Anda di halaman 1dari 34

DRENOS

CONCEITO

definido como um material colocado no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a sada de fludos ou ar que esto ou podem estar ali presentes.

OBJETIVOS DOS DRENOS

Permitem a sada de ar e secrees (sangue, soro, linfa, fluido intestinais) Evita infeces profundas nas incises, So introduzidos quando existe ou se espera coleo anormal de secreo.

EFEITO DO ACUMULO DE LIQUIDOS


O lquido pode:

Meio de cultura Aumenta presso local, interfere no fluxo local Comprime reas adjacentes, Causa irritao e necrose tecidual (bile, pus, suco pancretico e urina)

ESCOLHA DO DRENO

Sua escolha realizada pelo mdico, que: Avalia o tipo de lquido a ser drenado; Cavidade a ser colocada o dreno; O tempo de durao do dreno.

LOCALIZAO DOS DRENOS

locais que no toleram o acmulo de lquido, Regies vascularizadas, Feridas infectadas, Regies que sofreram grande disseco do tecido superficial

TIPOS DE DRENOS

Laminares Modelo Penrose: de material ltex, nos tamanhos P, M, G. Tubulares Modelo Kher, Malecot, Nelaton, Pettzer, Dreno de Torax e Mediastino: de material siliconizado, ltex, emborrachado, nos tamanhos de nmeros pares, que indicam quanto maior o nmero maior o calibre. Lamino-Tubulares: uma variao feita atravs da utilizao de um dreno laminar(penrose) com um dreno tubular no seu interior.

LOCALIZAO Interior das feridas operatrias; Interior de deiscncia operatria; Interior de feridas infectadas; Interior de abscessos; Interior de rgos ocos.

FIXAO DOS DRENOS

Linhas de sutura; Grampos de fixao; Alfinete de fixao.

ATENO Drenos atuam como corpo estranho: formam tecido de granulao sua volta A granulao auxilia na diminuio do risco de sada do drenos, que deve permanecer de 7 a 10 dias. Sada precoce de um dreno pode causar extravasamento de secreo custica no tecido interno e externo

DRENAGEM O Dbito de drenagem pode: Depender do local de insero do dreno,

De acordo ao procedimento realizado, Ateno:

Diminuio da drenagem por dias ou semanas, pode indicar a retirada do dreno,ateno para sinais de obstruo

PROCESSO DE DRENAGEM

Natural:realizado atravs do dreno e sua esteriorizao com o meio externo; Gravitacional:realizado atravs de coletores com sistema fechado que devem ser disponibilizado sempre em altura inferior ao da insero do dreno; Succional:realizado atravs de coletores com sistema fechado com capacidade de suco que devem permanecer na altura da leso.

SELEO DO SISTEMA DE DRENAGEM

O Sistema pode ser simples ou sistema fechado a escolha depende da: Necessidades do local da operao, Atividade do paciente, Da capacidade de completar a cicatrizao.

TIPOS MAIS COMUNS DE DRENOS

Dreno torcico selo dgua (Sistema drenagem fechado) Dreno Portovac (sanfona) Dreno de penrose (Sistema drenagem aberto) Dreno com reservatrio de Jackson-Pratt (JP).

PORTOVAC

um sistema de drenagem fechado que utiliza de uma leve suco (vcuo), apresentando um aspecto de sanfona. Consiste em manter a presso dentro para facilitar a drenagem. usada em cirurgias que se espera sangramento no ps-operatrio, ou seja, secreo sanguinolenta. Pode ser usado em cirurgias ortopdicas, neurolgicas e oncolgicas

CONTRA INDICAO

No pode ser usado em cirurgias que a duramater no esteja totalmente fechada, ela aberta provoca dor, desconforto, e pode fazer suco do LCR. Risco de infeco Fechar a ferida sem o dreno faz com o sangue se acumule entre os tecidos formando um hematoma, tornando meio de cultura.

CUIDADOS ESPECIFICOS

Prazo de permanncia: aproximadamente 48 horas. No tracionar verificar drenagem (presena de cogulos) Manipulao assptica

DRENO JP

Drenos com reservatrio JP, que funciona com presso negativa e diferencia-se do anterior por possuir a forma de uma pra. Indicao: cirurgias abdominais. Principal cuidado: manter vcuo (ento culmina por alterar o volume drenado, podendo acumular o que provocaria dor, desconforto, alterao de sinais vitais e outras.

DRENO PENROSE

Drenagem Sistema aberto. Indicao :cirurgias com abscesso na cavidade, sendo exteriorizado por um orifcio prximo inciso cirrgica. Manipulao estril: risco para infeco

DRENO TORCICO JACKSON PRATT

FINALIDADE

Na presena de colapso pulmonar, quando por perfurao devido trauma, ou cirurgia, presena de ar, pus ou sangue, faz-se necessria drenagem para reexpanso pulmonar e restaurao da presso negativa.

CUIDADOS

A equipe deve observar e realizar algumas aes especficas para impedir a entrada de ar no sistema, pois causa atelectasia e compresso pulmonar, provocando dispnia e desconforto respiratrio. Certificar se no h escape de ar; Manter o frasco coletor abaixo do nvel do trax, principalmente durante a deambulao; Evitar quebrar, caso ocorra, deve imediatamente pinar com os dedos a extenso entre o dreno e o frasco o que impedir um pneumotrax.

CUIDADOS

O dreno deve ser mantido mergulhado em soluo estril (selo dgua) contida no frasco coletor, no qual deve ser colocada uma fita adesiva em seu exterior, para marcar o volume drenado (colorao, viscosidade, aspecto) Observar a oscilao da coluna de lquido no interior do frasco,pois deve estar de acordo com os movimentos respiratrios

CUIDADOS

Ao transportar o paciente, pinar a extenso. Cuidado para no dobrar, e evitar obstruo, pois pode levar a PCR. A cada 24 horas (HSJD-6 horas da manh) realizar a troca do selo dgua de forma assptica. Realizar o curativo dirio do dreno. Estimular deambulao, fisioterapia respiratria para evitar infeco pulmonar.

DEMAIS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Manter a permeabilidade, visando garantir uma drenagem eficiente; Realizar o adequado posicionamento do dreno; Evitar trao e posterior deslocamento; Realizar o curativo conforme necessrio de acordo com a padronizao da instituio hospitalar; Prevenir infeco; Controlar a drenagem, atentando para o volume drenado, aspecto da secreo drenada. Registrar corretamente esses dados.

CARACTERSTICA DA SECREO DRENADA

Serosa Sanguinolenta Sero sanguinolenta Pio sanguinolenta

ASSISTENCIA GERAL COM O DRENO

Local do dreno Tipo de dreno Tipo de drenagem Tipo de lquido drenado Volume de lquido drenado Permeabilidade do dreno em 24h. Insero do dreno Trao do dreno conforme prescrio mdica.

ANOTAO DE ENFERMAGEM

Anote o local do dreno; Tipo de dreno; Tipo de secreo drenada; Volume de secreo drenada; Tipo de coletor;

EXEMPLO EXEMPLO N1 10.00H.Mantm dreno tipo laminar em QSD com dbito sanguinolento em bolsa coletora de 50 ml,desprezado e trocado bolsa coletora.

Anda mungkin juga menyukai