Anda di halaman 1dari 22

Ana Luiza Nunes dos Santos

E-mail: ana.nunes@ufsc.br

UFSC 2013

Pases signatrios do Acordo Ortogrfico:


Angola
Brasil Cabo Verde Guin-Bissau Moambique Portugal So Tom e Prncipe

Timor Leste (em 2004)

O Acordo Ortogrfico:
Tem por objetivo instituir uma ortografia unificada para o portugus, a ser usada por todos os

pases de lngua oficial portuguesa.


Restringe-se lngua escrita, no interferindo na lngua falada, e no eliminando todas as diferenas

ortogrficas.
Na prtica, estabelece uma unidade ortogrfica de 98% das palavras, acarretando alteraes na

grafia de cerca de 0,5% do total de palavras da norma brasileira em vigor.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Histrico
1986 - apresentao do Memorando sobre o Acordo Ortogrfico

da Lngua Portuguesa, base do atual Acordo. 1990 - assinatura do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 1994 - previso para a entrada em vigor. 1998 - assinatura do Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 2004 - assinatura do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortogrfico. 2004 a 2012 - ratificaes dos pases: Brasil, Cabo Verde, So Tom e Prncipe, Portugal, Timor Leste, Guin-Bissau e Moambique.

Implementao no Brasil
A implementao definitiva do Acordo deveria ocorrer no

Brasil a partir de 1 de janeiro de 2013, segundo Decreto n 6.583/2008. O Decreto 7.875/2012 adiou a implementao definitiva para 1 de janeiro de 2016. At l, coexistiro a norma ortogrfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.

Textos do Acordo
O tratado foi aprovado em 12 de outubro de 1990 pela Academia das Cincias

de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e por delegaes de Angola, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique e So Tom e Prncipe, com a presena de delegao de observadores da Galiza, e assinado em Lisboa, em16 de dezembro de 1990 por representantes de sete pases lusfonos. Contm um prembulo e quatro artigos. Anexo I - Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990): uma lista de vinte e uma bases ortogrficas, onde se discrimina o novo alfabeto da lngua portuguesa e as caractersticas da nova ortografia, com exemplos. Anexo II - Nota Explicativa do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990): um texto de carter explicativo e argumentativo onde se d conta dos antecedentes da reforma e se explica e justifica as opes tomadas. Retificao: um aditamento da Assembleia da Repblica Portuguesa de 15 de outubro de 1991, onde se corrigem algumas inexatides do texto do Acordo. Esta retificao, apesar de no fazer parte formalmente do texto da resoluo de 1990 que contm o Acordo, deve ser considerada como parte integrante do mesmo.

Principais alteraes no Brasil


Alfabeto

Trema
Acentuao

Hfen
http://www.assisramalho.com.br/2012/12/abl-tem-propostas-para-mudanca-e.html (acesso em junho/2013)

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Alfabeto
As letras K, W e Y foram reintroduzidas, para escrita de smbolos

de unidades de medidas e escrita de palavras e nomes estrangeiros.

http://eticaeducacao1.blogspot.com.br/2012/05/mudancas-no-alfabeto.html (acesso em junho/2013)

Assim, o alfabeto completo, com 26 letras, passa a ser:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R ST UV W X Y Z

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Trema
O sinal de trema no mais utilizado para indicar que a letra

u deve ser pronunciada nas slabas gue, gui, que, qui.


Como era:
agentar

Como fica:
aguentar

lingia
cinqenta tranqilo

linguia
cinquenta tranquilo

Ateno! O trema permanece em nomes prprios

estrangeiros e suas palavras derivadas: Gisele Bndchen, Lauro Mller, mlleriano.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Acentuao
Ditongos O ditongo um encontro de vogais em uma mesma slaba. Nas palavras paroxtonas (que tm a penltima slaba tnica), os ditongos abertos ei e oi no so mais acentuados: ideia, assembleia, jiboia, heroico. Porm, nas palavras oxtonas (que tm a ltima slaba tnica), o acento nos ditongos abertos i, u e i continua como antes: papis, chapu, heri. Lembrando tambm que todas as proparoxtonas continuam acentuadas!

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Hiatos O hiato um encontro de vogais, que ficam em slabas separadas. H uma regra de acentuao que continua valendo: devemos acentuar as vogais i e u quando formam hiato com a vogal anterior: Para--ba. Porm, no acentuamos as que formam slaba com as consoantes l, m, n, r, ou z, exceto s: con-tri-bu-in-te: forma slaba com n; ju-iz: forma slaba com z; pa-s: forma slaba com s. Tambm no acentuamos palavras em que i e u formam hiato com a vogal anterior, mas em que a slaba seguinte comea por nh: ra-i-nha.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Essas so regras de acentuao que j existem, mas o Acordo traz

uma mudana sutil: nas paroxtonas, se i ou u formam hiato com a vogal anterior, e so precedidas de um ditongo, o acento desaparece: fei-u-ra, bo-cai-u-va. Isso no se aplica s oxtonas: Pi-au-, tui-ui-. Desaparece tambm o acento em hiatos com duplos e ou o: creem (verbo crer), preveem (verbo prever), doo (verbo doar), magoo (verbo magoar), voo, enjoo, zoo.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Ainda havia uma regra pouco conhecida de que o u tnico,

precedido de g ou q, seguido de e ou i, levava acento. Agora essa regra no existe mais: averigue, verbo averiguar Quero que voc averigue este caso. argui, verbo arguir Ele argui que s estava se defendendo.

http://blogdoorlandeli.zip.net/arch2009-01-11_2009-01-17.html (acesso em junho/2013)

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Acento diferencial Serve para diferenciar palavras que tem o mesmo som e se escrevem da mesma maneira. Uma reforma ortogrfica em 1971 havia abolido o acento diferencial entre palavras de som aberto e fechado, com a exceo do verbo poder na terceira pessoa do singular: pde (passado) e pode (presente). O Acordo de 1990 tambm aboliu o acento diferencial de todas as palavras com o mesmo som: pelo (substantivo: pelo de gato) e pelo (preposio: ela vai pelo caminho) para (verbo: ele para no sinal vermelho) e para (preposio: o presente para ti).

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Excees! Claro, sempre haver excees nas regras de Lngua Portuguesa. bom at aprender como se escreve, assim, com XC e depois !
Os acentos diferenciais continuam nos verbos ter e vir e seus

derivados (conter, deter, convir, intervir, etc.) para diferenciar o singular do plural: tem (singular: ele tem medo) e tm (plural: eles tm dinheiro), contm (singular: o livro contm exemplos) e contm (plural: as caixas contm roupas). Tambm se mantm o acento diferencial em: pr (verbo: eu voltarei depois que o sol se pr) e por (preposio: o caminho por aqui). O acento que diferencia forma (verbo formar) e frma (substantivo) fica opcional.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Hfen
Foi estabelecido que o hfen seria usado em palavras compostas em

que se mantivesse a noo de composio. A palavra composta mais do que a soma de seus elementos, ela tem seu significado prprio. Veja: amor-perfeito mesa-redonda

amor perfeito

mesa redonda

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

O Acordo estabelece:

Certos compostos, em relao aos quais se perdeu, em certa medida, a noo de composio, grafam-se aglutinadamente: girassol, madressilva, mandachuva, pontap, paraquedas, paraquedista, etc. Como saber se a palavra mantm ou perdeu a noo de composio? Como esse conceito parece um tanto abstrato, devemos consultar um bom dicionrio atualizado com as novas normas. Vrios autores concordam que trata-se de matria controvertida (Douglas Tufano), polmica (Andrey do Amaral), sendo o hfen mal sistematizado na ortografia da lngua portuguesa, cujas regras o Acordo atual tentou organizar (Jos Pereira da Silva). O prprio Acordo prev vrias excees j consagradas pelo uso.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Emprego do hfen com prefixos Sempre se usa o hfen diante de h: anti-higinico, super-homem. No se usa, no entanto, o hfen em formaes que contm em geral os prefixos des- e in- nas quais o segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, desumidicar, inbil, inumano.

http://moniquegomes.wordpress.com/2012/05/18/bem-me-quer-malmequer-o-papel-do-hifen-na-nova-regra-ortografica/ (acesso em junho/2013)

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

1. Prefixo terminado em vogal: Com os prefixos vice-, pr- e pr-, usa-se sempre o hfen: vice-rei, vice-almirante, pr-vestibular, pr-europeu. Sem hfen diante de vogal diferente: autoescola, antiareo. Sem hfen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicrculo. Sem hfen diante de r e s, dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom. Com hfen diante de mesma vogal: contra-ataque, microondas. Exceo! O prefixo co- aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigao, coordenar, cooperar, cooperao, cooptar, coocupante, etc.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

2. Prefixo terminado em consoante: Com os prefixos ex-, sem-, alm-, aqum-, recm-, ps-, usa-se sempre o hfen: ex-aluno, sem-terra, alm-mar, aqummar, recm-casado, ps-graduao. Com o prefixo sub-, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por r: sub-regio, sub-raa. Com os prefixos circum- e pan-, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por m, n, h e vogal: circum-navegao, panamericano. Sem hfen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersnico. Sem hfen diante de vogal: interestadual, superinteressante. Com hfen diante de mesma consoante: inter-regional, subbibliotecrio.

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

Ento fica assim, com todas as regras antigas e novas:


Usa-se hfen:
Quando segundo elemento comea por h; o Excees: co-, des-, dis-, in- e re- aglutinam-se eliminando o h. Quando o prefixo termina na mesma vogal pela qual comea o segundo elemento; o Excees: co- e re-. Com os prefixos circum- e pan-, quando o segundo elemento comea por vogal, m, n ou h; Com os prefixos hiper-, inter- e super-, quando o segundo elemento comea por r; Com os prefixos ex-, sota-, soto- ou vice-; Com os prefixos tnicos ps-, pr- e pr- (as formas tonas se aglutinam com o segundo elemento); Com os prefixos ab-, ad-, ob-, sob- e sub-, quando o segundo elemento comea por r ou pela mesma letra em que termina o prefixo;

Exemplos:
Sobre-humano, super-homem, anti-histamnico; o Coabitar, desumano, reabilitar, inbil. Neo-ortodoxo, micro-ondas, arqui-inimigo, supra-auricular;

o Coordenar, reeleio. Circum-navegao, circum-mediterrneo, circum-ocenico, pan-oftlmico, pan-nacionalismo; Hiper-religioso, inter-relacionado, super-resistente; Ex-aluno, soto-mestre, vice-governador; Ps-graduao, pospor, pr-universitrio, predizer, prafricano, proativo; Ab-rogar, ob-reptcio, sob-roda, sub-reino, ad-digital, subbibliotecrio;

Curso: Acordo Ortogrfico e Reviso Gramatical UFSC 2013

No se usa hfen:
Quando o prefixo termina em vogal, e o segundo elemento comea por r ou s (devem ser duplicados); Quando o prefixo termina em vogal, e o segundo elemento comea por vogal diferente ou consoante; o Excees: consoantes j mencionadas r, s, h, e m e n com circum- e pan-. Locues de qualquer tipo; o Excees: j consagradas pelo uso

Exemplos:
Contrarregra, antissptico, ultrassom, minissaia;

Extraescolar, antiareo, autoeducao, extracurricular, supramencionado, microcmera;

Fim de semana, caf com leite, cada um, depois de amanh; o gua-de-colnia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-queperfeito, p-de-meia, ao deus-dar, queima-roupa.

Bons estudos!
Nada melhor do que muita leitura para que as regras do novo Acordo Ortogrfico entrem de vez nas nossas vidas. Portanto, leia!
Os verdadeiros analfabetos so os que aprenderam a ler e no leem.
(Mrio Quintana)

Anda mungkin juga menyukai