Anda di halaman 1dari 10

Universidade Estadual de Londrina

Msica, Cultura e Sociedade


Magali Oliveira Kleber

AS TRANSFORMAES SOCIAIS E A SOCIOLOGIA


Eric Gomes do Carmo

Londrina 11/2013

AS TRANSFORMAES SOCIAIS E A SOCIOLOGIA

Embora no texto base estudado no haja nenhuma correlao da sociologia com a msica, podemos discernir que as mudanas sociais tem impacto direto sobre a cultura de uma sociedade. A Arte como expresso cultural de um povo ir nitidamente transparecer as dores, angustias, tristezas e alegrias do ser humano inserido. Por tanto, a msica sempre um dos instrumentos de expresso do contexto social, que extravasa os sentimentos mais profundos de uma sociedade. Eric G. do Carmo

Introduo

O sculo XVIII foi marcado por transformaes que fizeram o homem analisar a sociedade como um novo "objeto de estudo. Essa situao foi gerada por trs Revolues: Industrial - que consolidou o capitalismo face ao feudalismo; Francesa em nome da igualdade, liberdade e fraternidade colocou no poder a burguesia, destronando a nobreza e o clero; e a Cultural que pela revalorizao da razo, da cincia e da tcnica responsvel pelo modo de vida da modernidade.

A sociologia surge no sculo XIX como cincia que tenta explicar a vida social, a partir de um contexto revolucionrio que causou uma mudana radical da sociedade.

Trs vertentes de pensamentos distintos tentavam reorganizar a sociedade: conservadores - que buscavam reorganizar a sociedade com base nos valores feudais: famlia, propriedade, autoridade e religio; positivistas - que eram otimistas em relao ao desenvolvimento do capitalismo industrial, trabalhavam para consolidar a ordem e o progresso; socialistas que pautaram as contradies do capitalismo e propuseram sua superao pelo socialismo cientfico a partir do trabalho de Karl Marx e F. Engels, para os quais a luta de classes deveria ser o objeto de estudo da sociologia.

A Sociologia considerada por muitos como uma cincia mais inexata, pois o seu observador est inserido no objeto de estudo. Por isso, embora as transformaes sociais geralmente no aconteam de forma sbita, so imperceptveis ao observador nela inserida.

A industrializao e as mudanas sociais decorrentes

Em suas fases o capitalismo se caracterizou primeiramente pelas Grandes Navegaes e Expanses Martimas Europeias, estendo-se do sculo XVI ao XVIII, em que o acmulo de riqueza era gerado atravs do comrcio de especiarias e matriasprimas no encontradas em solo europeu.

A segunda fase chamada de Capitalismo Industrial inicia-se com a Revoluo Industrial. O acmulo de riqueza provinha do comrcio de produtos industrializados das fbricas europeias.

A partir da segunda metade do sculo XVIII, com a Revoluo Industrial, iniciase um processo contnuo de produo coletiva em massa, gerao de lucro e acumulo de capital. Na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econmico e poltico. As sociedades vo superando os tradicionais critrios da aristocracia (principalmente a do privilgio de nascimento) e campesinato e o enfraquecimento das instituies feudais: servido, propriedade comum, grupos artesanais e comerciais. A fora do capitalismo se impe.

A terceira fase chamada de Capitalismo Monopolista Financeiro foi iniciada no sculo XX (ps Segunda Guerra Mundial) e estendendo-se at os dias de hoje.

Uma das consequncias mais importantes do crescimento acelerado da economia Capitalista foi o processo de centralizao dos capitais. Vrias empresas surgiram e cresceram rapidamente: Indstrias, Bancos, Corretoras de Valores, Casas Comerciais e etc.

A centralizao populacional nos grandes centros foi motivada pela capitalizao e modernizao da agricultura dos grandes proprietrios e arrendatrios das terras, causando elevado xodo rural. Muitos vagavam a procura de trabalho com baixa condio de subsistncia.

Foi somente no limiar do sculo 18, com as revolues industrial e agrcola na Inglaterra, que uma relativa abundncia de alimentos com outros fatores

ligados a melhoria na higiene promoveram uma sensvel reduo das taxas de mortalidade e um correspondente aumento da populao. (QUINTANEIRO et ali, 2002, p.10).

Neste contexto surgem as teorias contra o capitalismo, dentre elas o Socialismo Cientfico de Karl Marx e Engels, representada pela Obra O Manifesto Comunista, primeiro esboo da teoria revolucionria. Depois Marx publica o livro O Capital, no qual mostra todos os defeitos do Capitalismo, incluindo o conceito de mais-valia.

Como surgiu a Sociologia?

A sociologia uma cincia social que estuda a sociedade. Ela, como um campo delimitado do saber cientfico, s emerge em meados do sculo XIX na Europa.

Como vrias outras disciplinas modernas das cincias sociais aplicadas (economia, poltica, direito positivo, por exemplo), a sociologia nasce no contexto da revoluo industrial na Europa ocidental, quando a reflexo sobre as organizaes humanas, inclusive num sentido comparativo entre as sociedades civilizadas em contraposio comparao entre estas e as sociedades ditas primitivas, que redundar na antropologia , comea a ser sistematizada pelos primeiros filsofos sociais, ou idelogos, como foram chamados alguns deles, na passagem do Iluminismo para a sociedade capitalista, movimento, alis, coincidente com a Revoluo Francesa. Sociologia: origens, contexto histrico, poltico e social. (ALMEIDA, Paulo Roberto de. Os mestres fundadores: Marx, Weber e Durkheim; a sociologia no Brasil). Disponvel em: <http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/1257SociologiaSintese.pdf> Acesso em 30 de Outubro de 2013.

Como um dos antecedentes intelectuais da Sociologia, o Renascimento surgiu no sculo XV, inicialmente na Itlia, Inglaterra e na Alemanha, ganhando a Europa urbana no sculo XVI. Foi um movimento intelectual e artstico que teve como premissa a redescoberta dos princpios e valores da antiguidade Greco-romana. Caracteriza-se por uma nova postura do homem ocidental diante da natureza e do conhecimento.

Como ideia cujo impacto tambm foi marcante para as primeiras teorias sociais modernas, o Humanismo coloca o homem como centro de tudo. na realidade o antropocentrismo que como concepo situa e explica o homem como o centro do

universo e, ao mesmo tempo, como o fim segundo o qual tudo o mais deve estar ordenado e a ele subordinado: "O homem a medida de todas as coisas" (Protgoras). Pregava a ausncia de envolvimento entre governo e religio; o pensamento racional, sem especulao e valorizao do indivduo.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Frana e na Gr Bretanha na dcada de 1690. Defendiam a ideia de um progresso geral da humanidade na histria. Os iluministas ficaram conhecidos por esse nome por valorizarem a razo (o homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questes que, at ento, eram justificadas somente pela f); a liberdade; o individualismo; o anti-clericalismo (eram contra o clero da igreja); o cosmopolitismo (o homem um ser do mundo); o progresso (passagem da ignorncia e escassez para o conhecimento e abundncia).

O Racionalismo que derivado do Iluminismo consiste na crena em ideias inatas e no raciocnio lgico, atravs da razo. J o empirismo, ao contrrio do racionalismo, prima pelo princpio racional, mas atravs de experimentos cientficos.

A burguesia europeia ilustrada acreditava que a ao racional traria ordem ao mundo, sendo a desordem um mero resultado da ignorncia. Educados, os seres humanos seriam bons e iguais. (QUINTANEIRO et ali, 2002, p.13).

Desta maneira, temas como liberdade, moral, leis, direito, obrigaes, autoridade e desigualdade passam a ganhar destaque e a fazerem parte do repertrio de questes que a Sociologia viria a estudar.

Diferentemente da Revoluo Industrial, a Revoluo Francesa foi uma revoluo social de massa, radical. A Revoluo Francesa aconteceu no mais populoso e poderoso pas da Europa da poca.

Ao final da Revoluo Francesa, os anseios de igualdade social viram-se frustrados, pois a burguesia conservava a hegemonia poltica e, por esse motivo, impunha os interesses de sua classe social. A igualdade poltica pregada pela Revoluo Francesa teve comprometimentos quando o direito de votar e ser votado ficou restrito,

mediante um modelo onde grande parte da populao continuaria por muito tempo atrelada escravido e ao analfabetismo.

A Revoluo Francesa inaugurou uma realidade que provocou impacto e espanto compartilhado entre pensadores franceses. mile Durkheim foi um desses pensadores. Como um dos intelectuais fundadores e organizador da sociologia como cincia, identificou na tempestade revolucionria a noo de cincia social.

Os primeiros

A necessidade de se estabelecer uma cincia responsvel pela compreenso da sociedade foi sinalizada primeiramente pelo filsofo francs Auguste Comte. Em seu curso de filosofia positiva, em 1839, recorreu utilizao do termo sociologia para se referir ao estudo da sociedade.

Dois encontros influenciaram profundamente as duas grandes etapas desta obra. Em 1817, ele conhece H. de Saint-Simon: O Organizador, o Sistema Industrial, e concebe, a partir da, a criao de uma cincia social e de uma poltica cientfica. Segundo QUINTANEIRO (et ali, 2002, p.18), Saint-Simon acreditava no industrialismo como domnio da natureza, sendo a histria humana a do trabalho material e espiritual ou o do esforo coletivo - que engloba os avanos da cincia.

No ideal de Saint-Simon a sociedade seria perfeita se cada um exercesse sua capacidade e sua produo para o bem comum. Entretanto, neste sistema perverso s valorizado quem produz. Neste caso como ficariam os invlidos, as crianas e os idosos?

Em 1844 Comte publica o prefcio do curso sob o ttulo: Discurso dobre o esprito positivo. Entre 1851 e 1854 aparecem os enormes volumes do Sistema de poltica positiva ou Tratado de sociologia que institui a religio da humanidade.

Desde 1847 Comte proclamou-se grande sacerdote da Religio da Humanidade. Institui o "Calendrio positivista" (cujos santos so os grandes pensadores da histria),

forja divisas "Ordem e Progresso", "Viver para o prximo"; "O amor por princpio, a ordem por base, o progresso por fim", funda numerosas igrejas positivistas (ainda existem algumas como exemplo no Brasil). Ele morre em 1857 aps ter anunciado que "antes do ano de 1860" pregaria "o positivismo em Notre-Dame como a nica religio real e completa". Comte partiu de uma crtica cientfica da teologia para terminar como profeta.

A Sociologia foi o resultado da unio de inmeros pensadores, nas diversas partes do mundo. Quatro pensadores foram responsveis por estruturar os fundamentos da Sociologia possibilitando criar trs linhas mestras explicativas fundadas por eles:

1) a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte (Frana, 17981857) e seu principal expoente clssico mile Durkheim (Frana, 1858-1917), de fundamentao analtica; 2) a Sociologia Compreensiva, iniciada por Max Weber (Alemanha, 1864-1920), de matriz terico-metodolgica hermenutico-compreensiva; 3) a Sociologia dialtica, iniciada por Karl Marx (Inglaterra, 1818-1883) que mesmo no sendo um socilogo, deu incio a uma importante linha de explicao sociolgica.

Inicialmente, a sociologia foi pensada como um instrumento para a promoo da ordem e do progresso social, bem como uma cincia aplicada no planejamento e reformulao da vida social. No entanto, o interesse pelo estudo da sociedade tambm serviu aos interesses das potncias imperialistas do sculo XIX. Como o capital financeiro necessitava de novos mercados para poder crescer, fora dada a largada corrida para a conquista de novos territrios, que significava a conquista da sia e da frica.

civilizao ocidental fora imposta mesmo a contra gosto dos povos dominados, como forma de elevar a populao dessas regies e permitir a superao do seu estado primitivo para o mesmo estgio de desenvolvimento da Europa. Para isso, os colonizadores europeus lanaram mo da produo terica de cientistas e pensadores do sculo XIX para justificar a atuao das potncias colonialistas europeias na sia e na frica.

As ideias de Charles Darwin a respeito da evoluo das espcies animais foram as mais proeminentes para a proposta de civilizao europeia. Tais ideias, transpostas para a anlise das culturas e das sociedades, deram origem ao chamado darwinismo social, que consistiu numa tentativa de se aplicar os mesmos princpios que regem a evoluo das espcies naturais explicao da origem e evoluo das sociedades.

O ingls Herbert Spencer foi o socilogo mais representativo dessa corrente. Segundo o darwinismo social, as sociedades se modificariam e se desenvolveriam num mesmo sentido, e tais transformaes seguiriam a passagem de um estgio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoludo, mais apto e completo.

Assim, os primeiros socilogos inspiraram-se nessas concepes influenciadas pelo darwinismo social. No entanto, essa transposio de conceitos das cincias fsicas e biolgicas para a compreenso das sociedades e das diferenas entre elas foi alvo de muitas criticas de socilogos e antroplogos do sculo XX.

Em meados do sculo 19, Karl Marx (1818-1883) lana as bases para explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existncia por meio do trabalho, e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade.

A partir das reflexes de mile Durkheimer (1858-1917) e de Max Weber (1864-1920) que a Sociologia comeou a se consolidar enquanto disciplina acadmica e a inspirar os procedimentos de pesquisa.

Em resumo Durkheim props conservar a ordem - O social prevalece sobre o sujeito. Weber prope conservar a ordem - O sujeito prevalece sobre o social. Marx prope transformar a ordem - As relaes materiais da sociedade vo determinar as conscincias individuais. As trs teorias clssicas consistem justamente na capacidade delas de serem distintas entre si, de interpretarem a realidade social de trs pontos de vista diferentes. A diferena consiste na tica social de cada pensador.

CONSIDERAES FINAIS

Independentemente de suas filiaes ideolgicas, os clssicos da sociologia procuraram explicar as grandes transformaes por que passava a sociedade europeia, principalmente as provocadas pela formao e desenvolvimento do capitalismo. Seus trabalhos forneceram preciosas informaes sobre as condies da vida humana, sobre o problema do equilbrio e da mudana social, sobre os mecanismos de dominao, sobre a burocratizao e a alienao da poca moderna. Geralmente, estes estudos clssicos, ao examinarem problemas histricos de seu tempo, forneceram uma imagem do conjunto da sociedade da poca.

Suas anlises tambm estabeleceram, via de regra, uma rica relao entre as situaes histricas e os homens que as vivenciavam, propiciando assim uma importante contribuio para a compreenso da vinculao entre a biografia dos homens e os processos histricos.

A ambio da natureza humana que deseja tudo para si, reinar sozinha no universo com conforto e poder. Ela deseja o progresso pessoal custa do retrocesso do outro, causando desordem por causa da sua ambio, que outros tentam restabelecer. E. G. do Carmo

REFERNCIAS

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Os mestres fundadores: Marx, Weber e Durkheim; a sociologia no Brasil. Disponvel em: <http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/1257SociologiaSintese.pdf> Acesso em 30 de Outubro de 2013). QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de O.; OLIVEIRA, M. G. M. de. Um Toque de Clssicos. 2. ed. rev. e amp. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA LWY, Michael. Ideologias e Cincia Social: elementos para uma anlise marxista. So Paulo: Cortez, 1995. MARTINS, Carlos Benedito. O que sociologia. 30. ed. So Paulo: Brasiliense. 1991 TOMAZI, Nelson D. [et al.]. Iniciao Sociologia. So Paulo: Atual, 2000.

Anda mungkin juga menyukai