Anda di halaman 1dari 13

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Civil

UFRGS DECIV

ENG01022 Vibra c oes em Estruturas Aula 1


Prof. Marcelo Maia Rocha, Dr.techn. http://www.nmead.ufrgs.br/cursos/ENG01022

1
1.1

Introdu c ao ao problema de vibra co es em estruturas


Objetivos da an alise de vibra co es

A an alise de vibra c oes em um sistema estrutural ainda em fase de projeto, que pode ser feita atrav es de modelos te orico-computacionais ou de modelos f sicos reduzidos, permite ao projetista: conhecer os esfor cos e tens oes internas decorrentes de a c oes din amicas, para que a estrutura seja devidamente dimensionada para suport a-los, garantir um n vel satisfat orio de conforto dos usu arios da estrutura, no que diz respeito a resposta frente a a ` c oes din amicas inevit aveis, estabelecer uma melhor propor c ao entre massa e rigidez da estrutura, otimizando-a com rela c ao aos n veis esperados de vibra c ao, e caso n ao seja poss vel alterar massa e rigidez, adequar os n veis de amortecimento atrav es de dispositivos apropriados. Por outro lado, a an alise de vibra c oes em um sistema estrutural j a existente geralmente e feita com o prop osito de se conhecer as propriedades relevantes do sistema a partir da avalia c ao de sua resposta a uma dada a c ao din amica (vari avel no tempo), seja esta natural ou articialmente imposta. Por propriedades relevantes entende-se aqui os par ametros que quanticam a rigidez, a massa e o amortecimento da estrutura, como ser a visto em detalhes mais adiante. O conhecimento destas caracter sticas permite por exemplo: a verica c ao de que estas se encontram dentro de limites esperados, ou ent ao de que a estrutura apresenta algum tipo de deci encia, a previs ao, atrav es de um modelo matem atico aferido, do comportamento do sistema frente a a c oes hipot eticas, a simula c ao do prov avel desempenho da estrutura ap os a instala c ao de dispositivos para dissipa c ao de energia (amortecedores), e com isso a otimiza c ao de seu projeto. o acompanhamento de poss veis altera c oes nestas caracter sticas estruturais com o passar do tempo, que podem ser consideradas um ind cio de ac umulo progressivo de dano.

Figura 1: Massa oscilante com posi c ao intant anea u(t).

1.2

Algumas deni co es b asicas

Uma introdu c ao geral ao estudo das vibra c oes em estruturas deve come car com a deni c ao de v arios termos que ser ao intensivamente usados neste contexto. Antes de mais nada, entende-se como vibra c ao um fen omeno mec anico caracterizado basicamente pela varia c ao no tempo da congura c ao geom etrica (posi c ao deforma c ao) de um corpo s olido. Esta varia c ao acompanhada de um interc ambio entre energia cin etica e energia potencial (el astica ou gravitacional). Um movimento vibrat orio elementar pode ser obtido da associa c ao de uma massa e uma mola, conforme ilustrado na Fig. 1. Nesta gura deve-se imaginar que a massa tem seus movimentos restritos, podendo oscilar segundo uma u nica dire c ao tal qual um embolo dentro de um cilindro. Esta massa oscilando de forma restrita tem sua posi c ao instant anea descrita por uma u nica vari avel dependente (do tempo), u(t), sendo por isso considerado um sistema com um grau de liberdade. Mais adiante neste texto ser a demonstrado que, a partir do momento em que a massa e colocada em movimento, a fun c ao u(t) pode ser representada por uma sen oide: u(t) = umax sin (t) , (1)

e portanto o movimento e dito harm onico. Isto est a ilustrado na Fig. 2, a qual permite a introdu c ao de v arias deni c oes importantes: Amplitude (umax ), e o valor absoluto m aximo atingido por u(t). Como a fun c ao sin(n t) e adimensional e tem valores entre 1 e 1, o par ametro umax tem a mesma unidade da vari avel dependente u(t) e dene a escala da fun c ao senoidal. Per odo (T ), e o tempo necess ario para que se complete um ciclo de vibra c ao, ou seja, o tempo decorrido entre a partida e a chegada a uma dada congura c ao geom etrica. Freq u encia (f ), e o n umero de ciclos completados na unidade de tempo. Usualmente utilizase a unidade Hertz (Hz), que signica ciclos por segundo. A freq u encia tamb em pode ser denida como o inverso do per odo, ou seja: f= 2 1 T (2)

Figura 2: Fun c ao matem atica do movimento harm onico simples. Alternativamente utiliza-se a freq u encia angular , , cuja rela c ao com a freq u encia em Hertz e: = 2f (3) Neste caso, um ciclo de vibra c ao e entendido como uma volta completa no c rculo trigonom etrico, correspondendo a um angulo de 2 radianos, como pode ser visualizado na Fig. 2. Valor rms (urms ), e a raiz quadrada do valor m edio (root mean square ) de u2 (t). Muitas vezes o valor rms e utilizado como forma opcional de se especicar a amplitude de uma vibra c ao. Para o movimento harm onico simples t em-se que: 2 umax 0.707umax (4) urms = 2 Muitas vezes a amplitude de vibra c ao n ao e quanticada em termos de deslocamentos, u(t), mas sim na forma de velocidades, v (t), e acelera c oes, a(t). No caso de movimentos harm onicos puros a convers ao entre estes tr es par ametros cinem aticos e feita de forma bastante simples. Para isto, basta derivar sucessivamente a eq. 1 em rela c ao ao tempo: d [u(t)] = u (t) = umax cos (t) dt d a(t) = [v (t)] = u (t) = 2 umax sin (t) dt v (t) = (5) (6)

Nota-se, portanto, que uma vez conhecida a amplitude de uma das tr es grandezas cinem aticas e a freq u encia de vibra c ao, as amplitudes das outras duas e facilmente calcul avel: vmax = umax amax = vmax = 2 umax (7) (8)

Estas convers oes podem tamb em ser feitas com o aux lio do nomograma da Fig. 3. As deni c oes acima ser ao agora ilustradas atrav es de um exemplo pr atico. 3

Figura 3: Nomograma para convers ao entre deslocamento, velocidade e acelera c ao.

Exemplo 1: Um hiper-compressor girando a 200rpm (rota c oes por minuto) causa a vibra c ao da superf cie sobre a qual est a apoiado. Um Engenheiro coloca uma moeda sobre a superf cie vibrante e escuta um ligeiro tilitar, quase impercept vel. Qual a amplitude da vibra c ao em termos de deslocamento, velocidade e acelera ca o? Inicialmente, determina-se qual a freq u encia de vibra c ao em rad/s e Hz. Ser a visto mais adiante que um sistema submetido a uma for ca harm onica (como por exemplo aquela causada por um rotor desbalanceado) responde na mesma freq u encia com que e excitado: f = 200rpm/60s 3.3Hz = 2f 21rad/s

Em seguida, o fato de que a moeda est a na imin encia de tilitar indica claramente que a superf cie tem uma amplitude de vibra c ao da ordem de 1g = 9.8m/s2 (por que?). Se a moeda n ao tilitasse poder-se-ia armar que a superf cie tem uma amplitude de vibra ca o inferior a 1g, ao passo que se a moeda tilitasse fortemente, sendo nitidamente separada da superf cie ao tilitar, poder-se-ia armar que a amplitude de vibra c ao da superf cie e certamente superior a 1g . Assim, uma vez que a freq u encia e a amplitude da vibra c ao em termos de acelera c ao s ao conhecidas pode-se calcular as amplitudes de velocidade e de deslocamento: amax vmax umax 9.8m/s = amax / 0.47m/s = vmax / 22mm
2

A t tulo de exerc cio, sugere-se experimentar o uso do nomograma da Fig. 3, entrando-se com a freq u encia de 3.3Hz no eixo das abcissas. Observa-se que, embora o uso de nomogramas esteja fora de moda, estes nos d ao uma vis ao geral de ordem de grandeza e da sensibilidade aos par ametros de entrada, o que seria mais trabalhoso se feito com a calculadora.

2
2.1

Crit erios de aceita c ao de n veis de vibra c ao


Introdu c ao

Em grande parte dos casos, problemas de vibra c oes em estruturas usuais dizem respeito principalmente ao conforto dos usu arios. N veis desagrad aveis de vibra c ao podem estar bem aqu em dos n veis que implicam em problemas de resist encia u ltima ou de fadiga da estrutura, ou seja, o estado limite de utiliza c ao e atingido muito antes do estado limite u ltimo. Mas o que e um n vel toler avel de vibra c ao? Embora seja muito dif cil fazer uma previs ao precisa sobre os efeitos de vibra c oes em estruturas e em seus usu arios, sem que para isto tamb em se realize uma an alise estrutural din amica, e poss vel ter-se uma no c ao geral destes efeitos a partir das amplitudes e freq u encias ` as quais estes sejam submetidos. Assim, nas sess oes seguintes est ao apresentados alguns crit erios gerais referentes ` a seguran ca estrutural e ao conforto do usu ario. E muito importante alertar que em situa c oes cr ticas, tais como estruturas sujeitas a severas a c oes din amicas ou muito ex veis, faz-se necess aria a realiza c ao de estudos espec cos para cada caso, sendo que gr acos e tabelas encontrados em normas d ao apenas uma id eia da ordem de grandeza dos par ametros caracter sticos.

Figura 4: Vis ao geral dos efeitos de vibra c oes em estruturas e pessoas (extra do de Bachmann e Ammann, 1987).

2.2

Crit erios do ponto de vista da seguran ca estrutural

A Fig. 4 d a uma id eia dos efeitos de vibraes em pessoas e em constru c oes. Por exemplo, observa-se na gura que vibra c oes com amplitude superior a 0.01g, seja qual for a freq u encia, s ao percept veis para a maioria das pessoas. Al em disso, vibra c oes superiores a 0.1g podem causar danos em paredes de alvenaria, tamb em de forma independente da freq u encia. J a a Fig. 5, extra da da norma DIN4150, d a uma id eia das amplitudes de vibra c ao vertical das funda c oes, em termos de velocidade, aceit aveis para diferentes tipos de estruturas. Por exemplo, segundo este gr aco, resid encias n ao podem ser submetidas a vibra c oes de funda c ao superiores a 5mm/s com freq u encias iguais ou inferiores a 10Hz, ou seja, 0.03G. Isto n ao signica que vibra c oes desta ordem necessariamente causar ao dano ` a estrutura, mas sim que estas est ao al em de limites considerados seguros. Para estruturas que devam necessariamente suportar a c oes din amicas n ao e recomend avel e nem poss vel uma abordagem gen erica. Al em dos danos imediatos, existem problemas estruturais igualmente graves que somente podem ser previstos atrav es de t ecnicas avan cadas de an alise, como e o caso do fen omeno de fadiga. 6

Figura 5: Limites de amplitude de vibra c ao para diferentes tipos de estruturas, conforme a norma alem a DIN4150.

2.3

Crit erios do ponto de vista do conforto do usu ario

Em geral, a sensibilidade humana ` a vibra c oes e basicamente uma fun c ao da amplitude em velocidade (observar as linhas horizontais na Fig. 4). Em outras palavras, o nvel de percepo para uma dada velocidade pouco inuenciado pela freq u encia com que a vibrao ocorre. Estudos mais detalhados levam a resultados com os apresentados nas Figs. 8 e 7, que d ao uma id eia qualitativa de n veis de percep c ao em fun c ao da amplitude de deslocamento e de acelera c ao, respectivamente. A norma alem a DIN4150(1983) prop oe uma quantica c ao num erica da intensidade de percep c ao, atrav es de um par ametro denotado por KB, matematicamente denido como: KB = umax 0.8f 2 1 + 0.032f 2 (9)

com umax em mm e f em Hertz. Esta express ao est a gracada nas Figs. 9, 10, e 11, na forma de curvas de iso-percep c ao em fun c ao da amplitude de deslocamento, velocidade, e acelera c ao, respectivamente. A t tulo de refer encia, na Tabela 1 est ao relacionados os valores admiss veis de KB conforme a const ancia, o hor ario, e o tipo de ocupa c ao das edica c oes.
Exemplo 2: (caso real) A passagem de caminh oes em frente a um edif cio de concreto armado produz vibra c oes verticais em uma laje de piso de um escrit orio. O engenheiro encarregado de fazer medi c oes no local, relata que a freq u encia de resposta predominante e da ordem de 11Hz, enquanto a amplitude em acelera c ao pode chegar a 20mG para caminh oes maiores. Qual o valor KB correspondente? Justica-se a reclama c ao dos usu arios da estrutura?

Figura 6: Limites de amplitude de deslocamento e velocidade para a opera c ao de diferentes tipos de mquinas, de acordo com a norma VDI2056.
Vamos inicialmente converter a amplitude de vibra c ao em acelera c ao para amplitude em deslocamento: umax umax = (0.020g) (9.81m/s )/(2 11Hz)2 = 4.1 102 mm
2

e com este valor calculamos o par ametro KB: KB = 0.041mm 0.8 (11Hz)2 / 1 + 0.032 (11Hz)2 KB = 1.8 sendo que o mesmo resultado pode ser encontrado com o aux lio do diagrama da Fig. 9. De acordo com a Tabela 1, este valor e por demais alto para um escrit orio em hor ario diurno. Al em disso, a Fig. 8 indica que uma acelera c ao de 20mG em 11Hz est a bem acima da faixa de percep c ao humana, a meio caminho do limite de amplitude da categoria unpleasant (desagrad avel).

Figura 7: Faixas de percep c ao de vibra c oes em fun c ao da amplitude de deslocamentos.

Figura 8: Faixas de percep c ao de vibra c oes em fun c ao da amplitude de acelera ca o.

Figura 9: C alculo do valor KB a partir da amplitude de deslocamentos.

10

Figura 10: C alculo do valor KB a partir da amplitude de velocidades.

11

Figura 11: C alculo do valor KB a partir da amplitude de acelera c oes.

12

Tabela 1: Valores KB aceit aveis conforme a norma DIN4150. Localiza c ao Zonas residenciais e locais de descanso Zonas centrais de pequenas cidades Zonas comerciais e escrit orios Zonas industriais Em geral Hor ario diurno noturno diurno noturno diurno noturno diurno noturno diurno noturno N vel KB Aceit avel Vibra c ao cont nua Vibra c ao infreq uente 0.20 4 0.15 0.15 0.30 8 0.20 0.20 0.40 12 0.30 0.30 0.60 12 0.40 0.40 0.10 a 0.60 4 a 12 0.10 a 0.40 0.15 a 0.4

Observa-se nos diagramas apresentados nas guras Figs. 10 e 11 que a percep c ao humana e aproximadamente independente da freq u encia quando se quantica a vibra c ao atrav es da velocidade, para freq u encias superiores a 10Hz, e da acelera c ao, para freq u encias inferiores a 2Hz. Ou seja, dependendo da faixa de freq u encias pode ser mais conveniente caracterizar as amplitudes em termos de acelera c ao ou velocidade, e por isso diferentes normas estabelecem crit erios baseados em uma ou outra grandeza.

13

Anda mungkin juga menyukai