Anda di halaman 1dari 11

QUEIMA DE APARELHOS ELETRNICOS

Este material parte da apostila distribuda aos alunos do curso ATERRAMENTO ELTRICO, a ser ministrado pelo NTT no perodo de 21 a 23 de novembro de 2005, no Rio de Janeiro

1.2 - QUEIMA DE APARELHOS ELETRNICOS 1.2.1 - Introduo A queima de aparelhos eletrnicos muito comum em regies onde a queda de raios bastante freqente. A Fig.3 mostra como se distribui pelo mundo o nmero de dias de trovoadas por ano. No Brasil, a regio norte apresenta o nvel isocerunico mais elevado e seu mximo vai a 140; na regio central o mximo de 120 e na regio leste cai a 60. 1.2.2 - Equipotencializao Em 1982, um raio que atingiu uma indstria de Manaus queimou inmeros equipamentos eletrnicos alm de ter causado incndio numa unidade e estragos em geral. Um dos equipamentos era um cromatgrafo; naquela sala do laboratrio s havia ele de equipamento; ele estava sobre uma bancada revestida de azulejo branco. Um cabo de energia, ligado a uma tomada, e um condutor de aterramento eram as nicas conexes dele com o exterior; a tomada era de 120 VAC e o condutor de aterramento conectava-se, do lado de fora, a uma haste de terra isolada. Foi assim que ele queimou quando o raio atingiu a fbrica. A Fig. 1 mostra a instalao esquemtica do aparelho.

Nas outras salas, havia muitos aparelhos queimados, mas no todos como se poderia imaginar. Este um caso exemplar. Toda vez que raios atingem

instalaes parecidas, tudo se passa da mesma maneira: alguns aparelhos queimam; outros no. Embora seja difcil de explicar porque s alguns aparelhos queimam, o caso do cromatgrafo no deixa dvidas: ele queimou por causa da tenso transitria elevada entre o par (fase, neutro) e a terra local; queimou porque a natureza tende a igualar potenciais. 1.2.3 - Blindagem No dia 26 de junho de 1980, um raio de grande intensidade atingiu um grande complexo industrial no estado de S.Paulo. Houve colapso total. A central termoeltrica caiu; a concessionria caiu; as baterias caram; a produo parou; e, num instante, tudo apagou. Passado o impacto, fez-se o balano: todos os disjuntores de distribuio de 13.8 kV estavam abertos; sua proteo de terra atuada; o sistema ininterrupto de energia danificado; e 20% da instrumentao eletrnica de processo queimados. Naquele mesmo ano, os problemas encontrados foram resolvidos, e at hoje, a indstria tem suportado, com sucesso, os impactos dos raios que ali caem. A falta de blindagem dos cabos de sinal foi o mais grave dos erros. A Fig. 2 ilustra um caso de acoplamento capacitivo em cabos de energia, no blindados, instalados em bandejas.

Enquanto que acoplamentos capacitivos relacionam-se com campos eltricos, os indutivos relacionam-se com campos magnticos variveis; No caso dos cabos de sinal, ambos estavam presentes e as indues que sofreram foram devidas s elevadas tenses e correntes na rede de terra. Operrios que trabalhavam sob os painis eletrnicos, na fase de recuperao, disseram ter visto um grande arco, saltando entre chapas, durante a queda de outro raio na instalao.

1.2.4 - Tranagem A falta de tranagem dos pares de sinal foi outra falha sria. Normalmente, nos cabos de pares, cada par tranado. Com a trana, as tenses induzidas vo se cancelando, sucessivamente, ao longo do cabo; no final, a resultante ser nula se o nmero total de espiras for par e igual tenso induzida numa espira, se for impar. A Fig. 4 esclarece essa afirmao.

1.2.5 - Segregao Outra falha encontrada foi a total falta de segregao, por funo, dos cabos nas bandejas; ainda mais que entre eles havia um cabo de aterramento. Dessa forma, os cabos de sinal sofriam no s fortes indues do cabo de aterramento, como tambm, dos demais cabos de energia que ali se encontravam. 1.2.6 - Circuitos (Loops) Enfim, um erro, de percepo mais difcil, foi o da formao de circuitos na cablagem para os diversos painis. Esses circuitos existiam porque os cabos que chegavam a um painel vinham por caminhos diferentes. A Fig.5 exemplifica uma situao onde o circuito formado por um cabo de sinal e vrios cabos de terra, inclusive o da rede de terra. V-se, pela figura, que uma corrente de intensidade I, circulando na rede de terra, cria um campo magntico no interior desse circuito. A variao do fluxo desse campo induz no circuito uma fora eletromotriz capaz de causar danos no interior do painel.

1.2.7 - Comentrios Ainda bastante divulgada a idia de que as redes de terra de energia devem ser isoladas das redes de equipamentos eletrnicos. Chega-se a construir, a dezenas de metros da central de automao, uma rede de terra exclusiva para esse fim. Quando se pergunta o que que o eltron vai fazer l, naquela rede, no se obtm resposta. Algum especificou que o sistema eletrnico precisa de uma terra de baixa resistncia e algum escolhe, para isso, um local de baixa resistividade do solo para construir a rede. por isso que ela est l to distante. Esse conceito de redes isoladas pressupe diferena de potencial entre elas; ora, a rede tem por fim ltimo equalizar potenciais; logo, isolao e rede so conceitos conflitantes. Nesse ponto vale a pena citar um fato testemunhado por este autor. O diretor de um importante laboratrio, mostrando suas instalaes, fez referncia ao fato de que uma nova ala havia sido inaugurada. Desde ento nunca mais houve queima de aparelhos eletrnicos por causa de raios; isso, segundo ele, porque a malha de terra da nova ala era totalmente isolada das outras malhas. Este autor, aps ouvir isso, pediu um ohmmetro e o diretor prontamente atendeu. Na parede havia tubulaes coloridas de gs, ar comprimido e gua; havia tambm uma barra de terra ligada nova malha; o diretor ficou espantado ao ver a leitura do ohmmetro: ela indicava zero; ou seja, as malhas estavam interligadas pelas tubulaes! Vale a pena fazer, aqui, um comentrio sobre terminologia. Foi usado, de propsito, nessa pequena narrao, o termo malha de terra em vez de rede de terra. Normalmente, cada complexo industrial possui uma rede geral de terra. Essa rede formada por malhas, sendo que cada malha deve envolver uma unidade ou prdio do complexo. Pode acontecer que o tamanho de uma malha

seja insuficiente para limitar os potenciais em seu interior; assim sendo, essa malha ter que ser subdividida em malhas menores at que o potencial em seu interior fique limitado a valores seguros. Por conseguinte, fica sem sentido falar-se em interligao das malhas, pois, pressupe-se que as malhas sejam as menores partes constituintes de uma rede. Finalmente, no captulo sobre Aplicao da Teoria do Potencial, sero discutidos os princpios gerais que permitem resolver os problemas aqui levantados.

1.2.8 - Referncia Bibliogrfica 1. 2. 3. 4. 5. BS 6651: 1990, British Standard Code, Protection of Structures against Lightning, British Standards Institution. Bruhat, G. Bruhat et G. Goudet, Cours de Physique Gnrale, Masson & Cie. diteurs, edition 1952. Millman and Taub, Jacob Millman and Herbert Taub. Pulse, Digital and Switching Waveforms. McGraw-Hill Kogakusha, Ltd., 1965 Edition. Plonus, Martin A. Plonus, Applied Electromagnetics, McGraw-Hill Book Company, 1978 Edition. Reintjes and Coate, J.Francis Reintjes and Godfrey T. Coate, Principles of Radar, McGraw-Hill Book Company,Inc., 1952 Edition.

1.2.8 - Referncia Bibliogrfica 6. BS 6651: 1990, British Standard Code, Protection of Structures against Lightning, British Standards Institution. 7. Bruhat, G. Bruhat et G. Goudet, Cours de Physique Gnrale, Masson & Cie. diteurs, edition 1952. 8. Millman and Taub, Jacob Millman and Herbert Taub. Pulse, Digital and Switching Waveforms. McGraw-Hill Kogakusha, Ltd., 1965 Edition. 9. Plonus, Martin A. Plonus, Applied Electromagnetics, McGraw-Hill Book Company, 1978 Edition. 10. Reintjes and Coate, J.Francis Reintjes and Godfrey T. Coate, Principles of Radar, McGraw-Hill Book Company,Inc., 1952 Edition.

Anda mungkin juga menyukai