Anda di halaman 1dari 1

Ala Conceptual

Filosofia
O conhecimento cientifico sobre a natureza repousa na observao e na experimentao baseada em teorias que organizam os factos e o raciocnio do Homem, aprofundando a sua compreenso.

Qual a estratgia reprodutora utilizada pelas leveduras?


Quais as vantagens e desvantagens desta estratgia reprodutora? O fermento de padeiro contm leveduras? Porque razo, no decorrer da actividade se utilizou a estufa e acar? Qual a razo de incubar a mistura ?

Ala Metodolgica
Juzos de valor
Experincia simples que utiliza produtos e materiais comuns no dia a dia. A inexistncia de objectiva de ampliao de 100X, condicionou as observaes. O rigor de limpeza dos materiais imprescindvel para evitar contaminaes e permitir uma boa observao A utilizao da estufa a temperatura controlada e do substrato orgnico foram fundamentais para criar condies favorveis ao desenvolvimento e reproduo das leveduras.

Teoria
A reproduo assexuada um tipo de reproduo que envolve apenas um progenitor, sendo os descendentes geneticamente idnticos entre si e idnticos ao progenitor.

Juzos cognitivos
As leveduras so fungos ascomicetas unicelulares, que podem reproduzir-se assexuadamente, por gemulao. O processo de diviso nuclear que est associado a este tipo de reproduo a mitose, pelo que os descendentes se apresentam geneticamente idnticos entre si e idnticos aos progenitores. No decorrer do processo de reproduo por gemulao verifica-se a formao no progenitor de gemas ou gomos, que se desenvolvem dando origem a novos indivduos.

Princpios/Leis
A gemulao um processo de reproduo assexuada, no qual o progenitor desenvolve gemas ou gomos que se desenvolvem dando origem a novos indivduos. um processo que ocorre em seres unicelulares, como as leveduras, nas quais aps diviso nuclear por mitose, se forma uma pequena protuberncia na clula-me, que aumenta de tamanho e se separa como clula independente.

de

Conceitos
Clula Unicelularidade Reproduo assexuada Mitose Ncleo Clone Leveduras Gemulao Gema/Gomo Incubao Fermentao Saccharomyces cerevisiae

Resultados
Aumento n de clulas, de pequenas dimenses. Observao de algumas gemas. Observao do processo de gemulao, in vivo nas suas vrias etapas.

nte

o. de

Vantagens da reproduo assexuada: Forma de reproduo rpida e que produz grande abundncia de descendentes; Permite espcie proliferar rapidamente num Resultados ecossistema, traduzindo-se numa vantagem competitiva; Permite um rpido aumento das populaes em meio ambiente favorvel. Desvantagens da reproduo sexuada: No explica nem contribui para a variabilidade existente nas espcies. No potencia o aparecimento de novas combinaes genticas e, portanto de fentipos que se revelem vantajosos em situao de mudana do ambiente natural. Ilustraes
O fermento de padeiro um concentrado milhes de clulas de Saccharomyces cerevisiae.

Procedimentos
1. Em 100ml de soluo de glicose morna, dissolver 10g de fermento de padeiro. 2. Levar estufa agitando regularmente, durante 90 minutos. 3. Colocar uma gota de soluo numa lmina. 4. Realizar uma preparao temporria atravs da tcnica de montagem. 5. Proceder observao da preparao

Ilustraes/Registos

As leveduras atingem o mximo de actividade para temperaturas prximas de 30C, razo pela qual se colocou a preparao na estufa que foi regulada para esta temperatura.
As leveduras so seres vivos que tm a capacidade de produzir energia, lcool e dixido de carbono, a partir de um substrato orgnico, pelo processo de fermentao. Por esta razo, forneceu-se este substrato, sob a forma de acar.
Imagens retiradoas de : http://images.google.pt/images?um=1&hl=pt-PT&rlz=1C1GGLS_pt-PTPT293PT304&q=saccharomyces+cerevisiae&btnG=Procurar+imagens

Escola Secundria Francisco Simes Ncleo de Estgio 08/09 - Laranjeiro 2008

Anda mungkin juga menyukai