Anda di halaman 1dari 17

VIABILIDADE DOS EQUIPAMENTOS PARA FERTIRRIGAO: DESEMPENHO E CUSTOS

Jos Maria Pinto

Existem ainda vrios outros aspectos favorveis aplicao de fertilizantes atravs dos sistemas de irrigao localizada, todavia, o mais importante que a aplicao seja feita de forma correta, a fim de evitar obstrues na tubulao e nos emissores. Os sistemas pressurizados so os mais indicados para fertirrigao, destacando-se a irrigao localizada, especialmente por gotejamento (Goldberg & Shmueli, 1970; Bresler, 1977), dado suas caractersticas e forma de aplicao de gua pontual junto zona de concentrao das razes das plantas. A utilizao desse mtodo de irrigao promove a melhoria da eficincia do uso dos fertilizantes, reduz as perdas dos fertilizantes por lixiviao, melhora o controle da concentrao de nutrientes no solo (Bresler, 1977) e economiza mode-obra e energia. Os mtodos de aplicao foram desenvolvidos para proporcionar uma alta uniformidade de aplicao, conforme a distribuio de gua do sistema, numa eficiente e econmica alternativa, quando comparada com s tcnicas convencionais de aplicao. Injeo de fertilizantes: Todo sistema de injeo de fertilizante requer um reservatrio para dissoluo produtos qumicos e um sistema de agitao para estes produtos. Devem resistir corroso causada pelos fertilizantes. O volume mnimo do reservatrio deve ser suficiente para a fertirrigao de uma unidade, sem que se requeira o reabastecimento. O volume do reservatrio pode ser calculado pela seguinte formula:
V = nQ x A sol

(1)

Em que: V = Volume do reservatrio, em m3; n = Nmero de aplicaes ; Q = Quantidade de fertilizantes, em kg ha-1; A = rea a fertirrigar, em ha; sol = Solubilidade do fertilizante, em kg m-3

_________________
Eng. Agric. Embrapa Semi-rido, BR 428 km 152, Caixa Postal 23, CEP 56302-970 Petrolina, PE. E-mail: jmpinto@cpatsa.embrapa.br.
1

Figura 1 Tanque para dissoluo de fertilizantes

Tanque de derivao ou tanque fertilizante. Consiste em um depsito onde se coloca a soluo que se quer incorporar ao solo e que, uma vez fechado, alcana em seu interior a mesma presso que a rede de irrigao. Por isso o tanque deve ser capaz de suportar a presso esttica e dinmica da rede. O normal que resistam a cerca de 300 kPa, como mnimo, ainda que se recomenda que suportem uma presso de trabalho a cerca de 600 kPa (Rodrigo Lpez et al, 1997). Geralmente so metlicos, ainda que existam modelos em plstico reforado com fibra de vidro, porm, em qualquer caso, devem ser capazes de suportar a ao corrosiva das substncias que se utilizem. Seu volume varia entre 20 e 200 litros e o dimensionamento pode ser calculado, segundo Keller & Karmeli (1975), utilizando-se a equao:

V = Em que:

Ci x As Cf

(2)

V = volume do tanque de fertilizante , em litros; Ci = quantidade de nutrientes a ser aplicada por irrigao, em kg ha-1; As = rea que o sistema irriga por vez, em ha; Cf = concentrao do fertilizante, em quilo de nutriente por litro de gua (kg L-1).

Estes dispositivos se colocam em paralelo com relao tubulao de irrigao, sendo que a diferena de presso da ordem de 10 e 50 kPa, entre a entrada e a sada do tanque de fertilizante, causadora do fluxo atravs do tanque, conseguida por intermdio da instalao de um registro na linha principal do sistema, entre os pontos de sada para o tanque e de retorno do tanque (Figura 2).

Filtro de Tela Registro

Filtro de Areia

Tanque de Fertilizante

Dreno

Figura 2Tanque de fertilizante

Para a injeo do fertilizante na tubulao de irrigao se fecha o registro que est na linha principal, para que parte da gua destinada irrigao passe pelo tanque. Por tanto, a vazo at o tanque se pode regular mediante o registro na linha principal. Como a vazo de gua que entra no tanque igual vazo da soluo fertilizante que sai do mesmo, evidente que a soluo fertilizante que fica no tanque vai diluindo com o tempo de funcionamento, a concentrao da soluo que se incorpora rede tambm vai diminuindo. A quantidade de fertilizante (C) que permanece no interior do tanque, depois de transcorrido o tempo (T), dada pela equao:

C = C0 x e

qT V

(3)

Em que: C0 = quantidade inicial de fertilizante; q = fluxo que circula atravs do tanque, em L h-1; V = volume do tanque, em litros; T = tempo transcorrido de aplicao, em hora; e = base do logaritmo neperiano De acordo com a equao (3), quando passa pelo tanque duas vezes o seu volumes (do tanque), a quantidade incorporada ser de 95% e quando houver circulado 4 ciclos, a quantidade incorporada se supe de 98% do fertilizante inicial (Figura 3). Na prtica, a concentrao de fertilizante restante no tanque ao final da fertirrigao deve ser inferior a 2%. O tempo ser:
T = V C xn q C0

(4)

A vazo, q (L h-1), que deve passar atravs do tanque para aplicar o fertilizante, pode ser calculada pela equao:
q=

4V tr x ta

(5)

Em que: tr x ta = tempo til de aplicao de fertilizante, sendo: tr = relao entre o tempo de aplicao de fertilizante e o tempo de aplicao da irrigao, usualmente 0,8;. ta = tempo de aplicao da irrigao, em h

O tempo mnimo de aplicao da irrigao quando se est fazendo fertirrigao pode ser determinado pela equao:
ta =

5V q

(6)

Existem algumas variaes deste mtodo, como a utilizao de um lato de leite metlico para funcionar como tanque de derivao de fluxo, com a vantagem de apresentar baixo custo (Costa & Brito, 1988; Andrade & Gornat, 1992) (Figura 4).

1,00 0,90 0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 0 1

porcentagens aplicadas

C = C0 x e

qT V

2 ciclos

Figura 3 Porcentagem de fertilizante aplicado por ciclo

h 1 -h 2 h1 h2

Figura 4 Tanque de fertilizantes adaptado

Transformao de energia

Este mtodo baseia-se no princpio de transformao de formas de energia, ou seja, a energia de velocidade da gua dentro da tubulao transforma-se em energia de presso, a qual novamente transforma-se em energia de velocidade. Esse processo ocorre mediante perda de energia, a qual deve ser mnima para que o mtodo torne-se eficiente. A aplicao deste mtodo requer a utilizao de peas ou equipamentos especiais acoplados na tubulao principal do

sistema de irrigao, como por exemplo: Venturi e tubo de pitot, sendo o Venturi, o mais comum e mais utilizado na prtica.
Injetor tipo Venturi

A concentrao da soluo fertilizante no injetor tipo Venturi constante no decorrer do tempo de aplicao. O principio de funcionamento consiste no estrangulamento do fluxo da gua de irrigao, de modo a provocar aumento de velocidade, criando-se uma presso negativa que provoca a aspirao da soluo fertilizante (Figuras 7, 8). Partindo-se do pressuposto que a vazo no ponto 1 igual vazo no ponto 2, de acordo com a equao da continuidade:
Q1 = Q2 = A1 x V1 = A2 x V2

(7)

Em que: Q = vazo da linha de irrigao, em m3 s-1; A = rea da seo transversal da tubulao, em m2; V = velocidade do fluxo da gua, em m s-1. A rea A1 (tubulao) superior rea A2 (Venturi). Para que a equao da continuidade seja observada necessrio que a velocidade do fluxo V2 seja superior velocidade do fluxo V1. esta transformao de energia cintica que provoca o diferencial de presso entre os pontos 1 e 2, provocando uma presso negativa ou suco no ponto 2, onde se encontra conectado o depsito com a soluo fertilizante.

Figura 7 Detalhe do sistema hidrulico de um Venturi

Filtro de Tela Registro de Gaveta

Filtro de Areia Venturi

Depsito de Fertilizante

Figura 8 Esquema de injetor tipo Venturi

Figura 9 Detalhe de Venturi no cabeal de controle

A vantagem destes injetores de fertilizantes a simplicidade do dispositivo, bem como seu preo, manuteno e durabilidade, alem de no necessitar uma fonte de energia especial. Como limitao, pode-se citar a grande perda de carga provocada pelo estrangulamento da tubulao, podendo variar de 10 a 50% da presso de entrada (Pascual, 1996; Valverde, 1996), dependendo do modelo. Entretanto, existem solues alternativas para contornar essa limitao, como a instalao do injetor com uma bomba auxiliar.
Instalao do injetor com uma bomba auxiliar

Quando uma bomba auxiliar instalada para proporcionar o diferencial de presso necessrio para injeo do fertilizante atravs do Venturi (Figura 10), tendo como desvantagem o custo mais elevado de instalao do sistema. Em muitos casos, quando se quer evitar grandes perdas de carga, se instala um pequeno equipamento de bombeamento antes do Venturi. O clculo da presso que deve fornecer o equipamento de bombeamento feito por meio da equao:
H '= H x p 1 p

(8)

Em que,
p = perda de carga do Venturi, em decimal;

H = presso da rede; H = presso a fornecer pelo equipamento de bombeamento.

Figura 10 Instalao de Venturi utilizando bomba auxiliar

Bombas injetoras A soluo fertilizante contida num reservatrio aberto introduzida ao sistema de

irrigao, com presso superior da gua de irrigao, em concentrao constante, por meio de uma bomba eltrica ou hidrulica,
Bombas injetoras com motor eltrico

As bombas injetoras com motor eltricos esto desenvolvidas para a injeo de fertilizantes. Consiste em bombas de deslocamento positivo, que podem ser de pistom ou de membrana, acionadas por um motor eltrico de baixa potncia (0,25 1 kw), fabricadas com materiais no corrosivos (Figura 11 A vazo terica injetada por uma bomba injetora eltrica de pisto dado por:
Q = N R2 C

(9)

Em que: Q = vazo da bomba em L h-1; N = nmero de ciclos aspirao-impulso, em 1 hora R = Raio do pistom, em dm C = Velocidade do pistom ou deslocamento horizontal, em dm. Para modificar a vazo se pode variar a velocidade C do pistom ou o numero N de ciclos por hora. O usual o primeiro: as bombas injetoras tm um comando exterior para regular a vazo (parafuso micromtrico), que atua deslocando a excntrica, modificando a velocidade do pistom, o qual regula a vazo. A regulagem pode ser feita com a bomba parada ou em funcionamento.

Figura 11 Bomba injetora com motor eltrico.

Nas bombas de membrana, o elemento alternativo um diafragma flexvel que oscila por um dispositivo mecnico como nas bombas de pistom, ou pelas pulsaes de presso iniciadas em uma cmara de fluidos. Este tipo se denomina de acionamento hidrulico.

Bombas injetoras com acionamento hidrulico

Injetor hidrulico uma bomba constituda por uma pequena cmara que alternativamente se enche e esvazia, acionada pela presso da rede de irrigao. Quando a

10

cmara se enche, o dosificador succiona o fertilizante de um depsito e quando se esvazia, o injeta na rede (Figura 12 e 13). O volume injetado est definido pela expresso:

V=v x n x t Em que: V = volume injetado no tempo t, em L; v = volume injetado em um movimento do mbolo, em L; n = nmero de movimento do mbolo por unidade de tempo; t = tempo de funcionamento.

(8)

Para controlar a dosificao se varia n ajustando a presso de entrada na bomba mediante uma vlvula. Para cada modelo, o fabricante dever proporcionar um grfico ou tabela que relacione a presso de entrada com o nmero de movimento do mbolo por unidade de tempo. As bombas de acionamento hidrulico so, normalmente, de pistom ou diafragma e o consumo de gua para seu funcionamento costuma ser de duas a trs vezes o volume de liquido injetado. A principal vantagem destes dispositivos que no necessita aporte de energia exterior instalao e que no produzem perda de carga adicional.
9

1 10 7 12 17 15 14 13

2 8 11

16

1 - Filtro de areia 2 - Registro de fechamento lento (2 polegadas) 3 - Filtro de tela 4 - Registro de fechamento lento (1 polegada) 5 - Vlvula de controle de presso (1/2 polegada) 6, 7 e 8 - Registro de fechamento rpido 9 - Monmetro de Bourdon

10 e 11 - Hidrmetros 12 - Mangueira de suco da soluo fertilizante 13 - Mangueira de entrada de gua da bomba 14 - Mangueira de ejeo da gua da bomba para seu acionamento 15- Reservatrio de soluo fertilizante 16 - Mangueira de injeo da soluo fertilizante 17 - Bomba injetora de fertilizante

Figura 12 Bomba injetora com acionamento hidrulico

11

Figura 13 Bomba injetora com acionamento hidrulico TMB

12

Figura 14 Injetora de fertilizantes AMIAD

Bomba injetora de ao hidrulica por pisto

Como a bomba injetora por acionamento hidrulico por diafragma ou membrana, o dosificador hidrulico acionado por pisto tambm no requer energia eltrica para o seu funcionamento. Sua instalao se d da mesma forma que o injetor Venturi, sendo indicados em instalaes comunitrias, donde a gua fornecida com presso muito superior necessria, ou bem, quando se dispe de um reservatrio que se encontra em uma cota muito elevada. Devida complexidade do equipamento, por possuir numerosas peas mveis, a qualidade da gua de fundamental importncia j que, qualquer impureza pode afetar o bom funcionamento do injetor. Na Figura 15 (A-D) se apresenta o modelo comercial Dosatron e os modos de instalao do equipamento. Este tem a capacidade de injetar solues fertilizantes uniformemente na faixa de 0,02 a 250 L h-1 em uma razo de diluio de 1:500 a 1:50 ou seja de 0,2 a 2%.

(A

13

Figura 15 Bomba injetora de ao hidrulica por pisto

Critrios de escolha dos equipamentos de injeo de fertilizantes

Existem diferentes procedimentos de aplicao de fertilizantes via gua de irrigao. Em cada condio deve ser considerado fatores especficos inerente ao mtodo de aplicao, como disponibilidade e energia eltrica, presso. Alguns critrios devem ser considerados para a escolha do equipamento injetor:
Fonte de energia disponvel: Os dosificadores eltricos s se podem instalar quando se

dispe desta fonte de energia. Quando no se dispe de eletricidade as alternativas so os tanques de derivao ou de fertilizantes, injetores Venturi e os dosificadores hidrulicos que aproveitam apenas a presso hidrulica da rede de irrigao.
Volume e capacidade do sistema: A quantidade de soluo que o reservatrio de fertilizante

pode conter e as vazes totais que se pode introduzir na rede de irrigao funo da freqncia de irrigao, necessidade total de fertilizante e forma de aplicao dos fertilizantes 14

Na Tabela 1 est a comparao dos diversos mtodos de injeo de produtos qumicos.

Tabela 1 - Comparao dos diversos mtodos de injeo de produtos qumicos Injetor Bomba centrfuga: Presso positiva "recalque" Vantagem
Baixo custo. Pode ser calibrada, durante o funcionamento. Alta preciso e presso de trabalho. Baixo custo. Pode ser calibrada durante o funcionamento.

Desvantagem
Calibrao depende da presso do sistema. Baixo controle do produto injetado. Alto custo Injeo do produto depende da bomba do sistema. Possibilidade de corro-la e poluir manancial. Baixo controle da qualidade do produto injetado.

Dosadora "Piston" Presso negativa "Suco"

Diferencial de presso "Peas especiais":

Venturi

Vaquinha Combinado/Composto "gravitacional, bomba principal e auxiliar" Gravidade/superfcie: Carga constante e varivel

Mdio custo. Fcil uso movido Cria zona de baixa presso no pela energia dgua do sistema sistema. Calibrao depende do calibrao possvel durante a nvel do produto no depsito. operao. Baixo custo. Compacto, rubusto, fcil uso, porttil. Fabricao em Controle relativo da quantidade do simples oficina. Movido pela produto injetado. energia dgua do sistema. Mdio custo. Movido pela energia dgua do sistema (principal e Controle relativo da quantidade de auxiliar) e gravitacional. produto injetado. Frgil.

Baixo custo Baixo custo

Orifcio

Baixo controle da quantidade do produto injetado Controle adequado da quantidade do produto injetado.

Segurana na aplicao de agroqumicos

Os equipamentos mnimos requeridos na quimigao so: sistema de irrigao (suco, eletro ou motobomba, recalque e linhas laterais de irrigao), bomba injetora, depsito de agroqumicos, vlvula de reteno manmetro. A instalao e manuteno dos equipamentos para prevenir o refluxo dos qumicos dentro da fonte dgua ou do depsito de agroqumico fundamental para o sucesso desta tecnologia de aplicao de produtos qumicos.
Sistema de preveno do refluxo

So diversos os equipamentos de preveno de refluxo. O sistema de preveno ilustrado consiste em:


A - Vlvula de reteno na linha principal de irrigao, ventosa sifo e um dreno:

15

A vlvula de reteno e a ventosa-sifo impedem o produto qumico e/ou a soluo de retornar fonte dgua. A localizao das vlvulas de reteno devem situar-se entre a bomba de irrigao e o ponto de injeo na linha principal de irrigao. A funo do dreno de baixa presso remover qualquer soluo de produto qumico que tenha passado pela vlvula de reteno.
B Sistema bloqueador de injeo de qumicos: O sistema que interrompe a injeo de produtos qumicos consiste de uma vlvula de reteno, uma vlvula solenide localizada na linha de suco, suprimento de energia do sistema de irrigao e a bomba de injeo de qumicos. A vlvula de reteno na linha de injeo de qumicos necessrio para prevenir o fluxo de gua do sistema de irrigao para o interior do tanque. C Bomba Injetora: A bomba injetora de produtos qumicos deve ter preciso de 0,5 1%, fcil ajuste para diferentes doses mesmo durante a operao, material no corrosivo e de mecnica rubusta. O motor eltrico deve ser totalmente selado para minimizar a possibilidade de combusto, quando combustveis ou vapor qumico estejam presentes.

Calibrao

A calibrao extremamente importante envolvendo o sistema de irrigao e o sistema de aplicao de produtos qumicos, pois a distribuio da gua no sistema de irrigao deve ser uniforme para distribuir tambm uniformemente os produtos qumicos. A calibrao um procedimento simples e anlogo para os diversos mtodos de irrigao. Alm disso, essencial para o bom desempenho da tecnologia de aplicao de produtos qumicos.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ALMEIDA, O.A. de. Equipamentos de injeo de fertilizantes. In: BORGES, A.L.; COELHO, E.F.; TRINDADE, A.V. Fertirrigao em Fruteiras Tropicais (org) Cruz das Almas.: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2002. p. 28 42. ANDRADE, C.L.T.; GORNAT, B. Calibrao e operao de um tanque de fertirrigao. Parnaba: Embrapa - CNPAI, 1992. 17p. (Embrapa - CNPAI. Circular Tcnica, 3). BRESLER, E. Trickle-drip irrigation: principles and aplication to soil water management. Advance Agronomy, New York, v.29, p.344-393, 1977. COSTA, E. F. da; BRITO, R. A. L. Aplicador porttil de produtos qumicos via gua de irrigao. Sete Lagoas, EMBRAPA/CNPMS, 1988. 19p. (EMBRAPA-CNPMS. Circular Tcnica, 13). COSTA, E. F. da; BRITO, R. A. L. Mtodos de aplicao de produtos qumicos e biolgicos na irrigao pressurizada. In: COSTA, E. F.; VIEIRA, R. F.; VIANA, P. A. Quimigao: aplicao de produtos qumicos e biolgicos via irrigao. Braslia, Embrapa-SPI, 1994. p. 85-109. COSTA, E. F.; FRANA, G. E.; ALVES, V. M. C. Aplicao de fertilizantes via gua de irrigao. Informe agropecurio, Belo Horizonte, v. 12, n. 139, p. 1-112, 1986. 16

COSTA, E.F. da; FRAA, G.E. de; ALVES, V.M.C. Aplicao de fertilizantes via gua de irrigao. In: HERNANDEZ, F.B.T.; MORAES, J.F.L. de ; LEANDRO, W.M. Irrigao: Momento atual e perspectiva. Jaboticabal: SECITAP, 1987. p.51-71. GOLDBERG, D.; SHMUELI, M. Drip irrigation: a method used under arid desert conditions of righ water and soil salinity. Transactions of the ASAE, Michigan, v.13, p.38-41, 1970. HAMAN, D.Z., SMAJSTRIA, A.G., ZAZUETA, F.S. Chemical injectionmethods for irrigation. Gainsville, FL, University of Florida, 1990. 21p. (Florida Cooperative Extension Service, Circular, 864). KELLER, J.; KARMELI, D. Trickle irrigation design. Rain Bird Sprinkler Manufacturing Corporation, 1975. 133p. LOPEZ, T. M. Cabezal de riego. In: LPEZ, C. C. Fertirrigacion: cultivos hortcolas y ornamentales. Madri: Ediciones Mundi Prensa, 1998. p. 247-263. McCULLOCH, A.N., SCHRUNK, J.F. Sprinkler irrigation. Washington, D.C., SPRINKLER IRRIGATION ASSOCIATION, 1969. 444p. MOYA TALENS, J.A. Riego localizado y fertirrigacin. 2 ed. rev y amp. Ediciones MundiPrensa. Madrid. 1998. 392 p. PASCUAL, B. El riego. Principio y prcticas. UPV-DPV-ETSIA- SPUPV. Valencia. 1990. 395 p. PASCUAL, B. Riegos de gravedad y a presin. Departamento de Produccin Vegetal. ETSIA, UPV. SPUPV- Valencia. 1996. 465pp PINTO, J. M.; SOARES, J. M. Fertirrigao - a adubao via gua de irrigao. Petrolina:Embrapa-CPATSA, 1990. 16p. (Embrapa-CPATSA. Documentos, 70). PINTO , J. M. Aspectos tcnicos da Fertirrigao. Petrolina, PE: Embrapa Semi-rido, 1999. No paginado. Apostila do V Curso de Hortalias Irrigadas no Nordeste Brasileiro, 1999, Petrolina, PE. PIZARRO, F. Riegos localizados de alta frecuencia (RLAF). goteo, microaspersin y exudacin. 3 ed. rev. amp. Madrid, MUNDI-PRENSA. 1996. 513p. RODRIGO LOPEZ, J.; HERNANDEZ, J.M.; PEREZ, A. y GONZALEZ, J.F. Riego localizado. 2 ed rev. Ediciones Mundi-Prensa, MAPA, Madrid. 1997. 405 p. SANTOS, F.J. de S.; LIMA, R.N. de Fertirrigao: Injetores. Fortaleza: Embrapa Agroindstria Tropical, 2000. 4p (Embrapa Agroindstria Tropical, Instrues Tcnicas, 07) . THERADGILL, E.D. Chemigation via sprinkler irrigation: currents status and future development. Applied Engineering in Agriculture, v.1, n1, p.16-23, 1985. VIDAL, I. Clculos de soluciones y manejo de la fertirrigacin. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FERTIRRIGAO, 1., 2003, Joo Pessoa. Minicurso... Joo Pessoa: Universidade Federal da Paraba/Centro de cincias Agrrias/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria/Centro de Pesquisa do Semi-rido, 2003. 74p. 17

Anda mungkin juga menyukai