Anda di halaman 1dari 24

Fronteira Mercosul Proteo Social e Exigncias para o Servio Social

Vera Maria Ribeiro Nogueira1 Ivete Simionatto2 Eixo temtico 3 Palavras-chave Mercosul, poltica internacional, proteo social, excluso social,Servio Social.

INTRODUO Este relatrio diz respeito a primeira etapa do projeto de pesquisa, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnolgico CNPq. O projeto em questo Integra e d continuidade linha de estudos que vem

Mestre em Servio Social pela PUC-SP e Doutora em Enfermagem pela

UFSC - Brasil Professora Adjunta do Departamento de Servio Social da Universidade Federal de Santa Catarina vera@mbox1.ufsc.br, Florianpolis, Brasil. XVIIISeminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social. La cuestin Social y la formacin proifesional en Trabajo Social en el contexto de las nuevas relaciones de poder y la diversidad latinoamericana. San Jos, Costa Rica, 2004.
2

Dra. Em Servio Social pela PUC-SP e Ps-Doutorado no European

University Institute-Itlia.Professora Titular do Departamento de Servio Social da Universidade Federal de Santa Catarina, isimion@mbox1.ufsc.br Florianpolis, Brasil. XVIIISeminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social. La cuestin Social y la formacin proifesional en Trabajo Social en el contexto de las nuevas relaciones de poder y la diversidad latinoamericana. San Jos, Costa Rica, 2004.

www.ts.ucr.ac.cr

sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade Civil e Polticas Pblicas do Departamento de Servio Social da Universidade Federal de Santa Catarina Brasil. As hipteses de pesquisa decorreram, em parte, de questes levantadas a partir da execuo do Projeto Direito Sade: discurso, prtica e valor. Uma anlise nos pases do Mercosul complementadas por informaes de assistentes sociais que atuam na regio da fronteira. Tem como objetivos aprofundar a reflexo sobre como e sob quais perspectivas tico-polticas o direito sade vem se consolidando na regio da fronteira entre o Brasil e demais pas do Mercosul. Essa dinmica evidencia, como afirma Telles (1994), as formas de relao estabelecidas entre o Estado e a Sociedade Civil. Entende-se que essa compreenso sobre os direitos direciona a ao profissional em busca dos pressupostos ticos adotados pelos assistentes sociais desde 1993. Trs ordens de fenmenos contribuem para construir e delimitar o objeto de estudo. 1. A constatao das divergncias entre os pases quanto concepo do direito sade, tanto no discurso quanto na prtica (Simionatto y Nogueira, 2002), sendo que estas distines podem expressar-se de forma contundente na regio de fronteira. 2. A ampliao da demanda por aes scioassistenciais relacionadas rea da sade (passes, auxlio para tratamento fora do domiclio, etc) e por ateno sade strito-sensu, que vem sendo relatada pelos assistentes sociais das Prefeituras dos municpios brasileiros fronteiristas. A forma como vm sendo incorporadas essas novas requisies permite apreender as tendncias do direito sade na regio estudada. 3. O acrscimo sbito e intenso da demanda relacionada proteo social da sade, se no for bem administrado tica e politicamente, pode acarretar uma situao difcil e tensa para os municpios, que mantm uma forte aproximao cultural, alm de relaes econmicas e sociais com os congneres dos demais pases.

www.ts.ucr.ac.cr

No plano da agenda pblica nacional podem ser identificados para justificar a relevncia do estudo proposto: 1. A posio atual dos Presidentes do Brasil e da Argentina que, quando destacam a importncia do Mercosul, afirmam que a integrao deve ser feita em benefcio de suas populaes, apoiando a construo de um modelo de desenvolvimento sustentvel voltado para o crescimento, a justia social e a dignidade da pessoa humana e fundado nos princpios de participao e transparncia e na tica. (Presidncia da Repblica, 2003). Consta da mesma declarao que a incluso social um objetivo central de seus Governos e que a cooperao em polticas pblicas na rea social e a promoo de parcerias nas reas educacional, cultural, cientfica e tecnolgica foram identificadas pelos Presidentes como

instrumentos para alcanar aquele objetivo. (Presidncia da Repblica, 2003). 2. O reconhecimento de que as questes de sade esto cada vez mais prximas da questo social, especialmente nos pases perifricos (OPS, 2003; Laforgia et al, 2002), expressando patamares de direito e de justia social. 3. A escassa publicao articulando a cidadania na sade na regio de fronteira. Um maior conhecimento sobre a questo poder favorecer a construo de agendas polticas democraticamente pactuadas no mbito da esfera pblica, especialmente quando se instauram novas e d istintas proposies, que se pode identificar na re-atualizao do Consenso de Washington e nas diretrizes do governo brasileiro. A pesquisa foi pensada em duas etapas, sendo que esse relatrio informa os resultados preliminares do primeiro momento, que consistiu no estudo exploratrio sobre a situao da sade na regio pesquisada. Os objetivos da primeira etapa foram definidos em funo da fragilidade de informaes sobre o trnsito populacional entre fronteiras e da ausncia de mecanismos formais de integrao programtica entre os pases fronteirios.

1.REFERNCIAS DE ORDEM TERICA

www.ts.ucr.ac.cr

Tendo em vista ser a referncia central desse trabalho o direito sade, tornase fundamental apresentar as concepes que subsidiaram a anlise, bem como os desdobramentos atuais sobre a natureza dos direitos sociais, entre os quais se inclui o direito sade, evidenciando as distintas expresses decorrentes da inter-relao entre o Estado, a sociedade e o mercado. Justifica-se sua apreenso pelo eixo do Estado de Bem Estar, ao se entender que os direitos sociais se materializam em de polticas sociais, consolidandose, de forma desigual, nos pases das sociedades capitalistas ocidentais, onde se pode reconhecer a existncia de algum tipo de Estado dessa natureza. Tal abordagem permitiu analisar os seus diferentes contedos e as explicaes derivadas dos arranjos econmicos e polticos que os sustentam,

reconhecendo que os direitos sociais, no Welfare State, retratam a face social da cidadania. A opo pelo eixo direito e tambm direito sade decorre, por outro lado, da percepo de sua densidade conceitual, na medida em que tm sido aglutinadores de identidades e interesses, individuais e coletivos, implicando alteraes nas relaes entre o Estado3 sociedade mercado, determinando responsabilidades, agendas e institucionalidades para sua garantia,

provocando, conseqentemente, novos contratos e acordos, entre a sociedade poltica e sociedade civil. Quando se apontam categorias como cidadania social, ou direitos sociais de cidadania, tem-se clareza do limite que essa deciso impe, situada no campo

Estado considerado no sentido gramsciano, englobando a esfera da sociedade civil e sociedade poltica, hegemonia revestida de coero. Conforme indica Semeraro (1999:74), o Estado moderno no pode ser entendido unicamente como aparelho burocrtico-coercitivo, como vulgarmente a maioria da populao pensa. Suas dimenses, de fato, no se limitam aos instrumentos exteriores de governo, mas compreendem, tambm, a multiplicidade de organismos da sociedade civil, onde se manifesta a livre iniciativa dos cidados, seus interesses, suas organizaes, sua cultura e valores, e onde praticamente se enraizam as bases da hegemonia. Chama-se a ateno para a concepo adotada, uma vez que sustenta as argumentaes decorrentes sobre a formao de consensos e hegemonia.

www.ts.ucr.ac.cr

dos direitos, nomeados pelas tendncias tericas crticas, de direitos burgueses.

Ao nvel de la teoria, se trata de una evolucin natural del discurso poltico, ya que el concepto de ciudadana parece integrar las exigencias de justicia y de pertenencia comunitaria, que son respectivamente los conceptos centrales de la filosofa poltica de los aos setenta y ochenta. El concepto de ciudadana est ntimamente ligado, por un lado, a la idea de derechos individuales y, por el outro, a la nocin de vnculo con una comunidad particular (KYMLICKA, NORMAN, 1997: 5).

Ao serem subsidirios dos direitos do homem, assumem as mesmas caractersticas dos direitos morais, ou seja, so apreendidos como antecedendo a qualquer ordenamento jurdico-formal, estando firmados em um estatuto normativo e institucional 4. Contrariando uma abordagem clssica dos fenmenos jurdicos, entre os quais se inscrevem os direitos sociais, a teoria crtica aponta que as condies jurdicas, ou formas polticas, no se explicam por si mesmas, como pretendem os defensores dos procedimentos normativos, que difundem uma idia de justia autonomizada das condies objetivas, independente dos modos de organizao da produo e reproduo social. Desse modo, qualquer anlise sobre instituies no plano do direito, nessa abordagem, implica em articul-la s condies reais de existncia, tendo como pressuposto as relaes econmicas e sociais que condicionam, no limite, os fenmenos jurdicos e polticos5.

4 5

Institucional considerado no sentido de normatizao de comportamentos e costumes. Entendo, no campo da apreenso da concepo do direito e do Estado, como sendo o ltimo a instncia ordenadora do primeiro, contendo, estruturalmente, uma essncia social, ou seja, como conseqncia de uma construo histrica, no sendo permanente e no antecedendo as formaes sociais. Por essa mesma razo no partilho da concepo de um direito social ou econmico como um evento natural, existente de per si , mas sim como uma construo a partir das relaes de produo e reproduo social, concretas e objetivas.

www.ts.ucr.ac.cr

Considera-se, na mesma linha de Kymlicka e Norman (1997), Mouffe (1996) e Dagnino (1994), que a cidadania mais que um conjunto de direitos e responsabilidades envolvendo um sentido de identidade poltica e de pertencimento a uma comunidade poltica, uma cidadania ativa no sentido forte do termo, que expressa o direito a ter direitos de forma igualitria, na definio e inveno de uma nova sociedade. No se aceita, contemporaneamente, a cidadania simplesmente como um conjunto de direitos e responsabilidades. , tambm, uma identidade e o sentido de pertencimento a uma comunidade poltica. Tendo como base a premissa acima, novos aportes vm sendo includos na discusso sobre os direitos sociais, mormente os que os apreendem como aglutinando interesses e favorecendo a abertura de instncias de confrontos e negociaes entre o Estado, o capital e o trabalho. Na conceituao de Kymlicka e Norman (1997: 25),

para la mayor parte de la teora poltica de posguerra, los conceptos normativos fundamentales eran democracia (para evaluar los procedimientos de decisin) y justicia (para evaluar los resultados). Cuando se hablaba de la idea de ciudadana, se la vea como derivada de las nociones de democracia y justicia: un ciu dadano es alguien que tiene derechos democrticos y exigencias de justicia. Pero hoy toma fuerza a lo largo de todo el espectro poltico la idea de que el concepto de ciudadana debe jugar un rol normativo independiente en toda teora poltica plausible, y que la promocin de la ciudadana responsable es un objetivo de primera magnitud para las polticas pblicas.

Essa vertente os vislumbra como espaos possveis de construo de uma nova cultura poltica, no superando, mas ao lado das estruturas partidrias e sindicais, que tm sua centralidade construda a partir do vetor luta de classes, sendo insuficientes para dar conta de explicar os conflitos sociais contemporneos. Entre estes se situam, especialmente, os que dizem respeito satisfao das necessidades concretas e cotidianas, o que exige a presena

www.ts.ucr.ac.cr

de responsabilidades e direitos, ou, de acordo com a literatura poltica, virtudes cvicas e direitos. Vem se constituindo, assim, na contemporaneidade, um novo olhar sobre os direitos, mormente os sociais, deslocando-os de uma perspectiva formalista, ahistrica, para assent-los em vetores mais concretos e palpveis, nas condies reais de existncia e particularizados em cada formao social. A busca dos novos direitos sociais se situa como uma instncia de lutas coletivas, tendo como palavra de ordem, o direito a ter direitos, consoante indicao de Vera Telles (1994). Caberia lembrar que a afirmao acima traduz uma indicao terica e analtica clara, que pode ser encontrada em Oliveira (2002), quando afirma que a cidadania mediada pelo espao pblico, mediada pelas instituies, o que exige uma expresso coletiva. H a exigncia, ainda, da autonomia,

a plena capacidade de intervir nos negcios da sociedade, e atravs de outras mediaes, intervir tambm nos negcios do Estado que regula a sociedade da qual ele faz parte. Isso na concepo ativa de cidadania, no apenas de quem recebe, mas na verdade de um ator que usa seus recursos econmicos, sociais, polticos e culturais para atuar no espao pblico.

A autonomia, para o autor, no uma categoria vazia, pelo contrrio, ela significa que o cidado s tem esse atributo quando consegue acessar, trabalhar, utilizar os recursos de acordo com sua contemporaneidade. No uma autonomia unicamente no plano formal, mas a autonomia que lhe permite viver e reconhecer a alteridade dos outros, o que fundamental em sociedades complexas. Ainda vale apropriar-se de outra afirmao de Oliveira (2002), que, ampliando sua tese sobre os direitos e sobre a cidadania, trata a questo da autonomia como exigncia para atuao no espao pblico, como uma construo que no se finda ao se obter a garantia de um direito. Nesse campo, pode-se

www.ts.ucr.ac.cr

recordar os dois critrios que definem o alcance do bem estar, ou o limite para a garantia dos direitos sociais: a autonomia e a sobrevivncia. Para Oliveira, que no deixa de tecer vigorosas crticas ao conceito limitado de cidadania, quando esta se restringe ao contribuinte, ou ao cidado consumidor, a construo da cidadania exige que se integre cada uma das especificidades que compem as dimenses particulares dos seres humanos, ou antes, a partir dessas especificidades que voc constri a cidadania (Oliveira, 2002). Ao iluminar aspectos essenciais da discusso, Oliveira, aponta para o trnsito entre as dimenses que compem a cidadania e a proteo social a partir do Estado, como uma das condies de sobrevivncia e autonomia. Resgata, nesse movimento, a importncia das mediaes institucionais para a ampliao do espao pblico. Embora a idia da proteo social pblica, ainda que em certas situaes, tenha uma aceitao quase inconteste, mesmo entre as tendncias vinculadas ao pensamento liberal, o debate, hoje, sobre o tema, permeado por um novo registro. O fio que entrelaa a teia dos componentes acima como um todo integrado, tal como aparecem na realidade, sugere os direitos sociais como produtos de uma construo histrica dentro da tradio liberal. Enquanto princpio regulador, os direitos se submetem s alteraes estruturais e conjunturais, perpassado pelas contradies e movimentos da sociedade civil e do mercado, que determinam, por sua vez, mudanas nas relaes entre esta e o Estado (TELLES, 1994). Thomas Humphrey Marshall (1967)6 aponta que a cidadania, no sentido moderno, conteria um conjunto de direitos 7 de natureza diversa: os civis, polticos e sociais.

Coimbra aponta algumas fragilidades na concepo de cidadania de Marshall, devido a sua linearidade, ausncia de contextualizao histrica e aos processos subjacentes afirmao de cada um dos direitos (Coimbra, 1987: 82).

www.ts.ucr.ac.cr

Os direitos civis seriam os referentes e necessrios liberdade individual, tais como o direito de ir e vir, de pensar livremente, de expressar uma f, de possuir uma propriedade, de estabelecer contratos vlidos e, especialmente, o direito justia. Esse ltimo garante ao indivduo, em tese, os demais direitos, independente de quaisquer requisitos ou critrios. O componente liberal do direito civil localiza-se na manuteno de uma esfera da vida social que permanece fora da rbita estatal, notadamente as relaes de mercado e outras iniciativas privadas. Configura-se como a garantia legal de autonomia e liberdade, sob o imprio da lei. Os direitos polticos esto relacionados a escolhas de projetos e propostas de sociedade, pelo exerccio do voto votar e ser votado, isto , participar no poder poltico de uma das duas formas indicadas. A construo do direito poltico inicia no sculo XIX e se consolida, efetivamente, com o aparecimento de uma classe social capaz e preparada para lutar por sua garantia na estrutura social. O intenso processo de urbanizao daquele perodo favoreceu o surgimento dos partidos de massa, que tensionaram, fortemente, a ampliao dos direitos polticos, estendendo-os, paulatinamente, para os trabalhadores, para as mulheres e, recentemente, para os analfabetos. A via democrtica fornece a necessria legitimidade ao Estado de direito, sendo considerado o povo como a fonte ltima de autoridade, exercida atravs do voto, da instituio de partidos polticos, da regra da maioria e de eleies gerais. Os direitos sociais, tpicos do sculo XX, incluem o direito a um mnimo de bem-estar econmico e de segurana, ao direito de participar, por completo, na herana social e levar a vida de um ser civilizado, de acordo com os padres que se estabelecem na sociedade (Marshall, 1967: 113).

Retoma Offe (1994), o que considera significativo na teoria de Marshall, para a compreenso da construo dos direitos, especialmente os sociais, que o reconhecimento da importncia de uma esfera pblica para sua legalizao. Tal dimenso pblica seria a garantia do universalismo sobre os particularismos dos p oderes dominantes.

www.ts.ucr.ac.cr

Complementa Offe (1994:169) que a noo de direitos, ou de cidadania, nos Estados liberal -democrticos de Bem-Estar, abrange trs aspectos: os cidados so fonte ltima da vontade poltica (cidadania poltica), os sditos que mantm uma esfera autnoma de ao social cultural e econmica privada (cidadania civil) e so clientes que dependen de servicios, programas y bienes colectivos suministratos estatalmene para asegurar sus medios materiales, sociales y culturales de supervivencia y bienestar en sociedad. Tais componentes da cidadania tm suas razes fincadas nas teorias polticas do liberalismo, na democracia e no Estado de Bem-Estar. A concepo de cidadania marshalliana vem sendo denominada de passiva ou privada, dada sua nfase nos direitos puramente passivos e na ausncia ou irrelevncia de participao na vida pblica para sua obteno. Este punto de vista estuvo casi enteramente definido en trminos de posesin de derechos (Kymlicka y Norman, 1997: 7). A partir da segunda metade do sculo XX, podem ser identificadas, nas produes tericas sobre a cidadania, duas tendncias crticas. A primeira, a exigncia de se superar a sua concepo passiva, com o exerccio ativo de responsabilidades e das virtudes cidads (a auto-suficincia econmica, a participao poltica e o civismo). A segunda, assinala a exigncia da reviso do prprio conceito de cidadania, no sentido de incorporar o crescente pluralismo social e cultural das sociedades modernas, conforme sinalizam Kymlicka e Norman (1997). primeira crtica, as respostas so diversas, tendo sido sumariadas por Kymlicka e Norman (1997). As virtudes cvicas e as responsabilidades, para a Nova Direita, podem ser apreendidas a partir da esfera privada, sendo o mercado o espao de seu aprendizado efetivo, equilibrando as desigualdades, exigindo uma participao ativa dos concorrentes e funcionando como uma balana e um freio para limitar interesses exacerbados. As tendncias de esquerda e os defensores da democracia participativa afirmam que a participao poltica levaria cidadania responsvel, apontando o papel das

www.ts.ucr.ac.cr

10

decises coletivas como uma escola para a cidadania plena. A tradio cvicorepublicana moderna considera a participao poltica, nas instncias representativas, como uma forma de coexistncia superior, contendo em si, os atributos da cidadania ativa. Os tericos da sociedade civil entendem, por sua vez, que o aprendizado da responsabilidade e das virtudes cvicas efetivo e eficaz a partir das organizaes voluntrias da sociedade civil. Por ltimo, a resposta das teorias de la virtud liberal o restabelecimento da capacidade crtica e autonomia dos sujeitos, sendo as institucionais educacionais pblicas fatores relevantes para tal (Kymlicka y Norman, 1997: 15-25). Assim, as explicaes e as sugestes para a ampliao do estatuto da cidadania sugerem ora o mercado, ora a famlia, ora a ao poltica, ora a educao, ora as organizaes da sociedade, como matrizes da expanso da cidadania responsvel, compondo duas tendncias analticas. A primeira, com uma clivagem de contedo mais normativo, com expresses polticas e jurdicas, a outra, que a apreende desde sua concretizao, via a introduo, na agenda pblica, de mecanismos e estratgias com vistas a sua garantia com financiamento estatal e alcance coletivo. Sob as duas perspectivas, a garantia dos direitos social vem, cada vez mais, se impondo como uma exigncia para a consolidao democrtica e para a ampliao da cidadania, denominada social, nos marcos do sistema capitalista contemporneo. Atualmente, de acordo com Barbalet (1989), a cidadania tem, primordialmente, um estatuto poltico, mas tambm exige uma reflexo sobre as capacidades no polticas dos cidados, derivadas dos recursos sociais que dominam e aos quais tm acesso. Assim, um sistema poltico com igualdade de cidadania na verdade menos do que igualitrio se faz parte de uma sociedade dividida por condies de desigualdade (Barbalet, 1989:11). A indicao de Barbalet alerta para uma polmica que no pode ser dispensada do debate, ou seja, a inter relao entre os trs tipos de direitos

www.ts.ucr.ac.cr

11

civis, polticos e sociais - e as argumentaes que uma ou outra posio defendem. Ao se reconhecer que os direitos se situam dentro da ordem capitalista, sendo definidos estruturalmente em cada formao social, e apresentando uma expresso relativamente conjuntural, ocasionada pela feio particular em cada momento e espaos determinados, tem-se um cenrio limitado por este tipo de conformao social. A anlise desse movimento permite identificar a dinmica polarizada das foras polticas, no qual um dos plos busca alterar as condies societrias existentes e outro pretende mant-las, em nome de princpios e valores tico-polticos distintos. De um lado, vertentes polticas mais liberais, denominadas de Liberalismo Libertrio ou de Nova Direita, questionam a pertinncia de se atribuir aos direitos sociais o mesmo estatuto e as garantias conferidas aos direitos clssicos. No campo oposto, os herdeiros do Socialismo Igualitrio, ou a atual Social-democracia, sem fugir dos limites capitalistas, propem a expanso das ditas garantias sociais e um mesmo estatuto para as trs esferas da cidadania civil, a poltica e a social. Na origem na garantia dos direitos sociais h uma permanente disputa entre quem detm o poder, no caso especfico o poder pblico, e as camadas sociais que buscam a ampliao deste poder com vistas consecuo dos direitos pretendidos. Esse fato ocorre, particularmente, em relao aos direitos sociais, o que no se verifica, por exemplo, com os direitos de liberdade, que buscam justamente o contrrio, a limita o do poder do Estado. Por outro lado, o atendimento de direitos sociais exige, cada vez mais, para a sua efetivao, um aparato estatal que d conta dos servios pblicos garantidos como direitos. Por isso mesmo, so os mais difceis de serem concretizados, na medida em que o cumprimento dessa funo estatal no se limita aos princpios tico-morais normativos, mas exige investimentos financeiros que dem sustentao concretude de tais direitos, que esto em constante ampliao e complexificao.

www.ts.ucr.ac.cr

12

em busca destes direitos sociais que os sujeitos coletivos se expressam na nova esfera pblica, pois sabem ser este o espao no qual suas carncias podem merecer ateno. No espao pblico, mediado pelas instituies, o indivduo se torna cidado, onde a lei cria o espao da virtualidade, atravs dela voc pode interrogar o outro, voc pode interrogar as instituies, no apenas o outro indivduo. A lei tem essa dimenso, exatamente de criao de um espao virtual, por isso preciso retornar questo do indi vduo, fazer a ligao permanente, porque a lei cria apenas o espao virtual, se cada um de ns no formos ativos, se no ativarmos as instituies, a voc fica s no reino da virtualidade (Oliveira, 2002).

A construo desse espao pblico no se confunde com a esfera pblica na concepo burguesa clssica. Completamente independente da esfera estatal, transcende a forma estatal ou privada, possibilitando construir um mundo comum, onde os conflitos e interesses em presena tm visibilidade pblica. Convm recordar que, para o pensamento liberal clssico, a esfera estatal no representa diretamente o interesse de ningum, pois seria ilegtimo um Estado em que interesses privados especficos prevalecessem na ordem pblica, ou onde essa ordem interferisse n a ordem privada (Coutinho, 1989: 40).

Na construo da nova esfera pblica, ocorre um processo poltico que Coutinho (1988) chama de socializao da poltica, ou seja, uma visibilidade do interesse privado, atravs de sujeitos coletivos organizados em torno de interesses e necessidades comuns, tanto os ligados produo quanto os que se referem reproduo da vida social, que discutem publicamente suas demandas, tentando dar s mesmas uma visibilidade tal que as inscreva na agenda poltica estatal. Essa afirmao pressupe que os direitos, a democracia e as condies de estabilidade social so momentos necessrios do mesmo movimento histrico na ordem capitalista, devendo sua anlise no se autonomizar em um ou outro

www.ts.ucr.ac.cr

13

plano da vida social, desconhecendo a existncia de uma interdependncia entre os planos polticos, econmicos e culturais das formaes sociais. Por outro lado, h o reconhecimento que, tanto as dinmicas societrias vm se alterando rapidamente, com o esgotamento dos padres tradicionais de sociabilidade, como se observa, de forma recorrente, o surgimento de novas demandas que se expressam atravs de uma pluralidade de sujeitos polticos, em grande parte contrapostos na busca de seus interesses. Nesse mesmo processo acentua-se a fragilidade do Estado-nao como regulador das relaes e ordenamento social. No se trata de um movimento que possa ser analisado unicamente pelo veio da poltica, mas essencialmente pelo vetor econmico do qual decorrem os processos de globalizao Os direitos sociais e o direito sade so pensados no interior das polticas sociais, as quais so apreendidas, como as polticas econmicas, como estritamente vinculadas aos processos de acumulao capitalista, em seu estgio monopolista. Essa afirmao ratifica posio anterior, de que os direitos unicamente podem ser analisados e estudados como produtos do

desenvolvimento histrico, marcados por desigualdades e contradies entre os continentes, entre os pases e no interior de cada pas, em seus aspectos regionais e locais. Tal concepo os remete ao seu contedo relacional e no os percebendo como uma nmada na ordem social, ultrapassando, portanto, uma idia de direito que apresenta em sua base uma concepo antropolgica do sujeito, inevitavelmente liberal: o indivduo como primeiro, como o que vem antes de seu ser em sociedade por isso, portador de direitos (Liguori, 2000). Na regio da fronteira a titularidade do portador de direito quase uma categoria vazia, pois h distintas culturas polticas que o sec ionam em nveis de titularidade. Os, direitos, especialmente os sociais se aguam e expressam situaes de desigualdades entre os pases, que causam srios embaraos de ordem scio-poltica para os moradores da regio. Tal se intensifica em

www.ts.ucr.ac.cr

14

fronteiras chamadas de porto seco, onde muitas vezes unicamente uma rua separa um pas de outro. Dessa forma, estrategicamente, as pessoas buscam resolver suas demandas e exigncias de sobrevivncia no pas que tem maior estrutura de ateno, seja para qual demanda formao profissional. Como a cidadania social estritamente concebida em termos de rea geogrfica verifica-se a distncia do ideal dos direitos humanos, indivisveis e universais, como foram ratificados na Conferncia de Viena, em 1993. Recordando a afirmao primeira da Declarao de Viena sobre os Direitos Humanos, esta reafirma o compromisso dos Estados membros da Organizao das Naes Unidas de promover o respeito universal e a observncia e proteo os direitos humanos e liberdades fundamentais de todos. Reitera radicalmente a natureza universal dos direitos e liberdades Igualmente a indivisibilidade dos direitos foi reafirmada ao ressaltar a importncia de se garantir universalidade, objetividade e no seletividade na considerao de questes relativas aos direitos humanos (Alves, 2001: 122). Embora reconhecendo a constante e crescente submisso dos Estados nacionais as regras determinadas pelas agncias multilaterais de

financiamento e fomento, pensar a possibilidade de construir consensos em torno dos princpios da Conferncia de Viena, especialmente na regio da fronteira, pode-se viabilizar a aglutinao de sujeitos polticos densos, possibilitando-se a construo de anteparos, ainda que regionais aos problemas de desigualdade ou excluso verificados. Para efeitos analticos considera-se a excluso como um fenmeno decorrente da forma de produzir e consumir bens e servios nos pases capitalistas. A excluso ocorre dentro do quadro das relaes de classe e no como um epifenmeno, isolado das determinaes econmicas e culturais. Essa referncia analtica comprovada pela prpria dificuldade de aceitao pelos pases desenvolvidos, da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos. Contrariamente aos pases empobrecidos, consideram direitos humanos unicamente os classificados como de primeira gerao.

www.ts.ucr.ac.cr

15

3.METODOLOGIA E ESTRATGIAS DE COLETA DE DADOS Na primeira etapa da pesquisa foram delimitados alguns passos iniciais prprios dos estudos exploratrios. O fato de no se ter estudos com objetos similares obrigou a um conhecimento prvio da situao. Nesse sentido os passos foram os seguintes: 1. articulao interinstitucional buscando o apoio logstico para o levantamento dos dados empricos necessrios. Foram realizadas reunies com instituies governamentais e no governamentais, buscando ampliar o espectro scio-politico dos informantes primrios. Estas articulaes foram feitas em nvel estadual, regional e local. Observa -se que no houve a preocupao de incluir todos os possveis informantes institucionais, mas os que foram indicados como relevantes e com maior insero social. A indicao partiu dos pesquisadores que residiam na rea. 2. Coleta de informaes preliminares sobre o objeto de estudo, atravs de reunies e entrevistas focais com assistentes sociais, profissionais de sade e dirigentes institucionais nas cidades plos fronteirias. O objetivo foi reconhecer o campo visando a construo do questionrio a ser aplicado futuramente. Essa etapa foi realizada em duas cidades plos So Miguel do Oeste em Santa Catarina e em Foz do Iguau. Dever ser ampliado para a fronteira do Rio Grande do Sul se houver necessidade, o que ser definido pela dificuldade em montar o instrumento de coleta de dados. O agendamento das reunies foi feito pelo pesquisadores residentes nas cidades indicadas e no se limitou a profissionais da rea da sade, mas ampliou-se para a rea da assistncia social, na medida em que, nos municpios menores a ateno global, no havendo institucionalmente separao entre sade e assistncia social. O assistente social recebe as requisies das duas reas. As reunies foram gravadas e seguiram um roteiro norteador muito fludo, visto que se reconheceu a importncia dos sujeitos contriburem a partir de suas experincias cotidianas. A reunio focal mostrou-se um instrumento favorvel,

www.ts.ucr.ac.cr

16

na medida em que a experincia relatada por um profissional provocava reminiscncias em outro, adensando-se o relato, tanto no plano scio-histrico como tico-poltico. Ressalta-se a importncia dessas informaes pois ir favorecer a contextualizao dos resultados atravs dos questionrios. Outro aspecto essencial obtido se refere a indicao de novos sujeitos, que pertencem ao universo dos direitos, especialmente na garantia de sua fruio. Igualmente foram apontadas as especificidades de ordem poltica, indicando o grande cuidado que se dever ter em certos municpios. A durao mdia das reunies foi de 3 horas e as entrevistas de 45 minutos a hora e meia. Destacou-se nas falas dos sujeitos a comprovao da inexistncia de estudos sistemticos voltados essencialmente para a regio de fronteira. Igualmente se buscou, com os sujeitos, articular possveis contatos para a posterior aplicao dos questionrios. A partir dos primeiros resultados j se evidenciou que outras categorias tericas devero ser abordadas, especialmente as relacionadas integralidade dos direitos e tambm recursos tericos voltados garantia dos direitos, como as determinaes das Conferncias Internacionais promovidas pela ONU.

3. O

QUADRO DESCONHECIDO FRONTEIRAS E ATENO SADE

A primeira e grande constatao que, na fronteira, o direito sade acrescido de outros componentes, verificando-se a mesma argumentao em termos dos pases ricos e pobres. Ou seja, a populao dos pases que detm melhores condies de infraestrutura para ateno sade marcam uma cidadania delimitada pela rea geogrfica, sendo o aspecto financeiro o determinante dessa cultura. Os profissionais relatam que sofrem grandes crticas da populao residente no pas quando buscam incluir pessoas que vm dos pases vizinhos. Reconhece-se nesse caso, o entendimento do outro, o que vive fora de seu mundo como um estranho, um diferente, que no tem a titularidade do direito que dada pela idia de Estado-nao.

www.ts.ucr.ac.cr

17

H o reconhecimento do trnsito interfronteiras, no havendo, no entanto, registro dessas demandas. Esse fato preocupante, na medida em que se exclui a possibilidade de uma leitura mais real da situao, ficando em termos de opinies, que podem ser desqualificadas em razo do o gestor municipal entende sobre o direito. Do mesmo modo, torna-se difcil interpelar instancias estatais na busca de soluo das dificuldades uma vez que os atendimentos no so quantificados, no sendo incorporados nas estatsticas mensais. Igualmente no se define o tipo de demanda. Os profissionais relatam uma ampliao das solicitaes, mas no so capazes de identificar, de modo seguro, o tipo e o gnero de solicitao. Essa ausncia j indica, por parte dos prprios profissionais, uma certa despreocupao com a garantia dos direitos, ou seja, com sua fruio cotidiana. No plano discursivo h a defesa intransigente da integralidade e indissolubilidade dos direitos, mas entre o discurso e a ao, no se identifica que o registro do no atendimento pode-se tornar um mecanismo de aglutinao de interesses. Percebe-se que a

dimenso poltica fragilizada pelo desconhecimento da possibilidade de formao de consensos. Ainda que no se chegue a pensar em formao de consensos, a simples indicao estatstica, subsidiando e comprovando a necessidade, o que poderia alterar a situao em termos de planejamento e gesto do sistema, no reconstituda. H uma distino entre os dados obtidos na regio de Foz do Iguau e na regio de So Miguel do Oeste, que engloba Dionsio Cerqueira, fronteira seca com Bernardo Yrigoyen na Argentina. Em Foz do Iguau os profissionais expressam uma dimenso importante, que especfica da regio. Por se localizar na confluncia de trs fronteiras Paraguai, Argentina e Brasil as diferenas de encaminhamento e cultura poltica entre os pases se tornam mais visveis. Relatam que a populao Argentina procura bem menos os recursos de sade que a populao paraguaia. Essa demanda diferenciada no se explica apenas pelo empobrecimento maior da populao paraguaia, visto que os recursos de

www.ts.ucr.ac.cr

18

sade em Puerto Iguazu, na Argentina, so precrios e a populao muito empobrecida. Duas ordens de explicaes podem ser levantadas. A primeira que, conforme assinalam os profissionais, a aduana Argentina bastante seletiva com a sada de seus habitantes e ingresso no Brasil e tambm com a entrada dos brasileiros e paraguaios. Outra explicao possvel, no plano da cultura que Identificam resqucios de um padro civilizatrio que durante muito tempo equiparou-se a alguns pases da Europa. Deve-se lembrar que at hoje os indicadores de sade da Argentina so os melhores do Mercosul. O desmonte identificado em pesquisas anteriores no foi ainda sentido de forma mais abrupta. Lembrando da relao entre indicadores de sade e educao, publicado recentemente pela Organizao Mundial de Sade, a populao Argentina detm um nvel bastante elevado em termos educacionais. Em Foz do Iguau, outro dado que merece uma discusso o caso da populao designada como brasiquaia. So brasileiros que, em dcadas anteriores, migraram para o pas vizinho em busca de melhores condies de vida. Identifica-se nesse grupo dois universos distint os os que foram e

adquiriram terras, grandes latifndios, que vem explorando e a populao empobrecida que transita em busca de trabalho. Segundo dados colhidos junto ao Setor de Sade Mercosul, da Usina Hidreltrica de Itaipu, calcula-se haja 300 mil brasiguaios que esto retornando ao Brasil, ou retornam em busca de ateno sade ou outras demandas e voltam ao Paraguai. Esse retorno ou mesmo esse trnsito de brasiguaios merece ser aprofundado futuramente. O que mencionado pelos profissionais a recusa dos gestores municipais no seu atendimento, mesmo considerando que so brasileiros. A cidadania no caso se torna mais estreita, no se fixando mais a partir do nascimento, mas da residncia. um novo argumento - que a organizao tcnico-adminstrativa do Sistema de Sade tem um espao para os residentes e no para os brasileiros que residem fora. A cidadania, nesse caso, vai oscilando de municpio para municpio, de gestor para gestor.

www.ts.ucr.ac.cr

19

As estratgias dos profissionais de Foz de Iguau para incluso dos brasiguaios no sistema de sade tem sido a de encaminhar ao Ministrio Pblico os casos dessa natureza, com relatrios circunstanciados da situao scio-econmica. Igualmente pode-se apontar que a cidadania no caso a denominada de cidadania invertida por Sonia Fleury (2002). De toda forma se reconhece que ambas as argumentaes distanciam-se da universalidade dos direitos humanos. Tal aspecto delicado pois h uma tendncia de integrao econmica e a social fica reduzida a sentena judicial. Em Foz do Iguau os profissionais indicam uma cidadania de baixa densidade, conforme categoria discutida por Gerschman (2000), tanto social como poltica. H, na regio, os donos do poder, que ocupam os setores estratgicos de formao de opinio. So mesmo donos dos meios de comunicao, esto presentes nas associaes hegemonicamente fortes, como a Associao Comercial e Industrial, ocupam postos chaves nas instituies polticas e exerce um grande controle sobre a opinio pblica. A esfera pblica desqualificada ao extremo, relatando os profissionais que as instncias deliberativas do Sistema de Sade tem um papel consultivo. As contraposies a esta ordem poltica so severamente rechaadas, via demisso de profissionais, troca e rebaixamento de cargos. Em So Miguel do Oeste os assistentes relatam um cenrio mais ameno, permitindo levantar a hiptese que o tamanho reduzido dos municpios favorece a ateno a demanda do pas vizinho, no caso, a Argentina. Os casos mais freqentes so de migraes transitrias, ou seja, brasileiros que vo para Argentina e retornam de tempos em tempos. So igualmente comuns os casos de dupla cidadania. As informaes devem ser checadas para maior segurana e evitar inferncias sem provas empricas. Quanto as estratgias arriscadas. utilizadas pela populao dos outros pases,

especialmente brasiguaios, tem sido diversas e em certas situaes bastante

www.ts.ucr.ac.cr

20

A mais comum a locao ou emprstimos de documentos que comprovem a residncia mas que no tenham fotos, como o c aso dos boletos das tarifas de energia eltrica e o certificado de contribuinte de pessoa fsica. Outra forma usada para obter o atendimento assistencial em sade aguardar a piora do estado geral do paciente e quando h risco de vida buscar o atendimento diretamente no hospital. Nesse caso o no atendimento implicaria em falta tica severa, com penalidade de cassao do registro do mdico. Outro apontamento que se pode fazer a dificuldade de dados e intercmbio de informaes e mesmo algumas aes coletivas entre os profissionais dos pases analisados. A primeira vista parece que a condio de estrangeiro do profissional do outro lado da fronteira ameaadora ou ento desqualificada. Esse aspecto merece ser explorado, pois unicamente sabem que existem profissionais, mas desconhecem o que fazem, como fazem e se h interesse em parcerias que possam reduzir os desgastes da ampliao da pobreza e excluso verificada nos ltimos anos A ausncia persistente de registros do atendimento aos estrangeiros parece se vincular a uma estratgia de incluso, ou seja, inmeras vezes os assistentes sociais no fazem um estudo completo ou mesmo omitem deliberadamente algumas informaes que poderiam excluir do Sistema o paciente. Da mesma forma no levam em conta as inverdades que so ditas pelos pacientes para obter o atendimento, como foi relatado por um profissional. Pontua-se que os resultados acima so dados iniciais e devem ser aprofundados na segunda etapa da pesquisa. 4. CONCLUSES PARCIAIS A primeira e mais sria concluso que a concepo de direito entre os profissionais que participaram das reunies no unvoca. Identifica-se um continuum que parte da afirmao que a cidadania social vincula-se ao trabalho, determinada pela meritocracia e assemelhando-se a um seguro social at os que afirmam ser a cidadania social um direito universal, global e de

www.ts.ucr.ac.cr

21

responsabilidade dos gestores dos trs nveis de governo. Nesse caso a populao empobrecida, que no contribui com o Sistema no tem o status de cidado. Tal referncia impe se pensar em aprofundar o conhecimento e a reflexo sobre os direitos constitucionais brasileiros cotejando-os com os dos pases vizinhos. Da mesma forma, a explicao para as estratgias de incluso desenvolvidas pelos pacientes toma a forma de uma censura ou de apoio, o que se relaciona prpria idia de cidadania social e seus determinantes. H mais facilidade para aceitar as estratgias em casos de risco de vida, caindo-se em uma concepo sanitria mdico-centrada e de ateno doena e no na ateno a sade. No vem sendo referidos atores polticos que possam resignificar a categoria direitos de cidadania, com exceo do Ministrio Pblico. Tal fato pode ser explicado, especialmente em Foz do Iguau por ser reconhecidamente uma cidade sem lei e dominada pelos donos do poder, no sentido mais forte do termo. As regulaes institucionais frgeis e os gestores pblicos do poder executivo no tm autonomia e hegemonia para denunciar desmandos que ocorrem. O mix pblico e privado parece ser a regra nos encaminhamentos relativos aos direitos, especialmente porque os interesses econmicos so encontrados nos trs paises fronteirios. Reafirma -se a provisoriedade das discusses acima sem no entanto anular seu potencial investigativo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES, Jose Augusto Lindgren.Dieitos Humanos, Cidadania e Globalizao. Lua Nova, 2000, p.159-205. BARBALET, J.M. A Cidadania. Lisboa: Editora Estampa, 1989.

www.ts.ucr.ac.cr

22

BRASIL, PRESIDNCIA DA REPBLICA. Comunicado conjunto de imprensa dos presidentes da Repblica Federativa do Brasil, Luiz Incio Lula da Silva, e da Repblica Argentina, Eduardo Duhalde. Disponvel em <http://www.radiobras.gov.br/integras/03/integra_140103_2.htm>. Acesso em 04 de fevereiro de 2003. BRASIL. Comisso Mercosul. Comunicado de Imprensa. Disponvel em <http://www.mercosul.gov.br/textos/default.asp?Key -181 >Acesso em 20 dez 2002. COUTINHO, Carlos Nelson ____________________Dualidade de Poderes. So Paulo: Brasiliense, 1988. COUTINHO, Carlos Nelson ____________________Representao de Interesses, formulao de polticas e hegemonia. In: TEIXEIRA, Sonia Flury (Org.). Reforma Sanitria: em busca de uma teoria . So Paulo: CORTEZ/ABRASCO, 1989. p. 47-70. DAGNINO, Evelina (Org.). Os Anos 90: Poltica e Sociedade no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1994. ESPING-ANDERSEN, Gosta. Fundamentos sociales de las economas postindustriales. Barc elona: Ariel, 2000. FLEURY, Sonia. Universal, Dual ou Plural? Modelos y dilemas de Atencion de la salud en America Latina. Rio de Janeiro: FGV, 2001. Disponvel em: < http://www.opas.org/htm > Acesso em: 02 de janeiro de 2002. GERSCHMAN, Slvia. A descentralizao da poltica de sade no final dos anos 1990. Revista de Administrao Pblica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 4, p. 147-170, jul./ago. 2000. KYMLICKA, Will; NORMAN, Wayne. El retorno del ciudadano. Agora, Buenos Aires, ano 3, n. 7, p. 5-42, Inverno 1997. LAFORGIA, Jerry; RAW, Slvia; LEVCOVITZ, Eduardo. O Papel das Instituies Internacionais no Processo das Reformas no Setor Sade. In: SEMINRIO INTERNACIONAL TENDNCIAS E DESAFIOS DOS SISTEMAS DE SADE DAS AMRICAS. BRASIL, 2002, So Paulo. Ministrio da Sade. LAURELL, Asa Cristina. La Salud: de derecho social a mercancia. Boletin APS, Quito, n. 5, p. 81-92, ago 2000. LIGUORI, Guido. Estado e Mundializao em Gramsci. Crtica Marxista. Roma, n. 4-5. Disponvel em :<http://www.citinv.it/pubblicazioni/CRITICA_MARXISTA>. Acesso em 10 0utubro 2000.

Cdigo de campo cambiado

www.ts.ucr.ac.cr

23

MARSHALL, Thomas H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. MOUFFE, Chantal. O Regresso do Poltico. Lisboa: Gradiva, 1996. MOUFFE, Chantal. O Regresso do Poltico. Lisboa: Gradiva, 1996. NAVARRO, Vicen. Neoliberalismo y Estado del bienestar. 3 ed. Barcelona: Ariel, 2000. OFFE, Claus. Contradicciones en el Estado de Bienestar. Madrid: Alianza Editorial. 1994. OLIVEIRA, Francisco de. O que formao para a cidadania? Entrevista realizada por Slvio Caccia Bava, em 1999. Disponvel em : <http://www.dhnet.org.Br/textos/coliveira.htm>. Acesso em 14 maio 2002. OLIVEIRA, Francisco de. O que formao para a cidadania? Entrevista realizada por Slvio Caccia Bava, em 1999. Disponvel em : <http://www.dhnet.org.Br/textos/coliveira.htm>. Acesso em 14 maio 2002. ORGANIZACIN PANAMERICANA DE SALUD. Apoyo para planear investigaciones sobre Estrategias para Extender la Protecin Social en Salud. Disponvel em: http://www.opas.org . Acesso em 12 fev 2003. SANTOS, Boaventura Souza. Reinventar a democracia: Entre o prcontratualismo e o ps -contratualismo. In: OLIVEIRA, Francisco; PAOLI, Maria Clia (Orgs.). Os Sentidos da Democracia: Polticas do Dissenso e Hegemonia Global. Petrpolis: Vozes; Braslia: NEDIC, 1999. p. 83-129. SIMIONATTO, Ivete; NOGUEIRA, Vera M. R. Direito Sade: discurso, prtica e valor: Uma anlise nos pases do Mercosul. Relatrio Parcial de Pesquisa. Departamento de Servio Social. Universidade Federal de Santa Catarina. 2002. TELLES, Vera. da S. Pobreza, movimentos sociais e cultura poltica: notas sobre as difceis relaes entre pobreza, direitos e democracia. In: DINIZ, Eli; LOPES, Jos Srgio Leite; PRANDI, Reginaldo. (Orgs.). O Brasil no rastro da crise. So Paulo: ANPOCS/HUCITEC/IPEA, 1994. TELLES, Vera. da S. Pobreza, movimentos sociais e cultura poltica: pblicos. In: DAGNINO, Evelina. (Org.). Anos 90: Poltica e Sociedade no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1994. p. 91-102.

Cdigo de campo cambiado

Cdigo de campo cambiado

www.ts.ucr.ac.cr

24

Anda mungkin juga menyukai