Anda di halaman 1dari 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof.

Ricardo Vale Aula 04

AULA 04: LEGISLAO ADUANEIRA


SUMRIO 1-Palavras Iniciais 2- Introduo Aspectos Comuns aos Regimes Aduaneiros Especiais 3- Trnsito Aduaneiro 4-Admisso Temporria e Admisso temporria para aperfeioamento ativo 5- Drawback 6- Questes Comentadas 7- Lista de Questes e Gabarito Ol, amigos estrategistas, tudo bem? Na aula passada, estudamos sobre os procedimentos gerais de importao e exportao. Hoje, daremos incio ao estudo dos regimes aduaneiros especiais e dos regimes aduaneiros aplicados em reas especiais! Como o assunto simplesmente gigantesco, optei por dividi-lo em duas aulas! Logo, o tema ser abordado nas aulas 04 e 05. Ateno: o tema teve vrias alteraes implementadas pelo Decreto n 8.010/2013. Darei uma abordagem bem ampla ao assunto! No um tema fcil, mas tambm no to impossvel assim! Tenho certeza de que vocs vo tirar de letra! O edital de Legislao Aduaneira foi bem abrangente ao cobrar o tema. Vejamos o que ele diz: 10. Regimes Aduaneiros Especiais e Regimes Aduaneiros aplicados em reas Especiais. 10.1. Disposies Gerais e Especficas de cada Regime e de cada rea. 14. Termo de Responsabilidade. Hoje ultrapassaremos a metade do nosso curso e voc j est quase preparado para a prova de Legislao Aduaneira. Falta pouco! Acredite com fora na sua aprovao, pois ela est mais prxima do que voc imagina! Como sempre gosto de dizer, o primeiro passo para alcanarmos nossos sonhos, acreditar neles! Uma boa aula a todos! Grande abrao, Ricardo Vale ricardovale@estrategiaconcursos.com.br http://www.facebook.com/rvale01 PGINA 1 2 - 16 16 29 29 - 45 46 - 61 63 96 97 - 119

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 1- INTRODUO ASPECTOS COMUNS AOS REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS: Quando uma mercadoria importada ou exportada, a regra geral que dever ocorrer a incidncia tributria e serem cobrados os tributos devidos. No entanto, em algumas situaes especiais, por razes de ordem econmica, logstica ou mesmo facilitao de comrcio, as mercadorias importadas ou exportadas podem fugir regra geral. Nesses casos, quando no se aplica s mercadorias importadas ou exportadas o regime comum de importao, dizemos que as mercadorias so submetidas a regimes aduaneiros especiais. Com efeito, quando uma mercadoria entra no pas, ela pode se submeter a trs tipos de regimes aduaneiros: o regime comum, regimes aduaneiros especiais ou regimes aduaneiros aplicados em reas especiais. As mercadorias submetidas ao regime comum de importao so aquelas que entram a ttulo definitivo no pas, ou seja, so nacionalizadas. Seria o caso, por exemplo, de automveis importados por uma empresa que ir revend-los no pas. Nesse tipo de importao, haver recolhimento tributrio integral, sendo as mercadorias despachadas para consumo. Os bens beneficiados com iseno e imunidade, por entrarem a ttulo definitivo no pas, tambm sofrem despacho para consumo e, portanto, esto sujeitos ao regime comum de importao. As mercadorias submetidas a regimes aduaneiros especiais na importao, por sua vez, entram no pas com a exigibilidade do crdito tributrio suspensa. H, ainda, uma situao em que a mercadoria entra com iseno tributria: o regime aduaneiro de drawback, na modalidade iseno. Os regimes aduaneiros especiais representam, portanto, uma exceo regra geral do recolhimento tributria. Destaque-se que a suspenso ou iseno do crdito tributrio ocorrer devido a caractersticas especiais da operao que est sendo realizada. So inmeros os Regimes Aduaneiros Especiais previstos na legislao brasileira, sendo estes discriminados no Decreto n 6759/2009. Neste tipo de regime, as mercadorias sofrem despacho para admisso, com exceo das mercadorias importadas ao amparo do drawback, que sofrem despacho para consumo. Assim, embora o drawback seja um regime aduaneiro especial, as mercadorias nele admitidas no sofrero despacho para admisso, mas sim despacho para consumo. Ricardo, voc pode dar um exemplo da aplicao de um regime aduaneiro especial a uma situao em concreto?

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Claro, meu amigo! Vamos l! Suponha que ser realizada uma exposio de obras de arte no Brasil e que, para isso, sero importadas esculturas e quadros de artistas estrangeiros. Essas obras de arte permanecero no pas durante o perodo de realizao da exposio e depois retornaro ao exterior. Ser que os tributos sero exigidos pela Receita Federal do Brasil nesta operao? No, a importao dessas obras de artes ser feita ao amparo do regime aduaneiro especial de admisso temporria. Dessa forma, a entrada desses bens no pas ser realizada com suspenso dos tributos incidentes. Percebam, no entanto, que a entrada desses bens com suspenso de tributos est condicionada ao regresso para o exterior. Moral da histria: esses bens permanecero no pas apenas por um perodo de tempo determinado. Conseguiu entender esse exemplo, meu amigo? Entendi, Ricardo! Agora falta voc explicar o que so regimes aduaneiros aplicados em reas especiais. Os regimes aduaneiros aplicados em reas especiais so aqueles que existem em reas especficas do territrio nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento regional. Como exemplos de regime aduaneiro aplicado em reas especiais, citamos a Zona Franca de Manaus, as Zonas de Processamento de Exportaes (ZPEs) e as reas de Livre Comrcio. A Zona Franca de Manaus uma rea de livre comrcio de importao e exportao cuja criao teve por objetivo o estabelecimento de um plo regional em Manaus, promovendo seu desenvolvimento. Assim, em face de condies especiais daquela regio (grande distncia dos principais centros consumidores), esta recebe incentivos governamentais.

- Regime Aduaneiro Comum REGIMES ADUANEIROS - Regimes Aduaneiros Especiais - Regimes Aduaneiros Aplicados em reas especiais

Para que vocs no fiquem com dvidas com relao aos tipos de despacho aduaneiro, vale a pena recordamos mais uma vez! H trs tipos de modalidades de despacho aduaneiro: i) despacho para consumo; ii) despacho para admisso e; iii) despacho para internao.
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Os bens submetidos ao regime de importao comum sofrem despacho para consumo. Nesse caso, em regra, h recolhimento tributrio integral. No caso de bens importados com iseno ou imunidade, tambm se aplica o despacho para consumo. Com efeito, o despacho para consumo est ligado ao nimo de definitividade da importao. Por sua vez, os bens submetidos a regimes aduaneiros especiais sofrem despacho para admisso. H, todavia, uma exceo importante: o drawback. Em que pese o drawback ser um regime aduaneiro especial, os bens a ele submetidos sofrem despacho para consumo. Os bens que ingressam na ZFM com iseno tributria tambm sofrem despacho para admisso; os bens que entram na ZFM sem iseno tributria sofrem despacho para consumo. J o despacho de internao o que ocorre quando bens que tenham ingressado na Zona Franca de Manaus com o benefcio de iseno so internalizados no territrio brasileiro. Considerando-se que a entrada de bens na ZFM recebe iseno tributria, o ingresso desses bens na ZFM sofrer despacho para admisso. Caso esses bens sejam vendidos a empresa situada em outro lugar do Brasil, sofrero despacho para internao, havendo recolhimento tributrio. a) Mercadorias submetidas ao regime comum de importao: despacho para consumo b) Mercadorias submetidas a regime aduaneiro especial: despacho para admisso, exceo do drawback, que sofre despacho para consumo. c) Mercadorias ingressadas na ZFM: despacho para admisso (quando receberem iseno tributria) ou despacho para consumo (quando no receberem iseno tributria). d) Mercadorias vendidas da ZFM para qualquer outra parte do territrio brasileiro: despacho para internao.

Mais adiante em nosso curso, trataremos individualmente de cada um dos regimes aduaneiros especiais e, ainda, da Zona Franca de Manaus e das Zonas de Processamento de Exportaes. Antes disso, porm, vamos falar sobre algumas regras gerais aplicveis a todos os regimes aduaneiros especiais, as quais esto

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 definidas pelos art.307 a 314 do Decreto n 6759/2009 (Regulamento Aduaneiro). Os art.307 e 308 definem como funciona a suspenso de tributos em razo da aplicao de regimes aduaneiros especiais:
Art. 307. O prazo de suspenso do pagamento das obrigaes fiscais pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais, na importao, ser de at um ano, prorrogvel, a juzo da autoridade aduaneira, por perodo no superior, no total, a cinco anos. 1o A ttulo excepcional, em casos devidamente justificados, o prazo de que trata este artigo poder ser prorrogado por perodo superior a cinco anos, observada a regulamentao editada pelo Ministrio da Fazenda. 2o Quando o regime aduaneiro especial for aplicado a mercadoria vinculada a contrato de prestao de servio por prazo certo, de relevante interesse nacional, o prazo de que trata este artigo ser o previsto no contrato, prorrogvel na mesma medida deste. 3o Nas hipteses de que trata o 2o, o prazo contratual prevalece sobre aqueles referidos no caput, no 1o, e em dispositivos especficos deste Ttulo. Art. 308. Ressalvado o disposto no Captulo VII, as obrigaes fiscais suspensas pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais sero constitudas em termo de responsabilidade firmado pelo beneficirio do regime, conforme disposto nos arts. 758 e 760.

Conforme possvel perceber a partir da leitura dos dispositivos supratranscritos, a suspenso de tributos no ocorre por prazo indeterminado. Ao contrrio, no momento em que concede o regime aduaneiro especial, a autoridade aduaneira define o prazo pelo qual o crdito tributrio ficar suspenso. Cada um dos regimes aduaneiros especiais possui regras especficas quanto ao prazo de concesso. No entanto, a regra geral que as obrigaes fiscais podero ficar suspensas por at 1 (um) ano. Cabe autoridade aduaneira, a seu juzo (ato discricionrio), decidir se cabvel prorrogao, que no poder ultrapassar 5 (cinco) anos. Mas, Ricardo, possvel prorrogar a concesso de um regime aduaneiro especial por mais de 5 (cinco) anos? Sim, meu amigo! Mas isso s poder ocorrer em casos excepcionais devidamente justificados, conforme regulamentao do Ministrio da Fazenda. A Portaria MF n 320/2006 estabelece que o prazo de suspenso do pagamento das obrigaes fiscais pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais, na importao, poder ser prorrogado por perodo superior a cinco anos, em carter excepcional e desde que devidamente justificado quando se tratar de: i) prottipos ou unidades pr-sries, adaptados em
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 decorrncia dos ensaios e testes para o desenvolvimento de outros produtos, conforme exigido no programa de certificao e que no faro parte dos produtos seriados; e ii) motivo alheio vontade do beneficirio do regime, que venha a impedir o adimplemento do compromisso assumido, dentro do prazo estabelecido. Ainda quanto a prazos de concesso de regimes aduaneiros especiais, vale destacar que quando uma mercadoria importada estiver vinculada a contrato de prestao de servio por prazo certo, de relevante interesse nacional, nenhuma das regras acima expostas ser aplicvel. O prazo de concesso do regime aduaneiro especial, nesse caso, ser o mesmo prazo do contrato, prorrogvel na mesma medida deste. Como exemplo, imagine que sejam importadas ao amparo de um contrato de aluguel, vrias mquinas para serem utilizadas em uma obra de construo civil. Tais mquinas so, ento, submetidas ao regime de admisso temporria. E a, qual ser o prazo de concesso do regime? Considerando queque as mercadorias esto vinculadas a um contrato de prestao de servio por prazo certo (digamos que sejam 3 anos!), o prazo de concesso ser o mesmo prazo do contrato. Cabe destacar que se o contrato puder ser prorrogado por mais 3 anos, tambm poder ser prorrogado por igual perodo o prazo de concesso do regime. Questo controversa a que permeia a ocorrncia ou no do fato gerador do imposto de importao na entrada de bens no territrio nacional ao amparo de regimes aduaneiros especiais. Afinal, ocorre fato gerador do imposto de importao quando um bem admitido em um regime aduaneiro especial? O posicionamento dominante, embora no-unnime, o de que ocorre o fato gerador no momento em que o bem admitido em um regime aduaneiro especial. Isso o que se depreende da leitura do art. 311 do Regulamento Aduaneiro, que dispe o seguinte:
Art. 311. No caso de descumprimento dos regimes aduaneiros especiais de que trata este Ttulo, o beneficirio ficar sujeito ao pagamento dos tributos incidentes, com acrscimo de juros de mora e de multa, de mora ou de ofcio, calculados da data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao, sem prejuzo da aplicao de penalidades especficas.

Vamos entender esse dispositivo! Interpretando o art. 311 do R/A, parte da doutrina afirma que, quando um bem admitido em um regime aduaneiro especial, ocorre o fato gerador dos tributos e h incidncia tributria. No entanto, a exigibilidade do crdito tributrio fica suspensa. Com efeito, a suspenso do pagamento dos tributos de mercadorias admitidas em regimes aduaneiros
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 especiais est sujeita a uma condio resolutria, que o descumprimento dos requisitos para concesso do regime. Nesse sentido, caso ocorra a condio resolutria (descumprimento do regime), os tributos se tornaro exigveis. Destaque-se que condio resolutria aquela cujo implemento tem por efeito resolver (desfazer) uma situao jurdica. Vejamos um exemplo! Uma mquina entra no pas ao amparo do regime aduaneiro especial de admisso temporria. No momento em que ela admitida nesse regime, ocorre o fato gerador do imposto de importao. No entanto, o crdito tributrio fica suspenso, condicionado ao cumprimento do regime (retorno da mercadoria ao exterior dentro do prazo legal). Temos a uma condio resolutria (descumprimento do regime), que, caso ocorra, tem por efeito desfazer a suspenso tributria. 1 Assim, caso o beneficirio do regime descumpra um regime aduaneiro especial, ele ficar sujeito, nos termos do art. 311 do Regulamento Aduaneiro, ao pagamento dos tributos incidentes, acrescidos de juros de mora e de multa (de mora ou de ofcio) calculados da data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao. Percebe-se, nesse sentido, que o Regulamento Aduaneiro definiu, como momento da ocorrncia do fato gerador, o registro da declarao de admisso no regime (no caso de importao) ou do registro de exportao (no caso de exportao). Mas como eu havia dito, nem tudo so flores... Parcela da doutrina considera que a entrada de bens no pas ao amparo de regimes aduaneiros especiais no fato gerador do imposto de importao. No concurso de Auditor Fiscal RFB (2009), a ESAF adotou esse entendimento na prova de Direito Tributrio, ao considerar correta questo que afirmava o seguinte 2:

Por oportuno, cabe recordar o que dispe o art. 117, inciso II, do CTN, segundo o qual os atos ou negcios jurdicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados, sendo resolutria a condio, desde o momento da prtica do ato ou da celebrao do negcio.
2

Apesar desse entendimento da ESAF na ltima prova de Auditor RFB, historicamente, h certas questes de Comrcio Internacional e Legislao Aduaneira em que essa mesma banca, apesar de no deixar explcita sua posio, nos faz crer que seu entendimento diverso. Assim, a recomendao que fao que vocs saibam os dois entendimentos e, diante de uma questo de mltipla escolha, decidam qual posio adotar. Ao longo da aula, utilizaremos, por vezes, o entendimento de que a entrada de bens no territrio nacional ao amparo de regimes aduaneiros especiais fato gerador do imposto de importao.
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 A simples entrada em territrio nacional de um quadro para exposio temporria num museu ou de uma mquina para exposio em feira, destinados a retornar ao pas de origem, no configuram importao, e, por conseguinte no constituem fato gerador. (Perceba, caro amigo, que a ESAF entendeu que a entrada de um bem no territrio nacional ao amparo do regime aduaneiro especial de admisso temporria no constitui fato gerador do imposto de importao). O mais problemtico desse enunciado, no entanto, foi dizer que a admisso temporria no configura importao, o que consideramos um verdadeiro absurdo... Entendimentos esafianos! Para que seja concedido um regime aduaneiro especial, necessrio que seja informado, pelo Ministrio dos Transportes, a suspenso ou iseno do pagamento do AFRFMM (Adicional ao Frete para Renovao da Marinha Mercante). A informao sobre a suspenso ou iseno de AFRMM poder ser feita eletronicamente; sem essa informao, a autoridade aduaneira no ir liberar a declarao para admisso no regime. esse o entendimento que se deve ter a partir da leitura do art. 309, do Regulamento Aduaneiro:
Art. 309. A aplicao dos regimes aduaneiros especiais fica condicionada informao da suspenso ou iseno do pagamento do adicional ao frete para renovao da marinha mercante, pelo Ministrio dos Transportes. 1o A informao a que se refere o caput poder ser prestada eletronicamente.

Os tributos, como pudemos verificar, ficam suspensos durante o prazo de concesso dos regimes aduaneiros especiais. Mas ser que existe algum documento que serve de garantia para que o governo possa exigir tais tributos? Sim, existe! As obrigaes fiscais suspensas ficam constitudas em um Termo de Responsabilidade. Segundo o art. 760 do R.A, o Termo de Responsabilidade ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional em relao s obrigaes fiscais nele constitudas. Mas, Ricardo, o que significa dizer que o Termo de Responsabilidade ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional Excelente pergunta! Dizer que o Termo de Responsabilidade ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional significa afirmar que no necessrio um processo administrativo para determinar o montante do crdito tributrio que ficou suspenso. Nesse sentido, o Termo de
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Responsabilidade possui presuno de certeza (h pleno conhecimento dos sujeitos da relao, natureza do direito e do objeto devido) e liquidez (sabe-se o quantum debeatur dos tributos suspensos). Vale a pena ressaltar que o Termo de Responsabilidade somente no ser exigido em dois regimes aduaneiros especiais: o entreposto aduaneiro e o RECOF (estudaremos mais frente sobre isso!) A autoridade aduaneira poder exigir, alm da constituio do Termo de Responsabilidade, que o beneficirio do regime aduaneiro especial preste uma garantia real ou pessoal. Tal garantia poder ser prestada na forma de depsito, fiana idnea ou seguro aduaneiro em favor da Unio. Percebam que, como regra geral, a exigncia de prestao de garantia ato discricionrio da autoridade aduaneira. Quando concedido um regime aduaneiro especial, como se o beneficirio assumisse um compromisso. Assim, os tributos ficam suspensos, mas isto fica condicionado ao cumprimento do compromisso assumido. Caso as condies da concesso do regime aduaneiro especial no sejam cumpridas, o beneficirio vai ter que se virar com a RFB. O crdito consignado no Termo de Responsabilidade se tornar objeto de exigncia, juntamente com os acrscimos legais cabveis. Vejamos como funciona: 1) Caso o beneficirio do regime aduaneiro especial descumpra as condies do regime, a RFB intima o responsvel para, no prazo de 10 dias, manifestar-se sobre o descumprimento total ou parcial do regime. Se o interessado no apresentar suas alegaes dentro dos 10 (dez) dias, o crdito tributrio se torna automaticamente exigvel. A concesso de oportunidade para se manifestar ao beneficirio do regime aduaneiro especial tem como objetivo assegurar-lhe o direito ampla defesa e ao contraditrio, clusula ptrea prevista no texto constitucional. 2) A RFB procede reviso do processo vinculado ao Termo de Responsabilidade para decidir se o beneficirio tem ou no razo , para fins de ratificao ou liquidao do crdito. Essa reviso ocorrer na hiptese que o beneficirio do regime aduaneiro especial apresentou suas alegaes dentro do prazo de 10 dias que lhe foi concedido. 3) Decidindo a RFB que o beneficirio no tem razes, o crdito tributrio se torna exigvel. A exigncia do crdito tributrio poder, ento, ser efetuada de duas formas diferentes: - Converso do depsito em renda da Unio, na hiptese de prestao de garantia sob a forma de depsito em dinheiro : Se o beneficirio do regime aduaneiro especial tiver prestado garantia na forma de depsito, este ser convertido em renda. A converso do depsito em renda uma das hipteses de extino do crdito tributrio previstas no Cdigo Tributrio Nacional (CTN).

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 - Intimao do responsvel para efetuar o pagamento, no prazo de 30 (trinta) dias, na hiptese de dispensa de garantia, ou da prestao de garantia sob a forma de fiana idnea ou de seguro aduaneiro: Quando no for prestada garantia, o beneficirio do regime ser chamado a pagar o crdito tributrio suspenso em um prazo de 30 dias. Pode ocorrer, todavia, que a garantia seja prestada na forma de fiana idnea ou seguro aduaneiro. No primeiro caso, sero intimados o beneficirio e o fiador para honrar o pagamento; no segundo caso sero intimados o beneficirio e a seguradora. 4) Caso no seja efetuado o pagamento do crdito tributrio, este encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional, para inscrio em Dvida Ativa. A cobrana do crdito tributrio tornar-se-, a partir da, uma cobrana judicial. De acordo com o art.311 do R.A, na hiptese de descumprimento dos regimes aduaneiros especiais, o beneficirio ficar sujeito ao pagamento dos tributos incidentes, de juros e multa, os quais so calculados a contar da data do registro da declarao para admisso no regime ou do registro de exportao. Destaque-se que os juros e a multa no ficam consubstanciados no Termo de Responsabilidade, sendo exigveis mediante auto de infrao lavrado por Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Esse o entendimento que devemos ter da leitura do 2o do art.758 do R/A, segundo o qual as multas por eventual descumprimento do compromisso assumido no termo de responsabilidade no integram o crdito tributrio nele constitudo. Da mesma forma, o crdito tributrio apurado em procedimento posterior formalizao do Termo de Responsabilidade, em decorrncia de ajuste no clculo do tributo devido, ser constitudo mediante auto de infrao. O art. 766 do R/A bem explcito quanto a isso, estabelecendo que a exigncia de crdito tributrio decorrente de aplicao de penalidade ou de ajuste no clculo de tributo ser feita por meio de auto de infrao. Esquematizando:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


Ocorre fato gerador dos tributos (posio dominante) Entrada do bem no territrio aduaneiro ao amparo de regime aduaneiro especial

H incidncia tributria Tributos ficam suspensos sob condio resolutria Termo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional

Constituio de Termo de Responsabilidade

Descumprimento das condies do regime aduaneiro especial

RFB intima o responsvel para, dentro de 10 dias, apresentar suas alegaes

Reviso do processo pela RFB caso sejam apresentadas alegaes pelo responsvel

RFB decide que o interessado no tem razo

Crdito tributrio se torna exigvel

Crdito tributrio encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional p/ inscrio em Dvida Ativa

Quando uma mercadoria importada ao amparo de regimes aduaneiros especiais, os tributos exigveis ficam, portanto, suspensos e constitudos no Termo de Responsabilidade. Acho que quanto a isso ningum mais tem dvidas, no mesmo?

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Todavia, no porque uma mercadoria foi admitida ao amparo de um regime aduaneiro especial que ela no pode ser transferida para outro regime. Isso sim uma prtica possvel! A IN/SRF n 121/2002 regula o assunto, dispondo sobre a transferncia de mercadoria importada e admitida em um regime aduaneiro especial para outro. Dessa forma, a RFB poder autorizar a transferncia de mercadoria admitida em um regime aduaneiro especial ou aplicado em rea especial para outro. Todavia, as condies de admisso no novo regime devero ser cumpridas.
Art. 310. Poder ser autorizada a transferncia de mercadoria admitida em um regime aduaneiro especial ou aplicado em rea especial para outro, observadas as condies e os requisitos prprios do novo regime e as restries estabelecidas em ato normativo da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Art. 314. A Secretaria da Receita Federal do Brasil fica autorizada a estabelecer hipteses em que, na substituio de beneficirio de regime aduaneiro suspensivo, o termo inicial para o clculo de juros e multa de mora relativos aos tributos suspensos passe a ser a data da transferncia da mercadoria.

Para visualizarmos a hiptese prevista no art.310, nada melhor do que um exemplo! Imagine que uma mquina para construo civil foi admitida no regime de entreposto aduaneiro. O entreposto aduaneiro um regime aduaneiro especial que permite a armazenagem de um bem em recinto alfandegado com suspenso dos tributos incidentes. Pois bem, passado um tempo, uma empresa de construo civil decide, ao invs de comprar, alugar essa mquina entrepostada. A empresa solicita, ento, RFB, a concesso do regime de admisso temporria para a mquina. Assim, ocorre a transferncia do regime de entreposto aduaneiro para admisso temporria. As condies do novo regime foram cumpridas, uma vez que, para a admisso em entreposto aduaneiro, o bem deve ter sido importado sem cobertura cambial, o que tambm se aplica admisso temporria. De acordo com a IN/SRF n121/2002, a transferncia de mercadoria de um regime para outro ocorrer em relao totalidade ou parte da mercadoria e com ou sem mudana de beneficirio. Assim, existem vrias hipteses possveis de transferncia de regime: 1) So admitidas em entreposto aduaneiro 10 (dez) prensas em nome da empresa X. Todas as 10 prensas podero ser transferidas pa ra o regime de admisso temporria em nome da empresa X. Ou ento, as 10 prensas podero ser podero ser transferidas para o regime de admisso temporria em nome da empresa Y.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 2) So admitidas em entreposto aduaneiro 10 (dez) prensas em nome da empresa X. Podem ser transferidas 8 (oito) prensas para o regime de admisso temporria em nome da empresa X, enquanto outras duas so nacionalizadas (despachadas para consumo). Ou ento, 8 (oito) prensas podem ser transferidas para o regime de admisso temporria em nome da empresa Y, enquanto as outras so nacionalizadas. 3) So importadas ao amparo do regime de admisso temporria 10 (dez) prensas em nome da empresa X. As 10 (prensas) podero continuar admitidas temporariamente, com transferncia de titularidade do regime para a empresa Y. Ou ento, 8 (oito) prensas podem continuar admitidas temporariamente (com transferncia de titularidade do regime para a empresa Y), enquanto 2(duas) so nacionalizadas. Quando um regime aduaneiro descumprido, os tributos suspensos sero cobrados, juntamente com os juros e multas, os quais sero calculadas a partir da data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao. Em outras palavras, a cobrana retroage data da admisso dos bens no regime aduaneiro especial. Isso ns j vimos! Todavia, quando h transferncia de um regime aduaneiro especial para outro, seria mais justo que o termo inicial para o clculo de juros e multa, no caso de descumprimento, fosse a data de transferncia. A RFB foi autorizada pela Lei n 10.833/2003 a estabelecer, por ato prprio, hipteses em que o termo inicial passar a ser a data de transferncia. Entretanto, at a data em que escrevemos essa aula, no foi editada Instruo Normativa sobre o assunto. Vejamos como esses assuntos podem ser cobrados em prova!

1. (AFRFB-2012) Os regimes aduaneiros especiais se distinguem do regime comum pela suspenso ou iseno de tributos incidentes nas operaes de comrcio exterior. Comentrios: A suspenso ou iseno de tributos incidentes nas operaes de comrcio exterior caracterstica dos regimes aduaneiros especiais, que os distingue do regime comum. Questo correta. 2. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) A aplicao dos regimes aduaneiros especiais est condicionada informao do pagamento do
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 adicional ao frete para renovao da marinha mercante - AFRMM, pelo Ministrio dos Transportes e a apresentao de certides negativas quanto ao pagamento de tributos federais. Comentrios: Segundo o art. 309, do R/A, a aplicao dos regimes aduaneiros especiais fica condicionada informao da suspenso ou iseno (e no ao pagamento!) do pagamento do adicional ao frete para renovao da marinha mercante, pelo Ministrio dos Transportes. Questo errada. 3. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Os regimes aduaneiros especiais constituem exceo regra geral do regime aduaneiro comum. Comentrios: A regra geral que, na importao de mercadorias estrangeiras, ocorra o recolhimento tributria. Tal regra, entretanto, no se aplica a mercadorias importadas ao amparo de regimes aduaneiros especiais. Os regimes aduaneiros especiais so, portanto, exceo regra geral. As mercadorias a eles submetidas entram no Pas com suspenso tributria. Questo correta. 4. (Questo Indita) No caso de descumprimento dos regimes aduaneiros especiais, o beneficirio ficar sujeito ao pagamento dos tributos incidentes, com acrscimo de juros de mora e de multa, de mora ou de ofcio, calculados da data do descumprimento do regime, sem prejuzo da aplicao de penalidades especficas. Comentrios: Os tributos sero calculados da data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao. Questo errada. 5. (Questo Indita) O termo de responsabilidade o documento no qual so constitudas obrigaes fiscais cujo adimplemento fica suspenso sob condio suspensiva. Trata-se de ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional. Comentrios: A aplicao dos regimes aduaneiros especiais faz com que os tributos fiquem suspensos sob condio resolutiva. Questo errada. 6. (Questo Indita) A exigncia do crdito tributrio constitudo em Termo de Responsabilidade precedida de intimao ao responsvel para que,

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 no prazo de 10 dias, efetue o recolhimento dos tributos suspensos e das penalidades cabveis. Comentrios: Os 10 (dez) dias so para que o beneficirio apresente suas alegaes quanto aos fatos que o levaram o descumprir o regime aduaneiro especial. Questo errada. 7. (Questo Indita) A exigncia de crdito tributrio apurado em procedimento posterior apresentao do termo de responsabilidade, em decorrncia de aplicao de penalidade ou de ajuste no clculo de tributo devido, ser formalizada em auto de infrao, lavrado por Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Comentrios: As penalidades ou ajustes no clculo de tributo devido so exigidos mediante auto de infrao. Questo correta. 8. (Questo Indita) Quando ocorre o descumprimento de regime aduaneiro especial e no efetuado o pagamento do crdito tributrio dentro do prazo de 30 dias, o beneficirio ser objeto de execuo administrativa, sem prejuzo de sua responsabilidade penal. Comentrios: No h execuo administrativa. Caso no seja feito o pagamento dos tributos, o processo encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrio em dvida ativa. Questo errada. 9. (Questo Indita) O prazo de suspenso do pagamento das obrigaes fiscais pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais, na importao, ser de at um ano, prorrogvel, a juzo da autoridade aduaneira, por perodo no superior, no total, a cinco anos Comentrios: Esse o prazo de suspenso dos tributos incidentes sobre bens admitidos em regimes aduaneiros especiais: 1 ano, prorrogvel por perodo no superior, no total a 5 anos. Questo correta. 10. (Questo Indita) A Secretaria da Receita Federal do Brasil fica autorizada a estabelecer hipteses em que, na substituio de beneficirio de regime aduaneiro suspensivo, o termo inicial para o clculo de juros e multa de mora relativos aos tributos suspensos passe a ser a data da transferncia da mercadoria.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Comentrios: o que dispe o art. 314, do R/A:
Art. 314. A Secretaria da Receita Federal do Brasil fica autorizada a estabelecer hipteses em que, na substituio de beneficirio de regime aduaneiro suspensivo, o termo inicial para o clculo de juros e multa de mora relativos aos tributos suspensos passe a ser a data da transferncia da mercadoria

Em razo disso, a questo est correta.

2- Trnsito Aduaneiro: 2.1- Conceito e Modalidades de Trnsito Aduaneiro: Imaginemos que voc dono de uma distribuidora de eletrodomsticos situada em Campinas e que seus produtos (geladeiras, foges, microondas) sejam importados. Esses equipamentos entram no Brasil pelo Porto de Santos, que o porto mais prximo de Campinas. Para proceder ao despacho aduaneiro desses bens, voc ter duas opes: i) fazer o despacho aduaneiro no prprio Porto de Santos ou; ii) fazer o despacho aduaneiro em um porto seco3 ( que pode ser em Campinas). Por razes logsticas, pode ser mais interessante que voc realize o despacho aduaneiro em um porto seco localizado em Campinas. De fato, levar as mercadorias para Campinas permitir maior agilidade no desembarao aduaneiro, uma vez que este ser realizado em local prximo ao estabelecimento do importador. Alm disso, os custos de armazenagem de mercadorias em portos e aeroportos (enquanto se espera o desembarao aduaneiro) so mais elevados do que os custos de armazenagem em um porto seco. Dessa forma, vale a pena levar os bens importados para sofrerem despacho aduaneiro em Campinas. Para isso, necessrio, ento, submetlos ao regime aduaneiro especial de trnsito aduaneiro. Assim, os bens sero transportados desde o Porto de Santos at o porto seco de Campinas, com suspenso dos tributos incidentes sobre a operao. Os tributos somente sero recolhidos por ocasio do despacho para consumo, que ser realizado no porto seco em Campinas.

Porto Seco um recinto alfandegado de uso pblico situado, em regra, na zona secundria. Recorde-se que existem os portos secos de fronteira, os quais esto situados em zona primria.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 A definio de trnsito aduaneiro est prevista no art. 315 do R/A, que estabelece que este regime aduaneiro especial o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio nacional, com suspenso do pagamento de tributos. Para entender o regime de trnsito aduaneiro, importante ter conhecimento de uma nomenclatura especfica: i) local de origem; ii) local de destino; iii) unidade de origem e; iv) unidade de destino. Voltando ao exemplo anterior, os bens (eletrodomsticos) chegaram ao Porto de Santos e l foram descarregados. Eles sero, ento, transportados at o porto seco de Campinas. Nessa situao, o local de origem do trnsito, isto , o ponto inicial do itinerrio, ser o Porto de Santos. O local de destino (ponto final do itinerrio) ser o porto seco de Campinas. A unidade de origem ser a URF que possui jurisdio sobre o local de origem do trnsito. A unidade de destino ser a URF que jurisdiciona o local de destino do trnsito. Segundo o art. 316, do R/A o regime de trnsito aduaneiro subsiste do local de origem ao local de destino e desde o momento do desembarao para trnsito aduaneiro pela unidade de origem at o momento em que a unidade de destino conclui o trnsito aduaneiro. Em outras palavras, quando a mercadoria desembaraada para trnsito pela unidade de origem, tem incio o trnsito aduaneiro; a unidade de destino, por sua vez, ser responsvel pela concluso do trnsito aduaneiro. O art. 318 do R/A prev sete modalidades para o regime de trnsito aduaneiro, quais sejam: 1) O transporte de mercadoria procedente do exterior, do ponto de descarga no territrio aduaneiro at o ponto onde deva ocorrer outro despacho. Essa modalidade o chamado trnsito de importao. A mercadoria estrangeira descarregada no Porto de Santos, sendo transportada de l at um porto seco em Campinas (onde ocorrer o despacho) 2) O transporte de mercadoria nacional ou nacionalizada, verificada ou despachada para exportao, do local de origem ao local de destino, para embarque ou para armazenamento em rea alfandegada para posterior embarque. Essa modalidade o chamado trnsito de exportao. A mercadoria nacional ou nacionalizada transportada a partir de um porto seco em Campinas (onde sofreu despacho para exportao) at o Porto de Santos (onde embarcar para o exterior). O trnsito de exportao poder tambm ter incio no prprio estabelecimento da empresa exportadora, o que seria, logisticamente, a melhor situao.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 3) O transporte de mercadoria estrangeira despachada para reexportao, do local de origem ao local de destino, para embarque ou armazenamento em rea alfandegada para posterior embarque. Aqui tambm temos um caso de trnsito de exportao. A nica diferena que, nessa hiptese, a mercadoria estrangeira (ela est no Brasil, mas no foi nacionalizada). Logo, no cabe falar em exportao, mas sim em reexportao. 4) O transporte de mercadoria estrangeira de um recinto alfandegado situado na zona secundria a outro. Essa modalidade conhecida como trnsito interno. A mercadoria estrangeira transportada de um porto seco (recinto alfandegado de zona secundria) para outro porto seco. 5) A passagem, pelo territrio aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior e a ele destinada. Esse o trnsito internacional. Seria o caso, por exemplo, em que uma mercadoria procedente da Alemanha chega ao Porto de Santos, tendo como destino a Argentina. O trnsito na modalidade de passagem s poder ser aplicado mercadoria declarada para trnsito no conhecimento de carga correspondente, ou no manifesto ou declarao de efeito equivalente do veculo que a transportou at o local de origem. Em outras palavras, s se aplica o trnsito internacional quando no conhecimento de carga (documento que materializa o contrato de frete) j estava previsto que a mercadoria se destinaria a outro pas, isto , que s passaria pelo Brasil. 6) O transporte, pelo territrio aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior, conduzida em veculo em viagem internacional at o ponto em que se verificar a descarga. Aqui tambm temos um caso de trnsito de importao. Nessa situao, um veculo procedente do Uruguai leva mercadorias at um porto seco situado em Uberlndia, onde ser feita a descarga e o despacho aduaneiro. 7) O transporte, pelo territrio aduaneiro, de mercadoria estrangeira, nacional ou nacionalizada, verificada ou despachada para reexportao ou para exportao e conduzida em veculo com destino ao exterior. Aqui temos um trnsito de exportao. Nessa situao, um veculo parte de Uberlndia com destino ao Uruguai levando mercadorias j despachadas para exportao (mercadorias nacionais ou nacionalizadas) ou para reexportao (mercadorias estrangeiras).

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 2.2 Beneficirios do Regime: O art. 321 do R/A lista os beneficirios do regime aduaneiro especial de trnsito aduaneiro. So eles: a) no trnsito de importao: o importador b) no trnsito de exportao: o exportador c) no trnsito interno: o depositante d) no trnsito internacional: o representante, no Pas, de exportador estrangeiro ou importador estrangeiro domiciliado no exterior. e) em qualquer caso: i) o permissionrio ou concessionrio de recinto alfandegado (exceto no trnsito internacional); ii) o operador de transporte multimodal (OTM), iii) o transportador e ; iv) o agente credenciado a efetuar operaes de unitizao ou desunitizao de cargas em recintos alfandegados. Segundo o Prof. Rodrigo Luz4, mais adequado dizer que as pessoas listadas no art.321 do R/A so aquelas que podem solicitar o regime especial de trnsito aduaneiro, isto , podem registrar a Declarao de Trnsito Aduaneiro (DTA).

2.3- Autorizao para o transporte: Para que uma empresa possa transportar mercadorias em trnsito aduaneiro, necessrio sua prvia habilitao perante a Receita Federal do Brasil. Assim, em regra, somente empresas credenciadas pela RFB podero operar no regime de trnsito aduaneiro. Esse o exato teor do art. 322 do R/A, que estabelece que a habilitao das empresas transportadoras ser feita previamente ao transporte de mercadorias em regime de trnsito aduaneiro e ser outorgada, em carter precrio, pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Assim, no qualquer um que poder operar o regime de trnsito aduaneiro. As empresas interessadas em transportar mercadorias sob o regime de trnsito aduaneiro precisaro se habilitar na unidade de fiscalizao aduaneira, solicitando o cadastramento no sistema e apresentando o Termo de
LUZ, Rodrigo Teixeira. Comrcio Internacional e Legislao Aduaneira, 3 edio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
4

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Responsabilidade para Trnsito Aduaneiro (TRTA). A concesso da habilitao pela RFB feita a ttulo precrio, isto , em carter temporrio (por tempo determinado). Para a concesso ou renovao da habilitao para operar o regime de trnsito aduaneiro, sero levados em conta fatores direta ou indiretamente relacionados com os aspectos fiscais, a convenincia administrativa, a situao econmico-financeira e a tradio da empresa transportadora. Cabe destacar que algumas pessoas jurdicas no necessitam de habilitao prvia para operar o regime de trnsito aduaneiro , por serem consideradas idneas por natureza. So elas: i) empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem servios de transporte e; ii) os outros beneficirios do regime (habilitados no SISCOMEX), quando no sendo empresas transportadoras, utilizarem veculos prprios. A RFB possui competncia, ainda, para estabelecer outras hipteses de dispensa de habilitao prvia.

2.4- Despacho para Trnsito: Quando uma carga chega no Porto de Paranagu e o importador quer lev-la a um porto seco localizado em Curitiba (onde ser feito o desembarao aduaneiro), ele dever solicitar o regime de trnsito aduaneiro. Mas como feita a solicitao do regime de trnsito aduaneiro? A solicitao da aplicao do regime de trnsito aduaneiro feita mediante requerimento autoridade aduaneira competente da unidade de origem, Tal requerimento realizado por meio do SISCOMEX-Trnsito. O despacho para trnsito aduaneiro , assim, processado por meio de uma declarao para trnsito aduaneiro (que poder ser a DTA, MIC-DTA, TIFDTA, DTT ou a DTC, dependendo da situao).5 Pela especificidade do assunto, considero que no h necessidade (para a prova) de se saber em que situaes utilizada cada uma dessas declaraes. O registro da declarao para trnsito aduaneiro no SISCOMEX caracteriza o incio do despacho de trnsito aduaneiro e, ao mesmo tempo, o fim da espontaneidade do beneficirio relativamente s informaes
DTA- Declarao de Trnsito Aduaneiro MIC-DTA - Manifesto Internacional de Carga - Declarao de Trnsito Aduaneiro TIF-DTA- Conhecimento-Carta de Porte Internacional - Declarao de Trnsito Aduaneiro DTT- Declarao de Trnsito de Transferncia DTC- Declarao de Trnsito de Continer
Prof. Ricardo Vale
5

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 prestadas. A declarao de trnsito aduaneiro a forma pela qual o interessado requer a concesso e a aplicao do regime de trnsito aduaneiro autoridade aduaneira. Segundo o art. 325, sem prejuzo de controles especiais determinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, independe de despacho para trnsito a remoo de mercadorias de uma rea ou recinto para outro, situado na mesma zona primria. Assim, se a mercadoria for deslocada de um recinto alfandegado situado no Porto de Santos para outro recinto alfandegado tambm localizado no Porto de Santos, no haver necessidade de que se proceda ao despacho para trnsito. Isso no quer dizer, todavia, que no podem existir controles especiais determinados pela RFB em relao a essa carga. Uma vez registrada a declarao para trnsito aduaneiro, ela ser direcionada para o canal verde (desembarao automtico) ou para o canal vermelho (exame documental e conferncia fsica). O direcionamento de uma declarao para trnsito para o canal verde ou vermelho ser feito com base em critrios de seleo e amostragem definidos pela RFB. Quando a declarao for selecionada para conferncia (direcionada para o canal vermelho), a concesso do regime de trnsito aduaneiro caber a Auditor Fiscal da Receita Federal (AFRFB) designado pelo titular da unidade de origem (URF que jurisdiciona o local de origem do trnsito). A conferncia para trnsito tem por finalidade i) identificar o beneficirio; ii) verificar a mercadoria; iii) verificar a correo das informaes relativas sua natureza e quantificao e; iv) em caso de mercadorias sujeitas a controle prvio, verificar se houve a liberao por outros rgos da administrao pblica. A verificao para trnsito ser realizada na presena do beneficirio do regime e do transportador. Nela, o AFRFB ou ATRFB (sob superviso de um AFRFB) ir observar se o peso, a quantidade e as caractersticas dos volumes esto condizentes com os documentos que instruem a declarao para trnsito. Alm disso, dever ser observado se o veculo transportador oferece condies adequadas de segurana fiscal. Ao conceder o regime de trnsito aduaneiro, a autoridade aduaneira sob cuja jurisdio se encontrar a mercadoria a ser transportada estabelecer a rota a ser cumprida, fixar os prazos para execuo da operao e para comprovao da chegada da mercadoria ao destino e adotar as cautelas julgadas necessrias segurana fiscal. Quanto ao estabelecimento de rota e prazo para concluso do trnsito aduaneiro, estes podero ser objeto de proposta do

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 transportador ou do beneficirio. Se essa proposta no for aceita pela unidade de origem dentro de 15 dias, ela ser automaticamente cancelada. Destaque-se que, mesmo havendo rota legal preestabelecida, poder ser aceita rota alternativa proposta por beneficirio. O trnsito por via rodoviria ser feito preferencialmente pelas vias principais, onde houver melhores condies de segurana e policiamento, utilizando-se, sempre que possvel, o percurso mais direto. Todos esses procedimentos, por sinal bastante rgidos, tm como objetivo promover a segurana fiscal , j que, durante todo o trajeto do trnsito aduaneiro, os tributos estaro com a exigibilidade suspensa. A RFB, portanto, informa ao beneficirio do regime qual o caminho ele dever percorrer e em quanto tempo. Alm disso, poder adotar cautelas fiscais, cujo objetivo impedir a violao do veculo, da unidade de carga e dos volumes que estiverem em trnsito. De acordo com a IN SRF n 248/2002, as cautelas fiscais que podem ser adotadas so a lacrao (colocao de lacres), a sinetagem (colocao de smbolos nos lacres), a cintagem (colocao de cintas nos volumes), a marcao (colocao de marcas nos volumes) e o acompanhamento fiscal (designao de um veculo para acompanhar o trnsito aduaneiro). Ressalte-se que o acompanhamento fiscal somente ser realizado em casos excepcionais, em que, por exemplo, o transportador seja reincidente em infraes legislao aduaneira. Ainda sobre as cautelas fiscais, cabe destacar que os dispositivos de segurana somente podero ser rompidos ou suprimidos na presena da fiscalizao, salvo disposio normativa em contrrio. Agora me respondam o seguinte: ser que o regime de trnsito aduaneiro poder ser indeferido pela RFB? Sim. O AFRFB designado para proceder conferncia para trnsito poder indeferir a solicitao, desde que o faa com base em deciso fundamentada. Todavia, uma vez indeferido o trnsito aduaneiro, o beneficirio poder interpor recurso ao titular da unidade de origem no prazo de 10 (dez) dias, a contar da cincia do indeferimento. O ato final do despacho para trnsito o desembarao , que quando a unidade da RFB de origem efetivamente concede o regime de trnsito aduaneiro ao beneficirio. Nesse momento, em que se encerra o despacho para trnsito, tem incio o regime de trnsito aduaneiro. Aps o AFRFB registrar no Sistema a aplicao dos dispositivos de segurana, ocorrer automaticamente o desembarao. Quando os dispositivos de segurana tiverem sido dispensados, o desembarao ocorrer aps o carregamento do veculo pelo transportador.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 No caso de transporte multimodal de carga, na importao ou na exportao, quando o desembarao no for realizado nos pontos de entrada ou de sada do Pas, a concesso do regime de trnsito aduaneiro ser considerada vlida para todos os percursos no territrio aduaneiro, independentemente de novas concesses. Isso significa que, em se tratando de transporte multimodal, se for concedido o regime de trnsito aduaneiro em um porto seco em Campinas, o regime ser vlido para qualquer tipo de percurso no territrio aduaneiro.

2.5- Garantias e Responsabilidades: Segundo o art. 337 do R/A, as obrigaes fiscais suspensas em virtude da aplicao do regime de trnsito aduaneiro ficaro constitudas em Termo de Responsabilidade, firmado na data do registro da declarao de admisso no regime, que assegure sua eventual liquidao e cobrana. Por sua vez, o art. 20 da IN SRF N 248/2002, com o fito de operacionalizar a constituio do Termo de Responsabilidade, disps que a responsabilidade pelo cumprimento das obrigaes fiscais suspensas em decorrncia da aplicao do regime de trnsito aduaneiro ser formalizada em Termo de Responsabilidade para Trnsito Aduaneiro (TRTA), com validade de trs anos, firmado pelo transportador. Juntamente com a constituio de Termo de Responsabilidade, necessria a prestao de garantia das obrigaes fiscais suspensas. A garantia poder ser prestada na forma de depsito em dinheiro, fiana idnea ou seguro aduaneiro, a critrio do transportador. H alguns casos especiais em que no se exige a prestao de garantia como, por exemplo, quando o transportador possui patrimnio lquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais). Ok! O trnsito aduaneiro foi concedido pela RFB, os tributos suspensos ficaram consignados no Termo de Responsabilidade e, ainda, foi apresentada uma garantia. Mas e se acontecer alguma coisa no trajeto? De quem a responsabilidade pelas mercadorias em trnsito aduaneiro? De acordo com o art. 338 do R/A, o transportador de mercadoria submetida ao regime de trnsito aduaneiro responde pelo contedo dos volumes, nos casos previstos no art. 661. Por sua vez, o art. 661 dispe que:
Art. 661. Para efeitos fiscais, responsvel o transportador quando: I - constatado que houve, aps o embarque, substituio de mercadoria;
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


II - houver extravio de mercadoria em volume descarregado com indcios de violao; ou III - o volume for descarregado com peso ou dimenso inferior ao constante no conhecimento de carga, no manifesto ou em documento de efeito equivalente.

Interpretando os dois dispositivos em conjunto, podemos verificar que o transportador possui responsabilidade exclusiva pelas mercadorias em trnsito aduaneiro. Assim, caso ocorra avaria, extravio ou alterao de mercadoria, a RFB exigir dele os tributos e multas cabveis. Percebam, meus amigos, que todas as situaes relacionadas no art. 661 do R/A representam casos em que o transportador recebeu uma mercadoria intacta e, ao chegar no destino, apresentou-a modificada (seja na quantidade ou qualidade). Durante o trajeto referente ao trnsito aduaneiro, h outras ocorrncias possveis, como, por exemplo: i) chegada do veculo fora do prazo fixado pela RFB; ii) violao de dispositivo de segurana; iii) desvio da rota autorizada; iv) substituio do veculo transportador sem autorizao da RFB. Cada uma das infraes possveis possui uma pontuao (como se fosse carteira de motorista!). Ao atingir 20 pontos, o transportador sofrer advertncia; ao somar ou ultrapassar 40 pontos, o transportador ter sua habilitao suspensa. Nos termos do art. 339, 1o, do R/A, quando o transportador no apresentar a mercadoria no local de destino, na forma e no prazo previsto, ele ficar sujeito ao cumprimento das obrigaes assumidas no Termo de Responsabilidade, sem prejuzo das penalidades cabveis. Os tributos sero os vigentes na data da assinatura do Termo de Responsabilidade com acrscimos legais.

2.6- Interrupo e Concluso do Trnsito: Vamos imaginar que a autoridade aduaneira tenha concedido o regime de trnsito aduaneiro para o transporte de uma carga desde o Porto de Suape at um porto seco localizado em Caruaru. No entanto, no meio do trajeto, o veculo que transportava a carga se envolve em um acidente de trnsito. E a, o que acontece? Nesse caso, meus amigos, ocorrer a interrupo do trnsito aduaneiro, em razo da ocorrncia de um evento que impede o prosseguimento do trnsito e, ainda, que, muito provavelmente, provocou avarias nas mercadorias transportadas. O art. 340 do R/A lista as hipteses em que poder haver interrupo do trnsito aduaneiro:
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


Art. 340. O trnsito poder ser interrompido pelos seguintes motivos: I - ocorrncia de eventos extraordinrios que comprometam ou possam comprometer a segurana do veculo ou equipamento de transporte; II - ocorrncia de eventos que resultem ou possam resultar em avaria ou extravio da mercadoria; III - ocorrncia de eventos que impeam ou possam impedir o prosseguimento do trnsito; IV - embargo ou impedimento oferecido por autoridade competente; V - rompimento ou supresso de dispositivo de segurana; e VI - outras circunstncias alheias vontade do transportador, que justifiquem a medida.

Mas o que deve fazer o importador se houver a interrupo do trnsito aduaneiro? Nesse caso, o transportador dever imediatamente comunicar o fato unidade aduaneira que jurisdiciona o local onde se encontrar o veculo, a fim de que esta possa adotar as providncias cabveis. A autoridade aduaneira tambm poder determinar a interrupo do trnsito aduaneiro, ainda que no tenha ocorrido nenhuma das hipteses previstas no art. 340 do R/A. Isso ocorrer em razo de denncia, suspeita ou mesmo em funo da convenincia da fiscalizao. Caso no haja qualquer tipo de problema no trnsito aduaneiro, o transportador ir apresentar a carga unidade da RFB que jurisdiciona o local de destino. Para fins de concluso do trnsito aduaneiro, a unidade da RFB de destino proceder ao exame dos documentos e verificao do veculo, dos dispositivos de segurana e da integridade da carga. Se estiver tudo certo, o trnsito aduaneiro ser concludo e ser dada baixa no Termo de Responsabilidade junto unidade de origem.

2.7- Avaria e Extravio no Trnsito Aduaneiro: Antes da publicao do Decreto n 8.010/2013, existia a possibilidade de que fosse realizado o processo de vistoria aduaneira no trnsito. Com o novo decreto, a vistoria aduaneira deixou de existir. A vistoria aduaneira era o processo administrativo tendente a apurar a responsabilidade pelo extravio ou avaria de mercadoria. Atualmente, na hiptese de extravio de mercadoria, a autoridade aduaneira dever proceder a lanamento de ofcio, exigindo do responsvel os tributos e direitos (inclusive multas). No h um processo administrativo

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 prvio; caber autoridade aduaneira lavrar o auto de infrao, que ter o condo de exigir do responsvel pelo extravio os valores devidos. No caso de avaria, haver uma reduo do valor aduaneiro, proporcionalmente ao prejuzo. No caso do trnsito aduaneiro, a constatao de extravio ou avaria poder ocorrer no local de origem, durante o percurso ou mesmo aps a concluso do trnsito aduaneiro. Segundo o art. 345, do R/A, quando a constatao de extravio ou avaria ocorrer no local de origem, a autoridade aduaneira poder, no havendo inconveniente, permitir o trnsito aduaneiro da mercadoria avariada ou da partida com extravio, aps a determinao da quantidade extraviada. Da mesma maneira, caso o extravio ou avaria ocorram no percurso do trnsito, a autoridade aduaneira, aps comunicada, poder autorizar o prosseguimento do trnsito at o local de destino, adotadas as cautelas cabveis. O lanamento de ofcio poder ser dispensado, em qualquer caso, sendo autorizado o incio ou prosseguimento do trnsito, na hiptese de o beneficirio do regime assumir espontaneamente o pagamento dos crditos decorrentes do extravio. Vejamos como esses assuntos podem ser cobrados em prova!

11. (AFRFB 2012) O regime de trnsito aduaneiro permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso de tributos. Comentrios: Essa a exata definio do regime de trnsito aduaneiro! Trata-se de regime aduaneiro especial que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro. Nesse trajeto, as mercadorias sero transportadas com suspenso de tributos. Questo correta. 12. (ATRFB 2012) Sem prejuzo de controles especiais determinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, depende de despacho para trnsito a remoo de mercadorias de uma rea ou recinto para outro, situado na mesma zona primria.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Comentrios: Independe de despacho para trnsito a remoo de mercadorias de uma rea ou recinto para outro, situado na mesma zona primria (art. 325, 2, do R/A). Questo errada. 13. (ATRFB 2012) No caso de transporte multimodal de carga internacional, na importao ou na exportao, quando o desembarao no for realizado nos pontos de entrada ou de sada do Pas, a concesso do Regime Especial de Trnsito Aduaneiro ser considerada vlida para todos os percursos no territrio nacional, independentemente de novas concesses. Comentrios: Exatamente o que dispe o art. 325, 3, do R/A. No caso de transporte multimodal de carga, na importao ou na exportao, quando o desembarao no for realizado nos pontos de entrada ou de sada do Pas, a concesso do regime de trnsito aduaneiro ser considerada vlida para todos os percursos no territrio aduaneiro, independentemente de novas concesses. Questo correta. 14. (ATRFB 2012) A concesso e a aplicao do Regime Especial de Trnsito Aduaneiro sero requeridas autoridade aduaneira competente da unidade de destino. Comentrios: A concesso do trnsito aduaneiro compete unidade de origem. unidade de destino compete a concluso do trnsito aduaneiro. Questo errada. 15. (ATRFB 2012) O Regime Especial de Trnsito Aduaneiro o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso do pagamento de tributos. Comentrios: A ESAF repetiu a mesma assertiva na prova de Auditor e de Analista! Essa a definio do regime de trnsito aduaneiro. Trata-se de regime aduaneiro especial que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso do pagamento de tributos. Questo correta. 16. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Em uma Declarao de Trnsito Aduaneiro (DTA) de entrada, o Operador de Transporte Multimodal (OTM) poder ser beneficirio do regime.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Comentrios: O OTM poder ser beneficirio do regime de trnsito aduaneiro em qualquer uma de suas modalidades. Questo correta. 17. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) O registro de Declarao de Trnsito Aduaneiro (DTA) caracteriza o fim da espontaneidade do beneficirio, relativamente s informaes por ele prestadas na declarao. Comentrios: O registro da DTA caracteriza o fim da espontaneidade do beneficirio do regime de trnsito aduaneiro em relao s informaes por ele prestadas. Questo correta. 18. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) A concesso do regime de especial trnsito aduaneiro automtico para as Declaraes de Trnsito Aduaneiro (DTA) cujo canal de conferncia sejam verde, no Siscomex Trnsito, porm, ainda assim, a carga poder ser submetida conferncia, pela Aduana no destino. Comentrios: As Declaraes de Trnsito Aduaneiro (DTA) direcionadas para o canal verde so automaticamente desembaraadas, sem qualquer exame documental ou verificao fsica. Mesmo assim, por ocasio da concluso do trnsito aduaneiro, a URF de destino poder proceder conferncia da mercadoria. Questo correta. 19. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Um trnsito aduaneiro, seguindo em um caminho lacrado pela RFB, pode ser interrompido pela Policia Rodoviria Federal, com o subsequente rompimento dos lacres para averiguao da carga, sem a presena de prepostos da Receita Federal do Brasil, no caso de indcios de trfico de drogas. Comentrios: Os dispositivos de segurana somente podero ser rompidos ou suprimidos na presena da fiscalizao, salvo disposio normativa em contrrio. Questo errada. 20. (Questo Indita) O agente credenciado a efetuar operaes de unitizao ou desunitizao da carga em recinto alfandegado poder ser beneficirio do regime de trnsito aduaneiro em qualquer de suas modalidades, ressalvado o trnsito de passagem. Comentrios:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 O agente de unitizao e desunitizao poder ser beneficirio do regime de trnsito aduaneiro em todas as suas modalidades, inclusive no trnsito internacional (trnsito aduaneiro de passagem). Questo errada. 21. (Questo Indita) Ao conceder o regime, a autoridade aduaneira sob cuja jurisdio se encontrar a mercadoria a ser transportada estabelecer a rota a ser cumprida; fixar os prazos para execuo da operao e para comprovao da chegada da mercadoria ao destino; e adotar as cautelas julgadas necessrias segurana fiscal. Comentrios: A autoridade aduaneira, ao conceder o regime de trnsito, fixar rota, determinar prazo e adotar cautelas fiscais que julgar necessrias. Questo correta. 22. (Questo Indita) A autoridade aduaneira no poder aceitar rota proposta pelo beneficirio do regime de trnsito aduaneiro quando houver rota legal preestabelecida. Comentrios: Mesmo havendo rota legal preestabelecida, poder ser aceita rota alternativa proposta por beneficirio (art. 329, 1o, do R/A). Questo errada. 23. (Questo Indita) O despacho para trnsito completa-se com o desembarao aduaneiro Comentrios: O ato final do despacho para trnsito o desembarao aduaneiro. Tendo sido desembaraadas as mercadorias, ter incio o trnsito aduaneiro. Questo correta.

3- Admisso Temporria: 3.1- Conceito e Generalidades: Vocs se lembram dos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007? Naquela oportunidade, vrias delegaes de diversos pases se instalaram no Brasil durante o perodo de realizao dos jogos, no foi? Pois bem, essas delegaes trouxeram uma enorme parafernlia, envolvendo materiais esportivos e bagagem de atletas e tcnicos.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Lembram-se tambm da ltima vez que Paul McCartney veio ao Brasil fazer um show? Para realizar o show, o cantor trouxe grande quantidade de material ao pas, como equipamentos de som e iluminao, estrutura e equipamentos de efeitos especiais. Agora eu lhes pergunto: ser que houve recolhimento tributrio sobre os bens trazidos pelas delegaes estrangeiras por ocasio dos Jogos PanAmericanos em 2011? E em relao ao material destinado ao show do Paul McCartney? No, meus amigos! Nos dois casos, os bens foram submetidos ao regime de admisso temporria. Eles permaneceram no Brasil durante um prazo determinado, com suspenso de tributos, regressando posteriormente ao exterior. O art. 353 do R/A define o regime de admisso temporria como sendo o regime aduaneiro especial que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, com suspenso total do pagamento de tributos, ou com suspenso parcial, no caso de utilizao econmica. Um detalhe importante que precisamos perceber a partir da leitura da definio de admisso temporria que a suspenso de tributos poder ser total ou parcial. No caso de bens importados temporariamente para participar de uma competio esportiva, de uma exposio ou de um show, a suspenso de tributos ser total. Entretanto, quando os bens admitidos temporariamente forem destinados utilizao econmica, a suspenso ser parcial. Seria o caso, por exemplo, da admisso temporria de mquinas que ingressam no Pas para serem utilizadas na prestao de um servio de construo civil. O Decreto n 8.010/2013 alterou a definio de utilizao econmica. Antes, considerava-se utilizao econmica o emprego dos bens na prestao de servios ou na produo de outros bens. Com a nova redao, considera-se utilizao econmica o emprego dos bens na prestao de servios a terceiros ou na produo de outros bens destinados a venda. Resta claro, com a nova redao, que os bens importados ao amparo do regime de admisso temporria para utilizao econmica no podero ser utilizados em proveito prprio pelo beneficirio do regime.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Quando um bem admitido temporariamente no Pas, no podemos dizer que ocorreu sua nacionalizao, pois sua entrada no possui nimo de definitividade. Ao contrrio, ele ficar no pas durante um tempo, retornando ao exterior. Os tributos ficam suspensos durante a estadia desses bens no Pas justamente porque eles regressaro ao exterior Na hiptese de admisso temporria para utilizao econmica, o pagamento dos tributos federais ser proporcional ao tempo de permanncia do bem no territrio nacional. Mais especificamente, ser aplicado o percentual de 1% (um por cento) relativamente a cada ms compreendido no prazo de concesso do regime, sobre o montante dos tributos originalmente devidos. Essa parcela dos tributos ser recolhida, permanecendo o restante suspenso no Termo de Responsabilidade. Se, futuramente, o beneficirio decidir ficar em carter definitivo com a mercadoria, ele poder proceder ao despacho para consumo, efetuando a nacionalizao. Nesse caso, os tributos originalmente devidos devero ser recolhidos deduzido o montante j pago. Vamos imaginar um guindaste cujo valor aduaneiro seja R$ 500.000,00 e que esteja sujeito a uma alquota de 30% do Imposto de Importao (II). Caso ele fosse importado a ttulo definitivo e houvesse recolhimento integral, o valor a ser pago a ttulo de II seria de R$ 150.000,00. No entanto, caso ele entrasse no Brasil ao amparo do regime aduaneiro de admisso temporria e fosse ser utilizado economicamente durante 10 meses, o valor a ser recolhido a ttulo de imposto de importao seria de R$15.000,00 (10% de R$150.000,00). Nesse caso, seriam recolhidos R$ 15.000,00 e os outros R$135.000,00 ficariam suspensos no Termo de Responsabilidade. Se, posteriormente, a empresa decidir nacionalizar os guindastes, ela dever proceder ao despacho para consumo, recolhendo os tributos originalmente devidos (R$ 150.000,00) deduzidos os montantes j pagos (R$ 15.000,00). Assim, em caso de nacionalizao, a empresa dever recolher R$ 135.000,00.

3.2- Requisitos para a concesso do regime de admisso temporria: A concesso do regime aduaneiro especial de competncia da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB). De acordo com o art.358 do R/A, a autoridade aduaneira observar, para a concesso do regime, o cumprimento cumulativo das seguintes condies: 1) Importao em carter temporrio, comprovada esta condio por qualquer meio julgado idneo. Quando um bem admitido temporariamente no Pas, no podemos dizer que ocorreu sua nacionalizao, pois sua entrada no possui nimo de definitividade. Ao contrrio, ele ficar no

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 pas durante um tempo, retornando ao exterior. Os tributos ficam suspensos durante a estadia desses bens no Pas justamente porque eles regressaro ao exterior. Nesse sentido, a Receita Federal do Brasil (RFB) somente concede o regime de admisso temporria a bens que permanecero no Brasil em carter temporrio. O art. 355 do R/A estabelece que o regime de admisso temporria poder ser aplicado aos bens relacionados em ato normativo da Secretaria da Receita Federal do Brasil e aos admitidos temporariamente ao amparo de acordos internacionais. A IN SRFB n 285/2003, por sua vez, disciplinando a aplicao do regime aduaneiro especial de admisso temporria, estabeleceu um rol exaustivo de situaes em que os bens podero ser submetidos ao regime aduaneiro especial de admisso temporria. Transcrevemos a seguir, a ttulo ilustrativo, o art. 4 da IN SRFB n 285/2003:
Art. 4- Podero ser submetidos ao regime de admisso temporria com suspenso total do pagamento dos tributos incidentes na importao, os bens destinados: I - a feiras, exposies, congressos e outros eventos cientficos ou tcnicos; II - a pesquisa ou expedio cientfica, desde que relacionados em projetos previamente autorizados pelo Conselho Nacional de Cincia e Tecnologia; III - a espetculos, exposies e outros eventos artsticos ou culturais; IV - a competies ou exibies esportivas; V - a feiras e exposies, comerciais ou industriais; VI - a promoo comercial, inclusive amostras sem destinao comercial e mostrurios de representantes comerciais; VII - prestao, por tcnico estrangeiro, de assistncia tcnica a bens importados, em virtude de garantia; VIII - reposio e conserto de: a) embarcaes, aeronaves e outros veculos estrangeiros estacionados no territrio nacional, em trnsito ou em regime de admisso temporria; ou b) outros bens estrangeiros, submetidos ao regime de admisso temporria; IX - reposio temporria de bens importados, em virtude de garantia; X - a seu prprio beneficiamento, montagem, renovao, recondionamento, acondicionamento ou reacondionamento; XI - ao acondicionamento ou manuseio de outros bens importados, desde que reutilizveis; XII - identificao, acondicionamento ou manuseio de outros bens, destinados exportao; XIII - reproduo de fonogramas e de obras audiovisuais, importados sob a forma de matrizes;

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


XIV - a atividades temporrias de interesse da agropecuria, inclusive animais para feiras ou exposies, pastoreio, trabalho, cobertura e cuidados da medicina veterinria; XV - a assistncia e salvamento em situaes de calamidade ou de acidentes de que decorram de dano ou ameaa de dano coletividade ou ao meio ambiente; XVI - ao exerccio temporrio de atividade profissional de no residente; XVII - ao uso do imigrante, enquanto no obtido o visto permanente; XVIII - ao uso de viajante no residente, desde que integrantes de sua bagagem; XIX realizao de servios de lanamento, integrao e testes de sistemas, subsistemas e componentes espaciais, previamente autorizados pela Agncia Espacial Brasileira; e XX - prestao de servios de manuteno e reparo de bens estrangeiros, contratada com empresa sediada no exterior.

Pessoal, no precisa decorar essa lista imensa de operaes que se submetem ao regime de admisso temporria. Todavia, interessante lermos esses 20 (vinte) incisos e percebermos que todos eles se referem a situaes em que fica bem caracterizado o carter temporrio da importao. Algum j me perguntou em sala de aula: Ricardo, e as aeronaves e embarcaes que entram no pas? Elas tambm se submetem ao regime aduaneiro especial de admisso temporria. Essa uma boa pergunta! De acordo com a IN SRFB n 285/2003, consideram-se automaticamente submetidos ao regime de admisso temporria os veculos, utilizados exclusivamente no transporte internacional de carga ou passageiro, que ingressem no Pas exercendo esta atividade. Questo importante saber se o regime de admisso temporria se aplica aos bens amparados por contrato de leasing! De incio, cumpre-nos esclarecer que h diversas modalidades de leasing, entre elas o leasing financeiro e o leasing operacional. O leasing financeiro se caracteriza pela presena de uma instituio financeira que realiza o financiamento da operao. De acordo com os costumes comerciais brasileiros, quando se faz a opo pelo leasing financeiro, o que se quer a compra do bem. Assim, um bem que entra no pas ao amparo de um contrato de leasing financeiro, est ingressando com nimo de definitividade, sendo tratado, portanto, como uma importao comum. Por sua vez, no leasing operacional, o bem arrendado por certo perodo, sem a opo de compra no final, no havendo a intermediao de uma instituio financeira. Dessa forma, o bem que entra no pas ao amparo de um contrato de leasing operacional, est ingressando com nimo de

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 temporariedade, temporria. sendo, portanto, aplicvel o regime de admisso

2) Importao sem cobertura cambial: Dizer que um bem ingressou no Pas sem cobertura cambial significa que ele foi importado sem uma contrapartida em divisas. Em outras palavras, o bem admitido temporariamente no Pas no foi objeto de compra. A compra de um bem caracteriza o nimo de definitividade da permanncia deste no territrio nacional, o que inadequado ao regime de admisso temporria. Logo, uma condio sine qua non para a admisso de um bem em admisso temporria a inexistncia de cobertura cambial. Apesar de as doaes serem operaes sem cobertura cambial, elas no podero ser admisses temporrias. Isso porque existe nimo de definitividade na importao de bens que ingressam no pas ao amparo de doaes. E, conforme j sabemos, a admisso temporria pressupe a temporariedade da permanncia dos bens no Pas. 3) Adequao dos bens finalidade para a qual foram importados: Quando um bem ingressa no Pas a ttulo de admisso temporria, existe alguma motivao para isso (realizao de uma exposio, show, feira, etc), a qual dever estar prevista no art. 4 da IN SRFB n 285/2003. Caso o bem seja utilizado em finalidade diversa daquela para a qual foi importado, fica caracterizado o descumprimento do regime aduaneiro especial de admisso temporria, o que d ensejo execuo do Termo de Responsabilidade (art. 369, inciso IV do R/A).

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Antes da edio do Decreto n 8.010/2013, o art. 358, do Regulamento Aduaneiro mencionava outros dois requisitos para a concesso do regime aduaneiro especial de admisso temporria: i) constituio das obrigaes fiscais em Termo de Responsabilidade e; ii) identificao dos bens. Com o novo decreto, esses dois requisitos passaram para o art. 363, do Regulamento Aduaneiro:
Art. 363. A aplicao do regime de admisso temporria ficar condicionada : I - utilizao dos bens dentro do prazo fixado e exclusivamente nos fins previstos; II - constituio das obrigaes fiscais em termo de responsabilidade; e III - identificao dos bens.

Mas qual foi, afinal, o objetivo dessa mudana? O art. 358 tem como objetivo relacionar requisitos a serem observados pela autoridade aduaneira antes de conceder o regime de admisso temporria (so obrigaes de verificao pela autoridade aduaneira). J o art. 363 lista obrigaes do beneficirio do regime aduaneiro especial de admisso temporria. Assim, nada mais natural que as duas condies acima mencionadas (constituio das obrigaes fiscais em Termo de Responsabilidade e identificao dos bens) passem a integrar o art. 363. Quando uma mercadoria entra no pas ao amparo do regime aduaneiro especial de admisso temporria, os tributos suspensos ficaro consignados em Termo de Responsabilidade. Cabe destacar que, quando a suspenso de tributos for parcial, o crdito tributrio referente parcela de tributos suspensos dever tambm ser constitudo em Termo de Responsabilidade. Junto com o Termo de Responsabilidade, o beneficirio do regime de admisso temporria dever apresentar uma garantia das obrigaes fiscais. Quando os bens admitidos no regime forem danificados, em virtude de sinistro, poder haver reduo da garantia (proporcional ao prejuzo), desde que seja solicitado pelo beneficirio do regime. A Secretaria da Receita Federal dispor sobre os casos em que poder ser dispensada a garantia.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 O bem admitido temporariamente no Pas deve ser o mesmo bem a retornar ao exterior. Logo, fundamental que seja possvel fazer sua identificao, atravs, por exemplo, do nmero de srie. Se for admitida temporariamente no Pas uma empilhadeira com nmero de srie 3323, essa mesma empilhadeira 3323 que dever regressar ao exterior. Para a concesso do regime de admisso temporria para utilizao econmica, dever ser observado, ainda, que o tratamento administrativo ser o mesmo aplicado a uma importao definitiva, ressalvados os casos estabelecidos em ato normativo da SECEX. Essa uma novidade criada pelo Decreto n 8.010/2013 (at ento, essa regra no existia).

3.3- Prazo de concesso do regime: Quando a autoridade aduaneira concede o regime de admisso temporria, ela dever fixar o prazo de vigncia do regime, isto , o prazo pelo qual os tributos permanecero com a exigibilidade suspensa. O prazo de vigncia do regime comea a contar a partir do desembarao aduaneiro. Mas como a autoridade aduaneira fixa o prazo de vigncia do regime? Quais so os critrios para a fixao de prazo? Na fixao do prazo de vigncia do regime, a autoridade aduaneira dever levar em considerao o provvel perodo de permanncia dos bens no Pas. Se uma determinada exposio ter durao de 1 ms, seria um total contrassenso que a autoridade aduaneira concedesse a admisso temporria por apenas 15 dias! As normas gerais para a concesso do regime de admisso temporria so as mesmas aplicveis a todos os regimes aduaneiros especiais, as quais devero ser observadas pela autoridade aduaneira na fixao do prazo de vigncia (art.361 R/A). No entanto, a IN SRFB n 285/2003, estabeleceu normas especficas, prevendo trs situaes principais: 1) Quando o bem for admitido ao amparo de um contrato de arrendamento operacional, de aluguel, de emprstimo ou de prestao de servio. O prazo de vigncia a ser concedido pela autoridade aduaneira ser o prazo previsto no contrato, prorrogvel na mesma medida deste. Assim, se um guindaste entra no Pas em admisso temporria ao amparo de um contrato de aluguel para prestar servios em um porto, o prazo de vigncia do regime dever ser o prazo previsto no contrato.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 2) Quando o bem for admitido para fins de ensaios ou testes relacionados ao desenvolvimento de prottipos: prazo de at 5 anos. 3) Demais casos: Nos demais casos, o prazo fixado pela autoridade aduaneira dever ser de at 3 meses, prorrogvel uma nica vez, por igual perodo. Alm dessas regras, h certos tipos de bens que gozam de tratamento diferenciado quanto ao prazo de vigncia do regime de admisso temporria. Vejamos: 1) Os bens importados sob admisso temporria ao amparo de acordos internacionais esto sujeitos ao prazos previstos nos referidos acordos. 2) O prazo de admisso temporria para veculo de brasileiro radicado no exterior que ingresse no Pas em carter temporrio ser de at 90 dias. 3) O prazo de vigncia da admisso temporria de veculo pertencente a turista estrangeiro ser o mesmo concedido para a permanncia, no Pas, de seu proprietrio. O pedido de prorrogao do prazo de vigncia do regime de admisso temporria dever ser realizado antes do final do prazo fixado para permanncia dos bens no Pas. O Decreto n 8.010/2013 estabeleceu que o prazo mximo para a concesso do regime de admisso temporria para utilizao econmica ser de 100 meses. Vejamos:
Art. 374. O regime ser concedido pelo prazo previsto no contrato de arrendamento operacional, de aluguel ou de emprstimo, celebrado entre o importador e a pessoa estrangeira, prorrogvel na medida da extenso do prazo estabelecido no contrato, observado o disposto no art. 373. Pargrafo nico. O prazo mximo de vigncia do regime de que trata o art. 373 ser de cem meses.

3.4- Extino do regime: Antes do trmino do prazo de vigncia do regime de admisso temporria, o beneficirio do regime dever adotar uma das providncias

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 relacionadas no art. 367 do R/A para extinguir o regime, dando baixa no Termo de Responsabilidade:
Art. 367. Na vigncia do regime, dever ser adotada, com relao aos bens, uma das seguintes providncias, para liberao da garantia e baixa do termo de responsabilidade: I - reexportao; II - entrega Fazenda Nacional, livres de quaisquer despesas, desde que a autoridade aduaneira concorde em receb-los; III - destruio, s expensas do interessado; IV - transferncia para outro regime especial; ou V - despacho para consumo, se nacionalizados.

A hiptese do inciso I do art. 367 do R/A a forma mais natural de extino do regime aduaneiro especial de admisso temporria. O bem que ingressou no Pas a ttulo temporrio dever retornar ao exterior, isto , ser reexportado. A hiptese do inciso II do art. 367 do R/A ocorre quando no compensa para o beneficirio do regime de admisso temporria devolver a mercadoria ao exterior. Isso poder acontecer quando o valor do frete for mais caro do que a prprio custo do bem. Cabe destacar que, quando a mercadoria entregue Fazenda Nacional, os tributos suspensos no sero recolhidos. A hiptese do inciso III do art. 367 do R/A ocorre quando a Receita Federal no aceita receber o bem que tiver sido importado temporariamente. Ou seja, no compensa para o beneficirio devolver o bem ao exterior (frete muito alto), no compensa nacionalizar (tributos muito altos) e a RFB no aceita receber o bem. A alternativa destruir o bem sob controle aduaneiro. Acerca da destruio sob controle aduaneiro, cabe destacar o que dispe o art. 312 do R/A, segundo o qual, nos regimes aduaneiros especiais em que a destruio do bem configurar extino da aplicao do regime, o resduo da destruio, se economicamente utilizvel, dever ser despachado para consumo, como se tivesse sido importado no estado em que se encontra, sujeitando-se ao pagamento dos tributos correspondentes, ou reexportado. O dispositivo supratranscrito obriga a que se d uma destinao ao resduo resultante da destruio (quando este for economicamente vivel). A destinao poder ser o despacho para consumo (tributos sero recolhidos sobre o valor do resduo) ou a reexportao. A hiptese do inciso IV do art. 367 do R/A ocorrer, por exemplo, quando o bem admitido temporariamente for transferido para o regime de entreposto aduaneiro. Cabe destacar, todavia, que a admisso em outro regime aduaneiro especial est condicionada ao cumprimento dos requisitos de admissibilidade no novo regime.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 O inciso V do art. 367 do R/A, por sua vez, ocorrer, por exemplo, quando um guindaste entrou no pas sob o regime de admisso temporria ao amparo de um contrato de aluguel, permanecendo no Pas durante 3 anos (prazo de vigncia do regime). No entanto, ao final do contrato de aluguel, o beneficirio no quer mais devolver o bem ao exterior. Ao contrrio, deseja ficar com o bem a ttulo definitivo, isto , deseja nacionaliz-lo, despachando-o para consumo. Na nacionalizao de bens admitidos no regime de admisso temporria haver recolhimento dos tributos que estavam suspensos. Cabe destacar que a nacionalizao dos bens e o seu despacho para consumo sero realizados com observncia das exigncias legais e regulamentares, inclusive as relativas ao controle administrativo das importaes. Com efeito, a nacionalizao e o despacho para consumo no sero permitidos quando a licena de importao, para os bens admitidos no regime, estiver vedada ou suspensa. Destaque-se que a nacionalizao poder ser realizada pelo prprio beneficirio do regime ou por terceiro por ele autorizado. O art. 368 do R/A estabelece outra hiptese de extino do regime aduaneiro especial de admisso temporria, reproduzindo norma explcita no art.60, 1o, da Lei n 10.833/2003. Segundo esse dispositivo, extingue o regime de admisso temporria aplicado a produto, parte, pea ou componente recebido do exterior, para substituio em decorrncia de garantia ou para reparo, reviso, manuteno, renovao ou recondicionamento, a exportao de produto equivalente quele submetido ao regime. Em palavras mais simples, a exportao de produto equivalente causa de extino do regime de admisso temporria aplicado a bens recebidos do exterior em decorrncia de garantia ou para reparo, reviso, manuteno, renovao ou recondicionamento. Para entender melhor o que quer dizer esse dispositivo, importante exemplificarmos! Imagine que uma empresa brasileira venda a um comprador italiano uma mquina para construo civil. Todavia, passado um tempo, a mquina exportada acaba dando defeito em virtude do mau funcionamento de uma pea. Tendo em vista a existncia de um contrato de garantia entre a empresa brasileira e a italiana, a pea remetida ao Brasil para ser consertada. Ela , ento, importada sob o regime de admisso temporria, tendo como beneficirio a empresa brasileira. Ocorre que a empresa brasileira verifica que no possvel consertar a pea, tendo que enviar uma pea nova ao comprador italiano. A exportao dessa pea equivalente ir extinguir o regime de admisso temporria aplicado pea que entrou no Pas para ser consertada.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 3.5- Descumprimento do regime de admisso temporria: Se uma mercadoria entra no Pas ao amparo do regime de admisso temporria para participar de uma exposio, pressupe-se que, ao fim do prazo de vigncia do regime, ela dever regressar ao exterior. Mas o que aconteceria se essa mercadoria no fosse reexportada? Quais seriam as consequncias? Em um caso como esse, dizemos que houve o descumprimento do regime de admisso temporria, j que o compromisso de reexportao no foi cumprido. A consequncia direta ser que o crdito tributrio consignado no Termo de Responsabilidade ir tornar-se exigvel. O descumprimento do regime de admisso temporria poder ocorrer por diversos motivos, os quais esto relacionados no art. 369 do R/A:
Art. 369. O crdito tributrio constitudo em termo de responsabilidade ser exigido com observncia do disposto nos arts. 761 a 766, nas seguintes hipteses: I - vencimento do prazo de permanncia dos bens no Pas, sem que haja sido requerida a sua prorrogao ou uma das providncias previstas no art. 367; II - vencimento de prazo, na situao a que se refere o 9o do art. 367, sem que seja iniciado o despacho de reexportao do bem; III - apresentao para as providncias a que se refere o art. 367, de bens que no correspondam aos ingressados no Pas; IV - utilizao dos bens em finalidade diversa da que justificou a concesso do regime; ou V - destruio dos bens, por culpa ou dolo do beneficirio.

Na hiptese do inciso I, a RFB concedeu o regime de admisso temporria por um perodo determinado. Entretanto, findo o prazo de permanncia dos bens no pas, o beneficirio no procedeu extino do regime (reexportao, despacho p/ consumo, entrega Fazenda Nacional, destruio sob controle aduaneiro, transferncia p/ outro regime aduaneiro especial), tampouco solicitou sua prorrogao. Na hiptese do inciso II, a RFB indeferiu o pedido de prorrogao do prazo de vigncia do regime de admisso temporria. Caso isso ocorra, o beneficirio tem 30 (trinta) dias para dar incio ao despacho de reexportao do bem, a no ser que o prazo restante fixado para a permanncia do bem no Pas seja superior a esses 30 dias. Se o despacho de reexportao no for iniciado dentro do prazo, considera-se que houve o descumprimento do regime de admisso temporria. Na hiptese do inciso III, as mercadorias que o beneficirio do regime de admisso temporrio deseja reexportar so diferentes daquelas que

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 entraram temporariamente no Pas. E, conforme voc j sabe, na admisso temporria o bem que entra deve ser o mesmo bem que sai. Na hiptese do inciso IV, os bens so importados para serem utilizados, por exemplo, em uma exposio e, ao invs disso, so utilizados economicamente em uma indstria. O emprego de bens admitidos temporariamente em finalidade diversa daquela que motivou a concesso do regime hiptese de descumprimento da admisso temporria. Na hiptese do inciso V, os bens so destrudos por culpa ou dolo do beneficirio. Logo, no ser possvel reexport-los e o regime de admisso temporria ser descumprido. Por fim, cabe destacar que o descumprimento do regime de admisso temporria tem como consequncia a imposio de multa de 10% do valor aduaneiro.

4- Admisso Temporria para Aperfeioamento Ativo: Nos termos do art. 380 do R/A, o regime aduaneiro especial de admisso temporria para aperfeioamento ativo o que permite o ingresso, para permanncia temporria no Pas, com suspenso do pagamento de tributos, de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas, destinadas a operaes de aperfeioamento ativo e posterior reexportao. Mas o que so operaes de aperfeioamento ativo? Segundo o art. 380, 1, do R/A, operaes de aperfeioamento ativo so: i) operaes de industrializao relativas ao beneficiamento, montagem, renovao, ao recondicionamento, ao acondicionamento ou ao reacondicionamento aplicadas ao prprio bem e; ii) o conserto, o reparo, ou a restaurao de bens estrangeiros, que devam retornar, modificados, ao pas de origem. A IN n 285/2003, por sua vez, reproduz esse entendimento, estabelecendo que possvel a concesso do regime de admisso temporria com suspenso total de tributos os bens destinados ao seu prprio beneficiamento, montagem, renovao, recondicionamento, acondicionamento ou reacondicionamento. (art.4, inciso X). A referida Instruo Normativa, com amparo no Regulamento do IPI, conceitua as operaes de industrializao a que pode se submeter um bem ao qual foi concedido o regime de admisso temporria para aperfeioamento ativo:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 - Beneficiamento: operao que importe em modificar, aperfeioar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilizao, o acabamento ou a aparncia do bem. Ex: a colocao de blindagem em um automvel. - Montagem: operao que consiste na reunio de produtos, peas ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autnoma, ainda que sob a mesma classificao fiscal. - Renovao ou recondicionamento: operao que, exercida sobre produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o produto para utilizao. - Acondicionamento ou Reacondicionamento: operao que altere a apresentao do produto pela colocao de embalagem, ainda que em substituio da original, salvo quando destinada apenas ao transporte. Cabe destacar que a colocao de embalagens de transporte (como sacos e sacolas) no considerada operao de industrializao, no agregando valor a um produto. Conforme se pode verificar, o regime de admisso temporria para aperfeioamento ativo engloba todos os tipos de operao de industrializao, exceto a transformao. Trata-se de uma exceo bem importante, que ns precisamos entender bem! Transformao uma operao de industrializao que promove uma alterao substancial na natureza do produto, mudando, inclusive, sua classificao fiscal (alterando os quatro primeiros dgitos de sua classificao fiscal6). Assim, aps submeter um produto a uma transformao, obtmse um novo produto. A partir desse entendimento, pode-se verificar que as operaes de transformao so incompatveis com a natureza da admisso temporria. Na admisso temporria, o bem que entra no Pas deve ser idntico ao bem que retorna ao exterior. E se o bem entra no Pas e sofre uma operao de transformao, ele j no ser mais o mesmo bem. A concesso do regime de admisso temporria para aperfeioamento ativo est sujeita aos seguintes requisitos de admissibilidade: 1) As mercadorias devem ser de propriedade de pessoa sediada no exterior e admitidas sem cobertura cambial. 2) O beneficirio do regime deve ser pessoas jurdica sediada no Pas.
6

A classificao de mercadorias no Brasil feita com base na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que associa todos os produtos a cdigos de oito dgitos. Os quatro primeiros dgitos, considerados em conjunto, so denominados posio tarifria.
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 servio. 3) A operao deve estar prevista em contrato de prestao de

Exemplificando, o regime de admisso temporria para aperfeioamento ativo ser aplicvel a uma mquina estrangeira que entra no pas a ttulo temporrio com o objetivo de ser consertada, retornando posteriormente ao exterior. Por fim, cabe destacar que o regime de admisso temporria para aperfeioamento ativo regulado pelas normas gerais aplicveis admisso temporria, naquilo que couber. Vejamos como esses assuntos podem ser cobrados em prova!

24. (AFRFB 2012) O regime de admisso temporria permite a entrada no Pas de certas mercadorias, com uma finalidade e por perodo de tempo determinados, com a suspenso total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na sua importao, com o compromisso de serem reexportadas. Comentrios: Na admisso temporria, os bens ingressam no Pas para aqui permanecer por um perodo de tempo determinado, regressando, a posteriori, ao exterior. Durante o perodo de permanncia no territrio nacional, os bens gozaro de suspenso total ou parcial de tributos. Questo correta. 25. (ATRFB 2012) O Regime Aduaneiro Especial de Admisso Temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, com suspenso total do pagamento de tributos, ou com suspenso parcial, no caso de utilizao econmica, na forma e nas condies estabelecidas na legislao. Comentrios: Essa a definio de admisso temporria, constante no art. 353, do R/A. Destaque-se que a admisso temporria poder ser com suspenso total ou suspenso parcial de tributos, no caso de utilizao econmica. Questo correta. 26. (ATRFB 2012) No caso de extino da aplicao do Regime Aduaneiro Especial de Admisso Temporria para Utilizao Econmica mediante

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 despacho para consumo, os tributos originalmente devidos devero ser recolhidos deduzido o montante j pago. Comentrios: Segundo o art. 375, do R/A, no caso de extino da aplicao do regime mediante despacho para consumo, os tributos originalmente devidos devero ser recolhidos deduzido o montante j pago. Questo correta. 27. (Exame Despachante Aduaneiro - 2012) Na admisso temporria para aperfeioamento ativo os bens ingressam com suspenso do pagamento de tributos e so destinados a operaes de industrializao, conserto, reparo ou restaurao. Posteriormente sero reexportados. Comentrios: Os bens submetidos ao regime de admisso temporria para aperfeioamento ativo ingressam no Pas com suspenso tributria com o objetivo de serem destinados a operaes de industrializao, conserto, reparo ou restaurao. Aps se submeterem a essas operaes, eles regressam ao exterior (so reexportados). Questo correta. 28. (Exame Despachante Aduaneiro - 2012) Nos regimes aduaneiros especiais em que a destruio de um bem configurar a extino da aplicao do regime, o resduo da destruio, se inservvel ou sem valor econmico, dever ser despachado para consumo, como se estivesse no estado em que foi importado, sujeitando-se ao pagamento dos tributos correspondentes ou, alternativamente, ser reexportado. Comentrios: Pegadinha! Quando a destruio de um bem for hiptese de extino do regime aduaneiro especial, ser necessrio dar uma destinao ao resduo (caso este seja economicamente vivel). O resduo poder ser reexportado ou, ento, despachado para consumo (nessa situao, caber recolhimento tributrio). Entretanto, caso o resduo da destruio seja inservvel ou no tenha valor econmico (hiptese do enunciado da questo), no h necessidade de se proceder ao despacho para consumo. Questo errada. 29. (Questo Indita) O descumprimento do regime aduaneiro especial de admisso temporria gera multa de 5% do valor aduaneiro, sem prejuzo da exigncia dos tributos suspensos no Termo de Responsabilidade. Comentrios: A multa por descumprimento do regime de admisso temporria ser de 10% do valor aduaneiro. Questo errada.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 30. (Questo Indita) A autoridade aduaneira poder indeferir pedido de concesso do regime de admisso temporria, em deciso fundamentada, da qual caber recurso, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Comentrios: plenamente possvel o indeferimento do pleito de concesso do regime de admisso temporria. Questo correta. 31. (Questo Indita) Bens que ingressem no Pas ao amparo de operaes de arrendamento mercantil de carter financeiro no podem se submeter ao regime de admisso temporria. Comentrios: Somente autorizada a admisso temporria no caso de leasing operacional. No caso de leasing financeiro, no se aplica admisso temporria. Questo correta. 32. (Questo Indita) O regime de admisso temporria ser extinto, dentre outras hipteses, pela reexportao, despacho para consumo ou destruio, s expensas do interessado. Comentrios: Essas so trs formas de extino do regime de admisso temporria. Questo correta. 33. (Questo Indita) No caso de admisso temporria para utilizao econmica, o recolhimento tributrio ser proporcional ao tempo de permanncia da mercadoria no territrio aduaneiro. A proporcionalidade ser obtida pela aplicao do percentual de um por cento, relativamente a cada ms compreendido no prazo de concesso do regime, sobre o montante dos tributos originalmente devidos. Comentrios: De fato, o regime de admisso temporria para utilizao econmica caracteriza-se pelo recolhimento tributrio proporcional ao tempo de permanncia do bem no territrio aduaneiro. O recolhimento ser feito pela aplicao da alquota de 1% por ms sobre o montante dos tributos originalmente devido. Questo correta.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 5- Drawback: 5.1- Conceitos Iniciais: Um dos maiores objetivos das polticas comerciais dos pases a obteno de supervits comerciais, o que conquistado por meio de diversos mecanismos de incentivo exportao. Um dos mecanismos mais difundidos em nvel mundial o drawback. A lgica do drawback est centrada na desonerao tributria aos insumos que compem o processo produtivo de produtos exportados. Segundo o art. 383 do R/A, o drawback considerado incentivo exportao. Assim, sua natureza no pode ser associada de um incentivo fiscal. Em razo disso, as importaes efetuadas ao amparo de drawback esto dispensadas do exame de similaridade e da obrigatoriedade de transporte em navio de bandeira brasileira. Mas, afinal de contas, como que funciona o regime de drawback? Segundo o art. 383 do R/A, o drawback se aplica em trs modalidades diferentes: suspenso, iseno e restituio. A competncia para conceder o drawback nas modalidades de suspenso e iseno da Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX). J a competncia para conceder o drawback na modalidade restituio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB). Vejamos a seguir, pela sua importncia, a literalidade do art. 383 do Regulamento Aduaneiro:
Art. 383. O regime de drawback considerado incentivo exportao, e pode ser aplicado nas seguintes modalidades: I - suspenso - permite a suspenso do pagamento do Imposto de Importao, do Imposto sobre Produtos Industrializados, da Contribuio para o PIS/PASEP, da COFINS, da Contribuio para o PIS/PASEP-Importao e da COFINS-Importao, na importao, de forma combinada ou no com a aquisio no mercado interno, de mercadoria para emprego ou consumo na industrializao de produto a ser exportado II - iseno - permite a iseno do Imposto de Importao e a reduo a zero do Imposto sobre Produtos Industrializados, da Contribuio para o PIS/PASEP, da COFINS, da Contribuio para o PIS/PASEP-Importao e da COFINS-Importao, na importao, de forma combinada ou no com a aquisio no mercado interno, de mercadoria equivalente empregada ou consumida na industrializao de produto exportado III - restituio - permite a restituio, total ou parcial, dos tributos pagos na importao de mercadoria exportada aps beneficiamento,

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


ou utilizada na fabricao, complementao ou acondicionamento de outra exportada 1 Para os efeitos do disposto no inciso II do caput, considera-se como equivalente a mercadoria nacional ou estrangeira da mesma espcie, qualidade e quantidade, daquela anteriormente adquirida no mercado interno ou importada sem fruio dos benefcios referidos no caput. 2 Os tratamentos referidos nos incisos I e II do caput no alcanam as hipteses previstas nos incisos IV a IX do caput do art. 3 da Lei n 10.637, de 2002, nos incisos III a IX do caput do art. 3 da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003, e nos incisos III a V do caput do art. 15 da Lei n 10.865, de 2004. 3 Apenas a pessoa jurdica habilitada pela Secretaria de Comrcio Exterior poder efetuar operaes com os tratamentos indicados nos incisos I e II do caput. 4 A Secretaria da Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Comrcio Exterior disciplinaro em ato conjunto o disposto nos incisos I e II do caput.

Vamos, em primeiro lugar, entender a lgica do funcionamento do mecanismo de drawback... Imaginemos que uma indstria tenha o plano de exportar automveis. Para fabricar esses veculos, a indstria necessitar de diversos insumos, tais como peas automotivas, rodas, pneus... Por meio do drawback suspenso, possvel que a indstria importe todos esses insumos com suspenso dos tributos exigveis. Todavia, ao importar esses insumos com suspenso tributria, a indstria deve utiliz-los no processo produtivo de um bem a ser exportado. Agora vamos imaginar que essa mesma indstria tenha importado todos esses insumos, recolhendo integralmente os tributos sobre eles incidentes. Ento, a indstria utiliza tais insumos na produo de um veculo, o qual por ela exportado. Percebam que ela poderia ter solicitado a suspenso de tributos na importao dos insumos, mas no o fez. Logo, por meio do drawback iseno, a sua prxima compra de insumos (em quantidade e qualidade equivalente aos utilizados na produo do bem exportado) poder ser isenta dos tributos exigveis na importao. Trata-se, portanto, de uma verdadeira reposio de estoque. Segundo o art. 383, 1, do R/A, so consideradas equivalentes a mercadoria nacional ou estrangeira da mesma espcie, qualidade e quantidade, daquela anteriormente adquirida no mercado interno ou importada sem fruio dos benefcios tpicos do drawback. importante ressaltar que, nos termos da Portaria SECEX n 23/2011, tambm so consideradas equivalentes as mercadorias cujos modelos ou verses sejam de tecnologia similar, observada a evoluo tecnolgica. Imagine, por exemplo, que uma empresa importe com
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 recolhimento integral uma pea X, utilize-a no processo produtivo de um bem, o qual por ela exportado. Agora ele deseja importar, ao amparo do drawback iseno, uma pea Y, que na verdade uma evoluo tecnolgica da pea X (talvez a pea X nem seja mais fabricada!). Isso ser possvel em virtude do conceito amplo de equivalncia. Pode ser, ainda, que a indstria automotiva no queira comprar mais insumos. Nesse caso, como ela importou insumos pagando tributos e os utilizou no processo produtivo de um produto que foi exportado, ela poder pleitear o drawback restituio junto RFB. Por meio do drawback restituio, a empresa ir obter restituio total ou parcial dos tributos pagos na importao dos insumos utilizados na produo de bens j exportados. A restituio do valor correspondente aos tributos poder ser feita mediante crdito fiscal, a ser utilizado em qualquer importao posterior. Pessoal, fiquem atentos com os benefcios concedidos pelo regime aduaneiro especial de drawback: 1) Drawback suspenso: SUSPENSO de II, IPI, PIS/PASEP-Importao e COFINS-Importao. 2) Drawback iseno: ISENO de II e ALQUOTA ZERO para o IPI, PIS/PASEP-Importao e COFINSImportao. Esquematizando: - Suspenso MODALIDADES DE DRAWBACK - Iseno - Restituio Com a edio do Decreto n 8.010/2013, foram incorporadas ao texto do Regulamento Aduaneiro algumas modificaes sobre o drawback efetuadas pela Lei n 11.945/2009 e pela Lei n 12.350/2010. A mais importante delas se refere criao do drawback integrado. H algum tempo atrs, o drawback somente desonerava os insumos importados, o que colocava as empresas estrangeiras em posio de vantagem em relao s empresas brasileiras. Os insumos importados destinados fabricao de bens exportados ou a exportar estavam desonerados de tributos, enquanto os insumos adquiridos no mercado interno sofreriam incidncia tributria integral.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Com a criao do drawback integrado, essa histria mudou completamente.7 Por meio do drawback integrado, tanto os insumos importados quanto os insumos adquiridos no mercado interno sero desonerados dos tributos federais incidentes, desde que sejam utilizados no processo produtivo de um produto exportado ou a exportar. Esse o entendimento que se pode ter a partir da leitura do art. 67 da Portaria SECEX n 23/2011:
Art. 67. O regime aduaneiro especial de drawback pode ser aplicado nas seguintes modalidades, no mbito da SECEX: I drawback integrado suspenso - a aquisio no mercado interno ou a importao, de forma combinada ou no, de mercadoria para emprego ou consumo na industrializao de produto a ser exportado, com suspenso dos tributos exigveis na importao e na aquisio no mercado interno na forma do artigo 12 da Lei n 11.945, de 4 de junho de 2009 e do artigo 17 da Lei n 12.058, de 13 de outubro de 2009, e da Portaria Conjunta RFB/SECEX n 467, de 25 de maro de 2010; II drawback integrado iseno a aquisio no mercado interno ou a importao, de forma combinada ou no, de mercadoria equivalente empregada ou consumida na industrializao de produto exportado, com iseno do Imposto de Importao - II, e com reduo a zero do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, da Contribuio para o PIS/PASEP, da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), da Contribuio para o PIS/PASEPImportao e da COFINS-Importao, na forma do art. 31 da Lei n 12.350, de 20 de dezembro de 2010 e da Portaria Conjunta RFB/SECEX n3, de 17 de dezembro de 2010.

Analisando o dispositivo supracitado, verificamos que, pelo drawback integrado, so desoneradas dos tributos federais (II, IPI, PIS/PASEP, COFINS), as aquisies no mercado interno e as importaes de mercadoria para emprego ou consumo na industrializao de produto a ser exportado. Ressalte-se trs pontos quanto a isso: 1) As aquisies no mercado interno e as importaes podero ser realizadas de forma combinada ou no. Isso significa que um ato concessrio de drawback integrado poder prever exclusivamente importaes, exclusivamente aquisies no mercado interno ou, ainda, importaes e compras internas combinadas.

Antes de criar o drawback integrado, o governo havia estabelecido o drawback verdeamarelo, o qual, entretanto, possua alguns defeitos. Para se beneficiar do drawback verdeamarelo, o ato concessrio devia, obrigatoriamente, prever aquisio de insumos importados, isto , no poderia haver unicamente aquisies no mercado interno. Alm disso, o drawback verde-amarelo somente abrangia produtos que fossem incorporados a um produto a ser exportado. No era possvel, por exemplo, adquirir carvo para produzir ao a ser exportado, j que o carvo consumido no processo produtivo do ao (e no incorporado!).

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 2) Os bens adquiridos com desonerao tributria podem ser destinados para emprego ou consumo na industrializao de produto a ser exportado. Assim, no drawback integrado no h obrigatoriedade de que os bens sejam incorporados ao produto a ser exportado. Torna-se, possvel, portanto, a compra no mercado interno ou a importao (ao amparo do drawback integrado) de carvo utilizado na produo de ao a ser exportado (o carvo consumido no processo produtivo do carvo). 3) O drawback integrado se aplica tanto na modalidade suspenso quanto na modalidade iseno. O drawback integrado iseno bem mais recente, tendo sido institudo pela Lei n 12. 350, de 20 de dezembro de 2010. Ainda sobre o drawback integrado, importante ressaltar que ele admite a existncia do drawback integrado agrcola e do drawback integrado intermedirio. Essas duas variaes do drawback integrado tambm se aplicam na modalidade iseno. O drawback integrado agrcola o que se aplica aquisio no mercado interno ou importao de mercadorias para emprego em reparo, criao, cultivo ou atividade extrativista de produto a ser exportado. (art.12, 1o , inciso I da Lei n 11.945/2009). O drawback integrado intermedirio, por sua vez, o que se aplica s aquisies no mercado interno ou importaes de empresas denominadas fabricantes-intermedirios, para industrializao de produto intermedirio a ser diretamente fornecido a empresas industriais-exportadoras, para emprego ou consumo na industrializao de produto final destinado exportao. (art.12, 1o , inciso III, da Lei n 11.945/2009). Falaremos mais frente sobre o drawback intermedirio.

5.2- Aplicao do regime aduaneiro especial de drawback: Segundo o art. 71 da Portaria SECEX n 23/2011, o regime de drawback poder ser concedido a quaisquer operaes de industrializao (transformao, beneficiamento, montagem, recondicionamento, acondicionamento e reacondicionamento). No se consideram operaes de industrializao e, portanto, no podem ser objeto de drawback, a colocao de embalagens de transporte. O art. 72 da Portaria SECEX, tambm tratando das operaes a que se pode aplicar o regime especial de drawback, reproduziu norma constante do Regulamento Aduaneiro:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


Art. 72. O regime de drawback poder ser, ainda, concedido a: I - mercadoria para beneficiamento no Pas e posterior exportao; II - matria-prima, produto semi-elaborado ou acabado, utilizados na fabricao de mercadoria exportada, ou a exportar; III - pea, parte, aparelho e mquina complementar de aparelho, de mquina, de veculo ou de equipamento exportado ou a exportar; IV - mercadoria destinada embalagem, acondicionamento ou apresentao de produto exportado ou a exportar, desde que propicie, comprovadamente, uma agregao de valor ao produto final; V - animais destinados ao abate e posterior exportao; VI - matria-prima e outros produtos que, embora no integrando o produto a exportar ou exportado, sejam utilizados em sua industrializao, em condies que justifiquem a concesso.

Se observarmos com ateno, o que o art. 72 faz listar situaes que se identificam (em sua maioria!) com as operaes de industrializao previstas no Regulamento do IPI. Chamo sua ateno, todavia, para os incisos V e VI, que podem gerar dvidas: 1) O drawback pode ser concedido a animais destinados ao abate e posterior exportao, embora o abate no seja uma operao de industrializao. Vale destacar que esse tipo de drawback somente se aplica na modalidade suspenso. Chegamos a essa concluso ao observar a expresso posterior exportao. Caso o legislador tivesse por inteno conced-lo tambm na modalidade iseno, ele utilizaria algo como animais equivalentes a animais abatidos e exportados. 2) O drawback pode ser concedido a matria-prima e outros produtos que, embora no integrando o produto a exportar ou exportado , sejam utilizados em sua industrializao, em condies que justifiquem a concesso. A ttulo de exemplo, possvel importar, ao amparo do drawback, serras diamantadas para que estas sejam utilizadas na fabricao de placas de granito. Embora essas serras no integrem as placas de granito, elas so utilizadas durante o processo de industrializao. Segundo o art. 383, 2, o regime aduaneiro especial de drawback no se aplica s hipteses previstas nos incisos IV a IX do caput do art. 3 da Lei n 10.637, de 2002, nos incisos III a IX do caput do art. 3 da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003, e nos incisos III a V do caput do art. 15 da Lei n 10.865, de 2004. So tantos os casos que no vale a pena elenc-los aqui. Destacamos somente os dois principais: i) no se aplica o drawback energia eltrica e energia trmica; ii) no se aplica o drawback a mquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado que sejam utilizados na produo de bens exportados ou a exportar. A Portaria SECEX n 23/2011 tambm estabelece algumas situaes s quais no poder ser concedido o regime de drawback. So elas:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a) Importao de mercadoria utilizada na industrializao de produto destinado ao consumo na Zona Franca de Manaus e em reas de livre comrcio localizadas em territrio nacional: O drawback concedido mediante a assuno do compromisso de exportar pelo beneficirio. Apesar das vendas Zona Franca de Manaus e reas de Livre Comrcio serem equiparadas a exportaes, isso no se aplica para fins de comprovao do compromisso de exportar. b) Exportao ou importao de mercadoria suspensa ou proibida: Se uma Resoluo do Conselho de Segurana da ONU estabeleceu proibies venda de materiais que possam contribuir para atividades relacionadas ao enriquecimento do urnio, no poder ser concedido o drawback para esses produtos. c) Exportaes conduzidas em moedas no conversveis (exceto em reais), inclusive moeda-convnio, contra importaes cursadas em moeda de livre conversibilidade. d) Importao de petrleo e seus derivados, exceto coque calcinado de petrleo e nafta petroqumica. Ntido protecionismo Petrobrs, voc no acha? O ato concessrio de drawback na modalidade suspenso ser efetivado no prazo mximo de 30 dias, contados a partir da data de registro no SISCOMEX. Por sua vez, o ato concessrio de drawback na modalidade iseno ser analisado no prazo mximo de 30 dias contados a partir de sua apresentao a uma agncia do Banco do Brasil autorizada a operar no comrcio exterior. Cabe destacar que, apesar de a SECEX possuir competncia para conceder o drawback iseno, atualmente isso realizado pelo Banco do Brasil, que atua por delegao daquele rgo. Os atos concessrios de drawback podero ser deferidos, a critrio da Secretaria de Comrcio Exterior, levando-se em conta a agregao de valor e o resultado da operao. A concesso do regime de drawback poder ser condicionada prestao de garantia, limitada ao valor dos tributos suspensos de pagamento, a qual ser reduzida medida que forem comprovadas as exportaes. O regime aduaneiro especial de drawback pode ser concedido empresa industrial ou comercial.

5.3- Operaes Especiais: Segundo o art. 69 da Portaria SECEX n 23/2011, existem duas operaes especiais de drawback: i) o drawback para embarcao e; ii) o drawback para fornecimento ao mercado interno.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 O drawback para embarcao possui previso na Lei n 8402/92, podendo ser concedido na modalidade suspenso e iseno. Nesse tipo de operao, admite-se a importao (com desonerao de tributos) de mercadoria utilizada na fabricao de embarcao a ser fornecida no mercado interno. Consideramos que no apropriado denominar essa operao de drawback, j que no h vinculao alguma a um compromisso de exportao. Trata-se, na verdade, de um grande incentivo indstria naval brasileira. O drawback para fornecimento ao mercado interno, por sua vez, possui previso na Lei n 8032/90 (com alteraes posteriores), podendo ser concedido unicamente na modalidade suspenso. Esse tipo de operao caracteriza-se por pela importao de matrias-primas, produtos intermedirios e componentes destinados fabricao, no Pas, de mquinas e equipamentos a serem fornecidos, no mercado interno , em decorrncia de licitao internacional, contra pagamento em moeda conversvel proveniente de financiamento concedido por instituio financeira internacional, da qual o Brasil participe, ou por entidade governamental estrangeira, ou ainda, pelo BNDES, com recursos captados no exterior. Complicada essa definio, no mesmo? Vamos ento entend-la por partes: 1) O drawback para fornecimento ao mercado interno se aplica importao de matrias-primas, produtos intermedirios e componentes destinados fabricao, no Pas, de mquinas e equipamentos. (At aqui nada muito diferente do drawback tradicional!) 2) As mquinas e equipamentos produzidos com os insumos importados devem ser destinados ao mercado interno. Nesse tipo de operao, no h compromisso de exportao. 3) O fornecimento das mquinas e equipamentos no mercado interno necessita advir de uma licitao internacional. 4) O pagamento efetuado deve ser realizado em moeda conversvel proveniente de: i) financiamento concedido por instituio financeira internacional da qual o Brasil faa parte ou; ii) financiamento concedido por entidade governamental estrangeira ou; iii) financiamento concedido pelo BNDES com recursos captados no exterior. Percebam, caros amigos, que em todas essas hipteses os recursos so oriundos do exterior. Isso deriva da situao econmica do pas na poca em que foi institudo o drawback para fornecimento ao mercado interno (incio da dcada de 90). A Portaria SECEX n 23/2011 faz meno a outras trs operaes peculiares no que tange concesso do regime aduaneiro especial de drawback. So elas: o drawback genrico, o drawback sem expectativa

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 de pagamento e o drawback intermedirio. Cabe destacar que a legislao no denomina essas operaes como especiais, apesar de, em razo das peculiaridades de cada uma, podermos assim denomin-las. O drawback genrico uma operao em que se permite que o beneficirio do regime discrimine genericamente a mercadoria e seu respectivo valor no ato concessrio. Assim, ele fica dispensado de informar SECEX exatamente qual a NCM e a quantidade de mercadorias que ir importar ou adquirir no mercado interno. O drawback genrico aplica-se unicamente na modalidade suspenso. O drawback sem expectativa de pagamento (anteriormente denominado drawback sem cobertura cambial!), por sua vez, se caracteriza pela no expectativa de pagamento, parcial ou total, da importao. Considerando-se que o drawback sem expectativa de pagamento uma operao especial, pode-se afirmar que a regra geral que a admisso de mercadorias no regime de drawback depende da existncia de expectativa de pagamento (cobertura cambial). Cabe destacar que o drawback sem expectativa de pagamento somente se aplica na modalidade suspenso. Por fim, o drawback intermedirio uma operao especial em que existem dois tipos diferentes de empresas: as fabricantes intermedirias e as indstrias exportadoras. Mas como isso funciona? Simples! As empresas fabricantes-intermedirias importam e/ou adquirem no mercado interno mercadorias destinadas industrializao de produto intermedirio a ser fornecido a uma empresa industrial-exportadora. A empresa industrial-exportadora, por sua vez, ir empregar o produto intermedirio na industrializao de produto final destinado exportao. Exemplificando, uma empresa fabricante-intermediria poder importar ou adquirir no mercado interno (com suspenso de tributos) borracha a fim de fabricar pneus a serem fornecidos a uma empresa industrialexportadora que, usando esses pneus, ir fabricar um automvel a ser exportado. Cabe destacar que o drawback intermedirio se aplica tanto na modalidade suspenso quanto na modalidade iseno.

5.4- Extino do Regime: Quando a SECEX concede o regime aduaneiro especial de drawback na modalidade suspenso, o beneficirio assume, como contrapartida, um compromisso de exportao. Esse compromisso de exportao deve ser cumprido durante o perodo de vigncia do regime, isto , durante a validade do ato concessrio.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Segundo o art. 388, do Regulamento Aduaneiro, o prazo de vigncia do regime ser de um ano, admitida uma nica prorrogao, por igual perodo. No caso de mercadorias destinadas produo de bens de longo ciclo de fabricao, a suspenso dos tributos poder ser estendida at no mximo 5 (cinco) anos. Essa extenso de prazo coaduna-se com a noo de que o prazo de validade do ato concessrio dever ser compatvel com o ciclo produtivo do bem a exportar. A comprovao do compromisso de exportao o que se chama de baixa do ato concessrio. A regra geral a dispensa de documentos impressos na habilitao e na comprovao das operaes amparadas pelo regime de drawback. No entanto, a empresa dever manter sob sua posse, pelo prazo de 5 (cinco) anos, as DI, os RE averbados e as Notas Fiscais, tanto de venda no mercado interno quanto de aquisio. A extino do regime de drawback feita com a liquidao do compromisso de exportao, que ocorrer mediante a efetiva exportao do produto previsto no Ato Concessrio, na quantidade, valor e prazo fixados. Uma questo controversa acerca do regime aduaneiro especial de drawback, que causou inmeras polmicas na seara administrativa e judicial, era a obrigatoriedade de vinculao fsica entre os insumos importados ou adquiridos no mercado interno e o bem a ser exportado. Em outras palavras, exatamente os mesmos insumos importados ou adquiridos no mercado interno ao amparo do drawback deveriam ser empregados ou consumidos no bem a ser exportado. O beneficirio do regime no poderia substitu-los por outros, da mesma espcie, qualidade e quantidade. O argumento dos usurios do drawback era o de que, no caso de bens fungveis (bens que possuem capacidade de ser substituveis), seria inexigvel a vinculao fsica entre os insumos e os bens a serem exportados. Diante de tal controvrsia, a Lei n 12.350/2010 criou aquele que ficou conhecido como drawback fungibilidade. Com a edio do Decreto n 8.010/2013, essa regra foi incorporada no Regulamento Aduaneiro. o tema: Vejamos o que dispe o art. 402-A, do Regulamento Aduaneiro, sobre
Art. 402-A. Para efeitos de adimplemento do compromisso de exportao no regime de drawback, na modalidade de suspenso, as mercadorias importadas ou adquiridas no mercado interno com suspenso do pagamento dos tributos incidentes podem ser substitudas por outras mercadorias equivalentes, conforme definio constante do 1 do art. 383, importadas ou adquiridas sem suspenso do pagamento dos tributos incidentes. 1 O disposto no caput aplica-se tambm ao regime de drawback na modalidade de iseno

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


2 A aplicao do disposto neste artigo fica condicionada edio de ato normativo especfico conjunto da Secretaria da Receita Federal do Brasil e da Secretaria de Comrcio Exterior

Por meio do art. 402-A, o Regulamento Aduaneiro passou a reconhecer a existncia do drawback fungibilidade, ainda pendente, todavia, de regulamentao por ato conjunto da RFB e da SECEX. Segundo esse dispositivo, as mercadorias importados ou adquiridas no mercado interno ao amparo do drawback suspenso podero ser substitudas por outras equivalentes, para efeitos de adimplemento do compromisso de exportao. Tal regra tambm se aplica ao regime de drawback iseno. Suponha, por exemplo, que a empresa XYZ importou, ao amparo do drawback suspenso, peas automotivas para a fabricao de um automvel a ser exportado. Ela poder utilizar, na fabricao desse automvel, peas equivalentes quelas importadas ao amparo do drawback suspenso. No haver necessidade, com a nova regra, de usar exatamente as mesmas peas que foram importadas ao amparo do drawback suspenso, em razo de estas serem bens fungveis (a vinculao fsica no ser obrigatria). Aguardemos as cenas dos prximos captulos e vejamos se a RFB e a SECEX iro regulamentar a matria... Recordo, mais uma vez, que a plena eficcia da fungibilidade no drawback depende dessa regulamentao. ... Como ns j sabemos, a forma de extino por excelncia do regime de drawback a liquidao do compromisso de exportao. Mas a que entra uma pergunta importante: e se a empresa no conseguir exportar? O art. 390, do Regulamento Aduaneiro define as hipteses de extino do regime:
Art. 390. As mercadorias admitidas no regime que, no todo ou em parte, deixarem de ser empregadas no processo produtivo de bens, conforme estabelecido no ato concessrio, ou que sejam empregadas em desacordo com este, ficam sujeitas aos seguintes procedimentos: I - no caso de inadimplemento do compromisso de exportar, em at trinta dias do prazo fixado para exportao: a) devoluo ao exterior; b) destruio, sob controle aduaneiro, s expensas do interessado; c) destinao para consumo das mercadorias remanescentes, com o pagamento dos tributos suspensos e dos acrscimos legais devidos; ou d) entrega Fazenda Nacional, livres de quaisquer despesas e nus, desde que a autoridade aduaneira concorde em receb-las; II - no caso de renncia aplicao do regime, adoo, no momento da renncia, de um dos procedimentos previstos no inciso I; e

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04


III - no caso de descumprimento de outras condies previstas no ato concessrio, requerimento de regularizao junto ao rgo concedente, a critrio deste.

Analisando-se o dispositivo supracitado, pode-se verificar que, caso a empresa no consiga exportar o produto previsto no Ato Concessrio dentro de 30 dias do prazo fixado para exportao, ela ter quatro alternativas possveis. A primeira alternativa a devoluo ao exterior. Seria o caso, por exemplo, de terem sido importadas peas automotivas diversas para a fabricao de automveis. No entanto, os automveis no foram fabricados e logo, no foram exportados. A empresa, como forma, de liquidar o compromisso de exportar, poder devolver as peas automotivas ao exterior. Pode-se perceber que, nesse caso, no haver qualquer recolhimento tributrio sobre essas peas. O Decreto n 8.010/2013 corrigiu uma impreciso existente no texto do Regulamento Aduaneiro . Em sua redao antiga, o Regulamento Aduaneiro estabelecia como hiptese de extino do drawback a devoluo ao exterior ou reexportao. O termo reexportao era empregado incorretamente. Reexportao o retorno para o exterior de um bem que ingressou no pas com carter de temporariedade (sem nimo de definitividade). No entanto, os bens que entram no Pas ao amparo do drawback entram a ttulo definitivo (para serem empregados no processo produtivo de um bem a ser exportado). Assim, no cabe falar em reexportao, mas apenas em devoluo ao exterior. A segunda alternativa a destruio sob controle aduaneiro. Isso ocorrer nas situaes em que no compensa para a empresa devolver as mercadorias ao exterior e, alm disso, ela no consegue vend-las no mercado domstico. A comprovao da destruio sob controle aduaneiro ser feita mediante apresentao SECEX de termo de verificao e destruio da mercadoria, emitido pela RFB. A terceira alternativa a destinao para consumo das mercadorias remanescentes. Caso a empresa no consiga exportar o bem previsto no ato concessrio, ela pode tentar achar um comprador no mercado domstico. Cabe destacar que, ao nacionalizar a mercadoria, a empresa dever efetuar o recolhimento dos tributos suspensos e dos acrscimos legais devidos. Dentre as hipteses de extino do drawback, essa a nica em que h recolhimento tributrio.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 A quarta alternativa a entrega dos bens Fazenda Nacional, livre de quaisquer despesas e nus, desde que a autoridade aduaneira concorde em receb-los. Caso o regime de drawback no seja extinto por meio da aplicao de um dos procedimentos relacionados acima, ser declarado o inadimplemento do regime. Quando no houver nenhuma exportao que comprove a utilizao da mercadoria importada ou adquirida no mercado interno ser declarado o inadimplemento total. J se existir exportao efetiva que comprove a utilizao de parte da mercadoria importada ou adquirida no mercado interno, ser declarado o inadimplemento parcial.

5.5- ICMS e drawback: O ICMS (Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao) tributo de competncia dos Estados e do Distrito Federal, conforme prev o art. 155, inciso II, da CF/88. A regulamentao do ICMS (definio do fato gerador, contribuintes, base de clculo) foi realizada pela Lei Complementar n 87/96, tambm conhecida como Lei Kandir. Para o nosso estudo, nos interessa saber apenas como esse imposto interfere nas operaes de comrcio exterior. Segundo o art. 2, 1, inciso I, da LC n 87/96, o ICMS Incide sobre a entrada de mercadoria ou bem importados do exterior, por pessoa fsica ou jurdica, ainda que no seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a sua finalidade. Nessa situao, considera-se ocorrido o fato gerador no momento do desembarao aduaneiro de mercadorias ou bens importados do exterior. Destaque-se que o contribuinte do ICMS na importao ser, naturalmente, o importador. A base de clculo do ICMS, em uma operao de importao, extremamente complexa de ser determinada. Ela consiste na soma das seguintes parcelas: valor aduaneiro; imposto de importao; imposto sobre produtos industrializados; imposto sobre operaes de cmbio e; quaisquer outros impostos, taxas, contribuies e despesas aduaneiras (aqui se inclui o prprio ICMS, o PIS/PASEP e a COFINS). Feitas essas consideraes bsicas sobre o ICMS, nos interessa saber como o ICMS interage com o regime aduaneiro especial de drawback. Segundo o Convnio ICMS n 27/90, so isentas do ICMS as operaes de importao realizadas sob o regime de drawback, em que a mercadoria seja empregada ou consumida no processo de industrializao de produto a ser exportado. Ao utilizar a expresso produto a ser exportado,

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 o Convnio ICMS n 27/90 nos deixa bastante claro que a iseno de ICMS abrange apenas as mercadorias importadas ao amparo do drawback suspenso. Os bens importados ao amparo do regime de drawback iseno no esto abrangidos pela iseno de ICMS. No que diz respeito s compras no mercado interno realizadas ao amparo do drawback integrado suspenso, estas ainda no foram desoneradas do ICMS, o que uma grande oportunidade de melhoria para esse regime aduaneiro especial. Da mesma forma, as compras no mercado interno efetuadas ao amparo do drawback integrado iseno no esto foram desoneradas do ICMS. Vejamos como esses assuntos podem ser cobrados em prova!

34. (AFRFB 2012) O regime aduaneiro especial de drawback objetiva desonerar de tributos os insumos utilizados na produo de bens destinados exportao. Comentrios: O objetivo do drawback a desonerao tributria de insumos utilizados no processo produtivo de bens destinados exportao. Questo correta. 35. (ATRFB 2012) O regime de Drawback no considerado um incentivo exportao. Comentrios: O drawback , sim, considerado um incentivo exportao. Ele no considerado um benefcio fiscal. Questo errada. 36. (ATRFB 2012) A concesso do Regime de Drawback na modalidade suspenso de competncia da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Comentrios: O drawback suspenso concedido pela SECEX. Questo errada. 37. (ATRFB 2012) A concesso do Regime de Drawback, na modalidade de restituio, de competncia da Secretaria da Receita Federal do Brasil, e poder abranger, total ou parcialmente, os tributos pagos na importao de

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 mercadoria exportada aps beneficiamento, ou utilizada na fabricao, complementao ou acondicionamento de outra exportada. Comentrios: De fato, a competncia para conceder o drawback, na modalidade restituio, da RFB. Questo correta. 38. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) No drawback, os bens ficam sujeitos ao pagamento de imposto de importao, IPI, PIS-PASEP e COFINS pagos proporcionalmente ao prazo de sua permanncia no Pas em relao a sua vida til. As diferenas entre os tributos recolhidos atravs desta proporcionalidade e o total que seria devido no regime comum de importao ficam com o pagamento suspenso e estes valores suspensos ficam consignados em um Termo de Responsabilidade. Comentrios: O pagamento dos tributos proporcionalmente ao prazo de permanncia no Pas caracterstica da admisso temporria para utilizao econmica, em que haver suspenso parcial dos tributos. Questo errada. 39. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Assinale a opo abaixo que corresponde aplicao de numa modalidade do regime especial de drawback: a) transporte de mercadoria do Porto de Santos at Foz do Iguau, destinada ao Paraguai, com suspenso de tributos, sob controle fiscal. b) importao de matria-prima com iseno para compensar matria-prima importada anteriormente com tributos pagos e utilizada em produto que foi exportado, na mesma quantidade e qualidade. c) chegada do material de uma banda de rock, que ficar no Pas somente pelo prazo dos seus shows em So Paulo e no Rio de Janeiro. d) envio de uma cadeira de dentista para ser exibida em uma feira de equipamentos odontolgicos na Alemanha, devendo retornar ao Pas, terminada a feira. e) armazenamento de uma mercadoria importada em consignao, em recinto alfandegado, pelo prazo de um ano, com suspenso de tributos. Comentrios: Letra A: errada. A assertiva descreveu o regime de trnsito aduaneiro.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Letra B: correta. A assertiva descreveu o drawback iseno, que comparado a uma reposio de estoque. Letra C: errada. Esse um exemplo de aplicao do regime de admisso temporria. Letra D: errada. O regime descrito a exportao temporria, sobre o qual estudaremos na prxima aula. Letra E: errada. Esse regime tambm ser estudado na prxima aula. o entreposto aduaneiro na importao. 40. (Questo Indita) O regime de drawback poder ser concedido para matria-prima e outros produtos que, embora no integrando o produto exportado, sejam utilizados na sua fabricao em condies que justifiquem a concesso. Comentrios: De fato, o drawback pode ser concedido a produtos empregados ou consumidos no processo produtivo de um bem a ser exportado. Questo correta. 41. (Questo Indita) O regime de drawback no ser concedido a importao de petrleo e seus derivados, com exceo da importao de coque calcinado de petrleo e nafta petroqumica Comentrios: Essa uma vedao utilizao do drawback. Questo correta. 42. (Questo Indita) O prazo de vigncia do regime ser de 2 (dois) anos, admitida uma nica prorrogao, por igual perodo. Comentrios: O prazo de vigncia do drawback de apenas 1 (um) ano, admitida uma nica prorrogao, por igual perodo. Questo errada. 43. (Questo Indita) Os atos concessrios de drawback podero ser deferidos, a critrio da Secretaria de Comrcio Exterior, levando-se em conta a agregao de valor e o resultado da operao. Comentrios: Na anlise dos atos concessrios de drawback, a SECEX verifica a agregao de valor e o resultado da operao. Questo correta.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 44. (Questo Indita) No drawback restituio, a restituio do valor correspondente aos tributos poder ser feita mediante crdito fiscal, a ser utilizado em qualquer importao posterior. Comentrios: A restituio poder ser feita na forma de crdito fiscal. Em uma futura importao, esse crdito fiscal utilizado, sendo deduzindo do montante de tributos a ser pago. Questo correta.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 QUESTES COMENTADAS 1. (ACE-2008)-Os regimes aduaneiros so classificados como comum e especiais. Os regimes aduaneiros especiais distinguem-se do regime aduaneiro comum por contemplarem, sob formas diversas, a entrada e a sada de mercadorias do territrio nacional com iseno ou suspenso dos direitos aduaneiros aplicveis. Comentrios: A questo apenas faz meno ao regime aduaneiro comum e aos regimes aduaneiros especiais, omitindo os regimes aduaneiros aplicados em reas especiais. Alm disso, s h um caso de regime aduaneiro especial em que h iseno tributria: o drawback iseno. Portanto, a questo est errada. 2. (AFRF-2002.2-adaptada) admisso temporria: No regime aduaneiro especial de

a) os impostos e penalidades pecunirias previstos para a hiptese de descumprimento das normas que disciplinam o regime sero consubstanciados em Termo de Responsabilidade. b) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime, ser garantida em Termo de Responsabilidade e apurada mediante procedimento fiscal administrativo em que se assegure o contraditrio e ampla defesa, no caso de inadimplncia do beneficirio do regime. c) a parcela das penalidades pecunirias e de outros acrscimos legais devida pelo descumprimento das condies do regime ser, aps quantificada, objeto de execuo administrativa juntamente com os impostos devidos constantes do Termo de Responsabilidade, se no houver recolhimento nos 30 (trinta) dias subseqentes cincia da notificao fiscal. d) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime, ser consubstanciada em Termo de Responsabilidade, garantido por fiana ou seguro aduaneiro, que, no caso de descumprimento das condies do regime concedido, ser encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrio na Dvida Ativa se no comprovado o pagamento no prazo estabelecido e a parcela relativa s penalidades pecunirias e ajuste de clculo de tributos devidos ser exigida atravs da lavratura do auto de infrao regularmente notificado ao contribuinte. e) a parcela relativa s penalidades pecunirias decorrentes do descumprimento da obrigao tributria principal cuja alquota prevista para o bem objeto do regime figurar na Tarifa Externa Comum igual a zero ser

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 calculada aplicando-se o percentual correspondente ao produto de maior alquota da posio respectiva na TEC e encaminhada Procuradoria da Fazenda Nacional para o fim de cobrana judicial do ttulo, no caso de inadimplemento do regime. Comentrios: Letra A: errada. As penalidades pecunirias no ficam consubstanciadas no Termo de Responsabilidade. Elas so exigidas mediante auto de infrao lavrado por Auditor da RFB. Letra B: errada. O Termo de Responsabilidade ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional, o que torna desnecessrio procedimento fiscal administrativo tendente a apurar o montante do crdito tributrio. Destaque-se, todavia, que a exigncia dos tributos suspensos no Termo de Responsabilidade feita com observncia dos princpios constitucionais do contraditrio e ampla defesa. Letra C: errada. Caso o beneficirio do regime de admisso temporria no tenha cumprido as condies do regime, ele ser intimado pela RFB para justificar o porqu do descumprimento. Decidindo a RFB que o beneficirio no possui razes legtimas para descumprir as condies do regime, este dever recolher os tributos suspensos no prazo de 30 dias. Se isto no for feito, o Termo de Responsabilidade ser encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional para que se proceda inscrio em dvida ativa e cobrana judicial. Em suma, aps os 30 dias, a execuo no ser administrativa, mas sim judicial. Letra D: correta. Vrias informaes importantes nessa questo: - A parcela dos impostos suspensa fica consubstanciada no Termo de Responsabilidade. - O Termo de Responsabilidade poder ser assegurado por meio de garantia na forma de fiana ou seguro aduaneiro. - Ao fim do prazo de 30 dias para recolhimento dos tributos suspensos, o Termo de Responsabilidade encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrio em dvida ativa. - A parcela das penalidades pecunirias e ajuste de tributos devidos ser exigida mediante auto de infrao regularmente notificado ao contribuinte. Letra E: errada. No caso de descumprimento das condies do regime de admisso temporria caber multa de 10% do valor aduaneiro. Estudaremos sobre as penalidades em aula futura.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 3. (AFRF-2000) vlida a afirmao de que os regimes aduaneiros especiais: a) caracterizam-se pela no-incidncia dos tributos no perodo de sua vigncia, considerando-se ocorrido o fato gerador dos tributos somente a partir do inadimplemento das condies que embasaram a sua concesso b) so destinados precipuamente a incrementar a arrecadao tributria federal e estadual decorrente das atividades incentivadas pela sua aplicao, sendo exigidos os tributos se houver o descumprimento dos prazos e condies para sua vigncia e a partir da ocorrncia desse descumprimento. c) caracterizam-se como um ato ou negcio jurdico sob condio resolutiva, em que o fato gerador dos tributos considera-se ocorrido e existentes os seus efeitos desde o momento da prtica do ato concessivo, sendo exigveis os tributos retroativamente na hiptese de inadimplemento. d) tendo em vista que os tributos tm sua exigibilidade suspensa no momento de sua concesso, caracterizam-se como um ato ou negcio jurdico sob condio suspensiva, em que o fato gerador considera-se ocorrido e existentes os seus efeitos a partir de seu implemento. e) so marcadamente econmicos e impedem a ocorrncia do fato gerador dos tributos incidentes sobre as mercadorias a eles submetidas, que somente ocorrer na hiptese de inadimplemento das condies impostas concesso, a partir do qual incidiro os tributos. 8 Comentrios: Letra A: errada. O fato gerador do imposto de importao ocorre no momento da admisso do bem no regime aduaneiro especial (e no com o inadimplemento das condies que embasaram a concesso do regime!). Adicionalmente, cabe destacar que, quando um bem admitido em regime aduaneiro especial, ocorre a incidncia tributria, mas a exigibilidade dos tributos suspensa. Letra B: errada. Dois so os erros: 1) O objetivo dos regimes aduaneiros especiais no incrementar a arrecadao tributria federal. Alis, seria ilgico fazer-se uma afirmao
8

Caro (a) amigo (a), perceba que essa questo foi elaborada pela ESAF partindo do pressuposto de que ocorre o fato gerador dos tributos incidentes sobre a importao na admisso de bens em regimes aduaneiros especiais. Esse entendimento no consenso entre autores, de forma que necessrio que o candidato analise esse tipo de questo com cautela, com o intuito de desvendar o posicionamento adotado pela banca examinadora. Nesse sentido, lembro que, no concurso de Auditor Fiscal RFB 2009, a ESAF adotou posicionamento diverso, afirmando que o ingresso de bens em regime de admisso temporria no era fato gerador do I.I.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 destas, tendo em vista que quando uma mercadoria submetida a um regime aduaneiro especial, os tributos ficam suspensos, ou seja, eles no vo para os cofres pblicos. 2) O descumprimento das condies de um regime aduaneiro especial faz com que os tributos sejam exigveis desde a ocorrncia do fato gerador (data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao). Letra C: correta. Os regimes aduaneiros especiais so atos ou negcios jurdicos sujeitos a condio resolutiva. Disso decorre, segundo o art. 117, inciso II, do CTN, que o fato gerador considera-se ocorrido desde o momento da prtica do ato (admisso no regime aduaneiro especial). Com efeito, o descumprimento das condies do regime torna os tributos exigveis desde a data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao. Pode-se afirmar, portanto, que o descumprimento de um regime aduaneiro especial possui efeitos ex tunc (retroativos) quanto exigibilidade do crdito tributrio. Letra D: errada. Os regimes aduaneiros especiais so atos ou negcios jurdicos sujeitos a condio resolutria (e no suspensiva!). Letra E: errada. H ocorrncia do fato gerador do imposto de importao no momento em que a mercadoria admitida em regime aduaneiro especial. Assim, caso haja o inadimplemento das condies do regime, os tributos iro incidir retroativamente data da declarao de admisso no regime. 4. (AFTN-1994) Os regimes aduaneiros especiais em relao ao regime aduaneiro geral caracterizam-se pela: a) sujeio da mercadoria a eles submetidas a procedimentos especiais no despacho aduaneiro relativamente s obrigaes tributrias acessrias. b) suspenso do pagamento do crdito decorrente das obrigaes fiscais at o implemento de condio imposta pelo interesse da economia nacional. c) no constituio do crdito tributrio relativo s mercadorias a eles submetidas no momento do despacho aduaneiro. d) postergao do cumprimento das obrigaes acessrias tendo em vista a relevncia econmica para o pas das mercadorias a eles submetidas. e) no-incidncia ou exonerao do imposto de importao relativamente s mercadorias a eles submetidas.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Comentrios: Letra A: errada. A IN SRF n 680/2006 e o Regulamento Aduaneiro no estabelecem distines quanto aos documentos que instruem a Declarao de Importao, seja ela uma DI para consumo (nacionalizao) ou uma DI para admisso em regime aduaneiro especial. Da mesma forma, no h distino estabelecida entre os documentos que instruem o despacho de exportao de bens em carter definitivo e os que instruem o despacho de exportao de bens submetidos a regimes aduaneiros especiais. Letra B: correta. De fato, os regimes aduaneiros especiais caracterizam-se pela suspenso do pagamento do crdito tributrio. Tal suspenso subsistir at o momento em que for implementada a condio imposta pelo interesse da economia nacional, que, em virtude do princpio da legalidade, dever, necessariamente, vir expressa em uma norma. Cabe destacar que, por interesse da economia nacional, entende-se o incentivo s exportaes, facilidades logsticas, estmulo industrializao, dentre outros. Letra C: errada. Quando uma mercadoria submetida a um regime aduaneiro especial, h constituio do crdito tributrio, mas este fica com a exigibilidade suspensa. Letra D: errada. No h postergao do cumprimento de obrigaes acessrias de bens admitidos em regimes aduaneiros especiais. Letra E: errada. Na admisso de bens em regimes aduaneiros especiais, h incidncia tributria, mas a exigibilidade dos tributos fica suspensa. 5. (TTN-1997) A passagem pelo territrio aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior e a ele destinada, constitui modalidade de operao de trnsito aduaneiro: a) cujo local de origem dever ser um depsito especial alfandegado b) dispensada das demais cautelas fiscais alm da garantia por termo de responsabilidade. c) conduzida sob controle aduaneiro, admitida, no entanto, a simplificao do despacho de trnsito. d) s poder ser aplicada mercadoria declarada para trnsito no conhecimento de carga correspondente ou no manifesto ou documento equivalente do veculo que a transportou at o local de origem do trnsito e) somente ser permitida em veculo munido de compartimento fechado ou em continer, lacrados e declarao expressa do representante no Pas, do

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

67 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 importador ou exportador domiciliado no exterior que se responsabiliza pelos tributos suspensos. Comentrios: A questo versa sobre o trnsito internacional, tambm conhecido como trnsito aduaneiro de passagem. Letra A: errada. No h um dispositivo que determine onde dever ser o local de origem do trnsito aduaneiro. O local de origem vai depender da modalidade de trnsito utilizada. No caso do trnsito internacional (mercadoria procedente do exterior e a ele destinado), o local de origem do trnsito ser, pela lgica, algum ponto da zona primria. Destaque-se que no existe mais um regime denominado Depsito Especial Alfandegado. Letra B: errada. Em regra, a garantia ser exigida para a concesso do regime aduaneiro especial de trnsito aduaneiro. As cautelas fiscais podero ser adotadas pela autoridade aduaneira que concede o trnsito. Letra C: foi considerada errada. Entretanto, todas as modalidades de trnsito aduaneiro (inclusive o trnsito internacional!) so conduzidas sob controle aduaneiro. Alm disso, as hipteses do art. 319 do R/A devero ser objeto de simplificao do despacho para trnsito internacional. Assim, consideramos que a assertiva est correta. Letra D: correta. Segundo o art. 326 do R/A, o trnsito na modalidade de passagem s poder ser aplicado mercadoria declarada para trnsito no conhecimento de carga correspondente, ou no manifesto ou declarao de efeito equivalente do veculo que a transportou at o local de origem do trnsito. Letra E: errada. Os requisitos relacionados na assertiva no so obrigatrios para a concesso do trnsito internacional. 6. (AFRF-2002.1) Ultimada a conferncia (para o trnsito aduaneiro), sero adotadas cautelas fiscais visando impedir a violao dos volumes, recipientes e, se for o caso, do veculo transportador. (art.268 do Regulamento Aduaneiro). Em face do enunciado, assinale a opo correta. a) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a colocao de placas luminosas no veculo; a designao de condutor credenciado pela Receita Federal. b) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a cintagem e a estufagem de volumes.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

68 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a sinetagem e a etiquetagem dos volumes. d) So cautelas fiscais, entre acondicionamento nos pallets. outras: a lacrao, o cintamento e o

e) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a designao de condutor credenciado pela Receita Federal e a condio do veculo ser de bandeira brasileira. Comentrios: No regime de trnsito aduaneiro, as mercadorias podem ser transportadas com suspenso de tributos de um ponto a outro do territrio nacional, mas, durante esse percurso, devero estar sob controle aduaneiro. Isso quer dizer que podero ser adotadas cautelas fiscais: lacrao, sinetagem, cintagem, marcao (etiquetagem) ou acompanhamento fiscal. A resposta a letra C. 7. (AFRF-2002.2) Determinada mercadoria, acondicionada em um continer estrangeiro, chega ao Porto de Santos procedente da Zona Franca de Colnia (Uruguai), para ser destinada a uma Estao Aduaneira Interior (EADI) em Campinas (SP) em regime de entreposto aduaneiro, em consignao. O regime aduaneiro aplicvel mercadoria e ao continer pela autoridade aduaneira no Porto de Santos ser o de: a) trnsito aduaneiro para a mercadoria e para o continer. b) trnsito aduaneiro para o continer e admisso temporria para a mercadoria at a chegada na EADI. c) admisso temporria para o continer e trnsito aduaneiro para a mercadoria. d) entreposto aduaneiro para a mercadoria e trnsito aduaneiro para o continer. e) entreposto aduaneiro para a mercadoria e admisso temporria para o continer. Comentrios: A questo bastante interessante, pois envolve trs regimes aduaneiros especiais diferentes: admisso temporria, trnsito aduaneiro e entreposto aduaneiro. Vejamos!

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

69 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 O continer estrangeiro no ir permanecer indefinidamente no Brasil. Sua funo exclusivamente a de servir como um receptculo de transporte para a mercadoria estrangeira, a qual ir permanecer no Pas. Devido a esse carter temporrio da presena do continer no Brasil, ele se submeter ao regime aduaneiro especial de admisso temporria. J no que diz respeito mercadoria, esta ser transportada do Porto de Santos at um porto seco em Campinas, onde ficar entrepostada. Nessa situao, a mercadoria entra pela zona primria com destino zona secundria, sendo que esse percurso ser realizado com suspenso tributria. De acordo com o art.315 do R/A, o regime especial de trnsito aduaneiro o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio nacional, com suspenso do pagamento de tributos. ] Em seguida, chegando ao porto seco de Campinas, a mercadoria submetida ao regime de entreposto aduaneiro, o qual existe tanto na importao quanto na exportao. Na importao, o regime de entreposto aduaneiro se aplica s mercadorias que entraram no pas em consignao. As mercadorias permanecero, dessa forma, armazenadas em recintos alfandegados, com a exigibilidade do crdito tributrio suspensa. Os tributos somente sero recolhidos quando elas forem efetivamente vendidas, ou seja, quando forem submetidas a despacho para consumo. Por tudo o que comentamos, a resposta a letra C. 8. (AFRF-2003) A admisso temporria o regime aduaneiro no qual uma mercadoria: a) ingressa no territrio aduaneiro de um pas, com suspenso dos direitos aduaneiros, desde que torne a sair deste mesmo territrio dentro de um prazo determinado. b) usufrui de iseno de quaisquer impostos enquanto permanecer no territrio aduaneiro at ser reexportada. c) tendo sido importada, , em seguida, reexportada, com iseno dos impostos incidentes sobre essa operao, desde que a mesma ocorra em prazo igual ou inferior a noventa dias. d) ingressa no territrio aduaneiro para efeitos de agregao de valor, devendo necessariamente ser incorporada a terceiros produtos destinados exclusivamente exportao. e) ingressa no territrio aduaneiro de um pas, com amparo em um contrato internacional de compra e venda, com suspenso dos tributos incidentes sobre a importao.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

70 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Comentrios: Letra A: correta. No regime de admisso temporria, uma mercadoria ingressa no territrio aduaneiro sem o nimo de permanecer em definitivo no pas. Em virtude disso, os tributos ficam com a exigibilidade suspensa. A suspenso de tributos, todavia, est condicionada ao retorno da mercadoria ao exterior. Letra B: errada. No h que se falar em iseno para bens submetidos ao regime aduaneiro especial de admisso temporria. Os bens admitidos temporariamente no pas recebem suspenso tributria. Letra C: errada. Antes de qualquer coisa, preciso sabermos o que vem a ser reexportao. A reexportao nada mais do que o retorno ao exterior de mercadoria admitida temporariamente no pas. Entretanto, no h que se falar em iseno de tributos na reexportao. Embora na reexportao os tributos no sejam cobrados, isso no ocorre em virtude de iseno, mas porque as mercadorias admitidas temporariamente no foram nacionalizadas, isto , no foram importadas a ttulo definitivo. Letra D: errada. A mercadoria que entra no territrio aduaneiro ao amparo do regime de admisso temporria no dever ser incorporada a produto destinado exportao. Isso uma possibilidade existente no regime aduaneiro especial de drawback. Letra E: errada. Uma mercadoria admitida no regime de admisso temporria no poder ser objeto de um contrato de compra e venda, pois nesse tipo de operao comercial h cobertura cambial. Alm disso, a admisso temporria pressupe o carter de temporariedade da presena das mercadorias no pas, caracterstica que no peculiar aos contratos de compra e venda. 9. (TTN-1997) So condies cumulativas para a concesso do regime de admisso temporria: a) o carter de temporariedade, a inexistncia de cobertura cambial e a adequao finalidade da importao. b) a temporariedade de sua permanncia no Pas, o despacho aduaneiro de importao para consumo e a identificao dos bens. c) a permanncia temporria dos bens no Pas, a utilizao dos bens dentro do prazo fixado e nos fins previstos e a garantia dos tributos atravs de termo de responsabilidade. d) o carter de temporariedade, a conferncia prvia e o desembarao aduaneiro.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

71 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 e) o carter de temporariedade, o despacho para consumo e a existncia de cobertura cambial. Comentrios: Letra A: correta. De acordo com o art. 358 do Regulamento Aduaneiro, a concesso do regime aduaneiro especial de admisso temporria est condicionada aos seguintes requisitos: 1) Carter de temporariedade da importao. 2) Importao sem cobertura cambial. 3) Adequao dos bens finalidade da operao. Letra B: errada. As mercadorias submetidas ao regime de admisso temporria se submetem ao despacho para admisso. Letra C: errada. primeira vista, ela parece estar certa, mas na verdade est errada, porque a questo quer saber o que deve ser verificado para a concesso da admisso temporria. No momento da concesso do regime, a autoridade aduaneira no tem como verificar se o bem ser efetivamente utilizado dentro do prazo fixado e nos fins previstos. A autoridade aduaneira somente tem como verificar se os bens importados so adequados finalidade prevista. Letra D: errada. No existe essa conferncia prvia ao despacho no regime de admisso temporria. Alm do mais, no se pode apontar o desembarao aduaneiro como um requisito para a concesso do regime de admisso temporria. Letra E: errada. As mercadorias admitidas ao amparo do regime de admisso temporria devem ser importadas sem cobertura cambial. 10. (AFTN-1996) No Brasil, o regime de admisso temporria permite a(o): a) Introduo de bens no pas com suspenso da exigibilidade dos tributos e prazo de permanncia pr-fixado, aps o qual os mesmos devero ser reexportados. b) Transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com iseno tributria. c) Depsito de bens em local determinado, com suspenso dos tributos.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

72 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 d) Exportao de mercadorias destinadas a feiras, competies esportivas ou exposies no exterior com suspenso dos tributos. e) Importao, com a suspenso dos tributos, de matrias-primas e insumos a serem empregados na produo de bens exportveis. Comentrios: Letra A: correta. Segundo o art. 353, do R/A, o regime aduaneiro especial de admisso temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, com suspenso total do pagamento de tributos, ou com suspenso parcial, no caso de utilizao econmica. Ao final do prazo fixado, os bens devero regressar ao exterior, isto , serem reexportados. Letra B: errada. O regime aduaneiro especial que ampara o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, o trnsito aduaneiro. Ressalte-se que, no trnsito aduaneiro, no cabe falar em iseno tributria, mas sim em suspenso. Letra C: errada. O depsito de bens em locais determinados, com suspenso de tributos, no caracterstica da admisso temporria. Letra D: errada. Na admisso temporria, mercadorias destinadas a feiras, competies esportivas e exposies so importadas com suspenso tributria. Letra E: errada. A admisso temporria d amparo entrada de bens no territrio aduaneiro com suspenso dos tributos incidentes na importao. Entretanto, esses bens devem regressar ao exterior aps expirado o prazo de concesso do regime (e no serem empregados na produo de bens exportveis!) 11. (TTN-1998-adaptada) No regime aduaneiro especial de admisso temporria concedido a pessoa jurdica de direito privado, com sede no Pas, de reconhecida capacidade econmica e notria idoneidade, o prazo de vigncia do regime ser contado da data: a) de registro da declarao de importao no SISCOMEX e as obrigaes fiscais sero constitudas por termo de responsabilidade garantido por cauo de ttulos da dvida pblica federal b) do desembarao aduaneiro, devendo ser exigida garantia das obrigaes fiscais constitudas em termo de responsabilidade, ressalvados os casos de expressa dispensa, estabelecidos em ato normativo da SRFB.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

73 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) do desembarao aduaneiro, devendo exigir-se para garantia do cumprimento das obrigaes constitudas em termo de responsabilidade, depsito em dinheiro, cauo de ttulos da dvida pblica federal, estadual ou municipal, ou fiana idnea. d) da conferncia aduaneira para admisso ao regime, podendo ser dispensada a garantia para cumprimento das obrigaes constitudas em termo de responsabilidade. e) do registro da declarao de importao, podendo, porm, ser dispensada a garantia do cumprimento das obrigaes constitudas em termo de responsabilidade. Comentrios: O prazo de concesso da admisso temporria ser contado a partir do desembarao aduaneiro. De acordo com o art. 364, do R/A, ser exigida garantia das obrigaes fiscais constitudas no termo de responsabilidade. A Receita Federal poder dispor sobre os casos em que a garantia ser dispensada. A resposta a letra B. 12. (TTN-1998) Uma empresa no Pas necessitava importar aparelhos novos para teste ou controle a serem utilizados em seus equipamentos e vlvulas produzidos, visando cumprir um contrato de fornecimento por um perodo de um ano. Sua coligada no exterior se prope a doar tais aparelhos, o que reduziria os custos da operao, pois ela seria conduzida sem cobertura cambial. A importao acima: a) poder ser em regime aduaneiro especial de admisso temporria, porque os aparelhos para teste ou controle devero ser usados apenas no perodo de um ano, prazo esse da vigncia do contrato de fornecimento da produo objeto de testes ou controle de qualidade. b) poder ser em regime aduaneiro especial de admisso temporria, desde que os aparelhos para teste ou controle sejam adequados finalidade para a qual foram importados. c) dever ser em regime comum de importao, porque no pode ser concedido o regime de admisso temporria importao de bens doados. d) poder ser em regime de admisso temporria, desde que atendidas as seguintes condies bsicas: constituio das obrigaes fiscais em termo de responsabilidade, utilizao dos bens dentro do prazo fixado e exclusivamente nos fins previstos e identificao dos bens.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

74 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 e) poder ser em regime aduaneiro especial de admisso temporria, porque tal regime se aplica aos aparelhos para teste ou controle e a importao sem cobertura cambial. Comentrios: O enunciado da questo descreve uma situao em que ser feita uma doao de certos produtos por uma empresa sua coligada no Brasil. Pergunta-se: essa operao comercial pode estar amparada no regime aduaneiro especial de admisso temporria? A resposta negativa. Apesar de a doao ser uma operao sem cobertura cambial (o que um requisito para a concesso da admisso temporria), esta dotada do nimo de definitividade. Assim, no est presente na operao a caracterstica essencial do regime de admisso temporria: o carter de temporariedade. Moral da histria: ser aplicado o regime comum de importao, porque no pode ser concedido o regime de admisso temporria importao de bens doados. (Letra C) 13. (AFRF-2002.1) A entrada no territrio aduaneiro de bens objeto de arrendamento mercantil de carter financeiro contratado com entidades arrendadoras domiciliadas no exterior, no se confunde com o regime de admisso temporria e se sujeitar a todas as normas legais que regem a importao. Em face do enunciado, assinale a opo correta. a) proibida importao de bens objeto de arrendamento mercantil de carter financeiro. b) Importaes de arrendamento mercantil de carter financeiro no so admisses temporrias e devem ser tratadas como importaes comuns. c) A regra no se aplica aos arrendamentos mercantis de carter financeiro e sim a operaes de factoring. d) O arrendamento mercantil de carter financeiro no se enquadra na regra por no estar, ali, expressamente citado. e) O leasing no se confunde com o arrendamento mercantil de carter financeiro e, portanto, no se enquadra na regra. Comentrios:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

75 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Letra A: errada. A importao de bens objeto de leasing financeiro no proibida. O que vedado o ingresso, no Pas, de bens admitidos temporariamente ao amparo de contrato de leasing financeiro. Letra B: correta. O regime de admisso temporria no se aplica a bens que entrem no pas ao amparo de leasing financeiro, uma vez que estes ingressam com nimo de definitividade. A admisso temporria aplica-se apenas aos bens amparados por contratos de leasing operacional. Letra C e D erradas. No podem ser admitidos temporariamente bens amparados em contrato de leasing financeiro. Letra E: errada. Existem diversas modalidades de leasing, dentre as quais o leasing financeiro e o leasing operacional. 14. (AFRF-2002.1) O regime de admisso temporria implica

a) a reexportao da mercadoria com iseno dos impostos que incidem sobre as exportaes. b) a internalizao da mercadoria no territrio aduaneiro para consumo interno, sem o recolhimento dos tributos que incidem sobre as importaes. c) a suspenso dos tributos que incidem sobre a importao, desde que o bem importado permanea no territrio aduaneiro por tempo determinado e seja, ao final do mesmo, remetido ao exterior sem sofrer modificaes que lhe confiram nova individualidade. d) o transporte de um bem importado, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro para internalizao em carter definitivo. e) a importao de mercadoria com iseno de impostos objetivando a reposio de estoques. Comentrios: Letra A: errada. No h que se falar em iseno de tributos incidentes sobre a reexportao. Na reexportao, os tributos no sero cobrados, mas em razo de a mercadoria admitida temporariamente no ter se nacionalizado. E, como j se sabe, o imposto de exportao incide sobre mercadoria nacional ou nacionalizada destinada ao exterior. Letra B: errada. Se uma mercadoria est sendo admitida temporariamente, ela no est sendo nacionalizada e, portanto, no haver recolhimento tributrio, ficando os tributos suspensos.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

76 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Letra C: correta. Uma mercadoria submetida ao regime aduaneiro especial de admisso temporria entra no territrio nacional com os tributos suspensos, mas com a condio de que v permanecer no pas somente por um prazo fixado, retornando posteriormente ao exterior. Importante ressaltar que a mercadoria admitida temporariamente no poder sofrer modificaes que lhe confiram nova individualidade. Existe sim a possibilidade de que uma mercadoria admitida temporariamente seja submetida a uma operao de industrializao. Nesse caso, dizemos que a mercadoria submetida ao regime aduaneiro especial de admisso temporria para aperfeioamento ativo. Esse regime aduaneiro especial permite que sejam efetuadas as operaes industriais de montagem, beneficiamento, acondicionamento e recondicionamento, mas jamais uma operao de transformao, que a que confere uma nova individualidade ao produto. Letra D: errada. O regime aduaneiro especial que permite o transporte de um bem importado, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio nacional, com suspenso de tributos, o trnsito aduaneiro. Destaque-se que o bem transportado ao amparo do trnsito aduaneiro no , necessariamente, destinado internalizao em carter definitivo. Ele pode, por exemplo, ter o exterior como destino e estar apenas passando pelo territrio nacional. Letra E: errada. Na admisso temporria, o que ocorre a suspenso dos tributos exigveis na importao e no iseno. A importao de mercadorias com iseno para reposio de estoques feita ao amparo do drawback iseno. 15. (AFTN-1994)-Determinada empresa adquiriu mediante financiamento do exportador estrangeiro diversos moldes usados, a serem utilizados, durante um perodo determinado, na fabricao de um equipamento a ser exportado em razo de ter vencido uma concorrncia internacional. Requereu a concesso do regime aduaneiro especial de admisso temporria para os moldes. A autoridade aduaneira indeferiu o pedido porque: a) a fiscalizao constatou que os moldes no eram novos e a legislao probe a importao de material usado. b) o regime no contempla a importao de moldes especificamente para a produo industrial. c) os bens foram importados com cobertura cambial. d) ela, dentro de seu poder discricionrio, pode deferir ou indeferir a concesso do regime, sem necessidade de motivar a deciso.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

77 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 e) o pagamento dos bens no foi feito vista. Comentrios: A autoridade aduaneira ir indeferir o pedido de admisso de uma mercadoria no regime aduaneiro especial de admisso temporria quando verificar que no esto presentes os requisitos de admissibilidade no regime. Um desses requisitos o de que a operao seja efetuada sem cobertura cambial. Na situao apresentada, percebe-se que a operao est sendo realizada com cobertura cambial, pois est havendo uma compra do exterior. Sendo assim, a concesso do regime dever ser indeferida pela autoridade aduaneira. Ressalte-se que, em qualquer caso, a deciso de indeferimento dever ser motivada. A resposta , portanto, a letra C. 16. (AFRF-2002.2) Considerando que o regime especial de drawback em uma de suas modalidades suspensivo de tributao, identifique nas opes abaixo aquela que corresponde ao despacho aduaneiro a ele aplicvel na importao: a) Despacho de admisso ao regime (DA). b) Despacho de trnsito aduaneiro conjugado com despacho de admisso (DTA/DA). c) Despacho antecipado de importao em drawback (DAI-DRAWBACK). d) Ato concessrio do drawback (AC). e) Despacho de importao para consumo (DI). Comentrios: As mercadorias importadas ao amparo do regime aduaneiro especial de drawback so submetidas a despacho para consumo. A resposta a letra E. 17. (AFRF-2002.2) Os regimes aduaneiros especiais tpicos se diferenciam do regime aduaneiro geral ou comum, caracterizam- se por serem em regra regimes econmicos ou suspensivos, enfatizam a gerao de divisas e de empregos, so aplicados em regra s mercadorias no nacionalizadas, e sua admisso ao regime no se processa atravs de um despacho aduaneiro de importao para consumo, exceto, neste caso, o regime de: a) drawback.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

78 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 b) entreposto industrial. c) entreposto aduaneiro. d) admisso temporria com pagamento proporcional dos tributos. e) admisso temporria para aperfeioamento ativo. Comentrios: As mercadorias que ingressam no pas ao amparo de regimes aduaneiros especiais se submetem a despacho para admisso. A exceo fica por conta das mercadorias admitidas ao amparo do drawback, que se submetem a despacho para consumo. Logo, a resposta a letra A. 18. (AFRF-2003) O financiamento concedido por instituio financeira internacional do qual o Brasil participe ou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social, com recursos captados no exterior destinados fabricao, no Pas, de mquinas e equipamentos a serem fornecidos no mercado interno, em decorrncia de licitao internacional, tem por objetivo prover recursos financeiros para: a) importao em regime de admisso temporria para beneficiamento ativo e pagamento de mo-de-obra local, de mquinas a serem fornecidas a empresa nacional de leasing operacional e posterior reexportao para prestao de servios no exterior. b) aquisio de mquinas e equipamentos nacionais destinados fabricao do produto final a ser fornecido no mercado interno, nas condies descritas no texto desta questo. c) aquisio de matrias-primas e produtos intermedirios no mercado local e pagamento de mo-de-obra, necessrios fabricao de mquinas e equipamentos a serem fornecidos internamente nas condies descritas no texto acima. d) importao sob regime de drawback suspenso, de matrias-primas, produtos intermedirios, componentes e custos de mo- de-obra local, necessrios fabricao no Pas de mquinas e equipamentos a serem fornecidos internamente nas condies descritas no texto acima. e) importao sob o regime de drawback suspenso, de matrias-primas, produtos semielaborados ou acabados empregados na fabricao de bens destinados pesquisa e lavra das jazidas de petrleo e gs natural, a serem fornecidos a empresas nacionais contratantes desses servios.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

79 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Comentrios: O enunciado da questo descreve o drawback para fornecimento no mercado interno, definido da seguinte forma pela Portaria SECEX n 23/2011: Caracteriza-se pela importao de matrias-primas, produtos intermedirios e componentes destinados fabricao, no Pas, de mquinas e equipamentos a serem fornecidos, no mercado interno , em decorrncia de licitao internacional, contra pagamento em moeda conversvel proveniente de financiamento concedido por instituio financeira internacional, da qual o Brasil participe, ou por entidade governamental estrangeira, ou ainda, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), com recursos captados no exterior. Logo, a resposta a letra D. 19. (ACE-1998-adaptada) - A concesso do Regime de Drawback atribuio do (da) a) SRF-Secretaria da Receita Federal b) SECEX-Secretaria de Comrcio Exterior c) BACEN-Banco Central d) SPI-Secretaria de Poltica Industrial do MICT e) CMN-Conselho Monetrio Nacional Comentrios: Nas modalidades suspenso e iseno, o drawback concedido pela Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX). O drawback restituio, por sua vez, concedido pela Receita Federal do Brasil (RFB). Como o enunciado da questo no mencionou a modalidade de drawback, pressupe-se que ele est se referindo quela que a mais comum: o drawback suspenso. Logo, a resposta a letra B. 20. (ACE-1998) O drawback modalidade de incentivo fiscal que

a) incide sobre importaes de matrias-primas destinadas fabricao de produtos para consumo domstico b) incide sobre bens de fabricao nacional c) envolve a suspenso, ou iseno de impostos para a importao de insumos destinados fabricao de bens exportveis.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

80 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 d) abate o Imposto de Renda do lucro decorrente da exportao e) foi introduzida com o SISCOMEX Comentrios: Letra A: errada. As matrias-primas importadas com desonerao tributria so destinadas fabricao de produtos objeto de exportao. Letra B: errada. O drawback incide sobre produtos importados. Letra C: correta. O drawback consiste na suspenso, iseno ou restituio de tributos incidentes na importao de bens destinados produo de bens exportveis. Letra D: errada. O drawback implica na desonerao dos tributos incidentes na importao. Ele no envolve desonerao do Imposto de Renda. Letra E: errada. O drawback bem anterior ao surgimento do SISCOMEX. Suas origens remontam dcada de 1960. 21. (ACE-2002-adaptada) Sobre o drawback, correto afirmar-se que: a) um regime aduaneiro especial no qual outorga- se benefcio fiscal a empresas exportadoras, isentando-as do pagamento dos tributos que incidem sobre a produo e a circulao de mercadorias a serem exportadas. b) trata-se de um regime aduaneiro especial cuja aplicao envolve a suspenso, a iseno ou a restituio de tributos que incidem sobre a importao de mercadorias empregadas no processamento de produtos a serem exportados. c) uma forma de incentivo s exportaes que prev a restituio do Imposto de Importao cobrado pela importao de insumos empregados na produo de um bem exportvel. d) trata-se de um regime aduaneiro especial no qual mercadorias a serem reexportadas ingressam no Pas, com suspenso de tributos, nele permanecendo, por tempo determinado. e) um benefcio fiscal concedido quando do retorno de uma mercadoria que tenha sido exportada temporariamente e que consiste na reduo das alquotas dos tributos que incidem sobre a importao. Comentrios:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

81 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Letra A: errada. A desonerao concedida pelo drawback em relao aos tributos incidentes sobre a importao. Letra B: correta. O drawback se aplica em trs modalidades: suspenso, iseno e restituio. A lgica de todas elas a mesma: desonerao de tributos incidentes sobre a importao de mercadorias utilizadas no processo produtivo de bens exportveis. Letra C: errada. De fato, o drawback um incentivo s exportaes. No entanto, ele no prev apenas a restituio do imposto de importao. Na verdade, ele prev a suspenso, iseno ou restituio dos tributos incidentes na importao. Letra D: errada. O regime aduaneiro especial que permite que mercadorias entrem no Pas com suspenso tributria, permanecendo durante um perodo determinado, aps o que regressam ao exterior, a admisso temporria. Letra E: errada. O retorno de exportao temporria hiptese de no-ocorrncia do fato gerador do imposto de importao. No h qualquer relao entre o drawback e o retorno de exportao temporria. 22. (AFRF-2000-adaptado) O regime aduaneiro especial de drawback integrado, modalidade iseno, pode ser concedido nas seguintes operaes especiais de drawback: a) intermedirio e para embarcao. b) solidrio, genrico e, "verde-amarelo" c) genrico, sem cobertura cambial e, para fornecimento no mercado interno. d) sem cobertura cambial, com Acordo da Participao com a Indstria Nacional homologado pelo DECEX e decorrente de licitao internacional. e) para fabricao de bem de capital de longo ciclo de fabricao, fornecimento de bens para empresas industriais exportadoras e industrializao por encomenda de produtos objeto de leasing operacional. Comentrios: Letra A: correta. O drawback intermedirio e o drawback para embarcao so aplicados nas modalidades suspenso e iseno. Letra B: errada. O drawback genrico concedido apenas na modalidade suspenso. No existe mais o drawback solidrio, tampouco o drawback verde amarelo.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

82 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Letra C: errado. O drawback genrico, o drawback sem expectativa de recebimento (sem cobertura cambial) e o drawback para fornecimento no mercado interno somente so concedidos na modalidade suspenso. Letra D: errada. O drawback sem expectativa de recebimento (sem cobertura cambial) no se aplica na modalidade iseno. Letra E: errada. O produto objeto de leasing operacional importado sem cobertura cambial. O drawback sem expectativa de recebimento (sem cobertura cambial) no se aplica na modalidade iseno. 23. (AFRF-2000) Aos produtos importados sem cobertura cambial destinados a seu prprio beneficiamento, montagem, acondicionamento ou recondicionamento em que o interessado deve apresentar descrio detalhada do processo industrial a ser realizado e a quantificao e qualificao dos produtos reexportados resultantes da industrializao, aplica- se o regime aduaneiro especial de: a) entreposto industrial aplicado aos produtos no-nacionalizados. b) admisso temporria c) drawback sem cobertura cambial d) entreposto industrial sob controle informatizado (RECOF), aplicado aos produtos nacionalizados. e) entreposto aduaneiro habilitado s operaes de industrializao. Comentrios: Questo difcil! H que se observar o seguinte: 1) Se as mercadorias entram no pas e, posteriormente, so reexportadas, isso significa que ela foram admitidas temporariamente. 2) As mercadorias so, ento, admitidas temporariamente para fins de beneficiamento, montagem, acondicionamento ou recondicionamento. 3) Existe um regime aduaneiro especial denominados admisso temporria para aperfeioamento ativo, que se caracteriza pela importao de mercadorias estrangeiras para permanncia temporria no pas que sejam destinadas a operaes de aperfeioamento ativo e posterior reexportao. Segundo o R.A, podem ser entendidas como aperfeioamento ativo as operaes de industrializao relativas ao beneficiamento, montagem,

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

83 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 renovao, ao recondicionamento, ao acondicionamento ou ao reacondicionamento aplicadas ao prprio bem ou o conserto, o reparo, ou a restaurao de bens estrangeiros, que devam retornar, modificados, ao pas de origem. Cabe destacar que as operaes de transformao, por conferirem nova individualidade ao produto, no se enquadram como operao de aperfeioamento ativo. Com efeito, na admisso temporria, o mesmo bem que entra no pas temporariamente deve regressar ao exterior. Logo, a resposta a letra B. 24. (Analista dos Correios 2011)- O despacho aduaneiro de importao ocorre sob as modalidades de despacho para consumo, admisso e internao, sendo a modalidade definida de acordo com o tipo de regime aduaneiro aplicado mercadoria em questo. Comentrios: De fato, existem trs modalidades de despacho aduaneiro: i) despacho para consumo; ii) despacho para admisso e; iii) despacho para internao. Cada uma delas empregada conforme o tipo de regime aduaneiro aplicado mercadoria em questo. Questo correta. 25. (AFRF-2003) O regime de admisso temporria aplica-se a bens adequados finalidade prevista, importados sem cobertura cambial e com suspenso dos tributos, ou mediante pagamento proporcional dos tributos e cobertura cambial, se os bens forem destinados a utilizao econmica. Comentrios: Um dos requisitos para que seja concedido o regime de admisso temporria a inexistncia de cobertura cambial. Tal requisito deve ser sempre observado, inclusive no caso de admisso temporria para utilizao econmica. Questo errada. 26. (AFRF-2000) O regime aduaneiro aplicvel em regra no despacho aduaneiro de importao de mercadoria nacionalizada, dentro de noventa dias da descarga na zona primria, caracteriza-se como: a) regime aduaneiro simplificado b) regime aduaneiro atpico c) regime aduaneiro especial d) regime aduaneiro comum e) regime aduaneiro impositivo

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

84 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Comentrios: Uma mercadoria, ao ser nacionalizada, se submete a despacho para consumo, sendo admitida em regime aduaneiro comum. A resposta a letra D. 27. (TTN-1997) A suspenso do pagamento dos tributos exigveis na importao de mercadoria a ser exportada aps beneficiamento ou destinada fabricao, complementao ou acondicionamento de outra a ser exportada inerente ao: a) entreposto aduaneiro de exportao b) regime de beneficiamento ativo c) regime de aperfeioamento passivo d) regime de processamento de exportaes e) regime de drawback Comentrios: O drawback o regime aduaneiro especial que se caracteriza pela suspenso dos tributos incidentes sobre a importao de mercadoria a ser utilizada no processo produtivo de um bem a ser exportado. Logo, a resposta a letra E. 28. (TTN-1998) No regime especial de drawback, no caso de inadimplemento do compromisso de exportar, as mercadorias que, em seu todo ou em parte, deixem de ser empregadas no processo produtivo de bens, no prazo de 30 (trinta) dias da expirao do prazo para exportar: a) devero ser obrigatoriamente devolvidas ao exterior ou reexportadas. b) podero ser opo do beneficirio destinadas para consumo interno, destrudas, devolvidas ao exterior ou reexportadas. c) devero ter obrigatria e exclusivamente o dbito correspondente liquidado pelo beneficirio, com os acrscimos legais devidos. d) podero ser transferidas para outro regime aduaneiro especial ou atpico, desde que observadas as condies e os requisitos prprios do novo regime e) devero ser obrigatoriamente destrudas sob controle aduaneiro, s expensas do interessado. Comentrios:
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

85 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 Caso expire a data-limite para exportao, as mercadorias importadas ao amparo do drawback podero ter as seguintes destinaes dentro do prazo de 30 dias: i) devoluo ao exterior da mercadoria importada no utilizada; ii) destruio, sob controle aduaneiro, s expensas do interessado; iii) destinao para consumo das mercadorias remanescentes, com o pagamento dos tributos suspensos e dos acrscimos legais devidos ou; iv) entrega da mercadoria importada Fazenda Nacional livres de quaisquer despesas e nus, desde que a autoridade aduaneira concorde em receb-las. Examinando as assertivas, temos que: Letra A: errada. As mercadorias no precisam ser necessariamente devolvidas ao exterior ou reexportadas. Elas podero ter outras destinaes. Letra B: correta. De fato, o beneficirio poder destinar para consumo interno, destruir, devolver ao exterior ou reexportar as mercadorias importadas ao amparo do drawback. Letra C: errada. Na hiptese de descumprimento do compromisso de exportao, so quatro as destinaes possveis para as mercadorias importadas ao amparo do drawback. Letra D: errada. No caso de descumprimento do compromisso de exportao, no ser possvel transferir as mercadorias para outro regime aduaneiro especial. Letra E: errada. H outras opes alm da destruio sob controle aduaneiro. 29. (AFTN-1994) O regime aduaneiro especial de drawback na modalidade iseno beneficia mercadoria: a) com ou sem similar nacional, importada em quantidade equivalente utilizada no beneficiamento, fabricao, complementao ou acondicionamento de produto j exportado. b) importada sem cobertura cambial e em quantidade equivalente utilizada na complementao ou acondicionamento de outra exportada.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

86 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) sem similar nacional, importada com cobertura cambial e em quantidade equivalente utilizada no beneficiamento, fabricao ou acondicionamento de produto exportado. d) a ser exportada aps beneficiamento, ou destinada complementao ou acondicionamento de outra a ser exportada. fabricao,

e) a ser exportada aps beneficiamento ou destinada fabricao ou acondicionamento de outra a ser exportada constante de programa especfico de exportao aprovado pelo Governo. Comentrios: Letra A: correta. O drawback iseno concedido para mercadorias, com ou sem similar, que sejam importadas em quantidade e qualidade equivalentes s utilizadas no beneficiamento, fabricao, complementao ou acondicionamento de produto j exportado. Trata-se, portanto, de uma reposio de estoque. Letra B: errada. O drawback sem expectativa de recebimento (sem cobertura cambial) no se aplica na modalidade iseno. Letra C: errada. O drawback se aplica s mercadorias com ou sem similar nacional. Letra D e E: erradas. O drawback iseno se aplica s mercadorias importadas e no s mercadorias que sero exportadas. 30. (ACE-2008) O drawback a modalidade de regime aduaneiro especial que se aplica s mercadorias que ingressam no territrio do pas por tempo determinado e que so destinadas realizao de eventos artsticos, cientficos e culturais, envolvendo, em tal caso, a suspenso total dos tributos exigveis. Comentrios: O enunciado descreve o regime aduaneiro especial de admisso temporria. O drawback , na verdade, um regime aduaneiro especial que se caracteriza por no serem cobrados os tributos incidentes sobre as importaes de mercadorias que sero usadas no processo produtivo de um produto que ser posteriormente exportado. Questo errada. 31. (Questo Indita) - Os regimes aduaneiros especiais so mecanismos criados com a finalidade de permitir a importao de bens estrangeiros ou a exportao de bens nacionais com suspenso ou iseno tributria. A utilizao dos regimes aduaneiros especiais tem vrios objetivos alm da desonerao tributria, provocando outros

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

87 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 efeitos importantes sobre a atividade econmica. Levando-se em considerao as disposies da legislao aduaneira, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta: ( ) As obrigaes fiscais suspensas pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais sero constitudas em termo de responsabilidade firmado pelo beneficirio do regime. ( ) No poder ser autorizada a transferncia de mercadoria admitida em um regime aduaneiro especial ou aplicado em rea especial para outro. ( ) O prazo de suspenso do pagamento das obrigaes fiscais pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais, na importao, ser de, no mximo, um ano. ( ) No caso de descumprimento dos regimes aduaneiros especiais de que trata este Ttulo, o beneficirio ficar sujeito ao pagamento dos tributos incidentes, com acrscimo de juros de mora e de multa, de mora ou de ofcio, calculados da data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao, sem prejuzo da aplicao de penalidades especficas. a) VFVV b) VFVF c) VFFV d) FVFF e) FFVV Comentrios: A primeira assertiva est correta. O Termo de Responsabilidade leva a assinatura do beneficirio do regime aduaneiro especial, que, por meio deste, se compromete a cumprir as condies do regime. A segunda assertiva est errada. possvel a transferncia de uma mercadoria de um regime aduaneiro especial para outro, desde que sejam atendidos os requisitos para a concesso do novo regime. A terceira assertiva est errada. O prazo de suspenso do pagamento dos tributos pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais ser de at um ano, prorrogvel, a juzo da autoridade aduaneira, por perodo no superior, no total, a cinco anos.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

88 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 A quarta assertiva est correta. Em caso de descumprimento de regime aduaneiro especial, os tributos sero exigveis desde a data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao, sem prejuzo de penalidades especficas. 32. (Petrobrs 2007 - adaptada)- O regime de trnsito aduaneiro pode ser aplicado passagem pelo territrio nacional de mercadoria procedente do exterior e destinada a um pas do MERCOSUL. Comentrios: Uma das modalidades de trnsito aduaneiro o trnsito internacional, tambm chamado de trnsito aduaneiro de passagem. Nessa modalidade de trnsito, o bem procedente do exterior e a ele destinado. Questo correta. 33. (Questo Indita) Levando-se em considerao as disposies constantes do Decreto no 6759/2009 sobre o trnsito aduaneiro, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta: ( ) O trnsito aduaneiro o regime aduaneiro especial em que se permite o transporte de mercadoria de um ponto a outro do territrio nacional com suspenso tributria. Uma das modalidades de trnsito aduaneiro o trnsito de exportao, em que uma mercadoria procedente do exterior transportada do ponto de descarga no territrio aduaneiro at o porto seco onde ocorrer outro despacho. ( ) Em operaes de trnsito aduaneiro, o transporte de mercadorias ser, em regra, efetuado por empresas transportadoras previamente habilitadas pela Receita Federal do Brasil. ( ) A passagem pelo territrio aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior e a ele destinada, constitui modalidade de trnsito aduaneiro que somente poder ser concedida mercadoria declarada para trnsito no conhecimento de carga correspondente ou no manifesto ou documento equivalente do veculo que o transportou at o local de origem do trnsito. ( ) O regime especial de trnsito aduaneiro o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso do pagamento de tributos. a) VVFF b) FFVV

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

89 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) VFVF d) FVVV e) FVFV Comentrios: A primeira assertiva est errada. A modalidade de trnsito aduaneiro descrita na assertiva o trnsito de importao. A segunda assertiva est correta. Nos termos do art. 322 do R/A, o trnsito aduaneiro ser executado, em regra, por empresas transportadoras devidamente habilitadas junto Receita Federal do Brasil. A terceira assertiva est correta. Essa assertiva descreve o trnsito internacional, que se caracteriza pela suspenso dos tributos incidentes na importao de mercadoria que adentre o territrio aduaneiro, mas que se destina a outro pas. A RFB s permite essa modalidade de trnsito aduaneiro se este estiver previsto desde a emisso do conhecimento de carga no exterior, exigncia que existe para evitar possveis fraudes. A quarta assertiva est correta. Essa a exata definio do regime de trnsito aduaneiro. 34. (TRF-2002.2)- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. Extingue(m) o regime aduaneiro de admisso temporria: ( ) despacho para consumo promovido por terceiro autorizado a nacionalizar os bens na vigncia do regime. ( ) a reexportao, ainda que realizada fora do prazo. ( ) a exportao de produto equivalente ao produto nacional exportado definitivamente e que tenha retornado ao Pas para reparo ou substituio em virtude de defeito tcnico que exija sua devoluo. a) V, V, V b) F, V, F c) F, V, V d) F, F, F

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

90 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 e) V, F, V Comentrios: A primeira assertiva est correta. Conforme afirma a questo, o despacho para consumo (nacionalizao) extingue o regime de admisso temporria. Destaque-se que a nacionalizao poder ser realizada pelo prprio beneficirio do regime ou por terceiro por ele autorizado. A segunda assertiva est correta. A reexportao, mesmo que fora do prazo, causa de extino do regime de admisso temporria. A terceira assertiva est correta. A exportao de produto equivalente tambm extingue o regime de admisso temporria. 35. (Questo Indita) Levando-se em considerao as disposies constantes do Decreto no 6759/2009 sobre a admisso temporria, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta: ( ) O regime de admisso temporria implica a reexportao da mercadoria com iseno dos impostos que incidem sobre as exportaes. ( ) O regime aduaneiro especial de admisso temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, sempre com suspenso total do pagamento de tributos, os quais ficam consubstanciados no Termo de Responsabilidade. ( ) O Termo de Responsabilidade consiste em ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional e tem por finalidade consubstanciar os tributos suspensos no caso de mercadoria importada ao amparo de regimes aduaneiros especiais, inclusive as efetuadas sob admisso temporria. ( ) O regime de admisso temporria poder ser concedido com suspenso total ou parcial dos tributos incidentes na operao. ( ) O regime aduaneiro especial de admisso temporria pode ser aplicado a bens destinados a realizao ou participao em eventos de natureza cultural, artstica, cientfica, comercial e esportiva, para assistncia e salvamento, para acondicionamento e transporte de outros bens e para ensaios e testes, com a suspenso total de tributos. a) FFVVV b) FVFVF

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

91 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) FFVFF d) VFVFV e) VVFVF Comentrios: A primeira assertiva est errada. A reexportao ocorre quando uma mercadoria importada a ttulo temporrio e retorna ao exterior. No entanto, no se pode dizer que h iseno tributria na reexportao, mas sim uma hiptese de no-incidncia do I.E, tendo em vista que a mercadoria no chegou a ser nacionalizada. A segunda assertiva est errada. O regime de admisso temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, com suspenso total do pagamento de tributos, ou ainda com suspenso parcial, no caso de utilizao econmica. Dessa forma, no se pode dizer que o regime sempre concedido com suspenso total de tributos. A terceira assertiva est correta. exatamente essa a definio de Termo de Responsabilidade, o qual exigvel para todos os regimes aduaneiros especiais, exceo do entreposto aduaneiro e do RECOF. A quarta assertiva est correta. O regime de admisso temporria poder ser concedido com suspenso total ou parcial dos tributos incidentes na importao. A suspenso parcial ser concedida quando o bem for utilizado economicamente. A quinta assertiva est correta. Todas as hipteses de admissibilidade de bens no regime de admisso temporria que foram listadas na assertiva se revestem do carter de temporariedade, o que prprio desse regime. 36. (Analista dos Correios 2011)- O drawback um regime aduaneiro especial por meio do qual um exportador pode importar insumos, com suspenso de tributos aduaneiros, para compor produtos a serem exportados. Comentrios: Por meio do drawback suspenso, so importados, com suspenso tributria, insumos que integram um produto a ser exportado. Questo correta. 37. (Analista dos Correios 2011)- O drawback iseno permite a iseno do imposto de importao, do IPI vinculado importao e do

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

92 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 ICMS na importao de insumos para repor estoques utilizados em produtos j exportados. Comentrios: A iseno de ICMS somente se aplica ao drawback suspenso. Questo errada. 38. (Analista dos Correios 2011)- O drawback integrado permite a suspenso da incidncia da COFINS, do PIS e do IPI na compra de insumos no mercado nacional para a produo de bens destinados exportao. Comentrios: No drawback integrado, fazem jus desonerao tributria as compras de insumos no mercado nacional para a produo de bens destinados exportao. Questo correta. 39. (Analista dos Correios 2011)- Existem trs modalidades de drawback: suspenso, iseno e restituio. Comentrios: So trs as modalidades de drawback: i) drawback suspenso; ii) drawback iseno e; iii) drawback restituio. Questo correta. 40. (BASA 2009)- O beneficirio do regime aduaneiro especial de drawback, na modalidade de suspenso, ser beneficiado da suspenso dos tributos incidentes, caso a matria-prima seja importada e o produto final comercializado no Brasil. Comentrios: Os benefcios do drawback integrado suspenso somente so concedidos caso os bens importados ou adquiridos no mercado interno sejam empregados ou consumidos na industrializao de produto a ser exportado. Se o produto final for comercializado no Brasil, no sero aplicveis os benefcios do drawback. Questo errada. 41. (BASA 2009)- Os bens importados sob o regime aduaneiro especial de drawback, na modalidade de iseno, so isentos do imposto sobre importao, entretanto sofrem a tributao da contribuio para o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PASEP) sobre importao, alm da COFINS sobre importao. Comentrios:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

93 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 O drawback iseno abrange o I.I, o IPI, o PIS-PASEP-Importao e a COFINS-Importao. Questo errada. 42. (BASA 2009)- O regime de drawback pode ser concedido nos casos de importao de coque calcinado de petrleo, entretanto no pode ser concedido na importao de petrleo ou de seus demais derivados. Comentrios: O regime de drawback no pode ser concedido s importaes de petrleo e seus derivados, exceto coque calcinado de petrleo e nafta petroqumica. Questo correta. 43. (Petrobrs 2007 - adaptada)- O regime aduaneiro especial de drawback consiste em incentivo s importaes por meio da aplicao da iseno tributria, da suspenso tributria ou da restituio tributria. Comentrios: O drawback no um incentivo s importao, mas sim um incentivo s exportaes. Questo errada. 44. (Questo Indita) Levando-se em considerao as disposies constantes do Decreto no 6759/2009 e da Portaria SECEX n 23/2011 sobre o drawback, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta: ( ) No regime aduaneiro especial de drawback ocorre o despacho para consumo, ao contrrio dos outros regimes aduaneiros especiais, em que se realiza o despacho para admisso. ( ) O regime de drawback um regime aduaneiro especial cuja aplicao envolve a suspenso, a iseno ou a restituio de tributos que incidem sobre a importao de mercadorias empregadas no processamento de produtos exportados ou a exportar. ( ) Os atos concessrios de drawback podero ser deferidos, a critrio da Secretaria de Comrcio Exterior, levando-se em conta a agregao de valor e o resultado da operao. ( ) As mercadorias admitidas no regime de drawback, na modalidade de suspenso, devero ser integralmente utilizadas no processo produtivo ou na embalagem, acondicionamento ou apresentao das mercadorias a serem exportadas.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

94 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a) FVVF b) FVFV c) VVFV d) VVVV e) VFVF Comentrios: A primeira assertiva est correta. Uma mercadoria submetida ao regime aduaneiro especial de drawback submetida a despacho para consumo, enquanto as mercadorias submetidas a outros regimes aduaneiros especiais esto sujeitas a despacho para admisso. A segunda assertiva est correta. O drawback implica na suspenso, iseno ou restituio de tributos incidentes sobre a importao de mercadorias empregadas no processamento de produtos exportados (nos casos do drawback iseno e do drawback restituio) ou a exportar (no caso do drawback suspenso). A terceira assertiva est correta. Na anlise do ato concessrio de drawback, a SECEX leva em considerao a agregao de valor e o resultado da operao. A quarta assertiva est correta. Todas as mercadorias importadas ao amparo do regime de drawback devero ser utilizadas no processo produtivo dos bens a serem exportados. Admitir o contrrio seria o mesmo que conceder desonerao tributria sem uma contrapartida em exportaes. 45. (Questo Indita)- Sobre a admisso temporria, assinale a alternativa errada: a) O regime aduaneiro especial de admisso temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, com suspenso total do pagamento de tributos, ou com suspenso parcial, no caso de utilizao econmica. b) No regime de admisso temporria para utilizao econmica, os bens admitidos estaro sujeitos a recolhimento tributrio pela aplicao do percentual de um por cento, relativamente a cada ms compreendido no prazo de concesso do regime, sobre o montante dos tributos originalmente devidos.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

95 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) O regime aduaneiro especial de admisso temporria para aperfeioamento ativo o que permite o ingresso, para permanncia temporria no Pas, com suspenso do pagamento de tributos, de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas, destinadas a operaes de aperfeioamento ativo e posterior reexportao. d) Uma das hipteses de extino do regime de admisso temporria a entrega dos bens Fazenda Nacional, aps o recolhimento dos tributos relativos nacionalizao. e) A reexportao de bens admitidos temporariamente uma hiptese de extino do regime aduaneiro especial de admisso temporria. Comentrios: Letra temporria! A: correta. Perfeita definio do regime de admisso

Letra B: correta. No caso de admisso temporria para utilizao econmica, ir incidir o percentual de 1% por ms, sobre o montante dos tributos devidos no caso de recolhimento integral. Letra C: correta. Essa a definio do regime de admisso temporria para aperfeioamento ativo. Letra D: errada. Na hiptese de entrega dos bens Fazenda Nacional, no haver recolhimento tributrio relativamente nacionalizao. Letra E: correta. A reexportao a forma mais simples de extino do regime de admisso temporria.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

96 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 LISTA DE QUESTES N 01 1. (AFRFB-2012) Os regimes aduaneiros especiais se distinguem do regime comum pela suspenso ou iseno de tributos incidentes nas operaes de comrcio exterior. 2. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) A aplicao dos regimes aduaneiros especiais est condicionada informao do pagamento do adicional ao frete para renovao da marinha mercante - AFRMM, pelo Ministrio dos Transportes e a apresentao de certides negativas quanto ao pagamento de tributos federais. 3. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Os regimes aduaneiros especiais constituem exceo regra geral do regime aduaneiro comum. 4. (Questo Indita) No caso de descumprimento dos regimes aduaneiros especiais, o beneficirio ficar sujeito ao pagamento dos tributos incidentes, com acrscimo de juros de mora e de multa, de mora ou de ofcio, calculados da data do descumprimento do regime, sem prejuzo da aplicao de penalidades especficas. 5. (Questo Indita) O termo de responsabilidade o documento no qual so constitudas obrigaes fiscais cujo adimplemento fica suspenso sob condio suspensiva. Trata-se de ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional. 6. (Questo Indita) A exigncia do crdito tributrio constitudo em Termo de Responsabilidade precedida de intimao ao responsvel para que, no prazo de 10 dias, efetue o recolhimento dos tributos suspensos e das penalidades cabveis. 7. (Questo Indita) A exigncia de crdito tributrio apurado em procedimento posterior apresentao do termo de responsabilidade, em decorrncia de aplicao de penalidade ou de ajuste no clculo de tributo devido, ser formalizada em auto de infrao, lavrado por Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. 8. (Questo Indita) Quando ocorre o descumprimento de regime aduaneiro especial e no efetuado o pagamento do crdito tributrio dentro do prazo de 30 dias, o beneficirio ser objeto de execuo administrativa, sem prejuzo de sua responsabilidade penal. 9. (Questo Indita) O prazo de suspenso do pagamento das obrigaes fiscais pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais, na importao, ser de at um ano, prorrogvel, a juzo da autoridade aduaneira, por perodo no superior, no total, a cinco anos 10. (Questo Indita) A Secretaria da Receita Federal do Brasil fica autorizada a estabelecer hipteses em que, na substituio de beneficirio de
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

97 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 regime aduaneiro suspensivo, o termo inicial para o clculo de juros e multa de mora relativos aos tributos suspensos passe a ser a data da transferncia da mercadoria. 11. (AFRFB 2012) O regime de trnsito aduaneiro permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso de tributos. 12. (ATRFB 2012) Sem prejuzo de controles especiais determinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, depende de despacho para trnsito a remoo de mercadorias de uma rea ou recinto para outro, situado na mesma zona primria. 13. (ATRFB 2012) No caso de transporte multimodal de carga internacional, na importao ou na exportao, quando o desembarao no for realizado nos pontos de entrada ou de sada do Pas, a concesso do Regime Especial de Trnsito Aduaneiro ser considerada vlida para todos os percursos no territrio nacional, independentemente de novas concesses. 14. (ATRFB 2012) A concesso e a aplicao do Regime Especial de Trnsito Aduaneiro sero requeridas autoridade aduaneira competente da unidade de destino. 15. (ATRFB 2012) O Regime Especial de Trnsito Aduaneiro o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso do pagamento de tributos. 16. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Em uma Declarao de Trnsito Aduaneiro (DTA) de entrada, o Operador de Transporte Multimodal (OTM) poder ser beneficirio do regime. 17. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) O registro de Declarao de Trnsito Aduaneiro (DTA) caracteriza o fim da espontaneidade do beneficirio, relativamente s informaes por ele prestadas na declarao. 18. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) A concesso do regime de especial trnsito aduaneiro automtico para as Declaraes de Trnsito Aduaneiro (DTA) cujo canal de conferncia sejam verde, no Siscomex Trnsito, porm, ainda assim, a carga poder ser submetida conferncia, pela Aduana no destino. 19. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Um trnsito aduaneiro, seguindo em um caminho lacrado pela RFB, pode ser interrompido pela Policia Rodoviria Federal, com o subsequente rompimento dos lacres para averiguao da carga, sem a presena de prepostos da Receita Federal do Brasil, no caso de indcios de trfico de drogas. 20. (Questo Indita) O agente credenciado a efetuar operaes de unitizao ou desunitizao da carga em recinto alfandegado poder ser
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

98 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 beneficirio do regime de trnsito aduaneiro modalidades, ressalvado o trnsito de passagem. em qualquer de suas

21. (Questo Indita) Ao conceder o regime, a autoridade aduaneira sob cuja jurisdio se encontrar a mercadoria a ser transportada estabelecer a rota a ser cumprida; fixar os prazos para execuo da operao e para comprovao da chegada da mercadoria ao destino; e adotar as cautelas julgadas necessrias segurana fiscal. 22. (Questo Indita) A autoridade aduaneira no poder aceitar rota proposta pelo beneficirio do regime de trnsito aduaneiro quando houver rota legal preestabelecida. 23. (Questo Indita) O despacho para trnsito completa-se com o desembarao aduaneiro. 24. (AFRFB 2012) O regime de admisso temporria permite a entrada no Pas de certas mercadorias, com uma finalidade e por perodo de tempo determinados, com a suspenso total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na sua importao, com o compromisso de serem reexportadas. 25. (ATRFB 2012) O Regime Aduaneiro Especial de Admisso Temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, com suspenso total do pagamento de tributos, ou com suspenso parcial, no caso de utilizao econmica, na forma e nas condies estabelecidas na legislao. 26. (ATRFB 2012) No caso de extino da aplicao do Regime Aduaneiro Especial de Admisso Temporria para Utilizao Econmica mediante despacho para consumo, os tributos originalmente devidos devero ser recolhidos deduzido o montante j pago. 27. (Exame Despachante Aduaneiro - 2012) Na admisso temporria para aperfeioamento ativo os bens ingressam com suspenso do pagamento de tributos e so destinados a operaes de industrializao, conserto, reparo ou restaurao. Posteriormente sero reexportados. 28. (Exame Despachante Aduaneiro - 2012) Nos regimes aduaneiros especiais em que a destruio de um bem configurar a extino da aplicao do regime, o resduo da destruio, se inservvel ou sem valor econmico, dever ser despachado para consumo, como se estivesse no estado em que foi importado, sujeitando-se ao pagamento dos tributos correspondentes ou, alternativamente, ser reexportado. 29. (Questo Indita) O descumprimento do regime aduaneiro especial de admisso temporria gera multa de 5% do valor aduaneiro, sem prejuzo da exigncia dos tributos suspensos no Termo de Responsabilidade.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

99 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 30. (Questo Indita) A autoridade aduaneira poder indeferir pedido de concesso do regime de admisso temporria, em deciso fundamentada, da qual caber recurso, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. 31. (Questo Indita) Bens que ingressem no Pas ao amparo de operaes de arrendamento mercantil de carter financeiro no podem se submeter ao regime de admisso temporria. 32. (Questo Indita) O regime de admisso temporria ser extinto, dentre outras hipteses, pela reexportao, despacho para consumo ou destruio, s expensas do interessado. 33. (Questo Indita) No caso de admisso temporria para utilizao econmica, o recolhimento tributrio ser proporcional ao tempo de permanncia da mercadoria no territrio aduaneiro. A proporcionalidade ser obtida pela aplicao do percentual de um por cento, relativamente a cada ms compreendido no prazo de concesso do regime, sobre o montante dos tributos originalmente devidos. 34. (AFRFB 2012) O regime aduaneiro especial de drawback objetiva desonerar de tributos os insumos utilizados na produo de bens destinados exportao. 35. (ATRFB 2012) O regime de Drawback no considerado um incentivo exportao. 36. (ATRFB 2012) A concesso do Regime de Drawback na modalidade suspenso de competncia da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 37. (ATRFB 2012) A concesso do Regime de Drawback, na modalidade de restituio, de competncia da Secretaria da Receita Federal do Brasil, e poder abranger, total ou parcialmente, os tributos pagos na importao de mercadoria exportada aps beneficiamento, ou utilizada na fabricao, complementao ou acondicionamento de outra exportada. 38. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) No drawback, os bens ficam sujeitos ao pagamento de imposto de importao, IPI, PIS-PASEP e COFINS pagos proporcionalmente ao prazo de sua permanncia no Pas em relao a sua vida til. As diferenas entre os tributos recolhidos atravs desta proporcionalidade e o total que seria devido no regime comum de importao ficam com o pagamento suspenso e estes valores suspensos ficam consignados em um Termo de Responsabilidade. 39. (Exame Despachante Aduaneiro 2012) Assinale a opo abaixo que corresponde aplicao de numa modalidade do regime especial de drawback:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

100 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a) transporte de mercadoria do Porto de Santos at Foz do Iguau, destinada ao Paraguai, com suspenso de tributos, sob controle fiscal. b) importao de matria-prima com iseno para compensar matria-prima importada anteriormente com tributos pagos e utilizada em produto que foi exportado, na mesma quantidade e qualidade. c) chegada do material de uma banda de rock, que ficar no Pas somente pelo prazo dos seus shows em So Paulo e no Rio de Janeiro. d) envio de uma cadeira de dentista para ser exibida em uma feira de equipamentos odontolgicos na Alemanha, devendo retornar ao Pas, terminada a feira. e) armazenamento de uma mercadoria importada em consignao, em recinto alfandegado, pelo prazo de um ano, com suspenso de tributos. 40. (Questo Indita) O regime de drawback poder ser concedido para matria-prima e outros produtos que, embora no integrando o produto exportado, sejam utilizados na sua fabricao em condies que justifiquem a concesso. 41. (Questo Indita) O regime de drawback no ser concedido a importao de petrleo e seus derivados, com exceo da importao de coque calcinado de petrleo e nafta petroqumica 42. (Questo Indita) O prazo de vigncia do regime ser de 2 (dois) anos, admitida uma nica prorrogao, por igual perodo. 43. (Questo Indita) Os atos concessrios de drawback podero ser deferidos, a critrio da Secretaria de Comrcio Exterior, levando-se em conta a agregao de valor e o resultado da operao. 44. (Questo Indita) No drawback restituio, a restituio do valor correspondente aos tributos poder ser feita mediante crdito fiscal, a ser utilizado em qualquer importao posterior.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

101 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 LISTA DE QUESTES N 02 1. (ACE-2008)-Os regimes aduaneiros so classificados como comum e especiais. Os regimes aduaneiros especiais distinguem-se do regime aduaneiro comum por contemplarem, sob formas diversas, a entrada e a sada de mercadorias do territrio nacional com iseno ou suspenso dos direitos aduaneiros aplicveis. 2. (AFRF-2002.2-adaptada) admisso temporria: No regime aduaneiro especial de

a) os impostos e penalidades pecunirias previstos para a hiptese de descumprimento das normas que disciplinam o regime sero consubstanciados em Termo de Responsabilidade. b) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime, ser garantida em Termo de Responsabilidade e apurada mediante procedimento fiscal administrativo em que se assegure o contraditrio e ampla defesa, no caso de inadimplncia do beneficirio do regime. c) a parcela das penalidades pecunirias e de outros acrscimos legais devida pelo descumprimento das condies do regime ser, aps quantificada, objeto de execuo administrativa juntamente com os impostos devidos constantes do Termo de Responsabilidade, se no houver recolhimento nos 30 (trinta) dias subseqentes cincia da notificao fiscal. d) a parcela dos impostos devida na importao, suspensa em decorrncia da aplicao do regime, ser consubstanciada em Termo de Responsabilidade, garantido por fiana ou seguro aduaneiro, que, no caso de descumprimento das condies do regime concedido, ser encaminhado Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrio na Dvida Ativa se no comprovado o pagamento no prazo estabelecido e a parcela relativa s penalidades pecunirias e ajuste de clculo de tributos devidos ser exigida atravs da lavratura do auto de infrao regularmente notificado ao contribuinte. e) a parcela relativa s penalidades pecunirias decorrentes do descumprimento da obrigao tributria principal cuja alquota prevista para o bem objeto do regime figurar na Tarifa Externa Comum igual a zero ser calculada aplicando-se o percentual correspondente ao produto de maior alquota da posio respectiva na TEC e encaminhada Procuradoria da Fazenda Nacional para o fim de cobrana judicial do ttulo, no caso de inadimplemento do regime. 3. (AFRF-2000) vlida a afirmao de que os regimes aduaneiros especiais:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

102 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a) caracterizam-se pela no-incidncia dos tributos no perodo de sua vigncia, considerando-se ocorrido o fato gerador dos tributos somente a partir do inadimplemento das condies que embasaram a sua concesso b) so destinados precipuamente a incrementar a arrecadao tributria federal e estadual decorrente das atividades incentivadas pela sua aplicao, sendo exigidos os tributos se houver o descumprimento dos prazos e condies para sua vigncia e a partir da ocorrncia desse descumprimento. c) caracterizam-se como um ato ou negcio jurdico sob condio resolutiva, em que o fato gerador dos tributos considera-se ocorrido e existentes os seus efeitos desde o momento da prtica do ato concessivo, sendo exigveis os tributos retroativamente na hiptese de inadimplemento. d) tendo em vista que os tributos tm sua exigibilidade suspensa no momento de sua concesso, caracterizam-se como um ato ou negcio jurdico sob condio suspensiva, em que o fato gerador considera-se ocorrido e existentes os seus efeitos a partir de seu implemento. e) so marcadamente econmicos e impedem a ocorrncia do fato gerador dos tributos incidentes sobre as mercadorias a eles submetidas, que somente ocorrer na hiptese de inadimplemento das condies impostas concesso, a partir do qual incidiro os tributos. 9 4. (AFTN-1994) Os regimes aduaneiros especiais em relao ao regime aduaneiro geral caracterizam-se pela: a) sujeio da mercadoria a eles submetidas a procedimentos especiais no despacho aduaneiro relativamente s obrigaes tributrias acessrias. b) suspenso do pagamento do crdito decorrente das obrigaes fiscais at o implemento de condio imposta pelo interesse da economia nacional. c) no constituio do crdito tributrio relativo s mercadorias a eles submetidas no momento do despacho aduaneiro. d) postergao do cumprimento das obrigaes acessrias tendo em vista a relevncia econmica para o pas das mercadorias a eles submetidas.

Caro (a) amigo (a), perceba que essa questo foi elaborada pela ESAF partindo do pressuposto de que ocorre o fato gerador dos tributos incidentes sobre a importao na admisso de bens em regimes aduaneiros especiais. Esse entendimento no consenso entre autores, de forma que necessrio que o candidato analise esse tipo de questo com cautela, com o intuito de desvendar o posicionamento adotado pela banca examinadora. Nesse sentido, lembro que, no concurso de Auditor Fiscal RFB 2009, a ESAF adotou posicionamento diverso, afirmando que o ingresso de bens em regime de admisso temporria no era fato gerador do I.I.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

103 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 e) no-incidncia ou exonerao do imposto de importao relativamente s mercadorias a eles submetidas. 5. (TTN-1997) A passagem pelo territrio aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior e a ele destinada, constitui modalidade de operao de trnsito aduaneiro: a) cujo local de origem dever ser um depsito especial alfandegado b) dispensada das demais cautelas fiscais alm da garantia por termo de responsabilidade. c) conduzida sob controle aduaneiro, admitida, no entanto, a simplificao do despacho de trnsito. d) s poder ser aplicada mercadoria declarada para trnsito no conhecimento de carga correspondente ou no manifesto ou documento equivalente do veculo que a transportou at o local de origem do trnsito e) somente ser permitida em veculo munido de compartimento fechado ou em continer, lacrados e declarao expressa do representante no Pas, do importador ou exportador domiciliado no exterior que se responsabiliza pelos tributos suspensos. 6. (AFRF-2002.1) Ultimada a conferncia (para o trnsito aduaneiro), sero adotadas cautelas fiscais visando impedir a violao dos volumes, recipientes e, se for o caso, do veculo transportador. (art.268 do Regulamento Aduaneiro). Em face do enunciado, assinale a opo correta. a) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a colocao de placas luminosas no veculo; a designao de condutor credenciado pela Receita Federal. b) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a cintagem e a estufagem de volumes. c) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a sinetagem e a etiquetagem dos volumes. d) So cautelas fiscais, entre acondicionamento nos pallets. outras: a lacrao, o cintamento e o

e) So cautelas fiscais, entre outras: a lacrao, a designao de condutor credenciado pela Receita Federal e a condio do veculo ser de bandeira brasileira.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

104 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 7. (AFRF-2002.2) Determinada mercadoria, acondicionada em um continer estrangeiro, chega ao Porto de Santos procedente da Zona Franca de Colnia (Uruguai), para ser destinada a uma Estao Aduaneira Interior (EADI) em Campinas (SP) em regime de entreposto aduaneiro, em consignao. O regime aduaneiro aplicvel mercadoria e ao continer pela autoridade aduaneira no Porto de Santos ser o de: a) trnsito aduaneiro para a mercadoria e para o continer. b) trnsito aduaneiro para o continer e admisso temporria para a mercadoria at a chegada na EADI. c) admisso temporria para o continer e trnsito aduaneiro para a mercadoria. d) entreposto aduaneiro para a mercadoria e trnsito aduaneiro para o continer. e) entreposto aduaneiro para a mercadoria e admisso temporria para o continer. 8. (AFRF-2003) A admisso temporria o regime aduaneiro no qual uma mercadoria: a) ingressa no territrio aduaneiro de um pas, com suspenso dos direitos aduaneiros, desde que torne a sair deste mesmo territrio dentro de um prazo determinado. b) usufrui de iseno de quaisquer impostos enquanto permanecer no territrio aduaneiro at ser reexportada. c) tendo sido importada, , em seguida, reexportada, com iseno dos impostos incidentes sobre essa operao, desde que a mesma ocorra em prazo igual ou inferior a noventa dias. d) ingressa no territrio aduaneiro para efeitos de agregao de valor, devendo necessariamente ser incorporada a terceiros produtos destinados exclusivamente exportao. e) ingressa no territrio aduaneiro de um pas, com amparo em um contrato internacional de compra e venda, com suspenso dos tributos incidentes sobre a importao. 9. (TTN-1997) So condies cumulativas para a concesso do regime de admisso temporria:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

105 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a) o carter de temporariedade, a inexistncia de cobertura cambial e a adequao finalidade da importao. b) a temporariedade de sua permanncia no Pas, o despacho aduaneiro de importao para consumo e a identificao dos bens. c) a permanncia temporria dos bens no Pas, a utilizao dos bens dentro do prazo fixado e nos fins previstos e a garantia dos tributos atravs de termo de responsabilidade. d) o carter de temporariedade, a conferncia prvia e o desembarao aduaneiro. e) o carter de temporariedade, o despacho para consumo e a existncia de cobertura cambial. 10. (AFTN-1996) No Brasil, o regime de admisso temporria permite a(o): a) Introduo de bens no pas com suspenso da exigibilidade dos tributos e prazo de permanncia pr-fixado, aps o qual os mesmos devero ser reexportados. b) Transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com iseno tributria. c) Depsito de bens em local determinado, com suspenso dos tributos. d) Exportao de mercadorias destinadas a feiras, competies esportivas ou exposies no exterior com suspenso dos tributos. e) Importao, com a suspenso dos tributos, de matrias-primas e insumos a serem empregados na produo de bens exportveis. 11. (TTN-1998-adaptada) No regime aduaneiro especial de admisso temporria concedido a pessoa jurdica de direito privado, com sede no Pas, de reconhecida capacidade econmica e notria idoneidade, o prazo de vigncia do regime ser contado da data: a) de registro da declarao de importao no SISCOMEX e as obrigaes fiscais sero constitudas por termo de responsabilidade garantido por cauo de ttulos da dvida pblica federal b) do desembarao aduaneiro, devendo ser exigida garantia das obrigaes fiscais constitudas em termo de responsabilidade, ressalvados os casos de expressa dispensa, estabelecidos em ato normativo da SRFB.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

106 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) do desembarao aduaneiro, devendo exigir-se para garantia do cumprimento das obrigaes constitudas em termo de responsabilidade, depsito em dinheiro, cauo de ttulos da dvida pblica federal, estadual ou municipal, ou fiana idnea. d) da conferncia aduaneira para admisso ao regime, podendo ser dispensada a garantia para cumprimento das obrigaes constitudas em termo de responsabilidade. e) do registro da declarao de importao, podendo, porm, ser dispensada a garantia do cumprimento das obrigaes constitudas em termo de responsabilidade. 12. (TTN-1998) Uma empresa no Pas necessitava importar aparelhos novos para teste ou controle a serem utilizados em seus equipamentos e vlvulas produzidos, visando cumprir um contrato de fornecimento por um perodo de um ano. Sua coligada no exterior se prope a doar tais aparelhos, o que reduziria os custos da operao, pois ela seria conduzida sem cobertura cambial. A importao acima: a) poder ser em regime aduaneiro especial de admisso temporria, porque os aparelhos para teste ou controle devero ser usados apenas no perodo de um ano, prazo esse da vigncia do contrato de fornecimento da produo objeto de testes ou controle de qualidade. b) poder ser em regime aduaneiro especial de admisso temporria, desde que os aparelhos para teste ou controle sejam adequados finalidade para a qual foram importados. c) dever ser em regime comum de importao, porque no pode ser concedido o regime de admisso temporria importao de bens doados. d) poder ser em regime de admisso temporria, desde que atendidas as seguintes condies bsicas: constituio das obrigaes fiscais em termo de responsabilidade, utilizao dos bens dentro do prazo fixado e exclusivamente nos fins previstos e identificao dos bens. e) poder ser em regime aduaneiro especial de admisso temporria, porque tal regime se aplica aos aparelhos para teste ou controle e a importao sem cobertura cambial. 13. (AFRF-2002.1) A entrada no territrio aduaneiro de bens objeto de arrendamento mercantil de carter financeiro contratado com entidades arrendadoras domiciliadas no exterior, no se confunde com o regime de admisso temporria e se sujeitar a todas as normas legais que regem a importao. Em face do enunciado, assinale a opo correta.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

107 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a) proibida importao de bens objeto de arrendamento mercantil de carter financeiro. b) Importaes de arrendamento mercantil de carter financeiro no so admisses temporrias e devem ser tratadas como importaes comuns. c) A regra no se aplica aos arrendamentos mercantis de carter financeiro e sim a operaes de factoring. d) O arrendamento mercantil de carter financeiro no se enquadra na regra por no estar, ali, expressamente citado. e) O leasing no se confunde com o arrendamento mercantil de carter financeiro e, portanto, no se enquadra na regra. 14. (AFRF-2002.1) O regime de admisso temporria implica

a) a reexportao da mercadoria com iseno dos impostos que incidem sobre as exportaes. b) a internalizao da mercadoria no territrio aduaneiro para consumo interno, sem o recolhimento dos tributos que incidem sobre as importaes. c) a suspenso dos tributos que incidem sobre a importao, desde que o bem importado permanea no territrio aduaneiro por tempo determinado e seja, ao final do mesmo, remetido ao exterior sem sofrer modificaes que lhe confiram nova individualidade. d) o transporte de um bem importado, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro para internalizao em carter definitivo. e) a importao de mercadoria com iseno de impostos objetivando a reposio de estoques. 15. (AFTN-1994)-Determinada empresa adquiriu mediante financiamento do exportador estrangeiro diversos moldes usados, a serem utilizados, durante um perodo determinado, na fabricao de um equipamento a ser exportado em razo de ter vencido uma concorrncia internacional. Requereu a concesso do regime aduaneiro especial de admisso temporria para os moldes. A autoridade aduaneira indeferiu o pedido porque: a) a fiscalizao constatou que os moldes no eram novos e a legislao probe a importao de material usado. b) o regime no contempla a importao de moldes especificamente para a produo industrial.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

108 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) os bens foram importados com cobertura cambial. d) ela, dentro de seu poder discricionrio, pode deferir ou indeferir a concesso do regime, sem necessidade de motivar a deciso. e) o pagamento dos bens no foi feito vista. 16. (AFRF-2002.2) Considerando que o regime especial de drawback em uma de suas modalidades suspensivo de tributao, identifique nas opes abaixo aquela que corresponde ao despacho aduaneiro a ele aplicvel na importao: a) Despacho de admisso ao regime (DA). b) Despacho de trnsito aduaneiro conjugado com despacho de admisso (DTA/DA). c) Despacho antecipado de importao em drawback (DAI-DRAWBACK). d) Ato concessrio do drawback (AC). e) Despacho de importao para consumo (DI). 17. (AFRF-2002.2) Os regimes aduaneiros especiais tpicos se diferenciam do regime aduaneiro geral ou comum, caracterizam- se por serem em regra regimes econmicos ou suspensivos, enfatizam a gerao de divisas e de empregos, so aplicados em regra s mercadorias no nacionalizadas, e sua admisso ao regime no se processa atravs de um despacho aduaneiro de importao para consumo, exceto, neste caso, o regime de: a) drawback. b) entreposto industrial. c) entreposto aduaneiro. d) admisso temporria com pagamento proporcional dos tributos. e) admisso temporria para aperfeioamento ativo. 18. (AFRF-2003) O financiamento concedido por instituio financeira internacional do qual o Brasil participe ou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social, com recursos captados no exterior destinados fabricao, no Pas, de mquinas e equipamentos a serem fornecidos no mercado interno, em decorrncia de licitao internacional, tem por objetivo prover recursos financeiros para:
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

109 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a) importao em regime de admisso temporria para beneficiamento ativo e pagamento de mo-de-obra local, de mquinas a serem fornecidas a empresa nacional de leasing operacional e posterior reexportao para prestao de servios no exterior. b) aquisio de mquinas e equipamentos nacionais destinados fabricao do produto final a ser fornecido no mercado interno, nas condies descritas no texto desta questo. c) aquisio de matrias-primas e produtos intermedirios no mercado local e pagamento de mo-de-obra, necessrios fabricao de mquinas e equipamentos a serem fornecidos internamente nas condies descritas no texto acima. d) importao sob regime de drawback suspenso, de matrias-primas, produtos intermedirios, componentes e custos de mo- de-obra local, necessrios fabricao no Pas de mquinas e equipamentos a serem fornecidos internamente nas condies descritas no texto acima. e) importao sob o regime de drawback suspenso, de matrias-primas, produtos semi-elaborados ou acabados empregados na fabricao de bens destinados pesquisa e lavra das jazidas de petrleo e gs natural, a serem fornecidos a empresas nacionais contratantes desses servios. 19. (ACE-1998-adaptada) - A concesso do Regime de Drawback atribuio do (da) a) SRF-Secretaria da Receita Federal b) SECEX-Secretaria de Comrcio Exterior c) BACEN-Banco Central d) SPI-Secretaria de Poltica Industrial do MICT e) CMN-Conselho Monetrio Nacional 20. (ACE-1998) O drawback modalidade de incentivo fiscal que

a) incide sobre importaes de matrias-primas destinadas fabricao de produtos para consumo domstico b) incide sobre bens de fabricao nacional c) envolve a suspenso, ou iseno de impostos para a importao de insumos destinados fabricao de bens exportveis. d) abate o Imposto de Renda do lucro decorrente da exportao
Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

110 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 e) foi introduzida com o SISCOMEX 21. (ACE-2002-adaptada) Sobre o drawback, correto afirmar-se que: a) um regime aduaneiro especial no qual outorga- se benefcio fiscal a empresas exportadoras, isentando-as do pagamento dos tributos que incidem sobre a produo e a circulao de mercadorias a serem exportadas. b) trata-se de um regime aduaneiro especial cuja aplicao envolve a suspenso, a iseno ou a restituio de tributos que incidem sobre a importao de mercadorias empregadas no processamento de produtos a serem exportados. c) uma forma de incentivo s exportaes que prev a restituio do Imposto de Importao cobrado pela importao de insumos empregados na produo de um bem exportvel. d) trata-se de um regime aduaneiro especial no qual mercadorias a serem reexportadas ingressam no Pas, com suspenso de tributos, nele permanecendo, por tempo determinado. e) um benefcio fiscal concedido quando do retorno de uma mercadoria que tenha sido exportada temporariamente e que consiste na reduo das alquotas dos tributos que incidem sobre a importao. 22. (AFRF-2000-adaptado) O regime aduaneiro especial de drawback integrado, modalidade iseno, pode ser concedido nas seguintes operaes especiais de drawback: a) intermedirio e para embarcao. b) solidrio, genrico e, "verde-amarelo" c) genrico, sem cobertura cambial e, para fornecimento no mercado interno. d) sem cobertura cambial, com Acordo da Participao com a Indstria Nacional homologado pelo DECEX e decorrente de licitao internacional. e) para fabricao de bem de capital de longo ciclo de fabricao, fornecimento de bens para empresas industriais exportadoras e industrializao por encomenda de produtos objeto de leasing operacional 23. (AFRF-2000) Aos produtos importados sem cobertura cambial destinados a seu prprio beneficiamento, montagem, acondicionamento ou recondicionamento em que o interessado deve apresentar descrio detalhada do processo industrial a ser realizado e

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

111 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 a quantificao e qualificao dos produtos reexportados resultantes da industrializao, aplica- se o regime aduaneiro especial de: a) entreposto industrial aplicado aos produtos no-nacionalizados b) admisso temporria c) drawback sem cobertura cambial d) entreposto industrial sob controle informatizado (RECOF), aplicado aos produtos nacionalizados. e) entreposto aduaneiro habilitado s operaes de industrializao. 24. (Analista dos Correios 2011)- O despacho aduaneiro de importao ocorre sob as modalidades de despacho para consumo, admisso e internao, sendo a modalidade definida de acordo com o tipo de regime aduaneiro aplicado mercadoria em questo. 25. (AFRF-2003) O regime de admisso temporria aplica-se a bens adequados finalidade prevista, importados sem cobertura cambial e com suspenso dos tributos, ou mediante pagamento proporcional dos tributos e cobertura cambial, se os bens forem destinados a utilizao econmica. 26. (AFRF-2000) O regime aduaneiro aplicvel em regra no despacho aduaneiro de importao de mercadoria nacionalizada, dentro de noventa dias da descarga na zona primria, caracteriza-se como: a) regime aduaneiro simplificado b) regime aduaneiro atpico c) regime aduaneiro especial d) regime aduaneiro comum e) regime aduaneiro impositivo 27. (TTN-1997) A suspenso do pagamento dos tributos exigveis na importao de mercadoria a ser exportada aps beneficiamento ou destinada fabricao, complementao ou acondicionamento de outra a ser exportada inerente ao: a) entreposto aduaneiro de exportao b) regime de beneficiamento ativo

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

112 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 c) regime de aperfeioamento passivo d) regime de processamento de exportaes e) regime de drawback 28. (TTN-1998) No regime especial de drawback, no caso de inadimplemento do compromisso de exportar, as mercadorias que, em seu todo ou em parte, deixem de ser empregadas no processo produtivo de bens, no prazo de 30 (trinta) dias da expirao do prazo para exportar: a) devero ser obrigatoriamente devolvidas ao exterior ou reexportadas. b) podero ser opo do beneficirio destinadas para consumo interno, destrudas, devolvidas ao exterior ou reexportadas. c) devero ter obrigatria e exclusivamente o dbito correspondente liquidado pelo beneficirio, com os acrscimos legais devidos. d) podero ser transferidas para outro regime aduaneiro especial ou atpico, desde que observadas as condies e os requisitos prprios do novo regime e) devero ser obrigatoriamente destrudas sob controle aduaneiro, s expensas do interessado. 29. (AFTN-1994) O regime aduaneiro especial de drawback na modalidade iseno beneficia mercadoria: a) com ou sem similar nacional, importada em quantidade equivalente utilizada no beneficiamento, fabricao, complementao ou acondicionamento de produto j exportado. b) importada sem cobertura cambial e em quantidade equivalente utilizada na complementao ou acondicionamento de outra exportada. c) sem similar nacional, importada com cobertura cambial e em quantidade equivalente utilizada no beneficiamento, fabricao ou acondicionamento de produto exportado. d) a ser exportada aps beneficiamento, ou destinada complementao ou acondicionamento de outra a ser exportada. fabricao,

e) a ser exportada aps beneficiamento ou destinada fabricao ou acondicionamento de outra a ser exportada constante de programa especfico de exportao aprovado pelo Governo.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

113 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 30. (ACE-2008) O drawback a modalidade de regime aduaneiro especial que se aplica s mercadorias que ingressam no territrio do pas por tempo determinado e que so destinadas realizao de eventos artsticos, cientficos e culturais, envolvendo, em tal caso, a suspenso total dos tributos exigveis. 31. (Questo Indita) - Os regimes aduaneiros especiais so mecanismos criados com a finalidade de permitir a importao de bens estrangeiros ou a exportao de bens nacionais com suspenso ou iseno tributria. A utilizao dos regimes aduaneiros especiais tem vrios objetivos alm da desonerao tributria, provocando outros efeitos importantes sobre a atividade econmica. Levando-se em considerao as disposies da legislao aduaneira, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta: ( ) As obrigaes fiscais suspensas pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais sero constitudas em termo de responsabilidade firmado pelo beneficirio do regime. ( ) No poder ser autorizada a transferncia de mercadoria admitida em um regime aduaneiro especial ou aplicado em rea especial para outro. ( ) O prazo de suspenso do pagamento das obrigaes fiscais pela aplicao dos regimes aduaneiros especiais, na importao, ser de, no mximo, um ano. ( ) No caso de descumprimento dos regimes aduaneiros especiais de que trata este Ttulo, o beneficirio ficar sujeito ao pagamento dos tributos incidentes, com acrscimo de juros de mora e de multa, de mora ou de ofcio, calculados da data do registro da declarao de admisso no regime ou do registro de exportao, sem prejuzo da aplicao de penalidades especficas. a) VFVV b) VFVF c) VFFV d) FVFF e) FFVV 32. (Petrobrs 2007 - adaptada)- O regime de trnsito aduaneiro pode ser aplicado passagem pelo territrio nacional de mercadoria procedente do exterior e destinada a um pas do MERCOSUL.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

114 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 33. (Questo Indita) Levando-se em considerao as disposies constantes do Decreto no 6759/2009 sobre o trnsito aduaneiro, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta: ( ) O trnsito aduaneiro o regime aduaneiro especial em que se permite o transporte de mercadoria de um ponto a outro do territrio nacional com suspenso tributria. Uma das modalidades de trnsito aduaneiro o trnsito de exportao, em que uma mercadoria procedente do exterior transportada do ponto de descarga no territrio aduaneiro at o porto seco onde ocorrer outro despacho. ( ) Em operaes de trnsito aduaneiro, o transporte de mercadorias ser, em regra, efetuado por empresas transportadoras previamente habilitadas pela Receita Federal do Brasil. ( ) A passagem pelo territrio aduaneiro, de mercadoria procedente do exterior e a ele destinada, constitui modalidade de trnsito aduaneiro que somente poder ser concedida mercadoria declarada para trnsito no conhecimento de carga correspondente ou no manifesto ou documento equivalente do veculo que o transportou at o local de origem do trnsito. ( ) O regime especial de trnsito aduaneiro o que permite o transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso do pagamento de tributos. a) VVFF b) FFVV c) VFVF d) FVVV e) FVFV 34. (TRF-2002.2)- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. Extingue(m) o regime aduaneiro de admisso temporria: ( ) despacho para consumo promovido por terceiro autorizado a nacionalizar os bens na vigncia do regime. ( ) a reexportao, ainda que realizada fora do prazo.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

115 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 ( ) a exportao de produto equivalente ao produto nacional exportado definitivamente e que tenha retornado ao Pas para reparo ou substituio em virtude de defeito tcnico que exija sua devoluo. a) V, V, V b) F, V, F c) F, V, V d) F, F, F e) V, F, V 35. (Questo Indita) Levando-se em considerao as disposies constantes do Decreto no 6759/2009 sobre a admisso temporria, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta: ( ) O regime de admisso temporria implica a reexportao da mercadoria com iseno dos impostos que incidem sobre as exportaes. ( ) O regime aduaneiro especial de admisso temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, sempre com suspenso total do pagamento de tributos, os quais ficam consubstanciados no Termo de Responsabilidade. ( ) O Termo de Responsabilidade consiste em ttulo representativo de direito lquido e certo da Fazenda Nacional e tem por finalidade consubstanciar os tributos suspensos no caso de mercadoria importada ao amparo de regimes aduaneiros especiais, inclusive as efetuadas sob admisso temporria. ( ) O regime de admisso temporria poder ser concedido com suspenso total ou parcial dos tributos incidentes na operao. ( ) O regime aduaneiro especial de admisso temporria pode ser aplicado a bens destinados a realizao ou participao em eventos de natureza cultural, artstica, cientfica, comercial e esportiva, para assistncia e salvamento, para acondicionamento e transporte de outros bens e para ensaios e testes, com a suspenso total de tributos. a) FFVVV b) FVFVF c) FFVFF

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

116 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 d) VFVFV e) VVFVF 36. (Analista dos Correios 2011)- O drawback um regime aduaneiro especial por meio do qual um exportador pode importar insumos, com suspenso de tributos aduaneiros, para compor produtos a serem exportados. 37. (Analista dos Correios 2011)- O drawback iseno permite a iseno do imposto de importao, do IPI vinculado importao e do ICMS na importao de insumos para repor estoques utilizados em produtos j exportados. 38. (Analista dos Correios 2011)- O drawback integrado permite a suspenso da incidncia da COFINS, do PIS e do IPI na compra de insumos no mercado nacional para a produo de bens destinados exportao. 39. (Analista dos Correios 2011)- Existem trs modalidades de drawback: suspenso, iseno e restituio. 40. (BASA 2009)- O beneficirio do regime aduaneiro especial de drawback, na modalidade de suspenso, ser beneficiado da suspenso dos tributos incidentes, caso a matria-prima seja importada e o produto final comercializado no Brasil. 41. (BASA 2009)- Os bens importados sob o regime aduaneiro especial de drawback, na modalidade de iseno, so isentos do imposto sobre importao, entretanto sofrem a tributao da contribuio para o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PASEP) sobre importao, alm da COFINS sobre importao. 42. (BASA 2009)- O regime de drawback pode ser concedido nos casos de importao de coque calcinado de petrleo, entretanto no pode ser concedido na importao de petrleo ou de seus demais derivados. 43. (Petrobrs 2007 - adaptada)- O regime aduaneiro especial de drawback consiste em incentivo s importaes por meio da aplicao da iseno tributria, da suspenso tributria ou da restituio tributria. 44. (Questo Indita) Levando-se em considerao as disposies constantes do Decreto no 6759/2009 e da Portaria SECEX n 23/2011 sobre o drawback, analise os itens a seguir e atribua a letra (V) para as assertivas verdadeiras e a letra (F) para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta:

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

117 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 ( ) No regime aduaneiro especial de drawback ocorre o despacho para consumo, ao contrrio dos outros regimes aduaneiros especiais, em que se realiza o despacho para admisso. ( ) O regime de drawback um regime aduaneiro especial cuja aplicao envolve a suspenso, a iseno ou a restituio de tributos que incidem sobre a importao de mercadorias empregadas no processamento de produtos exportados ou a exportar. ( ) Os atos concessrios de drawback podero ser deferidos, a critrio da Secretaria de Comrcio Exterior, levando-se em conta a agregao de valor e o resultado da operao. ( ) As mercadorias admitidas no regime de drawback, na modalidade de suspenso, devero ser integralmente utilizadas no processo produtivo ou na embalagem, acondicionamento ou apresentao das mercadorias a serem exportadas. a) FVVF b) FVFV c) VVFV d) VVVV e) VFVF 45. (Questo Indita)- Sobre a admisso temporria, assinale a alternativa errada: a) O regime aduaneiro especial de admisso temporria o que permite a importao de bens que devam permanecer no Pas durante prazo fixado, com suspenso total do pagamento de tributos, ou com suspenso parcial, no caso de utilizao econmica. b) No regime de admisso temporria para utilizao econmica, os bens admitidos estaro sujeitos a recolhimento tributrio pela aplicao do percentual de um por cento, relativamente a cada ms compreendido no prazo de concesso do regime, sobre o montante dos tributos originalmente devidos. c) O regime aduaneiro especial de admisso temporria para aperfeioamento ativo o que permite o ingresso, para permanncia temporria no Pas, com suspenso do pagamento de tributos, de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas, destinadas a operaes de aperfeioamento ativo e posterior reexportao.

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

118 de 119

Legislao Aduaneira p/ RFB-2013 Teoria e Questes Prof. Ricardo Vale Aula 04 d) Uma das hipteses de extino do regime de admisso temporria a entrega dos bens Fazenda Nacional, aps o recolhimento dos tributos relativos nacionalizao. e) A reexportao de bens admitidos temporariamente uma hiptese de extino do regime aduaneiro especial de admisso temporria.

GABARITO LISTA DE QUESTES N 01 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. C E C E E E C E C C 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. C E C E C C C C E E 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. C E C C C C C E E C 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. C C C C E E C E Letra B C 41. 42. 43. 44. C E C C

GABARITO LISTA DE QUESTES N 02 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Errado Letra D Letra C Letra B Letra D Letra C Letra C Letra A Letra A Letra A 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra B C B C C E A D B C 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. Letra B Letra A Letra B Certo Errado Letra D Letra E Letra B Letra A Errado 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. Letra C Certo Letra D Letra A Letra A Certo Errado Certo Certo Errado 41. 42. 43. 44. 45. Errado Certo Errado Letra D Letra D

Prof. Ricardo Vale

www.estrategiaconcursos.com.br

119 de 119

Anda mungkin juga menyukai