Anda di halaman 1dari 6

ESTUDO DA EPSTOLA DE PAULO AOS EFSIOS J. DIAS AUTOR Nesta carta a autoria paulina bem explcita (1.1; 3.1).

. Muitos temas e expresses que so comuns em suas cartas anteriores so encontradas com frequncia em Efsios. As semelhanas verbais com Colossences so surpreendentes. A linguagem e o estilo de Efsios so certamente diferentes em alguns aspectos quando comparadas com outras cartas de Paulo. Ainda assim parecem-se tanto com Paulo que mesmo se a carta no tivesse seu nome, seria difcil imaginar que a igreja creditasse a qualquer outra pessoa. As cartas aos Efsios e aos Colossences so muito parecidas. A CIDADE DE FESO feso era uma cidade porturia, to importante quanto s cidades de Alexandria e Antioquia da Sria. Situava-se no extremo ocidente da sia Menor (atual Turquia) e era o porto mais importante no mar Egeu, na principal rota entre Roma e o Oriente. A igreja de feso foi fundada pelo apstolo Paulo no ano de 53 d.C. Em sua terceira viagem missionria, um ano mais tarde, Paulo l permaneceu por trs anos pregando e ensinando com muita eficincia (At 19.1-20). Pouco tempo depois, Paulo foi enviado como prisioneiro para Roma, onde recebeu a visita de vrios irmos, entre eles estava Tquico, que ser o responsvel por levar essa carta s igrejas daquela regio. provvel que a carta no tenha sido escrita apenas para os cristos da cidade de feso. Muitas estudiosos acreditam que Efsios tenha sido escrita como uma carta geral s igrejas da regio. Isso coerente com o contedo abrangente da carta como um todo. DATA Essa uma das quatro cartas que o apstolo escreveu enquanto estava na priso em Roma (59-62 d.C.). Com exceo de Filipenses, as demais foram escritas na mesma ocasio e enviadas pelo mesmo mensageiro, Tquico (Efsios 6.21; Colossenses 4.7-9; Filemom 10-12). INTRODUO A carta aos Efsios tem duas caractersticas dignas de serem ressaltadas: primeiro, ela retrata a igreja do ponto de vista mais amplo do que qualquer outro livro da Bblia. Quase cinquenta vezes a palavra "tudo" usada, demonstrando o escopo universal da

Igreja e seu valor no plano de Deus. Segundo, a carta usa a frase "em Cristo" trinta vezes. Com isto Paulo est enfatizando a posio do cristo como membro do corpo de Cristo, incluindo extenso de futuras heranas a serem compartilhadas em Cristo. DOUTRINA Quanto profundidade e sublimidade da doutrina, Efsios supera as demais epstolas de Paulo. Tem sido chamada de "epstola do terceiro cu" do apstolo, porque ele se eleva das profundezas da runa at as alturas da redeno, porque aqui nos ordena Deus que subamos passo a passo at alcanarmos o ponto mais elevado possvel para o homem alcanar, a prpria presena de Deus. A epstola aos Efsios uma grande exposio de uma doutrina fundamental da pregao de Paulo, a saber, a unidade do todo o universo em Cristo, a unidade do judeu e gentio em Seu Corpo, a Igreja, e o propsito de Deus nesse corpo para o tempo presente e para a eternidade. Nos ensina que a vocao santa exige uma conduta santa. Apela aos leitores a fim de que se elevem mais alta dignidade da sua misso. Fazendo assim apresenta o quadro da Igreja como um s corpo, preparado desde a eternidade, a unir o judeu e o gentio. Esta igreja pelos sculos vindouros ir exibir ante o universo a plenitude da vida divina, vivendo a vida de Deus, expressando o carter de Deus, usando a armadura de Deus, lutando nas batalhas de Deus, perdoando como Deus perdoa, e tudo isto, para que se cumpra a obra mais ampla pela qual Cristo h de ser centro do universo. TEMA O Evangelho das Regies Celestiais. Devido a sua profundidade e sublimidade da doutrina, podemos dizer que ao entrarmos nos portais da Carta aos Efsios, estaremos penetrando nas regies celestiais, onde teremos uma viso dos propsitos divinos para a Igreja de Cristo na face da terra de uma maneira deslumbrante. Diferentemente de vrias das outras cartas que Paulo escreveu, Efsios no lida com nenhum erro ou heresia em particular. Paulo escreveu para expandir os horizontes de seus leitores, a fim de melhor compreenderem as dimenses do propsito eterno de Deus e da sua graa, passando a valorizar os alvos sublimes que Ele estabeleceu para a igreja. Mesmo assim, essa existncia crist vivida na terra, onde a vida diria e pratica do crente continua a levar adiante os propsitos de Deus. O Senhor exaltado, deu dons aos membros da igreja, capacitando-os para auxiliar uns aos outros e assim promover a unio e a maturidade (4:1-16). A unio da igreja debaixo da supremacia de Cristo prenuncia a unificao de todas as coisas, celestiais e terrenas em Cristo (1:10). A nova vida de pureza e de sujeio mtua entra em ntido contraste com a antiga maneira da vida sem Cristo (4:17; 6:9). Os fortes do Senhor tm a vitria sobre o maligno no grande conflito espiritual, especialmente pelo poder da orao (6:10-20).

ESTRUTURA Tal como a carta aos Colossenses, Efsios se divide em duas partes. Os captulos de 1 a 3 so de natureza doutrinria e tratam dos privilgios espirituais da Igreja. Os captulos de 4 a 6 so exortaes e tratam das responsabilidades espirituais dos cristos.
MENSAGEM A carta comea com uma sequencia de declaraes a respeito das bnos de Deus, incluindo um sem-nmero de expresses notveis que ressaltam a sabedoria e prescincia e os propsitos de Deus. Paulo deixa bem claro que fomos salvos no para gozarmos sozinhos desse maravilhoso beneficio, mas que isso nos faa responsveis pela expanso do Reino de Deus, fazendo boas obras que sejam motivos de louvor e glria ao nosso Pai Celestial. O ponto culminante do propsito de Deus, na dispensao da plenitude dos tempos, fazer todas as coisa no universo convergirem em Cristo (1.10). de crucial importncia que os cristos reconheam esse fato. Paulo ora a favor do entendimento deles. Aps explicar os grandes alvos que Deus estabeleceu para a Igreja, ele comea a demonstrar os passos para que esses alvos fossem alcanados. 1- Deus reconciliou consigo os indivduos mediante sua graa (2.1-10). 2- Deus rompeu as barreiras que havia entre os homens de diversos povos mediante a morte de Cristo (2.11-22). Mas Deus no fez apenas essa aproximao, fez algo mais belo, uniu esse indivduos reconciliados num s corpo, a Igreja de Cristo. Esse um mistrio que no era plenamente conhecido antes de ser revelado ao apstolo Paulo (3.1-6). A Igreja de Cristo o lugar onde a separao entre povos, raas, culturas e etnias deixa de existir. Todos passam a ser membros do corpo de Cristo. A Igreja a nova humanidade de Deus, uma colnia onde o Senhor da histria estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovada da raa humana (1.10-14; 2.11-22; 3.6,9-11; 4.1). A Igreja uma comunidade onde o poder de Deus de reconciliar as pessoas a si prprio experimentado e compartilhado atravs de relacionamentos transformados. EXORTAES

a) UNIDADE as exortaes comeam com um apelo a unidade externa alicerada sobre a unidade espiritual j existente na Igreja. Essa unidade

inclui certa diversidade de funes ministeriais que visam ao crescimento do corpo, a Igreja (4.1-16). b) CONDUTA instrues sobre a santificao: - Falem sempre a verdade. - Mostrem-se justamente indignados com as injustias do mundo. - No furtem. - Evitem a linguagem obscena e o humor malicioso.
ARMADURA DE DEUS No final da carta Paulo exorta aos irmos a se revestirem da armadura espiritual provida por Deus para combaterem contra as foras do mal que dominam o mundo. Ao falar da armadura espiritual, o apstolo est orientando os crentes a enfrentar e vencer a batalha espiritual contra as hostes de Satans. Alis, nessa batalha ns j fomos declarados vencedores, pois Cristo bem claro ao dizer que as portas do inferno no prevaleceram contra sua Igreja (Mt 16.18). Nos primeiros textos percebemos que Efsios est dividido em duas partes: ensino doutrinrio e exortao prtica, para o andar digno da nossa chamada. A descrio da armadura, trata desses dois assuntos. Primeiramente, notemos as partes da armadura no que tange ao nosso carter e andar: CINTO - Verdade (sinceridade e integridade); COURAA - Justia (santificao); CALADOS - prontos para pregar. Verificamos agora as partes da armadura que esto associados com nosso fundamento na slida doutrina: ESCUDO - F; CAPACETE - A esperana da salvao (sentido de garantia); ESPADA - A Palavra de Deus. Soldados temerosos, fugiro das flexas flamejantes, mas aqueles que permanecem firmes na f, podem estar confiantes que seu escudo destruir essas flexas malignas. Paulo finaliza sua carta com duas instrues: primeiramente ele admoesta os efsios a orar sem cessar, e em segundo lugar ele os instrui que o consolo vir. Tquico se tornou um exemplo desta necessidade constante de "consolar" um ao outro em nossa guerra espiritual (6.21,22)

RESUMO DE EFSIOS Parte I A Igreja e o plano de salvao. Captulo 1 1- Saudao, 1-2. 2- A origem da Igreja, 3-6. 3- O Plano de Salvao. (a) Por meio da obra redentora de Cristo, 7-8. (b) Seu alcance universal, 9-10. (c) Garante uma rica herana espiritual, 11-14. (d) Orao para que os crentes possam ser iluminados quanto s riquezas de suas provises, 15-23. Captulo 2 As obras do plano de salvao 1- O plano prov uma ressurreio espiritual longe do pecado e a exaltao do crente aos lugares celestiais, 1-6. 2- Esta exaltao depende inteiramente da graa, e no das obras, 7-10. 3- Inclui os gentios, que estavam apartados de Deus, mas o sangue de Jesus os aproximou, 11-13. 4- Remove todas as barreiras entre judeus e gentios, e os une em um corpo para ser habitao do Esprito Santo, 14-22. Captulo 3 1- Os mistrios do propsito divino so revelados a Paulo, e sua designao como apostolo dos gentios, 1-12. 2- Segunda orao de Paulo pela plenitude espiritual da igreja e sua compreenso do amor incomparvel de Cristo, 14-21. PARTE II Aplicao pratica dos ensinamentos. Capitulo 4 1- A unidade dos crentes, 1-21. 2- Como deve andar o crente, 22-32. Captulo 5 1- O crente deve viver em amor e pureza, 1-7.

2- Viver na Luz, 8-14. 3- Cheio do Esprito Santo 4- Deveres dos esposos e das esposas, 22-23.
Captulo 6 1- Deveres dos filhos, dos pais, dos servos e dos senhores, 1-9. A Luta espiritual: a- A fonte de Fortaleza, 10. b- A armadura de Deus e os inimigos, 11-18.

2- Palavras finais e beno, 19-24.

FONTES: Bblia de Estudo de Genebra Editora Cultura Crist Bblia de Estudos NVI Editora Vida Panorama do Novo Testamento Editora Vida Nova Bblia Thompson - Editora Vida Mdulo de Teologia FTB Editora Betesda Mdulo de Teologia da ITQ - Editora Quadrangular

Anda mungkin juga menyukai