Anda di halaman 1dari 19

1

Desenvolvimento de circuitos simples


01)

02)

Pneumtica e Eletropneumtica

2 03)

04) Desenvolver o sistema pneumtico para comandar um Cilindro de Dupla Ao, por comando muscular direto. Instalar uma vlvula de segurana para despressurizao do sistema.

05) Desenvolver o sistema pneumtico para comandar um Cilindro de Dupla Ao, utilizando uma vlvula de simples piloto por comando indireto.

Pneumtica e Eletropneumtica

3 06) Desenvolver o sistema pneumtico para comandar um Cilindro de Dupla Ao, utilizando uma vlvula de duplo piloto. Instalar uma vlvula de segurana para despressurizao do sistema.

07) Desenvolver o sistema pneumtico para comandar um Cilindro de Dupla Ao, utilizando uma vlvula de duplo piloto, sendo que o avano ser acionado por um boto e o retorno do cilindro ser acionado por apenas quando este alcanar o final do curso avanado.

08)

Pneumtica e Eletropneumtica

4 09)

10) Comando de um Cilindro DA, sendo com controle de velocidade no avano e intensificao da velocidade no recuo da haste.

11) Desenvolver o sistema pneumtico para comandar um Cilindro de Dupla Ao, utilizando uma vlvula de duplo piloto, sendo que o incio do funcionamento ser acionado por um Pneumtica e Eletropneumtica

5 boto/trava, depois disso o cilindro permanecer avanando e recuando a haste, at que o boto/trava novamente seja acionado.

Representao da sequencia de movimentos


Quando os procedimentos de comando so um pouco mais complicados, e devem-se reparar instalaes de certa envergadura, de grande ajuda para o tcnico de manuteno dispor dos esquemas de comando, e seqncias, segundo o desenvolvimento de trabalho das mquinas.

Existem vrias formas de representar a seqncia de movimentos de um sistema pneumtico, como a representao por setas, por tabela ou por descrio. Todavia, dois tipos de representao so os mais utilizados, a representao algbrica e a representao grfica. No caso da representao algbrica, esta consiste em colocar ao lado da letra representativa do atuador, um sinal de mais (+) indicando que o mesmo ir avanar e um sinal de menos (-) indicando que o mesmo ir recuar. A+ B+ A- BSobre a representao grfica, cada atuador dever ter duas linhas horizontais do grfico, sendo que a superior indica o estado de haste avanada e a inferior o estado de haste recuada. Quando a linha estiver inclinada na ascendente, indica que o atuador est avanando, enquanto que estando a linha na descendente, indica que o atuador est recuando a haste. Os movimentos dos atuadores so representados pelas colunas, onde cada movimento tem uma coluna especfica.

Pneumtica e Eletropneumtica

Desenvolvimento de circuitos sequenciais


12)Sistema pneumtico da seqncia A+ B+ A- B-, com controle de velocidade nos movimentos dos cilindros e comando bimanual para avano do cilindro A.

13) Desenvolver o sistema pneumtico da seqncia A+ B+ (A- B-), sendo que o cilindro B ser um Cilindro de Simples Ao com retorno por mola. Instalar uma vlvula de segurana para despressurizao do sistema.

Pneumtica e Eletropneumtica

7 14) Desenvolver o sistema pneumtico da seqncia A+ B+ C+ A- B- C-, sendo que todos os atuadores sero de Dupla Ao. O Cilindro C deve ter controle de velocidade no avano, enquanto que o cilindro B deve ter uma vlvula de escape rpido para o recuo.

15) Sistema pneumtico da seqncia A+ B+ A- B- (contnuo), com controle de velocidade nos movimentos do cilindro B e comando bimanual para avano do cilindro A.
C ilindro A C ilindro B

R1

R2

R3

R4

B0

Pneumtica e Eletropneumtica

8 16) Sistema pneumtico da seqncia A+ B+ B- A-.

17) Sistema pneumtico da seqncia A+ B+ B- A- (contnuo), desenvolvido pelo mtodo cascata.

Pneumtica e Eletropneumtica

9 18) Desenvolvimento de um sistema pneumtico da seqncia A+ B+ B- A- (nico), pelo mtodo cascata. Instalar uma vlvula de segurana para despressurizao do sistema.

19) Desenvolvimento de um sistema pneumtico da seqncia A+ B+ C+ (B- C-) A-, pelo mtodo cascata. Instalar uma vlvula de segurana para despressurizao do sistema.

Pneumtica e Eletropneumtica

10 20) Desenvolvimento de um sistema pneumtico da seqncia A+ B+ B- C+ C- A-, pelo mtodo cascata. Instalar uma vlvula de segurana para despressurizao do sistema.

Introduo automao Eletropneumtica


A eletricidade tem sido um caminho usado pelo homem para lhe proporcionar benefcios no dia-a-dia. Podemos notar que a sua transformao, como uma forma de energia em outros tipos de energia, tem trazido grandes vantagens. Entretanto, ela precisa ser muito bem conhecida para poder ser usufruda em sua forma completa, sem oferecer perigo ao usurio. Quando acionamos um boto para acender uma lmpada, ligamos um ventilador, energizamos uma bobina, estamos desencadeando um mecanismo extremamente complexo. E tal fato nos passa despercebido devido aparente simplicidade de tais operaes. Para trabalharmos com eletropneumtica, devemos primeiramente conhecer alguns conceitos bsicos de eletricidade. Tenso eltrica: a diferena de potencial entre dois plos, podendo ser contnua, onde os plos positivo e negativo no se alternam, ou ento pode ser alternada, onde os plos positivo e negativo se alternam durante o tempo, em uma freqncia denominada hertz. Se em um condutor houver um movimento de eltrons de valncia, este movimento ter sido motivado por uma diferena de "presso" eltrica entre os extremos deste condutor. Se em um dos extremos houver um excesso de eltrons, e no outro extremo, uma deficincia de eltrons, surgir entre estes extremos um campo eletrosttico. Os eltrons sero repelidos pelo ponto carregado negativamente e atrados pelo extremo carregado positivamente. A esta "diferena de presso" d-se o nome de" potencial"; no caso para eletricidade, potencial eltrico ou "tenso eltrica". Pneumtica e Eletropneumtica

11 A unidade de medida para "tenso eltrica" o volt (smbolo V) em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta (1745-1827).

Corrente eltrica: o movimento ordenado dos eltrons em um condutor, sujeito a uma DDP, ou seja, por onde os eltrons passam para chegar ao plo positivo. Entre dois pontos onde existe uma tenso eltrica, por exemplo os plos de uma bateria, ao se estabelecer uma ligao condutora entre estes pontos, haver um fluxo de eltrons atravs da ligao buscando equilbrio de cargas. A esta ligao denomina-se "circuito de corrente" ou "circuito eltrico" e ao fluxo de eltrons de "corrente eltrica". Os portadores de carga negativa (eltrons), movimentam-se, quando o interruptor fechado, do polo negativo para o polo positivo. Este o sentido de fluxo dos eltrons. Alm dos portadores de carga negativa, existem tambm os portadores de carga positiva, cujo sentido de movimento, por exemplo, num acumulador, do polo positivo para o negativo. Antes que a Fsica descobrisse a existncia dos eltrons, a direo da corrente estava baseada nos portadores de carga positiva. Resistncia eltrica: ocasionada pela oposio passagem dos eltrons, pelos tomos do condutor, sendo que esta resistncia tem como resultante o efeito Joule, que o efeito de aquecimento do conduto eltrico. A corrente que circula atravs de um circuito eltrico, depende no s da tenso que esta sendo aplicada, mas tambm depende das propriedades inerentes ao circuito. Estas propriedades decorrem; da natureza do material do condutor, que para diversos tipos, mantendo-se a mesma tenso, provocaro intensidades diferentes de corrente, da rea da seco transversal do condutor; e da natureza do material do elemento consumidor. Em qualquer caso, tambm se verifica a produo de calor. Esta propriedade que possui as matrias de alterar a corrente eltrica, ou seja, de se opor a passagem da corrente, assim como de produzir calor, chama-se "resistncia eltrica". A unidade de medida adotada para resistncia eltrica, e o "Ohm", em homenagem ao fsico alemo Ohm (1787-1845). O smbolo para esta unidade o (Omega, letra grega maiscula). Lei de Ohm: 1 Ohm igual a resistncia eltrica entre dois pontos de um condutor metlico em forma de fio, homogneo, uniformemente temperado, na qual uma tenso eltrica de 1 Volt, aplicada a estes pontos, produz uma corrente eltrica de intensidade igual a 1 Ampre. Segundo a resistncia que oferecem a passagem da corrente, os materiais se classificam em: isolantes, condutores e semicondutores. Potncia eltrica: a energia liberada pelos eltrons em um determinado tempo, ou seja, o esforo feito pelos eltrons para chegarem do plo negativo ao plo positivo. Paralelamente a tenso, corrente e resistncia, existe ainda uma outra grandeza freqentemente utilizada para os clculos de um circuito eltrico. Esta grandeza denominada "potncia", definida como sendo a razo de um trabalho, e obtida do produto da tenso pela corrente em um circuito de corrente contnua. Pneumtica e Eletropneumtica

12 A unidade utilizada para potncia e o "Watt" (W), em homenagem ao engenheiro escocs James Watt (1736-1819). As medidas eltricas realizadas podem ser atravs de Voltmetros, Ampermetros, Ohmmetros ou Frequencmetros, de acordo com o solicitado.

Elementos para eletro comandos


Os elementos utilizados para eletro comandos em sistemas eletropneumticos, so distribudos basicamente em trs categorias distintas, sendo as seguintes: Elementos de entrada de sinal eltrico; Elementos de processamento de sinal eltrico; Elementos de sada de sinal eltrico; Elementos de entrada de sinal eltrico Os componentes de entrada de sinais eltricos so aqueles que emitem informaes ao circuito por meio de uma ao muscular, mecnica, eltrica, eletrnica ou combinao entre elas. Entre os elementos de entrada de sinais podemos citar as botoeiras, as chaves fim de curso, os sensores de proximidade e os pressostatos, entre outros, todos destinados emitir sinais para energizao ou desenergizao do circuito ou parte dele. Botoeiras: so elementos de comutao de contatos, com a finalidade de ligar ou de desligar algum componente, geralmente possui um contato aberto e outro fechado. Estas botoeiras podem ser com o acionamento por impulso, por trava ou por chave seletora; Chave fim-de-curso: so elementos para a comutao de contatos, Tambm com a finalidade de ligar ou desligar algum componente, porm estes ficam montados no curso da haste do cilindro ou das partes mveis, para deteco da posio dos mesmos. Este tipo de chave necessita de contato fsico com o came acionador, para ser acionado, sendo que quanto ao tipo pode ser acionado por pino, por rolete ou por gatilho; Pressostato: So chaves eltricas acionadas atravs da presso pneumtica de um circuito. A presso de acionamento previamente ajustada atravs um ajuste de aperto sobre uma mola ou eletronicamente. Tambm podemos ter os transdutores de presso eletrnicos, que so dispositivos que geram um sinal eltrico analgico, proporcional ao valor da presso que so submetidos. Estes dispositivos vm sendo largamente utilizados em aplicaes como monitorao e, ou controle de processos envolvendo presso, foras de cilindros, nvel de lquidos etc. O sinal de sada gerado pelo transmissor pode ser em corrente e, ou em tenso. O principio de funcionamento dos transmissores baseia-se na tcnica piezo resistiva (strain-Gauge-semicondutor) que hoje a mais a tcnica mais usada mundialmente proporcionando uma operao confivel e alta preciso nas leituras. Sensores de proximidade: Como as chaves fins-de-curso, estes tambm monitoram a posio da haste do cilindro ou da carga, porm no necessitando de contato fsico com a mesma, a comutao acontece somente pela proximidade. Estes sensores podem ser magnticos, indutivos, capacitivos, ticos ou ultrassnicos. - Sensor magntico: Estes elementos so especialmente vantajosos quando se necessita alto nmero de ciclos, quando no h espao suficiente para a montagem de chaves fim de curso convencionais, ou quando so solicitadas sob condies ambientais adversas (poeira, umidade, etc.). Construtivamente tratam-se de dois contatos colocados no interior de uma ampola de vidro preenchida com um gs inerte. Esta ampola colocada Pneumtica e Eletropneumtica

13 num invlucro que posteriormente preenchido com resina sinttica, servindo assim de base para o conjunto. - Sensor indutivo: Os sensores indutivos esto constitudos por um circuito oscilador, um circuito de disparo e um circuito amplificador. So capazes de detectar materiais metlicos, a uma distncia que oscila de 0 2mm, dependendo tambm do tamanho do material a ser detectado e das caractersticas especificadas pelos diferentes fabricantes. - Sensor capacitivo: Os sensores capacitivos reagem a todos os materiais, metlicos ou no . O princpio de funcionamento baseia-se na gerao de um campo eltrico atravs de um oscilador, controlado por um capacitor. O capacitor formado por duas placas metlicas, carregadas com cargas eltricas opostas, montadas na face sensora, de forma a projetar o campo magntico para fora do sensor, formando desta forma um capacitor que possui como dieltrico o ar. Este tipo de sensor registra a presena de qualquer tipo de material. A distncia de deteco varia de 0 20mm, dependendo da massa do material a ser detectado e das caractersticas determinadas pelo fabricante do sensor. - Sensor ptico: O princpio de funcionamento dos sensores ticos baseia-se na existncia de dois componentes, o emissor e o receptor. O emissor, na maioria das vezes um fotodiodo, ou seja, a fonte de luz que cria a regio ativa do sensor, enquanto que o receptor um componente fotoeltrico, que monitora continuamente a intensidade da luz que o atinge. Este tipo de sensor pode ter o emissor e o receptor separados fisicamente, emissor e receptor no mesmo corpo utilizando um espelho refletor, ou ento emissor e receptor no mesmo corpo sem a necessidade do espelho. Sensor ultrassnico: Este tipo de sensor emite ondas sonoras, que quando alcanam a massa do elemento a ser detectado, retornam ao sensor. O tempo em que a onda, ou seja, o eco leva para retornar ao sensor, determina a distncia do elemento. Um exemplo prtico que podemos citar o sonar de navios.

Pneumtica e Eletropneumtica

14

Elementos de processamento de sinal eltrico Os componentes de processamento de sinais eltricos so aqueles que recebem os sinais de entrada, analisam e processam estes sinais e depois emitem o sinal j trabalhado, para os elementos de sada de sinal, que so os consumidores. Entre estes elementos de processamento podemos ter os rels auxiliares, os contatores, os contadores de ciclos, os temporizadores e em casos mais complexos, o Controlador Lgico Programvel (CLP). Rel Auxiliar : so elementos que recebem um sinal eltrico na bobina de acionamento e comutam os contatos, com a finalidade de energizar ou desenergizar algum elemento de sada do sinal; Contator: so elementos, que como os rels auxiliares, tambm tm uma bobina interna energizada, fazendo com que os contatos sejam comutados. A diferena bsica do rel auxiliar para o contator que o contator seve ser utilizado para cargas eltricas maiores; Contador de ciclos: so elementos que efetuam a contagem de ciclos ou manobras, atravs da recepo de sinais eltricos, sendo que tambm podem executar paradas e reincio de funcionamento do sistema. Esta automao conseguida pela utilizao de contatos NA e NF internos d contador. Rel temporizador: este tipo de rel efetua a contagem de um tempo pr-setado em seu comando,sendo utilizado sempre que o sistema eletropneumtico necessitar desta automatizao. Quanto a temporizao, este pode ser basicamente de duas formas, por retardo na energizao, que aps receber o sinal eltrico retarda a energizao dos contatos de sada, pelo tempo pr-setado no comando; tambm encontraremos por retardo na desenergizao, que aps ser extinto o sinal eltrico de entrada, retarda a desenergizao dos contatos de sada, pelo tempo pr-setado no comando. Controlador Lgico Programvel: Para desenvolvimento de comandos mais complexos, podemos fazer uso do CLP, que recebendo um sinal de entrada, o processa e imediatamente emite o sinal de sada. Outra vantagem do CLP, o fato de que havendo incremento do equipamento, podemos apenas alterar o programa, enquanto que de outra forma, deveramos alterar o painel.

Pneumtica e Eletropneumtica

15

Pneumtica e Eletropneumtica

16

Elementos de sada de sinal eltrico Os componentes de sada de sinais eltricos so aqueles que convertem os sinais que foram processados em energia mecnica de movimento, luminosa, dentre outras. Entre os muitos elementos de sada de sinais disponveis no mercado, os que nos interessam mais diretamente so os indicadores luminosos e sonoros, bem como os solenides aplicados no acionamento eletromagntico de vlvulas hidrulicas e pneumticas. Os indicadores luminosos so lmpadas incandescentes ou LEDs, utilizadas na sinalizao visual de eventos ocorridos ou prestes a ocorrer. So empregados, geralmente, em locais de boa visibilidade, que facilitem a visualizao do sinalizador. Os indicadores sonoros so campainhas, sirenes, cigarras ou buzinas, empregados na sinalizao acstica de eventos ocorridos ou prestes a ocorrer. Ao contrrio dos indicadores luminosos, os sonoros so utilizados, principalmente, em locais de pouca visibilidade, onde um sinalizador luminoso seria pouco eficaz. Sinalizador Luminoso: so elementos que recebem um sinal eltrico j processado e convertem em luminosidade, com o objetivo de indicar um estado do sistema; Sinalizador Sonoro: so elementos que recebem um sinal eltrico j processado e convertem em rudo, com o objetivo de tambm indicar um estado do sistema;

Solenide: Os solenides Os solenides so bobinas eletromagnticas que, quando energizadas, geram um campo magntico capaz de atrair elementos com caractersticas ferrosas, comportando-se como um im permanente. Numa eletrovlvula, hidrulica ou pneumtica, a bobina do solenide enrolada em torno de um magneto fixo, preso carcaa da vlvula, enquanto que o magneto mvel fixado diretamente na extremidade do carretel da vlvula. Quando uma corrente eltrica percorre a bobina, um campo magntico gerado e atrai os magnetos, o que empurra o carretel da vlvula na direo oposta do solenide que foi energizado. Dessa forma, possvel mudar a posio do carretel no interior da vlvula, por meio de um pulso eltrico. Embora as vlvulas de grande porte possam ser acionadas diretamente por solenide, a tendncia fazer vlvulas de pequeno porte, acionadas por solenide e que servem de pr-comando (vlvulas piloto), pois emitem ar comprimido para acionamento de vlvulas maiores (vlvulas principais). As vlvulas possuem um enrolamento que circunda uma capa de material magntico, contendo em seu interior um induzido, confeccionado de um material Pneumtica e Eletropneumtica

17 especial, para evitar magnetismo remanescente. Este conjunto (capa + induzido) roscado a uma haste (corpo), constituindo a vlvula.

O induzido possui vedaes de material sinttico em ambas as extremidades, no caso da vlvula de 3 vias, e em uma extremidade, quando de 2 vias. mantido contra uma sede pela ao de uma mola. Sendo a vlvula N.F., a presso de alimentao fica retida pelo induzido no orifcio de entrada e tende a desloc-lo. Por este motivo, h uma relao entre o tamanho do orifcio interno de passagem e a presso de alimentao. A bobina energizada pelo campo magntico criado e o induzido deslocado para cima, ligando a presso com o ponto de utilizao, vedando o escape. Desenergizando-se a bobina, o induzido retoma a posio inicial, e o ar emitido para a utilizao, tem condies de ser expulso para a atmosfera. Esta vlvula freqentemente incorporada em outras, de modo que ela (vlvula piloto) e a principal formem uma s unidade, como veremos em alguns casos adiante. Com as trocas das funes de seus orifcios, pode ser utilizada como N.A. Na maioria dos acionamentos eltricos em pneumtica, este ocorre indiretamente, ou seja, o induzido libera a passagem do ar comprimido at a cmara de pilotagem da vlvula principal.

Pneumtica e Eletropneumtica

18

Tabela 6 Defeitos, causas e solues


DEFEITOS Solenide no atua Solenide vibrando CAUSAS POSSVEIS 01. Falta de corrente eltrica. 02. Bobina queimada. 03. Carretel da vlvula trancado 04. Baixa tenso. 05. Componente eltrico defeituoso. 06. Suprimento deficiente de energia. SOLUES - Verificar circuito eltrico - Efetuar a troca da bobina - Efetuar a limpeza do sistema. - Verificar circuito eltrico (componentes) - Colocar estabilizador de tenso.

Pneumtica e Eletropneumtica

19
Zumbido solenide no 07. Sujeira entre os contatos "T" x armadura 08. Mau assentamento entre os contatos, provocado pela inverso da posio do martelo. - Efetuar a limpeza. - Lixar, com uma lixa fina, o martelo e a carcaa, para ajustar os contatos, limpar. - Trocar o solenide completo se no houver mais possibilidade de ajustagem. - Vide 3 e 4 - Vide 3 e 4 - Verificar circuito eltrico e - Colocar uma lmpada em paralelo c/cada bobina. - Verificar componentes circuito eltrico. do

Queima da bobina

09. Solenide vibrando. 10. Martelo no fecha completamente. 11. Acionamento simultneo de 2 solenides da mesma vlvula. 12. Corrente residual (Possibilidade do mesmo c/o solenide desligado, circular pela bobina uma corrente relativamente alta, com baixa voltagem provocando aquecimento. 13. Oscilaes de voltagem.

- Usar estabilizador.

Pneumtica e Eletropneumtica

Anda mungkin juga menyukai