Anda di halaman 1dari 29

O B J E C T I V O S

AS REAS RURAIS EM MUDANA


Dar uma definio de agricultura. Identificar os factores que condicionam a prtica da agricultura. Factores Naturais Factores humanos Caracterizar a Agricultura tradicional Caracterizar a Agricultura Moderna Caracterizar os diferentes tipos de agricultura Itinerante sobre queimada Sedentria de sequeiro De Osis Da sia das Mones De plantao Tipo norte americano Tipo Europeu. Caractersticas das Exploraes agrcolas Distinguir Espao Rural de Espao Agrrio Definir os conceitos de Morfologia agrria Sistema de cultura Tipo de povoamento Apresentar os condicionalismos fsicos e humanos dos sistemas agrrios em Portugal. Caracterizar a Agricultura portuguesa quanto: Gesto e utilizao do solo arvel. Principais produes agrcolas. Caractersticas das exploraes agrcolas (dimenso, forma de explorao e sistemas de cultura) Caractersticas da populao agrcola. Conhecer as condies de vida das populaes das reas rurais. Apresentar solues para revitalizar estes espaos. Caracterizar a balana comercial agrcola portuguesa. Identificar os principais problemas do actual uso do solo.
AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AS REAS RURAIS EM MUDANA


O incio da evoluo histrica da agricultura certamente a arte de domesticar plantas e animais. O estudo das origens da domesticao tanto de plantas como de animais tem de considerar, desde o incio, as primeiras economias produtoras de alimentos vegetais e animais do Velho Mundo. Os grupos humanos enrazam-se e introduzem na paisagem um elemento novo, os seus estabelecimentos: as povoaes, as culturas e outras formas de utilizao do solo que lhes asseguram a subsistncia. Admite-se hoje, que o centro mais antigo de domesticao de plantas e animais o Prximo Oriente e que esta domesticao foi uma inveno nica que ocorreu na rea, que ocupada por Israel, Jordnia, Sria, Turquia, Iro e Iraque. Do prximo Oriente teria irradiado a agricultura com o arado para a Europa; para Leste at ndia China e Sudeste asitico. Actividade econmica orientada no sentido da produo de bens destinados alimentao e indstria, obtidos a partir de plantas e animais por intermdio de transformaes biolgicas e tecnolgicas.

O Grupo preocupa-se em produzir em quantidade suficiente para garantir a satisfao das necessidades alimentares. A preocupao fundamental dos grupos ser ento a de subsistir e no muito a de produzir. O consumo a medida do cultivo.

O agricultor trabalha cada vez mais para alimentar os mercados urbanos e torna-se cada vez mais um consumidor de produtos estranhos sua explorao. Pode no descurar a produo para auto consumo mas esta tem relativamente pouca importncia.

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

A- Agricultura extensiva j que a ocupao do espao apenas a necessria para garantir a produo de alimentos para o grupo. B- uma agricultura cientfica que utiliza tcnicas cada vez mais sofisticadas como os fertilizantes, sistemas de irrigao, estudo dos solos, seleco de espcies, manipulao gentica. C- Elevada percentagem de populao agrcola que executam tarefas exclusivamente manuais.

E- Fracos conhecimentos tcnicos por parte dos agricultores que utilizam tcnicas agrcolas primitivas com processos arcaicos o que explica a baixa produtividade registada.

G- Sistemas poli culturais que possibilitam a produo diversificada de bens por ano e assim respondem s necessidades alimentares da famlia. H- uma agricultura cada vez mais ligada indstria fornecendo a esta actividade e matrias primas necessrias para a transformao em agro-indstrias

D- Organizao das exploraes de tipo familiar cuja produo se destina ao auto consumo e uma relao com o mercado mnima.

F- uma agricultura mecanizada em todo o processo produtivo. Os agricultores so empresrios bem informados que necessitam cada vez mais de se articulares com a banca e os seguros.

I- uma agricultura especializada, em que cada regio ou explorao se especializa em produes adaptadas s caractersticas naturais numa perspectiva de mercado, produzir o mximo com o menor custo.

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

OS DIFERENTES TIPOS DE AGRICULTURA

TIPO Itinerante sobre queimada

CARACTERSTICAS
a forma mais primitiva de praticar agricultura, baseia-se na queima de floresta para o arroteamento de terras e utilizao das cinzas como fertilizante. O esgotamento dos solos obriga ao deslocamento das populaes, pratica-se a poli cultura com instrumentos rudimentares sendo a organizao das terras comunitria. Existe em regies de fraca densidade populacional e grande disponibilidade de territrio. Desenvolve-se em regies com maior densidade populacional nos planaltos de Africa mais intensiva e minuciosa que a anterior, recorre rotao de culturas e ao pousio, a fertilizao dos solos feita com estrume do gado. Pratica-se no Norte de Africa nas regies de Osis, h uma grande intensidade de ocupao do solo, num sistema de poli cultura e com grande diviso da propriedade. Desenvolve-se no Sudeste asitico e est de acordo com as condies climticas desta regio (quente e hmida). Utiliza grande quantidade de mo-de-obra, pois existe muita populao, asa tarefas so simples mas minuciosas e intensivas, o arroz produzido em sistema de monocultura.

Sedentria de sequeiro De osis

Da sia das mones

De plantao

Existe nas regies tropicais e tem caractersticas de agricultura moderna. A produo destinada ao mercado internacional utiliza processos modernos para produo de matrias-primas de interesse industrial (caf, borracha, cacau) explorada por grandes empresas multinacionais.
Praticada em extensas propriedades de forma muito regular, elevada mecanizao em sistema de monocultura com uma especializao regional muito acentuada. uma agricultura muito intensiva praticada em exploraes de pequena e mdia dimenso em sistema de poli cultura. mecanizada mecanizada e recorre ao uso de fertilizantes qumicos. fortemente apoiada pelo estado o que faz aumentar os nveis de produo. Portugal inclui-se neste tipo de agricultura embora devido diversidade climtica se possa encontra dois tipos principais de agricultura POLICULTURA INTENSIVA E IRRIGADA MONOCULTURA EXTENSIVA DE CEREAIS

Tipo Norte-Americano

Tipo Europeu

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

OS ASPECTOS ESTRUTURAIS DA AGRICULTURA CONCEITOS BSICOS: ESPAO RURAL Engloba tudo o que visvel no campo e que est ligado actividade agrcola ( parcelas cultivadas, unidades pecurias, habitaes, reas florestais, unidades industriais, o comrcio e os servios) ESPAO AGRRIO Limita-se aos espaos destinados s actividades agrcolas, como as parcelas cultivadas, os campos com gado, o espao inculto, e as construes relacionadas com a actividade.

MORFOLOGIA AGRRIA
Tamanho das parcelas Minifndio pequenas e Latifndio grandes Forma das parcelas Regulares ou irregulares Delimitao Campos abertos (Openfield) ou campos fechados (Bocage). POVOAMENTO

Concentrado Aldeias grandes mas muito distanciadas umas das outras (tipo Alentejo)
Agrupado ou disperso Quando as habitaes se encontram espalhadas um pouco por todo o espao dando origem a uma certa continuidade do povoamento. SISTEMA DE CULTURAS Associao de culturas Monocultura (uma nica cultura com o objectivo de maximizar a produo ao mnimo de custo) ou Poli cultura (vrias culturas em simultneo mais usuais na agricultura de subsistncia) Intensidade de utilizao do solo Sistema intensivo (a terra cultivada continuamente recorrendo-se rega e adubao. Sistema Extensivo recorrem ao pousio com rotao de culturas no utilizando a totalidade do solo
AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AFOLHAMENTO TRIENAL COM POUSIO

CONCENTRADO QUANTO PRODUO PODEMOS DISTINGUIR DOIS CONCEITOS: PODUTIVIDADE AGRCOLA Produo por agricultor durante um ano ( mede-se em toneladas por agricultor RENDIMENTO AGRCOLA a relao entre a produo e a superfcie usada (mede-se em toneladas por hectare).

DISPERSO

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AS FRAGILIDADES DOS SISTEMAS AGRRIOS QUE CONDICIONALISMOS PARA PORTUGAL? A actividade agrcola em Portugal conheceu desde os seus primrdios, um quadro de condicionalismos que criou vrias dificuldades que perduram at aos nossos dias.

CONDICIONALISMOS FSICOS:
Portugal possui um quadro natural que no o mais favorvel prtica da agricultura. CLIMA Uma grande irregularidade em termos totais de precipitao anual fazendo alternar anos secos e anos hmidos. Um predominncia de influncia mediterrnea em cerca de 2/3 do territrio, que faz coincidir a poca de maior precipitao com o perodo mais frio do ano, poca em que a mesma menos necessria para as culturas. Temperaturas muito elevadas na estao seca, aumentando a evapotranspirao, contribuindo para a secura do solo inviabilizando muitas vezes a vida vegetal. Ocorrncia frequente de chuvas intensas que provocam por vezes inundaes nos campos de cultivo. O RELEVO

Este um factor importante em termos de agricultura sendo esta desejavelmente praticada em regies planas ou com pequenos declives pois com fortes declives h mais eroso do solo.
As plancies aluviais localizadas na faixa litoral possuem melhores condies dado que possuem solos frteis. As regies do Macio Central e de Trs-os-Montes devido altitude tm poucas condies para a prtica da agricultura. O SOLO As caractersticas do solo dependem do clima, da natureza da rocha, da cobertura vegetal e da topografia entre outros factores. O clima mediterrneo que predomina no nosso pas no favorece a formao de solos profundos uma vez que a escassa precipitao e a coincidncia do perodo quente com a poca mais seca no permite a alterao qumica das rochas. A natureza da rocha tambm vai interferir no tipo de solo. Os solos mais ricos situam-se nas regies onde predominam os granitos (Noroeste e Beira interior) os mais pobres so os de xisto (Alentejo) argilas e arenitos (litoral do pas).

Tudo isto leva a que se registe um claro contraste entre as regies a norte e a sul do Tejo e a Oeste ou a Leste da Cordilheira Central. O Noroeste, a Beira litoral e a regio Oeste so climaticamente mais aptas a actividade agrcola. O Alentejo devido secura regista produes muito irregulares

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

OS CONDICIONALISMOS HUMANOS
A A DENSIDADE POPULACIONAL As assimetrias na densidade populacional sobretudo entre o Norte e o Sul, o Litoral e o Interior reflecte-se na grande diviso da propriedade no Noroeste (Minifndio) e a existncia de grandes propriedades no Alentejo. OS ASPECTOS HISTRICOS A histria de Portugal marcou profundamente a agricultura portuguesa: A influncia das civilizaes Romana e rabe A introduo de novas culturas (trigo, vinha, oliveira e citrinos) e em sistemas agrcolas de irrigao que permanecem at aos nossos dias. A conquista do pas de Norte para Sul manteve sempre desequilbrios em termos demogrficos. A entrega de grandes extenses de territrio s ordens militares provocou uma concentrao da propriedade que esse mantm at aos nossos dias. A aco de alguns reis como D. Dinis, foi responsvel pela plantao de grandes reas de pinhal e pelo arroteamento de terras. Os descobrimentos que permitiram a introduo de culturas originrias de outros espaos como o milho a batata e o tomate. D E N S I D A D E P O P U L A C I O N A L E A H I S T R I A Foram responsveis pela dimenso da propriedade agrcola em Portugal ESTRUTURA FUNDIRIA Em oposio ao minifndio do Norte (Noroeste) encontramos grandes propriedades a Sul. As causas j apontadas foram agravadas com o fim da lei de Morgadio no sculo XIX, que reservava a herana ao filho mais velho da famlia. Com esta alterao houve uma maior diviso da propriedade (dividida por todos os herdeiros) o que dificulta a mecanizao das culturas e um condicionalismo para a agricultura. O OBJECTIVO DA ACTIVIDADE AGRCOLA Portugal possui um nmero significativo de exploraes agrcolas que praticam uma agricultura de subsistncia. praticada em sistema de policultura, por vezes de forma extensiva, devido aos poucos meios utilizados. No plano oposto temos unidades agrcolas que praticam uma agricultura de mercado por vezes para fins industriais (tomate, beterraba, girassol) so exploraes que recorrem a meios mecanizados e tcnicas mais modernas visando produes elevadas. SISTEMAS DE CULTURAS O recurso policultura, muito relacionado com a agricultura de auto-consumo contribui para o atraso da nossa agricultura pois a produtividade bastante reduzida.
GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AS REAS RURAIS EM MUDANA

A AGRICULTURA PORTUGUESA
Portugal manteve at bastante tarde uma forte tradio rural com grande importncia das actividades agrcolas no contexto da economia. Esta tendncia s se inverteu na ltima dcada com a retraco da superfcie agrcola relativamente s outras classes consideradas. Esta evoluo foi acompanhada de uma diminuio do Produto Agrcola Bruto (PAB) no contexto do PIB no significando porm uma diminuio do nvel de produo agrcola. Para esta evoluo muito contribuiu as alteraes ocorridas aps a adeso de Portugal CEE hoje Unio Europeia, devido aplicao de fundos comunitrios que transformaram este sector: A populao activa passou de cerca de 1,5 milhes para 600 000 em 2001. A superfcie agrcola total diminuiu 3% cerca de 150 000 hectares. O nmero de exploraes diminuiu. A mdia de superfcie por explorao aumentou de 6,69 hectares para 9,29 mostrando uma tendncia para o emparcelamento. O nmero de parcelas diminuiu cerca de 35%. A estrutura de utilizao das terras tambm sofreu alteraes aumentando a percentagem de exploraes de maior dimenso. Diminuram o nmero de exploraes arrendadas. A rea de superfcie irrigada diminuiu. Existe uma tendncia geral para a diminuio das culturas praticadas. Resulta das alteraes introduzidas pela PAC preconizando incentivos no produo de acordo com a aptido dos solos.
AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

A GESTO E UTILIZAO DO SOLO ARVEL

CONCEITOS BSICOS: SAU Superfcie Agrcola til superfcie de explorao que inclui terras arveis, horta familiar, culturas e pastagens permanentes. REGIES AGRRIAS Delimitao do territrio nacional em termos agrcolas para fins administrativos e estatsticos.

A superfcie utilizada para fins agrcolas foi aumentando em consequncia do arroteamento de terras e do aproveitamento de certas regies menos aptas para agricultura at aos anos 60. A partir desta data esta tendncia inverteu-se devido a vrios factores: A Emigrao e o despovoamento do interior. A guerra colonial. O desenvolvimento econmico do pas (indstria e turismo) Aps a adeso de Portugal Unio Europeia esta regresso manteve-se em benefcio da superfcie florestal e de outros usos do solo. Nem toda a superfcie agrcola ocupada por culturas, a SAU constituda por;

Culturas permanentes Culturas que ocupam a terra durante longos perodos de tempo (vinha, olival,
pomares). Pastagens permanentes conjunto de plantas herbceas semeadas ou espontneas, destinadas a servirem de alimentao ao gado ocupando o solo por um perodo superior a 5 anos. Hortas familiares pequenas reas cultivadas com o objectivo de assegurar o abastecimento familiar e no o mercado.

Terras arveis superfcies que so semeadas com culturas temporrias ou deixadas em pousio.
AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

Em Portugal de acordo com o ltimo recenseamento da agricultura existe um reforo das pastagens permanentes em desfavor das terras arveis (diminuio das culturas temporrias imposta pela PAC)
Em termos regionais verifica-se que h um domnio das pastagens nos Aores contrapondo s culturas permanentes em Trs-os-Montes, no Algarve e na Madeira As regies da Beira Litoral e de Entre Douro e Minho apresentam um predomnio da classe das terras arveis. No Alentejo existe tambm um domnio das terras arveis devido aos incentivos da PAC e das terras deixadas em pousio

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AS PRINCIPAIS PRODUES AGRCOLAS EM PORTUGAL A evoluo recente da produo agrcola em Portugal resultou da adeso de nosso pas Unio Europeia e da integrao da nossa agricultura na PAC, foram os mecanismos desta, os fundos enviados e a sua aplicao, que alteraram o panorama do sector agrcola.

CARACTERSTICAS DA PRODUO Os cereais com maior importncia em Portugal so o trigo, o milho, o centeio e de certo modo o arroz. Aps a adeso UE os cereais sofreram uma reduo da superfcie de cultivo, em especial o trigo, o centeio, a aveia e a cevada e uma quebra na produo que resulta dos incentivos no produo. Este grupo de culturas tem vindo a perder importncia no contexto da produo vegetal do pas.

DISTRIBUIO REGIONAL

A cultura do trigo distribui-se por todo o pas, mas a regio agrria do Alentejo a que regista maior produo (85%), seguese Trs-os-Montes com 7% e Ribatejo e Oeste com 5%. O milho domina nas regies agrrias do Ribatejo e Oeste, Alentejo e Entre Douro e Minho, estas regies contribuem com 73% para a produo total deste cereal. Trs-os-Montes a regio do pas onde a cultura do centeio mais significativa com

63% da produo nacional.


Quanto ao arroz, a sua produo concentra-se no Alentejo, Ribatejo e Oeste e na Beira Litoral

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

CARACTERSTICAS DA PRODUO
A evoluo desta cultura tem apresentado uma reduo em termos de produo e superfcie cultivada. Esta reduo acentuou-se com a adeso UE que passa a valorizar a qualidade relativamente quantidade. A vinha adapta-se a uma grande variedade de tipo de solos e exigente do ponto de vista climtico. A vinha a cultura portuguesa por excelncia pois est presente em mais de 50% do total das exploraes agrcolas. Os vinhos de qualidade tm um peso cada vez maior no contexto da produo vincola portuguesa na qual aos consagrados vinhos do Porto e da Madeira se juntam os VPQRD ( Vinhos de Qualidade Produzidos em Regio Demarcada)

DISTRIBUIO REGIONAL

Mais de 50% da superfcie de vinha produtora de Vinhos de Qualidade Produzidos em Regies Demarcadas (VPQRD) que tm maior expressividade nas regies : Entre Douro e Minho (cerca de 90%)

Beira Litoral (cerca de 79%)


Trs-os-Montes (cerca de 68%) Alentejo (cerca de 51%)

CARACTERSTICAS DA PRODUO

DISTRIBUIO REGIONAL

A oliveira adapta-se a diversos tipos de solo, mas muito sensvel s condies meteorolgicas, exigindo veres longos quentes e secos. A cultura depara-se com alguns problemas devido ao fecho de lagares por no cumprirem as normas europeias, a falta de mo-de-obra especializada e a existncia de olivais abandonados e envelhecidos.

A maior rea destinada ao olival localiza-se na regio do Alentejo, seguida de Trs-os-Montes, Beira interior e Ribatejo e Oeste. Devido elevada pluviosidade e aos ventos hmidos de Oeste a regio de Entre Douro e Minho no muito favorvel oliveira que exige veres longos quentes, e secos.

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

CARACTERSTICAS DA PRODUO

DISTRIBUIO REGIONAL

Sendo uma cultura introduzida no nosso pas aps os descobrimentos, a sua rea de cultivo bastante significativa (54 000 ha).
A batata adapta-se a quase todos os tipos de solos, desde que sejam ricos em matria orgnica ou adubados e estrumados. Actualmente faz parte da alimentao diria de mais de 90% da populao nacional.

As regies que registam superfcies de cultivo mais significativas so Trs-os-Montes, Ribatejo e Oeste e ainda a Beira Litoral.

CARACTERSTICAS DA PRODUO Estas tm um carcter emergente por sobressarem na tendncia geral da agricultura portuguesa pois tm aumentado em termos de superfcie cultivada e produo representando no total da produo vegetal 36,1% no caso dos hortcolas e 22,4% no caso da fruta, ultrapassando culturas tradicionais como os cereais, a vinha e o azeite. Este crescimento resulta dos apoios da UE para a introduo de sistemas de rega, construo de estufas e substituio de culturas.

DISTRIBUIO REGIONAL

na regio de Ribatejo e Oeste que

se situa a principal produo de


hortcolas. Existem outras reas onde predomina o regadio, o Algarve, Entre Douro e Minho e a Beira Litoral onde a produo hortcola tambm tem significado. A repartio das frutas por regio

tem especializao no Algarve em


citrinos e frutos secos, Trs-os-Montes em frutos secos, Beira Litoral a ma e Ribatejo e Oeste a pra.
AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

CARACTERSTICAS DAS EXPLORAES AGRCOLAS

REGIES

Propriedade e Explorao da Terra Estende-se de Entre Douro e Minho at Beira Litoral. Predomina a pequena propriedade (minifndio). As propriedades so transmitidas de pais para filhos o que leva a uma fragmentao da propriedade.

Sistemas de Cultura e principais produes As culturas so feitas de forma intensiva sem recurso a pousio praticando a poli cultura. As produes mais importantes so: o milho, o feijo e as hortalias, a vinha aparece associada com outras culturas. A paisagem agrcola o campoprado onde se associa a criao de gado e a agricultura. A utilizao intensiva da terra leva existncia de um povoamento disperso. Junto aldeia cultivam-se os produtos hortcolas que precisam de rega, mais afastados ficam os cereais (centeio e trigo). O sistema de cultura o afolhamento bienal com pousio (esta parcela usada para alimentar o gado). Predomina a agricultura extensiva baseada no cultivo do trigo e na prtica do pousio. A produo de cereais quase toda feita em sistema de sequeiro, possvel vermos associaes deste cereal com cevada e aveia. possvel ver campos arborizados (azinheira, sobreiro, oliveira) a que se chama Montado. O povoamento concentrado com um nmero pequeno de proprietrios agrcolas. Na serra predomina o cultivo do trigo associado a outras rvores caractersticas do clima mediterrneo (figueira, alfarrobeira). No Litoral surge a poli cultura irrigada com domnio das hortcolas e das frutas e da floricultura em estufas.

Atlntico

NORTE

Interior

Estende-se de Trs-os-Montes at parte interior da Beira Alta. A dimenso das exploraes embora seja superior regio anterior, tambm predomina a pequena propriedade. O nmero de exploraes agrcolas inferior ao Norte Litoral mas domina a grande propriedade Latifndio.

Alentejo

SUL

Algarve

Apresenta dois tipos distintos: a serra e o litoral. Enquanto na serra predominam exploraes de grande dimenso de terras pouco frteis, no litoral com mais populao predomina a pequena explorao.

REGIES

Propriedade e Explorao da Terra Domina a pequena propriedade Minifndio sendo a maioria das exploraes de tipo familiar.

Sistemas de Cultura e principais produes A zona de cultivo raramente ultrapassa os 400 metros de altitude organizando-se por andares: at aos 150 m predomina a poli cultura; dos 150 aos 400m cultiva-se o milho; dos 400 aos 800m existem pastagens para o gado bovino; acima dos 800m existem matos. Os campo so fechados com muros ou sebes. Alm do milho cultiva-se a batata, o ch, o tabaco e o anans em estufas. A Pecuria de bovinos a actividade econmica mais importante que se destina indstria de lacticnios.

AORES

REGIES AUTNOMAS

MADEIRA

As ilhas da Madeira e Porto Santo no so favorecidas para a actividade agrcola devido ao relevo, a exposio geogrfica das vertentes (Norte/Sul). A propriedade muito fragmentada tratando-se por isso de uma regio de minifndio.

A agricultura desta regio assenta na utilizao de tcnicas como: construo de socalcos; irrigao intensiva e estrumao das terras. A irrigao associada s caractersticas climticas da vertente Sul permite o crescimento de plantas de origem tropical Banana, Maracuj e Anona. Assume grande importncia o cultivo da vinha, da cana-de-acar e algumas de subsistncia.

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

AS CARACTERSTICAS DA POPULAO AGRCOLA


A caracterizao da populao agrcola passa necessariamente pela anlise da estrutura etria e do nvel de instruo.

Se em 1960 ainda havia muitos efectivos a trabalhar na agricultura, o que testemunhava o real atraso tecnolgico deste sector, a partir desta data o decrscimo comeou a verificar-se de forma acentuada, devido: Aos progressos tecnolgicos, sobretudo ao nvel da mecanizao dos campos; Ao xodo rural motivado pela procura de trabalho noutros sectores de actividade, primeiro na indstria e depois nos servios

e no comrcio;
Ao envelhecimento da populao agrcola; fraca capacidade atractiva deste sector, sobretudo da populao jovem; reduo do nmero de exploraes devido diminuio da populao agrcola; Alm do decrscimo da populao agrcola verifica-se um duplo envelhecimento (um decrscimo no nmero de jovens e um aumento do nmero de idosos) A nvel regional a regio que apresenta uma estrutura agrcola familiar mais envelhecida o Algarve, seguida do Alentejo; A regio que tem uma maior percentagem de populao activa agrcola mais jovem os Aores; O Algarve a regio que tem menos efectivos com idade inferior a 25

anos e os Aores a que tem menor percentagem de trabalhadores com


idade igual ou superior a 65 anos. A nvel nacional mais de 60% da populao agrcola tem mais de 55 anos e apenas 0,4% at 25 anos.

O envelhecimento da populao agrcola em geral, e dos produtores em particular, constitui um entrave inovao e modernizao do sector, o que consequentemente conduz manuteno do baixo rendimento e fraca produtividade. Os agricultores trabalham o solo a partir de um saber de experincias acumuladas, a partir dos ensinamentos dos seus pais.

A elevada qualificao profissional e a preparao cultural so a chave do sucesso dos agricultores e da agricultura praticada em pases onde o nvel de vida da populao rural semelhante ao da populao urbana. O grau da populao agrcola baixo: 17% da populao no sabe ler nem escrever; 16% sabe ler e escrever mas no tem qualquer grau de ensino; 49% tem o 1 e 2 ciclo do ensino bsico. A situao agrava-se quando se considera a populao com 55 ou mais anos: 29,6% no sabe ler nem escrever;

26,6% sabe ler e escrever mas no tem qualquer nvel de instruo;


3,9% no tem mais do que o 2 ciclo.

AS CONDIES DE VIDA DA POPULAO DAS REAS RURAIS


Quando algum exerce mais do que uma actividade como o caso de alguns agricultores que trabalham na indstria ou de pescadores que tambm so agricultores diz-se que existe Pluriactividade Actualmente a pluriactividade permanece no sector agrcola, (apenas 16% se dedica em exclusivo actividade agrcola) constituindo um entrave renovao e modernizao do sector. No entanto este um factor que pode contribuir para a fixao da populao nas reas rurais, poder constituir uma base econmica alternativa invertendo a actual tendncia de abandono das reas rurais. Alm da pluriactividade outros factores precisam de ser modificados com vista revitalizao do espao rural. A forma de explorao agrcola: Conta Prpria - que domina no nosso pas, onde o produtor tambm proprietrio da explorao. Arrendamento as terras so exploradas por produtores mediante o pagamento de uma renda. A promoo de aces de emparcelamento Juno de vrias parcelas de diferentes proprietrios numa s, passando esta a ser explorada por um nico produtor. Desta forma podemos aumentar a dimenso mdia das propriedades dando-lhe maior rentabilidade econmica, permitindo a sua mecanizao e diminuindo os incultos. No caso dos Latifndios a diviso da propriedade ir aumentar a rea produtiva e minorar a terra abandonada.

A AGRICULTURA PORTUGUESA E A DEPENDNCIA EXTERNA Apesar dos condicionalismos fsicos e humanos que influenciam a sua produtividade Portugal produzia a maior parte do que consumia em termos alimentares. A integrao na Unio europeia (1986) a que se seguiu a abertura do mercado portugus aos produtos agrcolas dos outros estados no incio da dcada de 90 alterou completamente esta tendncia. Esta quebra na tendncia de auto-suficincia gerou um problema agricultura portuguesa, o de no conseguir escoar os seus produtos. A concorrncia dos produtos estrangeiros mais baratos levou a um aumento cada vez maior do consumo de produtos com origem nos pases comunitrios. Esta situao gera duas consequncias: A diminuio dos preos dos produtos para os consumidores A quebra do escoamento para os produtores e a falncia econmica da actividade e sucessivo abandono da produo.

A balana comercial desfavorvel em quase todos os produtos com excepo de alguns frutos secos (pinhes), castanha e ainda produtos derivados do vinho e as conservas de tomate, com forte tradio e especializao no nosso pas.

FORTE DEPENDNCIA EXTERNA EM TERMOS ALIMENTARES

OS PROBLEMAS DO ACTUAL USO DO SOLO

DESTACAM-SE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS:


A SUPERPRODUO Nomeadamente no sector da fruta e do leite, complicado de gerir sobretudo junto dos produtores. A DEGRADAO E POLUIO DOS SOLOS E O AGRAVAMENTO DOS PROCESSOS EROSIVOS Resulta do uso exaustivo de fertilizantes qumicos, que se agravou com a adeso de Portugal Unio Europeia. A IRREGULARIDADE CLIMTICA Afecta ciclicamente a actividade agrcola muito relacionada com as condies naturais. AS CARACTERSTICAS DA MO-DE-OBRA AGRCOLA Existe falta de mo-de-obra

especializada devido grande percentagem de populao idosa com falta de qualificao. A


actividade agrcola no atractiva para a populao jovem. A INTRODUO DE TRANSGNICOS OU OGM (ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS) Embora sem significado no nosso pas, constitui uma preocupao na maioria dos pases onde se pratica pois desconhece-se os efeitos desta prtica no organismo

humano.

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

O B J E C T I V O S

AS REAS RURAIS EM MUDANA


A AGRICULTURA PORTUGUESA E A POLTICA AGRCOLA COMUM (PAC)

Conhecer as principais etapas da poltica Agrcola Europeia.


Conhecer os objectivos da PAC de 1962. Compreender os objectivos do FEOGA. Explicar a inverso da tendncia inicial da PAC. Conhecer os objectivos da PAC 2000.

Compreender o impacto da PAC na agricultura portuguesa.


Conhecer os benefcios do PEDAP na agricultura portuguesa. Relacionar a atribuio dos subsdios com o grau de investimento e o rendimento lquido. Apontar os principais aspectos em que se traduziu a modernizao da agricultura portuguesa.

Compreender as transformaes da agricultura portuguesa aps as alteraes introduzidas na PAC (1992)


Apontar medidas para a potencializao do solo agrrio em Portugal. Conhecer as alteraes impostas pela Agenda 2000 para o caso portugus. Compreender o papel da agricultura portuguesa no contexto da globalizao da economia.

Conhecer os benefcios para Portugal resultantes das negociaes da UE com a OMC.

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

PRINCIPAIS ETAPAS DA POLTICA AGRCOLA COMUM


A Europa que tinha sofrido duas guerras num curto perodo de tempo precisava de definir uma estratgia de produo alimentar, pois s assim seria auto-suficiente deste ponto de vista. Esta estratgia assenta em trs grandes pilares: UNICIDADE DE MERCADO Cada produto abrangido pela PAC teria um preo institucional e regras de concorrncia comuns. PREFERNCIA COMUNITRIA Os preos dos produtos so garantidos a nvel interno quer para os importados (preo mnimo) e subsdios para os produtos internos terem preos concorrenciais nos mercados exteriores. SOLIDERIEDADE FINANCEIRA Os custos do financiamento da PAC sero suportados pelo FEOGA.

1957 1958

Assinatura do Tratado de Roma Definio dos pilares da PAC Plano Manssholt Trava a tendncia de intensificao e visa evitar as derrapagens oramentais. Introduo de medidas de modernizao da mode-obra agrcola atravs da qualificao e do rejuvenescimento. Introduo da taxa de co-responsabilidade visando a reduo dos excedentes. Introduo de quotas leiteiras para reduo da produo de leite. Primeira reforma da PAC.

1968

1972

1979

1984 1992
1997 2002

Agenda 2000 avaliao da reforma da PAC de 1992 e incio da discusso da Nova Reforma.
Discusso sobre a Nova reforma da PAC.

FEOGA Fundo Europeu de Orientao Agrcola. Visava o desenvolvimento e a modernizao da agricultura europeia.

Para que se reduzisse a dependncia alimentar externa foram dados todos os apoios, nomeadamente atravs do FEOGA, que permitiram o desenvolvimento da agricultura europeia, que passou a produzir trs vezes mais e permitiu a subida do rendimento mdio dos agricultores.
AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

O crescimento contnuo da oferta leva criao de EXCEDENTES AGRCOLAS o que conduz a grandes despesas de armazenamento. Para escoar os produtos era preciso exporta-los, com a ajuda de subsdios para baixar os preos. Esta intensificao da produo gerou tambm graves PROBLEMAS AMBIENTAIS e de ocupao desordenada do solo.

necessrio que se introduzam alteraes que visem diminuir os incentivos produo e reduzam os excedentes: Incentivo ao abandono da actividade dos agricultores cujas as exploraes no apresentam viabilidade e substituio das terras arveis por reas florestais. Abandono da actividade por parte dos agricultores mais idosos e formao e qualificao dos mais jovens. EM MAIO DE 1992 D-SE A INVERSO DA TENDNCIA INICIAL DA PAC: AS NOVAS PRIORIDADES PASSAM A SER:

AS REAS RURAIS EM MUDANA GEOGRAFIA A 11 ANO Adelaide Ins

A reforma de 1992 foi geralmente considerada um xito, com efeitos positivos para a agricultura europeia. Porm a evoluo que se registou nos anos seguintes, sobretudo devido conjuntura internacional, preparao para a moeda nica, competitividade dos produtos de pases terceiros, conduziu a uma nova adaptao da PAC. Em 1997 a Comisso props a reforma da PAC no mbito da Agenda 2000 que para alm da PAC integrava tambm outras reformas da Unio Europeia para o perodo 20002006. A Agenda 2000 constituiu a reforma mais radical e mais global da PAC desde a sua fundao. Concretamente, a reforma contempla medidas destinadas a: Reforar a competitividade dos produtos agrcolas no mercado domstico e nos mercados mundiais; Promover um nvel de vida equitativo e digno para a populao agrcola; Criar postos de trabalho de substituio e outras fontes de rendimento para os agricultores; Definir uma nova poltica de desenvolvimento rural, que passa a ser o segundo pilar da PAC; Melhorar a qualidade e segurana dos alimentos; Incorporar na PAC consideraes de natureza ambiental e estrutural mais amplas; Simplificar a legislao agrcola e a descentralizao da sua aplicao, a fim de tornar as normas e regulamentos mais claros, mais transparentes e de mais fcil acesso.

O IMPACTO DA PAC NA AGRICULTURA PORTUGUESA

Portugal aderiu Comunidade em 1986 . Como a nossa agricultura se encontrava em grande atraso relativamente dos outros Estados-membros, foi necessrio promover um programa especfico de ajuda sua modernizao, o PEDAP (Programa Especfico de Desenvolvimento da Agricultura Portuguesa).

Portugal foi considerado em estado de transio durante 10 anos portanto susceptvel de receber um apoio especial.
Este apoio traduziu-se na modernizao e transformao do sector nomeadamente: A sua mecanizao com reduo dos activos; O alargamento das produes de regadio;

A electrificao das exploraes;


Florestao; Modernizao e construo de novos caminhos rurais; Promoo do emparcelamento; Desenvolvimento da formao profissional dos agricultores e da investigao agrria; Encorajamento pr-reforma dos agricultores mais idosos; Incentivo ao associativismo agrcola.

A atribuio de subsdios aos agricultores, feita com base na produo por hectare, prejudicial para a agricultura portuguesa, pois as dimenses das exploraes so de um modo geral reduzidas.
Aumento de quotas em alguns produtos agro-pecurios como por exemplo, trigo duro, o tomate, a vinha e o leite, que so produtos tradicionais na nossa agricultura. Os preos ao produtor diminuram devido concorrncia dos produtos vindos do exterior. A utilizao de plantas transgnicas d origem a maiores rendimentos, levando por isso descida dos preos no mercado mundial. O aumento da produo devido concorrncia do mercado mundial levou a uma perda de qualidade dos produtos e o aumento do perigo de poluio dos solos e das guas, provocado pelo abuso dos produtos qumicos. O abandono de terras arveis, que foi incentivado por directivas da Comunidade um dos efeitos negativos que se faz sentir na agricultura portuguesa e foi um dos factores que concorreu para a desertificao do interior do pas.

Aps a reforma da PAC em 1992 verificou-se uma acentuada crise no sector agrcola portugus, verificamos que no perodo ps 1992 at actualidade houve uma inverso do crescimento que o sector tinha conhecido entre 1986 e 1992.
A actual PAC no deve servir como desculpa para justificar a crise no sector mas sim ser aproveitada para aumentar a nossa produtividade e o rendimento dos agricultores, atravs de medidas como: A posta em sectores tradicionais como a vinha e a oliveira, valorizando a qualidade relativamente quantidade e criando regies demarcadas. Apoiar as produes que melhor se adaptam ao nosso clima e das quais podemos retirar vantagens comparativas, como o sector da horto-fruticultura. Aproveitar os apoios da PAC para culturas que no sejam excedentrias como a beterraba, a soja, o tomate ou o tabaco dando-lhe o posterior tratamento industrial.

A Agenda 2000 implica profundas alteraes na PAC:

MEDIDAS DA VELHA PAC Agricultura tradicional Massificao Produo intensiva

MEDIDAS DA NOVA PAC Agricultura biolgica Qualidade Produo Extensiva proteco dos solos

Prioridade ao produtor
Reproduo artificial na pecuria Uso de medicamentos / Antibiticos Maior consumo de produtos alimentares nacionais e estrangeiros

Prioridade ao consumidor
Reproduo natural na pecuria Uso controlado de medicamentos e eliminao do uso de antibiticos Maior consumo de produtos regionais e locais Subsdios centrados no progresso rural

Subsdios produo

FIM DA LGICA DA PRODUO COMO PRIORIDADE MXIMA


A AGRICULTURA BIOLGICA Constitui uma nova forma de encarar a actividade agrcola, aproximando-a das tcnicas tradicionais no que estas tm de melhor (carcter no poluente) e utilizando o que a cincia tem de mais inovador, numa perspectiva de preservao ambiental.

Anda mungkin juga menyukai