Anda di halaman 1dari 21

A INFLUNCIA DOS ESTRANGEIRISMOS NA LNGUA PORTUGUESA: UM PROCESSO DE GLOBALIZAO, IDEOLOGIA E COMUNICAO Miguel Ventura Santos Gois (UFS e Univ.

Tiradentes) (mvsg3001@gmail.com)
RESUMO O uso dos estrangeirismos tornou-se comum na lngua portuguesa trazendo novos vocbulos, assim como a influncia da globalizao, ideologia e o multiculturalismo para novas discusses. O portugus recebe vocbulos como resultado das relaes polticas, culturais e comerciais com outros pases. O ingls fornece vasta nomenclatura, demonstrando que o processo lingstico est relacionado com a histria scio-poltico-cultural de um povo. A entrada de elementos estrangeiros um fenmeno sociolingstico ligado ao prestgio de que uma lngua ou povo que a fala goza. O ingls como lngua universal permite mnimo de comunicao entre todos e pode fazer com que perca no s a identidade cultural, mas tambm a idiomtica. Constata-se que essa liderana idiomtica reflexo de vrios fatores, entre o mais relevante, a globalizao, assim como, perceptvel e inegvel a predileo por termos estrangeiros por usurios de nosso idioma, resultando em influncia na lngua e na cultura brasileira. Palavras-chave: Lngua portuguesa; Estrangeirismos; Globalizao.

INTRODUO O estrangeirismo uma constante nos processos culturais em todo o mundo a anlise do papel da aquisio de emprstimos lingsticos permeia os processos de colonizao e as migraes, numa miscigenao cultural que se processa geralmente sem a voluntariedade de mudanas na vida social, por parte dos moradores de um local. As manifestaes culturais dominantes receberam, durante sculos, contribuies advindas da chegada de outros povos, da importao de objetos, da utilizao constante de termos associados a aes ou a expresses estrangeiras. No h, entretanto, uma uniformidade em relao a se quantificar essa prtica.

Se entre duas lnguas, entre povos diferentes, ocorre imposio de um determinado termo, a coexistncia entre ambas acaba por modelar o lxico da lngua receptora. H nesse caso um recorte analgico do mundo objetivo, inserindo-se num determinado contexto traos da lngua-fonte, mesmo que esse trao no seja espacial, mas apenas lingstico. Essa ascendncia de uma nao sobre a outra, caracterizadora do emprstimo, deixa marcas na lngua, de modo que se promova uma conexo entre identidades culturais distintas, entre indivduos e estruturas sociais, sob forte influncia da base material da sociedade muitas vezes at associadas ao poder poltico e econmico. H de se considerar que os conceitos de regionalismo e de nacionalismo perdem a relao territorial principalmente pela adoo indiscriminada de termos estrangeiros, provenientes da cultura difundida pela mdia. As discusses sobre a identidade do homem moderno permeiam vrios estudos e pesquisas, uma vez que a globalizao sugere que finalmente todas as possibilidades de comunicao esto abertas a um maior pblico em vrios lugares. dessa forma que o processo de interao e troca de informaes entre os homens est to imenso hoje em dia e com certeza crescer mais ainda. Este estudo tem por objetivo investigar a relao entre o emprego de estrangeirismos e a imposio de uma identidade cultural, compreendendo-se que essa relao se apresenta como representao da prpria relao social. Entre a lngua e a sociedade pode-se perceber que h um mundo de signos lingsticos e inmeras possibilidades comunicativas que iro formar as mensagens, ou seja, para muitos esses emprstimos lingsticos funcionam como uma total ameaa legitimidade da lngua portuguesa, mas na verdade esses emprstimos lingsticos resultam de mudanas lingsticas relacionadas histria scio-poltico-cultural de um povo, alm de ser um fenmeno lingstico ligado ao prestigio de que determinada lngua ou povo que fala goza. nessa viso que os estrangeirismos esto presentes no portugus e esto mais do que nunca representando uma linha de

pensamento de uma nao, sendo que ao estarem associados a um veculo de comunicao tornam-se vozes dos discursos de determinado veculo, mesmo que tudo seja feito de forma sutil, mas o discurso a representao mxima da ideologia latente de tal.

LINGSTICA E ESTRANGEIRISMOS Um emprstimo representa generalizadamente a utilizao de algo que pertena a outrem. Uma unidade lexical estrangeira, ao integrar a lngua nacional, representa um emprstimo lingstico. A esse neologismo intitula-se estrangeirismo. medida que passa a fazer parte da lngua nacional, no mais sendo considerado estranho, esse emprstimo passa a constar, inclusive, nos dicionrios. Para Garcez e Zilles:
Estrangeirismo o emprego, na lngua de uma comunidade, de elementos oriundos de outras lnguas. No caso brasileiro, posto simplesmente, seria o uso de palavras e expresses estrangeiras no portugus. Trata-se de fenmeno constante no contato entre comunidades lingsticas, tambm chamado de emprstimo. A noo de estrangeirismo, contudo, confere ao emprstimo uma suspeita de identidade aliengena, carregada de valores simblicos relacionados aos falantes da lngua que originou o emprstimo (Garcez; Zilles, 2004, p. 15).

Essa enriquecedora utilizao de unidades lexicais de outros sistemas lingsticos muitas vezes adotada no momento em que se importam objetos ou modelos que no possuem nomenclatura equivalente na lngua portuguesa. Para Cmara Jnior (1989, p. 269), os emprstimos abrangem (...) todas aquelas aquisies estrangeiras que uma lngua faz em virtude das relaes polticas, comerciais ou culturais, propriamente ditas, com povos de outros pases. A lngua portuguesa falada no Brasil a partir de sua colonizao fez aquisies da lngua africana e da lngua tupi. Essa adoo, alm de enriquecer a lngua portuguesa, distanciou-a da lngua portuguesa em Portugal. interessante notar, como bem adverte Bagno (2004, p. 74), que os estrangeirismos no alteram as estruturas da lngua, a sua gramtica. A sua insero acontece em campo morfolgico, no sinttico, ou seja, insere-se um vocbulo de lngua estrangeira em

detrimento de um vocbulo nacional, mas as estruturas frasais no se corrompem. Mesmo assim, a opinio entre estudiosos se divide nesse ponto, havendo quem critique o uso abusivo de vocbulos e expresses estrangeiros. Para os puristas, as unidades lexicais estrangeiras devem ser empregadas quando no h termo equivalente na lngua portuguesa e quando o seu aportuguesamento no vivel. O aportuguesamento dos vocbulos ou a utilizao de termos nacionais equivalentes, entretanto, parecem no agradar populao, que largo uso faz de termos estrangeiros, principalmente de origem inglesa, nas mais variadas formas. No difcil encontrar, alis, estrangeirismos escritos de maneira incorreta ou mesmo utilizao de vocbulos sem o devido conhecimento de seu significado. A indignao frente a essa realidade no se limita a gramticos puristas: a Comisso de Constituio e Justia da Cmara aprovou, em dezembro de 2007, o Projeto de Lei do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) proibindo o uso de estrangeirismos no pas. Consoante o Projeto, palavras ou expresses em lngua estrangeira devem vir acompanhadas, em letra de igual destaque, de seu correspondente em portugus (Projeto de Lei n 1676-D, de 1999). Indica a lei:
A lngua portuguesa um dos elementos de integrao nacional brasileira, concorrendo, juntamente com outros fatores, para a definio da soberania do Brasil como nao. [...] Os meios de comunicao de massa e as instituies de ensino devero, na forma desta lei, participar ativamente da realizao prtica [desse objetivo] (Brasil, 1999, p. 1-2).

Como se observa no se trata de uma perspectiva gramatical apenas, mas da prpria valorao da lngua portuguesa no contexto scio-cultural, visando preservao da lngua como elemento de identidade nacional. de conhecimento de toda a sociedade que o Brasil, cuja lngua nativa era a indgena, ao ser colonizado, adotou a lngua portuguesa como padro. Mesmo assim os vocbulos de origem indgena no deixaram de ser empregados, concomitantemente com os de origem africana. Na verdade, o emprstimo lingstico j se registrava na prpria lngua portuguesa europia. Segundo Infante:

No caso da lngua portuguesa, podem-se apontar casos de palavras tomadas de lnguas estrangeiras em tempos muito antigos. Esses emprstimos provieram de lnguas clticas, germnicas e rabes e ao longo do processo de formao do portugus na Pennsula Ibrica. Posteriormente, o Renascimento e as navegaes portuguesas permitiram emprstimos de lnguas europias modernas e de lnguas africanas, americanas e asiticas. (Infante, 2001, p. 193).

Os perodos mais recentes, no obstante, indicam uma grande influncia da lngua inglesa no Brasil, mesmo que no se configure resultado de processo imigratrio. H de se destacar que se evidencia uma presena macia de vocbulos advindos da lngua inglesa, por influncia norte-americana, no pas. Infante ressalta Deve-se levar em conta que muitos emprstimos da lngua portuguesa atual do Brasil no ocorreram em Portugal e nas colnias africanas, onde a influncia cultural e econmica dos Estados Unidos menor (2001, p. 193) Essa presena revela uma crescente absoro da cultura norteamericana, generalizadamente, como fruto do desejo de se estruturar um padro de vida baseado no cotidiano americano. Evidencia-se um comportamento coletivo que permite s diversas reas sociais e econmicas a explorao desse desejo como forma de imposio de determinados produtos, como o caso da moda. A no-vinculao do emprstimo ao processo migratrio se faz principalmente pela ampla comunicao entre as naes, j que basta que um indivduo empregue uma unidade lingstica estrangeira em seu falar para que acontea o fenmeno sciolingstico. Nesse caso, a adoo de neologismos estrangeiros associa-se a uma valorizao do emprstimo como elemento indicativo de elevada posio social ou de refinamento, num processo de estereotipagem e de dominao. Define Amossy:
A estereotipagem a operao que consiste em pensar o real por meio de uma representao cultural preexistente, um esquema coletivo cristalizado. Assim, a comunidade avalia e percebe o indivduo segundo um modelo pr-construdo da categoria por ela difundida e no interior da qual ela o classifica. (Amossy, 2005, p. 125-126).

Tamanha tendncia apresenta registros histricos desde o perodo de colonizao, poca em que Portugal e a prpria Europa serviam de referncia para o Brasil. Valorizava-se o que vinha de l, desde roupas e mveis at expresses e valores morais. Com o passar

dos anos, a situao no mudou: a Frana colaborou, mais tarde, com a sofisticao na indumentria e na decorao e, obviamente, enriqueceu a lngua portuguesa com vocbulos e expresses franceses. No que concerne adoo macia de vocbulos da lngua inglesa, pode-se vislumbrar uma intencional utilizao do estrangeirismo como busca de identidade cultural. Os Estados Unidos, metfora de um excelente padro de vida, estariam representados em seus vocbulos, como se estes fossem cones daqueles. Infante (2001, p. 193) destaca que atualmente, na lngua portuguesa do Brasil a maior fonte de emprstimos o ingls norteamericano. O Brasil, assim como outras naes, no se esquivar da adoo desses neologismos. Tampouco h que se considerar que posicionamentos extremos sobre essa realidade sejam benquistos. Vale, acima de tudo, buscar a compreenso acerca da influncia do estrangeirismo, do ponto de vista lingstico e de anlise de discurso, na identidade cultural de uma sociedade.

O uso dos estrangeirismos Embora o uso de emprstimos lingsticos no seja uma prtica nova, preciso salientar que, com as mudanas ocasionadas recentemente, houve uma modificao considervel no uso do estrangeirismo, pois, enquanto ferramenta, os aparatos tecnolgicos de comunicao tornaram a troca de informaes dinmica em todo o mundo, mesmo entre as mais distantes naes. Para Hall a globalizao se refere queles processos, atuantes numa escala global, que atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizaes em novas combinaes de tempoespao, tornando o mundo, em realidade e em experincia, mais interconectado. (2006, p. 67). Uma vez que a economia e o mercado tenham se tornado globalizados os produtos e os processos tecnolgicos, uniformizados, exigem a utilizao de termos e de vocbulos de compreenso tambm global. Mas no se trata apenas de uma necessidade econmica ou de trabalho: as comunidades globais tambm interagem por meio de uma universalizao de linguagem que

certamente privilegia uma lngua mais elitizada em detrimento de outra considerada menor expressiva. Zilles aponta:
No campo das mudanas lingsticas, os emprstimos de palavras ou expresses so em geral associados a atitudes valorativas positivas do povo que os toma em relao lngua e cultura do povo que lhes deu origem. Muitas vezes so utilssimos elite, que assim se demarca como diferente e superior [...]. Outras vezes, so felizes incidncias na constituio identitria e cultural de um povo [...] (Zilles, 2004, p. 156).

de suma importncia a abordagem da anlise de discurso quando se observa a adoo dos emprstimos, tendo em vista que as consideraes acerca da utilizao do emprstimo lingstico esto intrinsecamente associadas ao universo simblico inerente linguagem cotidiana. Orlandi (2005, p. 87) ressalta que a especificidade da Anlise do Discurso est em que o objeto acerca do qual ela produz seus resultados no um objeto s lingstico, mas um objeto scio-histrico. Um sujeito, nos mais distintos agrupamentos de que faz parte, emprega universos simblicos na expresso de valores sociais, morais, culturais e polticos, de modo que se estabelea entre ele e seu grupo uma coeso e uma interao permeada pela comunicao. A anlise de discurso permite avanar, ir alm das estruturas morfossintticas de um texto, explicitando-se os diversos sentidos das representaes sociais no organismo social representado pela linguagem. Barros (2001, p. 99) explicita que ao enunciador oferecida a possibilidade lingstica de jogar com contedos implcitos ou explcitos, pra fazer passar os valores e deles convencer o enunciatrio. Trata-se de uma identificao social ou cultural por meio de adoo de determinados smbolos no discurso no caso os emprstimos, como ferramenta de identificao entre o objeto do discurso e a sua valorizao atribuda meno de uma lngua considerada elitizada. O emprstimo da lngua inglesa no Brasil contemporneo, dessa forma, representa mais que uma necessidade: falar ingls mostrar-se um indivduo superior aos outros, capacitado para falar essa lngua elitizada. Para Brando (2004, p. 42), os processos discursivos constituem a fonte da produo dos efeitos de sentido no discurso e a lngua o lugar material em que se realizam os efeitos do discurso, de modo que um estrangeirismo

seja a fonte desse efeito para os ouvintes. Considerando-se que a identificao semntica de vocbulos de lngua estrangeira e mesmo a sua correta pronncia no sejam de domnio de grande parte da populao, o emprego de estrangeirismos sem necessidade denuncia uma busca de sofisticao e de elitismo. Em se tratando de anglicismos, mais especificamente, pode-se associar a essa busca a tentativa de aproximao de uma sociedade que se observa mais prspera que a do Brasil. Consoante Garcez e Zilles:
Em uma sociedade como a brasileira, na qual imensa a disparidade na capacidade de consumo dos cidados e na qual a classe social consumidora sofre de grande insegurana social e se mira em modelo externo de consumo, norte-americano ou europeu, no surpreende que o anglicismo se preste para marcar a diferenciao competitiva entre quem dispe desse capital simblico e a massa no-consumidora. (Garcez; Zilles, 2004, p. 23).

Imitao ou identificao, usar termos em ingls soa como sofisticao e elegncia por parte do falante. Para ele, ser moderno, estar na moda, ser atual usar os mesmos termos que o pas de referncia usa. Qualquer modificao formal em benefcio do acervo lexical brasileiro desconfiguraria, portanto, a elegncia das unidades lexicais inglesas. Os processos miditicos e a publicidade aproveitam essa valorizao, por parte do consumidor, e abusam da substituio de vocbulos da lngua portuguesa por estrangeirismos. Para Schmitz (2004, p. 95), necessrio um pouco de bom-senso [...]. [Muitos estrangeirismos] (grifo do autor) so desnecessrios, mas os termos no momento so essenciais para a progresso temtica do discurso. Dentro da perspectiva da globalizao so os meios de comunicao que se revelam particularmente eficazes no desenhar, no tecer o inimaginvel de todo ser humano. So os responsveis, sempre, por nos fornecer uma delicada dose de magia dentro de um mundo que, por vezes, no to mgico assim. Nem todos os indivduos, entretanto, so igualmente atingidos por esse processo, uma vez que eles encontram obstculos na diversidade das pessoas e em diferentes lugares. Fielmente ligados noo de aldeia global, que tida como

uma expresso da globalidade de idias, padres e valores scioculturais, imaginrios (Ianni, 2004, p. 119), os meios de comunicao podem expandir suas influncias em todos os aspectos. Eles detm um determinado controle sobre como determinados fatores nacionais, regionais, locais ou mundiais que sero difundidos mundo afora. Esse processo de revoluo cultural que passou a influenciar o comportamento do homem aconteceu de forma lenta e, para alguns grupos sociais, no houve respeito s suas culturas - o que, de certa forma, transparecia que os mesmos j estavam inseridos nesse processo naturalmente. O fenmeno da comunicao de massa, depois dos anos 1980, com o processo de informatizao e, em seguida, com o surgimento da rede mundial de computadores, supervalorizou a internacionalizao instantnea da comunicao. Ferramenta que beneficiou o processo de globalizao, ao eliminar fronteiras e barreiras para a comunicao com outras naes, a Internet acelerou a autonomia entre os povos de cada regio, tornou dinmico o processo de ensino e aprendizagem e influenciou o desenvolvimento social e moral das pessoas. Imaginem-se milhares de informaes acessveis a indivduos pertencentes s mais diferentes culturas, nos mais diversos lugares. Dessa forma, o acesso s informaes, ao conhecimento de novas tradies e aos costumes totalmente acessvel, e essa grande acessibilidade que a Internet proporciona, pode ser benfica em vrios aspectos, mas pode tambm pode acarretar declnio de conceito de sociedade local, uma vez que se passa por um processo de multiculturalismo. Participar desse processo de globalizao exige competncia intercultural, uma vez que as pessoas sentem a necessidade de adaptar-se a diferentes estilos de ser, de operar e de comunicar-se. Essa competncia implica conhecer outras culturas e as diversas maneiras como as pessoas se comunicam.
[...] sempre se pensou que s pode haver um nico motivo para algum querer aprender uma lngua estrangeira: o acesso a um mundo melhor. As pessoas se dedicam tarefa de aprender lnguas estrangeiras porque querem subir na vida. A lngua estrangeira sempre representou prestgio. Quem domina uma lngua estrangeira admirado como pessoa culta e distinta (Rajagopalan, 2003, p. 65).

O estrangeirismo, por conseguinte, deixa de ser mera necessidade e passa a ser um mecanismo de incluso ou de excluso de indivduos numa determinada esfera social. As sociedades dominantes sabem de sua capacidade de imposio de determinados valores e o estrangeirismo passa a se constituir ferramenta de discursos globalizados. Essa forma de dominao pouco percebida por aqueles que a absorvem e que aceitam passivamente a mudana scio-cultural e a uniformizao advinda da adoo da cultura dominante. A lngua passa a ser meio de dominao ao acompanhar a disseminao de valores, a aquisio de produtos, a negociao entre pases.

A IMPORTNCIA DA LNGUA NO CONTEXTO SCIO-CULTURAL A vida do ser humano est intimamente associada ao processo de comunicao, e o aprimoramento da capacidade comunicativa acompanha a prpria evoluo humana. medida que amplia seu relacionamento com o mundo, o ser humano aperfeioa e multiplica a sua capacidade de comunicao, envolvendo palavras, sons e imagens. Textos verbais e no-verbais interagem e contribuem para a representao oral e escrita das sociedades. A lngua um cdigo desenvolvido pelo homem para a transmisso de pensamentos, de idias, para a interao entre os indivduos. Para Cereja e Magalhes, a lngua:
Pertence a todos os membros de uma comunidade. Como ela um cdigo aceito convencionalmente, um nico indivduo no capaz de cri-la ou modific-la. [...] A lngua evolui, transformando-se historicamente. Por exemplo, algumas palavras perdem ou ganham fonemas, outras deixam de ser utilizadas; novas palavras surgem, de acordo com as necessidades, sem contar os emprstimos de outras lnguas com as quais a comunidade mantm contato. (Cereja; Magalhes, 1999, p. 07)

A lngua constitui, pois, um cdigo mutvel que integra as relaes humanas e que, ao mesmo tempo em que sofre modificaes, participa das mudanas nas sociedades. Esse patrimnio social responsvel pela possibilidade de se preservar o conhecimento e de transmiti-lo a outras geraes.

Lngua, sociedade e cultura Como entidade social a lngua, definida como [...] um conjunto de regras fonolgicas, morfolgicas, sintticas e semnticas, que determinam o emprego dos sons, das formas e relaes sintticas, necessrias para a produo dos significados. (Lopes, 2001, p. 58). Este conceito difere da definio dada por Elia, em que se l que [...] lngua o falar de uma comunidade, estruturalmente diferenciado, portador de aprecivel tradio cultural e reconhecido oficialmente por um Estado como forma de comunicao em suas relaes internas e externas. (Elia, 2000, p. 28) Em se tratando de aspecto social, ressalta-se que o carter social de uma lngua entendido como um sistema de signos convencionais que so facultados aos membros de uma sociedade para a possibilidade de comunicao, constituindo-se o papel mais importante hoje nas relaes humanas.
O carter social da lngua facilmente percebido quando levamos em conta que ela existe antes mesmo de ns nascermos: cada um de ns j encontra a lngua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. E, mesmo quando deixarmos de existir, a lngua subsistir independentemente de ns (Terra, 1997, p. 20).

Entre a lngua e a sociedade pode-se perceber que h um mundo de signos lingsticos e inmeras possibilidades comunicativas que iro formar as mensagens, ou seja, os sons, os gestos, as imagens estaro associados lngua, ligando-a no somente s relaes dirias, mas tambm aos meios de comunicao de massa e vida cultural, cientfica ou literria, passando a estabelecer um contrato social. Desse modo, a lngua:
[...] um patrimnio social. Tanto os signos como as formas de combin-los so conhecidos e acatados pelos membros da comunidade que a emprega. Pode-se dizer, por isso, que a lngua um verdadeiro contrato que os indivduos de um grupo social estabelecem. Aceitos os termos desse contrato, a comunicao est garantida. (Infante, 2001, p. 12).

Uma vez interagentes, no se delimitam de forma clara as relaes entre lngua, cultura e sociedade: difcil estabelecer onde uma comea e a outra termina, j que se estabelece uma relao ntima entre esses elementos. Conseqentemente, a lngua de uma

sociedade reflete seu modo de ver o mundo e, por meio dela, observam-se determinados aspectos como os valores e os costumes de um agrupamento ou mesmo a sua interao com outros grupos. O estudo de uma lngua deve considerar fundamentalmente os contextos socioculturais em que ela se apresenta, pois essa estrutura apresenta elementos bsicos e, muitas vezes, determinantes para as variaes de linguagem. Essa contextualizao permite explicar ou mesmo justificar fatos que, apenas lingisticamente, seriam difceis ou at impossveis de se determinarem. O enunciado, portanto, est intrinsecamente associado ambientao de que faz parte, promovendo interao entre seus interlocutores. E, se, por um lado, o contexto social interfere nas variaes lingsticas, por outro a funo que a lngua exerce na sociedade determina a importncia da sua aquisio, fazendo com que sua aprendizagem seja de suma importncia para que o indivduo tambm faa parte do contexto social. A sociedade, portanto, existe atravs da linguagem e representada pela juno de lngua e cultura. De acordo com Maingueneau, a linguagem:
Seria a capacidade de comunicao oral, e as lnguas seriam as formas particulares por meio das quais cada comunidade, cada sociedade ou grupo social realiza a linguagem. A questo do social, portanto, est diretamente ligada noo de lngua, porque a noo de sociedade que vai permitir a delimitao desse particular que a lngua, vista do universal que a linguagem (Maingueneau, 2002, p. 41).

A relao entre a cultura e a linguagem, to ampla quanto complexa, abrange desde a considerao de que as estruturas lingsticas possam se edificar a partir de uma situao cultural at a afirmao, em sentido contrrio, de que os costumes lingsticos de determinados grupos tenham moldado fundamentalmente a cultura desses povos. Ou seja, a linguagem modifica a cultura e esta modifica aquela. Vale salientar que os seres humanos dela fazem uso, modificam-na, mas no a detm para si ou no a possuem isoladamente. Para Hall:
A lngua um sistema social e no um sistema individual. Ela preexiste a ns. No podemos, em qualquer sentido simples, ser seus autores. Falar uma lngua no significa apenas expressar nossos pensamentos mais interiores e originais; significa tambm ativar a imensa gama de significados que j esto embutidos em nossa cultura e

em nossos sistemas culturais. (Hall, 2006, p. 40).

Essa relao intrnseca constitui arranjo fundamental nas atividades cotidianas e a mudana que se processa, tanto na cultura quanto na lngua, seja por eliminao, acrscimo ou modificao de elementos, ocorre de forma ininterrupta e involuntria. Os indivduos reestruturam aspectos lingsticos e valores morais, por exemplo, muitas vezes sem perceber. Certamente as sociedades mais antigas, por viverem mais isoladamente, preservavam tanto sua lngua quanto sua cultura com diminutas modificaes por perodos mais prolongados, havendo pouca diferena mesmo entre geraes mais distantes. Essa caracterizao permitiu uma identidade limitada por aspectos fsicos, ou seja, delimitaes espaciais indicavam uma nacionalidade, uma identidade cultural nacional. Essa cultura nacional abrange, portanto, a padronizao de valores e a singularizao de costumes, assim como a adoo de uma linguagem unificada. A movimentao do homem por territrios vizinhos e as suas viagens de explorao culminaram, entretanto, numa troca de informaes crescente e numa inevitvel transfigurao scio-cultural. A facilidade de deslocamento e os avanos tecnolgicos, enfaticamente nos meios de comunicao, tornaram essa troca constante e intensa, de modo que se passou a encontrar elementos de uma determinada cultura em outros locais ou em todo o mundo. Nesse ponto, a relao cambial no se processa igualitariamente, mas depende da influncia que uma sociedade exerce sobre a outra. O discurso, desse modo, torna-se elemento de disseminao de valores e de ideologias de uma sociedade, de modo que as sociedades receptoras no apenas aceitem, mas passem a adotar a influncia desse grupo social. Para Barros:
A ideologia dominante to abrangente que torna as demais organizaes do saber fragmentrias e muitas vezes contraditrias, pois incorporam elementos da representao dominante. O grau de coerncia e abrangncia dos sistemas ideolgicos no , assim, o mesmo nas diferentes concepes de mundo (Barros, 2001, p. 150).

Essa influncia pode ter muitos significados, uma vez que as

relaes entre os grupos sociais se fazem no apenas por interesses econmicos. Mas em qualquer situao a cultura que acaba se transformando, acrescentando ou modificando elementos. Embora a lngua no sofra influncia na mesma intensidade, modificaes surgem como o caso dos emprstimos lingsticos ou do estrangeirismo.

Identidade cultural e multiculturalismo A delimitao do meio fsico em relao ocupao humana parece ser a forma mais simples de considerar que os agrupamentos sociais apresentam peculiaridades e caractersticas que tornam seus integrantes semelhantes entre si e distintos de indivduos de outros grupos. Certamente essa delimitao espacial permite uma contextualizao da identidade cultural, tendo em vista que se trata de estruturao de relaes cotidianas condicionantes de adoo comum de valores e de princpios, bem como de costumes. H, entretanto, outras relaes que permitem considerar a identidade cultural em parcelas desses agrupamentos, seja por afinidades e interesses comuns ou por faixa etria e situao econmica, por exemplo. O ser humano parte integrante de diversas tramas sociais: a famlia, a escola, a comunidade, a classe social. E cada um desses reagrupamentos de que faz parte interfere nos conceitos e na construo lingstica de um indivduo. Hall aponta que A identidade formada na interao entre o eu e a sociedade. O sujeito ainda tem um ncleo ou essncia interior que o eu real, mas este formado e modificado num dilogo contnuo com os mundos culturais exteriores e as identidades que esses mundos oferecem. (Hall, 2006, p. 11). Ainda que os indivduos pertenam a um mesmo grupo, portanto, o contato com os diferentes agrupamentos torna sua formao cultural mpar. Esse processo de construo de identidade cultural , ao mesmo tempo, contnuo e complexo, o que torna o sujeito passvel de diferentes identificaes culturais, a depender das diferentes situaes em que encontre. O processo de identidade do ser humano, outrora consideravelmente solidificado, encontra-se pluralizado quer pela

multiplicao de subgrupos scios, quer pela ampliao desses subgrupos. Observe-se que as faixas etrias dentro de um mesmo agrupamento consistem uma subdiviso, ao mesmo tempo em que os indivduos de uma mesma faixa etria podem se identificar em agrupamentos diferentes. O processo de globalizao permitiu a quebra de barreiras e de fronteiras, levando o homem, em rpidos instantes, ao contato com novos mundos e com novas culturas. Assim, a cultura enquanto ideal social precisa realizar uma funo social; precisa oferecer, ou ao menos preservar, aqueles ideais de comunidade, identidade, o bem, etc., por meio das qual a ordem social pode ser mantida ou criticada em nome de uma ordem melhor. (Slater, 2002, p. 68-69). Enquanto sistema de representatividade das relaes entre grupos e indivduos, envolvendo o compartilhamento de patrimnios como a lngua, a religio, a arte, o trabalho, a identidade cultural funciona como elemento coesivo, estruturao delimitadora de caractersticas, valores e comportamentos semelhantes. Trata-se de um processo dinmico, que tambm possibilita a construo de novas identidades razo por que hoje elas no esto mais em contornos ntidos e sim inseridos em um novo processo cultural distante de permanecer estagnado.
As velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, esto em declnio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o individuo moderno, at aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada crise de identidade vista como parte de um processo mais amplo de mudana, que est deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referncia que davam aos indivduos uma ancoragem estvel no mundo social. (Hall, 2006, p. 7).

Pode-se destacar que a identidade social e cultural uma categoria que ir definir como os indivduos se inserem nos grupos e, conseqentemente, como eles agem, tornando-se sujeitos sociais embora seja possvel afirmar tambm que essas noes de identidade tenham evoludo junto com todas as transformaes sociais que marcaram o sculo XIX, ocasionando uma maior circulao de informaes e de culturas.

Com a evoluo tecnolgica respaldando-se nos meios de comunicao, a possibilidade de um individuo consumir bens produzidos em outras culturas e incorporar no seu cotidiano esses bens bem maior. Obviamente h de se considerar o equvoco de se assimilar uma realidade de valores que acarrete um enfraquecimento de vnculos com a realidade do individuo. Dentro dessa discusso surge percepo das condies multiculturais que vo agregando valores s novas identidades que no esto mais configuradas de forma unssona. Com todo o mundo interligado pela globalizao, difcil construir uma rede de significados, tradies e valores culturais que venha a representar uma nao. somente dentro da cultura e da representao que a identificao com essa comunidade imaginada pode ser construda (Hall, 2003, p. 78). A particularidade de definio de uma nao nica no mais existe: elas esto interligadas e interagindo concretamente, resultante inclusive da facilidade advinda do processo de multiculturalismo que celebra a diferena sem fazer diferena. Os imprios grego, romano, islmico, otomano e europeu foram todos, de formas distintas, multitnicos e multiculturais (Hall, 2003, p. 55). Essa descaracterizao da unidade nacional de cultura se acentua com o advento dos aparatos tecnolgicos, principalmente no que se refere ao deslocamento e comunicao. Consoante Hall:
A medida que as culturas nacionais se tornam mais expostas a influncias externas, difcil conservar as identidades culturais intactas ou impedir que elas se tornem enfraquecidas atravs do bombardeamento e da infiltrao cultural. As pessoas que moram em aldeias pequenas, aparentemente remotas, em pases pobres, do Terceiro Mundo, podem receber, na privacidade de suas casas, mensagens e imagens das culturas ricas (Hall, 2006, p. 74).

Alm dessa localizao espacial, as diferenas culturais podem ser delimitadas pela faixa etria, pela posio social, pela formao educacional ou mesmo pela preferncia em relao msica, ao esporte, profisso. Os grupos com traos culturais distintos coexistem e integram qualquer sociedade. A lngua, portanto, pode ser empregada como identificao desses agrupamentos e muitas vezes ser empregada, inclusive,

como demonstrao de desprezo ou de hostilidade em relao a outro grupo. Trata-se de uma excluso cuja ferramenta a prpria imposio de valores culturais e de menosprezo queles que forem considerados inferiores. As manifestaes da linguagem ultrapassam os mecanismos lingsticos e concretizam transformaes sociais e delimitaes culturais. Muitas vezes os agrupamentos sociais representam comunidades com interesses afins, cujos indivduos moram nos mais distantes pases, e a terminologia comum os aproxima. Em pocas mais recentes, a migrao e o contato mais estreito entre indivduos de diferentes sociedades promove uma miscigenao, uma verdadeira mistura de identidades. Hall (2006, p. 88) salienta que em toda parte:
Esto emergindo identidades culturais; e que so o produto desses complicados cruzamentos e misturas culturais que so cada vez mais comuns num mundo globalizado.[...] As culturas hbridas constituem um dos diversos tipos de identidade distintivamente novos produzidos na era da modernidade tardia (Hall, 2006, p. 88).

muito fcil observar como o uso dos computadores, por exemplo, presente no mundo inteiro, torna comum s mais diversas sociedades uma linguagem nica, associada informtica. As pessoas podem, por meio da rede mundial de computadores, trocar as mais variadas informaes e invariavelmente acabam usando as mesmas terminologias. Nesse aspecto, o uso de uma linguagem comum e geralmente a lngua inglesa uma necessidade inquestionvel. Importante se torna salientar que esse multiculturalismo transforma a prpria linguagem e a utiliza como forma de identidade cultural entre os membros de um mesmo agrupamento global. Para Rajagopalan, essa:
Nova relao entre as pessoas das diferentes regies do mundo, das mais variadas etnias e lnguas, de histrias e tradies diferentes, se deu como conseqncia imediata do rompimento das barreiras que, at pouco tempo atrs, pareciam intransponveis e serviam de impedimento a qualquer forma de aproximao entre os povos, a no ser com propsitos amigveis (Rajagopalan, 2003, p. 57).

Observe-se que essa escolha nem sempre se faz de maneira

consciente ou proativa. A escolha de um vocbulo no exige de um indivduo momentos de reflexo ou de discusso em vez disso, emprega-se o que parecer mais imediato, inclusive com a pronncia que parecer mais correta. Sujeito no processo participativo e construtivo da sociedade, o homem integra esse conjunto ao mesmo tempo em que sente necessidade de se firmar nico e diferente dos demais. Como agente social, o ser humano participa de uma comunidade e dela faz parte ativamente. Como indivduo, no obstante, sobressai necessidade de se fazer nico, diferente dos seus companheiros. Essa constante busca de identificao, entre os seres humanos, como forma de distino e de afirmao de identidade, permeia toda a histria da humanidade, caracterizando a necessidade humana de se fixar um determinado padro, como norma numa privilegiada hierarquizao das identidades e das diferenas, atribuindo-se-lhes todas as caractersticas positivas possveis, em relao s quais as outras identidades s podem ser avaliadas de forma negativa.

CONCLUSO Compreender a adoo do estrangeirismo como resultado da insero de elementos culturais por meio das ferramentas do contexto lingstico considerar que lngua e sociedade esto intrinsecamente relacionadas e que no se pode sustentar uma sem a presena da outra. Na verdade, o estrangeirismo no constitui uma realidade isolada. Ele surge inserido nas estruturas frasais da lngua portuguesa, muitas vezes hibridamente flexionados. O estrangeirismo participa, pois, dos prprios processos culturais e da convergncia de interesses cerceada pela imposio da mdia. Nesse sentido, quando uma sociedade privilegia a insero de valores de outra sociedade em seu contexto scio-cultural, a adoo desses valores representa a vontade de tornar tal contexto o mais semelhante possvel da ambincia vislumbrada. A evoluo histrica do Brasil bem demonstra como essa

valorizao de elementos pertencentes a outras sociedades est arraigada: o perodo de colonizao supervalorizou o estilo de vida portugus, indubitavelmente; em seguida a Frana passou a ser o modelo a ser seguido. Mais frente os Estados Unidos passaram a ser o alvo dessas aspiraes. Dentro do prprio pas essa tendncia uma constante: as capitais ditam valores para as outras cidades, estados como So Paulo e Rio de Janeiro so referncias para o resto do pas. Essa valorizao de determinadas culturas em detrimento de outras reforada pela mdia, que difunde largamente essa forma de imposio. Mesmo em contextos mais especficos essa tendncia uma constante: a prtica de esportes ou a participao em determinados grupos sociais tende a mitificar valores e a valorizar determinados costumes. Assim, no apenas roupas e linhas de pensamento so adotadas por esses agrupamentos, mas a prpria linguagem se faz modificada. Um dos elementos mais constantes nessa adoo de outros valores culturais a aquisio de emprstimos lingsticos, que, se, inicialmente, representava a necessidade de se utilizar um vocbulo estrangeiro pela falta de equivalente na lngua portuguesa, passou a ser empregada como recurso de afirmao de identidade cultural. Usar o emprstimo lingstico seria, ento, uma opo mais por imposio de uma estrutura que por conscincia. Se, por um lado, isso representa modificao da linguagem, por outro representa um enriquecimento cultural. De qualquer forma, interessante ressaltar que no se pode, num mundo cujo funcionamento tem se globalizado e cujas relaes se fazem por meios como a televiso e a Internet, isolar completamente uma cultura ou uma lngua. Mais importante seria tornar os usurios dessa lngua cientes do fenmeno para que essa adoo de estrangeirismos seja uma opo meramente. preciso ter essa conscincia para que se faa melhor uso de to rica troca.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso. Trad. Dlson Ferreira da Cruz. So Paulo: Contexto, 2005. BAGNO, Marcos. Cassandra, fnix e outros mitos.. In: FARACO, Carlos A. (Org.). Estrangeirismos: guerra em torno da lngua. So Paulo: Parbola, 2004. p. 47-83. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semitica do texto. So Paulo: tica, 2001. BRANDO, Helena H. N. Introduo anlise do discurso. 2 ed. rev. Campinas: Unicamp, 2004. BRASIL, Dirio da Cmara dos Deputados. Projeto de Lei no. 1676, de 1999, p. 52060-52063, 4 de novembro de 1999. CAMARA Jr., Joaquim Mattoso. Princpios de lingstica geral. Rio de Janeiro: Padro, 1989. CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus: linguagens. literatura, produo de texto e gramtica. 3 ed. So Paulo: Atual, 1999. ELIA, Silvo. A lngua portuguesa no mundo. 2 ed. So Paulo: tica. 2000. GARCEZ, Pedro M.; ZILLES, Ana Maria S. Estrangeirismos: desejos e ameaas. In: FARACO, Carlos Alberto (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da lngua. 3 ed. So Paulo: Parbola, 2004. p. 15-30. HALL, Stuart. Da Dispora: identidade e modificaes culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. . A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de janeiro: DP&A, 2006. IANNI, Octavio. Teorias da Globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. INFANTE, Ulisses. Curso prtico de gramtica aplicada aos textos. So Paulo: Scipione, 2001. LOPES, Edward. Fundamentos da lingstica contempornea. 17

ed. So Paulo: Cultrix, 2001. MAINGUENEAU, Dominique. Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2002 ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formao e circulao dos sentidos. 2 ed. Campinas: Pontes, 2005. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingstica crtica: linguagem, identidade e a questo tica. So Paulo: Parbola, 2003. SCHMITZ, John R. O projeto de Lei n. 1676/99 na imprensa de So Paulo. FARACO, Carlos Alberto (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da lngua. 3 ed. So Paulo: Parbola, 2004, p. 85-106. SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. So Paulo: Nobel, 2002. TERRA, Ernani. Linguagem, lngua e fala. So Paulo: Scipione, 1997. ZILLES, Ana Maria S. Ainda os equvocos no combate aos estrangeirismos. In: FARACO, Carlos Alberto (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da lngua. 3 ed. So Paulo: Parbola, 2004, p. 143-161.

Anda mungkin juga menyukai