Anda di halaman 1dari 39

FORMAO PARA A GARANTIA DO DIREITO CONVIVNCIA FAMILIAR E COMUNITRIA

Formao com Multiplicadores 01, 03 e 04 de abril de 2013 Objetivo Geral: Conhecer, identificar e refletir sobre fatores que favorecem ou ameaam a convivncia familiar e comunitria, conhecendo a realidade das famlias de So Leopoldo para estabelecer pontes entre os fatores/causas dos problemas e as aes que podem ser realizadas.

E. E. E. M. Professor Pedro Schneider Rua So Caetano, 616 - Bairro Centro So Leopoldo Rodrigo Castilhos de Mello Assessor de projetos Lodi Uptmoor Pauly Psicloga e professora

So Leopoldo - Populao: 214.210 hab.


(Dados IBGE - ano de 2010)
Distribuio Bairros

O segmento etrio de 0 a 14 anos registrou crescimento negativo entre 2000 e 2010 (-1,1% ao ano). Crianas e jovens detinham 27,7% do contingente populacional em 2000, o que correspondia a 53.566 habitantes. Em 2010, a participao deste grupo reduziu para 22,4% da populao, totalizando 48.055 habitantes.

A populao residente no municpio na faixa etria de 15 a 59 anos exibiu crescimento populacional (em mdia 1,40% ao ano), passando de 125.264 habitantes em 2000 para 143.907 em 2010. Em 2010, este grupo representava 67,2% da populao do municpio.
Dados sobre os bairros: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Leopoldo. Acesso em 01/04/13

http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php

As informaes do a dimenso exata dos desafios - importante CONHECER a realidade das crianas e suas famlias.
RI Sntese dos Programas Sociais - SO LEOPOLDO (RS) Ano de Referncia: 2012

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php Acesso em: 10/04/2013

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php Acesso em: 10/04/2013

Identificar o banner Sistema de consultas Liberao dos Recursos dos programas do FNDE http://www.fnde.gov.br/

E seguida efetue a busca escolhendo o ano ....

http://www.fnde.gov.br/

http://www.fnde.gov.br/

Dados sobre crianas e adolescente em situao de acolhimento


No h registro do nmero exato de crianas e adolescentes que vivem em situao de acolhimento institucional no Brasil, sabe-se que h muitas que esto espera pela deciso da Justia: voltar para a famlia biolgica, para uma famlia acolhedora ou para adoo. Um Levantamento Nacional de Crianas e Adolescentes em Servios de Acolhimento Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS, em parceria com a Fundao Osvaldo Cruz FIO CRUZ Atualmente constam 228 processos de adoo em andamento e conforme o Cadastro Nacional de Adoo 5.240 crianas e adolescentes ainda esto espera de um lar. O nmero total de interessados em adotar permanece quase cinco vezes maior - 27.437.
http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/infancia-e-juventude/cadastronacional-de-adocao-cna/noticias-cna 12/2012

Em 2009 o MDS identificou, aproximadamente, 2.800 abrigos governamentais e no governamentais, nos quais se estima que haja mais de 50.000 crianas e adolescentes acolhidos. (www.mds.gov.br )

A LEI N 12.010, DE 3 DE AGOSTO DE 2009 altera a Lei 8.069/1990 - Estatuto da Criana e do Adolescente, 8.560 . Art. 19. ........................................................................... 1 Toda criana ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional ter sua situao reavaliada, no mximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciria competente, com base em relatrio elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegrao familiar ou colocao em famlia substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. 2o A permanncia da criana e do adolescente em programa de acolhimento institucional no se prolongar por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciria. 3o A manuteno ou reintegrao de criana ou adolescente sua famlia ter preferncia em relao a qualquer outra providncia, caso em que ser esta includa em programas de orientao e auxlio, nos termos do pargrafo nico do art. 23, dos incisos I e IV do caput do art. 101 e dos incisos I a IV do caput do art. 129 desta Lei. (NR)

Art. 25. ......................................................................... Pargrafo nico. Entende-se por famlia extensa ou ampliada aquela que se estende para alm da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes prximos com os quais a criana ou adolescente convive e mantm vnculos de afinidade e afetividade. (NR) Portanto, a primeira opo tem que ser a famlia. Quanto mais prximo, melhor. O alcoolismo, ou outra dependncia qumica so reconhecidas pela Organizao Mundial de Sade como questes de sade e deve ser tratadas, garantindo-se polticas pblicas para tais casos. Os pais s perdem o direito de criar seus prprios filhos em situaes comprovadas de risco sade, educao, segurana. Nesses casos, a Justia tem a obrigao de procurar, primeiro, os parentes mais prximos. Depois, famlias que queiram adotar, na regio, no estado ou no pas. A adoo internacional a ltima alternativa.

O direito fundamental convivncia familiar est consagrado nas normas e instrumentos legislativos. No entanto, a plena efetivao desse direito coloca problemas de ordem prtica a serem enfrentados por todos os integrantes do Sistema de Garantias dos Direitos da Criana e do Adolescente que, mais do que nunca, precisam unir esforos e articular aes na busca das mais variadas solues, por intermdio da implementao de polticas pblicas que venham a garantir o adequado exerccio deste direito em suas diversas formas, sem jamais perder de vista as regras e princpios que norteiam a matria. (PNCFC)

Ressaltando-se a importncia de investir na preveno e no fortalecimento as famlias, evitando assim o seu afastamento. Porque isso to difcil? Custa menos, traz menos sofrimento. Uma famlia fortalecida e assistida tem condies de cuidar bem de todos os membros da famlia. Retirando a criana, a famlia continua fragilizada para cuidar das demais (crianas, dos idosos, ....) Neste sentido, So Leopoldo elaborou o seu Plano Municipal de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria.

Plano Municipal de So Leopoldo


A partir dos dados acima apresentados e o entendimento da necessidade de prevenir o afastamentos de crianas de suas famlias, organizaes governamentais e no governamentais com o apoio do Ministrio Pblico, atravs da Promotoria da Infncia e Juventude, iniciaram o debate sobre a importncia dessa temtica, transparecendo o desejo de efetivar polticas verdadeiramente emancipadoras e protagonistas, tendo sua centralidade no direito convivncia familiar e comunitria. O primeiro encontro aconteceu em 28 de agosto de 2008 e, nessa data, todos foram desafiados a conhecer o Plano Nacional de Promoo, Proteo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria e a construir o Plano Municipal.
PRINCIPAIS ASPECTOS APOIO FAMLIA: PREVENO DA INSTITUCIONALIZAO; EXCEPCIONALIDADE E PROVISORIEDADE DO AFASTAMENTO DO CONVVIO FAMILIAR; IMPLEMENTAO DE PROGRAMAS DE FAMLIAS ACOLHEDORAS; REINTEGRAO FAMILIAR ADOO: EM CONSONNCIA COM O ECA E CENTRADA NO INTERESSE DA CRIANA E DO ADOLESCENTE FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA DO ADOLESCENTE E DO JOVEM

importante fazer um diagnstico - Marco Situacional - para conhecer a realidade, refletir sobre os conceitos a partir de uma tica que leve em considerao os elementos essenciais capazes de promover o desenvolvimento integral de todas as crianas e jovens.
Descobrir e valorizar as fortalezas e potencialidades ao invs de diagnosticar o que est errado em relao a um pretenso modelo de sade e normalidade (PNCFC). Autoras: IRENE RIZZINI, GARY BARKER e NEIDE CASSANIGA UNIVERSIDADE SANTA RSULA - COORDENAO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A INFNCIA - CESPI/USU e INSTITUTO PROMUNDO

Instituto PROMUNDO Rua Mxico, 31 Bloco D sala 1502 20031 144 Rio de Janeiro RJ Brasil Tel/Fax: 55 21 2544 3114 / 3115 www.promundo.org.br CIESPI em convnio com a PUC/RJ Caixa Postal: 380002 - 22 451 970 Rio de Janeiro - RJ Tel: 55 21 9432-3327 e.mail: ciespi@ciespi.org.br www.ciespi.org.br

POR QUE MAPEAR AS BASES DE APOIO FAMILIARES E COMUNITRIAS?


Geralmente percebemos as comunidades de baixa renda apenas como locais de risco. comum que as crianas e os adolescentes destas comunidades sejam vistos como estando em situao de risco em vez de serem vistos como dotados de mltiplos potenciais. Os programas devem promover o desenvolvimento saudvel e integral de todas as crianas e adolescentes. Instituto PROMUNDO Rua Mxico, 31 Bloco D sala 1502 20031 144 Rio de Janeiro RJ Brasil Tel/Fax: 55 21 2544 3114 / 3115 www.promundo.org.br CIESPI em convnio com a PUC/RJ Caixa Postal: 380002 - 22 451 970 Rio de Janeiro - RJ Tel: 55 21 9432-3327 e.mail: ciespi@ciespi.org.br www.ciespi.org.br

Engajar as comunidades em aes proativas a fim de assegurar o desenvolvimento saudvel de crianas e adolescentes.

Metodologias de preveno
Cuidar Sem Violncia Todo mundo Pode, livro produzido sob a coordenao geral de Gary Barker, Irene Rizzini. Grandes pesquisadores brasileiros na rea da criana e adolescncia. Produzido pelo:
Instituto PROMUNDO Rua Mxico, 31 Bloco D sala 1502 20031 144 Rio de Janeiro RJ Brasil Tel/Fax: 55 21 2544 3114 / 3115 www.promundo.org.br CIESPI em convnio com a PUC/RJ Caixa Postal: 380002 - 22 451 970 Rio de Janeiro - RJ Tel: 55 21 9432-3327 e.mail: ciespi@ciespi.org.br www.ciespi.org.br

A causa do afastamento da famlia geralmente est relacionada a violncia intrafamiliar. Acontece especialmente em relao criana de 0 a 11 anos. O livro apresenta uma breve anlise sobre o tema, e alternativas com foco no desenvolvimento infantil e nos direitos das crianas e adolescentes.

A atuao atravs de polticas pblicas - servios scio assistenciais acontecem que atuam neste territrio e valorizando as potencialidades capazes de enfrentar as fragilidades que resultam nas situaes de vulnerabilidade. Entendendo vulnerabilidade como: Condio desfavorvel dada. Condio objetiva e que aumenta a probabilidade de um evento ocorrer. O que a identifica so processos sociais e situaes que produzem fragilidade, discriminao, desvantagem e excluso social, econmica e/ou cultural. (SILVEIRA, 2008) . Situaes de vulnerabilidade so resultantes de um conjunto de fatores e acontecimentos, ou seja, constantes perdas e falta de oportunidades para garantir o acesso s condies de sobrevivncia.

Fonte: RIZZINI, I.; BARKER, G.; CASSANIGA, N. (2000), Criana no Risco Oportunidade: Fortalecendo as Bases de Apoio Familiares e Comunitrias para Crianas e Adolescentes, Rio de Janeiro, USU Ed. Universitria/CESPI/USU/Instituto Promundo. (2000 p. 19)

Fonte: RIZZINI, I.; BARKER, G.; CASSANIGA, N. (2000), Criana no Risco Oportunidade: Fortalecendo as Bases de Apoio Familiares e Comunitrias para Crianas e Adolescentes, Rio de Janeiro, USU Ed. Universitria/CESPI/USU/Instituto Promundo. (2000 p. 34)

Quais so os elementos essenciais capazes de promover o desenvolvimento harmonioso e integral conforme demonstra o Estatuto da Criana e Adolescente?

Pais/Mes/Responsveis geralmente querem o melhor para suas crianas.


Ns tambm queremos isso. Como podemos educadores e facilitadores estabelecer parcerias com os pais para prevenir a violncia que atinge as crianas? Conhecer a histria dos alunos e da comunidade, conhecer a situao de suas famlias pode ser um caminho.

Conceito de Famlia: Reconhecimento de que a funo da famlia pode ser exercida nos mais diversos arranjos familiares e no existe um modelo ideal de famlia.

Fonte da Ilustrao:

Municpios se mobilizam: so boas prticas de longe e de perto

http://familiaeducadora.blogspot.com.br/

Download do material em

http://familiaeducadora.blogspot.com.br/

http://familiaeducadora.blogspot.com.br/

O Trip - Escol

E, se apesar de todo o trabalho ainda h crianas que no esto frequentando e obtendo sucesso na escola, vejamos a seguir o qu pode feito e com quem podemos contar:

http://familiaeducadora.blogspot.com.br/

Dentro da Escola

http://www.portalsmedsl.com.br/pastas/gabinete/conselhoescolar.htm

Ficha de Comunicao do Aluno Infrequente FICAI.


Trata-se de instrumento operacional de combate da infrequncia e do abandono escolar, surgido no RS mediante a celebrao de Termo de Compromisso de Ajustamento, entre a Coordenadoria das Promotorias de Justia da Infncia e da Juventude, Secretarias Estadual e Municipal de Educao e Conselhos Tutelares. O procedimento da FICAI prev uma repartio de atribuies entre a Escola, Conselho Tutelar e Ministrio Pblico, cada um intervindo de forma sucessiva e articulada, combinando esforos com vista ao mesmo objetivo, que a permanncia ou o retorno do aluno escola. http://www.mp.rs.gov.br/infancia/pgn/id115.htm

O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANAS E DOS ADOLESCENTES.


O que o Conselho Tutelar? Para que serve? Qual a sua funo? Quando devemos acion-lo? Essas so as perguntas que mais nos aparecem e sobre as quais, as dvidas e as discordncias nos indicam a ocorrncia dos maiores problemas e das maiores divergncias e crticas na relao que se estabelece entre o Conselho Tutelar, a famlia, a sociedade e o Poder Pblico. Para responder esses questionamentos de forma que todos compreendam o significado e a importncia do Conselho Tutelar, destacaria a necessidade de observarmos o que nos ensina o Estatuto da Criana e do Adolescente, o seu Projeto de Lei, a Doutrina e a Jurisprudncia sobre ele construda. Em primeiro lugar devemos considerar que os Conselhos (de Direitos e Tutelar) so rgos e, nessa concepo, no so pessoas. So parte de um corpo principal dotado de personalidade prpria, denominado Municpio. Os dois conselhos no so organizaes institudas por uma vontade privada. So organizaes pblicas. Nem governamentais, nem no-governamentais. So emanaes da sociedade brasileira poltica, administrativa e juridicamente organizadas que o estado brasileiro.
Texto de Andr Karst Kaminski. Caderno de Estudos III Conferncia Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente. Produzido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criana e Adolescente/CEDICA RS.

Alguns Conselhos Municipais de So Leopoldo

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente COMDEDICA


Conselho Municipal de Assistncia Social - CMAS Conselho Municipal de Educao - CME Conselho Municipal de Sade CMS

Conselho Tutelar Centro Rua Oswaldo Aranha, 56 - Centro CEP 93010-190 Telefone: (51) 3592.9599 Conselho Tutelar Zona Norte Avenida Henrique Bier, 2709 - Campina CEP 93130-000 Telefone: (51) 3588 1759

Sistema Socioassistencial SUAS


CRAS uma unidade de proteo social bsica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrncia de situaes de vulnerabilidades e riscos sociais nos territrios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisies, do fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios, e da ampliao do acesso aos direitos de cidadania. A equipe do CRAS vai acolher cada um e cada uma com respeito e, em conjunto, identificar, fortalecer e desenvolver os recursos da comunidade e as formas de apoio familiar j existentes.

http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras/documentos/documentos

Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia PAIF


O CRAS, alm da oferta de servios e aes, possui as funes exclusivas de oferta pblica do trabalho social com famlias do PAIF e de gesto territorial da rede socioassistencial de proteo social bsica. Esta ltima funo demanda do CRAS um adequado conhecimento do territrio, a organizao e articulao das unidades da rede socioassistencial a ele referenciadas e o gerenciamento do acolhimento, insero, do encaminhamento e acompanhamento dos usurios no SUAS.

Caderno com valiosas orientaes produzido Secretria Nacional de Assistncia Social. O PAIF, reconhecendo a famlia como espao privilegiado de proteo e desenvolvimento das pessoas, tem por objetivo o fortalecimento da convivncia familiar e comunitria uma das garantias afianadas pela PNAS (2004) e somente pode ser ofertado pelo poder pblico, por meio da equipe de referncia do CRAS.

Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social - CREAS


CREAS a unidade pblica estatal de abrangncia municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lcus de referncia, nos territrios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famlias e indivduos em situao de risco pessoal ou social, por violao de direitos. O papel do CREAS no SUAS define suas competncias que, de modo geral, compreendem: ofertar e referenciar servios especializados de carter continuado para famlias e indivduos em situao de risco pessoal e social, por violao de direitos, conforme dispe a Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais;
Secretaria Nacional de Assistncia Social Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS Orientaes Tcnicas: Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS Braslia, 2011 http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/secretaria-nacional-de-assistencia-social-snas/cadernos/orientacoes-tecnicas-centro-dereferencia-especializado-de-assistencia-social-creas-1/04-caderno-creas-final-dez..pdf

Quando todas as tentativas no tiveram xito necessrio recorrer ao Ministrio Pblico que a Instituio que atua na defesa da ordem jurdica e promoo dos direitos fundamentais dos cidados, por meio da atuao dos Promotores e Procuradores de Justia, no sentido de fazer com que os direitos das crianas e adolescentes sejam sempre concretizados. Como exemplo: assegurar o acesso das crianas e adolescentes educao, combatendo a evaso escolar; zelar pelo direito convivncia familiar e comunitria; defend-las contra todo tipo de violncia e negligncia, mesmo quando praticadas pelos prprios pais; atuar quando um adolescente comete ato infracional; garantir s crianas e adolescentes o atendimento sade que necessitarem, incluindo medicamentos. Vejamos a seguir aes para a preservao dos
vnculos familiares e comunitrios antes da deciso do afastamento da famlia.

Extrado do Caderno de Fluxos Operacionais Sistmicos Proteo Integral e Atuao em Rede na Garantia dos Direitos de Crianas e Adolescentes, produzido pela Associao Brasileira de Magistrados, Promotores de Justia e Defensores Pblicos da Infncia e da Juventude ABMP - www.abmp.org.br)- Pgina 120

Outros Materiais importantes:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/p df/linhadecuidado.pdf

http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/spdca/guia_escolar/guia_es colar1.htm

E se voc tem uma boa prtica, envie para compartilhar no Observatrio


http://boaspraticasconvfamiliar.org.br/

AMENCAR - Rua Andr Ebling, 234 Santo Andr 93042-320 So Leopoldo RS Tel.: (51) 3588-2222 www.amencar.org.br e http://boaspraticasconvfamiliar.org.br/cms/ E-mail: amencarsul@amencar.org.br Secretria Executiva: Suzana Elisa Friedrich

Anda mungkin juga menyukai