Anda di halaman 1dari 1

Matemtica

Professora Joana DARC Ribeiro


Aula 19

Exemplo: 3 Dada a funo f: XIR, definida por y = f(x) = , determine X. x+1 Observe que a regra uma diviso. Sabemos que no existe diviso por zero. Logo, X = {x 1}= IR-{-1}.

IR / x+ 1 0}. Portanto, D(f) = X = {x IR/ x -

Estudo das funes


CONCEITO Dados dois conjuntos no vazios, A e B, chamamos de funo A em B (f: AB) toda relao de A em B, tal que para cada xA est associado um nico yB. Quando temos uma funo de A em B (f: AB), sendo x um elemento de A e y um elemento de B, dizemos que: x e y so as variveis da funo; x denominada varivel independente (livre); y denominada varivel dependente; y est em funo de x e escrevemos: y = f(x)

GRFICOS CARTESIANOS DE FUNES 1) O grfico a seguir representa a funo f: AB, definida por f(x) = x + 2, sendo A = {0, 1, 2, 3} e B = {2, 3, 4, 5, 7}.

2) A funo f: IR IR, definida por f(x)= x + 2, representada pelo grfico a seguir:

DOMNIO, CONTRADOMNIO E IMAGEM Sejam A ={-2, -1, 0, 1, 2}, B= {-5, -3, -1, 1, 3, 4} e f uma funo de A em B (f: AB) definida por f(x) = 2x 1. Assim, os pares ordenados de f so (-2, -5), (-1, -3), (0,-1), (1, 1) e (2, 3) e sua representao no diagrama de flechas pode ser vista no quadro abaixo. Nesta situao, o conjunto A recebe o nome de domno da funco, o conjunto B recebe o nome de contradomnio da funo e escrevemos D(f) = A e CD(f) = B. O subconjunto de B, cujos elementos esto associados aos elementos de A, recebe o nome de conjunto-imagem da funo ou simplesmente imagem da funo. Assim, no exemplo dado, o conjunto-imagem representado por IM(f) = {-5, -3, -1, 1, 3}. Dizemos ainda que a cada elemento de A est associado um nico elemento de B, denominado imagem daquele elemento de A.

Observe que nos grficos 1 e 2 a regra da funo a mesma, porm os domnios e contradomnios so diferentes; por este motivo, a representao grfica diferente. ANLISE DE GRFICOS Quando analisamos graficamente uma relao, possvel determinar se ela ou no uma funo. Sendo uma funo, podemos tambm, pelo grfico, identificar o domnio, a imagem, o(s) valor(es) para o(os) qual(is) a funo nula, positiva ou negativa, entre outras propriedades que a caracterizam. Observe a anlise dos exemplos de grficos a seguir:

Im(F)= {-5, -3, -1, 1, 3} FUNO REAL DE VARIVEL REAL Ser de grande interesse para a Matemtica o estudo das funes f: AB, em que A IR e B IR. Tais funes so denominadas de funes reais de varivel real. comum indicarmos estas funes apenas pela sua lei de associao y = f(x), subentendo-se que o contradomnio IR e o domnio subconjunto de IR. Obs.: A funo y = x, cujo grfico a bissetriz dos quadrantes mpares, denominada funo identidade.

FUNO INJETORA, SOBREJETORA E BIJETORA Injetora: No h elemento em B que seja imagem de mais de um elemento de A. DOMNIO DE UMA FUNO REAL DE VARIVEL REAL Seja f uma funo de X IR em IR, dada pela sua lei de associao (ou regra) y = f(x), em que X o domnio de f. O problema que colocamos determinar X, isto , dada uma funo real de varivel real pela sua regra y = f(x), determine o seu domnio X. Sobrejetora: Todo elemento de B imagem de pelo menos um elemento de A, isto , quando Im(f) = B. Bijetora: Uma funo bijetora se ela , simultaneamente, injetora e sobrejetora. Sejam as funes f, g e h, representadas a seguir:

19

Anda mungkin juga menyukai