Anda di halaman 1dari 31

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA, CAMPUS PLANALTINA.

PAULO ERICA JOSE TIAGO

SEMINARIO SOBRE O SISTEMA REPRODUTIVO CANINO

PLANALTINA - DF 2013

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA, CAMPUS PLANALTINA.

PAULO ERICA JOSE TIAGO

SEMINARIO SOBRE O SISTEMA REPRODUTIVO CANINO


Trabalho apresentado como forma de Seminrio elaborado pelos estudantes da turma do STA2 do Instituto Federal de Braslia, com intuito final a obteno de nota de avaliao semestral , sob coordenao do professor Mestre Osmar, da disciplina de Anatomia Animal.

PLANALTINA - DF 2013

RESUMO

O presente trabalho visa estabelecer um melhor entendimento sobre o sistema reprodutivo dos ces, para isso foi elaborado de forma bem didtica e com intuito final de levar aos ouvintes informaes tcnicas e cientificas expostos pelos participantes de apresentao de seminrio com o propsito de a.exposio temtica do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratgias: exposio oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc.Trata-se de uma viso global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;

Palavras-chave: reproduo, hormnio, espermatozoides, genitais, ciclo estral, puberdade, macho, fmea

1 INTRODUO

Os mamferos (do latim cientfico Mammalia) so uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presena de glndulas mamrias que, nas fmeas, produzem leite para alimentao dos filhotes, e a presena de plos (existem poucas espcies de mamferos que no tem plos). So animais endotrmicos, ou seja, que possuem mecanismos internos para o controle da temperatura corprea. A endotermia amplia o leque de reas geogrficas a serem habitadas por eles, tendo em vista que no so to sensveis a temperaturas externas. So animais vivparos, logo, desenvolvem seus filhotes no interior do corpo materno (essa caracterstica aumenta a probabilidade de vida da prole, j que os embries se desenvolvem internamente e no em ovos, no caso dos rpteis e anfbios). Os mamferos incluem 5 416 espcies (incluindo os seres humanos), distribudas em aproximadamente 1.200 gneros, 152 famlias e at 46 ordens, de acordo com o compndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Dentro deste universo de nmeros encontramos o co (Canis lupus familiaris), um mamfero candeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano, o qual abordaremos todo seu sistema de reproduo neste estudo.

2 FAMILIA CANIDAE

Como falamos anteriormente os mamferos pertencem a uma espcie de animais vertebrados, de Classe Mammalia sendo que esta espcie composta por varias famlias. Vamos destacar a famlia Canidae, que so candeos que constituem uma famlia de mamferos digitgrados, da ordem dos carnvoros, que inclui o cachorro, o lobo, o coiote, o chacal, a raposa entre outros. Os candeos so animais de mdio a pequeno porte, que se alimentam predominantemente de carne. O co, tambm chamado de cachorro, na verdade uma subespcie do lobo: o cinzento. Ele foi domesticado h mais de 130 mil anos, auxiliando o homem em caas e na guarda de seus territrios; tornando-se, no decorrer desse tempo, tambm um grande companheiro.

2.1 CARACTERSTICAS SEXUAIS

Na poca do nascimento, apresentam-se as caractersticas sexuais primrias (glndulas seminais) e tambm as caractersticas sexuais secundrias (morfolgicas e comportamentais). (GURTLER, 1987). As caractersticas morfolgicas se dividem em genitais e extragenitais. No macho so as estruturas armazenadoras, condutoras e eliminadoras (epiddimo, ducto deferente, uretra e pnis) de esperma, e tambm as glndulas sexuais acessrias (prstata, vesculas seminais, glndulas bulbo-uretrais, no co no existem as duas ltimas). Na fmea so o ovrio, a trompa, o tero, a vagina, a vulva e o clitris. (GURTLER, 1987). At o incio da maturidade as glndulas germinativas esto em estado de repouso. O incio da maturidade acontece por aumento da secreo de luliberina e GnRH (hormnio liberador de gonadotrofina) no hipotlamo, que provoca o aumento na sntese e liberao das gonagotrofinas FSH e LH do lobo anterior da hipfise (adenoipfise). O FSH estimula nas fmeas a formao e maturao dos folculos

tercirios, que produzem estrgenos sob influncia do LH. Os estrgenos fazem com que a trompa, tero e vagina aumentem seu volume, e atua no crescimento da glndula mamria. Nos machos, o FSH estimula o crescimento dos tbulos seminferos e a maturao dos espermatozides. O LH estimula a sntese de testosterona (que faz com que as glndulas sexuais acessrias entrem em funcionalidade) pelas clulas intersticiais. (GURTLER, 1987). Machos e fmeas tambm se diferenciam pelo desenvolvimento do corpo e pelo comportamento. Os machos, por causa da testosterona, apresentam esqueleto e msculos desenvolvidos, so fortes e lideram manadas, impulso sexual sempre presente (maior no vero). As fmeas possuem a bacia maior, favorvel para o parto, tem temperamento calmo, e aps o parto aparece um instinto de proteo. O instinto de acasalamento aparece apenas no cio. (GURTLER, 1987)

2.2 PUBERDADE

Puberdade tem sido definida como um processo pelo qual uma fmea tornase capaz de reproduzir. Na cadela ocorre de 6-12 meses de idade, nesta poca, elas atingem 75% do seu tamanho adulto. O inicio da puberdade envolve aumento na sntese e liberao do hormnio liberador de gonadotrofina (GnRH) pelo hipotlamo, orientando a secreo de gonadotrofinas (CUNNINGHAM, 2004). De uma maneira mais especfica, a puberdade nas fmeas, o momento em que ocorre a primeira ovulao com manifestao estral, seguida pelo desenvolvimento de um corpo lteo funcional (MIALOT,1988). A idade da puberdade em cadelas muito varivel, no somente entre raas, mas tambm em indivduos da mesma raa. O primeiro proestro pode ocorrer entre seis treze meses de idade. normal que cadelas de grande porte apresentem o primeiro ciclo estral aps 18 24 meses.( LANNA, 2008) No co, a puberdade caracterizada pelo aparecimento dos primeiros espermatozides nas vias genitais, se manifesta no fim do perodo de crescimento rpido dos testculos, a puberdade ocorre entre 7 10 meses. Antes da puberdade o co tem baixa concentrao de espermatozides com numerosas anomalias. (MIALOT, 1988). Na maturidade sexual os machos desenvolvem um odor sexual (ferormnio), formado nas glndulas cutneas na maioria das espcies, percebido

pelos animais de mesma espcie. (GURTLER, 1987). Ainda no macho, um sinal de que atingiram a puberdade o levantar da pata para urinar, estudos dizem que cerca de um ms aps este sinal o co comea a gerar espermatozides. Inicio da maturidade sexual do co: 7-11 meses (GURTLER, 1987). No co a puberdade tende a acontecer mais cedo em animais de pequeno porte em relao aos grandes (PINEDA,2003).

2.3 CICLO ESTRAL

O ciclo estral do co domstico (Canis familiaris) possui caractersticas distintas das outras espcies. A cadela monocclica e sua fase lutenica semelhante em indivduos gestantes e no gestantes, apresentando alm disso, perodo de vrios meses de quiescncia (anestro) at o novo ciclo (OLIVEIRA, 2003). O ciclo estral na cadela consideravelmente mais longo do que na maioria dos outros animais domsticos (OKKENS, 2006). A cadela apresenta geralmente ciclo monoestral, no sazonal, caracterizado por lenta mudana entre as fases do ciclo e um longo perodo varivel de anestro fisiolgico, em ciclos com ou sem gestao. Cadelas apresentam estro durante todo o ano, evidenciando pouca ou nenhuma influncia da sazonalidade ou fotoperodo sobre o ciclo ovariano. (LANNA, 2008). O ciclo estral na cadela consiste de 4 fases distintas, o pr estro, estro , diestro e anestro. O Proestro e o Estro so tambm chamadas de fases estrognicas ou Proliferativas. As fases de Metaestro chamados de fase progesternicas ou Secretoras. Depois de cada ciclo estral, que dura

aproximadamente 3 meses, entra a fase de anestro, que varia de durao. O intervalo entre o inicio de um ciclo estral para o outro normalmente de 7 meses mas tem variao de 4 12 meses. O tempo de intervalo inter estral de uma s cadela pode ser regular ou pode sofrer variaes (BUTINAR et al., 2003).

2.4 PROESTRO (maturao folicular)

Ocorre a maturao de um ou mais folculos no ovrio sob influncia do FSH e LH, este influencia a formao de quantidades crescentes de estrgenos, que desencadeiam o estro e promove um crescimento das glndulas uterinas e aumento do dimetro do tero (fase proliferativa). (GURTLER, 1987)

A fmea apresenta a vulva edemaciada e hipertrofiada, a crvice dilatada, o endomtrio espessado e h aumento na atividade glandular e no crescimento dos ductos e tbulos da glndula mamria. Estas alteraes so causadas pelo aumento da concentrao de estrgeno nesta fase (OLIVEIRA, 2003). Definido como o perodo em que a cadela se torna sexualmente atrativa para os machos, mas ela rejeita a cpula. A durao do proesto varia de 3 17 dias , em mdia dura 9 dias (BUTINAR et al., 2003). Segundo BENETTI et al., apud CHRISTIANSEN (1984), j se registrou durao de 27 dias, com a fmea em condies reprodutivas normais.

2.5 ESTRO (cio)

A cadela apresenta duas fases no cio: a fase de preparao (4-6 dias) e o cio verdadeiro (6-10 dias). No cio verdadeiro, ocorre amadurecimento de vrios folculos, que s chegam ovulao no final do cio, assim, somente o acasalamento neste perodo leva fecundao. Em cadelas que vivem livres, geralmente ocorre fecundaes por vrios machos, ocorrendo superfecundao (superfecundatio) (GURTLER, 1987).

Em algumas cadelas, criadas prximas do proprietrio e sem contato com outros ces, tornam-se agressivas, no aceitando o macho. Pode tambm haver casos raros, em que a cadela entra no cio, mas no ovula (CRUSCO, 1998). Porm o estro o perodo em que a fmea permite a cpula. Este perodo tem uma durao mdia de 9 dias, variando de 3 21 dias. Durante o estro a vulva comea a diminuir e suavizar e o corrimento vaginal geralmente diminui (BUTINAR et al., 2003). Tem sido observado que a cadela comea a exibir os sinais do estro, quando a concentrao de estrgeno circulante comea a declinar e a progesterona srica aumenta (OLIVEIRA, 2003). neste perodo em que ocorre a ovulao, o desenvolvimento do corpo lteo e a proliferao do endomtrio (MIALOT, 1988).

2.6 DIESTRO

O diestro inicia-se aps a ltima receptividade ao macho, e persiste at que o endomtrio se regenere completamente, tendo durao de 80-155 dias (CHRISTIANSEN, 1984), e tem durao semelhante para cadelas gestantes e no gestantes (OLIVEIRA, 2003). Ocorre a formao do corpo lteo aps a ovulao, que acaba funcionando como uma glndula hormonal. O diestro dominado pela progesterona (OLIVEIRA, 2003). marcado pelo fim do cio, ou seja, a cadela no mais receptiva ao macho (OLIVEIRA et al., 2003). Se no ocorrer fecundao, o corpo lteo se atrofia a partir do dcimo dia aps a ovulao. Ocorre ento um aumento da formao de luliberina e sntese de FSH, resultando em nova maturao folicular. Na atrofia do corpo lteo, a prostaglandina F2, tem papel importante, participando na reduo do suprimento sanguneo para o ovrio que contm o corpo lteo e na reduo da sntese de progesterona (GURTLER, 1987).

2.7 ANESTRO

Neste perodo o tero encontra-se em processo de involuo aps os efeitos de uma gestao ou pseudogestao (OLIVEIRA et al., 2003). A completa involuo do tero ocorre os 120 dias quando no h gestao, e aos 140 dias quando houver gestao (OLIVEIRA et al., 2003). Mesmo sendo um estgio inativo do ciclo estral, os ovrios e a hipfise encontram-se ativos, o hipotlamo secreta quantidades crescentes de GnRH, que torna a hipfise mais sensvel, tambm aumenta a resposta ovariana s gonadotrofinas e a concentrao de LH perto do fim do anestro, sendo importante para o comeo de uma nova fase folicular (BUTINAR et al., 2003). Ocorre entre o final do diestro ou prenhez at o incio do prximo prestro, tendo durao mdia de quatro meses e meio, a qual varia segundo raa, sade, idade, poca do ano e outros fenmenos (FELDMAN & NELSON, 1996). De acordo com BUTINAR et al. (2004), a durao e regulao da fase ltea a mesma na cadela prenha e na no prenha.

Caractersticas do Ciclo Reprodutivo

Espcie

Idade na Puberdade
5 24 meses. Mais cedo nas raas pequenas. Mais tarde nas raas maiores

Tipo do ciclo

Durao do ciclo
312 13 meses

Durao do estro
2 21 dias (mdia de 6-12)

Melhor poca do acasalamento


A partir do segundo dia de estro e em dias alternados, da para o final do estro

Primeir o estro aps o parto


Poucos meses (um perodo de metestro de 2 312 meses seguido de um perodo de anestro altament e varivel)

Observaes

Co

Monostr ico no sazonal

Sangrame nto do proestro por 7 10 dias. Ovulao geralment e 1 3 dias aps a primeira aceitao. vulos eliminados antes de se expulsar o 1 corpsculo polar. A pseudopre nhez geralment e termina entre 60 e 70 dias

3 SISTEMA URINRIO E GENITAL

Os sistemas urinrio e reprodutivo do co esto relacionados tal como os dos restantes mamferos. Dois rins retiram do sangue substncias indesejadas ou potencialmente txicas. Os resduos clarificados passam para a bexiga. Uma nica uretra faz sair a urina atravs do pnis ou, nas cadelas, da vulva. O prprio sistema reprodutivo est integrado na parte final do sistema urinrio. Os canais espermticos dos testculos do macho transportam o esperma at uretra. Na fmea, a vagina conduz at vulva, onde a uretra descarrega.

4 INFLUNCIAS HORMONAIS

O macho est sempre sexualmente ativo e acasala sempre que pode. A partir da puberdade, as clulas sexuais so produzidas em massa nos testculos. O macho atrado pelo odor hormonal das fmeas sexualmente ativas, o que estimula a glndula pituitria, ou hipfise, na base do crebro a informar os testculos que produzam mais testosterona e esperma. A fmea, geralmente, tem dois ciclos de atividade hormonal reprodutiva (cio) por ano. Cerca de 12 dias antes do cio, a vulva incha e produz uma descarga. Durante o cio, e durante cinco dias, esta descarga para e os ovrios libertam vulos nas trompas de Falpio. Apenas nessa altura ela escolhe um parceiro. Se o acasalamento acontecer, a gravidez da resultante durar cerca de 63 dias. No entanto, mesmo que no haja acasalamento, a fmea ter uma gravidez hormonal (metestro) que durar oito semanas, seguida de um perodo de 15 dias de descanso reprodutivo (anaestro) at fase seguinte.

4.1 QUANDO ACASALAR

A cadela torna-se sexualmente madura aos 10 meses de idade e acasala voluntariamente durante o primeiro cio. Contudo, nesta fase inicial da vida, ainda no atingiu maturidade emocional e psicolgica; isto por vezes conduz a ninhadas pequenas e maus cuidados maternais. O acasalamento, geralmente, mais produtivo durante os ciclos seguintes. A maior parte das cadelas ovula entre 10 e 12 dias depois do incio do ciclo, mas este padro pode variar entre indivduos, por isso, a maior parte dos criadores acasala as cadelas duas vezes, no 10.0 e 12.0 ou 11.0 e 13.0 dias. O exame dos fluidos vaginais atravs de um microscpio indica quando uma cadela ovulou, mas a monitorizao dos nveis hormonais do sangue mais eficaz.

4.2 RESPOSTAS HORMONAIS

As hormonas - os mensageiros qumicos do corpo - so responsveis pela gesto e manuteno das funes do corpo do co em resposta a alteraes internas e externas. A maior parte das hormonas produzida pelas principais glndulas endcrinas: pituitria (ou hipfise), tiride, paratiride, e supra-renais, os ovrios ou testculos e o pncreas. As hormonas produzidas por estas glndulas so descarregadas na corrente sangunea e actuam noutras partes do corpo. O sistema endcrino controlado pela glndula pituitria uma glndula "principal" situada na base do crebro. Esta, por sua vez, est sob o controlo de uma parte do corpo

produtora de qumicos chamada hipotlamo. Feedback hormonal Os nveis hormonais so mantidos e ajustados pelo "feedback negativo". Este atua de forma semelhante de um termstato e um sistema de caldeira de aquecimento: o termstato gere a temperatura do ar; se a temperatura desce abaixo de certo ponto, o termstato liga a caldeira. Quando a temperatura sobe acima de certo ponto, o termstato desliga a caldeira. No sistema endcrino, uma imagem, um som ou um odor podem estimular a produo de uma hormona pela glndula pituitria atualmente tambm conhecida por hipfise. Esta hormona viaja pela corrente sangunea at outras glndulas, estimulando-as a produzir certo nmero de novas hormonas que atuam nos rgos e nos msculos para fornecer uma resposta.

As novas hormonas tambm viajam na corrente sangunea at pituitria e diminuem a produo da hormona estimulante original. Esta forma de controlo recproco ocorre constantemente para gerir e controlar as reaes do corpo.

4.3 GLNDULA PITUITRIA (HIPFISE)

A glndula pituitria produz uma variedade de hormonas que controlam diversas glndulas endcrinas e influenciam uma variedade de processos fisiolgicos no corpo. As hormonas produzidas pela pituitria estimulam as glndulas supra-renal e tiride e regulam o crescimento, a produo de vulos e esperma, a criao de hormonas sexuais, a produo de pigmentos da pele, a concentrao de urina, as contraces uterinas e a libertao de leite.

4.4 SECREES SUPRA-RENAIS

A parte central das glndulas supra-renaisa medula supra-renal- est primeiramente sob o controlo do sistema nervoso. Quando um co est nervoso ou sexualmente excitado, a medula produz adrenalina.

5 ANATOMIA DOS RGOS REPRODUTORES MASCULINOS

Constitui-se de: Testculos, Epiddimo, Ducto deferente, Glndulas sexuais acessrias e pnis. Os testculos esto dentro do escroto. Inserido no testculo encontramos o epiddimo que estoca e transporta os espermatozides, que do epiddimo vo ao ducto deferente que entra na uretra (SCHOENAU, 2011). As secrees das glndulas sexuais acessrias se juntam aos

espermatozides formando o smen. Os rgos masculinos podem se dividir em: rgos reprodutores internos e rgos de acasalamento, externos. A formao de gametas ocorre nos testculos e so armazanados no epiddimo. A liberao ocorre no acasalamento, onde uma parte do esperma liberada e misturada secreo das glndulas sexuais acessrias (no co, apenas a prstata), e ento introduzida na fmea pelo pnis. Nos animais castrados, as glndulas sexuais acessrias so atrofiadas (GURTLER, 1987).

5.1 PNIS

O pnis dos caninos composto por raiz, corpo e glande. Na parte caudal h dois corpos cavernosos e na parte cranial o osso do pnis. A glande uma estrutura que se estende por todo o osso do pnis (SISSON & GROSSMAN, 1975). A ereo inicia com um ingurgitamento do bulbo da glande e uma extenso do processo uretral. Em seguida o colo da glande comea a ingurgitar e o ingurgitamento continua nos espaos cavernosos. Quando o pnis est

completamente ereto, o epitlio est distendido e as veias superficiais proeminentes. Neste processo o bulbo da glande aumenta de tal forma que o macho no consegue retirar o pnis da vagina da fmea, permanecendo ligados de cinco minutos uma hora, Hart (1970, apud SISSON & GROSSMAN, 1975).

5.2 TESTCULOS

Sua funo consiste na formao de espermatozides e secreo de testosterona, que atua nas glndulas acessrias estimulando a produo de substncias (glicose, frutose, etc.) importantes para a locomoo dos

espermatozides e para o tamponamento do esperma (GURTLER, 1987). A formao dos espermatozides acontece nos tbulos seminferos, e entre eles ocorre a formao de testosterona pelas clulas de Leydig. Nos tbulos seminferos, as clulas imediatamente prximas membrana basal

(espermatognias) dividem-se e formam os espermatcitos I, que se dividem novamente e formam os espermatcitos II, destes formam-se as espermtides, e estas finalmente se transformam em espermatozides. (GURTLER, 1987). Entre as espermatognias localizam-se as clulas de Sertoli, que possuem funo nutritiva, protetora e suporte das clulas espermatognicas, alm da funo fagoctica. A funo do epiddimo na maturao e armazenamento de

espermatozides

testosterona-dependente

(GURTLER,

1987).

As espermatognias so desenvolvidas no embrio, mas s vo maturar e dividir com o incio da maturidade sexual e influncia de FSH. Quando existe uma secreo baixa de FSH e ICSH (hormnio estimulante da clula intesticial), os testculos no descem para a bolsa escrotal (descenso), e ficam na cavidade abdominal ou no canal inguinal (criptorquidia abdominal ou inguinal) (GURTLER, 1987). A formao de espermatozides depende de alto teor de protenas, e vitamina A, Mn (Mangans) e I (iodo). (GURTLER, 1987).

De acordo com SETCHELL (2006), os testculos de ces domsticos correspondem a 0,13% do peso do corpo.

5.3 GLNDULAS SEXUAIS ACESSRIAS

Assumem sua funo no inicio da maturidade sexual, formando secrees com importncia na nutrio dos espermatozides. Armazenam a secreo e

liberam-na na ejaculao atravs da contrao muscular lisa. Em animais castrados so rudimentares. (GURTLER, 1987). Glndulas sexuais acessrias (no co, apenas a prstata). (GURTLER, 1987). 1- Vesculas seminais ausente no co. 2- Prstata situada sobre o colo vesical e na poro inicial da uretra, na qual desemboca. Maior desenvolvimento apresentado nos carnvoros, no co ocorre frequentemente uma hipertrofia em idade avanada, que impede o esvaziamento da bexiga. rica em fosfatase acida, cujo aumento no soro importante para diagnosticar tumores prostticos (GURTLER, 1987). Sua secreo tambm contm substancias proticas, lipdios e hexoses. 3- Glndulas bulbo-uretrais ausentes no co.

5.4 ESPERMA

Na ejaculao, so liberados espermatozides do epiddimo que so misturados s secrees da prstata (no co). Sua formao acontece nos tbulos seminferos ininterruptamente. Os espermatozides amadurecidos vo para o epiddimo (onde so armazenados) passando pela rete testis e ductos eferentes. Os no ejaculados morrem aps 3 meses na cauda do epiddimo sendo eliminados atravs dos espermatfagos. (GURTLER, 1987). Na ejaculao, o epiddimo se contrai e leva espermatozides para o ducto deferente e depois para a uretra, aonde chegam tambm as secrees das glndulas acessrias. O smen expelido pelo relaxamento do msculo esfncter uretral e por contraes do msculo bulbocavernoso. A coordenao desses processos feita pelo centro genitoespinal, na medula lombar. (GURTLER, 1987). A movimentao dos espermatozides importante para atingir a clula ovo nos rgos sexuais femininos. Percorrem cerca de 2 a 4 mm por minuto. O transporte facilitado por contraes ondulares do tero. (GURTLER, 1987). A quantidade do ejaculado e densidade espermtica depende principalmente da freqncia de acasalamento e alimentao. O macho ejacula um grande volume mas com baixa concentrao de espermatozide, aproximadamente 97% do volume

do ejaculado constitudo pela secreo da Prstata, a nica glndula sexual acessria dos ces (PINEDA 2003). Oligospermia e Azoospermia: o primeiro caso significa produo insuficiente de espermatozides e o segundo, nenhuma produo (CRUSCO, 1998).

Co frtil: o normal ter uma concentrao mnima de 250 milhes de espermatozides vivos e viveis, acima de 70% de motilidade e menos de 20% de defeitos totais. (CRUSCO, 1998) Quantidade do ejaculado no co = 6 ml (2-10) (GURTLER, 1987). Densidade do esperma no co = 60-300 mil espermatozides por mm (GURTLER, 1987).

6 ANATOMIA DOS RGOS REPRODUTORES FEMININOS

Os rgos genitais da fmea produzem as clulas germinativas femininas, os vulos, e tambm protegem e nutrem o embrio. Os rgos femininos responsveis pela reproduo so: Ovrios, Tubas Uterinas, tero (cornos, corpo e crvix), Vagina, Vestbulo e Vulva (SCHOENAU, 2011).

6.1 OVRIO

Os ovrios so as glndulas reprodutivas que produzem os vulos, que liberados desses entram nas tubas uterinas onde amadurecem e so fertilizados. Com a fecundao, o embrio levado ao tero para proteo e nutrio (SCHOENAU, 2011). A- formao de ovcitos maduros B- formao de hormnios do cio (estrgenos) C- formao dos corpos lteos (produo de progesterona) Com ajuda dos estrgenos e da progesterona, o ovrio tem ao no desenvolvimento Participam na das maturao caractersticas do folculo e sexuais formao do secundarias. corpo lteo:

a) Hormnio Folculo-Estimulante (FSH) promove o desenvolvimento do folculo. b) Hormnio Luteinizante (LH) leva a ovulao, promove formao de estrgenos e estimula desenvolvimento do corpo lteo. c) Hormnio luteotrpico (LTH, prolactina) estimula o desenvolvimento do corpo lteo. O ovrio ainda produz o 17-estradiol, que controla a liberao de FSH e LH atravs do hipotlamo, e na gestao aumenta a massa muscular uterina e espessamento da mucosa vaginal (BENETTI et al., 2004).

6.2 TERO

O tero constitudo de um corpo muito curto, no qual divergem dois cornos longos e finos. A crvix tambm muito curta. (DYCE, K.M. et al. 2004).

6.3 VAGINA, VESTBULO E VULVA

A vagina muito longa e estende-se horizontalmente atravs da pelve, antes de penetrar alm do arco isquitico e unir-se ao vestbulo.

6.4 OVULAO

Receptores do hormnio LH desenvolvem-se na granulosa, possibilitando um pico pr-ovulatrio de LH que provoca a ovulao partir de alteraes crticas no folculo e resultando na liberao do ovcito, alm de transformar as clulas secretoras de estrgeno em secretoras de progesterona. Outra funo deste pico fazer a granulosa produzir substncias, como a prostaglandina F2 (PGF2), estas e outras desconhecidas rompem a teca (CUNNINGHAM, 2004).

Alguns autores divergem do momento da ovulao, podendo ocorrer entre 24 a 72 horas aps a onda de LH, entre o segundo ou terceiro dia do estro, ou de 24 a 48 horas aps a aceitao do macho pela fmea (OLIVEIRA et al., 2003). De acordo com GURTLER (1987), a ovulao ocorre cerca de 10 horas aps o desaparecimento dos sintomas do cio. O estrgeno usado pelos folculos para estimular o desenvolvimento da granulosa e sinalizar o hipotlamo e hipfise anterior quanto maturidade dos folculos para a ovulao (CUNNINGHAM, 2004). Corpo lteo: Aps a ovulao, forma-se o corpo lteo no lugar do folculo maduro. No corpo lteo formada a progesterona (que no co tambm produzida em pouca quantidade durante a onda pr-ovulatria de LH, sendo importante para a receptividade sexual), com a funo de levar a mucosa uterina para a fase proliferativa, e preparar o tero para a gestao, alm de impedir a maturao de

novos folculos durante a prenhez (GURTLER, 1987). O LH importante para a manuteno do corpo lteo (CUNNINGHAM, 2004).

7 CPULA

As cadelas exercem atrao sobre os machos por aproximadamente 9 dias, enquanto esto no proestro. O acasalamento ocorre quando a cadela est no cio, a receptividade controlada pelo estrgeno e GnRH na fmea e pela testosterona no macho. O sinergismo entre hormnios importante para a receptividade, e na cadela importante a exposio ao estrgeno seguida da progesterona, porque o estrgeno torna a fmea atrativa, mas no produz receptividade. Antes da monta, o macho lambe rapidamente a vulva da cadela antes de mont-la. Antes da monta, em alguns casos, o macho pode apresentar um procedimento de corte relativamente prolongado, mas geralmente apenas lambe rapidamente a vulva da cadela antes de mont-la. Em resposta, a cadela geralmente se mantm firmemente apoiada, com a cauda deslocada lateralmente, expondo a vulva. O co efetua a penetrao sem ereo, devido presena do osso peniano. Uma vez que o pnis se encontre no interior da vagina, ocorre o ingurgitamento do bulbo da glande, que acompanhado de fortes movimentos de estocada, resultando na ejaculao de lquido prosttico. Terminada a movimentao plvica, o co desmonta e, passando um dos membros posteriores sobre a cadela, fica de costas para ela, preso pelo bulbo ingurgitado, o que torna a separao difcil. Este aprisionamento pode durar de 5 a 60 minutos (mdia de 20 minutos) e, durante este perodo, a cadela e o macho podem se movimentar juntos para um lado e para o outro. (INTERVET. 2010). A primeira frao do smen ejaculada enquanto o pnis est parcialmente ereto, segunda frao ejaculada imediatamente aps terem cessados os movimentos impetuosos. Logo aps, o macho desmonta, faz um giro, erguendo uma pata sobre a cadela, e os animais permanecem com os quartos posteriores em contato, enquanto a terceira frao ejaculada nesse estgio (GOMES, 2010). Embora a maioria dos ces acasale em momento favorvel, a causa mais comum de falha na concepo o acasalamento no momento errado (GOODMAN 2001). Isto porque a cpula deve ser feita de maneira que os espermatozides estejam no trato reprodutivo da fmea perto ou prximo da ovulao.

7.1 FECUNDAO

O esperma no co depositado diretamente no tero (CUNNINGHAM, 2004). No tero ocorrem contraes (estimuladas pela ocitocina) que partem da crvix, em forma de ondas, transportando o esperma para as pores superiores da trompa. No tero e na trompa ocorre a maturao completa dos espermatozides para a capacidade de fecundao (capacitao) (GURTLER, 1987).

Para o ovcito poder ser fecundado, ele precisa passar por uma primeira diviso meitica antes da fertilizao, que na cadela no ocorre antes da ovulao, assim, os espermatozides esperam que o ovcito se torne maduro no oviduto antes de ocorrer a fecundao (CUNNINGHAM, 2004).

7.2 GESTAO

Considera-se o perodo gestacional da cadela de 63 dias, aps a cobertura. Entretanto, uma mdia de 56 a 72 dias, desde a primeira cobertura, at a data estimada do parto, tende a ser uma estimativa mais correta (Linde-Forsberg e Eneroth 2000). Esta grande variao se deve, pelo menos em parte, longevidade do espermatozide do co (Concannon et al., 1989). Tambm existe alguma variao entre raas, alm da variao associada ao tamanho da ninhada: cadelas com quatro filhotes ou menos apresentam gestao signifi cativamente mais longa do que aquelas que tm cinco filhotes ou mais (Eilts et al., 2005). Apesar disso, a durao da gestao notadamente constante, ficando na marca dos 651 dias aps o pico de LH. Sendo que a implantao ocorre 18 dias aps o mesmo. Para o desenvolvimento da gestao, h necessidade de altas

concentraes de progesterona (P4) (Luz ET al., 2006b), pois ela responsvel pelo desenvolvimento das glndulas endometriais, secreo de fluidos uterinos, crescimento endometrial, manuteno da placenta, inibio da motilidade uterina e eliminao da resposta leucocitria no interior do tero (OLIVEIRA, 2003), e a progesterona na cadela produzida exclusivamente pelos corpos lteos (CLs) (Concannon et al., 1989). A presena de estrgeno durante a gestao contribui para a sntese de receptores intracelulares para progesterona e promove o desenvolvimento das glndulas mamrias, e o FSH estimula o aumento de estrgeno (OLIVEIRA, 2003).

A relaxina hormnio que induz a alteraes necessrias para a manuteno da gestao e preparao ao parto. A relaxina essencialmente produzida pela placenta na espcie canina. No detectada em cadelas com pseudogestao (OLIVEIRA, 2003). Para o desenvolvimento da gestao, h necessidade de altas

concentraes de progesterona (P4) (Luz ET al., 2006b), que na cadela so produzidas exclusivamente pelos corpos lteos (CLs) (Concannon et al., 1989). Tanto em cadelas gestantes como no diestro no gestacional, normalmente os CLs so capazes de manter altas concentraes de P4 por pelo menos 50 a 60 dias aps o pico pr-ovulatrio de LH (Nett et al., 1975). Caso os CLs no sejam capazes de manter adequadas concentraes de P4, fenmeno conhecido como

hipoluteoidismo, ocorre morte embrionria ou fetal e abortamento (Luz, 2004).

7.3 PSEUDOGESTAO

Em caninos, a regresso espontnea do CL, no fim do diestro, ocorre em associao com nveis aumentados de prolactina, provocando a pseudogestao clnica. Cadelas no-gestantes podem fazer ninhos, produzir leite e cuidar de objetos durante esta poca. (CUNNINGHAM, 2004). A pseudogestao uma condio apresentada por toda cadela no prenha, denominada pseudociese fisiolgica. Quando acompanhada de sintomas e alteraes fsicas semelhantes aos que ocorrem em cadelas prenhes, denominada pseudociese clnica ou manifesta. A pseudogestao clnica ou manifesta ou pseudoprenhez, falsa gestao, falsa prenhez, gestao psicolgica ou lactao nervosa, pode ser definida como uma sndrome observada em cadelas no gestantes, seis a quatorze semanas aps o estro, caracterizada por sinais clnicos e mimetizao dos comportamentos pr, peri e ps-parto (Gobello et al., 2001a). Muitos autores, entretanto, definem a pseudogestao como uma condio fisiolgica apresentada pela cadela no castrada e neste caso denominada pseudogestao fisiolgica (Edqvist et al., 1975, Concannon Para et al., 1977; Jchle, dos 1997; Gobello da et al., 2001c). o

melhor

compreenso

mecanismos

pseudociese,

conhecimento sobre a fisiologia do ciclo estral da cadela imperativo, enfocando-se principalmente a fase ltea ou de diestro. Essa fase caracterizada pelo predomnio de progesterona, produzida a partir do corpo lteo (Feldman and Nelson, 1996). Parece estar relacionada com a extrema sensibilidade do endomtrio e glndula mamaria progesterona em sinergia com outros hormnios como a prolactina. O desenvolvimento do tero similar ao de uma cadela gestante, porm no h nenhum embrio presente (PINEDA, 2003). Como os nveis de progesterona so praticamente os mesmos na cadela no gestante e gestante, a determinao de concentrao de relaxina, maior na cadela gestante, um mtodo de diferenciar uma cadela gestante de no gestante (PINEDA, 2003).

8 PARTO

O sbito declnio na concentrao de progesterona necessrio para um parto normal, este declnio ocorre provavelmente em associao com a maturao hipfise-adrenal do feto (PINEDA, 2003). Fatores maternos e fetais contribuem para o desencadeamento do parto, que pode ser dividido em trs estgios: a) 1 Estgio: com a maturao fetal ao final da gestao, o aumento do hormnio adrenocorticotrfico (ACTH) leva subseqente liberao de cortisol fetal. Conseqentemente, observa-se declnio das concentraes plasmticas de P4 e aumento de estrgenos.Altas concentraes do metablito PGFM (13,14- diidro-15-ceto-prostaglandina-F2_) no perodo prparto de cadelas indicam a sntese e liberao de PGF2_ pelo tero de cadelas gestantes, possivelmente em resposta ao aumento de cortisol fetal (Concannon et al., 1988, Luz et al., 2006a). As prostaglandinas estimulam as contraes uterinas diretamente ou podem ocasionar a liberao de ocitocina que, por sua vez, aumenta a freqncia e a fora de contrao do tero. Nos dias antecedentes ao parto, h aumento das concentraes de prolactina em cadelas, possivelmente como reflexo ao declnio de P4. O primeiro estgio do parto dura em mdia seis a 12 horas, podendo se extender por at 36 horas em cadelas primparas e nervosas, sem comprometimento para os fetos (Johnston et al., 2001). interessante salientar que se observa declnio da temperatura corprea de 0,5 a 1,0C nas 12 a 24 horas antecedentes ao parto (Concannon et al., 1977). b) 2 Estgio: a expulso fetal se d neste estgio do parto, quando a crvix est completamente dilatada, formando juntamente com a vagina um nico canal, o canal do parto. medida que os fetos se insinuam no canal do parto, a distenso mecnica por eles provocada desencadeia o reflexo de Ferguson, fenmeno que se caracteriza pela liberao reflexa de ocitocina. Assim, promove-se maior fora de contrao para a expulso fetal. O segundo estgio do parto dura em mdia seis horas, podendo chegar at 24 horas, sem comprometimento fetal (Johnston et al., 2001).

c) 3o Estgio: caracterizado pela expulso das placentas. Em fmeas multparas, como as cadelas, normalmente deve ocorrer a expulso placentria alguns minutos aps a sada do feto. Assim sendo, at que ocorra a expulso do ltimo feto, o 2 e o 3 estgios do parto se intercalam. No existe um intervalo constante entre o nascimento dos filhotes, mas o ideal que no seja superior a duas horas (Johnston et al., 2001). De uma maneira geral, o parto normal (eutcico) pode se completar de seis a 48 horas em cadelas (Johnston ET al., 2001). A involuo uterina (puerprio) se processa lentamente, levando at 12 semanas na cadela. A involuo se da principalmente pela diminuio da irrigao sangunea do tero (que desviada para a glndula mamria) e pela atuao da Prostaglandina F2 (GURTLER, 1987).

9 CONSIDERAES FINAIS

A puberdade, momento em que ocorre a primeira ovulao, ocorre normalmente entre 6 12 meses de idade nas cadelas. No co, a puberdade caracterizada pelo aparecimento dos primeiros espermatozides nas vias genitais e ocorre entre 7 e 11 meses. A atividade das gnadas est sob comando do hipotlamo e da hipfise anterior, que produzem hormnios responsveis pelas mudanas fisiolgicas no ciclo reprodutivo. A cadela monostrica no sazonal, e o intervalo entre ciclos varia entre 5 e 11 meses. Para a receptividade sexual necessrio o aparecimento de estrgeno e de progesterona. O ciclo estral est dividido em pro-estro, estro, diestro (ou metaestro) e anestro. A durao do ciclo semelhante em cadelas gestantes e no gestantes, podendo ocorrer a pseudogestao, que um fenmeno fisiolgico. A progesterona durante a gestao de origem apenas do corpo lteo e a prolactina tambm responsvel pela manuteno do corpo lteo. O parto dividido em trs estgios, o primeiro estgio um perodo preparatrio, o segundo estgio a expulso fetal e no terceiro estgio ocorre expulso das placentas.

REFERNCIAS

BENETTI, A.H. et al. Concentraes sricas de progesterona, 17-estradiol e cortisol durante o final do proestro, estro e diestro gestacional em cadelas. Cincia Rural, Santa Maria, v.34, n.2, p.471-478, 2004.

BUTINAR J., MUJAGIC E., GALAC S. et al. The oestrus cycle in the bitch: A review article, 2003.

CRUSCO,

S.

E.

Infertilidade

na

fmea.

Capturado

em

24

mai.

2011. Online. Disponvel na Internet: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=reproducao2.htm

CRUSCO,

S.

E.

Infertilidade

no

macho.

Capturado

em

24

mai.

2011. Online. Disponvel na Internet:

http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=reproducao3.htm

DYCE, K.M. et al. Tratado de anatomia veterinria. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 813 p

GOMES, A. P et al. Manejo Reprodutivo Dos Ces e Gatos. Capturado em 20 jun. 2011. Online. Disponvel na Internet: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/167/obstetricia/C%C3%A3es%20e%20gatos.pd f GOODMAN LS. Goodman and Giilmans The pharmacological basis of therapeutics. New York: McGraw-Hill, 1996.

GURTLER,

H.

Fisiologia

Veterinria.

Rio

de

Janeiro:

Guanabada

Koogan,

1987.

612p

GRUNDY, S.A., et al. Evaluation of Infertility in the Bitch. Clinical Techniques in Small Animal Practice, s.l. vol 17, 2002: pp 108-115

HOFFMANN, B. et al. Reproductive endocrinology of bitches. Animal Reproduction Science, s.l., 42 (1996) 275-288

INTERVET , Compendio de reproduo animal. Capturado em 01 nov. 2010. Online.Disponvel na Internet: www.abspecplan.com.br/upload/library/Compendio_Reproducao.pdf

LANNA, L.L. Efeito da administrao de desrelina na induo de estro em cadelas no anestro, 2008. MIALOT, J.P. ET al. Patologia da reproduo dos carnvoros domsticos,1988.

OKKENS, A.C. Et AL. Anoestrus in the Dog: a Fascinating Story. Reprod Dom Anim, s.l., n. 41, p. 291296, 2006

OLIVEIRA, E.C.S et al. Endocrinologia reprodutiva e controle da fertilidade da cadela. Archieves of Veterinary Science, v.8, n.1, p1-12, 2003 PINEDA, M. H. Reproductive patterns of dogs. In: PINEDA, M. H. et tal. McDonalds veterinary endocrinology and reproduction. USA: Iowa, 2003. Cap.16, p.475-498.

SCHOENAU S. F. L. Anatomia dos animais domstico C, Santa Maria, 2011. p. 62-78.

SETCHELL, B.P., et al. Anatomy, Vasculature, and Innervation of the Male Reproductive Tract. In: NEILL, J.D., et al. Knobil and Neills Physiology of Reproduction. s.l.: Elsevier, 2006, Cap. 17, p.771 825

SISSON, S; GROSSMAN, J.D. Anatoma de los animales domsticos. Barcelona: Salvat Editores, 1975. 952 p.

FOGLE B. Manual completo do co, Editora Globo 2004,

Anda mungkin juga menyukai