Anda di halaman 1dari 2

Princpios do Direito do Trabalho

Princpio significa incio, comeo, origem, sendo estas as definies dadas pela lngua portuguesa. O princpio a base, o alicerce, sustentam e norteiam. No Direito, princpio significa a base, o incio, o fundamento, o ncleo da cincia jurdica; no caso a base do Direito do Trabalho. Nas religies existem princpios e dogmas, que se constituem na base das mesmas. Princpios so ainda, em outra definio especfica, linhas diretrizes ou postulados que inspiram o sentido das normas trabalhistas e configuram a regulamentao das relaes de trabalho, conforme critrios distintos dos albergados por outros ramos do Direito.

Principo da Proteo
Refere-se este princpio funo precpua do Direito do Trabalho, que protecionista, pois ampara uma das partes da relao jurdica, considerando-a economicamente mais fraca. O Direito do Trabalho orientado fundamentalmente pelo Princpio da Proteo, que, ao invs de se inspirar num propsito de igualdade, responde ao objetivo de estabelecer um amparo preferencial a uma das partes: qual seja, o trabalhador. Este princpio se subdivide em outros trs: Aplicao da norma mais favorvel; Condio mais benfica; In dbio pr-msero.

Princpio da Aplicao da Norma mais Favorvel


No caso de haver mais de uma norma aplicvel ao caso concreto, aplica-se a norma que melhor favorecer o trabalhador. Portanto, no caso do Direito do Trabalho, no se aplica a hierarquia das leis, mas a que for mais favorvel. Examinemos dois exemplos para melhor elucidao: A CLT prev que ao trabalho noturno seja dado um adicional de 20% sobre a hora normal. Neste caso, se uma Conveno Coletiva estabelecer que para determinada categoria este trabalho seja remunerado com 50% sobre a hora normal, aplica-se a norma convencional e no a norma consolidada. A Constituio Federal de 1988 prev o pagamento adicional de horas extras extraordinrias em 50% sobre o valor da hora normal; se o acordo coletivo de trabalho da respectiva categoria prever, em uma de suas clusulas, valor da hora extra superior a 50%, este novo valor para esta categoria prevalecer sobre o valor previsto na Constituio Federal.

Princpio da Condio mais Benfica


Por este princpio, clusulas benficas para o trabalhador no podem ser retiradas do contrato, no podem ainda serem substitudas por outra menos benficas. Vantagens j conquistadas, resultantes de contrato, de lei, de normas coletivas, ou at mesmo regulamento da empresa, constituem-se em Direito Adquirido, no podem ser modificadas para pior. O fundamento geral do Direito Adquirido encontra-se na C.F. artigo 5. Inciso XXXVI, e repete-se especificamente na CLT artigo 468, que a seguir transcrevemos: Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e, ainda assim, desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade a clusula infringente desta garantia.

Anda mungkin juga menyukai