pevido ao centro do vidro tentar contrair-se e a superfcie e(terna 5# estar resfriada ela comprimida ao mesmo tempo em 'ue o centro est# so% tenso. A compresso na superfcie est# unindo o vidro portanto 'ual'uer fal0a fec0ada ao invs de ficarem e(postas. Somente 'uando a for/a de compresso superada 'ue o vidro fal0ar#. A energia arma.enada no vidro li%erada e o vidro 'ue%ra-se na forma caracterstica do vidro temperado. O vidro temperado previsto para ser ; ve.es mais forte 'ue o vidro reco.ido de mesma espessura. !esistencia a 7gua ># diversas aplica/2es para o vidro no contato com #gua e cada uma delas deve ser cuidadosamente especificada. Ao contr#rio de a maioria das aplica/2es ar'uitet3nicas" a carga e(ercida pela #gua ao vidro constante mas no uniforme. Cuanto maior a altura da #gua com rela/o ao vidro maior a presso. A capacidade do vidro de suportar uma for/a constante mais %ai(a do 'ue a'uela para estresses variados. O stress do pro5eto a5ustado uniformemente para permitir as for/as diferentes =s 'uais o vidro deve resistir. ># diversos fatores 'ue necessitam ser considerados ao selecionar o vidro. 6em todos os l'uidos mandam a mesma densidade mas os pro5etos os mais comuns envolvem a #gua fresca. @sualmente calculamos a espessura de vidro %aseada na carga aplicada pelo l'uido mas as permiss2es adicionais podem necessitar c#lculos especficos. 4m alguns pro5etos o vidro parcialmente su%mergido ou e(posto somente 'uando o tan'ue esva.iado. O vidro 'ue su%mergido parcialmente pode tornar-se su5eito ao stress trmico se o sol puder a'uecer a parte e(posta en'uanto parte su%mersa mantem-se fria. O vidro temperado laminado pode ser a solu/o tcnica para essas aplica/2es. O sistema utili.ado para sustenta/o do vidro fator crtico. 1ara volumes pe'uenos o vidro reco.ido monoltico pode ser utili.ado mas" para pro5etos da escala maior" necess#ria a utili.a/o de vidros laminados ou laminados temperados. Aplicaes para o vidro: A'u#rios

1iscinas Ranelas para o%serva/o Aan'ues de e(i%i/o

8egurana

O vidro uma forma co.ida" emoldurada e ao ser tocada no uma amea/a imediata" porm 'uando 'ue%rado as longas lascas tornam-se dispositivos de corte efetivos com %ordas afiadas e gan0am impulso. ]eli.mente" o vidro pode ser modificado para mudar estas propriedades e redu.ir o risco de ferimento significativamente. ># normas e c*digos de pr#tica 'ue esta%elecem onde o vidro resistente ao impacto deve ser usado" porm a lista de locais no muito grande. Cual'uer local onde 0# o risco de contato 0umano deve ser avaliado 'uanto a risco em potencial da 'ue%ra do vidro. Heralmente o vidro considerado um risco em #reas de cai(il0o de %ai(o nvel e em e pr*(imo a portas. Os locais de risco so as #reas onde dano acidental pode fa.er com 'ue o vidro 'ue%re. Outra #rea de risco onde o vidro pode ser carregado at um alto nvel devido = presso aplicado por corpos como no caso de pisos de vidro e %arreiras. 4m locais com piso e %arreira de vidro o contato com o vidro ser# previsto e no acidental. @ma outra #rea de interesse o cai(il0o muito alto onde a fal0a de integridade do vidro pode ter conse'[$ncias gravssimas a menos 'ue ele se5a modificado. O vidro usado em m*veis deve tam%m atender os re'uisitos de seguran/a para mesas" ga%inetes" prateleiras e portas de vidro de guarda-roupas" etc. O vidro mais fre'[entemente usado para mel0orar a seguran/a pessoal o vidro temperado e laminado. ,aramente sugerimos a com%ina/o de vidro temperado e laminado por'ue ele pode apresentar as caractersticas" mas fracas de cada vidro. 8 vidro temperado atinge sua resist$ncia a impacto pelo aumento de sua for/a em um fator de at ; e 'uando ele se 'ue%ra ele cai em pe'uenos peda/os relativamente inofensivos. O vidro laminado no mais forte do 'ue o vidro reco.ido como 'ual formado" porm as camadas coladas une as placas. As placas coladas resistem = penetra/o e mesmo 'ue%radas continuam unidas redu.indo o risco de ferimento. 8tress "rmico

O Stress Armico criado 'uando uma #rea de uma placa de vidro fica mais 'uente 'ue uma #rea ad5acente. Se o stress for muito grande o vidro trincar#. O nvel de stress no 'ual o vidro 'ue%ra regido por diversos fatores. O vidro temperado muito fle(vel e no tende a fal0ar devido ao stress trmico. O vidro laminado e o vidro reco.ido comportam-se de forma semel0ante. Os vidros mais grossos so menos tolerantes. O vidro 'ue contm fios mais vulner#vel. A 'ualidade da %orda do vidro pode interferir. Midro com %ordas danificadas aceitar# menos tenso do 'ue o vidro com um corte total. @ma %oa %orda de corte o mel0or aca%amento 5untamente com %ordas totalmente lapidadas. Qordas %rutas e %ordas elevadas podem no ser to %oas. @ma %orda %ruta ou elevada uma srie de pe'uenos defeitos em torno do vidro. O efeito disto colocar todos os defeitos em um nvel mdio e pode apenas" no mel0or caso" ser previsvel do 'ue o vidro este5a com mais danos aleat*rios. A diferen/a de temperatura de um local pode ser calculada e a 'ue%ra devido a motivos trmicos eliminada. 1ara avaliar o risco trmico precisamos sa%er as seguintes informa/2es)

Eocali.a/o do edifcio Orienta/o Aipo de vidro usado incluindo detal0es de unidades de vidro de isolamento Aaman0o do edifcio e pe/as 'ue se pro5etam se 0ouver Aaman0o da %arra vertical da 5anela e co%erturas de viga se 0ouver Petal0es de 'ual'uer persianaOripa interna ou e(terna Petal0es de 'ual'uer refor/o" e(. onde um painel compensa um nvel de um piso ou do teto atr#s do vidro 'ue ar 'uente fi'ue preso e retorne ao vidro. O material da estrutura incluindo %arreiras trmicas e cor da estrutura. O taman0o da 5anela e se ela se a%re. 4(. muda o &ngulo com rela/o ao sol. Petal0es dos sistemas de a'uecimento interno. Cuais'uer outro detal0es como outros edifcios ou #rvores 'ue fa.em som%ra so%re o vidro.

Purante o ano o sol muda sua tra5et*ria no cu. Se o vidro em uma constru/o estiver su5eito = tenso trmica e(trema espera-se 'ue 0a5a pro%lemas no primeiro ano de uso. Os perodos mais desafiadores so primavera e outono 'uando os &ngulos do sol so %ai(os e as noites so frias. 4m meados do vero as %ordas do vidro sero mais 'uentes de 'ual'uer forma e a tra5et*ria do sol mais diretamente alta colocando menos a'uecimento direto no vidro.

O vidro com controle solar pode refletir energia ou a%sorv$-la para novamente irradiar o calor para fora. 1ela sua nature.a ele fica mais 'uente 'ue o vidro incolor e 'ue o vidro 'ue pro5etado para efici$ncia trmica independente como o 1il9ington G Hlass_ e o 1il9ington Optit0erm S6_. ,ecomendamos sempre uma verifica/o de seguran/a trmica no vidro de controle solar e constru/2es com vidro grosso incluindo vidro resistente ao ]ogo.

4m muitos casos onde 0# a suspeita de 'ue%ra trmica as caractersticas da constru/o mudaram de alguma forma. 4scolas t$m uma tend$ncia a colar p3steres com os tra%al0os das crian/as no vidro. 4scrit*rios podem agregar persianas onde elas no 0aviam sido previstas ou colocar filmes para controle solar ou resist$ncia = %ala foram agregados ap*s o pro5eto. A maioria das instala/2es de vidro esto %em dentro da toler&ncia de opera/o mas em alguns casos o as mudan/as inesperadas podem colocar tenso alm dos limites. 9ntroduo ># uma grande variedade de produtos diferentes na lin0a de Herenciamento de 4nergia da 1il9ington. 4stes produtos geralmente so usados para cotrolar a energia" se5a em resid$ncias ou em grandes edifcios industriais e comerciais. 4les tra%al0am com %ase na redu/o de custos de a'uecimento nas constru/2es ou na redu/o da carga de resfriamento em plantas com ar condicionado em climas mais 'uentes. O isolamento trmico a reten/o do calor. @m e(emplo deste tipo de produto de gerenciamento de energia seria o 1il9ington : -lass;. !ontrole Solar o controle do calor. @m e(emplo deste tipo de produto de gerenciamento de energia seria o 1il9ington !ontrolHlass. Coeficiente de 8om reamento

O coeficiente total de som%reamento uma medida da 'uantidade total de calor 'ue passa pelo vidro(con0ecido como a transmisso total de calor solar) comparando-o com um 7nico vidro incolor. O coeficiente de som%reamento (!S) o%tido pela compara/o das propriedades de transmisso de calor solar irradiado de 'ual'uer vidro com um vidro plano incolor 'ue ten0a uma transmisso de calor solar total de 0"?7 (e(. vidro plano incolor de apro(imadamente + mm de espessura).

O coeficiente de som%reamento (!S) pode ser separado em componentes de comprimento de ondas longas e de ondas curtas" cu5os valores so o%tidos e(atamente do mesmo modo" comparando com a mesma propriedade do vidro plano incolor de + mm.

O coeficiente de som%reamento de comprimento de onda curta (!S!O!" em ingl$s S^S!) a transmisso de calor solar direta dividida por 0"?7. O coeficiente de som%reamento de comprimento de onda longa (!S!OE" em ingl$s E^S!) a fra/o de a%sor/o li%erada para a #rea interna" novamente divida por 0"?7.

Netali.a/2es

Pevido = mudan/a da composi/o %#sica em um tan'ue de vidro para produ.ir grupos de produtos de vidro colorido ser uma opera/o demorada e de grande escala" as propriedades modificadas so produ.idas a partir de vidro incolor %#sico por revestimentos de superfcie aplicadas durante a manufatura em lin0a ou su%se'[entemente fora da lin0a. N4AAE8SA`aO ]O,A PA E86>A (O]] E864) ,evestimentos fora da lin0a so a'uelas aplicadas a placas individuais de vidro uma ve. 'ue ele ten0a sido produ.ido e cortado. A aplica/o de revestimentos" pelo mergul0o das placas em solu/2es 'umicas" secagem e 'ueima" ou pela evapora/o de metais nas superfcies do vidro so% condi/2es de v#cuo" con0ecida 0# muitos anos" mas na 7ltima dcada a aplica/o pela tecnologia = v#cuo c0amada sputtering" com %om%ardeamento de partculas de materiais" est# = frente. 4ste processo capa. de oferecer uma ampla variedade de revestimentos de diferentes propriedades de cores" refletivas e trmicas. 6o %om%ardeamento planar-magnetron" o material a ser %om%ardeado feito de c#todo de um circuito eltrico a ;00 v. O g#s arg3nio introdu.ido em uma c&mara de v#cuo e uma descarga ru%ra (plasma) ocorre. Os eltrons so removidos do arg3nio e dei(am ons positivamente carregados. 4stes ons so atrados e atingem o c#todo alvo. 4les t$m um impulso muito forte e e5etam #tomos de material cat*dico 'ue condensa novamente no vidro so% ele. O a5uste fino permite 'ue revestimentos uniformes se5am colocados em grandes su%stratos. 1lacas de B000 ( 2000 mm podem ser %om%ardeadas em uma ta(a de uma a cada <0 segundos apro(imadamente. 1raticamente 'ual'uer metal no magntico ou liga pode ser %om%ardeado. Se o arg3nio estiver na c&mara" o resultado um revestimento met#licob se o(ig$nio ou nitrog$nio estiver presente" o resultado um *(ido ou nitrido. @m grande n7mero de revestimentos pro5etados est# disponvel. A transmisso leve depende da nature.a e da espessura do revestimento. A cor depende do material da espessura do revestimento e da configura/o. A lin0a de produto est# em desenvolvimento constante.

N4AAE8SA`aO 6A E86>A (O6 E864)

As modifica/2es na lin0a so feitas en'uanto o vidro est# 'uente e ainda no le0r. 4las podem ainda ser consideradas como produtos %#sicos e limita/2es de taman0o e de toler&ncia so semel0antes as do vidro plano incolor. ,evestimentos de superfcie" se5a para fins de controle solar ou para redu/o de emissividade (uma propriedade para mel0orar o isolamento trmico) so c0amados revestimentos pirolticos por'ue elas geralmente so aplicados ao vidro 'uente durante sua passagem pelo ler0 de co.imento. 4les envolvem a decomposi/o trmica de gases" l'uidos ou vapori.a/o so%re o vidro para formar uma camada de *(ido de metal 'ue se funde = superfcie. Os revestimentos na lin0a t$m as vantagens de dure.a e dura%ilidade comparadas aos revestimentos fora da lin0a (offline) e so apropriados para curvatura e t$mpera. 4les tendem a ser limitados 'uanto = variedade de cor. ,4M4SA8N46AOS P84EDA,8!OS A variedade de desempen0os disponveis para o uso de revestimentos met#licos limitada devido = espessura do revestimento 'ue tem 'ue ser aplicado. O uso de revestimentos dieltricos" 'ue produ. efeitos de interfer$ncia" permite maior transmisso de lu. com aumento da seletividadeb a variedade de cores tam%m aumenta. 6o possvel tornar mais resistente ou curvar o vidro com revestimento fora da lin0ab esse tra%al0o deve ser feito antes do revestimento. D possvel com%inar revestimentos e vidros duplos e produtos laminados. ,4M4SA8N46AOS P8!,c8!OS 4les so compostos de revestimentos de camadas diversas 'ue e(i%em cores diferentes pela refle(o ou transmisso como uma fun/o do &ngulo de viso. ,4M4SA8N46AO 1,AAA 1A,A 4S14E>O O revestimento prata para espel0o um processo 'umico 'ue deposita um revestimento de metal so%re a superfcie do vidro incolor. Vidros Coloridos

Os vidros coloridos na massa so produ.idos com pe'uenas adi/2es de *(idos de metal = composi/o do vidro. 4stas pe'uenas adi/2es tingem o vidro de %ron.e" verde" a.ul ou cin.a mas no afetam as propriedades %#sicas do vidro e(ceto pelas mudan/as na transmisso de energia solar. A cor 0omog$nea em toda a espessura. A maioria dos produtos de vidro plano contm pe'uenas 'uantidades de *(ido de ferro 'ue produ. um tom cin.a geralmente perce%ido apenas 'uando a placa de vidro vista pela %orda. c(ido de ferro adicional introdu.ido para produ.ir o tom verde" *(ido de co%alto para o tom cin.a e *(ido de sel$nio para o tom %ron.e. 1ara produ.ir o tom a.ul" *(ido de co%alto adicional agregado = composi/o do vidro plano. 4stes produtos geram cores fracas pela transmisso de lu.. 4les no produ.em refle(o colorida alta ou significativa. Heralmente sua caracterstica e(terna visual principal a transmisso mais %ai(a de lu.. 1rodutos de vidros com camadas de metali.a/o com alta refle(o de lu. podem e(i%ir cores e(ternas mais fortes do 'ue as do vidro colorido. A lu. transmitida atravs do vidro" de dentro do edifcio" diminui o efeito perce%ido destas cores e(ternas refletidas do vidro refletivo. Pe forma contr#ria" essa lu. aumenta a transmisso de cor perce%ida. @ma ve. 'ue a maioria dos produtos de vidro refletivo tam%m e(i%e cor por transmisso" a lu. colorida transmitida de dentro do edifcio tam%m ser# vista e(ternamente em con5unto com as cores refletidas produ.indo apar$ncias de cores comple(as. O Vidro e o %eio $m iente A prote/o do meio-am%iente uma prioridade para o Hrupo e tem sido aprimorada com a introdu/o e mel0oria de procedimentos de acompan0amentos de dados. $ #mpresa e o %eio $m iente O Hrupo" resultante da a'uisi/o do grupo %rit&nico 1il9ington pela 6SH do Rapo" lder mundial na fa%rica/o de vidro plano e vidros de seguran/a e possui s*lida reputa/o internacional no campo am%iental" %uscando tomar parte da constru/o do desenvolvimento sustent#vel atravs de suas atividades" produtos e iniciativas. 8sto se tradu. pelo esfor/o para redu.ir cada ve. mais o impacto am%iental de todos os processos" atravs de tecnologias mais limpas e de uma gesto operacional efica.. A 1il9ington tam%m vem introdu.indo no mercado produtos ecologicamente amig#veis" 'ue contri%uem para a redu/o do consumo de energia e para a mel0oria da 'ualidade de vida. O grupo procura ainda promover a conscienti.a/o am%iental de funcion#rios e familiares e dos terceiros permanentes cola%orando sempre 'ue possvel com a comunidade e os *rgos p7%licos de todos os pases nos 'uais atua.

6os pases tropicais os vidros refletivos 'ue so os indicados" pois %arram parte significativa do calor do sol" redu.indo os gastos com ar condicionado" mas dei(ando passar a lu. solar e oferecendo ilumina/o natural aos am%ientes residenciais e comerciais. 6a #rea automotiva a 1il9ington comerciali.a v#rios vidros 'ue proporcionam economia de energia" se5a na calefa/o ou no ar condicionado" alm de proteger estofados e aca%amento interno da radia/o ultra-violeta do sol. A 1il9ington conta com uma estrutura corporativa na #rea am%iental e a Piretoria de NASS - Neio Am%iente" Sa7de e Seguran/a do grupo define diretri.es gerais" congrega os esfor/os e disseminaOpromove o interc&m%io das iniciativas e tam%m dos pro%lemas de cada compan0ia. 4m 2002" dentro da organi.a/o da Piviso Automotiva de forma glo%ali.ada como unidade de neg*cios" foi criada a Piretoria de NASS da diviso. 4m outu%ro de 200; a gesto de NASS das divis2es !onstru/o !ivil e Automotiva foi reunificada e criadas diretorias regionais de NASS para 4uropa" Amrica do 6orte" Amrica do Sul e !0ina e uma Piretoria Nundial de Neio Am%iente" respondendo para a Piretoria de NASS do Hrupo. Pesde 1::+ a 1il9ington esta%eleceu auditorias trianuais de NASS em todas as f#%ricas com mais de ;0 funcion#rios" como forma de manter uma avalia/o do 'uadro das eventuais defici$ncias O no-conformidades contra re'uisitos legais" compromissos su%scritos ou %oas pr#ticas esta%elecidas no grupo" e(igindo um plano de a/2es corretivas da planta auditada. 6este sentido" foi formado um grupo de auditores em 1::B" com treinamento pela consultoria Art0ur P. Eittle" o 'ue permitiu posteriormente" reprodu.ir o padroOprotocolos de auditoria em um corpo mais amplo de auditores internos. Aal sistema foi posto de lado" 'uando do advento da 8SO 1+001 e a conse'[ente organi.a/o de auditorias internas peri*dicas do SHA. A Piretoria do Hrupo entende 'ue a implanta/o de um SHA - Sistema de Hesto Am%iental" nos moldes da norma 8SO 1+001" a mel0or forma de organi.ar de forma coerente e sistem#tica as atividades e a mel0oria contnua na #rea am%iental. A 1il9ington Qrasil se tornou a 22 ind7stria %rasileira a o%ter um certificado 8SO 1+001 em 12 de de.em%ro de 1::7 (emitido pela P6M - Pet 6or9e Meritas) e a 1d ind7stria vidreira da Amrica Eatina a se certificar. 1osteriormente" por ocasio da 2 recertifica/o trianual do SHA" resolveu-se" por deciso da Piviso Automotiva" transferir-se o contrato para a AeM - Nanagement Service e sua coligada no Qrasil" o 8CA. 8sto tendo em vista a unifica/o do certificado para todas as B? instala/2es de manufatura e 2 centros gerais de distri%ui/o de produtos automotivos" 'ue 5# vin0a sendo reali.ada pela AeM-S[d na 4uropa. Assim foi emitido em B1 de mar/o de 200+ um certificado IcorporativoI para o Hrupo" com um certificado especfico para a @nidade !a/apava da 1il9ington Qrasil. As @nidades So 1aulo e Qetim vieram a con'uistar a certifica/o mais tarde" respectivamente em 2; de a%ril de 200; e 02 de 5un0o de 200;" sendo incorporadas ao certificado glo%al em 5aneiro de 200<.

V98"$ $<!#$ ($ 3=9($(# C$>$P$V$

V98"$ $<!#$ ($ 3=9($(# 8?O P$3LO

V98"$ $<!#$ ($ 3=9($(# @#"9%

V98"$ $<!#$ ($ 3=9($(# C$%$>$!9

.circundada em amarelo as instala&es da PilAington no C9)= B Complexo 9ndustrial )ord =ordeste P!C%9O8 $%@9#="$98 O compromisso permanente do Hrupo e da Piretoria da 1il9ington Qrasil e o alto grau de envolvimento do corpo de funcion#rios e terceiros nos temas am%ientais t$m permitido alcan/ar resultados e(pressivos neste campo. 1rova disto foram as duas premia/2es de men/o especial no 1 !oncurso de I1r$mios de Neio Am%ienteI patrocinado pelo grupo em 1::+. Os pro5etos apresentados 'ue mereceram tal distin/o foram) Coleta seletiva de resduos0 implantada desde 1::2 em todas unidades" permitindo redu.ir custos de disposi/o de resduos. 6a @nidade de So 1aulo" criou-se um vnculo com a comunidade e at 0o5e resduos como papel" papelo e pl#stico so doados = O%ra Social 6. Sd da Hl*ria" em Huaratinguet# - S1" 'ue tra%al0a na recupera/o de alc*olicos e drogados. A 'uantidade mensal doada atinge 20 toneladas e a 1il9ington tam%m ad'uire" ocasionalmente os %ancos de Imadeira pl#sticaI" confeccionados pela entidade" com tecnologia de e(truso alem. A @nidade de !a/apava conta com o au(lio da empresa Audo Male ,eciclagem" com sede na cidade de !a/apava. A empresa Audo Male tem como atri%ui/o a intermedia/o entre a 1il9ington e as diversas empresas respons#vel pela efetiva reciclagem de seus resduos recicl#veis.

O%ra Social 6. Sd da Hl*ria - Huaratinguet#

POLD"9C$ E 8-$ A 1il9ington Qrasil manifesta e formali.a sua viso so%re as 'uest2es am%ientais e seu relacionamento com a comunidade atravs da 1oltica de NASS - Neio Am%iente" Sa7de e Seguran/a 'ue est# fi(ada nas se/2es de tra%al0o e disponvel neste portal. O SHA L Sistema de Hesto Am%iental esta%elece padr2es documentados atravs de normas e procedimentos" co%rindo as atividades de plane5amento" controle operacional" monitoramento" auditoria interna" an#lise crtica e a/o corretiva" envolvendo funcion#rios e terceiros permanentes. O esfor/o para mel0oria contnua or'uestrado pelo 1lano de O%5etivos e Netas Am%ientais para cada f#%rica e #reas comuns e corporativas" desdo%rando-se em 1HAYs - 1rogramas de Hesto Am%iental" com o detal0amento das etapas do cronograma de implementa/o e respectivos respons#veis. Pesta'ue especial est# na redu/o do consumo especfico (por mf de vidro produ.ido) de #gua e energia eltrica" nos 'uais t$m-se alcan/ado resultados e(pressivos" inclusive servindo de refer$ncia dentro do Hrupo.

CO=8C9#="9F$>?O # P$!"9C9P$>?O 1ara estimular a conscienti.a/o e participa/o de todos funcion#rios e terceiros permanentes organi.a-se anualmente desde 1::B" ISemanas do Neio Am%ienteI" sempre no m$s de setem%ro" no perodo 'ue inclui o Pia da \rvore. O evento foi organi.ado simultaneamente nas @nidades !a/apava e So 1aulo at 2001" 'uando se optou por fa.$-lo de forma con5ugada com as Semanas de Cualidade e S81AA" na forma de Semanas 8ntegradas de CNASS. As formas de promo/o da conscienti.a/o e motiva/o so variadas a cada ano e 5# incluram pe/as teatrais (montadas pelos pr*prios funcion#rios)" visitas a outras empresas" 4A4Ys" feiras com stands de cada departamento e firmas terceiri.adas" palestras de profissionais de outras ind7strias" *rgos p7%licos" am%ientalistas" esportistas radicais etc. e tam%m concursos. 6o ano de 2007" devido a uma reestrutura/o do Pepartamento de Neio Am%iente" Sa7de e Seguran/a" 0ouve apenas a reali.a/o da S81AA. 4m 200? foram reali.adas a S81AA e a Semana de Neio Am%iente de forma separada" e para os pr*(imos anos a previso 'ue os eventos permane/am separados.

A 1il9ington sediou a funda/o em 1::< do H1NA8 - Hrupo de 1rofissionais de Neio Am%iente das 8nd7strias do Male do 1ara%a" associa/o 'ue congrega mais de 200 funcion#rios de apro(imadamente 100 ind7strias da regio e seu representante foi o coordenador da associa/o at setem%ro de 2007. Aoma parte" ainda" sempre 'ue possvel" de outros f*runs de discusso" visando cola%orar com o de%ate e interc&m%io entre as ind7strias" *rgos p7%licos e a sociedade. P!#8#!V$>?O (# 7!#$8 V#!(#8 # PL$="9O (# %$"$ C9L9$! 6a @nidade de !a/apava" cortada por tr$s corpos dY #gua (c*rregos dos Ee2es e da Pivisa e um talvegue 'ue drena #guas pluviais)" a 1il9ington desde 1::;" vem plantando mudas de ess$ncias nativas" recompondo a mata ciliar original" perdida 0# dcadas pela ocupa/o da regio pelas fa.endas de caf e de gado. O 1 plantio foi reali.ado no vero de 1::;" com pro5eto e apoio do setor de Silvicultura da !4S1" tendo se cele%rado o 1 acordo de fomento florestal entre a geradora de energia e uma ind7stria. R# foram plantadas apro(imadamente 20.000 mudas e o trec0o onde o pro5eto foi mais %em sucedido" ao longo do talvegue do 9m 1B2 da Mia Putra ilustrado nas duas fotos a%ai(o)

4m 200B iniciou-se um pro5eto ainda mais am%icioso" prevendo-se ao longo dos pr*(imos anos" o reflorestamento com ess$ncias nativas numa #rea de %ai(ada de apro(imadamente 100.000 mf" entre as plantas do 9m 1B1 e 1BB da @nidade de !a/apava. 4m 200; a @nidade de So 1aulo reali.ou o plantio de B? mudas de aroeira pimenteira na cal/ada da fac0ada. 4m a%ril de 200< acrescentaram-se mais ;? mudas" estas na rua lateral" em parceria com a firma vi.in0a" Aransportadora Atlas. 9=9C9$"9V$8 $%@9#="$98 6os 7ltimos anos" a 1il9ington Qrasil p3de constatar com satisfa/o 'ue todo o esfor/o em prol do meio am%iente no " ao contr#rio de cren/a ainda difundida" um mero sorvedouro de recursos. 6a verdade" o esfor/o em prol da e(cel$ncia am%iental trou(e

em seu %o5o in7meras oportunidades de redu/o de custos" elimina/o de perdas e desperdcios" conciliando Iecologia com economiaI" algo 'ue 5# se transformou na t3nica da nossa forma de atuar. Pentre as iniciativas 'ue merecem desta'ue especial" enumeramos)

A introdu/o de modernos paletes retorn#veis" desenvolvidos especialmente para proteger as pe/as e redu.ir custos dos clientes" eliminando o consumo de madeira. 4sto tam%m em desenvolvimento cai(as retorn#veis de Imadeira pl#sticaI para transfer$ncia entre unidades. A recupera/o de co%re a partir dos efluentes de espel0a/o" atravs de resinas de troca i3nica especiais ('uelantes)" constituindo a primeira aplica/o desta tecnologia no pas" 'ue permite atualmente uma economia de cerca de :0Z da matria-prima utili.ada na co%rea/o dos espel0os. (4m 1::? a f#%rica de 4spel0os foi transferida para a coligada !4Q,A!4 - !a/apava). A constru/o em 1::? de uma 4,A - 4sta/o de ,e7so de \gua na @nidade de So 1aulo" reciclando at :;Z da #gua industrial (apro(imadamente ;00 mgOdia) e tra.endo um retorno de apro(imadamente ,h <0.000"00 em termos de economia mensal na conta de #gua. A partir de 2001" iniciou-se o re7so de #guas pluviais captadas nos tel0ados e o e(cedente de #gua tratada vem sendo usado nas descargas de %acias sanit#rias e mict*rios dos vesti#rios. Aal iniciativa foi destacada entre os 20 I!asos de Sucesso de 1rodu/o mais EimpaI" selecionados e divulgados pela !4A4SQ em 5ul0o de 2002. Aam%m se apresentou o pro5eto em v#rios congressos e semin#rios. Pesenvolvimento pioneiro da reciclagem de materiais como caco de vidro laminado" aparas de 1MQ - polivinil%utiral e p* de vidro" inclusive recorrendo a parcerias com a #rea acad$mica (@S1-1oli" 8AA" @niversidade Nac9en.ie e @S1-]aen'uil)" 'ue geraram cinco teses de mestrado e uma de doutorado concludas e outras ainda em andamento. Aais estudos acad$micos confirmaram a ade'ua/o do uso do 1MQ como aditivo do 1M! e do nailon e como resina %ase para tintas. 6o caso do p* de vidro" investiga-se o promissor potencial de uso como mel0orador de propriedades mec&nicas e vitrificante de cer&micas. Sistema de recircula/o e tratamento das #guas oleosas de lapida/o de vidro" implantado desde 1::: na @nidade de !a/apava" permitindo economia de #gua e de *leo de refrigera/o" atravs da remo/o por flocula/o e sedimenta/o do p* de vidro. O lodo resultante segue para reciclagem" ap*s desaguamento em filtros-prensa.

Vista da #!$ ' #stao de !eGso de 7gua

$ntes da ampliao

PHs'ampliao em setem ro de IJJK

A empresa vem promovendo programas para mel0oria contnua na gesto de resduos e redu/o do desperdcio em diversas #reas fa%ris e administrativas. A partir de 2001" %usca-se como metas am%ientais do SHA das #reas corporativas" a redu/o do restoingesta (desperdcio de alimentos nos restaurantes) e do consumo de papel A+ em impress2es e c*pias. !a%e registro 'ue em setem%ro de 200; adotou-se como padro o papel A+ reciclado (apro(imadamente 7; Z de aparas do p*s-consumo). Pesta forma %usca-se levar o SHA a todas as atividades produtivas e administrativas. 4m 11 de 5un0o de 2007 a 1il9ington Qrasil foi contemplada com o 1r$mio de Nrito Am%iental da ]84S1 em sua edi/o 2007 pelo estudo de caso de reuso de #gua na @nidade de So 1aulo. A solenidade ocorreu na sede da ]84S1 e o trofu foi entregue pelo Pr. ]ernando ,ei" 1residente da !4A4SQ. Pesta forma a%rangente" inserindo as 'uest2es am%ientais desde a fase de pro5eto de novos produtos e processos" a 1il9ington Qrasil pretende consolidar sua posi/o pr*ativa" na dianteira do campo am%iental" para orgul0o e respeito de seus funcion#rios" terceiros" clientes" acionistas" fornecedores e comunidades de entorno.

Pr1mio de %rito $m iental )9#8P IJJL

8nforma/2es adicionais so%re o SHA - Sistema de Hesto Am%iental podem ser o%tidas atravs de solicita/o pelo e-mail meioam%.segi%r.nsg.com" ca%endo informar nome completo" entidadeOfirma" endere/o" telefone" fa( e e-mail para contato. 4m caso de pes'uisas" monografias e disserta/2es" informar ttulo" disciplina" professor orientador e institui/o de ensino.

Poltica %$88 %isso A 1il9ington Qrasil" em conson&ncia com as diretri.es do grupo" est# compromissada a produ.ir vidros de seguran/a com 'ualidade crescente" para satisfa/o plena de seus clientes" respeitando o meio am%iente e a comunidade vi.in0a" preservando a sa7de de seus funcion#rios e so%retudo tra%al0ando com seguran/a" prevenindo acidentes e incidentes. Viso 4ntendemos 'ue NASS (Neio Am%iente" Sa7de e Seguran/a) so as %ases essenciais" interligadas e insepar#veis da constru/o da e(cel$ncia do produto" crescimento do neg*cio e satisfa/o de todos 'ue aspiram o desenvolvimento sustent#vel e mel0oria da 'ualidade de vida. 1ara sermos %em sucedidos" estes 'uatro pilares do sucesso devem estar organi.ados atravs de um Sistema de Hesto 8ntegrada" 'ue contemple o plane5amento" desenvolvimento" controle e a/o corretiva so%re todas as tarefas relevantes. P!9=CDP9O8 )3=($%#="$98 %el5oria Contnua

4ste um tra/o cultural e compromisso permanente da empresa 'ue deve inspirar todas as atividades fa%ris e administrativas. ]a%ricar vidros isentos de defeitos" minimi.ando os resduos e desenvolvendo alternativas de reciclagem" economi.ando #gua" energia" matrias-primas" recursos naturais" e eliminando os acidentes e incidentes" significa redu.ir custos" ser mais eficiente e efica. num mercado glo%ali.ado" assegurando a continuidade e crescimento do neg*cio. A implanta/o" manuten/o e aperfei/oamento do sistema e(igem recursos econ3micos e 0umanos" 'ue devem ser alocados no plane5amento e gerenciamento das opera/2es" ca%endo em especial" conscienti.ar e treinar as pessoas. $tendimento M Legislao e Compromissos 8u scritos 6osso padro tico de conduta empresarial implica no cumprimento integral dos compromissos com o 4stado" a Sociedade" !lientes" ]uncion#rios" Aerceiros e com a 6ature.a 'ue nos cerca e prov$ recursos. O contraponto individual a conduta pessoal de o%serv&ncia das normas" procedimentos e instru/2es do Sistema de Hesto 8ntegrada. "ranspar1ncia A e(emplo de nossos produtos" somos transparentes e nos dispomos a manter um canal de comunica/o a%erto com clientes" *rgos p7%licos e a sociedade em geral" so%re 'uest2es de NASS. #miss&es 4miss2es de di*(ido de car%ono surgem diretamente do processo de manufatura de vidro e indiretamente da gera/o de eletricidade usada no processo. Purante a manufatura do vidro" as emiss2es ocorrem como um resultado da decomposi/o de matria-prima e pela 'ueima de com%ustveis. As emiss2es de di*(ido de car%ono podem ser comunicadas de duas formas" refletindo varia/2es na poltica em diferentes paises. A primeira inclui o di*(ido de car%ono emitido pelo processo de manufatura do vidro e pela gera/o de eletricidade usada no processo. 4ste mtodo" usado nesta reviso" indica emiss2es de di*(ido de car%ono de +.2 mil02es de toneladas em 200;" um aumento de <"+ por cento no 7ltimo ano. O segundo mtodo e(clui di*(ido de car%ono emitido durante a gera/o de eletricidade. 4miss2es medidas deste modo representam B.1 mil02es de toneladas em 200;" um aumento de ;"+ por cento. 4stes aumentos em di*(ido de car%ono em 200; foram menos do 'ue teria sido esperado dos nove por cento de aumento na produ/o" como um resultado de um uso geral mais eficiente do com%ustvel. 8sto independente do aumento do uso de *leo com%ustvel pesado" 'ue uma fonte maior de di*(ido de car%ono do 'ue g#s natural. !omo conse'[$ncia" !O2 por tonelada de vidro produ.ido caiu cerca de seis por cento em 200;. 1ara o resultado apresentado" as emiss2es provenientes da decomposi/o de matriaprima somente podem ser redu.idas atravs do aumento da propor/o de vidro reciclado usado no lugar de matria-prima. ]re'[entemente" a reciclagem limitada pela disponi%ilidade de vidro recicl#vel de 'ualidade aceit#vel.

O aumento na 'ueima de *leo causou tam%m o aumento em poluentes do ar" principalmente di*(ido de en(ofre. @m progresso maior foi feito na redu/o dos nveis de refugo e no aumento do nvel de reciclagem. 4m Aampere" na ]inl&ndia" a produ/o de refugo classificada foi redu.ida em ?0 por cento e f#%ricas menores tam%m contri%uram" como a jr5a" Sucia" onde o n7mero de produtos 'umicos usados foi redu.ido em 20 por cento. (Pados do Hrupo 1il9ington no mundo) !eciclagem do Vidro Midro reciclado - ou vidro refugado - pode geralmente ser um su%stituto tcnico para a mistura de matria-prima virgem (Io loteI) usado na fa%rica/o do vidro e pode" portanto" su%stituir a slicaOareia de vidro at um certo limite.

Qenefcios do Midro ,eciclado O uso do vidro reciclado pode resultar em %enefcios privados e p7%licos ou em economia de custo. 1ela redu/o das temperaturas de derretimento de lote" cada aumento de 10 por cento no uso de vidro reciclado permite economias de cerca de 2"; por cento da energia total nos fornos. Pe forma alternativa" 'uando o vidro reciclado adicionado ao lote" a carga do forno aumenta em cerca de 10 a 1; por cento. Os %enefcios so portanto um aumento na efici$ncia do forno ou um aumento na capacidade geral de produ/o. Os %enefcios p7%licos surgem na forma de redu/o de emiss2es de di*(ido de car%ono" provocado por) (a) redu/o no consumo de com%ustvelb e (%) uso redu.ido de cin.a de soda" calc#rio e dolomita" 'ue so todos car%onatos 'ue li%eram di*(ido de car%ono 'uando derretidos. A reciclagem redu. tam%m a 'uantidade de refugo s*lido em aterros e geralmente redu. o uso de recursos naturais" incluindo areia. !ada tonelada de vidro reciclado usado" por e(emplo" economi.a cerca de 1"2 toneladas de matria-prima no lote. !onsiderando-se 'ue slicaOareia de vidro representa <0 por cento da matria-prima do lote" cada tonelada de vidro reciclado partido su%stitui cerca de 0"72 toneladas de areia. ,efer$ncia) Aodos os n7meros cotados da !omisso de !oncorr$ncia (!ompetition !ommission).

Anda mungkin juga menyukai