Anda di halaman 1dari 14

DIALOGISMO E ALTERIDADE OU A TEORIA DA ENUNCIAO EM BAKHTIN

Vera Lcia Pires *

RESUMO: Pour Bakhtine, le but du langage est l dialogisme, cette relation avec lautre. La vie est dialogique par nature. Vivre signifie participer un dialogue (Bakhtin, 1961: 293). Tout ce qui me concerne vient du monde extrieur par le biais de la parole de lautre. Tout nonc est le maillon dune chane infinie dnoncs, un carrefour dopinions et de visions du monde. Dans ce rseau dialogique quest le discours, sinstaurent des significations dont lorige nest pas le moment de lenonciation, mais font parties dun continuum. Autrement dit, lindividu nest pas lorigine de ce quil dit.

PALAVRAS-CHAVE: discurso, dialogismo, intersubjetividade, sentido.

INTRODUO
Se no incio do sculo XX, a lingstica tradicional referendava a filosofia humanista clssica, encarando o estudo da lngua como representao evidente e objetiva do real, outra era a viso de Mikhail Bakhtin.
Vera Lcia Pires professora da Universidade Federal de Santa Maria.

35

Precursor do que, muitas dcadas depois, Berman (1982) nomeou de humanismo moderno1, o pensador russo considerava a relao scio-histrica e dialgica entre sujeitos o cerne do processo de constituio do discurso, priorizando a intersubjetividade em detrimento representao objetiva da realidade. O fillogo Bakhtin fundou, a partir de 1919, um crculo multidisciplinar de estudos, integrado por filsofos, poetas, cientistas, crticos de arte e literatura, escritores e msicos que discutiam as questes relevantes para as cincias sociais, norteados pela concepo de que a linguagem no deveria ser somente um objeto de estudo da cincia lingstica, mas deveria ser vista como uma realidade definidora da prpria condio humana. O Crculo de Bakhtin teve uma intensa produo escrita entre 1920 e 1929, a partir da, com os expurgos polticos, vrios membros do crculo desapareceram e Bakhtin passou a trabalhar sozinho e em silncio, ele mesmo exilado na Sibria. Em meados da dcada de 60, Bakhtin tornou-se conhecido na Europa ocidental e, a partir de ento, no resto do mundo. Tal reconhecimento deu-se por intermdio de J. Kristeva que, trabalhando no domnio dos estudos literrios, via na teoria polifnica do fillogo russo uma forma de reao contra a submisso do sujeito pelas estruturas, pelo vis da histria. A importncia da obra de Bakhtin no alcanou somente a teoria literria, seno toda a lingstica. Seus trabalhos foram relevantes para a compreenso de como se efetua a produo da significao no funcionamento dos discursos da vida cotidiana, aqueles que se relacionam diretamente com a situao em que so produzidos, identificando-se neles, mais facilmente, a natureza social da linguagem. Para ele, a linguagem uma prtica social cotidiana que envolve a experincia do relacionamento entre sujeitos. Essa experincia parte integrante do sentido do dizer. J no final dos anos vinte, o autor defendia a necessidade de uma teoria lingstica da enunciao como nico meio de dar conta da compreenso real das formas sintticas. Em sua opinio, as anlises sintticas dos elementos do discurso constituem anlises do corpo vivo da enunciao (pois) as formas sintticas so as que mais se aproximam das formas concretas da enunciao, alm de estarem ligadas s condies reais da fala (BAKHTIN, 1929, p. 139). A partir de ento, ele passou a estudar as formas sintticas que representavam, no interior de um discurso, o discurso de outros via discurso relatado e suas variantes. Antecedendo em dcadas certas reflexes das teorias modernas da
1

Segundo Berman, o eixo do humanismo moderno a cultura do dilogo e o estudo do cotidiano.

36

linguagem, o fillogo russo pregava a necessidade de se encontrar um elo entre a forma material exterior e o elemento semntico-ideolgico interior que os mantivesse em equilbrio. Nesse sentido, criticou quem pregava a exclusividade de um dos elementos em detrimento do outro: o formalismo contra o ideologismo (conteudismo). O elemento de ligao entre a forma e o sentido seria, no entender de Todorov (1981), a enunciao. Ao trabalhar a enunciao como substncia da lngua, Bakhtin superou a dicotomia forma-contedo e integrou a experincia social organizao lingstica. Nosso interesse na teoria bakhtiniana da enunciao recorta contedos pertinentes palavra como signo dialtico e ideolgico, ao princpio dialgico, alteridade e aos discursos cotidianos. Ao integrar esses elementos, julgamos contribuir para a construo de uma anlise discursiva que assuma o movimento dialgico em direo alteridade. Um movimento de busca e de reconhecimento de si mesmo por intermdio da relao solidria com os outros.

O MOVIMENTO DA LINGUAGEM ENUNCIAO


A linguagem, para Bakhtin, uma prtica social que tem na lngua a sua realidade material. A lngua entendida no como um sistema abstrato de formas lingsticas parte da atividade do falante, mas como um processo de evoluo ininterrupto, constitudo pelo fenmeno social da interao verbal, realizada atravs da enunciao, que a sua verdadeira substncia (BAKHTIN, 1929, p. 127). Diferentemente de Saussure e de seu objetivismo abstrato, o autor russo valorizava a fala, que no individual, seno social e est estreitamente ligada enunciao, j que o momento da enunciao, instaurando a intersubjetividade, instaura tambm a interao. Defendendo a natureza social e no individual da linguagem, ele situou a sua realidade material - lngua -, bem como aos indivduos que a usam, em um contexto scio-histrico. A lngua penetra na vida atravs dos enunciados concretos que a realizam (BAKHTIN, 19792, p. 282), da mesma forma que, atravs deles, a vida penetra nela. Ao veicular concepes de mundo, a linguagem torna-se um lugar de confrontos ideolgicos. A palavra o fenmeno ideolgico por excelncia, pois carrega uma carga de valores culturais que expressam as divergncias de opinies e as contradies da sociedade, tornando-se assim um palco de conflitos. Ela, no en2 As referncias concentram-se nos textos: O problema dos gneros do discurso, originais de 1952/53 e O problema do texto nas reas da lingstica, da filologia, das cincias humanas. Tentativa de uma anlise filosfica, originais de 1959/61.

37

tanto, no pertence a ningum, estando a servio de qualquer ser humano e de qualquer juzo de valor.
Na realidade, no so palavras o que pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou ms, importantes ou triviais, agradveis ou desagradveis, etc. A palavra est sempre carregada de um contedo ou de um sentido ideolgico ou vivencial. assim que compreendemos as palavras e somente reagimos quelas que despertam em ns ressonncias ideolgicas ou concernentes vida. (BAKHTIN, 1929, p. 95)

O signo lingstico tem, pois, uma plurivalncia social que se refere ao seu valor contextual. O fato de diferentes grupos sociais empregarem o mesmo sistema lingstico faz com que as palavras manifestem valores ideolgicos contraditrios, tendo o seu sentido firmado pelo contexto em que ocorrem. a situao social imediata a responsvel pelo sentido. Outra caracterstica do signo bakhtiniano, ligada anterior, a mutabilidade, uma vez que, como reflexo das condies do meio social, a palavra sensvel s transformaes na estrutura social, registrando todas as mudanas. As palavras esto presentes em todas as relaes sociais e so tecidas a partir de uma infinidade de fios ideolgicos, portanto sero sempre o indicador mais sensvel de todas as transformaes sociais (BAKHTIN, Ibid., p. 41). Inovando todos os estudos sobre a questo da pluralidade semntica das palavras nos discursos, Bakhtin (19633, p. 263) analisou a vida da palavra, sua passagem de um locutor a outro, de um contexto a outro, de uma coletividade social, de uma gerao a outra, e as via como unidade migratria entre discursos, sem desvincularem-se jamais de seu trajeto interdiscursivo anterior. O verdadeiro interesse do autor, no entanto, no era o sistema, mas a linguagem enquanto uso e em interao social. E a enunciao seria, precisamente, o momento do uso da linguagem, processo que envolve no apenas a presena fsica de seus participantes como tambm o tempo histrico e o espao social de interao. Sua crtica lingstica, enquanto teoria da abstrao - lngua -, foi sempre nesse sentido, o de faltar a ela uma abordagem da enunciao, que desse conta do que, no seu entender, era o discurso, ou seja, a linguagem em sua totalidade concreta e viva (BAKHTIN, 1963, p. 181). O objeto de estudo do autor est, parece-nos, claramente definido: a enunciao, no apenas como realidade da linguagem, mas tambm como estrutura scio-ideolgica. A enunciao no parte de um sujeito
3

Trabalhamos com a edio modificada da original de 1929, em sua traduo para o ingls.

38

individual, considerado isoladamente, mas produto da interao de dois indivduos socialmente organizados e do contexto da situao social complexa em que aparece (BAKHTIN, 1927 e 1929). Demarcando a enunciao como marca de um processo de interao entre sujeitos, uma vez que a palavra tem duas faces, isto , parte de algum com destino a outro algum, Bakhtin instituiu o princpio dialgico para o estudo de seu objeto.

A ENUNCIAO COMO PRINCPIO DIALGICO


A base do princpio dialgico a filosofia do dilogo ou da relao4, de M. Buber, que, afirmando a palavra como dialgica, estabelece a relao entre os seres humanos e funda a experincia da interseco, ou interao. Para essa filosofia, o homem no um ser individual, mas uma relao dialgica entre eu-tu. O tu condio de existncia do eu, pois a realidade do homem a realidade da diferena entre um eu e um tu. O eu no existe individualmente, seno como abertura para o outro. Origina-se a a constituio do par fundador - eu-outro. Para Bakhtin, o fundamento de toda a linguagem o dialogismo, essa relao com o outro. A vida dialgica por natureza. Viver significa participar de um dilogo (BAKHTIN, 1961, p.293). Tudo o que me diz respeito vem-me do mundo exterior por meio da palavra do outro. Todo enunciado apenas um elo de uma cadeia infinita de enunciados, um ponto de encontro de opinies e vises de mundo. Nessa rede dialgica que o discurso5, instituem-se sentidos que no so originrios do momento da enunciao, mas que fazem parte de um continuum. Um locutor no o Ado bblico, perante objetos virgens, ainda no designados, os quais ele o primeiro a nomear (Bakhtin, 1979, p.319). Dito de outra maneira, o indivduo no a origem de seu dizer. Dessa forma, necessrio pensar sempre no homem em relao aos (e com) outros homens e afirmar que o indivduo social e somente constitui-se verdadeiramente humano na relao viva, ou seja, cotidiana e social, com os outros seres humanos, uma vez que a experincia verbal individual do homem toma forma e evolui sob o efeito da interao contnua e
Um dos principais representantes da filosofia do dilogo foi o filsofo austraco Martin Buber, citado por Todorov (1981) como influncia para o pensamento de Bakhtin sobre dialogismo. A principal obra de Buber, Ich und du, foi publicada em 1923. Traduzida no Brasil em 1977, pela Editora Moraes, com o nome Eu e tu. 5 Bakhtin utiliza, em geral indistintamente, enunciado ou discurso. Como fazemos distino entre esses conceitos, convencionamos que, neste trabalho, os enunciados so tratados como partes de um discurso.
4

39

permanente com os enunciados individuais do outro (BAKHTIN, 1979, p.313). O fenmeno social da interao , repetimos, a realidade fundamental da linguagem, realizando-se como uma troca de enunciados, na dimenso de um dilogo e atravs da enunciao (BAKHTIN, 1929, 1930 e 1979). importante atentar para o significado de dilogo em Bakhtin como um princpio geral da linguagem, de comunho solidria e coletiva, mas sem passividade e no apenas como a comunicao ou a troca de opinies vis--vis entre parceiros. Tambm preciso frisar que o grande mrito de Bakhtin para os estudos do discurso foi introduzir o sujeito e seu contexto social via dialogismo interativo, trazendo com ele a histria. A enunciao determinada pela situao social imediata e pelo meio social, sendo organizada, no que diz respeito ao seu contedo e significao, fora do indivduo pelas condies extra-orgnicas do meio social. Por isso, ela um produto da interao social (BAKHTIN, 1929, p. 121). O sentido do enunciado tambm engendrado pelas condies reais da enunciao e distribui-se entre as diversas vozes que habitam o tecido da linguagem. Estabelece-se, assim, um relacionamento dialgico de sentidos entre enunciados confrontados. As relaes dialgicas so relaes semnticas entre todos os enunciados na comunicao verbal (BAKHTIN, 1979, p. 345). E no poderia ser diferente, visto que a linguagem um processo determinado pela vida social, estando em permanente evoluo. isso que faz do enunciado um continuum no fluxo incessante da interao verbal, ligado ao movimento perene da vida social e da histria. Em texto de 1926, o autor destaca que a interao social sempre se d entre trs participantes: o falante, o ouvinte e o tema do discurso, fatores que constituem esse discurso.
O discurso como o cenrio de um certo acontecimento. A compreenso viva do sentido global da palavra deve reproduzir esse acontecimento que a relao recproca dos locutores, ela deve encen-la, se se pode dizer; aquele que decifra o sentido assume o papel de ouvinte; e, para sustent-lo, deve igualmente compreender a posio dos outros participantes. (BAKHTIN , 1926, p.199)

A alteridade intervm sempre. A identidade um movimento em direo ao outro, um reconhecimento de si pelo outro que tanto pode ser a sociedade como a cultura. E o elo de ligao a linguagem. Atravs da palavra, defino-me em relao ao outro, em ltima anlise, em relao coletividade. (...) A palavra o territrio comum do locutor e do interlocutor (BAKHTIN, 1929, p.113).

40

O suporte do sujeito um ns, pois ele no coincide jamais consigo mesmo, sendo inesgotvel em sua significao. Eu s pode se realizar no discurso, apoiando-se em ns (BAKHTIN, 1926, p.192). O ser humano no existe para si, seno na medida em que para os outros. Todorov (Ibid.) lembra, sobre essa questo, que certos acontecimentos da vida de um indivduo s so experimentados pelos outros e exemplifica: o prprio nascimento ou a morte. O que comprovaria o contnuo movimento de nossa prpria vida: comear e terminar nos outros. Estudos em torno obra de Bakhtin tendem a dividir o dialogismo em duas formas: o dilogo entre interlocutores, baseado na interao fundadora da linguagem, e a relao entre discursos, chamada polifonia, ou seja, as vozes exteriores que marcam nosso discurso6. O nome dialogismo mantido em relao interao entre sujeitos por ser o prprio princpio constituidor da vida e do social. A relao intersubjetiva, estabelecida pela enunciao, constri tanto os sujeitos quanto os sentidos do discurso. Quanto ao dilogo entre discursos, o que produzimos um tecido de vozes, de muitas vozes que se relacionam polemicamente entre si, resolvendo a relao no interior mesmo dessa tessitura. De onde podemos concluir que o sujeito dialgico por natureza e seu discurso polifnico. No entender de Pessoa de Barros (1994), a polifonia uma relao entre textos, que manifesta as vozes componentes de nosso discurso. Nos textos polifnicos, o dilogo entre discursos marcado, enquanto que nos monofnicos h um efeito de sentido que dissimula o dialogismo fundador. Entretanto, mesmo que tentssemos ocultar as vozes, o dialogismo como constitutivo da linguagem permaneceria e o texto ou o discurso faria enxergar a comunidade e a histria. O estabelecimento da relao eu-tu, que emerge da concepo dialgica, deve ser entendido como um deslocamento do conceito de sujeito. O sujeito centrado substituido pelas diferentes vozes sociais que o tornam um sujeito histrico e ideolgico. Concordamos com a tese de pesquisadores brasileiros da obra de Bakhtin, como Pessoa de Barros, 1994 e Dahlet, 1997, no sentido de que sua concepo de dialogismo, pioneiramente, abala a concepo clssica do sujeito cartesiano uno, uma vez que o sujeito bakhtiniano torna-se solidrio s vozes, s alteridades de seu discurso. Em Bakhtin, a intersubjetividade anterior subjetividade, uma vez que o pensamento, enquanto pensamento, nasce no pensamento do outro (BAKHTIN, 19797, p. 329). E a enunciao como uma experincia
6 Distingue-se da polifonia a intertextualidade, termo cunhado por J. Kristeva e que faz referncia explcita a outros textos. 7 Referncias relativas ao texto Gneros do discurso, escrito originalmente entre 1952 e 1953.

41

social, dialgica, ativa e interativa passa a ser o centro da interlocuo.

DO DIALOGISMO ALTERIDADE
O princpio dialgico funda a alteridade como constituinte do ser humano e de seus discursos. Reconhecer a dialogia encarar a diferena, uma vez que a palavra do outro que nos traz o mundo exterior.
Nossa fala, isto , nossos enunciados (...) esto repletos de palavras dos outros . (Elas) introduzem sua prpria expressividade, seu tom valorativo, que assimilamos, reestruturamos, modificamos. (...) Em todo o enunciado, contanto que o examinemos com apuro, (...) descobriremos as palavras do outro ocultas ou semi-ocultas, e com graus diferentes de alteridade. (BAKHTIN, 1979, p. .314/318) Ao produzirmos discursos, no somos a fonte deles, porm intermedi-

rios que dialogam e polemizam com os outros discursos existentes em nossa sociedade, em nossa cultura. Como j foi dito, a relao dialgica polmica, no h passividade. Nela, o discurso um jogo, movimento, tentativa de transformao e mesmo subverso dos sentidos. O sentido de um discurso jamais o ltimo: a interpretao infinita. O que faz evoluir um dilogo entre enunciados essa possibilidade sem fim de sentidos esquecidos que voltam memria, provocando neles a renovao dentro de outros contextos. Conforme Todorov (ibid.), Bakhtin esboou uma nova interpretao da cultura que a coloca como uma composio de discursos que retm a memria coletiva e em relao aos quais necessria uma tomada de posio. essa interao dialgica e opinante que gera movimento e transformaes, afastando do sujeito o assujeitamento. Derivado do princpio da relao dialgica polmica, estabelecido pelo sujeito produtor de discursos em um contexto social, Bakhtin instituiu um mtodo para seu trabalho que, segundo Todorov (Ibid.), seria a interpretao ou a compreenso responsiva ativa. Toda compreenso um processo ativo e dialgico, portanto tenso, que traz em seu cerne uma resposta, j que implica sujeitos. O ser humano, juntamente com seu discurso, sempre presume destinatrios e suas respostas. A compreenso de um enunciado vivo sempre prenhe de respostas (BAKHTIN, 1979). A cada palavra da enunciao que estamos em processo de compreender, fazemos corresponder uma srie de palavras nossas, formando uma rplica. (BAKHTIN, 1929, p.132). O sujeito que produz um discurso no quer uma compreenso passiva que somente levaria repetio de seu pensamento, mas almeja respostas que evidenciem

42

adeso, concordncia ou, contrariamente, objeo s idias expostas. O sujeito bakhtiniano gera respostas, toma atitudes, constituindo-se um sujeito no totalmente interpelado. Mesmo o enunciado, essa unidade concreta produzida pelo ato enunciativo, foi definido por Bakhtin (1930 e 1979) como uma expresso lingstica orientada para o outro. Assim, a construo de um discurso levaria em considerao a representao que um sujeito tem de seu destinatrio, bem como a ressonncia dialgica produzida por seus enunciados j proferidos e todos os enunciados de outros sobre o mesmo assunto, retidos em sua memria. Ter um destinatrio, dirigir-se a algum, uma particularidade constitutiva do enunciado (BAKHTIN, 1979, p. 325). Essa responsividade implica um juzo de valor que, partindo da relao do enunciado com a realidade, com seu autor e com os outros enunciados anteriores, traz para o discurso os elementos ideolgicos que o constituem. Todo enunciado (discurso, conferncia, etc.) concebido em funo de um ouvinte, ou seja de sua compreenso e de sua resposta, bem como de sua percepo avaliativa (concordncia ou discordncia) (BAKHTIN, 1930, p. 292). Faz parte da orientao social do enunciado em direo a um outro sujeito colocar em evidncia a questo dos valores, que tambm uma questo ideolgica. Viver significa ocupar uma posio de valores em cada um dos aspectos da vida (BAKHTIN, 1979, p. 201), j que as categorias fundamentais de valores so o eu e o outro. Da parte do autor do enunciado, esse avaliar seu destinatrio e por a modelar a forma e o modo de produo de seus enunciados, que sero diversos conforme a situao social e a importncia de seu interlocutor, bem como suas posies, convices e pontos de vista. no enunciado que se d o contato entre a lngua e a realidade. A escolha das palavras para a construo de um enunciado leva em conta outros enunciados de outros sujeitos, em relao aos quais o locutor se posiciona. Assim, quando reproduzimos o discurso do outro, nele podemos captar uma dupla expresso: a original, do outro e a expresso atualizada que por ns introduzida no enunciado do qual vai fazer parte. (BAKHTIN, Ibid.). Em conseqncia, no s ao locutor cabem os direitos sobre as palavras, mas tambm ao ouvinte e a todos cujas vozes so ouvidas naquele discurso. A palavra um drama com trs personagens que representado fora do autor. Por isso o processo de compreenso do enunciado foi visto por Bakhtin como uma relao que envolvia os participantes e onde quem compreende torna-se o terceiro no dilogo. O primeiro o locutor, o

43

segundo o destinatrio prximo, de quem se espera uma compreenso responsiva, e o terceiro o superdestinatrio superior, de quem o locutor prev uma compreenso responsiva ideal e que pode adquirir, dependendo da poca, uma identidade concreta vivel (Deus, a verdade absoluta, o julgamento da conscincia humana imparcial, o povo, o julgamento da histria, a cincia etc. (BAKHTIN, Ibid. p. 356), porque para todo discurso imprescindvel uma resposta. Na busca pela compreenso, o discurso vai longe, torna-se um elo, entra em um dilogo onde o sentido, alm de no ter mais fim, contm toda a memria coletiva do dizer. De fato, para Bakhtin a produo do discurso envolvia um trio, composto pelo autor, pelo destinatrio e por todas as vozes-outras que sempre-j nele habitavam, pois o dilogo o acontecimento do encontro e interao com a palavra do(s) outro(s). A alteridade , para o autor, um processo dialgico em que o elemento comum o discurso.

O DISCURSO COTIDIANO COMO POSSIBILIDADE DE ACONTECIMENTO


A importncia do estudo dos discursos cotidianos, ou os gneros da vida cotidiana, foi enfatizada em toda a obra de Bakhtin. Em tais discursos, a natureza social da linguagem diretamente percebida, pois visvel a relao entre o enunciado e o meio social circundante. Situao de enunciao, ou seja, o contexto extraverbal, as condies sociais reais, e enunciado so essenciais um ao outro, j que de sua unio depende seus sentidos. A realidade faz parte do sentido. Ao afirmar que a forma do enunciado, seu estilo e composio, determinada pela relao de valor que o locutor estabelece com a realidade representada no discurso, Bakhtin (1926) indagava sobre como dar-seia esse processo de representao do discurso com a situao extra-verbal que o engendra. A resposta indagao foi o emprego de um mtodo de anlise que comportava o contexto extraverbal que, para o autor russo, seria composto por trs aspectos: o horizonte espacial - espao e tempo - comum aos interlocutores; o conhecimento e compreenso da situao, ou seja, o saber comum, o contedo temtico partilhado; e a avaliao (elemento axiolgico) que manifesta a posio dos sujeitos frente situao vivenciada. A situao integra-se ao enunciado como um elemento indispensvel sua constituio semntica (BAKHTIN, 1926, p.190). O elemento extraverbal liga-se ao verbal, o no dito determina o dito. Eis a causa de diferentes situaes determinarem diferentes sentidos de uma

44

mesma expresso verbal. Decorrente do fator abordado anteriormente, outro ponto foi considerado essencial no discurso cotidiano: a interao que une os participantes de uma mesma situao e que os faz dividirem uma unidade de condies reais de vida , tornando-os solidrios e levando-os a apoiar a intersubjetividade verbal em um ns discursivo. A solidariedade existe entre interlocutores, qualquer que seja seu nmero. Quanto mais amplo o horizonte comum dos interlocutores, mais os enunciados devero se apoiar em elementos da vida que sejam constantes e estveis e em avaliaes sociais essenciais e fundamentais (BAKHTIN, Ibid., p.192). Bakhtin alertava, com isso, para o fato de muitas avaliaes sociais fundamentais no precisarem ser explicitadas verbalmente, por pertencerem ao contexto situacional comum ao grupo social ou, at mesmo, cultura. Tais avaliaes, condicionadas pela cultura coletiva, ressoam sempre, organizando aes e condutas de todas as pessoas e tornando-se um dogma indiscutvel, pertencente memria histrico-coletiva de uma sociedade. Contudo, como a avaliao passa sempre pela questo ideolgica da representao de vises de mundo, institui-se no interior do discurso um jogo dramtico de vozes, estabelecendo uma tenso dialtica. Como os enunciados so, comumente, impregnados de subentendidos e no ditos, qualquer que seja o sentido corrente ou a significao do discurso cotidiano, no h coincidncia plena com sua constituio puramente verbal. Assim sendo, a possibilidade de um trabalho de sentidos nos enunciados pode transgredir e subverter sentidos arraigados e instaurar outros. O enunciado, como nos fez ver Bakhtin (1979), no puro reflexo do que existe fora dele. Ele sempre cria algo que, antes de seu acontecimento, no existia, algo novo e irreproduzvel relacionado ao elemento axiolgico. Dialeticamente, entretanto,
qualquer coisa criada se cria sempre a partir de uma coisa que dada (a lngua, o fenmeno observado na realidade, o sentimento vivido, o prprio sujeito falante, o que j concludo em sua viso do mundo, etc.). O dado se transfigura no criado (BAKHTIN , 1979, p. 348).

O sujeito-autor do enunciado produz, ao constru-lo, um acontecimento lingstico, pois ainda que se veja, em todo enunciado, o sistema da lngua, responsvel pelo que repetitivo e reproduzvel, ao mesmo tempo, cada enunciado nico e irreproduzvel, sendo nisso que reside seu sentido. Mesmo havendo uma tentativa de reproduo, releitura e at citao, o enunciado ser uma recriao, uma singularidade, visto que produzido por um outro sujeito, em um outro momento. O acontecimento na vida do

45

texto, seu ser autntico, sempre sucede nas fronteiras de duas conscincias, de dois sujeitos (BAKHTIN, Ibid., p.333). O enunciado manifesta a histria do pensamento em direo ao pensamento e ao sentido dos outros. Quanto ao sentido, que integra o enunciado enquanto seu valor semntico, ele est tambm ligado histria atravs do ato nico de sua realizao. Segundo Bakhtin (1963), o discurso a linguagem em sua totalidade concreta e viva. Os enunciados dele fazem parte, sendo considerados produtos de um processo ativo do qual o sistema lingstico convencional, enquanto ordem sinttica e lexical repetvel, um dos elementos; o outro tudo o que fornece ao enunciado o fato de sua enunciao, o que significa, tambm, um contexto histrico, social, cultural, etc., nico (TODOROV, 1981, p. 44). O contexto de enunciao, como instncia do discurso, tambm um acontecimento que integra o horizonte social comum dos sujeitos. O contexto e a histria refletem-se no sentido do enunciado, integrando-o e fazendo dos discursos do cotidiano um acontecimento. Um ltimo comentrio a respeito dos discursos da vida cotidiana, referente ao texto sobre os gneros do discurso: Bakhtin (1979) os via como os mais livres e criativos por fazerem parte da intimidade social. O gnero entendido como a forma padro e relativamente estvel de estruturao de um todo que compe os enunciados produzidos por um sujeito. As variaes percebidas nos diferentes gneros decorrem em conformidade s circunstncias, posio social e ao relacionamento dos interlocutores do discurso. Dessas condies sempre diferenciadas e nicas, deriva a singularidade do enunciado que, apesar disso, no uma combinao absolutamente livre dos signos da lngua, manifestando uma vontade individual. Nossa escolha ser, de certa maneira, condicionada pelo contexto histrico-social. Os gneros so exatamente os enunciados devidamente organizados em funo das possibilidades - ou dos campos de atividade humana - do processo discursivo. Enfim, os gneros aparecem como tipos de discursos, utilizados conforme a realidade situacional em que o discurso produzido e os sujeitos envolvidos. Os discursos do cotidiano caracterizam-se por esse estreito e ntimo encontro com o outro e com a situao vivenciada, em nvel de igualdade entre os sujeitos, o que os torna um campo privilegiado para o estudo da relao entre os parceiros discursivos, de sua relao com o prprio mundo e da constituio das heterogeneidades de seus discursos. O fato de neles melhor se observar a importncia da situao extraverbal para a constituio do sentido, facilita a percepo e a apreenso de aconteci-

46

mentos discursivos, pois, sendo a palavra o indicador mais sensvel de todas as transformaes sociais em todas as pocas, foi atravs desses discursos cotidianos que se detectaram as mudanas de sentidos que apontavam para a destruio de vises de mundo tradicionais e sedimentadas. Uma mesma lngua, afirmou Bakhtin (19758), (co)habitada por falares diversos, linguagens sociais dinmicas que se cruzam, atravessadas pelo social e pela histria. So linguagens do plurilingismo em que esto inscritos pontos de vista inseparveis das transformaes da experincia cotidiana. esse movimento dinmico de prticas linguageiras plurais da vida cotidiana que capaz de romper o aprisionamento do sentido no signo lingstico, libertando-o para novos significados. O enunciado o objeto de estudo da linguagem, mas ele no deve ser estudado isoladamente. O momento de seu acontecimento - a enunciao -, bem como a situao social que a envolve, constitui a relao entre sujeitos, fazendo da interao social o fundamento semntico de todo o discurso. Todavia, longe de prescindir dos elementos da lngua, Bakhtin integraos sua anlise enunciativa, fazendo do sistema normativo o suporte para a transcendncia dialgica. A coerncia do pensamento multifacetado de Bakhtin perpassa sua obra e foi expressa nas ligaes que embasaram sua proposta terica e seu mtodo de pesquisa sua filiao filosfica, deixando sempre claro que o importante para ele era a investigao do ser humano, social e pblico, em permanente relao intersubjetiva de alteridade, atravs da compreenso de seu discurso. Concluindo, enfatizamos que a teoria bakhtiniana foi e continua sendo essencial para os estudos que envolvem a enunciao, pois expressa de forma clara, engajada e coerente a relao sujeito-linguagem-histriasociedade, vendo na enunciao o verdadeiro fundamento dessa relao. Em outras palavras, pela enunciao, Bakhtin recuperou o sujeito para o discurso e instituiu um processo de intersubjetividade no qual a identidade um reconhecimento desse sujeito atravs do outro.

BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, M. (1927) Freudism. Nova York: Academic Press, 1976. ___. (1926) Le discours dans la vie et dans la posie. In: TODOROV, T. Mikhal Bakhtine: le principe dialogique. Paris: ditions du Seuil, 1981.
8

Os originais foram escritos entre 1934 e 1935.

47

___. (1930) La structure de lnonc. In: TODOROV, T. Mikhal Bakhtine: le principe dialogique. Paris: ditions du Seuil, 1981. ___. (1963) Problemas da potica de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1981. ___. (VOLOCHNOV) (1929) Marxismo e filosofia da linguagem. 3. ed. So Paulo: Hucitec, 1986. ___. (1961) Towards a reworking of the Dostoievsky book. In: Problems of Dostoievskys poetics. 3. ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987. ___. (1963) Problems of Dostoievskys poetics. (1963) 3. ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987. ___. (1975) Questes de literature e esttica: a teoria do romance. So Paulo: Hucitec, 1988. ___. (1979) Esttica da criao verbal. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

48

Anda mungkin juga menyukai