Anda di halaman 1dari 2

Metodologia Cientfica Mdulo 1

Tipos de conhecimento
Mary Aparecida Ferreira da Silva

Conhecimento emprico ou senso comum


O conhecimento emprico ou conhecimento vulgar o conhecimento popular, obtido ao acaso, geralmente por conhecimento da experincia alheia, e transmitido oralmente de uma pessoa para outra, de gerao a gerao. Todas as pessoas tm conhecimentos sobre o mundo, a vida, a natureza. Esses conhecimentos adquiridos mesmo sem realizar um estudo cientfico so conhecimentos empricos, so aprendizados que acontecem ao acaso na vida de todos ou, ento, so transmitidos pelos pais, avs, tradies culturais etc.

Conhecimento cientfico
O conhecimento cientfico refere-se a um estudo mais aprofundado que o conhecimento emprico. [...] Percebemos, ento, que cincia um conjunto de conhecimentos adquiridos de modo estruturado e sistemtico. [...] o conhecimento cientfico objetivo, porque descreve a realidade independentemente dos desejos do pesquisador; racional, porque se vale da razo e nunca de sensaes ou impresses para chegar a seus resultados; sistemtico, porque se preocupa em construir sistemas de ideias organizadas racionalmente e em incluir os conhecimentos parciais em totalidades cada vez mais amplas; geral, porque interessa fundamentalmente elaborao de leis ou normas gerais, que explicam todos os fenmenos de certo tipo; verificvel, porque sempre possibilita demonstrar a veracidade das informaes; falvel, porque reconhece sua prpria capacidade de errar.

pdf_mod1_mc_eadup_001

Metodologia Cientfica Mdulo 1

Tipos de conhecimento

Conhecimento filosfico
O conhecimento filosfico diferente do conhecimento cientfico em relao ao objeto de investigao e ao mtodo utilizado. A cincia tem como objeto de estudo ou investigao dados que podem ser percebidos pelos sentidos ou por instrumentos de laboratrio, como, por exemplo, a evoluo das clulas de uma planta dentro de um determinado ambiente. J a filosofia estuda realidades abstratas que no conseguimos perceber por meios dos sentidos, como viso, tato, audio, olfato, mas sim realidades do mbito do pensamento, dos sentimentos, da espiritualidade do ser humano. [...] Portanto, a filosofia a busca constante de sentido, da justificao, das possibilidades, da interpretao a respeito de tudo que envolve o homem e sobre sua prpria existncia.

Conhecimento teolgico
O conhecimento teolgico aquele produzido por meio da aceitao dos homens a dados considerados revelao divina. So os conhecimentos adquiridos nos livros sagrados das reli gies e aceitos pelos homens, depois de terem passado pela crtica histrica. Acreditar ou no no conhecimento teolgico uma tarefa individual, depende da f ou at mesmo da convico de cada pessoa.

Referncia SILVA, Mary Aparecida Ferreira da. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa. 2.ed. Curitiba: Ibpex, 2003. p. 19-23. Adaptado.

pdf_mod1_mc_eadup_001

Anda mungkin juga menyukai