Anda di halaman 1dari 59

Sumrio

1. Luz 2. ptica 3. Fontes de Luz 4. Meios de Propagao da Luz 5. Pincel de Luz - Feixe de Luz 6. Princpio da Independncia dos Raios de Luz 7. Sombra e Penumbra Exemplo 1: eclipse da Lua Exemplo 2: eclipse do Sol 8. Cmara escura de orifcio 9. Fenmenos fsicos fundamentais na ptica Geomtrica 9. Reflexo e refrao regulares e difusas 10. Ponto objeto e ponto imagem Definies Comentrios 11. Reversibilidade da Propagao da Luz 12. Reflexo: conceito, elementos e leis 13. O espelho plano 14. Construo grfica das imagens no espelho plano 15. Propriedade fundamental do espelho plano: simetria 16. Imagem e objeto no-superponveis 17. Translao de um espelho plano 18. Rotao de um espelho plano 19. Imagens mltiplas em dois espelhos planos associados 20. Classificao e elementos geomtricos dos espelhos esfricos 21. Espelhos esfricos gaussianos 22. Focos dos espelhos esfricos 23. Raios luminosos particulares 24. Construo grfica das imagens nos espelhos esfricos 24. O referencial gaussiano 25. A funo dos pontos conjugados (equao de Gauss) 26. Aumento linear transversal

ptica Geomtrica
1. Luz
A luz uma forma de energia radiante, e energia radiante o tipo de energia que se propaga por meo de ondas eletromagnticas. Dentro dessa ideia, podemos destacar as ondas de rdio, as ondas de TV, raios infravermelhos (usados em controles remotos), os raios ultravioleta, os raios X, etc. Uma caracterstica importantssima comum a todos tipo de energia radiante (ondas eletromagnticas) a sua velocidade, que, no vcuo, vale aproximadamente: c = 3,00 x 105 km/s = 3,00 x 108 m/s

Embora a luz tenha muitas propriedades e abranja vrios campos de estudo, o conceito de luz que utilizaremos em nosso estudo de ptica um pouco mais especfico. Assim diremos que:

Luz o agente fsico que, atuando nos rgos de visuais, produz a sensao da viso.

2. ptica
A ptica a parte da Fsica que trata dos fenmenos que tm como causa determinante a energia radiante , em particular a luz.
Por questes de didtica, costuma-se estud-la em dois grandes captulos. ptica Geomtrica: estuda os fenmenos pticos em que apresentam interesse as trajetrias seguidas pela luz. Fundamenta-se na noo de raio de luz e nas leis que regulam seu comportamento. ptica Fsica: estuda os fenmenos pticos que exigem uma teoria sobre a natureza da luz.

A ptica um ramo da Fsica que tem largo emprego prtico, dos simples culos aos sofisticados telescpios e microscpios. Algumas aplicaes da ptica so:

Correo dos defeitos da viso (culos, lentes de contato); Construo de instrumentos de observao: lupas, microscpios, lunetas, telescpios. Fixao de imagens (fotografia e cinematografia); Equipamentos de iluminao;

3. Fontes de Luz
Os diversos corpos que nos cercam podem ser vistos por que deles recebemos luz, que, incidindo sobre os nossos rgos visuais, promove os estmulos necessrios para que possamos enxergar.

So considerados fontes de luz todos os corpos dos quais podemos receber luz. Dependendo da origem da luz recebida de um corpo, os corpos em geral podem ser classificados em duas categorias: Fontes primrias: so os corpos que emitem luz prpria. Exemplos: o Sol, a chama de uma vela, lmpadas acesas, etc. Fontes secundrias: so corpos que nos enviam a luz recebida de outras fontes. O processo ocorre pelo que chamamos de difuso, ou seja, a luz refletida para todas as direes nos arredores do corpo. Um bom exemplo a Lua que reflete a luz do Sol a noite, e praticamente qualquer objeto visvel, que tambm reflete a luz para que chegue aos nossos olhos.

As fontes de luz tambm so classificadas em duas categorias: Fontes pontuais: fonte de luz cujas dimenses so desprezveis em comparao com a distncia at os corpos iluminados por ela. Como exemplo podemos citar as estrelas que parecem pequenos pontos no cu, que embora sejam gigantescas, ficam to longe que as vemos como pontos brilhantes. Fontes extensas: fontes de luz cujas dimenses no podem ser desprezadas, como por exemplo o Sol, que visto da terra parece um disco brilhante, e no um ponto.

4. Meios de Propagao da Luz


Meios transparentes so aqueles que permitem que a luz os atravesse descrevendo trajetrias regulares e bem definidas. O nico meio absolutamente transparente o vcuo. Entretanto, em camadas

de espessura no muito grande, tambm podem ser considerados transparentes o ar atmosfrico, a gua pura, entre outros.

Meios translcidos so aqueles em que a luz descreve trajetrias irregulares com intensa difuso (espalhamento aleatrio), provocada pelas partculas existentes nesses meios, fazendo com que no consigamos ver direito atravs. o que acontece, por exemplo, quando a luz atravessa a neblina ou o papel vegetal.

Meios opacos so aqueles atravs dos quais a luz no se propaga. Depois de incidir num meio opaco, a luz parcialmente absorvida e parcialmente refletida por ele, sendo a parcela absorvida convertida em outras formas de energia, como a energia trmica, como por exemplo quando deixamos um pedao de metal no sol por muito tempo. Quando de razovel espessura, so opacos os seguintes meios: madeira, papelo, metais, etc.

5. Pincel de Luz - Feixe de Luz


Observe a figura abaixo, que representa uma lanterna comum colocada diante de um obstculo com um orifcio de dimetro relativamente pequeno (algo como 2 mm).

Nesse cenrio podemos introduzir o conceito de pincel de luz e feixe de luz. Na parte esquerda da figura, a regio iluminada ao passar pelo obstculo, que deve ter pequena abertura angular, denomina-se pincel de luz. Considerando agora a parte da direta da figura, reunindo-se os diversos pincis de luz que so emitidos de uma mesma parte da superfcie, vemos uma regio iluminada de abertura angular relativamente grande, que recebe o nome de feixe de luz. Os pincis de luz (e tambm os feixes de luz) geralmente seguem a seguinte classificao: Cnicos divergentes: os raios de luz divergem a partir de um mesmo ponto P.

Cnicos convergentes: os raios de luz convergem para um mesmo ponto P.

Cilndricos: os raios de luz so paralelos entre si.

6. Princpio da Independncia dos Raios de Luz


Se tentarmos ligar duas lanternas e cruzar os feixes de luz provenientes de cada uma, notaremos que cada feixe segue seu caminho independetemente do outro feixe luz, de modo que podemos enunciar a seguinte concluso:

A propagao de um pincel de luz no perturbada pela propagao de outros na mesma regio; um independente da presena dos outros.

7. Sombra e Penumbra
Na montagem experimental sugerida na figura abaixo, F uma fonte luminosa puntiforme, D um disco opaco e A um anteparo(tela) tambm opaco. Considerando que a propagao da luz retilnea, teremos, na regio entre D (disco) e A(anteparo), um tronco de cone desprovido de iluminao direta de F. Essa regio denominada sombra. Em A, notaremos uma regio circular tambm isente de iluminao direta de F. Essa regio chamada de sombra projetada. importante observar que o fato de a sombra de um corpo ser semelhante a ele atesta que a luz se propaga em linha reta no meio considerado. FOTO SOMBRA DISCO Admita agora o esquema seguinte, em que L uma fonte extensa de luz, D um disco opaco e A um anteparo(tela) tambm opaco.

Neste caso, pelo fato de a fonte de luz ser extensa, alm das regies de sombra e de sombra projetada teremos ainda regies de penumbra e de penumbra projetada. Nas regies de penumbra, a iluminao ser parcial, sendo que a se observar transio entre sombra e iluminao total. interessante observar que os eclipses so consequncia da projeo de sombras e de penumbras de um astro sobre outro, mostrado nos exemplos seguintes:

Exemplo 1: eclipse da Lua Neste caso, a Lua situa-se no cone de sombra da Terra.

Exemplo 2: eclipse do Sol Neste caso, a Lua projeta sobre a Terra uma regio de sombra e uma de penumbra.

8. Cmara escura de orifcio


Esse dispositivo nada mais que uma caixa de paredes opacas, sendo uma delas dotada de um orifcio O, diante do qual colocado um corpo. Os raios emanados por esse corpo, aps atravessarem O, incidem na parede no fundo da caixa, l projetando uma figura semelhante ao corpo considerado, em forma e em colorido. Tal figura, no entanto, apresenta-se invertida em relao ao corpo.

Observando o esquema, voc pode constatar que os tringulos OAB e OAB so semelhantes. Por isso:

Para uma mesma cmara e um mesmo corpo luminoso, os comprimentos b e AB so constantes. Por isso, podemos afirmar que, nesse caso, AB (comprimento da figura projetada) inversamente proporcional distncia a. Se, por exemplo, dobrarmos a, AB se reduzir metade. importante destacar que a figura projetada na parede do fundo da cmara pode ser contemplada por um observador situado na posio sugerida no esquema. Para tudo, basta que ele substitua a parede do fundo da cmara por uma lmina de vidro fosco ou papel vegetal, por exemplo. Para obter uma boa definio na figura projetada (boa nitidez), no se deve aumentar o dimetro do orifcio alm de 2 mm. Pode-se dizer tambm que a cmara de orifcio constitui um ancestral da

cmara fotogrfica, sendo ainda um dispositivo que comprova o Princpio da Propagao Retilnea da Luz.

9. Fenmenos fsicos fundamentais na ptica Geomtrica


A ptica Geomtrica trata basicamente das trajetrias da luz na sua propagao. So de especial interesse nesse estudo dois fenmenos fsicos fundamentais: a reflexo e a refrao, que vamos abordar nessa seo de maneira mais bsica, porque aprofundaremos nas sees seguintes. Considere uma superfcie (grego chique) separadora de dois meios transparentes (lembra o que ?) 1 e 2. Admita um pincel luminoso cilndrico que, propagando-se no meio 1, incide sobre (ou seja, indo atravessar para 2). Uma parte da energia luminosa incidente retorna ao meio 1, caracterizando, assim, o fenmeno da reflexo.

Reflexo o fenmeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, aps incidir na superfcie de separao deste meio com outro. Outra parte da energia luminosa incidente poder passar para o meio 2, caracterizando, assim, o fenmeno da refrao.

Refrao o fenmeno que consiste no fato de a luz apssar de um meio para outro diferente. A figura abaixo ilustra a reflexo e a refrao da luz: Imagine, por exemplo, que voc est num local bastante iluminado, diante de uma porta de vidro transparente que d acesso a outro ambiente, mais escurecido. Parte da luz difundida por seu corpo sofrer reflexo na porta de vidro, permitindo que voc veja uma imagem sua. Outra parte da luz difundida por seu corpo atravessar a porta de vidro, refratando-se e possibilitando que pessoas

situadas dentro do outro ambiente (o mais escurecido) tambm o vejam.

9. Reflexo e refrao regulares e difusas


A maior ou menos regularidade da superfcie sobre a qual incide a luz pode determinar dois tipos de reflexo e de refrao: a regular e a difusa. Considere, por exemplo, a superfcie da gua de um lago isenta de quaisquer perturbaes (lisa). Nessas condies, essa superfcie apresenta-se praticamente desprovida de ondulaes ou irregularidades. Fazendo incidir sobre a gua do lago um pincel cilndrico de luz monocromtica (uma s cor/frequncia), podemos observar reflexo e refrao regulares. Os pincis luminosos refletido e refratado tambm sero cilndricos; os raios de luz que formam esses pincis sero paralelos entre si, da mesma forma que os raios luminosos que formam o pincel incidente. A figura abaixo mostra exatamente essa situao.

Imagine, agora, que a superfcie do lago perturbada pelas gotas de uma chuva muito forte. Fazendo incidir sobre a gua do lago um pincel cilndrico de luz monocromtica (uma cor/frequncia), podemos observar reflexo e refrao difusas. Os pincis luminosos refletido e refratado no sero cilndricos; os raios de luz que formam esses pincis tero direes diversas, expandindo-se de modo aleatrio por todo o espao. A figura abaixo mostra essa situao.

Vale lembrar algumas coisas: Mesmo na reflexo e refrao difusas, por mais que no parea, ainda valem as leis da reflexo e da refrao (que veremos adiante), as direes diversas assumidas pelos raios se do exclusivamente pela irregularidade da suprefcie. Como no existe superfcie perfeitamente lisa, sempre que ocorre reflexo ou refrao uma parte da luz incidente difundida. claro que quando mais lisa for a suprefcie, menos a parcela de luz difundida. A difuso da luz decisiva para a viso das coisas que nos cercam. Um pincel de luz que atravessa um quarto escuro, por exemplo, poder ser observado se na regio abrangida por ele espalharmos fumaa, cujas partculas constituentes difundem a luz, enviando-a aos nossos olhos.

10. Ponto objeto e ponto imagem

Definies O conceito de ponto objeto e ponto imagem so essenciais no estudo da ptica Geomtrica, e por mais que voc pense nunca vou usar isso, vale a pena dar uma olhada por que vai aparecer mais pra frente, e saber que isso existe importante! Considere as trs figuras a seguir, em que so representados trs sistemas pticos genricos S, S e S, nos quais incide luz:

Relativamente a determinado sistema ptico, chama-se ponto objeto o vrtice do pincel luminoso INCIDENTE (ponto de onde sai a luz). E importante destacar que (se liga na figura pra entender melhor): Ponto objeto real o vrtice de um pincel incidente divergente, sendo formado pelo cruzamento efetivo dos raios de luz. Relativamente a S, temos um ponto objeto real (POR). Ponto objeto virtual o vrtice de um pincel incidente convergente, sendo formado pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios de luz. Relativamente a S, temos um ponto objeto virtual (POV). Ponto objeto imprprio o vrtice de um pincel incidente cilndrico, estando situado no infinito. Relativamente a S, temos um ponto objeto imprprio (POI).

Relativamente a determinado sistema ptico, chama-se ponto imagem o vrtice do pincel luminoso EMERGENTE (ponto para onde vai a luz). E covm destacar que (se liga na imagem acima): Ponto imagem real o vrtice de um pincel emergente convergente, sendo formado pelo cruzamento efetivo dos raios de luz. Relativamente a S4 , temos um ponto imagem real (PIR). Ponto imagem virtual o vrtice de um pincel emergente divergente, sendo formado pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios de luz. Relativamente a S5, temos um ponto imagem virtual (PIV). Ponto imagem imprprio o vrtice de um pincel emergente cilndrico, estando situado no infinito. Relativamente a S6, temos um ponto imagem imprprio (PII). Para tentar facilitar a compreenso, observe os exemplos seguintes:

Curiosidade: Uma lupa (lente de aumento) tem o poder de concentrar a luz recebida do Sol

numa pequena regio P. Colocando-se a extremidade inflamvel de um palito de fsforo em P, ela poder se incendiar (irado!). Em relao ao sistema ptico lupa, o Sol, situado a grande distncia, comporta-se como objeto imprprio (situado no infinito), enquanto P uma imagem real do sol (como um reflexo do sol) formada efetivamente por raios luminosos.

Comentrios

As imagens reais podem ser projetadas em anteparos, como teles ou paredes. Isso ocorre pelo fato de os pontos imagens reais constituirem vrtices efetivos de feixes luminosos emergentes do sistema ptico.

Depois de incidir no anteparo, a luz que determina a imagem real difundida para o ambiente, isto , viso da figura projetada por parte dos vrios observadores simultaneamente. No cinema, por exemplo, a imagem projetada na tela real (viu que serve?). Convm salientar, entretanto, que uma imagem real tambm pode ser visualizada diretamente, isto , sem estar projetada em anteparos. Para isso, basta que o observador disponha o seu globo ocular de modo a ser atingido pela luz, conforme a figura abaixo:

As imagens virtuais no podem ser projetadas em anteparos. Isso ocorre por que no h luz na regio em que se forma uma imagem virtual.

Observe que, embora no possa ser projetada em anteparos, uma imagem virtual pode ser vista por um observador, comportando-se em relao ao seu globo ocular como um objeto real. No esquema ao lado, representamos o exposto.

11. Reversibilidade da Propagao da Luz


A experincia a seguir envolve um observador, um espelho, uma lente e uma pequena lanterna capaz de emitir um estreito pincel cilndrico de luz monocromtica. Ligando-se a lanterna, inicialmente situada na posio A, o pincel luminoso emitido por ela descrever a trajetria mostrada na figura a seguir, atingindo o olho do observador situado na posio B.

Permutando-se, agora, as posies da lanterna e do olho do observador, notaremos que, acendendo-se a lanterna na posio B, a luz emitida por ela descrever a mesma trajetria do caso anterior, atingindo o olho do observador situado na posio A. A figura a seguir ilustra o exposto:

Essa experincia e outras similares constituem a evidncia de que a propagao da luz reversvel, isto :

Em idnticas condies, a trajetria seguida pela luz independe do sentido de propagao.

12. Reflexo: conceito, elementos e leis


Conceito Este tpico refere-se ao fenmeno da reflexo da luz e suas aplicaes em sistemas pticos de grande utilizao prtica, como espelhos planos e esfricos. Anteriormente j demos uma olhada que:

Reflexo o fenmeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, aps incidir na superfcie de separao desse meio com outro. Elementos Considere o esquema seguinte, que representa a reflexo de um raio de luz, destacando os elementos nela envolvidos:

Leis O fenmeno da reflexo regido por duas leis, que podem ser verificadas terica e experimentalmente. 1 Lei da Reflexo O raio refletido pertence ao plano de incidncia, ou seja, o raio refletido, a reta normal no ponto de incidncia e o raio incidente so coplanares (se situam no mesmo plano).

2 Lei da Reflexo IMPORTANTE O ngulo de reflexo sempre igual ao ngulo de incidncia.

Observe o esquema seguinte, que representa a reflexo de um raio luminoso em uma superfcie S:

De acordo com as leis da reflexo, se AB e N estiverem contidos no plano do papel (esse que voc est lendo), o mesmo dever acontecer com BC. Porm, teremos, ainda, r = i.

13. O espelho plano


Chama-se espelho plano qualquer superfcie plana, polida e com alto poder refletor.
Bons espelhos planos so obtidos com o polimento de chapas metlicas. Entretanto, os espelhos obtidos assim nem sempre so baratos e funcionais. Em geral, os espelhos planos so confeccionados a partir de uma lmina de vidro hialino(transparente) de faces paralelas, sobre a qual se deposita, por processos fisico-qumicos (pergunta l pro Prof. de qumica), uma pelcula de prata que, posteriormente, recebe um verniz fixante. O smbolo que adotaremos para representar os espelhos planos o representado abaixo. Convm observar que num espelho plano h predominncia da reflexo regular.

14. Construo grfica das imagens no espelho plano


Consideremos o espelho plano abaixo e o ponto luminoso P. Pretendemos traar a imagem de P conjugada ao espelho. Para isso, utilizamos dois raios luminosos (pelo menos) que, partindo de P, incidem no espelho. Esses raios incidentes determinam raios refletidos, cujos prolongamentos interceptam-se no ponto P. O ponto P, que o vrtice do pincel luminoso emergente do sistema, a imagem do objeto P, conjugada pelo espelho.

Observe que, no caso, P um objeto real, enquanto P uma imagem virtual (formada atrs do espelho, isto , obtida pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos). Convm destacar que, em relao ao olho do observador, P se comporta como objeto real, tudo se passando como se a luz fosse proveniente desse ponto.

Faamos agora, o traado da imagem conjugada ao ponto P pelo espelho plano

indicado na figura abaixo:

Observe, neste caso, que, em relao ao espelho, P um objeto virtual (formato atrs do espelho, isto , obtido pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios incidentes), enquanto P uma imagem real (vrtice efetivo do sistema). O que acaba de ser exposto, alm de mostrar o processo de construo das imagens, permite uma concluso importante: Nos espelhos planos, o objeto e a respectiva imagem tm sempre naturezas opostas, isto , se o primeiro for real, o outro ser virtual e vice-versa.

15. Propriedade fundamental do espelho plano: simetria

Nos espelhos planos, a imagem sempre simtrica do objeto em relao ao espelho.

16. Imagem e objeto no-superponveis


importante observar que, devido simetria, a imagem de um objeto extenso fornecida por um espelho plano, embora idntica a ele, no lhe , em geral, superponvel. Considere, por exemplo, a ilustrao abaixo, que representa um espelho diante do qual se coloca a letra F. Nessas condies, a imagem fornecida pelo espelho um F ao contrrio, no-superponvel ao objeto que lhe deu origem. Diz-se que a imagem enantiomorfa (IMPORTANTE), isto , tem forma contrria do objeto.

Entretanto, a imagem fornecida por um espelho plano de um objeto monocromtico que admite um eixo de simetria superponvel a ele. Se, por exemplo, tivermos a letra A (abaixo) diante de um espelho plano, o objeto, suposto monocromtico, admite um eixo de simetria, por isso sua imagem lhe superponvel.

17. Translao de um espelho plano


No esquema seguinte, tem-se um objeto AB (uma vela de novo) situado diante de um espelho plano. Nesse caso, o espelho conjuba AB a imagem AB indicada na figura. O espelho ento transladado, afastando-se de AB paralelamente a si mesmo. Agora, em sua nova posio, o espelho conjuba a AB a nova imagem AB.

Sejam l o comprimento correspondente translao do espelho e x o comprimento correspondente translao da imagem de AB. Relacionando x e l atravs dos outros comprimentos referidos na figura, temos: x = 2d2 - 2d1 => x = 2(d2 - d1) (I) l = d2 - d1 (II) Substituindo (II) em (I): x = 2l

Conclumos portanto, o seguinte:

Quando um espelho plano transladado paralelamente a si mesmo, a imagem de um objeto fixo sofre translao no mesmo sentido, dupla em relao do espelho.

18. Rotao de um espelho plano


De forma anloga que na translao, podemos chegar seguinte concluso: Quando um espelho plano sofre uma rotao de um ngulo em torno de um eixo normal (perpendicular) ao plano de incidncia de um raio de luz fixo, o raio refletido correspondente sofre uma rotao, no mesmo sentido, de um ngulo duas vezes maior.

19. Imagens mltiplas em dois espelhos planos associados

A figura seguinte representa dois espelhos planos E1 e E2, que formam entre suas superfcies refletoras um ngulo . O ponto P representa um objeto pontual colocado diante dos espelhos.

A luz emanada de P sofrer mltiplas reflexes, at emergir do sistema. Devido a isso, a associao de espelhos conjugar a P vrias imagens, que se apresentao distribudas ao longo de uma circunferncia de centro em O e raio OP. O nmero n de imagens fornecidas pela associao fica determinado pela frmula:

onde , o ngulo formado pelos espelhos, deve ser divisor de 360, como por exemplo 30,60,90, etc. Notas: Se o quociente der como resultado um nmero par, a frmula ser aplicvel qualquer que seja a posio de P entre os espelhos. Se o quociente der como resultado um nmero mpar, a frmula s ser aplicvel se P estiver no plano bissetor do ngulo formado pelos espelhos (na linha que divide o ngulo exatamente ao meio).

A ttulo de ilustrao, vamos analisar o caso em que se tem um objeto P situado entre as superfcies refletoras de dois espelhos planos que formam entre si um ngulo = 60. O nmero de imagens que se obtm :

No esquema seguinte, fazemos uma representao esquemtica correspondente situao em estudo:

20. Classificao e elementos geomtricos dos espelhos esfricos


Considere a superfcie esfrica da figura abaixo, seccionada (dividida) por um plano . O seccionamento corta em duas partes, denominadas calotas esfricas (como calotas de carro).

Chama-se espelho esfrico qualquer calota esfrica polida e com alto poder refletor. Se a superfcie refletora est voltada para dentro da esfera, o espelho esfrico correspondente denominado cncavo.

Se a superfcie refletora da calota est voltada para fora da esfera, o espelho

esfrico correspondente denominado convexo.

Veja o esquema de um espelho esfrico com seus principais elementos geomtricos:

O centro C da esfera que originou a calota chamado de centro de curvatura do espelho. O plo V da calota chamado de vrtice do espelho. Todas as demais retas que contm o centro C so chamadas de eixos secundrios. , que tem o vrtice no centro C e os lados passando por pontos O ngulo diamentralmente opostos da calota, chamado de abertura do espelho (da uma olhada na figura). O raio R da esfera que originou a calota denominado raio de curvatura do espelho. Qualquer plano perpendicular ao eixo principal denominado plano frontal.

21. Espelhos esfricos gaussianos

Em geral, as imagens fornecidas por espelhos esfricos so sensivelmente distorcidas em comparao com os objetos correspondentes. As distores provocadas por esses espelhos so denominadas aberraes de esfericidade. Entretanto, o fsico e matemtico alemo Karl Fredrich Gauss (1777-1855, o cara era sinistro) observou que, operando-se com raios luminosos pouco inclinados e pouco afastados em relao ao eixo principal (raios paraxiais), as aberraes de esfericidade inerentes aos espelhos esfricos ficam sensivelmente minimizadas. Pra vocs que esto estudando pro vestibular, s interessam os espelhos esfricos gaussianos, isto , aqueles em que os raios luminosos envolvidos so pouco inclinados e pouco afastados em relao ao eixo principal. Por raios luminosos pouco afastados em relao ao eixo principal entendemos aqueles cuja distncia do ponto de incidncia ao referido eixo pequena em comparao com o raio de curvatura do espelho.

22. Focos dos espelhos esfricos


De maneira geral: O foco de um sistema ptico qualquer um ponto que tem por conjugado um ponto imprprio (situado no infinito). No fique assustado se no entendeu, vale a pena revisar a seo sobre Ponto Objeto e Ponto Imagem, mas antes da uma lida nos exemplos. Exemplo 1: O fogo solar, projetado para ser utilizado no campo, tem funcionamento parecido com o dos radiotelescpios. Raios solares paralelos incidem sobre um captador parablico e, depois de refletidos, convergem para o foco do sistema, onde colocada a panela contendo os alimentos.

Exemplo 2: Nos holofotes e refletores que emitem feixes luminosso cilndricos (constituidos de raios paralelos), uma pequena lmpada instalada sobre o foco de um espelho parablico cncavo que conjuga fonte de luz uma imagem imprpria.

Considere os espelhos esfricos gaussianos abaixo, nos quais incidem raios luminosos paralelos entre si e ao eixo principal. A experincia mostra que as direes dos raios refletidos passam, necessariamente, por um mesmo ponto do eixo principal, denominaod foco principal (F, ou simplesmente foco).

Sobre o foco principal, temos a seguinte afirmao: Nos espelhos esfricos gaussianos, o foco principal aproximadamente equidistante do centro de curvatura e do vrtice. Ou seja .

23. Raios luminosos particulares

Nos espelhos esfricos, alguns raios luminosos particulares de simples traado apresentam grande interesse, pois facilitam a construo grfica das imagens. 1 raio particular Todo raio luminoso que incide no espelho alinhado com o centro de curvatura reflete-se sobre si mesmo. Essa afirmao pode ser constatada de imediato, pois um raio luminoso que incide alinhado com o centro de curvatura normal suprecficie refletora.

Sendo a incidncia normal, o ngulo de incidncia nulo, o mesmo devento ocorrer com o ngulo de reflexo (por que?). Da dizermos que o raio reflete-se sobre si mesmo. Sacou?

Usando a representao esfrica gaussiana, temos as figuras:

2 raio particular Todo raio luminoso que incide paralelamente ao eixo principal reflete-se

alinhado com o foco principal.

Observe que essa afirmao decorre da prpria definio de foco principal. E considerando a reversibilidade dos raios de luz (ahn?), podemos enunciar tambm:

Todo raio luminoso que incide alinhado com o foco principal reflete-se paralelamente ao eixo principal.

3 raio particular Todo raio luminoso que incide no vrtice do espelho gera, relativamente ao eixo principal, um raio refletido simtrico.

Essa afirmao consequncia da 2 Lei da Reflexo. A reta normal superfcie refletora V o prprio eixo principal. Como o ngulo de reflexo deve ser igual ao de incidncia, justifica-se a simetria citada.

24. Construo grfica das imagens nos espelhos esfricos


Para construir a imagem de um ponto conjugada por um sistema ptico, necessitamos de pelo menos dois raios luminosos incidentes. Em relao ao traado das imagens fornecidas pelos espelhos esfricos, devemos utilizar os raios luminosos particulares descritos no item anterior. Essa seo bastante IMPORTANTE. Considere, por exemplo, o espelho convexo abaixo, diante do qual h um objeto AB(uma vela de novo) que tem o extremo B no eixo principal. Nesse caso, para obter a imagem de AB, basta obtermos a imagem do extremo A, pois a imagem correspondente ao extremo B estar situada no eixo principal.

Observe que, nessa situao, a imagem formada : virtual: obtida pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos (a imagem situada atrs do espelho). direita: de cabea pra cima em relao ao objeto; menor: o tamanho da imagem menor que o do objeto. importante destacar que: A um objeto real, um espelho esfrico convexo conjuba uma imagem sempre virtual, direita e menor, compreendida entre o foco principal e o vrtice, independentemente da distncia do objeto superfcie refletora.

Por outro lado, as caractersticas das imagens produzidas pelos espelhos cncavos dependem da posio do objeto em relao ao espelho. H cinco casos importantes a considerar:

24. O referencial gaussiano


Podemos nos fundamentar em dados matemticos e equaes para discutir as caractersticas das imagens produzidas em espelhos esfricos. importante salientar que tudo o que se pode concluir graficamente - por meio de esquemas tambm pode ser determinado analiticamente, isto , por meio dos procedimentos que apresentamos a seguir. Esta seo tambm muito IMPORTANTE. Para tanto, devemos considerar o referencial gaussiano, que nada mais que um sistema cartesiano constitudo de dois eixos orientados perpendiculares entre si, Ox e Oy. Esses eixos tero sempre origem no vrtice do espelho, sendo o eixo das abscissas (Ox) orientado no sentido oposto ao da luz incidente, conforme mostram os esquemas abaixo.

Elementos reais (objetos e imagens situados em frente ao espelho): Abscissa positiva (Ox).

Elementos virtuais(objetos e imagens situados em atrs ao espelho): Abscissa negativa (Ox). Convm observar que nos espelhos cncavos a abscissa do foco principal positiva, enquanto nos espelhos convexos essa abscissa negativa. Observe o exemplo abaixo, em que traada a imagem do objeto AB, situado diante de um espelho cncavo.

Considerando o referencial gaussiano, temos, nesse caso, que: p > 0 (objeto real) p < 0 (imagem virtual) f > 0 (no espelho cncavo o foco principal real) o>0ei>0

A simbologia adotada nesse exmplo sera utilizada tambm nas prximas situaes: p = abscissa do objeto p = abscissa da imagem f = abscissa focal o = ordenada do objeto i = ordenada da imagem Nota: O mdulo de f recebe o nome de distncia focal.

25. A funo dos pontos conjugados (equao de Gauss)

Chamada por alguns autores de equao de Gauss, a funo dos pontos conjugados tem grande importncia nesse curso. Ela diz o seguinte:

Convm destacar que, ao utilizar essa frmula, devem ser considerados os sinais algbricos (+ e -) dados pelo referencial gaussiano. IMPORTANTE.

26. Aumento linear transversal


Representemos por o a ordenada (Oy) de um objeto linear colocado frontalmente diante de um espelho esfrico e por i a ordenada da respectiva imagem, ambas dadas em relao ao referencial gaussiano. Por definio, o aumento linear transversal a grandeza adimensional A, calculada pelo quociente da ordenada da imagem (i) pela pordenada do objeto (o):

Se o aumento negativo (A < 0), i e o tm sinais opostos e a imagem invertida.

Considere, agora, a situao da figura a seguir.

Os tringulos ABC e ABV so semelhantes. Por isso podemos escrever:

Mas, da figura, temos:

Substituindo na expresso anterior, segue que:

Observe, no caso da situao propsota, que i < 0, o > 0, p > 0 (objeto real) e p > 0 (imagem real). Considerando os sinais algbricos de i,o,p e p e lembrando que , podemos escrever que:

Com base nessa frmula, convm comentar aqui duas situaes importantes. em cada caso, faremos a discusso analtica correspondente.

1 situao: Aumento positivo Se A > 0, devemos ter: a) i e o com o mesmo sinal: a imagem direita; b) p e p com sinais opostos: o objeto e a imagem tm naturezas opostas (se um real, o outro virtual).

2 situao: Aumento negativo Se A < 0, devemos ter: a) i e o com sinais opostos: a imagem invertida; b) p e p com o mesmo sinal: o objeto e a imagem tm a mesma natureza (ambos so reais ou ambos so virtuais).

Anda mungkin juga menyukai