Anda di halaman 1dari 4

Vamos tentar guardar as excees aos princpios da anterioridade anual e da noventena:

1. Princpio da anterioridade tributria ou princpio da eficcia diferida (CF/88, art. 150, III, b): vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. 2. Excees ao princpio da anterioridade anual a lei que institua ou aumente um dos tributos a seguir listado, para produzir efeitos, no precisa ter sido publicada no ano anterior (CF/88, art. 150, 1):

a) II;

b) IE;

c) IPI;

d) IOF;

e) IEG (CF/88, art. 154, II);

f) Emprstimo compulsrio relativo a guerra externa ou calamidade pblica (CF/88, art. 148, I, com previso expressa aps a EC n 42/2003);

g) Contribuies de seguridade social, inclusive PIS/PASEP (CF/88, arts. 195, 6, e 239);

h) CIDE-combustveis (restabelecimento de alquotas) (CF/88, art. 177, 4, I, b, EC n 33/2001);

i) ICMS-combustveis (restabelecimento de alquotas) (CF/88, art. 155, 4, IV, c).

3. Princpio da noventena ou anterioridade privilegiada, qualificada ou nonagesimal (CF/88, art. 150, III, c, EC n 42/2003): vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o princpio da anterioridade anual.

4. Anterioridade nonagesimal pertinente s contribuies de seguridade social (CF/88, art. 195, 6): as contribuies sociais de seguridade social s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o princpio da anterioridade anual. A diferena literal entre a noventena e esta, alm de esta referir-se apenas s contribuies de seguridade social, reside no fato de a noventena exigir tal prazo para o caso de instituio ou aumento de tributo, enquanto que a outra exige nos casos de instituio ou modificao. Segundo o STF, no entanto, essa diferena meramente formal, tendo aplicao apenas para os casos de instituio ou aumento da contribuio. Noutras palavras, ser necessrio aguardar os 90 dias quando houver onerosidade efetiva para o contribuinte (STF, RE-AgR 274.949/SC, DJ 01/02/2002).

5. Excees noventena:

a) II;

b) IE;

c) IOF;

d) IR;

e) IEG;

f) emprstimos compulsrios no caso de guerra externa ou calamidade pblica;

g) fixao da base de clculo do IPVA (valor venal do bem);

h) fixao da base de clculo do IPTU (valor venal do bem).

6. Observaes:

a) IPI: exigvel apenas 90 dias aps a lei que o criou/majorou;

b) IR: exigvel no primeiro dia do exerccio seguinte ao da criao/majorao (pode aumentar em 31/12 e valer j no exerccio seguinte);

c) IPVA e IPTU: apenas o aspecto relativo fixao da base de clculo no se sujeita noventena (para fixar a BC precisa esperar o novo exerccio, mas no precisa esperar os 90 dias, ou seja, pode faz-lo dia 31/12 e valer j para 01/01; para aumentar, precisa obedecer ambos os princpios);

d) contribuies de seguridade social NO SE SUBMETEM anterioridade do exerccio financeiro NEM noventena, apenas anterioridade nonagesimal especfica para tais contribuies (CF/88, arts. 195, 6, e 239).

7. RESUMO

a) Exigncia imediata: II, IE, IOF, IEG, emprstimos compulsrios no caso de guerra externa ou calamidade pblica;

b) Exigncia aps 90 dias da criao/majorao: IPI, CIDE-combustveis e ICMS-combustveis;

c) Exigncia aps 01/01 do exerccio seguinte: IR e fixao da base de clculo do IPVA e do IPTU;

d) Exigncia aps 01/01 do exerccio seguinte e aps 90 dias da criao/majorao: IPTU, IPVA, ISS, ITD, ITBI etc.

TRIBUTOS DIRETOS E INDIRETOS

Imposto direto aquele que vc paga diretamente atravs de uma conta ou boleto, exemplo: IPTU e IPVA. (no h distino entre contribuinte de direito e contribuinte de fato).

Imposto indireto aquele que vc paga ao consumir algum bem ou servio (ele embutido em contas), exemplo: ICMS, IPI, CPMF, IOF, etc. (h distino entre contribuinte de direito e contribuinte de fato).

PRINCPIO DA SELETIVIDADE O princpio da seletividade abrange uma seleo mnima de impostos, o ICMS e o IPI (impostos proporcionais). Sua funo variar a alquota de acordo com a essencialidade do bem. Significa que, ao se deparar com um bem de maior essencialidade, a alquota ser menor e, pela lgica, se for o bem de menor essencialidade, a alquota maior. Tais incidncias so consideradas para os tributos indiretos, isto , aqueles em que o nus tributrio repercute no consumidor final. Com isso, as tcnicas do princpio da seletividade visam promover justia fiscal, inibindo os efeitos negativos provocados por esses impostos, que tendem "regressividade". Em palavras simples, uma "progressividade" s avessas, uma vez que, os impostos regressivos, "quem ganha mais paga menos, quem ganha menos paga mais". Configura-se a injustia do sistema tributrio. Cabe, a seletividade ser o mecanismo inibitria da regressividade no sistema. Para deixar o sistema menos regressivo. O horizonte perseguir a justia social.

Anda mungkin juga menyukai