Anda di halaman 1dari 80

ndice

1. Objectivos do Caderno de Apo 2. Importncia das cincias no 3. Competncias a desenvolve

io ao Professor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

... 2

currculo do Ensino Bsico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ... 3

r pelos alunos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ... 3 l.......... 5


. . . 35

4. Uma calendarizao possve 5. Fichas de diagnstico

de pr-requisitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

6. Recursos complementares ao 6.1 Textos de apoio . . . . . . . . . . . . .

manual . 39

. . . . . . . . . . . . . 39 6.2 Notcias dos media . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 6.3 Adivinhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57

da Informao e Comunicao . . . . . . . . 58 7.1 Manual Multimdia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58 7.2 WebQuests . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58


8. Bibliografia e stios da Interne 9. Respostas s questes inte

7. Utilizao das Tecnologias

t . . . . . . . 72

rcalares do manual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76

1. OBJECTIVOS DO CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR


O Caderno de Apoio ao Professor tem como principal objectivo disponibilizar informao e um vasto leque de recursos complementares para os professores que se encontram a trabalhar com o manual 9 CFQ. Os recursos aqui disponibilizados podero ser importantes instrumentos para que os professores, em conjunto com os seus alunos, concretizem da melhor forma o estudo do tema Viver melhor na Terra, que integra o Programa do 9. ano da disciplina de Cincias Fsico-Qumicas. Neste Caderno comeamos por destacar o importante papel das cincias no currculo do Ensino Bsico, seguindo-se as competncias especficas, cujo desenvolvimento se preconiza em diferentes domnios, como o conhecimento, o raciocnio, a comunicao e as atitudes. Para o desenvolvimento das vrias competncias neste nvel de escolaridade fundamental que os alunos tenham adquirido, em nveis anteriores, determinados pr-requisitos. Com o propsito de diagnosticar a presena de tais conhecimentos e, se for o caso, de remediar a sua ausncia, apresentam-se trs fichas fotocopiveis, correspondentes a cada um dos trs captulos do manual, que podero ser usadas pelos professores. Apresenta-se tambm neste Caderno uma possvel calendarizao das actividades lectivas, em cumprimento do Programa. Incluem-se, ainda, alguns aprofundamentos e extenses, nomeadamente notcias de cincia difundidas pelos media e um conjunto de adivinhas para os alunos, que se centram em conceitos fundamentais relativos s diversas temticas do Programa. Fornecem-se ainda pistas para explorar em trabalho em grupo, provindo a maioria dos recursos utilizados da Internet WebQuests. Este Caderno de Apoio ao Professor apresenta sugestes de bibliografia e uma breve descrio dos stios sugeridos no manual. Termina com as respostas s questes intercalares do manual.

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

2. IMPORTNCIA DAS CINCIAS NO CURRCULO DO ENSINO BSICO


A cincia transformou e transforma o modo como pensamos o mundo em que vivemos, incluindo ns prprios. O conhecimento do mtodo da cincia um valioso contributo para o desenvolvimento pessoal. Os jovens lucram em adquirir literacia cientfica, que compreende o conhecimento das principais descobertas cientficas e tecnolgicas, as respectivas implicaes sociais, assim como as atitudes que propiciam essas descobertas. O papel da cincia e da tecnologia no nosso dia-a-dia exige uma populao com conhecimentos e compreenso suficientes para entender e seguir debates sobre temas cientficos e tecnolgicos. No entanto, o conhecimento cientfico no se adquire simplesmente pela vivncia de situaes quotidianas pelos alunos, por muito teis que estas sejam. necessria uma interveno planeada do professor, a quem cabe a responsabilidade de sistematizar os conhecimentos, de acordo com o nvel etrio dos alunos e o contexto da escola. O ensino da cincia no Ensino Bsico visa proporcionar uma preparao inicial (que ser aprofundada no Ensino Secundrio), dando aos alunos a possibilidade de: despertar a curiosidade acerca do mundo sua volta e criar um sentimento de admirao, entusiasmo e interesse pela cincia; adquirir uma compreenso geral e alargada das ideias mais importantes e das estruturas explicativas da cincia, bem como dos procedimentos da investigao cientfica; questionar o comportamento humano, bem como o impacto da cincia e da tecnologia no nosso ambiente e na nossa cultura em geral.
Adaptado de Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais, 2001

3. COMPETNCIAS A DESENVOLVER PELOS ALUNOS


Devem ser desenvolvidas competncias especficas em diferentes domnios, como o do conhecimento (substantivo, processual ou metodolgico e epistemolgico), do raciocnio, da comunicao e das atitudes. Tal exige o envolvimento dos alunos na aprendizagem, atravs das vrias experincias educativas que a escola lhes proporciona. Estas, por um lado, devero ir ao encontro dos interesses dos alunos e, por outro, estar em conformidade com a realidade da sociedade em redor. Os domnios que a seguir se mencionam (Tabela 1) no so compartimentos estanques. Nem as sugestes apresentadas esgotam um determinado domnio nem sequer existe sequncia e hierarquizao entre os diferentes domnios. As competncias no devem ser entendidas cada uma por si, mas sim em conjunto. Desenvolvem-se em simultneo e de uma forma transversal no decorrer das experincias educativas, com graus de profundidade diferentes nos trs ciclos de escolaridade.

Tabela 1: Competncias especficas para a literacia cientfica dos alunos no final do Ensino Bsico
Substantivo Sugere-se a anlise e discusso de evidncias, situaes problemticas, que permitam ao aluno adquirir conhecimentos cientficos apropriados, de modo a interpretar e compreender leis e modelos cientficos, reconhecendo as vantagens e limitaes da cincia e da tecnologia na resoluo de problemas pessoais, sociais e ambientais.
Conhecimento

Processual Pode ser vivido atravs da realizao de pesquisa bibliogrfica, observao, execuo de experincias, individualmente ou em equipa, avaliao dos resultados obtidos, planeamento e realizao de investigaes, elaborao e interpretao de representaes grficas onde os alunos utilizem dados matemticos e estatsticos. Epistemolgico Prope-se a anlise e debate de relatos de descobertas cientficas, nos quais se evidenciem xitos e fracassos, formas de trabalho e persistncia de diferentes cientistas, influncias da sociedade sobre a cincia, possibilitando ao aluno confrontar as explicaes cientficas com as do senso comum e, alm disso, confrontar a cincia com a arte, a religio e outras actividades humanas.
Sugerem-se, sempre que possvel, situaes de aprendizagem centradas na resoluo de problemas, com interpretao de dados, formulao de problemas e de hipteses, planeamento de investigaes, previso e avaliao de resultados, estabelecimento de comparaes, realizao de inferncias, generalizao e deduo. Tais situaes devem promover o pensamento criativo e crtico, relacionando evidncias e explicaes, confrontando diferentes perspectivas de interpretao cientfica, construindo e/ou analisando situaes alternativas que exijam a proposta e a utilizao de estratgias cognitivas diversificadas. Propem-se experincias educativas que incluem o uso da linguagem cientfica, mediante a interpretao de fontes de informao diversas com distino entre o essencial e o acessrio, a utilizao de modos diferentes de representar essa informao, a vivncia de situaes de debate que permitam o desenvolvimento das capacidades de exposio de ideias, defesa e argumentao, o poder de anlise e de sntese e a produo de textos escritos e/ou orais onde se evidencie a estrutura lgica do texto em funo da abordagem do assunto. Sugere-se que estas experincias educativas contemplem tambm a cooperao na partilha de informao e a apresentao dos resultados de pesquisa, utilizando, para o efeito, meios diversos, incluindo as novas tecnologias de informao e comunicao. Apela-se concretizao de experincias educativas onde o aluno desenvolva atitudes inerentes ao trabalho cientfico, como a curiosidade, a perseverana e a seriedade no trabalho (respeitando e questionando os resultados obtidos), a reflexo crtica sobre o trabalho efectuado, a flexibilidade para aceitar o erro e a incerteza, a reformulao do trabalho, o desenvolvimento do sentido esttico (de modo a apreciar a beleza dos objectos e dos fenmenos fsico-naturais), o respeito pela tica e a sensibilidade para trabalhar em cincia, avaliando sempre o seu impacto no ambiente e na sociedade.

Atitudes

Comunicao

Raciocnio

Adaptado de Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais

Para desenvolver as competncias definidas, o ensino das cincias no Ensino Bsico est organizado em torno de quatro temas organizadores: Terra no espao, Terra em transformao, Sustentabilidade na Terra e Viver melhor na Terra. Apresentam-se em seguida as competncias a desenvolver nos alunos para o tema Viver melhor na Terra, atravs de uma planificao que inclui os recursos do manual e do caderno de actividades.

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

4. UMA CALENDARIZAO POSSVEL


O incio do ano lectivo exige um grande trabalho de planificao e calendarizao por parte do professor. A elaborao de um plano to importante como a capacidade de o abandonar, ainda que parcialmente. Uma aula deve acontecer, isto , deve ser viva e dinmica, tendo em conta o complexo de inter-relaes humanas, a diversidade de interesses e as caractersticas dos alunos, e no ser um decalque rgido de um plano que est no papel. Mas tal no implica que se perca o fio condutor de uma planificao. Significa que o plano deve ser flexvel, de modo a permitir ao professor inserir novos elementos e mudar de rumo, se assim o exigirem as necessidades e/ou interesses da turma. Sem prejuzo de uma salutar flexibilidade curricular, apresenta-se a seguir uma calendarizao que pode servir de base ao trabalho de planificao anual do professor. O estudo das Cincias Fsico-Qumicas no 9. ano ir desenvolver-se ao longo de 35 semanas previstas, com uma carga semanal de duas aulas, a que corresponde um total de 70 aulas de 45 minutos cada. Destas, apenas 60 aulas contemplam o desenvolvimento programtico proposto, ficando as restantes 10 aulas agrupadas na categoria Actividades Complementares/Imprevistas. Aqui inserem-se no s aulas e/ou situaes imprevistas a serem geridas pelo professor tendo em conta as caractersticas da turma, mas tambm as aulas destinadas avaliao.

6
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Captulo I Em Trnsito
Objectivos Actividades Competncias

Questo orientadora

1.1 MOVIMENTOS NA TERRA E SINISTRALIDADE RODOVIRIA Reconhecer que repouso e movimento so conceitos relativos. Definir referencial. Classificar em repouso ou em movimento o estado cintico de um corpo, tendo em conta o referencial escolhido. Indicar um referencial em relao ao qual um corpo est em movimento ou em repouso. Tarefa do manual: pg. 21: 1.2 Ficha de trabalho n. 1 pg. 4 do Caderno de Actividades Questes do manual: pg. 21: 1.1 a 1.5 pg. 68: 1.22 a 1.28 Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Estaremos em movimento ou em repouso?

Referencial.

Como caracterizar um movimento?

Trajectria. Tipos de trajectrias.

Rapidez mdia.

Posio. Grficos posio-tempo.

Definir trajectria de um corpo. Classificar as trajectrias descritas por um corpo em rectilneas e curvilneas. Definir distncia percorrida. Determinar intervalos de tempo. Definir rapidez mdia. Indicar a unidade no SI de distncia percorrida, intervalo de tempo e rapidez mdia. Calcular a rapidez mdia, a distncia percorrida ou o intervalo de tempo a partir da equao de definio de rapidez mdia. Indicar o significado do valor de rapidez mdia de um corpo. Definir posio de um corpo. Construir e/ou interpretar grficos posio-tempo. Reconhecer que um grfico posio-tempo no indica a trajectria de um corpo. Obter experimentalmente grficos posio-tempo.

Tarefa do manual: pg. 19: 1.1

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

1.2 SEGURANA RODOVIRIA E VELOCIDADE Questes do manual: pg. 29: 1.6 e 1.7 pg. 69: 1.29 e 1.30 pg. 70: 1.31 Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

O que a velocidade instantnea de um corpo?

Velocidade instantnea.

Definir velocidade instantnea. Indicar a unidade de velocidade instantnea no SI. Distinguir velocidade instantnea de rapidez mdia. Caracterizar a velocidade de um corpo. Indicar que o vector velocidade tem sempre o sentido do movimento e sempre tangente trajectria do corpo em cada ponto. Reconhecer que a velocidade est sempre a variar nas trajectrias curvilneas. Traar o vector velocidade em diferentes pontos da trajectria de um corpo. Ficha de trabalho n. 1 pg. 4 do Caderno de Actividades

Que tipos de movimentos existem?

Movimento uniforme, acelerado e retardado.

Caracterizar movimentos uniformes, acelerados e retardados. Classificar o movimento de um corpo em uniforme, acelerado ou retardado. Construir e interpretar grficos velocidade-tempo. Determinar a distncia percorrida por um veculo a partir de um grfico velocidade-tempo. Definir acelerao mdia. Indicar o significado do valor da acelerao mdia de um corpo. Classificar a acelerao mdia como grandeza vectorial. Indicar a unidade de acelerao mdia no SI.

Tarefa do manual: pg. 28: 1.3


9 CFQ

Como varia a velocidade de um corpo ao longo do tempo?

Grficos velocidade-tempo.

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

O que a acelerao mdia?

Acelerao mdia.

Questes do manual: pg. 29: 1.8 pg. 69: 1.32 a 1.34 pg. 71: 1.35 a 1.37

8
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Ficha de trabalho n. 1 pg. 4 do Caderno de Actividades

Calcular o valor da acelerao mdia, da variao de velocidade ou do intervalo de tempo a partir da definio de acelerao. Classificar como uniformemente variado todo o movimento em que variaes de velocidade so iguais em intervalos de tempo iguais. Concluir que um movimento rectilneo uniforme no tem acelerao mdia. Distinguir os movimentos uniformemente acelerados dos uniformemente retardados. Classificar os movimentos em uniformes, uniformemente acelerados ou uniformemente retardados. Pesquisar, para vrios veculos, quais so os tempos mdios para atingir os 100 km/h e calcular as respectivas aceleraes mdias. Tarefa do manual: pg. 29: 1.4 Questes do manual: pg. 35: 1.9 pg. 71: 1.38 a 1.41

1.3 SEGURANA RODOVIRIA E DISTNCIA DE SEGURANA

Tempo de reaco.

Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

O que o tempo de reaco? E a distncia de reaco?

Distncia de reaco.

Definir tempo de reaco. Reconhecer que o tempo de reaco depende do condutor. Indicar quais os factores que fazem aumentar o tempo de reaco de um condutor. Definir e determinar distncia de reaco. Concluir que a distncia de reaco aumenta com o tempo de reaco. Definir tempo de travagem. Definir e determinar distncia de travagem Indicar de que factores depende a distncia de travagem. Definir distncia de segurana. Determinar a distncia de segurana de um veculo.

O que a distncia de segurana? Como se determina?

Distncia de segurana.

Ficha de trabalho n. 1 pg. 4 do Caderno de Actividades

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Actividade n.o 1 pg. 7 do Caderno de Actividades Tarefa do manual: pg. 35: 1.5

Reconhecer que quanto maior for a velocidade de circulao de um veculo maior ter de ser a distncia de segurana. Indicar algumas regras prticas para manter a distncia de segurana. Pesquisar e apresentar a informao recolhida sobre tcnicas de conduo defensiva de forma clara e sucinta.

1.4 FORAS E MOVIMENTOS Questo do manual: pg. 41: 1.10 Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Qual o efeito das foras?

Fora.

Tarefa do manual: pg. 45: 1.8


9 CFQ

Reconhecer que as foras resultam da interaco entre corpos. Indicar os vrios efeitos da aco de uma fora sobre um corpo. Indicar a unidade de fora no SI. Designar por dinammetro o nome do aparelho que mede a intensidade de uma fora. Construir um dinammetro rudimentar. Caracterizar uma fora indicando a sua direco, o seu sentido e a sua intensidade. Identificar foras: com a mesma direco e sentido; com a mesma direco e sentidos opostos; com direces perpendiculares. Definir fora resultante. Caracterizar a resultante de duas foras com: a mesma direco e sentido; a mesma direco e sentidos opostos; direces perpendiculares. Determinar experimentalmente o valor da fora resultante que actua sobre um corpo.

Questes do manual: pg. 41: 1.11 e 1.12 pg. 72: 1.42 e 1.43 Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Como determinar a resultante de vrias foras?

Fora resultante.

10
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Pesquisar e apresentar informao sobre as intensidades mdias das foras que actuam sobre os ocupantes de um automvel quando h uma coliso com outro. Questes do manual: pg. 45: 1.13 e 1.14 pg. 73: 1.44 a 1.47 pg. 74: 1.48

Tarefas do manual: pg. 39: 1.6 pg. 41: 1.7

Como relacionar a fora resultante com a variao da velocidade de um corpo?

Lei Fundamental da Dinmica.

Enunciar a Lei Fundamental da Dinmica. Reconhecer que, num movimento rectilneo, a fora resultante e a acelerao tm a mesma direco e sentido. Determinar a fora resultante ou a acelerao de um corpo a partir da Lei Fundamental da Dinmica. Reconhecer que, para o mesmo corpo, a fora resultante directamente proporcional acelerao, sendo a massa a constante de proporcionalidade. Reconhecer que, se a mesma fora resultante actuar sobre corpos de massas diferentes, a massa e a acelerao so inversamente proporcionais. Indicar a direco e sentido da velocidade, da acelerao e da fora resultante em movimentos uniformemente acelerados e uniformemente retardados. Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades Indicar que na queda livre de um corpo a nica fora que actua o seu peso. Determinar o peso de um corpo. Reconhecer que as foras actuam sempre aos pares. Enunciar a Lei do Par Aco-Reaco. Identificar pares aco-reaco em situaes concretas. Questo do manual: pg. 74: 1.50 Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades

Que foras existem numa coliso?

Peso.

Como calcular a intensidade das foras numa coliso?

Lei do Par Aco-Reaco.

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Lei Fundamental da Dinmica. Tarefas do manual: pg. 50: 1.9 pg. 51: 1.10

Reconhecer que a fora que actua num veculo numa coliso ser tanto maior quanto: maior for a velocidade do veculo antes de colidir; maior for a massa total do veculo; menor for o intervalo de tempo que dura a coliso. Determinar a intensidade da fora mdia que actua numa coliso a partir da Lei Fundamental da Dinmica. Justificar o uso de capots e porta-bagagens de material deformvel. Questes do manual: pg. 51: 1.15 pg. 74: 1.49

Por que motivo no se devem fazer travagens bruscas?

Lei da Inrcia.

Enunciar a Lei da Inrcia. Definir inrcia de um corpo. Reconhecer que a inrcia de um corpo aumenta com a sua massa.

Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades

1.5 FORAS E DISPOSITIVOS DE SEGURANA NA PREVENO DE ACIDENTES RODOVIRIOS Justificar a utilizao de apoios de cabea e de cintos de segurana com base na Lei da inrcia. Reconhecer que, em caso de coliso, o uso de cinto de segurana e do airbag faz aumentar o tempo de coliso do passageiro com o veculo. Determinar a fora mdia que actua durante uma coliso sobre um passageiro com cinto de segurana ou com airbag. Questes do manual: pg. 58: 1.16 e 1.17 pg. 74: 1.51 Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

9 CFQ

Para que servem os apoios de cabea nos carros?

Lei da Inrcia.

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Como funcionam os cintos de segurana? E os airbags?

Lei Fundamental da Dinmica.

11

12
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades Questes do manual: pg. 58: 1.18 pg. 74: 1.52 Tarefa do manual: pg. 58: 1.13

Presso.

Comparar as foras mdias que actuam durante uma coliso sobre um passageiro com e sem cinto de segurana. Relacionar a fora mdia que actua sobre um passageiro durante uma coliso com o peso do passageiro. Definir presso. Indicar a unidade de presso no SI. Determinar a presso exercida pelo cinto de segurana ou pelo airbag sobre o passageiro de um veculo durante uma coliso. Concluir que o cinto de segurana e o airbag distribuem a fora de coliso por uma rea maior, diminuindo a presso sobre o passageiro do veculo. Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades

Por que razo no se devem usar pneus carecas?

Fora de atrito.

Questo do manual: pg. 75: 1.53

Definir fora de atrito. Identificar situaes em que o atrito prejudicial e outras em que o atrito til. Explicar por que razo no se devem usar pneus carecas. Reconhecer que a intensidade da fora de atrito depende da rea das superfcies em contacto e da massa do corpo. Verificar experimentalmente de que factores depende a intensidade da fora de atrito. Reconhecer que a fora de atrito ser tanto maior quanto maior for a rugosidade das superfcies em contacto. Explicar de que modo a fora de resistncia do ar salva um pra-quedista.

Tarefas do manual: pg. 56: 1.11 pg. 58: 1.12

Por que razo um pra-quedista atinge o solo sem se magoar?

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

1.6 FORAS, FLUIDOS E ROTAES Por que razo conseguimos flutuar na gua? Definir impulso. Caracterizar a fora impulso. Enunciar a Lei de Arquimedes. Indicar de que factores depende a impulso. Questes do manual: pg. 65: 1.19 e 1.20 pg. 75: 1.54 Tarefas do manual: pg. 62: 1.14 pg. 65: 1.15 Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades Questes do manual: pg. 65: 1.21 pg. 75: 1.55 Ficha de trabalho n. 2 pg. 8 do Caderno de Actividades Verificar experimentalmente que, para o mesmo volume imerso, quanto maior for a densidade do fluido maior ser a intensidade da impulso. Indicar que, para corpos imersos no mesmo fluido, quanto maior for o volume imerso do corpo maior ser a intensidade da impulso.

Impulso.

Lei de Arquimedes.

Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Por que razo os barcos de ao flutuam no mar, mas um prego do mesmo material se afunda?

Por que motivo fcil nadar no Mar Morto?

Por que razo os volantes dos veculos pesados so maiores do que os dos veculos ligeiros?

Momento de uma fora.

9 CFQ

Indicar que o momento de uma fora exprime o efeito rotativo de uma fora. Reconhecer que o efeito rotativo de uma fora depende da intensidade da fora e da distncia ao eixo de rotao do ponto onde aplicamos a fora. Definir brao de uma fora. Definir momento de uma fora. Indicar a unidade de momento de uma fora no SI. Calcular o momento de uma fora.

Actividade n.o 2 pg. 13 do Caderno de Actividades Verificao e consolidao de conhecimentos globais: pg. 76 do manual: Ficha de trabalho n. 1 pg. 75 do manual: 1.56 mapa de conceitos global

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

13

14
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Captulo II Circuitos Elctricos e Electrnicos


Objectivos Actividades Competncias

Questo orientadora

2.1 CORRENTE ELCTRICA, CIRCUITO ELCTRICOS E GERADORES Reconhecer a importncia da electricidade no nosso quotidiano. Definir corrente elctrica como o movimento orientado (contnuo ou alternado) de partculas com carga elctrica (electres ou ies) atravs de um meio condutor. Questes do manual: pg. 87: 2.1 a 2.4 pg. 136: 2.27 a 2.30 Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

O que uma corrente elctrica? Como se cria?

Corrente elctrica.

O que um circuito elctrico?

Bons e maus condutores elctricos.

Tarefa do manual: pg. 87: 2.2

Geradores e receptores de corrente.

Diferena de potencial.

Reconhecer que a conduo elctrica um fenmeno muito rpido, apesar de o movimento ordenado de electres (ou ies) ser comparativamente lento. Dar exemplos de bons condutores elctricos e de isoladores. Pesquisar sobre materiais, tradicionalmente tidos como isoladores, mas que so afinal condutores e usados em tecnologia de ponta. Indicar os elementos necessrios para que se crie uma corrente elctrica. Dar exemplos de geradores. Identificar em situaes concretas o tipo de gerador que cria a corrente elctrica. Distinguir geradores de receptores. Dar exemplos de receptores. Reconhecer que todos os componentes de um circuito tm dois terminais. Definir diferena de potencial. Indicar a unidade SI de diferena de potencial.

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Concluir que no caso dos circuitos alimentados por pilhas ou baterias: fora do gerador, e percorrendo os outros componentes do circuito, os electres movem-se no sentido do plo negativo do gerador para o plo positivo; dentro do gerador, os electres movem-se no sentido do plo positivo para o plo negativo; a energia disponibilizada pelo gerador est relacionada com a sua tenso, U. Reconhecer que os electres perdem energia ao moverem-se ao longo do circuito, transferindo-a para a vizinhana. Identificar os componentes de um circuito pelos seus smbolos internacionais. Representar esquematicamente um circuito, sabendo a sua constituio. Concluir que para que haja corrente elctrica num circuito tem de existir, obrigatoriamente, um percurso fechado. Tarefa do manual: pg. 86: 2.1

2.2 GERADORES E TENSO ELCTRICA Questes do manual: pg. 95: 2.5 a 2.9 pg. 136: 2.31 e 2.32

9 CFQ

Como surgiu a primeira pilha?

Gerador electroqumico.

Corrente contnua e corrente alternada.

Descrever os passos a efectuar para construir uma pilha de Volta. Indicar a pilha de Volta como o primeiro gerador electroqumico. Distinguir corrente contnua de corrente alternada. Dar exemplos de geradores que criam corrente contnua ou corrente alternada. Indicar o valor de tenso nos terminais de uma tomada.

Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes. Tarefas do manual: pg. 94: 2.3 pg. 95: 2.4

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

importante saber a tenso fornecida por uma pilha?

15

16
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Associao em srie de geradores. Tenso.

Indicar o que sucede se um aparelho for ligado a uma tenso elctrica superior ou inferior indicada pelo fabricante. Reconhecer que uma forma de aumentar a tenso elctrica associar vrias pilhas em srie. Indicar que, numa associao em srie de pilhas, a tenso total a soma das tenses de cada pilha. Designar por voltmetro o aparelho que mede diferenas de potencial. Indicar como utilizar um voltmetro num circuito. Medir tenses nos terminais de geradores ou receptores. Exprimir a tenso em V, mV ou kV. Construir uma pilha. Recolher informao sobre os tipos de pilhas (reciclveis ou no) existentes no mercado e processos de reciclagem de pilhas.

2.3 INTENSIDADE DE CORRENTE E CHOQUES ELCTRICOS Reconhecer que a intensidade de corrente depende do nmero de electres que atravessam uma seco de um condutor numa unidade de tempo. Indicar a unidade de intensidade de corrente no SI. Indicar como instalar um ampermetro num circuito elctrico. Distinguir sentido convencional de sentido real da corrente elctrica. Questes do manual: pg. 103: 2.10 a 2.13 pg. 137: 2.33 a 2.35 Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Como saber se uma corrente elctrica mais ou menos intensa?

Intensidade de corrente.

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Quando que um choque elctrico perigoso? Reconhecer que o perigo da corrente elctrica est relacionado com a sua intensidade e no com a tenso que alimenta o circuito. Indicar de que depende o efeito da corrente elctrica no corpo humano. Indicar as possveis consequncias de um choque elctrico. Distinguir associao em srie de associao em paralelo. Identificar em esquemas de circuitos os dois tipos de associao: em srie ou em paralelo. Construir circuitos com associaes em srie e em paralelo. Tarefas do manual: pg. 102: 2.5 pg. 103: 2.6

O que so associaes de resistncias em srie e em paralelo?

Associaes em paralelo e em srie.

Como varia a intensidade da corrente nestas associaes?

9 CFQ

Indicar como varia a intensidade de corrente numa associao em paralelo e numa associao em srie. Verificar que numa associao em srie de lmpadas quanto maior for o nmero de lmpadas em srie, menor ser a intensidade de corrente que as atravessa e menor ser o seu brilho. Verificar que numa associao em paralelo de lmpadas o brilho das lmpadas no se altera mesmo quando aumenta o nmero de lmpadas e a intensidade da corrente que as percorre no se altera.

2.4 RESISTNCIA ELCTRICA E LEI DE OHM Definir resistncia. Definir resistividade. Questes do manual: pg. 111: 2.14 a 2.16 pg. 137: 2.36 a 2.38 pg. 138: 2.39

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

De que depende a resistncia de um condutor passagem de corrente elctrica?

Resistncia. Resistividade.

Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

17

18
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Indicar que a resistncia de um condutor depende da resistividade do material, comprimento e rea da sua seco recta. Classificar os materiais em condutores, semicondutores ou isoladores, conforme a sua resistncia seja baixa, mdia ou elevada. Indicar como varia a resistncia de um condutor com o seu comprimento e rea de seco recta. Indicar a unidade de resistncia no SI. Exprimir os valores de resistncia elctrica em , k, M ou m. Tarefa do manual: pg. 111: 2.8 Ficha de trabalho n.o 3 pg. 15 do Caderno de Actividades

Como determinar a resistncia de um condutor elctrico?

Lei de Ohm.

Como introduzir ou variar a resistncia num circuito?

Condutor hmico e no-hmico.

Determinar experimentalmente a resistncia de um condutor. Designar por ohmmetro o aparelho que mede o valor da resistncia de um condutor. Enunciar a Lei de Ohm. Determinar a resistncia de um condutor, aplicando a Lei de Ohm. Distinguir condutor hmico de no-hmico. Reconhecer que num circuito podem existir resistncias fixas ou resistncias variveis. Determinar experimentalmente o valor da resistncia de um condutor.

Actividade n.o 3 pg. 21 do Caderno de Actividades

2.5 EFEITOS DA CORRENTE ELCRICA, CONSUMOS ELCTRICOS E SEGURANA Indicar quais so os vrios efeitos da passagem da corrente elctrica. Dar exemplos de situaes onde se observa cada um dos efeitos da passagem da corrente elctrica. Questes do manual: pg. 119: 2.17 a 2.20 pg. 138: 2.39 a 2.41

Quais so os efeitos da corrente elctrica?

Efeitos da corrente elctrica.

Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Como determinar os nossos consumos elctricos? Tarefa do manual: pg. 119: 2.9

Potncia.

Ficha de trabalho n.o 4 pg. 22 do Caderno de Actividades Actividade n.o 4 pg. 24 do Caderno de Actividades

Definir potncia. Indicar o significado do valor de potncia de um aparelho. Indicar a unidade no SI de Potncia. Indicar o kW h como a unidade de energia utilizada para medir consumos elctricos. Calcular a potncia de um aparelho. Indicar a relao entre a potncia do aparelho, a tenso aplicada nos seus terminais e a intensidade de corrente que o percorre. Determinar a energia consumida por um aparelho. Concluir que: o consumo energtico de um aparelho ser tanto maior quanto maior for a sua potncia e o intervalo de tempo de funcionamento; se os aparelhos elctricos forem sujeitos mesma tenso, o mais potente ser atravessado por uma corrente de maior intensidade. Pesquisar sobre os tipos de lmpadas existentes no mercado, incluindo as economizadoras, e comparar as potncias, luminosidades e consumos energticos.

9 CFQ

O que um curto-circuito? Como prevenir acidentes com electricidade?

Curto-circuito.

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Regras de segurana.

Reconhecer que a corrente elctrica vai preferencialmente pelo caminho que oferece menor resistncia. Definir curto-circuito. Identificar em esquemas de circuitos elctricos os que traduzem situaes de curto-circuitos. Indicar algumas precaues a ter com a manipulao da corrente elctrica.

19

20
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

2.6 FENMENOS ELECTROMAGNTICOS E SUAS APLICAES

Corrente alternada.

Os fenmenos elctricos e magnticos so independentes? Reconhecer a interdependncia entre os fenmenos elctricos e magnticos. Reconhecer que os fenmenos electromagnticos esto na base da produo de corrente elctrica. Construir um electroman. Explicar o funcionamento de um electroman. Explicar o fenmeno da induo magntica. Designar os alternadores por geradores de correntes induzidas alternadas. Descrever como se produz corrente elctrica alternada numa central elctrica. Indicar a funo de um transformador. Indicar a constituio de um transformador. Distinguir transformador elevador de tenso de transformador abaixador de tenso. Descrever o transporte de corrente elctrica desde as centrais elctricas at nossas casas. Tarefas do manual: pg. 125: 2.10 pg. 135: 2.15

Induo magntica.

Questes do manual: pg. 125: 2.21 a 2.23 pg. 138: 2.42 e 2.43

Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Como se produz a corrente alternada que chega s nossas casas?

Alternador.

Ficha de trabalho n.o 5 pg. 25 do Caderno de Actividades Actividade n.o 5 pg. 27 do Caderno de Actividades

Como se transporta a corrente elctrica das centrais elctricas at s nossas casas?

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

2.7 CIRCUITOS ELECTRNICOS E APLICAES Distinguir circuito elctrico de circuito electrnico. Questes do manual: pg. 133: 2.24 a 2.26 pg. 139: 2.44 2 2.46 Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

O que distingue um circuito elctrico de um circuito electrnico?

Circuito electrnico.

Quais so os componentes de um circuito electrnico? E qual a sua funo?

Componentes electrnicos.

Dar exemplos de componentes electrnicos. Indicar a funo de alguns componentes electrnicos. Dar exemplos de equipamentos em que existem alguns dos componentes electrnicos estudados. Identificar em circuitos os componentes representados. Definir transdutores. Dar exemplos de transdutores de entrada e de sada. Indicar como ligar num circuito os vrios componentes electrnicos.

Tarefas do manual: pg. 125: 2.10 pg. 133: 2.13 pg. 135: 2.16 e 2.17

9 CFQ

Como ligar os vrios componentes electrnicos num circuito?

Verificao e consolidao de conhecimentos globais: pg. 140 do manual: Ficha de trabalho n. 2 pg. 139 do manual: 2.46 mapa de conceitos global.

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

21

22
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Captulo III Classificao dos Materiais


Objectivos Actividades Competncias

Questo orientadora

3.1 ESTRUTURA ATMICA Tomar conhecimento do carcter evolutivo da cincia na situao concreta do modelo atmico. Reconhecer o modelo da nuvem electrnica como o modelo atmico actual. Identificar pelas suas caractersticas as partculas constituintes dos tomos. Questes do manual: pg. 149: 3.1 a 3.5 pg. 234: 3.54 a 3.58 Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Como evoluiu a ideia de tomo at ao modelo actual?

Modelos atmicos.

Constituio dos tomos: electres, protes e neutres.

Qual a massa das partculas subatmicas de um tomo? Considerar o ncleo como o responsvel pela massa do tomo. Considerar a nuvem electrnica como a responsvel pelo tamanho do tomo.

Ncleo atmico e nuvem electrnica.

Localizar as diferentes partculas no ncleo e na nuvem electrnica.

Ficha de trabalho n. 6 pg. 28 do Caderno de Actividades

Tarefa do manual: pg. 149: 3.1

Actividade n. 6 pg. 31 do Caderno de Actividades

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos Actividades Competncias

Objectivos

3.2 TAMANHO E MASSA DOS TOMOS Reconhecer a pequenez de tamanho e massa dos tomos. Relacionar o conceito de massa atmica relativa com o nmero de vezes que um tomo mais pesado que o tomo mais leve, H. Reconhecer a igualdade entre o nmero de protes presentes no ncleo de um tomo e o nmero de protes presente no ncleo dos respectivos ies. Questes do manual: pg. 157: 3.6 a 3.12 pg. 234: 3.59 a 3.62 pg. 235: 3.63 a 3.69

Tamanho dos tomos.

Todos os tomos tm o mesmo tamanho? Todos os tomos tm a mesma massa?

Massa dos tomos.

Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

tomos e ies.

Nmero atmico e nmero de massa. Utilizar a representao para indicar o nmero atmico e o nmero de massa de um tomo.

O que o nmero atmico de um elemento? O que o nmero de massa de um tomo?

Compreender o significado de nmero atmico e de nmero de massa.

9 CFQ

O que so istopos?

Istopos de um elemento.

Identificar o significado de istopos. Reconhecer que a maioria dos elementos qumicos possui dois ou mais istopos naturais mas nem todos so estveis. Conhecer algumas aplicaes dos istopos no quotidiano.

Ficha de trabalho n. 6 pg. 28 do Caderno de Actividades Ficha de trabalho n. 7 pg. 32 do Caderno de Actividades Tarefa do manual: pg. 157: 3.2

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

23

24
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

3.3 NVEIS DE ENERGIA E DISTRIBUIO ELECTRNICA Reconhecer que os electres dos tomos s podem ter determinados valores de energia nveis de energia. Realizar a distribuio electrnica de alguns tomos. Questes do manual: pg. 161: 3.13 a 3.17 pg. 235: 3.70 e 3.71 Actividade n. 6 pg. 31 do Caderno de Actividades Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Como se distribuem os electres nos tomos do ponto de vista energtico?

Nveis de energia e distribuio electrnica.

O que so electres de valncia? Relacionar os tipos de ies que os tomos tm tendncia a formar com a sua configurao electrnica.

Identificar os electres de valncia como os electres do ltimo nvel de energia de cada tomo.

Ficha de trabalho n. 7 pg. 32 do Caderno de Actividades Tarefa do manual: pg. 161: 3.3 Actividade n. 7 pg. 35 do Caderno de Actividades

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

3.4 METAIS E NO-METAIS Reconhecer a existncia de duas classes de substncias elementares: metais e no-metais. Questes do manual: pg. 167: 3.25 e 3.26 pg. 235: 3.72 pg. 236: 3.73 a 3.75 Ficha de trabalho n. 8 pg. 36 do Caderno de Actividades Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Quais so as duas grandes classes de substncias elementares? Compreender as principais diferenas entre as propriedades fsicas de metais e no-metais.

Metais e no-metais.

Que diferenas existem entre as propriedades fsicas dos metais e dos no-metais? Compreender as principais diferenas entre as propriedades qumicas de metais e no-metais. Tarefas do manual: pg. 165: 3.4 pg. 166: 3.5 pg. 167: 3.6 pg. 233: 3.29

Propriedades fsicas e qumicas de metais e no-metais.

Que diferenas existem entre as propriedades qumicas dos metais e dos no-metais?

Actividade n. 8 pg. 37 do Caderno de Actividades

9 CFQ CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

25

26
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

3.5 DUAS FAMLIAS DE NO-METAIS Questes do manual: pg. 171: 3.20 e 3.21 Ficha de trabalho n. 9 pg. 38 do Caderno de Actividades Identificar os dois grupos mais caractersticos de elementos no-metlicos. Compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos gases nobres, raros ou inertes. Identificar elementos do grupo dos gases nobres, raros ou inertes com grande aplicao no quotidiano. Compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos halogneos. Identificar elementos do grupo dos halogneos. Tarefas do manual: pg. 169: 3.7 pg. 171: 3.8 Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Por que razo so pouco reactivos os gases raros?

Grupo dos gases raros, nobres ou inertes.

Como so os halogneos?

Grupo dos halogneos.

3.6 DUAS FAMLIAS DE METAIS Identificar os dois grupos mais caractersticos de elementos metlicos. Compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos metais alcalinos. Identificar elementos do grupo dos metais alcalinos. Questes do manual: pg. 177: 3.22 a 3.24 pg. 236: 3.76 e 3.77 Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Como se caracterizam os metais alcalinos?

Grupo dos metais alcalinos.

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Como se caracterizam os metais alcalino-terrosos? Tarefas do manual: pg. 172: 3.9 pg. 177: 3.10 Actividade n. 9 pg. 43 do Caderno de Actividades Compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos metais alcalino-terrosos. Identificar elementos do grupo dos metais alcalino-terrosos. Usar adequadamente material de laboratrio e produtos qumicos. Verificar experimentalmente semelhanas e diferenas nas reaces de metais alcalinos e metais alcalino-terrosos com gua. Reconhecer o carcter qumico das solues, usando fenolftalena.

Grupo dos metais alcalino-terrosos.

Ficha de trabalho n. 9 pg. 38 do Caderno de Actividades

3.7 TABELA PERIDICA DOS ELEMENTOS Interpretar a semelhana de propriedades qumicas e a variao de reactividade para alguns grupos da Tabela Peridica. Reconhecer a organizao dos elementos da Tabela Peridica por ordem crescente do nmero atmico. Reconhecer a existncia de 18 grupos e 7 perodos na Tabela Peridica. Questes do manual: pg. 182: 3.25 a 3.29 pg. 236: 3.78 a 3.80 Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Qual a regularidade no nmero atmico dos elementos de cada grupo?

Regularidade do nmero atmico na Tabela Peridica.

9 CFQ

Qual a melhor forma de organizar e dispor os tomos dos diferentes elementos?

Constituio da Tabela Peridica grupos e perodos.

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

27

28
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Relacionar propriedades das substncias elementares com a posio dos elementos na Tabela Peridica. Saber relacionar a posio dos elementos da Tabela Peridica com a distribuio electrnica dos seus tomos. Reconhecer que o tamanho dos tomos diminui ao longo do perodo e aumenta ao longo do grupo. Tarefas do manual: pg. 182: 3.11 pg. 183: 3.12

Ficha de trabalho n. 9 pg. 38 do Caderno de Actividades

Como varia o tamanho dos tomos com o nmero atmico?

Variao do tamanho dos tomos ao longo do perodo e do grupo na Tabela Peridica. Tomar conhecimento do carcter evolutivo da cincia na situao concreta da Tabela Peridica. Reconhecer o grande contributo dado pelo qumico Dimitri Mendeleev para a construo da Tabela Peridica. Actividade n. 9 pg. 43 do Caderno de Actividades

Como surgiu a primeira Tabela Peridica?

Breve histria da Tabela Peridica.

3.8 ESTRUTURA E CONSTITUIO DAS MOLCULAS Relacionar o conceito de massa molecular relativa com o nmero de vezes que uma molcula mais pesada que o tomo mais leve, H. Reconhecer a utilidade de usar modelos moleculares para representar as diferentes molculas. Questes do manual: pg. 189: 3.30 a 3.33 pg. 237: 3.81 a 3.86

Como so constitudas as molculas e qual a sua massa?

Constituio e massa das molculas.

Como a forma e o tamanho das molculas?

Modelos moleculares.

Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Visualizar molculas em termos do modelo da nuvem electrnica. Relacionar os conceitos comprimento e ngulo de ligao. Identificar e representar a geometria de algumas molculas simples. Actividade n. 10 pg. 47 do Caderno de Actividades Tarefas do manual: pg. 189: 3.13 e 3.14 Ficha de trabalho n. 10 pg. 44 do Caderno de Actividades

Existem molculas com diferentes geometrias?

Geometria das molculas.

3.9 LIGAO QUMICA Interpretar e representar frmulas de estrutura. Compreender o significado de ligao covalente, distinguindo entre ligao simples, dupla e tripla. Identificar ligaes covalentes simples, duplas e triplas em diferentes molculas. Questes do manual: pg. 195: 3.34 e 3.35 pg. 237: 3.87 e 3.88 Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes. Ficha de trabalho n. 11 pg. 48 do Caderno de Actividades

O que uma ligao covalente?

Ligaes covalentes simples, duplas e triplas.

9 CFQ CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

29

30
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Tarefa do manual: pg. 195: 3.15

Actividade n. 11 pg. 51 do Caderno de Actividades

Molculas polares e apolares. Identificar molculas polares e apolares.

Reconhecer a existncia de molculas polares e apolares.

Questes do manual: pg. 201: 3.36 e 3.37 pg. 237: 3.89

Como a ligao covalente em estruturas gigantes? Reconhecer a existncia de ligaes covalentes simples entre os tomos de carbono no diamante e na grafite. Identificar as principais diferenas entre as propriedades do diamante e da grafite. Reconhecer que a slica tambm uma substncia covalente de estrutura gigante.

Ligao covalente em estruturas gigantes.

Reconhecer o diamante e a grafite como variedades da substncia elementar carbono, que possuem uma estrutura gigante.

Ficha de trabalho n. 11 pg. 48 do Caderno de Actividades

Tarefas do manual: pg. 197: 3.16 pg. 201: 3.17

Actividade n. 11 pg. 51 do Caderno de Actividades

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

Como se caracteriza a ligao nos metais? Identificar a ligao metlica como o tipo de ligao qumica presente nos metais. Compreender o significado de ligao metlica. Identificar algumas propriedades das substncias que possuem este tipo de ligao qumica. Reconhecer a existncia de algumas ligas metlicas. Ficha de trabalho n. 12 pg. 52 do Caderno de Actividades Tarefas do manual: pg. 205: 3.18 pg. 207: 3.19

Ligao metlica e metais.

Questes do manual: pg. 207: 3.38 e 3.39 pg. 238: 3.90

Como se caracteriza a ligao nos compostos inicos? Compreender o significado de ligao inica. Identificar algumas propriedades das substncias que possuem este tipo de ligao qumica. Distinguir entre ligao covalente, inica e metlica.

Ligao inica e compostos inicos.

Identificar a ligao inica como sendo o tipo de ligao qumica presente nos compostos inicos.

9 CFQ

Interpretar a tendncia dos tomos para estabelecer ligaes covalentes, inicas ou metlicas. Actividade n. 12 pg. 53 do Caderno de Actividades

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

31

32
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Identificar as foras responsveis pela coeso dos corpsculos que formam as substncias moleculares, inicas e metlicas. Interpretar as propriedades de cada um destes tipos de substncias.

3.10 O CARBONO E OS HIDROCARBONETOS Compreender a importncia do carbono para os seres vivos. Questes do manual: pg. 215: 3.40 a 3.44 pg. 238: 3.91 a 3.94 Ficha de trabalho n. 13 pg. 54 do Caderno de Actividades Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Que tomos h nos seres vivos?

O carbono e os seres vivos.

Qual a importncia dos compostos de carbono para a nossa vida?

Identificar as principais propriedades do carbono que o tornam um elemento to importante.

O que so hidrocarbonetos?

Hidrocarbonetos saturados e insaturados.

Reconhecer a constituio e a importncia dos hidrocarbonetos. Distinguir entre hidrocarbonetos saturados (alcanos) e hidrocarbonetos insaturados (alcenos e alcinos). Identificar alguns alcanos, alcenos e alcinos. Reconhecer a existncia de hidrocarbonetos de cadeia fechada ou cclica.

Tarefa do manual: pg. 215: 3.20

Actividade n. 13 pg. 57 do Caderno de Actividades

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

3.11 FAMLIAS DE COMPOSTOS ORGNICOS Reconhecer o grupo caracterstico ou funcional de cada famlia de compostos orgnicos. Identificar alguns compostos com grupos funcionais. Identificar um aminocido. Questes do manual: pg. 219: 3.45 a 3.49 pg. 238: 3.95 Ficha de trabalho n. 13 pg. 54 do Caderno de Actividades Tarefa do manual: pg. 219: 3.21 Actividade n. 13 pg. 57 do Caderno de Actividades Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

Que outros compostos orgnicos existem?

Famlias de compostos orgnicos.

9 CFQ

3.12 PROTENAS, HIDRATOS DE CARBONO E GORDURAS Reconhecer, a partir de frmulas de estrutura, compostos de carbono mais complexos. Reconhecer as protenas como longos polmeros de aminocidos. Questes do manual: pg. 227: 3.50 e 3.51 pg. 238: 3.96 e 3.97 Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

O que so as protenas?

Protenas.

33

34
Contedos
(O aluno deve ser capaz de:)

Questo orientadora

Objectivos Actividades Competncias

Compreender a importncia das protenas Ficha de trabalho n. 13 para os seres vivos. pg. 54 do Caderno de Actividades Reconhecer a existncia de enzimas e a sua importncia.

O que so os hidratos de carbono? Reconhecer a existncia de hidratos de car- Actividade n. 13 pg. 57 do Caderno bono e a sua importncia para os seres vivos. de Actividades Identificar alguns acares mais simples. Identificar substncias que sejam ismeros. Identificar alguns polmeros da glicose, como Tarefas do manual: pg. 220: 3.22 o amido e a celulose. pg. 225: 3.23 Identificar outros polmeros naturais. pg. 227: 3.24 pg. 233: 3.27 e 3.28 Reconhecer os steres como compostos resultantes da reaco entre um lcool e um cido orgnico. Identificar algumas reaces de esterificao simples. Compreender a importncia e os malefcios das gorduras para os seres vivos. Actividade n. 13 pg. 57 do Caderno de Actividades

Hidratos de carbono.

O que so as gorduras?

Gorduras.

Questo orientadora
(O aluno deve ser capaz de:)

Contedos

Objectivos Actividades Competncias

3.13 FIBRAS TXTEIS E PLSTICOS Plsticos e fibras. Reconhecer os plsticos e as fibras como Questes do manual: pg. 231: 3.52 e 3.53 materiais polimricos sintticos. pg. 238: 3.96 Identificar alguns polmeros sintticos mais comuns (nylon, polietileno, PVC, Ficha de trabalho borracha vulcanizada, etc.). n. 13 pg. 54 do Caderno de Actividades Conhecimento epistemolgico. Conhecimento substantivo. Conhecimento processual. Raciocnio. Atitudes.

O que so e qual a importncia das fibras e dos plsticos?

Tarefas do manual: pg. 231: 3.25 e 3.26

5. FICHAS DE DIAGNSTICO DE PR-REQUISITOS


Verificao e consolidao de conhecimentos globais: pg. 240 do manual: Ficha de trabalho n. 3 pg. 239 do manual: 3.98 mapa de conceitos

9 CFQ

Apresentam-se em seguida trs fichas fotocopiveis, correspondentes a cada um dos trs captulos do manual.

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

35

ficha de trabalho n.o 1


Captulo I
1. 2.

Em Trnsito

Indica algumas medidas de preveno e de segurana que podem contribuir para diminuir os acidentes rodovirios. Indica o tipo de trajectria descrita pelos corpos nas situaes que se seguem.
A. B. C.

D.

Fig. 1.1 Diferentes trajectrias. 3.

Analisa o seguinte horrio de um comboio.


Servio Data Partida Chegada Durao

Ida: AP N.o 133

2008-09-27

Lisboa Oriente 14:09

Porto Campanh 16:44

02:35

Fig. 1.2 Horrio de um comboio.

Exprime, em segundos, o tempo que o comboio demora a percorrer a distncia entre as duas estaes.
4.

Diz o que entendes por: a) tempo de reaco de um condutor; b) tempo de travagem de um veculo. D uma explicao para as seguintes situaes: a) No se deve circular com os pneus carecas. b) mais fcil escorregar no gelo do que no asfalto. c) Os barcos de ao flutuam no mar mas um prego afunda-se. Por que razo deve um motociclista usar capacete? Por que motivo os volantes dos veculos pesados so maiores do que os dos veculos ligeiros?

5.

6. 7.

ficha de trabalho n.o 2


Captulo II
1. 2.

Circuitos Elctricos e Electrnicos

Indica dois cuidados que devemos ter para prevenir acidentes com electricidade. Classifica os materiais que se seguem em bons condutores ou em isoladores elctricos: a) cobre; b) grafite; c) borracha; d) madeira; e) gua da torneira. Classifica os seguintes dispositivos em geradores ou em receptores. a) pilhas; b) motores; c) baterias; d) dnamos; e) campainha; f) resistncia de imerso. Na embalagem de uma lmpada encontras as seguintes especificaes: 230 V, 60 W. a) Indica o significado destas especificaes. b) Determina o consumo da lmpada, em kW h, durante 2 h. c) Esta lmpada brilha mais do que outra de 230 V e 100 W, quando ambas so ligadas a tomadas de 230 V? Um secador foi comprado num pas onde a tenso 110 V. O que acontecer se for ligado na tomada de tua casa? Observa a figura e indica o valor registado no aparelho.

3.

4.

5.

6.

5 0.5
10
DC VOLTS

0V

1V

10 V

Fig. 2.1 7.

D exemplos de componentes electrnicos.

ficha de trabalho n.o 3


Captulo III
1.

Classificao dos Materiais

Considera a transformao representada pela seguinte equao de palavras:


Nitrato de chumbo (aq) + cromato de potssio (aq) cromato de chumbo (s) + nitrato de potssio (aq)
a) Classifica a transformao em fsica ou qumica. Justifica. b) Faz a leitura da equao de palavras apresentada. c) Numa reaco qumica, indica a designao dada: ii. s substncias iniciais de que se parte; ii. s substncias que se formam.

2.

Traduz a afirmao seguinte pela equao de palavras correspondente. O sulfato de cobre, em soluo aquosa, reage com o ferro, no estado slido, originando sulfato de ferro, em soluo aquosa, e cobre no estado slido.
A B

Azeite gua fervida

3.

gua Considera a Fig. 3.1. Prev em que situao a corroso da palha-de-ao mais lenta. Justifica.

Palha-de-ao

Fig. 3.1 Corroso de palha-de-ao.

4.

A. B. C. D. E. 5. 6.

Classifica como verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmaes: Uma soluo com pH = 9 mais bsica do que uma com pH = 3. Uma soluo com pH = 5 mais cida do que uma com pH = 1. Uma soluo concentrada de cido clordrico tem pH superior a 7. Uma soluo de hidrxido de potssio tem pH inferior a 3. S podemos conhecer o carcter cido-base de uma soluo usando soluo alcolica de fenolftalena.

Indica o tipo de reaces qumicas que so responsveis pelo magnfico aspecto das grutas calcrias. Qual ou quais dos factores seguintes pode diminuir a velocidade de uma reaco qumica? Usar um catalisador. Usar pedaos maiores de reagente slido. Diminuir a temperatura. Aumentar a concentrao dos reagentes. Aumentar o tamanho do copo onde se d a reaco. Considera a Fig. 3.2. Indica quais das amostras representam: a) Uma substncia elementar. b) Uma substncia composta. c) Uma mistura de substncias.

A. B. C. D. E. 7.

Fig. 3.2 Representaes esquemticas de amostras materiais.

8. 9. 10.

Qual a diferena entre as representaes simblicas O2 e 2 O? Escreve as frmulas qumicas das seguintes substncias: gua; ozono; amonaco; cloreto de sdio. Acerta as seguintes equaes qumicas de acordo com a Lei de Lavoisier: a) NO (g) + O2 (g) NO2 (g) b) H2O2 (aq) O2 (g) + H2O (l)

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

6. RECURSOS COMPLEMENTARES AO MANUAL 6.1 Textos de apoio


Esta seco engloba textos com clara aproximao ao Programa, mas que poderiam sobrecarregar o manual. Assim, prope-se aqui um conjunto de textos complementares que permitiro ao professor um enquadramento geral e aprofundamento eventual de determinados assuntos.

Captulo I
Texto complementar 1.1
Segurana Tringulo da Segurana As causas dos acidentes podem ser agrupadas de acordo com o tringulo da segurana indicado na Fig. 1.1. Para se conseguir uma reduo efectiva na sinistralidade rodoviria, h que actuar simultaneamente nos trs vrtices do tringulo.

Condutor
Utente da via

Via
Fig. 1.1 Tringulo da segurana.

Veculo

6.O condutor o vrtice mais importante do tringulo, mas no o nico responsvel pelos acidentes rodovirios. Os pees tm tambm o seu papel, pela negativa, na sinistralidade rodoviria, em particular nos atropelamentos. Entre os aspectos ligados ao utente da via destacam-se: consumo de drogas, lcool, medicamentos; desrespeito pelas distncias de segurana; desrespeito pelas regras da prioridade e pela sinalizao; estacionamento irregular em passeios, passadeiras, etc.; excesso de velocidade; m formao dos condutores e dos pees; no utilizao do cinto de segurana e dos sistemas de reteno para crianas; sono e fadiga;
39

ultrapassagens perigosas; utilizao dos mdios de dia; utilizao de material retroflector; utilizao do telemvel pelos condutores; velocidade excessiva, no adequada s condies da via, climatricas, de visibilidade ou de trfego. Os acidentes no acontecem s aos outros. A segurana activa dos veculos tem um papel importante para evitar o acidente, assim como a segurana passiva do veculo tem um papel importante na reduo das suas consequncias. O veculo tem um papel crucial na reduo da sinistralidade rodoviria. O grande aumento da segurana dos veculos automveis nas ltimas dcadas, o que em muito se deve ao papel do EuroNCAP, tem contribudo significativamente para a reduo da sinistralidade rodoviria. A segurana dos veculos deve ser o primeiro critrio a considerar quando da aquisio de um veculo. Alguns aspectos importantes relacionados com o veculo so: baixo nvel de equipamentos de segurana dos automveis (em 2002 um estudo da DECO/IDMEC revelou que, no conjunto dos 50 modelos mais vendidos em Portugal, metade tinha menos equipamentos de segurana do que em Espanha e 75% menos equipamentos de segurana do que na Alemanha); inspeces peridicas dos veculos; parque automvel envelhecido e, consequentemente, menos seguro; prmios dos seguros que no tm suficientemente em conta a segurana dos veculos; sistema fiscal que penaliza a renovao do parque automvel; sistema fiscal, baseado na cilindrada, que no tem em conta aspectos mais importantes como a segurana. Os condutores e, em geral, os utentes da via, alm de infraces, cometem erros. Ningum deve pagar por esses erros. Por isso o papel da via crucial na reduo da sinistralidade rodoviria. Exemplos da contribuio da via para a sinistralidade rodoviria so: inexistncia de dispositivos de segurana nas vias, ou existncia de dispositivos inadequados alguns exemplos so a no existncia de estruturas de proteco contra impacto de motards, valas em auto-estradas que levantam algumas interrogaes em termos de eficcia, no existncia de atenuadores de impacto na maioria das sadas de vias rpidas em auto-estradas; a segurana dos utentes mais vulnerveis da via, pees e ocupantes de veculos de duas rodas, nem sempre considerada na planificao da via; vias mal concebidas, mal sinalizadas e com manuteno deficiente.
Adaptado de http://www.dem.ist.utl.pt/acidentes/seguranca.shtml

40

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Captulo II
Texto complementar 2.1
Injeco electrnica A injeco electrnica um sistema de alimentao de combustvel e gesto electrnica de um motor de um automvel motor a exploso. A sua utilizao em larga escala deve-se s necessidades das indstrias de automveis reduzirem o ndice de emisso de gases poluentes. Esse sistema permite um controlo mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais prximo da mistura estequiomtrica (mistura ar/combustvel): isso traduz-se em maior economia de combustvel, j que o motor trabalha sempre com a mistura adequada, e tambm melhora a performance do motor. O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratgicos do motor, examina as informaes e com base noutras informaes gravadas na memria envia comandos para diversos actuadores espalhados em pontos estratgicos do motor. Esse procedimento efectuado vrias vezes por minuto, com base nos movimentos da cambota. Componentes Esse sistema possui muitos componentes. O principal a central, onde ficam gravadas as informaes do veculo e os seus parmetros de fbrica. A central tambm realiza os clculos programados para a gesto do motor (alimentao e ignio). Os outros componentes podem ser divididos em dois grupos: sensores e actuadores. Sensores So componentes que captam informaes para a central. Transformam movimentos, presses, e outros, em sinais elctricos, para que a central possa analisar e decidir qual a estratgia a seguir. Sensor de posio da borboleta de acelerao Este sensor informa a central da posio instantnea da borboleta, sendo montado junto ao seu eixo. Ele permite central identificar a potncia que o condutor exige ao motor, entre outras estratgias de funcionamento. Sensor de temperatura do lquido de arrefecimento Informa a central da temperatura do lquido de arrefecimento, que semelhante temperatura do motor. Nos momentos mais frios o motor necessita de mais combustvel. Sensor de temperatura do ar Este informa a central da temperatura do ar que entra no motor. A central combina essa informao com a recebida do sensor de presso, conseguindo assim calcular a massa de ar admitida pelo motor e determinar a quantidade de combustvel adequada para uma combusto completa. Sensor de presso do colector Responsvel por informar a central da diferena de presso do ar dentro do colector de admisso, entre a borboleta e o motor, e o ar atmosfrico. Sensor de rotao Informa a central da rotao do motor e, na maioria dos sistemas, da posio dos mbolos, para a central realizar o sincronismo da injeco e ignio. Na maioria dos projectos ele montado acima de uma roda magntica dentada fixada na cambota, mas tambm pode ser encontrado noutros eixos. Sensor de detonao Permite central detectar batidas de pino no interior do motor. Este sensor fundamental para a vida do motor: em condies crticas, a central corta potncia temporariamente ao motor para prevenir uma quebra.
41

Sonda lambda ou sensor de oxignio Este sensor fica localizado no escape do automvel. Informa a central da presena de oxignio nos gases de escape, podendo designar-se por sensor O2. responsvel pelo equilbrio da injeco, pois envia a informao de qual o estado dos gases sada do motor (pobres/ricos) e em funo desta informao que a unidade do motor controla o pulso da injeco. Nos automveis que podem rodar com mais de um combustvel ou com uma mistura entre eles (denominados Total-flex ou Bicombustvel , lcool /gasolina no Brasil) a central consegue identificar o combustvel utilizado, ou a mistura entre eles, atravs do sinal deste sensor. Sensor de velocidade Informa a central da velocidade do automvel. Esses componentes so responsveis pelo controlo do motor: recebendo os sinais elctricos da central, eles controlam as reaces do motor. Actuadores Injectores Responsveis pela injeco de combustvel no motor, a central controla a quantidade de combustvel atravs do tempo que mantm os injectores abertos (tempo de injeco). Os injectores podem ser classificados pelo seu sistema de funcionamento: monoponto (com apenas um injector para todos os cilindros) e multiponto (com um injector por cilindro). A injeco de combustvel pode ser feita de forma indirecta, antes das vlvulas de admisso, ou directa, quando injectado combustvel dentro da cmara de combusto. Bobinas Componentes que fornecem a fasca (centelha) para o motor. Os sistemas antigos (ignio convencional) utilizam uma bobina e um distribuidor para distribuir a fasca a todos os cilindros; os sistemas modernos (ignio esttica) utilizam uma bobina ligada directamente a dois cilindros, ou at uma bobina por cilindro. A central responsvel pelo avano e sincronismo das fascas. Motor corrector marcha lenta ou motor de passo Utilizado para permitir uma entrada de ar suficiente para que o motor mantenha a marcha lenta, indiferente s exigncias do ar-condicionado, alternador e outros que possam afectar a sua estabilidade. Normalmente o actuador instalado num desvio (by pass) da borboleta, podendo controlar o fluxo de ar enquanto ela se encontra em repouso. Bomba de combustvel Responsvel por fornecer o combustvel sob presso aos injectores. Na maioria dos sistemas instalada dentro do reservatrio (tanque) do automvel. Bombeia o combustvel de forma constante e pressurizada, passando pelo filtro de combustvel at chegar aos injectores. Vlvula purga canister Permite a circulao dos gases gerados no reservatrio de combustvel para o motor. Normalmente accionada com o motor em alta exigncia. Electroventilador de arrefecimento Posicionado atrs do radiador, ele accionado quando o motor se encontra a uma temperatura alta, gerando passagem de ar pelo radiador mesmo quando o automvel estiver parado. Nos sistemas modernos ele desactivado se o automvel for acima de 90 km/h. Luz de avaria do sistema Permite central avisar o condutor do automvel que existe uma avaria no sistema da injeco electrnica. Armazena um cdigo de falha referente ao componente e acciona a estratgia de funcionamento para o respectivo componente, permitindo que o veculo seja conduzido at um local seguro ou uma oficina.
Adaptado de http://www.recuperadorasilveira.com.br/paginas_system/ignicao_eletronica.htm

42

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Captulo III
Texto complementar 3.1
Istopos e medicina nuclear A medicina nuclear (Fig. 3.1) tem importncia fundamental no diagnstico e tratamento de determinadas doenas. Utiliza istopos radioactivos associados a diversos frmacos, nomeadamente os radiofrmacos, capazes de penetrar nos mais variados tecidos e permitindo obter informaes sobre a funo de muitos rgos e dados atmicos. A tecnologia dos radiofrmacos tem vindo a facilitar o diagnstico de determinadas doenas, nomeadamente as que esto relacionadas com problemas cardacos, da Fig. 3.1 Laboratrio de medicina nuclear. tiride, de ossos ou articulaes. Esta tecnologia utiliza produtos que facilitam a avaliao por imagem, ao inserir no organismo um marcador que se deixa mapear pelos vasos sanguneos. Os radiofrmacos, compostos ou substncias radioactivas utilizadas na medicina nuclear para diagnosticar ou tratar doenas cancerosas, neurolgicas e cardacas, so istopos de elementos radioactivos. Os radiofrmacos so administrados por via intravenosa, oral ou inalados pelo doente. A sua aco desencadeada por dois factores: a natureza do istopo radioactivo e a estrutura qumica da molcula ligada ao istopo. Os radiofrmacos (Fig. 3.2 ) evoluem rapidamente, sendo cada vez mais utilizados em procedimentos mdicos. Um exemplo de um radioistopo aplicado na medicina Fig. 3.2 Exame de radiofrmacos. o iodo-131. usado para diagnosticar doenas na glndula tiride. O iodo presente em alimentos absorvido de forma natural pelo corpo e a tiride que concentra a maior parte do que absorvido. Aproveitando esta caracterstica, o doente recebe uma soluo de iodo-131. Seguidamente observado o seu comportamento dentro do organismo, verificando-se a absoro em relao a um padro normal e a distribuio do iodo pela glndula. A medicina nuclear tem capacidade para diagnosticar antecipadamente certas doenas, o que particularmente til no caso de doenas malignas. Para alm disso, permite que sejam efectuadas pesquisas rpidas em todo o corpo.
Adaptado de DOSSIER, http://www.cienciapt.net/dossiers/20040624/dossier20040624.pdf

43

Texto complementar 3.2


Breve histria da Tabela Peridica Os qumicos sentiram necessidade de organizar os elementos, reunindo o mximo de informaes sobre os mesmos da forma mais simples para serem consultadas. Assim, comearam a procurar semelhanas nas suas propriedades e a desenvolver esquemas para a sua classificao. O primeiro cientista que se destacou na tentativa de ordenao sistemtica dos elementos qumicos foi o francs Antoine Lavoisier, em 1789. Ele agrupou os cerca de 30 elementos j conhecidos em quatro categorias: gases, no-metais, metais e elementos terrosos. A classificao de Lavoisier revelou-se pouco rigorosa e, por isso, os qumicos no desistiram de procurar uma organizao mais rigorosa para os elementos qumicos. Por volta de 1817, o alemo Johann Dbereiner observou que a massa atmica do estrncio era aproximadamente igual mdia das massas atmicas do clcio e do brio. E, para alm desta curiosidade, ele verificou que os elementos em causa tinham propriedades qumicas semelhantes. Em 1829, Dbereiner volta a fazer observaes similares para outros grupos de trs elementos, como, por exemplo, o ltio, o sdio e o potssio. Assim, ele criou as trades (Fig. 3.3). Cada uma delas era constituda por trs elementos com propriedades semelhantes, organizados por ordem crescente de massa atmica.

I Elemento Li Na K Massa atmica 7 23 39 Elemento Ca Sr Ba

II Massa atmica 40 88 13,7 Elemento S Se Te

III Massa atmica 32 79 127,5 Elemento Cl Br I

IV Massa atmica 35,5 80 127

Fig. 3.3 Trades de Dbereiner.

Um outro modelo foi sugerido, em 1862, por Alexandre de Chancourtois o Caracol de Chancourtois. Os elementos encontravam-se dispostos, por ordem crescente de massas atmicas, numa linha helicoidal que recobria uma superfcie cilndrica, de maneira que os pontos que se correspondiam sobre as sucessivas voltas da hlice diferiam em 16 unidades. Apesar de o caracol mostrar a existncia de uma periodicidade revelou-se pouco consistente, o que impediu a sua aceitao. Outra tentativa de organizao deveu-se ao ingls John Newlands que, em 1864, estabeleceu a relao a que chamou Lei das Oitavas. Este foi o primeiro qumico a dispor os elementos num quadro, com sete colunas, por ordem crescente de massa atmica. Nesta disposio, qualquer elemento tinha propriedades semelhantes s do oitavo elemento que se lhe seguia (por analogia s oitavas da escala musical). Contudo, esta ordem levantava algumas anomalias.
44

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Atribui-se a Dmitri Mendeleev, fsico e qumico russo, a origem da organizao da Tabela Peridica actual. Mendeleev descobriu uma disposio dos elementos qumicos que tinha por base a repetio regular e peridica das suas propriedades elementos dispostos numa tabela por ordem crescente de massa atmica, de modo que em cada coluna se encontrassem elementos com propriedades qumicas anlogas (Fig. 3.4). Esta ideia levou Mendeleev a deixar alguns espaos em branco na sua tabela, prevendo, assim, a descoberta futura de novos elementos.

Fig. 3.4 Tabela Peridica de Mendeleev.

O contnuo progresso no conhecimento das partculas subatmicas permitiu a Henry Moseley, em 1913, estabelecer o conceito de nmero atmico de um elemento. Neste contexto, Moseley verifica que as propriedades dos elementos se repetem periodicamente quando estes so colocados por ordem crescente de nmero atmico Lei Peridica de Moseley. Estava dado o grande passo na organizao dos elementos qumicos. A ltima grande modificao na Tabela Peridica resultou do trabalho de Glenn Seaborg, na dcada de 50. Depois da descoberta do plutnio em 1940, Seaborg descobriu os elementos transuranianos, desde o nmero atmico 94 at ao 102. Com estes novos elementos, ele reconfigurou a Tabela Peridica, colocando os elementos da srie dos actindeos a seguir srie dos lantandeos, na zona inferior da mesma. A Tabela Peridica actual (Fig. 3.5) constituda por 117 elementos, dispostos numa matriz quadriculada de linhas e colunas, por ordem crescente de nmero atmico. A cada uma das quadrculas corresponde um elemento qumico. Este est representado pelo seu smbolo qumico e vem acompanhado de algumas das suas caractersticas. Espera-se que a Tabela Peridica seja enriquecida com novos elementos que venham a ser descobertos.
1

H
3

1,01 Hidrognio

He
4 5
9,01 Berlio

4,00 Hlio

6
10,81 Boro

7
12,01 Carbono

8
14,01 Azoto

9
16,00 Oxignio

10
18,99 Flor

Li
11

6,94 Ltio

Be
12

B
13

N
15

O
16

F
17

Ne 20,18
Non

14

18
35,45 Cloro

Na 22,99 Mg 24,31
Sdio Magnsio

Al
21 22 23 24 25
Mangans

26,98 Alumnio

Si
32

28,09 Silcio

30,97 Fsforo

32,06 Enxofre

Cl
35

Ar
36

39,95 rgon

19

20

26
55,85 Ferro

27

28

29
58,69 Nquel

30
63,55 Cobre

31
65,39 Zinco Glio

33
74,92 Arsnio

34

39,10 Potssio

Ca
38

40,08 Clcio

Sc
39

44,96 Escndio

Ti
40

47,87 Titnio

50,94 Vandio

Cr
42

51,99 Crmio

Mn 54,94 Fe
43
(98) Tecncio

Co
45

58,93 Cobalto

Ni
46

Cu
47

Zn
48

Ga 69,72 Ge 72,61 As
Germnio

Se
52

78,96 Selnio

Br
53

79,90 Bromo

Kr
54

83,80 Crpton

37

41
Nibio

44
Rutnio

49
114,82 ndio

50
Estanho

51
Antimnio

Rb
55

85,47 Rubdio

Sr
56

87,62 Estrncio

Y
57

88,91 trio

Zr
72

91,22 Zircnio

Nb 92,91 Mo 95,94 Tc
Molibdnio

Ru 101,07 Rh 102,91 Pd 106,42 Ag 107,87 Cd 112,41 In


Rdio Paldio Prata Cdmio

Sn 118,71 Sb 121,75 Te 127,60 I


Telrio

126,90 Iodo

Xe 131,29
Xnon

73
178,49 Hfnio Tntalo

74
183,84 Tungstnio

75
Rnio

76
smio

77
192,22 Irdio

78

79
Ouro

80
Mercrio

81
204,38 Tlio

82
Chumbo

83
208,98 Bismuto

84

85

86
(210) Astato

Cs 132,91 Ba 137,33
Csio Brio

La 138,91
Lantnio

Hf
104

Ta 180,95 W
105 106

Re 186,21 Os 190,23 Ir
107 108

Pt

195,08 Platina

Au 196,97 Hg 200,59 Tl
111
Ununnio

Pb 207,20 Bi
114

Po
116

(209) Polnio

At

Rn
118

(222) Rdon

87

88

109

110

112
Unmbio

113
Ununtrio

115

Fr

(223) Frncio

Ra

(226) Rdio

89

Rf

Ac (227)
Actnio

(261) Rutherfrdio

Db

(262) Dbnio

Sg

(263) Seabrgio

Bh

(264) Bhrio

Hs

(265) Hssio

Mt

(268) (269) Meitnrio Darmstdio

Ds

Uuu(272) Uub(277) Uut (284) Uuq(285) Uup (288) Uuh(289)


Ununqudio Ununpentio Ununhxio

Uuo(293)
Ununctio

58
Crio

59
Praseodmio

60
Neodmio

61
Promcio

62
150,36 Samrio

63

64
Gadolnio

65
Trbio

Ce 140,12 Pr 140,91 Nd144,24 Pm (145) Sm


90 91 92 93
238,03 Urnio Neptnio

Eu 151,96 Gd Tb 158,93 Dy 162,50 Ho 164,93 Er 167,26 Tm168,93 Yb 173,04 Lu 174,97 157,25


Eurpio Disprsio Hlmio rbio Tlio Itrbio Lutcio

66

67

68

69

70

71

94
(244) Plutnio

95
Amercio

96
Crio

97
(247) Berqulio

98

99

100

101

102

103

Th 232,04
Trio

Pa

231,04 Protactnio

Np (237) Pu

Am (243) Cm (247) Bk

Cf

(251) Califrnio

Es

(252) Einstinio

Fm

(258) (257) Mendelvio Frmio

Md

No

Lr

(259) Noblio

(262) Laurncio

Fig. 3.5 Tabela Peridica actual. Adaptado de Um pouco de histria, http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/index-pt.html

45

Texto Texto complementar 3.3


Um esprito e um corpo sos: o que lhes falta A cincia est em perptua renovao. A nutrio no escapa a esta regra. Os valores abaixo so valores mdios, dados a ttulo indicativo, para um homem adulto de 70 kg, sem actividade fsica importante. Para as mulheres grvidas, crianas e doentes, as necessidades podem ser nitidamente superiores. Para os idosos, no se sabe ainda. As tabelas nacionais e internacionais do nmeros que podem variar de um valor simples ao dobro, por vezes mais. O importante a reter que preciso um mnimo de tudo, o que s pode ser obtido pela variedade de alimentos. preciso guardar bem na memria que a utilizao de um nutriente depende do alimento em que se encontra: certos vegetais contm antivitaminas, o clcio do queijo pouco absorvido pelo intestino (porque eliminado com os cidos gordos saturados), o ferro pode ser muito pouco absorvido, as protenas devem ser variadas para evitar que um aminocido maior seja demasiado utilizado e impea a captao de outros, o equilbrio dos cidos gordos essenciais deve ser respeitado, seno o excesso de um ope-se utilizao do outro. Mas a maneira de preparar os alimentos pode igualmente eliminar, at destruir: por exemplo, a vitamina C aniquilada em trs quartas partes com uma hora de fervura, enquanto os minerais se escapam para a gua da cozedura. Seja como for, a alimentao nunca ideal. preciso queimar os desperdcios. A ginstica do corpo e do crebro garante um esprito so num corpo so.

QUANTIDADES DIRIAS
(O que absolutamente necessrio!)

VITAMINAS
A: 2 mg C: 80 mg D: 0,01 mg E: 15 mg K: 3 mg B1 (aneurina tiamina vitamina F): 1,5 mg B2 (riboflavina vitamina G): 2,0 mg B3 (PP, niacina): 20 mg B5 (cido pantotnico): 10 mg B6 (piridoxina): 2,2 mg B7 (inositol): ? B8 (biotina): 0,2 mg B9 (cido flico): 0,4 mg B12: 0,005 mg

MINERAIS
Clcio: 800 mg Sdio: 5 g Potssio: 1 g Iodo: 0,12 mg Magnsio: 350 mg Ferro: 10 mg Zinco: 10 mg Cobre: 3 mg Mangansio: 3 mg Selnio: 0,1 mg (?) Cobalto: ? Crmio: 0,1 mg (?) Molibdnio: 0,2 mg (?) E ainda outros nquel, estanho, boro, arsnico: ?

LPIDOS
cido linoleico: 10 g cido alfa-linolnico: 2 g cido araquidnico: ? cido cervnico: ?

GLCIDOS: 250 g, no mximo


Acares rpidos: um pouco (em cubos, no mel, na fruta) Acares lentos: muitos (amido e outros po, massas, fculas)

PROTENAS: 80 g pelo menos


Aminocidos essenciais: usina (0,8), treonina (0,5), triptofano (0,2), valina (0,8), leucina (1,1), isoleucina (0,7), metionina (na ausncia de cistena, 1,1; se est presente, 0,3), fenilalanina (na ausncia de tirocina, 1,1; se est presente, 0,3), mistura de protenas animais, vegetais e de peixe

GUA: 2,2 L pelo menos


1 L nos alimentos 1,2 L para beber

Adaptado de Comida Inteligente A Diettica do Crebro, Jean-Marie Bourre, Gradiva, coleco Cincia Aberta

46

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

16.2 Notcias dos media


Apresenta-se em seguida um conjunto de notcias divulgadas pelos media que se relacionam de perto com os contedos dos trs captulos do manual. Podem ser usadas na sala de aula, individualmente ou em trabalho de grupo, em trabalhos de casa, fichas de trabalho ou testes de avaliao.

Captulo I

Cincia ataca acidentes


Investigador, especialista em reconstituio de acidentes rodovirios do Departamento de Engenharia do Tcnico, Joo Pereira Dias um dos rostos da abordagem cientfica sinistralidade rodoviria, que vai ganhando fora em Portugal. No IST, por exemplo, os investigadores so cada vez mais solicitados para, com a ajuda de programas informticos, reconstiturem acidentes de trnsito. Contudo, o investigador considera que ainda h muito a fazer. Desde logo, a criao de equipas multidisciplinares de investigao, com mdicos, psiclogos e engenheiros. Depois, a necessidade de equipar todos os carros-patrulha das polcias com mquinas fotogrficas para que os modelos em computador sejam o mais fiis possvel. Por fim, tambm necessrio um investimento na formao dos investigadores a quem cabe fazer o croqui dos sinistros.
In http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? id=200140&idselect=181&idCanal=181&p=0, 1/5/2006

Grupo da PSP fotografa acidentes


A PSP criou uma brigada especial para fotografar acidentes de viao com mortos e feridos graves, recolhendo material que ajudar depois os investigadores a estudarem com mais profundidade a sinistralidade e os crimes nas estradas. Esta brigada actua de forma autnoma, integra 41 agentes e apenas funciona na regio de Lisboa. Foram treinados para o pior. Os 41 agentes da Seco de Investigao de Acidentes de Viao (SIAV) da PSP de Lisboa uma unidade que existe h apenas um ano e meio tm a misso de ir ao local dos desastres mais graves para fotografar todos os vestgios e investigar a situao. muito importante chegar depressa ao local para evitar o apagamento dos vestgios e a destruio do cenrio, explicou ao Sol o subcomissrio Joo Pinheiro, que lidera esta equipa especializada que opera apenas na zona de Lisboa. At agora, no existia em Portugal qualquer formao nesta rea, o que dificultava o rigor na investigao dos crimes rodovirios. Para criar esta equipa foi necessrio dar formao especfica aos agentes sobre as vrias tcnicas de reconstituio dos acidentes, nomeadamente atravs da fotografia. As aulas foram dadas por formadores do LNEC (Laboratrio Nacional de Engenharia Civil) e do Instituto Superior Tcnico, enquanto as matrias da rea criminal e a legislao de trnsito estiveram a cargo de elementos da investigao criminal da PSP e do prprio subcomissrio Pinheiro.

In Sol, 19/1/2008

47

Auto-estradas com valas perigosas


Em vez de separadores metlicos, a A2 e a A6 tm valas de terra a meio das vias. Estudo revela que as valas so facilmente transpostas em despistes. Brisa diz que vai colocar rails. H duas auto-estradas portuguesas cujos separadores entre vias so valas de terra, em vez das habituais cercas metlicas. Um estudo do Instituto Superior Tcnico indica, no entanto, que essas valas permitem que, em caso de acidente, os carros passem para a via contrria e possam chocar de frente com outros veculos. A Brisa garante que j desde Fevereiro do ano passado est prevista a instalao de rails na A2 e na A6. Foi verificado que a possibilidade de atravessamento do separador central em auto-estrada uma realidade concebvel, em que as suas consequncias podem ser devastadoras, revela o relatrio de um trabalho de uma aluna de Engenharia Mecnica do Instituto Superior Tcnico (IST). Devastador foi o acidente ocorrido em Junho de 1998 na A2, ao quilmetro 103, entre Grndola e Setbal. Sete pessoas morreram e trs ficaram gravemente feridas quando um carro se despistou para a esquerda, transpondo a vala de terra e colidindo num segundo veculo que seguia em sentido contrrio na mesma auto-estrada. A investigao do IST indica que tanto em caso de despiste sem travagem como em caso de acidente em que se usa o travo, a transposio da vala para o sentido contrrio da A6 possvel, mesmo a 60 km/h. Os ngulos mnimos de entrada na vala que foram estudados vo de 15 a 55. Ressalve-se, no entanto, que o estudo tem por base a anlise de simulaes feitas em computador. Em declaraes ao Portugal Dirio, Franco Caruso, da Brisa, explica que a opo pelos separadores com vala central naquelas duas auto-estradas seguiu as normas da Junta Autnoma das Estradas. No entanto, numa avaliao tcnica posterior da soluo adoptada, a empresa chegou concluso, face ao volume de trfego, tipologia da sinistralidade e ponderados os riscos, que era conveniente colocar as guardas metlicas. Esta deciso ter sido tomada pela comisso executiva da Brisa a 16 de Fevereiro de 2005. O concurso pblico para instalao dos rails foi lanado em Junho do mesmo ano. A colocao dos separadores metlicos, de acordo com a mesma fonte, j ter comeado em Dezembro e prev-se que esteja concluda em Maro deste ano.

In http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=637165&div_id=291, 21/1/2006

48

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Fiscalizao reforada para veculos pesados


A Diviso de Trnsito (DT) vai reforar a fiscalizao ao transporte rodovirio de mercadorias na rea de Lisboa. Esto planeadas vrias operaes de grande envergadura que sairo para a rua quase semanalmente. O objectivo fazer com que a legislao seja cumprida por condutores particulares e empresas. Os abusos so grandes e tm consequncias graves para a sinistralidade rodoviria, explicou ao DN o comandante operacional da DT, subcomissrio Joo Pinheiro. O excesso de carga, os limites de velocidade e dos tempos de conduo, bem como os sistemas de segurana do veculo, vo estar na mira dos agentes da Esquadra de Fiscalizao Tcnica (EFT) da DT, a quem a legislao rodoviria atribui competncias nesta matria. Ontem, ao nascer do dia, saram para a rua mais de 30 elementos da EFT e da Esquadra-Moto para realizar a Operao Peso Pesado, a primeira das vrias que se iro seguir. Em pouco mais de cinco horas, as infraces detectadas renderam 40 mil euros. Dos 92 veculos fiscalizados, metade circulavam com excesso de peso 22 com mais de 25% da carga permitida por lei, tendo-lhes sido aplicado o valor mximo de multa (1250 euros) e 19 com um excesso at 25%, punidos com o mnimo de 500 euros. Mas no s. Do balano final fazem ainda parte infraces referentes a carga mal acondicionada, horas de trabalho em excesso, falta de licenciamento, de seguro e de inspeco. Falhas que Joo Pinheiro classificou como graves, tendo em conta que Portugal dos pases da UE mais afectados pela sinistralidade rodoviria com veculos pesados. O comandante operacional da DT sublinhou, alis, que tal realidade foi o motivo que levou o Estado portugus a aprovar legislao mais rigorosa para este tipo de transporte. Entre 2000 e 2001, 2,9% das vtimas mortais nas estradas eram utentes de veculos pesados, argumentou. De acordo com o oficial, o excesso de carga s por si no um elemento causador de sinistros, mas uma causa secundria, pois no permite a imobilizao do veculo em tempo til de se evitar situaes de risco. O mesmo j no se pode dizer da circulao com carga mal acondicionada. Em caso de projeco de um dos objectos para a via, outros veculos podem ser atingidos. No por acaso, referiu, que um dos objectivos do Plano Nacional de Preveno Rodoviria a reduo de acidentes com veculos pesados e o tempo de conduo dos profissionais.

In Dirio de Notcias, 9/2/2008

49

Portugal: ano findo regista mais mortos na estrada do que em 2006


Em 2007 registaram-se 858 mortos em acidentes rodovirios no continente, mais oito do que no ano anterior, mas este nmero pode ainda ser maior porque estima-se que 14 por cento dos feridos hospitalizados acabem por falecer. Estes dados foram apresentados no dia 2 de Janeiro de 2008 numa conferncia de imprensa conjunta entre a Autoridade Nacional de Segurana Rodoviria e a Autoridade Nacional de Proteco Civil. Segundo os dados, 858 pessoas morreram em 2007 devido a acidentes de viao, havendo ainda a registar 3090 feridos graves e 42 631 feridos ligeiros. Os balanos indicam ainda que h ainda que somar pelo menos outras 30 mortes ocorridas em acidentes nos Aores e na Madeira, onde a contabilidade da responsabilidade dos governos autnomos. No entanto, o nmero das vtimas mortais das estradas portuguesas dever ser muito maior, j que os nmeros oficiais das autoridades apenas incluem as vtimas que morrem no local do acidente ou durante o transporte para o hospital. A meta que foi proposta no Plano Nacional estratgico de preveno rodoviria, que era diminuir em 50% o nmero de mortos e feridos graves at 2009, segundo Paulo Marques, j foi ultrapassada. S entre 2000 e 2007 o nmero de vtimas mortais diminuiu 51%, disse Paulo Marques, acrescentando: cada vtima mortal em sinistralidade custa cerca de 200 mil contos em moeda antiga ao Estado, segundo os dados que Portugal comunica a Bruxelas. A ANSR est a preparar um novo plano estratgico, com 21 objectivos que devero ser atingidos at 2015. Entre as novas propostas est colocar Portugal na dcima posio como um dos melhores dentre os pases europeus em termos de bons resultados de preveno rodoviria. um objectivo mobilizador. Queremos passar a mensagem de que possvel estarmos entre os melhores da Europa. O ms de Dezembro de 2007 foi encorajador por ter sido o ms que registou o menor nmero de vtimas desde 1998, com 63 mortos, quando em 2006 morreram 87.

In http://www.vozlusitana.com/edition/?p=757

50

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Captulo II

Energias renovveis em cheque


Alternativas: elica vai ganhar peso Prioridade para maior eficincia
Ricardo David Lopes

O aumento da eficincia e da concorrncia no sector so as linhas mestras do plano do Governo para a energia. O ministro da Economia prometeu apresentar em Junho um pacote de medidas intitulado Concorrncia e Eficincia Energtica, mas as propostas s sero divulgadas aps o Vero.

Aerogerador.

In http://jn.sapo.pt/2005/09/18/tema_da_semana/energias_renovaveis_cheque.html

Centrais trmicas aumentam gases


Electricidade As emisses de gases com efeito de estufa no sector elctrico aumentaram 39% devido quebra da produo hdrica causada pela seca, alertou, ontem, a Quercus Associao Nacional de Conservao da Natureza. Portugal baseia grande parte da sua produo elctrica na componente hdrica, mas a seca fez diminuir a produo hidroelctrica, obrigando a recorrer mais s centrais trmicas a carvo, gs natural e fuelleo. Os clculos da Quercus abrangem o perodo de Janeiro a Setembro deste ano e baseiam-se nos dados da Rede Elctrica Nacional, os quais revelam uma quebra de 56% no total da produo hdrica, comparativamente com o perodo homlogo de 2004. Termoelctricas poluidoras.

51

Energia: Auditoria eficincia energtica do Palcio de Belm


Cavaco paga 157 mil de luz O Presidente da Repblica apelou ontem aos portugueses para adquirirem hbitos de poupana de energia, mas no se quis ficar pelas palavras. Cavaco Silva decidiu dar o exemplo ao resto do Pas e tornou o Palcio de Belm mais amigo do ambiente. Se actualmente a factura anual de energia da residncia oficial do chefe de Estado ascende a 157 mil euros, com as novas medidas de eficincia energtica ser possvel poupar cerca de 62 mil euros por ano. O Estado deve dar o exemplo e os cidados devem adquirir comportamentos mais amigos do ambiente, desafiou Cavaco Silva, aps a apresentao do relatrio da auditoria energtica ao Palcio de Belm, realizada pela Galp, EDP e INETI a pedido do Presidente. A substituio da caixilharia, instalao de vidros duplos, isolamento de coberturas, instalao de um sistema solar trmico com 50 metros quadrados (que vai fornecer 75% da energia necessria) e de um sistema de produo de electricidade so algumas das medidas propostas pelos auditores e que sero implementadas at ao final de 2008. Mas outras medidas j foram postas em prtica, por exemplo, destacou Cavaco Silva, s na sala onde decorria a apresentao do relatrio foram substitudas mais de uma centena de lmpadas antigas por outras de baixo consumo. O investimento total para tornar o Palcio de Belm mais amigo do ambiente de 176 mil euros. Um custo que ser, no entanto, amortizvel pelas poupanas alcanadas em menos de trs anos. Alm de uma poupana global de cerca de 40% nas despesas com energia, Cavaco Silva destacou que as novas medidas iro permitir reduzir as emisses de gases com efeito de estufa em 228 toneladas de CO2. Ou seja, menos 30% face a 2007. Espero que este bom exemplo possa ser replicado noutros servios pblicos, sublinhou o Presidente da Repblica, que advertiu ainda para a excessiva dependncia de Portugal em termos de energia importada.
In Correio da Manh, 31/1/2008

Europa retira frigorficos


Portugal e os restantes estados-membros da Europa tero de recolher todos os electrodomsticos de fraca eficcia energtica. O objectivo desta iniciativa abater o maior nmero de aparelhos antigos, como so exemplos os frigorficos ou as mquinas de lavar e secar roupa, de forma a atingir-se uma reduo de 20% no consumo de energia at 2020. Em Portugal so recicladas cerca de 30 mil toneladas de equipamentos electrnicos por ano. A medida faz parte de um conjunto de iniciativas que sero hoje aprovadas pelos deputados europeus, na sequncia do relatrio sobre o Plano de Aco para a Eficincia Energtica. Alm da recolha de electrodomsticos, o Parlamento Europeu recomenda tambm a criao de um novo sistema de rotulagem de produtos em funo da sua eficincia energtica. A utilizao de lmpadas de baixo consumo outro dos pontos assinalados pelo Parlamento Europeu, que exige o cumprimento do calendrio estabelecido para a retirada do mercado das menos eficientes. Em Abril, a Comisso Europeia ir apresentar uma proposta de directiva sobre eficincia energtica.
In Correio da Manh, 31/1/2008

52

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Operrio morreu electrocutado


Um homem de 29 anos morreu ontem, electrocutado, quando procedia manuteno de um vago na linha frrea, em Ribeira de Santarm, no concelho de Santarm. O acidente de trabalho ocorreu pelas 16 h 15, numa linha suplementar junto estao daquela povoao, pelo que a circulao no chegou a ser interrompida. Descuido ou distraco podem ter estado na origem da tragdia, admitem os bombeiros. A manuteno dos vages estava a ser efectuada com o cuidado que a tarefa impe, dado ser considerada de risco, quando foi dado o alerta. A vtima ter tido morte imediata. Ainda foi chamada a viatura mdica de emergncia e reanimao do Instituto Nacional de Emergncia Mdica, mas a equipa j no conseguiu salvar o trabalhador. No local, para averiguar as condies de segurana dos operrios, estiveram elementos da Autoridade para as Condies de Trabalho. Segundo o comandante da corporao dos Bombeiros Municipais de Santarm, Jos Alberto, o homem encontrava-se sobre um dos vages, fora da linha principal, quando sofreu o choque elctrico. As circunstncias da morte vo agora ser apuradas.

In Dirio de Notcias, 13/2/2008

Lentes de contacto binicas


Segundo os cientistas, um dia teremos lentes de contacto electrnicas capazes de nos apresentar informao no nosso campo de viso. Um grupo de investigadores da Universidade de Washington est a desenvolver uma lente de contacto electrnica que poder um dia apresentar informao importante no nosso campo de viso. Os prottipos iniciais foram testados em coelhos sem quaisquer efeitos adversos. Os cientistas dizem que dentro em breve tero lentes capazes de apresentar alguns pixis de informao. A pesquisa () recorre a plsticos superfinos e componentes electrnicos com apenas alguns nanmetros de espessura para criar os circuitos usados nas lentes. Os cientistas conseguiram j incluir pequenos LED emissores de luz vermelha, mas dizem que dever ainda demorar algum tempo at que tenhamos lentes completamente funcionais.

In http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/996035.html, 18/1/2008

53

Captulo III

Carne enriquecida prolonga a vida


Uma equipa de cientistas britnicos descobriu que o consumo de alimentos enriquecidos com istopos naturais torna o corpo mais resistente ao processo de envelhecimento, indica um estudo ontem publicado. Os cientistas, chefiados por um antigo investigador da Universidade de Oxford, Mikhail Shchepinov, esperam que a descoberta ajude a prolongar a vida humana e a reduzir o risco de cancro e outras doenas do envelhecimento. O estudo, publicado na revista Chemistry & Industry, incidiu em vermes nemtodos alimentados com nutrientes reforados com istopos naturais (variaes atmicas de elementos ocorridas naturalmente). Como a esperana de vida dos vermes aumentou 10% nas experincias, os cientistas esperam que este mesmo processo faa ganhar mais dez anos de vida aos humanos. Pensa-se que os alimentos reforados com istopos tornem o ADN e os componentes do corpo mais resistentes a processos de oxidao e envelhecimento, explicou Mikhail Shchepinov. Os istopos podero ser introduzidos nas raes animais para chegarem indirectamente aos humanos atravs do consumo de bifes de vaca ou de frango, por exemplo, no se tendo assim de comer produtos reforados quimicamente.
In Jornal de Notcias, 28/03/2007

Mexilhes artificiais introduzidos no mar para avaliar poluio


Mais de 250 mexilhes artificiais vo ser introduzidos no Rio Arade, Portimo, ao abrigo de um projecto das universidades do Algarve e de Hong Kong que visa averiguar o nvel de poluio com metais pesados no mar. Os mexilhes artificiais vo ser lanados ao mar em pequenas gaiolas de rede na tera-feira, onde devero permanecer por trs meses, at serem recolhidos e enviados para a China, onde o seu contedo ser analisado. Por ser um bivalve considerado um bom instrumento para avaliar os nveis de poluio marinha, a Universidade de Hong Kong desenvolveu um prottipo de mexilhes artificiais capaz de monitorizar a concentrao de metais txicos.
In Cincia Hoje, 26/11/2007

Transgnicos longe de consenso


As posies h muito que se extremaram. Defensores dos organismos geneticamente modificados (OGM) agarram-se cincia para provar que os transgnicos no so nocivos ao ambiente e sade. Do outro lado da barricada, movimentos anti-OGM, na maioria associaes ambientalistas, tentam demonstrar que h perigos e que, na dvida, o melhor no arriscar. Enquanto corre a discusso, com avanos e recuos para os dois lados, no terreno muitos agricultores vo aderindo aos OGM, convictos de estarem a produzir mais e melhor. No seio da polmica, para a qual no se vislumbra um consenso prximo, esto interesses econmicos poderosos e grupos de activistas fervorosos como os que invadiram e destruram um campo de milho em Silves, com o pretexto de colocar o assunto na agenda meditica portuguesa.
In Jornal de Notcias, 28/11/2007

bidos d o exemplo

Programa para reduzir emisses de carbono em 40%


bidos quer dar o exemplo ao pas na aplicao de medidas de sustentabilidade energtica e reteno de carbono. O programa bidos Carbono Social, recentemente apresentado, integra 16 projectos que englobam toda a populao e actividades econmicas.
In Expresso, 23/11/2007

54

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Portugueses descobrem que CO pode ser antibitico


Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia Qumica e Biolgica de Oeiras descobriu que o monxido de carbono, um gs letal em doses elevadas, pode vir a dar origem a uma nova gerao de antibiticos quando usado em doses baixas, controladas e toleradas pelo organismo.

Portugueses desenvolvem pesticida revolucionrio


um pesticida revolucionrio: mata inmeros tipos de fungos que afectam as culturas, mas no tem qualquer efeito secundrio para as pessoas ou para o meio ambiente. O produto, desenvolvido por investigadores portugueses ao longo de 16 anos, vai comear a ser vendido no mercado internacional. O pesticida extrado do tremoo.
In TSF Online, 21/06/2007

A investigadora Lgia Saraiva conta que o grande interesse desses futuros antibiticos que so uma novidade para as bactrias multirresistentes, j habituadas aos antibiticos clssicos. um modo de aco completamente distinto dos antibiticos normais, porque tem um composto de diferente base qumica. E isso que importante, porque uma grande batalha da comunidade cientfica, salienta a investigadora. Lgia Saraiva explicou TSF as concluses deste estudo: Ns sujeitmos as bactrias a essa concentrao de CO a ver se sobreviviam ou no. E verificmos que no s param o crescimento como morrem. Podiam ficar paradas ou letrgicas, mas o CO tem mesmo capacidade de matar. O estudo desta equipa de investigadores portugueses pode vir a resultar numa nova gerao de antibiticos base de monxido de carbono. Mas Lgia Saraiva deixa um aviso. Estamos a falar de quantidades baixas e controladas. O perigo do monxido como gs txico mantm-se, salienta a cientista. preciso, portanto, continuar a ter cuidado com lareiras, poluio e com o tabaco.
In TSF Online, 29/11/2007

Cientistas descobrem gua em forma de vapor


Um grupo de cientistas anunciou ter descoberto a primeira prova segura da existncia de gua no exterior do nosso sistema solar. A gua encontra-se sob a forma de vapor, devido s altas temperaturas que chegam aos 700 graus Celsius.
In TSF Online, 12/07/2007

Medicina, agricultura e electrnica so as principais reas de aplicao da nanotecnologia A medicina, a agricultura e a electrnica so as reas onde o impacto econmico e cientfico das Nanocincias e Nanotecnologias mais se far sentir nos prximos anos, disseram hoje cientistas reunidos em Braga.

In Cincia Hoje, 20/11/2007

55

Envio de cerca de 14 mil toneladas de embalagens de plstico

Resduos exportados para a China salvam metas nacionais de reciclagem


Portugal cumpriu as metas europeias de reciclagem de embalagens, segundo dados ontem divulgados pelo Ministrio do Ambiente. Mas teve uma ajuda polmica: a exportao de milhares de toneladas de plsticos usados para a china, onde esto a ser reciclados em condies que no se conhecem bem. Segundo uma directiva europeia, at ao final de 2005 Portugal tinha de reciclar pelo menos 25% das embalagens deitadas para o lixo. Para cada tipo de material vidro, papel, metais e plsticos a taxa mnima tinha de ser 15%. A meta foi facilmente cumprida para quase todos os materiais menos para os plsticos. Em Janeiro de 2006, os nmeros preliminares do Instituto de Resduos hoje integrado na Agncia Portuguesa para o Ambiente (APA) sugeriam que a taxa de reciclagem nacional de plsticos era de 11%. Mas agora, contabilizadas as exportaes de resduos para a China um fenmeno europeu , a taxa subiu para 16%.

In Pblico, 14/07/2007

Reduo de 30% do consumo de carbono na produo

Tecnologia australiana permite utilizar plstico para fabricar ao


Uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores australianos permitir reaproveitar sacos de plstico para produzir ao, em vez do tradicional coque, o que tornar possvel reduzir em 30% o carbono utilizado na produo. O plstico de polietileno contm carbono, uma matria-prima essencial usada nos fornos elctricos das siderrgicas. Nos fornos faz-se a reciclagem do p de ao, responsvel por 40% da produo mundial de metal, ou seja, cerca de 1,1 mil milhes de toneladas por ano. A tecnologia foi testada no ltimo ano na siderrgica OneSteel, em Sidney, e os resultados revelaram um aumento da produtividade, reduo dos custos de energia e das emisses de gases. Neste processo utilizado um considervel volume de plstico que, de outra forma, no poderia ser aproveitado.

In Pblico, 14/11/2007

56

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

16.3 Adivinhas
Apresentam-se em seguida um conjunto de adivinhas cujas respostas so conceitos abordados ao longo do Captulo III. Podem ser usadas nos mais variados contextos lectivos, apresentadas nas aulas como momentos mais ldicos ou em fichas de trabalho a criar pelo professor. Na sua maioria, so de estrutura e resposta simples, destinando-se, essencialmente, a motivar alunos com mais dificuldades. 3.1 Posso ser prtio ou deutrio E trtio, tambm algum Sou de pequeno tamanho Meu nmero atmico um 3.2 Meu nmero atmico dois Existo s, sem fazer mal O grupo a que perteno Na tabela terminal 3.3 Com gua, dou zaragata Mas como eu, h piores Todos os outros do grupo Do zaragatas maiores 3.4 Basta apenas uma letra P`ra este elemento chamar do segundo perodo E do grupo do azar 3.5 Usam-me para escrever No sou tinta permanente Mas estou dentro do teu lpis E conduzo a corrente 3.6 Estou ligado tua vida Nas protenas eu estou Sou parte do amonaco Adivinha quem eu sou 3.7 Sou do segundo perodo s vezes formo ies O grupo a que perteno o dobro dos meus protes 3.8 Quando lavas os teus dentes de mim que tu te cobres Na tabela, depois do meu grupo S existe o dos nobres 3.9 O meu grupo o dezoito Meu perodo o segundo Estou nas estrelas e dou luz Posso iluminar o mundo Respostas s adivinhas
3.1 Hidrognio; 3.2 Hlio; 3.3 Ltio; 3.4 Boro; 3.5 Carbono; 3.6 Azoto; 3.7 Oxignio; 3.8 Flor; 3.9 Non; 3.10 Sdio; 3.11 Magnsio; 3.12 Alumnio; 3.13 Silcio; 3.14 Fsforo; 3.15 Enxofre; 3.16 Cloro; 3.17 Potssio; 3.18 Clcio.

3.10 Ao ar fico oxidado Perco todo o meu brilho Sou o onze e na piscina Fao barulho e estrilho 3.11 Minha primeira letra M E a segunda vogal O meu perodo o terceiro Estou no verde vegetal 3.12 Existo em janelas e portas A bauxite coisa minha Estou em tachos e panelas E em rolos, na cozinha 3.13 Sou do terceiro perodo Chamam-me semimetal Pico em folhas de urtigas E no quartzo, sou cristal 3.14 Sou do grupo do azoto Estou no leite e na ervilha Comigo se fazem luzes Foguetes de maravilha 3.15 Sou do grupo dezasseis Desgostam dos meus odores Saio de dentro da Terra Em S. Miguel, nos Aores 3.16 Estou no cido clordrico E no sou o hidrognio fcil ver onde estou Sou o segundo halogneo 3.17 Um electro de valncia Com frequncia me escapa Fico num io positivo Mas continuo com capa 3.18 O grupo a que perteno No tenhamos iluses, Tem o primeiro algarismo Do meu nmero de protes

57

7. UTILIZAO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO 7.1 Manual Multimdia


Paralelamente edio do manual 9 CFQ foi concebido um Manual Multimdia. Embora baseado no texto do manual tradicional, o Manual Multimdia contm uma grande quantidade de recursos digitais adicionais (material destinado utilizao das Tecnologias da Informao e Comunicao, TIC, no ensino da Fsica e da Qumica): vdeos; animaes e simulaes; jogos; questes para avaliao. A explorao interactiva do Manual Multimdia ter certamente um elevado valor didctico e ser muito motivadora para os alunos.

7.2 WebQuests
Apresentam-se aqui alguns materiais com vista a criar mais possibilidades de usar as TIC com proveito pedaggico no ensino da Fsica e da Qumica. Preferimos usar WebQuests, sugerindo uma para cada captulo do manual. WebQuest uma actividade de pesquisa orientada em que toda ou a maior parte da informao com que os alunos interagem provm de recursos na Internet.
Bernie Dodge, 1995

O trabalho atravs de WebQuests tem-se revelado uma boa estratgia de ensinar e aprender, usando a Internet. simples e eficiente, no necessitando de grandes conhecimentos na rea da informtica. Alm de ser um modelo que utiliza diversas estratgias de apelo motivao do aluno, apela tambm autenticidade e criatividade. Pelas tarefas genunas e prticas que confrontam os alunos com o mundo; pelos recursos concretos que lhes so apresentados; pela prpria publicao dos seus resultados, as WebQuests revestem-se de grande interesse. Aos alunos proposto realizar aces que, alm de dar significado ao que fazem na sala de aula, os levam a tomar decises para a resoluo de problemas, a participar em debates/discusses temticas, a lidar com aspectos da realidade, a desenvolver competncias num determinado aspecto ou perspectiva de um tpico e a desempenhar um determinado papel cooperativamente num grupo. Tudo isto, como sabemos, envolve, forma e motiva fortemente os alunos. Para obter uma maior eficcia e clareza nas propostas, a WebQuest concebida e construda segundo uma estrutura lgica que contm os seguintes elementos estruturantes: introduo; tarefa; processo; recursos; concluso; avaliao. Sendo as WebQuests actividades de pesquisa orientadas em que a maior parte da informao com que os alunos interagem provm de recursos na Internet, haver vantagem se a sua explorao se fizer a partir da sua verso online, que se encontra disponvel no stio associado ao manual (http://www.projectos.TE.pt/links). Os recursos previamente seleccionados ficam disponveis de imediato, bastando clicar sobre eles.
58

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

WebQuest Captulo I Em aproximao distncia de segurana!


Introduo
Trs cidados portugueses tencionam processar uma reconhecida marca de automveis por publicidade enganosa! Durante a concentrao anual de automveis do modelo Spring-Injection3 , da conceituada marca alem DUNKTOY, alguns dos automobilistas presentes dizem ter sido vtimas de publicidade enganosa. Afirmam que um dos principais motivos que os levou a adquirir o automvel foi a publicidade que na poca passava com muita frequncia na televiso e que promovia como uma mais-valia do modelo Spring-Injection3 o facto de a distncia de segurana aconselhada ser de 16 m, no interior de centros urbanos. Contudo, a propsito desta publicidade, surgiram alguns relatos de automobilistas: Automobilista 1 afirma que circulava a 90 km/h e que, mantendo a distncia recomendada, no conseguiu imobilizar o veculo em segurana. Automobilista 2 refere que tambm sofreu um acidente de viao quando circulava com chuva, mantendo a distncia indicada. Automobilista 3 afirma que no regresso de uma festa de aniversrio, onde ingeriu algumas bebidas alcolicas, apesar de manter a distncia de segurana indicada na publicidade, tambm sofreu um acidente de viao. A polmica instalou-se e a estes relatos outros se foram juntando. Na sequncia desta troca de ideias, alguns dos automobilistas que se sentiam lesados resolveram aliar-se e mover uma aco judicial contra a marca de automveis DUNKTOY. Talvez os teus conhecimentos sobre segurana rodoviria possam ajudar a resolver este problema. Descobre como!

Tarefa
A marca alem DUNKTOY diz estar a ser vtima de calnias e garante que a publicidade no era enganosa. Antes pelo contrrio, tratava-se de uma situao rigorosamente testada. Contudo, a equipa de advogados contratada para preparar a defesa da empresa no consegue encontrar argumentos vlidos que expliquem a que se devem estas situaes para a circulao em centros urbanos a distncia de segurana de 16 m; nas restantes situaes descritas, no se consegue imobilizar o veculo em segurana, acabando sempre por ocorrer um acidente rodovirio. Desta forma, a DUNKTOY necessita com a mxima urgncia de um especialista na temtica da segurana rodoviria, para que, em conjunto com os advogados, possa ajudar a livrar a marca das acusaes que foram movidas contra si e veja de novo o seu bom-nome reconhecido. A marca de automveis DUNKTOY pode contar com a tua ajuda para fundamentar a sua defesa?
59

Processo
Para que possas ajudar os advogados neste processo de defesa, tu prprio ters de te rodear de colaboradores competentes. Para tal, procura ter em conta os seguintes passos: Passo 1: Formar um grupo de trabalho composto por quatro elementos. Cada um dos elementos ir desempenhar um dos seguintes papis:

ELEMENTOS

TAREFA A DESEMPENHAR

Tcnico da Brisa

Responsvel por: fazer um levantamento da mdia de acidentes que ocorrem diariamente nas estradas nacionais; identificar as principais causas de acidentes; indicar medidas que possam diminuir a sinistralidade rodoviria; indicar a influncia do uso de cintos de segurana, capacetes, pneus em boas condies e telemveis durante a conduo. da sua responsabilidade avanar uma relao entre a velocidade de circulao de um automvel e a distncia de segurana que se dever manter relativamente ao veculo que circula frente; dever analisar mais pormenorizadamente o relato do automobilista 1 e tentar avanar uma interpretao do sucedido. Responsvel por avanar uma relao entre as diferentes condies climatricas, os cuidados de circulao rodoviria que necessrio adoptar e a forma como o estado do tempo se relaciona com a distncia de segurana que se dever manter; dever analisar mais pormenorizadamente o relato do automobilista 2 e tentar avanar uma interpretao do sucedido. Responsvel por investigar os factores que podero condicionar o tempo de reaco dos automobilistas; dever analisar mais pormenorizadamente o relato do automobilista 3 e tentar avanar uma interpretao do sucedido.

Engenheiro mecnico

Tcnico do Instituto de Meteorologia e Geofsica

Mdico

Passo 2: Cada elemento do grupo ter de fazer uma pesquisa adequada, utilizando os recursos disponibilizados em seguida, para reunir informao necessria de modo a resolver o problema que lhe est confiado. Passo 3: Depois de desempenhar os seus papis individualmente, investigando e tentando interpretar os casos que lhes foram confiados, os quatro elementos do grupo devero discutir globalmente e explicar quais os vrios factores que podem afectar a distncia de segurana e de que forma o fazem. Passo 4: Terminado todo o processo de pesquisa, interpretao de informao e anlise cuidada de cada caso exposto, est na altura de elaborar uma argumentao bem sustentada em conhecimentos cientficos sobre segurana rodoviria, de modo a defender a marca de automveis DUNKTOY das acusaes de publicidade enganosa e explicar aos condutores o conceito de segurana rodoviria e quais os factores que o influenciam directamente.
60

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Recursos
Para que a misso que tm em mos possa ser concretizada, tm disposio os seguintes recursos (disponveis em http://www.projectos.TE.pt/links) Tcnico da Brisa Estatsticas de sinistralidade 2007 Boas prticas Factores que afectam a distncia de segurana Conduo perigosa Acabar com a sinistralidade Vdeo O telemvel e a conduo Conduzir e telefonar com toda a segurana Cinto de segurana Importncia do uso do capacete Os pneus Reconstituio de acidentes rodovirios Engenheiro mecnico Distncia de segurana Boas prticas Factores que afectam a distncia de segurana Velocidade e distncia de segurana Efeito da velocidade Velocidade Reconstituio de acidentes rodovirios Mdico Boas prticas Factores que afectam a distncia de segurana Cansao, sonolncia e vigilncia Tempo de reaco lcool e conduo Conduo e medicamentos: conjugao de riscos Reconstituio de acidentes rodovirios Tcnico do Instituto de Meteorologia e Geofsica Boas prticas Factores que afectam a distncia de segurana Dicas para a conduo na neve A conduo e as condies meteorolgicas adversas Conduzir sob chuva e vento Recomendaes em caso de condies atmosfricas adversas Vdeo Conduzir com mau tempo Reconstituio de acidentes rodovirios

Avaliao
A avaliao incidir sobre os seguintes aspectos: clareza na exposio oral e escrita da proposta de defesa apresentada marca de automveis DUNKTOY, para que esta seja declarada inocente das acusaes que lhe so dirigidas; existncia de justificao e detalhe nas solues apresentadas; rigor conceptual e incluso de conceitos cientficos no domnio da segurana rodoviria que esto implicados nas solues apresentadas; criatividade no tratamento e apresentao do tema; disponibilidade para a execuo das tarefas propostas, esprito de cooperao e entrega; capacidade de comunicao; capacidade de registo de observaes; capacidade de resposta a questes sobre os temas abordados.
61

Concluso
Parabns pelo fantstico trabalho que elaboraste! Foi com o teu contributo e com o dos teus colegas que os advogados da marca DUNKTOY conseguiram provar a inocncia desta empresa e fazer entender aos condutores que a velocidade, as condies do piso e o estado do condutor influenciam a segurana rodoviria. O presidente da DUNKTOY est muito agradecido e, reconhecendo todo o mrito cientfico que possuem, pondera convidar-vos para integrar um dos quadros de desenvolvimento tecnolgico de soluo de conforto e segurana rodoviria. Para ti e para a tua equipa, esta experincia de aprendizagem serviu para aplicar e consolidar conhecimentos no mbito da segurana rodoviria, ao mesmo tempo que refora a necessidade que temos de prevenir e adoptar procedimentos de segurana para vivermos mais e com maior qualidade. Tem sempre presentes as medidas de segurana rodoviria e desperta a conscincia de todos os que te rodeiam para a importncia do seu cumprimento!

Informaes e sugestes metodolgicas


Contedo curricular: Segurana rodoviria distncia de segurana rodoviria. Tempo: 2 aulas de 45 minutos e/ou trabalho em casa. Materiais: Computadores com ligao Internet (um por cada grupo, preferencialmente); livros didcticos. Objectivos (que podemos no ver todos necessariamente atingidos, dependendo do perfil dos pesquisadores): reconhecer a necessidade de contribuir para a utilizao dos meios de transporte terrestres em segurana; reconhecer a importncia individual e social da sinistralidade rodoviria em Portugal; reconhecer o modo como a preveno e a segurana rodovirias podem contribuir para uma melhor qualidade de vida; compreender o significado de distncia de segurana rodoviria, reconhecendo a sua importncia na preveno de acidentes; relacionar a distncia de segurana com a distncia de reaco e a distncia de travagem; reconhecer que a velocidade, as condies climatricas e o estado do condutor influenciam directamente a distncia de segurana rodoviria. Sugestes metodolgicas de explorao: O professor que queira realizar esta WebQuest na sua aula pode utilizar as sugestes que propomos a seguir. Esta proposta deve ser adaptada experincia do professor, de acordo com as suas competncias em diversos domnios: utilizao do computador e seus perifricos; utilizao da Internet e das ferramentas de comunicao; coordenao do trabalho de grupo, desde a seleco dos elementos at motivao da cooperao e coordenao na apresentao dos trabalhos finais.
62

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

AULA

ACTIVIDADES

Constituio dos grupos de trabalho; o professor explica o que uma WebQuest e quais so os objectivos do trabalho; os grupos escolhem as tarefas a desempenhar;
1

os alunos navegam na WebQuest; os alunos pesquisam informao nos stios previamente seleccionados (e em livros); o professor ajuda os grupos a ultrapassarem dificuldades; os alunos devero preparar a apresentao do seu trabalho.

Os grupos apresentam os seus trabalhos perante o professor e os colegas da turma;


2

o professor e os colegas devero manifestar a sua opinio sobre o trabalho realizado.

Para que este conhecimento possa ser partilhado por um grupo mais amplo, poder decorrer uma sesso de apresentao dos trabalhos estendida a toda a comunidade educativa.

63

WebQuest Captulo II A Fsica salva a iluminao de Natal


Introduo
Depois de passar pelas cidades de Lisboa e do Porto, a maior rvore de Natal vai chegar tua escola! A maior rvore de Natal da Europa tem abrilhantado a poca natalcia em duas das mais mediticas cidades portuguesas. No prximo ano, a rvore, com cerca de 80 metros de altura, ser erguida na tua escola. A enorme estrutura metlica serve de suporte a aproximadamente 20 mil lmpadas, que cintilam e trazem mais brilho e magia ao Natal. Certamente ests entusiasmado com a ideia de teres na tua escola esta rvore de Natal. Mas para que tudo corra bem e o espectculo de iluminao seja perfeito, a tua ajuda fundamental!

Tarefa
Os preparativos para a montagem da maior rvore de Natal na tua escola j esto a decorrer. Neste momento, o Conselho Executivo depara-se com uma situao problemtica para resolver: os engenheiros electrotcnicos e os electricistas responsveis pela iluminao da rvore no chegam a um consenso sobre o tipo de associao que dever ser usada para ligar as 20 mil lmpadas que iro iluminar a rvore. Tambm no chegam a acordo sobre a forma de aumentar o brilho das lmpadas. Perante esta indeciso, o Conselho Executivo props solicitar a ajuda de alunos entendidos em questes de electricidade para encontrar a melhor opo. Dados os teus conhecimentos sobre electricidade e circuitos elctricos, tu s uma das pessoas certas para ajudar. Podem contar contigo para salvar a iluminao na maior rvore de Natal?

Processo
Para que possas concretizar com sucesso o desafio lanado anteriormente, fundamental que formes uma equipa de trabalho com outros colegas, tambm entendidos em questes de electricidade. Para tal, procura ter em conta os seguintes passos: Passo 1: Formar um grupo de trabalho composto por cinco elementos. Passo 2: Utilizando os recursos disponibilizados em seguida, equacionar as vrias possibilidades que existem para associar as cerca de 20 mil lmpadas da rvore; fazer um levantamento das vantagens e das possveis desvantagens inerentes a cada uma. Passo 3: Pesquisa como se poder aumentar o brilho das lmpadas. Passo 4: Uma vez analisadas todas as opes, e alcanado o consenso dentro da equipa de trabalho, est na hora de apresentar as vossas propostas de soluo para a situao da iluminao da rvore de Natal. importante que o plano de soluo descreva como e porqu as solues propostas so realmente eficientes. O plano com as solues dever ser escrito numa linguagem cuidada, que suporte as opes tomadas, de modo a merecer, por parte do Conselho Executivo, toda a ateno e confiana de que a iluminao da maior rvore de Natal ser um sucesso.
64

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Recursos
Para que a misso que tm em mos possa ser concretizada, tm vossa disposio os seguintes recursos (disponveis em http://www.projectos.TE.pt/links): Corrente elctrica e segurana Simulao de circuitos elctricos Circuito em srie Circuito em paralelo Circuitos elctricos

Avaliao
A avaliao incidir sobre os aspectos a seguir indicados: clareza na exposio oral e escrita da proposta apresentada com vista resoluo do problema da iluminao da rvore de Natal; existncia de justificao e detalhe nas solues apresentadas; rigor conceptual e incluso de conceitos cientficos no domnio da electricidade que esto implicados nas solues apresentadas; criatividade no tratamento e apresentao do tema; disponibilidade para a execuo das tarefas propostas, esprito de cooperao e entrega; capacidade de comunicao; uso e manipulao de material na realizao das demonstraes; capacidade de registo de observaes; capacidade de resposta a questes sobre os temas abordados.

Concluso
Parabns pelo trabalho realizado! Graas tua ajuda a iluminao da maior rvore de Natal ser um espectculo mpar e far da tua escola a mais desejada por todos os alunos do Pas, e mesmo da Europa. O Conselho Executivo pondera, inclusivamente, fazer uma cerimnia pblica para te homenagear a ti e aos teus colegas de grupo pelo fantstico e til trabalho que desenvolveram em prol da vossa escola e do Natal. Para ti, e para a tua equipa, este desafio foi uma forma diferente de reforar os conhecimentos sobre as lmpadas associadas em srie e as lmpadas associadas em paralelo. Puderam ainda analisar as vantagens e desvantagens de cada um destes dois tipos de associao, assim como consolidar melhor a relao entre a intensidade da corrente elctrica e o brilho de uma lmpada. Desejamos que te sintas orgulhoso do ptimo trabalho que realizaste!
65

Informaes sugestes metodolgicas


Contedo curricular: Circuitos elctricos. Tempo: 2 aulas de 45 minutos e/ou trabalho em casa. Materiais: Computadores com ligao Internet (um por cada grupo, preferencialmente); livros didcticos. Objectivos (que podemos no ver todos necessariamente atingidos, dependendo do perfil dos pesquisadores): reconhecer a importncia da utilizao dos aparelhos elctricos de forma regrada, com vista segurana e poupana de energia; interpretar a constituio e a representao esquemtica de circuitos elctricos; interpretar a corrente elctrica com base no modelo corpuscular da matria; montar e identificar as caractersticas dos circuitos em srie e em paralelo; reconhecer as vantagens e desvantagens da associao de lmpadas em srie e em paralelo; identificar a relao entre a intensidade da corrente em diferentes pontos de circuitos com receptores associados em srie e em paralelo. Sugestes metodolgicas de explorao: O professor que queira realizar esta WebQuest na sua aula pode utilizar as sugestes que propomos a seguir. Esta proposta deve ser adaptada experincia do professor, de acordo com as suas competncias em diversos domnios: utilizao do computador e seus perifricos; utilizao da Internet e das ferramentas de comunicao; coordenao do trabalho de grupo, desde a seleco dos elementos at motivao da cooperao e coordenao na apresentao dos trabalhos finais.
AULA ACTIVIDADES

Constituio dos grupos de trabalho; o professor explica o que uma WebQuest e quais so os objectivos do trabalho; os grupos escolhem as tarefas a desempenhar;
1

os alunos navegam na WebQuest; os alunos pesquisam informao nos stios previamente seleccionados (e em livros); o professor ajuda os grupos a ultrapassarem dificuldades; os alunos devero preparar a apresentao do seu trabalho. Os grupos apresentam os seus trabalhos perante o professor e os colegas da turma;

o professor e os colegas devero manifestar a sua opinio sobre o trabalho realizado.

Para que este conhecimento possa ser partilhado por um grupo mais amplo, poder decorrer uma sesso de apresentao dos trabalhos estendida a toda a comunidade educativa.
66

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

WebQuest Captulo III Elementos da Tabela Peridica no Pavilho Atlntico


Introduo
Elementos da Tabela Peridica integram a lista de convidados VIP para a comemorao do Dia Internacional da Msica! No prximo dia 1 de Outubro, o Pavilho Atlntico abre as suas portas para as comemoraes do Dia Internacional da Msica. Est previsto um grande espectculo! Sero montados quatro palcos, onde, em simultneo, tero lugar actuaes dos mais variados estilos musicais, interpretados por artistas de renome nacional e internacional. De entre as personalidades que foram convidadas para assistir destacam-se alguns dos mais distintos grupos de elementos da Tabela Peridica. Apesar de alguns elementos dos diferentes grupos estarem de momento a residir no estrangeiro, no hesitaram em aceitar o convite e assistir ao que se espera ser o maior espectculo do ano! Descobre como tambm tu poders estar presente neste grandioso espectculo que far correr muita tinta e brilhar muitos flashes!

Tarefa
A empresa responsvel pela organizao e produo deste espectculo est de momento a recrutar algum que possua um elevado e slido conhecimento cientfico no domnio da qumica. A pessoa procurada dever conhecer bem a Tabela Peridica, os elementos que a constituem e as suas propriedades mais caractersticas. A sua funo ser distribuir os vrios elementos pelos lugares da sala e decidir qual dos quatro espectculos musicais ser mais do agrado de cada um dos convidados. Esta informao dever ser toda reunida num bilhete, para ser entregue a cada convidado no dia do espectculo. Este , certamente, um desafio tua altura. Enfrenta-o e faz um ptimo trabalho!
67

Processo
Para que possas concretizar com sucesso o desafio lanado anteriormente, fundamental que te rodeies de pessoas da tua confiana e que, em conjunto, trabalhem para um objectivo comum: proporcionar um espectculo inesquecvel aos elementos da Tabela Peridica. Para tal, procura ter em conta os seguintes passos: Passo 1: Formar um grupo de trabalho composto por 5 colegas. Passo 2: Sem consultar a Tabela Peridica, com base na lista de convidados e utilizando os recursos disponibilizados, devero comear por pesquisar: o verdadeiro nome do elemento qumico (atendam ao pseudnimo e ao sobrenome comum entre alguns deles); o smbolo qumico pelo qual cada elemento conhecido; o seu nmero atmico; a sua histria (autor e data da descoberta); abundncia na Natureza; algumas das suas aplicaes no dia-a-dia; a formao de xidos; os electres de valncia; os ies que origina; os gneros musicais a que vai assistir. E tambm, para a substncia elementar correspondente: as suas principais propriedades fsicas e qumicas; o carcter metlico / no-metlico; o estado fsico; a densidade; pontos de fuso e de ebulio; o aspecto (brilho/bao); a condutividade trmica e elctrica; a resistncia e maleabilidade; a reactividade. Passo 3: A sala de espectculos possui um total de lugares sentados distribudos por 18 colunas e 7 filas. Com base nesta indicao e nas informaes recolhidas, importante avanar para a elaborao de um mapa de posicionamento relativo dos vrios elementos convidados. Passo 4: Uma vez posicionados os vrios elementos, atende s suas propriedades fsicas e qumicas e decide sobre qual dos espectculos, de entre os quatro possveis, ser mais do seu agrado. Justifica e fundamenta as tuas opes.
68

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Passo 5: Chegados ao ponto onde todos os elementos da Tabela Peridica convidados esto j distribudos pelos seus lugares e o tipo de espectculo a que vo assistir est tambm escolhido, avancem para a elaborao dos bilhetes. Nos bilhetes dever constar: o nome do elemento qumico; o smbolo pelo qual conhecido; a sua actividade profissional (aplicao no dia-a-dia); a coluna vertical, a linha horizontal e o nmero do lugar onde dever ficar sentado; os gneros musicais a que vai assistir. Passo 6: Terminado todo o processo de pesquisa, deciso e elaborao prtica dos bilhetes, est na altura de fazer um relatrio final para enviar empresa responsvel pela organizao e produo do espectculo. Este relatrio dever descrever e explicar, justificadamente, as opes de lugar e de tipo de espectculo escolhido para cada elemento, com base nas pesquisas efectuadas e no conhecimento fsico e qumico de cada elemento da Tabela Peridica convidado.

Recursos
Para que a misso que tm em mos possa ser concretizada tm vossa disposio os seguintes recursos (disponveis em http://www.projectos.TE.pt/links): Elementos da Tabela Peridica Informaes sobre os elementos da Tabela Peridica Informaes peridicas dos elementos Tabela Peridica A aldeia dos elementos Classificao peridica dos elementos Metais e no-metais Lista de convidados Lugares do Pavilho Atlntico Espectculos nos quatro palcos do Pavilho Atlntico

Avaliao
A avaliao incidir sobre os aspectos a seguir indicados: clareza na exposio oral e escrita das propostas de posicionamento dos vrios elementos da Tabela Peridica e do tipo de espectculo musical mais adequado a cada um deles de acordo com as suas propriedades mais caractersticas; existncia de justificao e detalhe nas solues apresentadas; rigor conceptual e incluso de conceitos cientficos no domnio da qumica, especificamente da temtica Grupos de elementos e Tabela Peridica, que esto implicados nas solues apresentadas; criatividade no tratamento e apresentao do tema; disponibilidade para a execuo das tarefas propostas, esprito de cooperao e entrega; capacidade de comunicao; capacidade de registo de observaes; capacidade de resposta a questes sobre os temas abordados.
69

Concluso
Parabns! Fizeste um ptimo trabalho! Graas ao teu trabalho o espectculo ser sem sombra de dvida o sucesso que se espera. A empresa para a qual trabalhaste est notoriamente agradada com o teu desempenho e dos teus colegas de equipa e reconhece que os elementos da Tabela Peridica convidados esto posicionados da forma mais adequada, tendo em conta as afinidades com os elementos do seu grupo. Reconhecem tambm que o espectculo a que os vrios elementos assistiro , de facto, o que vai mais ao encontro da sua forma de ser e estar na sociedade. Para ti e para a tua equipa, este desafio permitiu um conhecimento mais consistente de que os vrios elementos de cada grupo tm propriedades qumicas semelhantes e apresentam um nmero atmico crescente, medida que se caminha no grupo e no perodo. A reactividade dos elementos bastante distinta, tal como o gosto que cada um de ns tem por diferentes gneros e estilos musicais. Esperamos, sinceramente, que te tenhas divertido e aprendido mais e melhor!

Informaes e sugestes metodolgicas


Contedo curricular: Propriedades dos materiais e Tabela Peridica dos elementos. Tempo: 2 aulas de 45 minutos e/ou trabalho em casa. Materiais: Computadores com ligao Internet (um por cada grupo, preferencialmente); livros didcticos. Objectivos (que podemos no ver todos necessariamente atingidos, dependendo do perfil dos pesquisadores): reconhecer a existncia de duas classes de substncias elementares: metais e no-metais; compreender as principais diferenas entre as propriedades fsicas e qumicas de metais e no-metais; identificar os dois grupos mais caractersticos de elementos no-metlicos; compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos gases nobres, raros ou inertes; identificar elementos do grupo dos gases nobres, raros ou inertes com grande aplicao no quotidiano; compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos halogneos; identificar elementos do grupo dos halogneos; identificar os dois grupos mais caractersticos de elementos metlicos; compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos metais alcalinos; identificar elementos do grupo dos metais alcalinos; compreender algumas caractersticas dos elementos pertencentes ao grupo dos metais alcalino-terrosos; identificar elementos do grupo dos metais alcalino-terrosos; interpretar a semelhana de propriedades qumicas e a variao de reactividade para alguns grupos da Tabela Peridica;
70

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

reconhecer a organizao dos elementos da Tabela Peridica por ordem crescente do nmero atmico; reconhecer a existncia de 18 grupos e 7 perodos na Tabela Peridica; relacionar propriedades das substncias elementares com a posio dos elementos na Tabela Peridica.

Sugestes metodolgicas de explorao: O professor que queira implementar esta WebQuest na sua aula pode utilizar as sugestes que propomos a seguir. Esta proposta deve ser adaptada experincia do professor, de acordo com as suas competncias em diversos domnios: utilizao do computador e seus perifricos; utilizao da Internet e das ferramentas de comunicao; coordenao do trabalho de grupo, desde a seleco dos elementos at motivao da cooperao e coordenao na apresentao dos trabalhos finais.

AULA

ACTIVIDADES

Constituio dos grupos de trabalho; o professor explica o que uma WebQuest e quais so os objectivos do trabalho; os grupos escolhem as tarefas a desempenhar;
1

os alunos navegam na WebQuest; os alunos pesquisam informao nos stios previamente seleccionados (e em livros); o professor ajuda os grupos a ultrapassarem dificuldades; os alunos devero preparar a apresentao do seu trabalho. Os grupos apresentam os seus trabalhos perante o professor e os colegas da turma;

o professor e os colegas devero manifestar a sua opinio sobre o trabalho realizado.

Para que este conhecimento possa ser partilhado por um grupo mais amplo, poder decorrer uma sesso de apresentao dos trabalhos estendida a toda a comunidade educativa.

71

8. BIBLIOGRAFIA E STIOS DA INTERNET Bibliografia


Captulos I e II
FIOLHAIS, C., Fsica divertida, Lisboa, Gradiva, 1990. HEWITT, P., Fsica Conceitual, Bookman, 2002. GONICK, L., HUFFMAN, A., A Fsica em Banda Desenhada, Lisboa, Gradiva, 2005. SILVA, A., Conversas de Fsica, Porto, Edies Asa, 1999. VAN CLEAVE, J., Fsica para Jovens, Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1993. http:axpfep1.if.usp.br/~gref/pagina01.html

Captulo III
A Qumica, Lisboa, Crculo de Leitores, 1990.
ALMEIDA, G., Sistema Internacional de Unidades, 3. Ed., Lisboa, Pltano Edies Tcnicas, 2002. BAPTISTA, M. J., Segurana em Laboratrios Qumicos, Lisboa, Universidade Nova, 1979. BEJA S., et al., A Educao do Consumidor, Lisboa, Texto Editora, 1991. BENDER, L., As Grandes Invenes, Lisboa, Verbo, 1992. BOUVET, J., Sobre o Ferro nos Espinafres e Outras Ideias Feitas, Lisboa, Gradiva, 1993. CAMPBELL, B., LAZONBY, J., MILLAR, R. & SMITH, S., Science, the Salters' approach, Portsmouth,Heinemann, 1996. CANAVARRO, J. M., Cincia e Sociedade, Coimbra, Quarteto, 1998. CARVALHO, R., Histria do tomo, Coimbra, Atlntida, 1955. CARVALHO, R., A Estrutura Cristalina, Lisboa, S da Costa, 1980. CARVALHO, R., As Reaces Qumicas, Lisboa, S da Costa, 1980. CARVALHO, R., Fsica no Dia-a-Dia, Lisboa, Relgio d'gua, 1995. CENTRO DE CINCIA DE ONTRIO, A Magia dos Alimentos, Lisboa, Gradiva, 1994. COOPER, C., Matria, Lisboa, Verbo, 1992. CUNNINGHAM, W. P. & SAIGO, B., Environmental science, a global approach, 5th Ed., Nova Iorque, McGraw Hill,1999. DIAS, A. R., e RAMOS, J. J. M., Qumica e Sociedade, vols. 1 e 2, Lisboa, Escolar Editora e Sociedade Portuguesa de Qumica, 1990 e 1991. ELKINGTON, J., e HAILES, J., Guia do Jovem Consumidor Ecolgico, Lisboa, Gradiva, 1990. FRIEDHOFFER, R., O Cientista Mgico, Lisboa, Gradiva, 1992. GIL, V., 33 Casos de Acaso em Cincia, Lisboa, Gradiva, 1997. HANN, J., Como Funciona a Cincia, Lisboa, Seleces do Reader's Digest, 1991.
72

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

LASZLO, P., A Palavra das Coisas ou a Linguagem da Qumica, Lisboa, Gradiva, 1992. LASZLO, E., Lagoa dos Murmrios um Guia para a Nova Cincia, Lisboa, Europa-Amrica, 1996. LEVI, P., O Sistema Peridico, Lisboa, Gradiva, 1988. LOESCHNIG, L., Experincias Simples de Qumica com Materiais Disponveis, Lisboa, Bertrand, 1998.

Maravilhas da Cincia, Lisboa, Seleces do Reader's Digest, 1991.


MARTINS, I. P. e VEIGA, M. L., Uma Anlise do Currculo da Escolaridade Bsica na Perspectiva da Educao em Cincias, Lisboa, Instituto de Investigao Educacional, 1999. MORGAN, N., A Nova Enciclopdia das Cincias A Qumica, Lisboa, Crculo de Leitores, 1996. PEDROSA, M. A., DIAS, M. H., LOPES, J. M. e SANTOS, M. P., gua que Substncia to Especial!, Aveiro, Universidade de Aveiro, 1997. PEARCE, F., e WINTON, I., O Meu Primeiro Livro de Ambiente, Lisboa, Gradiva, 1994. PORRIT, J., Salvemos a Terra, Lisboa, Civilizao, 1991. REPOSSI, G., A Qumica - O Mundo Misterioso da Molcula, Lisboa, Crculo de Leitores, 1977. RIBEIRO, F. e NUNES C., As Indstrias Qumicas em Portugal Perspectivas para o Sculo XXI, Lisboa, Escolar Editora, 2001. ROMO D., e RAMOS, J., Qumica e Sociedade A Presena da Qumica na Actividade Humana, vols. 1 e 2, Lisboa, Escolar Editora / Sociedade Portuguesa de Qumica, 1990. RUTHERFORD, F. J. e AHLGREN, A., Cincia para Todos, Lisboa, Gradiva, 1995.

Sabia Que...?, Lisboa, Seleces do Reader's Digest, 1991.


ANG, D., Teaching Secondary Physics, London, John Murray, 2000. SANTOS, B., CARVALHO, O., e DUARTE, T., A Educao do Consumidor, Lisboa, Texto Editora, 1991. SEED, D., O Maravilhoso Livro da gua, Lisboa, Gradiva, 1994. SMITH, P. e Ford, B., Project Earth Science: Physical Oceanography, Arlington, VA: National Science Teachers Association, 1995. THE EARTH WORKS GROUP, 50 Coisas Simples que Voc Pode Fazer para Salvar a Terra, Lisboa, Difuso Cultural, 1991. THOMAZ, M. F., MARTINS, I. P. e MALAQUIAS, I., Resduos Slidos e Domsticos, Aveiro, Universidade de Aveiro, 1997. TITO & CANTO, Qumica na Abordagem do Cotidiano, Vols. 1, 2 e 3, So Paulo, Editora Moderna, 1996. VAN CLEAVE, J., Qumica para Jovens, Lisboa, Dom Quixote, 1999. VIDAL, B., Histria da Qumica, Lisboa, Edies 70, 1986. WAITERS, D., Qumica, Lisboa, Verbo, 1984. WEINER, J., Os Prximos 100 Anos, Lisboa, Gradiva, 1990. WEST, D., Respostas s Perguntas que Sempre Quiseste Fazer, Porto, Porto Editora, 1991. WEST, D., PARKER, S., 53 1/2 Coisas que Mudaram o Mundo e Algumas que no Mudaram, Lisboa, Caminho, 1994. WILKES, A., O Meu Primeiro Livro de Cincias, Porto, Civilizao, 1991.
73

Stios da Internet
Apresenta-se em seguida um conjunto de tabelas com os ttulos e descrio/sntese dos stios sugeridos no manual.

Captulo I
Ttulo Descrio

Sinistralidade em Portugal Preveno Rodoviria Portuguesa Distncia de segurana Reconstituio de acidentes Lei de Arquimedes

Estatsticas disponveis na Direco Geral de Viao. Tudo sobre preveno rodoviria. Simulao onde se estima o tempo de reaco. Reconstituio de acidentes rodovirios com base em conhecimentos fsicos. Simulao e explicao da impulso em fluidos.

Captulo II
Ttulo Descrio

Novos materiais elctricos Reciclagem de pilhas Cdigos de cores Simulador de potncia a contratar Segurana elctrica em casa

Plsticos que conduzem electricidade. Tipo de pilhas e sua reciclagem. Como saber a resistncia de um condutor de carvo a partir do cdigo de cores. Como saber a potncia a contratar para uma residncia em funo dos electrodomsticos existentes. Preveno de acidentes elctricos em casa.

74

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

Captulo III
Ttulo Descrio

Mocho Portal de Cincia e Cultura Cientfica e-escola

Este stio um dos melhores e mais completos portais de cincia e de cultura cientfica. Nele se podem encontrar inmeras informaes e recursos para as diversas reas cientficas. Neste stio da Universidade Tcnica de Lisboa so abordados diferentes tpicos no domnio do ensino da qumica. um stio em ingls que aborda, de forma adequada aos alunos do 9. ano, questes relacionadas com os tomos, a constituio da matria, a Tabela Peridica, etc. Stio da Sociedade Portuguesa de Qumica, onde se podem encontrar variadssimas informaes sobre diversas temticas no mbito da Qumica. Este stio apresenta informaes teis sobre o diamante e a grafite, variedades da substncia elementar carbono que possuem uma estrutura gigante. Os fulerenos so tambm apresentados. O programa permite interagir com as molculas de diamante, grafite e C60, permitindo a sua observao de vrias perspectivas. Nestes stios pode-se encontrar a Tabela Peridica e informaes importantes sobre os mais de cem elementos que a constituem. Neste stio encontram-se modelos moleculares estereoscpicos de vrias molculas. Neste directrio do Mocho encontra-se uma biblioteca de molculas, com acesso a modelos moleculares e modelos de plasticina de vrias molculas, entre outros recursos que se podem revelar bastante teis. O projecto Cincia Viva, lanado em Julho de 1996, tem como misso a promoo da cultura cientfica e tecnolgica junto da populao portuguesa. Atravs deste stio pode-se obter informaes de todas as iniciativas promovidas no mbito do Cincia Viva. Neste stio encontram-se variadssimas sugestes de actividades interessantes, puzzles, jogos, etc. Stio do Museu da Cincia da Universidade de Coimbra, com informaes teis sobre cincia e eventos cientficos. Um stio da responsabilidade do Centro de Estudos e Formao de Actividades Desportivas onde, entre outras informaes, se pode encontrar uma tabela com informaes sobre a composio nutricional de vrios alimentos. Este stio contm vrias informaes teis sobre o Museu de Cincia de Lisboa e tem ligaes para outros museus de cincia, nacionais e estrangeiros.

Chem4kids

Sociedade Portuguesa de Qumica

A Descoberta dos Fulerenos

Tabela Peridica dos Elementos Molecularium Modelos moleculares estereoscpicos Mocho Biblioteca de molculas

Cincia Viva

Creative Chemistry Museu da Cincia da Universidade de Coimbra Tabela de Composio de Alimentos Museu de Cincia da Universidade de Lisboa

75

9. RESPOSTAS S QUESTES INTERCALARES DO MANUAL


Captulo I
1.1 C. 1.2 a) Curvilnea. b) Rectilnea. 1.3 O tempo foi 70 min, ou seja, 1,17 h. Logo, percorreu 117 km. 1.4 a) 4 h. b) 6 km. c) O alpinista no subiu a montanha segundo uma trajectria rectilnea e vertical, mas sim segundo uma trajectria curvilnea. 1.5 Se viajar a 150 km/h demora 0,67 h. Se viajar a 120 km/h demora 0,83 h. A diferena 0,16 h = 9,6 min. Mas como as velocidades so mdias, na realidade no se poupa tanto por causa das travagens. 1.6 a) Carro A.

b)

A v c) C. d) A e B. e) C.

B v

1.7 a) A.

b) B.

1.8 a) 4,5 m/s = 16,2 km/h. b) 100 km/h = 27,8 m/s; demora 6,2 s. 1.9 a) 90 km/h. b) 0,75 s. c) 18,75 m. d) 5,25 s. e) 65,625 m.

f) 18,75 m + 65,625 m = 84,375 m < 90 m; no. g) Teria andado no 18,75 m mas sim 37,5 m durante esse tempo; desse modo, percorreria 103,125 m se o caminho estivesse livre e, portanto, teria colidido. 1.10 Os automveis sofreram deformao. A travagem deixou marcas na estrada, mostrando o efeito das foras. 1.11 a) F1: direco vertical, sentido de cima para baixo, 4 N; F2: direco horizontal, sentido da esquerda para a direita, 3 N; F3: direco horizontal, sentido da direita para a esquerda, 1 N; F4: direco horizontal, sentido da esquerda para a direita, 5: direco vertical, sentido de baixo para cima, 7 N; F 6: direco horizontal, sentido da direita para a esquerda, 4 N. 1 N; F 1.12 A. F3 = 40 N e F4 = 40 N; B. F3 = 40 N e F4 = 60 N. 1.13 A massa 3 kg e o peso 29,4 N. 1.14 a) A: acelerado; B: uniforme; C: retardado. b) A: a direco horizontal para as trs grandezas; sentido: os trs vectores apontam da esquerda para a direita. B: a velocidade horizontal e aponta da esquerda para a direita; a fora e a acelerao so nulas. C: a direco horizontal para as trs grandezas; sentido: a velocidade aponta da esquerda para a direita e a fora e a acelerao apontam da direita para a esquerda. c) A III, B I, C II. 1.15 a) A intensidade 50 N, a direco horizontal e o sentido da esquerda para a direita. b) A Francisca exerce no carrinho uma fora horizontal e da esquerda para a direita. O carrinho exerce sobre a Francisca uma fora com a mesma direco mas sentido contrrio, empurrando-a para trs. Como tem pouco atrito nos ps, projectada para trs. c) B. d) 1 m/s2. 76 e) 0,01 m/s.

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

1.16 a) Tende a seguir com a velocidade que trazia, de acordo com a Primeira Lei de Newton. b) 15,3 vezes. 1.17 Velocidade excessiva, ausncia de cinto de segurana, ausncia de airbags, pneus carecas. 1.18 Porque a presso seria grande e eles enterrar-se-iam na neve. 1.19 F, F, V, F. 1.20 Navio pouco carregado: os vectores peso e impulso so iguais em intensidade. Navio muito carregado: os vectores peso e impulso tambm so iguais, mas com intensidade superior dos casos anteriores. 1.21 O momento 2 N m.

Captulo II
2.1 A abrir. 2.2 A, B. 2.3 A. A gua boa condutora. B.Podemos apanhar um choque elctrico porque a corrente passa pelo nosso corpo. C. A falta de fio isolador pode levar a corrente elctrica a passar pelo nosso corpo. 2.4 A, D. 2.5 F, V, V, F. 2.6 Estraga-se. 2.7 No primeiro caso, acende mas no tem o seu rendimento mximo; no segundo caso, acaba por queimar rapidamente. 2.8 Colocando quatro pilhas de 1,5 V em srie. 2.9 a) Contnua. b) A: 3,5 V ; B: 0,35 V. c) Ver manual. 2.10 a) Alcance: 3 A; menor valor: 0,1 A; alcance: 10 A; menor valor: 1 A. b) Valor marcado: 1,8 A; valor marcado: 7,5 A. 2.11 a) 2 A = 2000 mA; b) 20 mA = 0,020A; c) 200 A = 0,000 200 A.

2.12 O voltmetro no deve estar ligado em srie; o ampermetro no deve estar ligado em paralelo com a lmpada. 2.13 a) i. C, D, E, F e G; ii. A, B, D, E, F e G. b) B: 2 A; E e F: 1 A; G: 6 A. 2.14 B. 2.15 a) A. b) A.

2.16 a) Paralelo. b) No, porque as resistncias so diferentes. c) 2 A. d) R1. e) 10 V.

2.17 B, C. 2.18 Secador de cabelo. 77

2.19 a) Na de maior potncia (A). b) A de menor potncia (B). c) No de menor resistncia, ou seja, no de maior potncia (A). d) 0,12 kW h. 2.20 No, porque assim pode haver um curto-circuito e o circuito principal no interrompido, podendo danificar os aparelhos pelas elevadas intensidades de corrente. 2.21 F, F, V, F, V, V, F. 2.22 pequena, para haver pouca energia dissipada por efeito Joule. 2.23 A 2; B 1. 2.24 V, V, V, F, V. 2.25 a) Dodo e LED: as setas apontam para o plo negativo. c) O dodo. d) No.

2.26 No primeiro no acende porque a polaridade do dodo est trocada. No segundo no acende porque a base do transstor no est ligada ao circuito, logo no passa corrente no circuito.

Captulo III
3.1 B. 3.2 A 2; B 1; C 3; D 4. 3.3 V, F, V. 3.4 a) O ncleo do tomo constitudo por 17 protes e 18 neutres, ou seja, 35 nuclees. b) Carga nuclear 17+; carga da nuvem electrnica 17. 3.5 A Protes; B Neutres; C Zona de electres (nuvem electrnica). 3.6 A 1; B 4; C 2; D 3. 3.7 Significa que o tomo de oxignio 16 vezes mais pesado do que o tomo mais leve, o tomo de hidrognio, H. 3.8 As ligas de alumnio, por seres menos densas. Um avio com componentes em alumnio tem mais facilidade em voar. 3.9 A carga total de qualquer tomo zero. A carga de uma partcula , que um ncleo de hlio, 2+, pois o ncleo tem 2 protes. 3.10 O ncleo do tomo de hidrognio tem 1 proto, pelo que tem carga nuclear 1+, enquanto o ncleo do tomo de ltio tem 3 protes, logo tem carga nuclear 3+. Portanto diferem em 2 unidades nas suas cargas nucleares. 3.11 A 6; B 12; C 6; D 6; E 6; F 6; G 13; H 6; I 7; J 6; K 8; L 16; M 8; N 8. 3.12 12 6C e
13 C. 6

3.13 0,4 1010 m. O hlio tem maior carga nuclear efectiva, maior atraco entre os protes do ncleo e os electres da nuvem electrnica, como tal o raio atmico do hlio menor do que o raio atmico do hidrognio. 3.14 A 17; B Na+; C 10; D K; E 19; F 18. 3.15 12; 3; 2; 8; 2; electres de valncia. 3.16 13Al: 2 8 3. Trs electres de valncia. 78

9 CFQ

CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR

3.17 A facilidade com que os tomos de F se transformam em ies mononegativos, F, resulta do facto de possurem sete electres de valncia. Como tal, tm tendncia para captar um electro para ficarem com 8 electres na ltima camada, adquirindo a configurao electrnica do gs nobre mais prximo, que neste caso o Ne. Com efeito, o nmero de electres em F igual ao nmero de electres em Ne. 3.18 Cobre; io; no-metlico; negativo; ferro; Fe3+; O2; ferro; Fe2+; S2. 3.19 V, F, V, V, F, V, V, F, F, V. 3.20 F, V, V, V, F, F. 3.21 Gases nobres, raros ou inertes; pouco; completo; ganhar/captar; perder/ceder; reactividade; estabilidade; halogneos; muito; sete; ganhar/captar; mononegativos; diminui. 3.22 Propriedades fsicas: so metais moles e so bons condutores trmicos e elctricos (por exemplo). Propriedades qumicas: so muito reactivos; por reaco com a gua originam hidrxidos com propriedades bsicas ou alcalinas. 3.23 F, V, F, F, F. 3.24 Metais alcalino-terrosos; menos; metais alcalinos; hidrxidos; bsicas ou alcalinas; dois; ltio, mais reactivo. 3.25 F, F, V, V, V. 3.26 Cobre (Cu) 4.o perodo, grupo 11; prata (Ag) 5.o perodo, grupo 11; ouro (Au) 6.o perodo, grupo 11. Sim. Elementos com propriedades qumicas semelhantes localizam-se no mesmo grupo da Tabela Peridica. Assim, o facto de o cobre, a prata e o ouro pertencerem todos ao mesmo grupo da Tabela Peridica (neste caso o grupo 11) indica-nos que estes elementos tm propriedades qumicas semelhantes. 3.27 A 2; B 1; C 3; D 4. 3.28 Todos os elementos esquerda da Tabela Peridica so metais; para a direita da Tabela Peridica encontram-se os no-metais. 3.29 Ao longo do grupo o tamanho dos tomos aumenta medida que o nmero atmico (Z ) aumenta; ao longo do perodo diminui medida que o nmero atmico (Z ) aumenta. 3.30 A 4; B 5; C 8; D 1; E 3; F 7; G 6; H 2. 3.31 44. 3.32 a) 100 pm; b) 400 pm.

3.33 A 4; B 3; C 2; D 1; E 5. 3.34 A 1; B 1; C 2; D 1; E 3; F 2. 3.35 F, F, F, V, V, V,V, F, V, V, V. 3.36 A. A ligao entre dois tomos de oxignio na molcula O2 uma ligao covalente dupla apolar. B. Na molcula H2O existem duas ligaes covalentes simples polares. C. Numa molcula polar como HF os electres que participam na ligao H F no esto distribudos simetricamente. D. Numa ligao entre dois tomos diferentes, os electres no so, em regra, igualmente partilhados, sendo a molcula resultante polar. 3.37 A 2; B 1; C 3; D 4; E 5. 3.38 a) A covalente; B metlica; C inica. b) D no; E sim; F no. c) G slido; H slido; I slido. 79

3.39 a) CaO; 3.40 V, F, V, V. 3.41 F, V, F, F.

b) NaCl.

3.42 Hidrocarbonetos. 3.43 Por exemplo: etano (CH3CH3 ou C2H6), eteno (CH2CH2 ou C2H4), etino (CHCH ou C2H2) e ciclohexano (C6H12). 3.44 A. 3.45 a) CH3OH. b) OH | HCH | H

c) Tem adicionado um corante para no se confundir com a gua. d) 2 CH3OH (l) + 3 O2 (g) 4 H2O (g) + 2 CO2 (g) 3.46 CO2H. 3.47 CH3CH2COCH2CH3 ou C5H10O H H | | HC C C | | || H H O 3.48 a) O grupo OH.
9CFQ Caderno de Apoio ao Professor Cincias Fsico-Qumicas 9.o ano 978 972 47 3615 0

H | C | H

H | C H | H

b) A ligao C = C. 3.49 V, F, F, F. 3.50 F, V, V, F. 3.51 Celulose; polmero; polmeros. 3.52 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 CH2 um composto saturado porque cada tomo de carbono est ligado a 4 tomos. 3.53 A Naturais; B Cabelo; C Origem vegetal; D Algodo; E Polister; F Nylon.

80

Anda mungkin juga menyukai