Anda di halaman 1dari 11

EXERCCIOS - PREGO

1 - Art. 1o A modalidade de licitao prego, na forma eletrnica, destina-se aquisio de bens comuns, no mbito da Unio, e submete-se ao regulamento estabelecido neste Decreto. - As autarquias, as funda!es p"blicas, as empresas p"blicas e as sociedades de economia mista no esto submetidas ao Decreto #.$#%&%#. '- ( prego, na forma eletrnica, pode adotar o tipo de licitao t)cnica e preo . $- ( prego, na forma eletrnica, pode adotar o tipo de licitao maior lance ou oferta. #- ( prego, na forma eletrnica, adotar* a modalidade de licitao menor preo. +- ( prego, na forma eletrnica, adotar* o tipo de licitao menor preo. ,- -onsideram-se bens e ser.ios comuns, aqueles cu/os padr!es de desempen0o e qualidade possam ser ob/eti.amente definidos pelo edital, por meio de especifica!es usuais do mercado. 1- 2odero ser pre.iamente credenciados perante o pro.edor do sistema eletrnico a autoridade competente do 3rgo promotor da licitao, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio e os licitantes que participam do prego na forma eletrnica. 4- De.ero ser pre.iamente credenciados perante o pro.edor do sistema eletrnico a autoridade competente do 3rgo promotor da licitao apenas o pregoeiro e os membros da equipe de apoio. 1%- ( credenciamento dar-se-* pela atribuio de c0a.e de identificao e de sen0a que admite a transfer5ncia para outros usu*rios tendo em .ista o princ6pio da efici5ncia administrati.a. 11- ( credenciamento dar-se-* pela atribuio de c0a.e de identificao e de sen0a, pessoal e intransfer6.el, para acesso ao sistema eletrnico. 1 - A c0a.e de identificao e a sen0a podero ser utili7adas em qualquer prego na forma eletrnica, sal.o quando cancelada por solicitao do credenciado ou em .irtude de seu descadastramento perante o 89-A:. 1'- ( credenciamento /unto ao pro.edor do sistema implica a responsabilidade legal do licitante e a presuno de sua capacidade econmica para reali7ao das transa!es inerentes ao prego na forma eletrnica. 1$- ;as licita!es para aquisio de bens e ser.ios comuns pode ser utili7ada a modalidade prego, sendo preferencial a utili7ao da sua forma eletrnica. 1#- ( prego de.e ser utili7ado na forma eletrnica, sal.o nos casos de compro.ada in.iabilidade, a ser /ustificada pela autoridade competente.

1+- A licitao na modalidade de prego ) condicionada aos princ6pios b*sicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrati.a, .inculao ao instrumento con.ocat3rio e do /ulgamento ob/eti.o, bem como aos princ6pios correlatos da ra7oabilidade, competiti.idade e proporcionalidade. 1,- A licitao na modalidade de prego ) condicionada aos princ6pios b*sicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, efici5ncia, probidade administrati.a, .inculao ao instrumento con.ocat3rio e do /ulgamento ob/eti.o, bem como aos princ6pios correlatos da ra7oabilidade e proporcionalidade. 11- A licitao na modalidade de prego ) condicionada aos princ6pios b*sicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, efici5ncia, probidade administrati.a, .inculao ao instrumento con.ocat3rio e do /ulgamento ob/eti.o, bem como aos princ6pios correlatos da ra7oabilidade, competiti.idade e proporcionalidade. 14- As normas disciplinadoras da licitao sero sempre interpretadas em fa.or da ampliao da disputa entre os interessados, desde que no comprometam o interesse da administrao, o princ6pio da isonomia, a finalidade e a segurana da contratao. %- A licitao na modalidade de prego, na forma eletrnica, no se aplica s contrata!es de obras de engen0aria, entretanto pode ser utili7ada para as loca!es imobili*rias e aliena!es em geral, para atender ao princ6pio da efici5ncia. 1- ( termo de refer5ncia ) o documento que de.er* conter elementos capa7es de propiciar a.aliao do custo pela administrao diante de oramento detal0ado, definio dos m)todos, estrat)gia de suprimento, .alor estimado em planil0as de acordo com o preo de mercado, cronograma f6sico-financeiro, se for o caso, crit)rio de aceitao do ob/eto, de.eres do contratado e do contratante, procedimentos de fiscali7ao e gerenciamento do contrato, pra7o de e<ecuo e san!es, de forma clara, concisa e ob/eti.a. - As designa!es do pregoeiro e da equipe de apoio de.em recair preferencialmente nos ser.idores do 3rgo ou entidade promotora da licitao, ou de 3rgo ou entidade integrante do 898=. '- A equipe de apoio de.er* ser integrada por ser.idores ocupantes de cargo efeti.o ou emprego da administrao p"blica, pertencentes, em sua maioria, ao quadro permanente do 3rgo ou entidade promotora da licitao. $- ;o mbito do >inist)rio da Defesa, as fun!es de pregoeiro e de membro da equipe de apoio podero ser desempen0adas por militares. #- 8omente poder* e<ercer a funo de pregoeiro o ser.idor ou o militar possui curso superior. +- 8omente poder* e<ercer a funo de pregoeiro o ser.idor ou o militar que re"na qualificao profissional e perfil adequados, aferidos pela autoridade competente.

,- ;o compete ao pregoeiro ad/udicar o ob/eto, quando no 0ou.er recurso. 1- -ompete ao pregoeiro proceder a 0omologao do certame. 4- -aber* ao licitante interessado em participar do prego, na forma eletrnica, credenciar-se no 89-A: para certames promo.idos por 3rgos da administrao p"blica federal direta, aut*rquica e fundacional, e de 3rgo ou entidade dos demais 2oderes, no mbito da Unio, ?stados, Distrito :ederal e >unic6pios, que ten0am celebrado termo de adeso. '%- 2ara 0abilitao dos licitantes, ser* e<igida, e<clusi.amente, a documentao relati.a a 0abilitao /ur6dica, qualificao t)cnica e qualificao econmicofinanceira para no impedir a participao de outros licitantes. '1- @uando permitida a participao de cons3rcio de empresas, sero e<igidos apresentao da documentao de 0abilitao especificada no instrumento con.ocat3rio por empresa consorciada. ' - @uando permitida a participao de cons3rcio de empresas 0a.er* responsabilidade subsidi*ria das empresas consorciadas pelas obriga!es do cons3rcio, nas fases de licitao e durante a .ig5ncia do contrato. ''- ( cons3rcio de.e ser constitu6do e registrado antes da celebrao do contrato. '$- ;a di.ulgao de prego reali7ado para o sistema de registro de preos, independentemente do .alor estimado, de.e ser di.ulgado no D(U, internet e Aornal de grande circulao regional. '#- ;a di.ulgao de prego reali7ado para o sistema de registro de preos, independentemente do .alor estimado, de.e ser di.ulgado no D(U, internet e Aornal de grande circulao regional ou local. '+- At) dois dias "teis antes da data fi<ada para abertura da sesso p"blica, qualquer pessoa poder* impugnar o ato con.ocat3rio do prego, na forma eletrnica. ',- (s pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitat3rio de.ero ser en.iados ao pregoeiro, at) cinco dias "teis anteriores data fi<ada para abertura da sesso p"blica, e<clusi.amente por meio eletrnico .ia internet, no endereo indicado no edital. '1- @ualquer modificao no edital e<ige di.ulgao pelo mesmo instrumento de publicao em que se deu o te<to original, reabrindo-se o pra7o inicialmente estabelecido, e<ceto quando, inquestiona.elmente, a alterao no afetar a formulao das propostas. '4- Aberta a sesso, os licitantes podero retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada. $%- ( pregoeiro .erificar* as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que no este/am em conformidade com os requisitos estabelecidos no edital.

$1- ;o pode 0a.er troca de mensagens entre o pregoeiro e os licitantes em ra7o do princ6pio da impessoalidade. $ - ;a fase competiti.a podem os licitantes encamin0ar propostas por fa< tendo em .ista o princ6pio da igualdade a fim de no e<cluir um poss6.el licitante. $'- (s licitantes no podero oferecer lances sucessi.os, em respeito ao princ6pio da igualdade e impessoalidade. $$- ( licitante somente poder* oferecer lance inferior ao "ltimo por ele ofertado e registrado pelo sistema. $#- ;o sero aceitos dois ou mais lances iguais, pre.alecendo aquele que for recebido e registrado primeiro. $+- Durante a sesso p"blica, os licitantes sero informados, em tempo real, do .alor do menor lance registrado, sendo identificado o licitante em ra7o do princ6pio da publicidade. $,- A etapa de lances da sesso p"blica ser* encerrada por deciso dos licitantes. $1- ( sistema eletrnico encamin0ar* a.iso de fec0amento iminente dos lances, ap3s o que transcorrer* per6odo de tempo de trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual ser* automaticamente encerrada a recepo de lances. $4- ( sistema eletrnico encamin0ar* a.iso de fec0amento iminente dos lances $# minutos antes para que os licitantes possam refletir sobre a propostas a serem apresentadas. #%- Ap3s o encerramento da etapa de lances da sesso p"blica, o pregoeiro poder* encamin0ar, pelo sistema eletrnico, contraproposta ao licitante que ten0a apresentado lance mais .anta/oso, para que se/a obtida mel0or proposta, obser.ado o crit)rio de /ulgamento, no se admitindo negociar condi!es diferentes daquelas pre.istas no edital. #1- A negociao ser* reali7ada por meio do sistema, no podendo ser acompan0ada pelos demais licitantes. # - ;o caso de descone<o do pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrnico permanecer acess6.el aos licitantes, os lances continuaro sendo recebidos, sem pre/u67o dos atos reali7ados. #'- @uando a descone<o do pregoeiro persistir por tempo superior a quin7e minutos, a sesso do prego na forma eletrnica ser* suspensa e reiniciada somente ap3s comunicao aos participantes, no endereo eletrnico utili7ado para di.ulgao. #$- (s documentos e ane<os e<igidos, quando remetidos .ia fa<, de.ero ser apresentados em original, nos pra7os estabelecidos no edital. ##- ;o prego, na forma eletrnica, reali7ado para o sistema de registro de preos, quando a proposta do licitante .encedor no atender ao quantitati.o total estimado para a contratao, respeitada a ordem de

classificao, podero ser con.ocados tantos licitantes quantos forem necess*rios para alcanar o total estimado, obser.ado o preo da proposta .encedora. #+- Declarado o .encedor, qualquer licitante poder*, durante a sesso p"blica, de forma imediata e moti.ada, em campo pr3prio do sistema, manifestar sua inteno de recorrer, quando l0e ser* concedido o pra7o de tr5s dias para apresentar as ra7!es de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contra-ra7!es em igual pra7o, que comear* a contar do t)rmino do pra7o do recorrente, sendo-l0es assegurada .ista imediata dos elementos indispens*.eis defesa dos seus interesses. #,- Ap3s a 0omologao referida no caput, o ad/udicat*rio ser* con.ocado para assinar o contrato ou a ata de registro de preos no pra7o de sessenta dias. #1- ( pra7o de .alidade das propostas ser* de sessenta dias, sal.o disposio espec6fica do edital. #4- As penalidades podero ser registradas no 89-A:. +%- A autoridade competente para apro.ao do procedimento licitat3rio somente poder* re.og*-lo em face de ra7!es de interesse p"blico, por moti.o de fato super.eniente de.idamente compro.ado, pertinente e suficiente para /ustificar tal conduta, de.endo anul*-lo por ilegalidade, de of6cio ou por pro.ocao de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado. 1-?. #-? 4-? 1'-? -? +-1%-? 1$-? '-? ,-11-1#-$-? 1-? 1 -1+-? ''-',-? $1-? $#-'$-? '1-$ -? $+-? '#-? '4-? $'-? $,-? '+-$%-$$-$1-?

+1- ( prego, na forma eletrnica, como modalidade de licitao do tipo menor preo, reali7ar-se-* quando a disputa pelo fornecimento de bens ou ser.ios comuns for feita distncia em sesso p"blica, por meio de sistema que promo.a a comunicao pela internet. + - A licitao na modalidade de prego ) condicionada aos princ6pios b*sicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, efici5ncia, probidade administrati.a, .inculao ao instrumento con.ocat3rio e do /ulgamento ob/eti.o, bem como aos princ6pios correlatos da ra7oabilidade, competiti.idade e proporcionalidade. +'- A licitao na modalidade de prego, na forma eletrnica, no se aplica s contrata!es de obras de engen0aria, bem como s loca!es imobili*rias e aliena!es em geral. +$- B?>(CDE8 F A8898G?;G? AD>9;98GDAG9H( F -?82? %1% - ( Decreto n.I #.$#%& %%#, apesar de ter como ob/eto a regulamentao do prego eletrnico, estabeleceu normas aplic*.eis ao prego em geral, em mbito federal. ?ntre essas normas, tornou obrigat3ria a utili7ao da modalidade prego para aquisio de bens e ser.ios comuns pela Unio.

1,-? 11-14-%-? $4-? #%-#1-? # --

1--? '-? $-#'-? #$-? ##-#+--

#-? +-,-? 1-#,-? #1-#4-? +%--

4-'%-? '1-' -? +1-+ -+'-+$--

Licitaes e Contratos - Exerccios


1 (FA RGS -!"1! - #$-RS - Ana%ista $&'ici(rio) ( regime de e<ecuo indireta em que se a/usta mo de obra para pequenos trabal0os por preo certo, com ou sem fornecimento de materiais, ) denominado aJ empreitada por preo global. bJ empreitada por preo unit*rio. cJ administrao contratada. dJ tarefa. eJ empreitada integral. ! (FA RGS -!"1! - #$-RS - Ana%ista $&'ici(rio - *rea A'+inistrati,a) De acordo com a Kei n.I 1.+++&4', a .enda de a!es ) tipificada como alienao de bens da Administrao 2"blica, dependendo de a.aliao pr).ia e desde que as a!es se/am aJ ofertadas atra.)s de concorr5ncia. bJ ofertadas atra.)s de tomada de preos. cJ ofertadas sob a forma de leilo. dJ submetidas a prego eletrnico. eJ negociadas em bolsa, com dispensa de licitao e obser.ao da legislao espec6fica. - (IA.ES - !"1- - E/SER0 - A',o1a'o) Assinale a alternati.a que apresenta somente modalidades de licitao, conforme o pre.isto na legislao. aJ Keilo, con.ite, concorr5ncia e concurso. bJ Gomada de preo, maior lance ou oferta, mel0or t)cnica e con.ite. cJ >enor preo, mel0or t)cnica e preo, leilo e concorr5ncia, dJ -on.ite, tomada de preo, leilo e maior lance ou oferta. eJ >el0or t)cnica, concorr5ncia, menor preo e tomada de preo. 2 ( !"1- - #R# - 34 REGIO - #5cnico $&'ici(rio) De acordo com a Kei no 1.+++&4', ) dispens*.el a licitao aJ para aquisio de bens para necessidade cont6nua, pelo sistema de registro de preos. bJ para alienao de im3.el, desde que desafetado do ser.io p"blico. cJ para compra de produto de marca preferencial da Administrao. dJ para contratao de ser.ios comuns, de nature7a cont6nua. eJ nos casos de guerra ou gra.e perturbao da ordem. 6 ( !"1- - #R# - 34 REGIO - #5cnico $&'ici(rio) -onsiderando as disposi!es da Kei no 1.+++&4', modalidade licitat3ria aplic*.el para 9. .enda de produtos legalmente apreendidos ou pen0orados. 99. aquisio de bens de nature7a comum. 999. obras com .alor da contratao estimado em at) DL 1#%.%%%,%%. correspondem, respecti.amente, a aJ prego, leilo e tomada de preos. bJ leilo, prego e con.ite. cJ leilo, con.ite e tomada de preos. dJ concorr5ncia, prego e con.ite. eJ con.ite, tomada de preos e concorr5ncia. 7 ( !"1- - #R# - 34 REGIO (PR) - #5cnico $&'ici(rio *rea A'+inistrati,a) -omo trao de semel0ana ou de distino entre a dispensa e a ine<igibilidade de licitao pode-se indicar, dentre outras, a caracter6stica aJ do rol de 0ip3teses de dispensa de licitao ser e<emplificati.o, na medida em que se trata de norma de e<ceo regra legal que obriga o certame como obser.ncia do princ6pio da isonomia. bJ do rol de 0ip3teses de ine<igibilidade de licitao ser ta<ati.o, na medida em que se trata de norma de e<ceo

regra legal que obriga o certame como obser.ncia do princ6pio da isonomia, no admitindo fle<ibili7ao. cJ da licitao, nas 0ip3teses de ine<igibilidade, ser, em tese, poss6.el, mas diante da .ontade do legislador, para agili7ar algumas situa!es, torna-se prescind6.el. dJ da dispensa de licitao incidir nas 0ip3teses em que a licitao ) in.i*.el, por impossibilidade de competio. eJ da licitao, nas 0ip3teses de dispensa, ser, em tese, poss6.el, mas diante da .ontade do legislador, torna-se prescind6.el nas situa!es indicadas. 8 ( !"1- - #R# - 14 REGIO - #5cnico $&'ici(rio) -ont)m a relao correta entre a situao descrita e a modalidade licitat3ria aplic*.el, de acordo com as disposi!es da Kei no 1.+++&4'M aJ Keilo, para aquisio de obras de arte, com lance igual ou superior ao da a.aliao. bJ -oncurso, para escol0a de trabal0o cient6fico, mediante a instituio de pr5mio ou remunerao ao .encedor. cJ Gomada de preos, para aquisio de bens m3.eis, independentemente do .alor. dJ -oncorr5ncia, para escol0a de trabal0o cient6fico ou art6stico, com a instituio de pr5mio ao .encedor. eJ Keilo, para alienao de bens inser.6.eis, desde que o .alor no supere o limite de DL 1.%%%,%% Noito mil reaisJ. 9 (CESPE - !"1- - #RE-:S - Ana%ista $&'ici(rio - *rea $&'ici(ria) -om base na Kei n.I 1.+++&144', que trata de licita!es, assinale a opo correta. aJ ( con.ite ) a modalidade de licitao reali7ada entre interessados pre.iamente cadastrados ou que preenc0am os requisitos para cadastramento at) o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, obser.ada a necess*ria qualificao. bJ 8o princ6pios fundamentais da licitao, entre outros, a igualdade, a publicidade e o /ulgamento sub/eti.o. cJ A licitao ) dispens*.el em contrata!es de fornecimento ou suprimento de energia el)trica com qualquer tipo de empresa. dJ B* ine<igibilidade de licitao quando 0ou.er in.iabilidade de competio, como ocorre na aquisio de bens singulares, dos quais ) e<emplo um quadro espec6fico de determinado pintor. eJ (s estados podem ampliar o rol traado na referida lei para os casos de dispensa, pois possuem a capacidade de autoadministrao e auto legislao. 3 (CESPE - !"1- - #RE-:S - Ana%ista $&'ici(rio - *rea A'+inistrati,a) 2ara contratar bens e ser.ios de inform*tica, a organi7ao p"blica de.er* obrigatoriamente utili7ar o tipo de licitao denominado aJ concorr5ncia. bJ mel0or preo. cJ tomada de preos. dJ mel0or t)cnica. eJ t)cnica e preo. NArt. $# O$I Kei 1.+++&4'J 1" (IESES -!"1! - CRF-SC - A',o1a'o) -onsiderando-se os termos da Kei 1.+++&4', so consideradas modalidades de licitaoM 9. Gomada de preos. 99. -oncorr5ncia. 999. -on.ite. 9H. -oncurso. 9ndique a alternati.a corretaM aJ Apenas as asserti.as 99 e 999 esto corretas. bJ As asserti.as 9, 99, 999 e 9H esto corretas. cJ 8omente a asserti.a 9 est* incorreta. dJ 8omente as asserti.as 9 e 9H esto corretas. 11 (COPESE - F# -!"1! - .PE-#O - Assistente 'e .e;ensoria P<=%ica) De acordo com a Kei nI 1.+++&144' so cl*usulas necess*rias em todo contrato administrati.oM

9. As que estabeleam o regime de e<ecuo ou a forma de fornecimentoP 99. As que estabeleam o preo e as condi!es de pagamento, os crit)rios, data-base e periodicidade do rea/ustamento de preos, os crit)rios de atuali7ao monet*ria entre a data do adimplemento das obriga!es e a do efeti.o pagamentoP 999. As que estabeleam o cr)dito pelo qual correr* a despesa, com a indicao da classificao funcional program*tica e da categoria econmicaP 9H. As que estabeleam a .inculao ao edital de licitao ou ao termo que a dispensou ou a ine<igiu, ao con.ite e proposta do licitante .encedorP aJ 8omente os itens 9, 999 e 9H esto corretos. bJ 8omente os itens 99, 999 e 9H esto corretos. cJ 8omente os itens 9, 99 e 999 esto corretos. dJ Godos os itens esto corretos. 1! (COPESE - F# -!"1- - .PE-#O - Assistente 'e .e;ensoria P<=%ica) 8obre o processo licitat3rio pre.isto na Kei nI 1.+++&4', marque a alternati.a -(DD?GAM aJ Q ine<ig6.el a licitao nos casos de guerra ou gra.e perturbao da ordem. bJ Q causa de ine<igibilidade de licitao quando as propostas apresentadas consignarem preos manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional. cJ 2oder* 0a.er dispensa de licitao quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, /ustificadamente, no puder ser repetida sem pre/u67o para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condi!es pr)-estabelecidas. dJ Q dispens*.el a licitao para a contratao de profissional de qualquer setor art6stico, diretamente ou atra.)s de empres*rio e<clusi.o, desde que consagrado pela cr6tica especiali7ada ou pela opinio p"blica. 1- (IESES -!"1- - CRF-SC - O>era'or 'e Co+>&ta'or) Assinale a alternati.a correta. ;a modalidade de licitao con.ite, o n"mero m6nimo de con.idados pela unidade administrati.a, ser* deM aJ Um participante. bJ -inco participantes. cJ Dois participantes. dJ Gr5s participantes. 12 (F :ARC -!"1! - #$-:G - #it&%ar 'e Ser,ios 'e ?otas e 'e Re1istros) A Kei :ederal n. 1.+++&4', nas contrata!es de obras, ser.ios e compras, pre.5 as seguintes modalidades de garantia, EXCE#O aJ fiana banc*ria. bJ seguro-garantia. cJ pen0ora do ati.o imobili7ado. dJ cauo em din0eiro ou t6tulos da d6.ida p"blica. 16 (F :ARC -!"1! - #$-:G - #it&%ar 'e Ser,ios 'e ?otas e 'e Re1istros) 2ara 0abilitao nas licita!es, sero e<igidos os seguintes documentos, entre outros, ?R-?G( aJ qualificao t)cnica. bJ qualificao legal e societ*ria. cJ regularidade fiscal e trabal0ista. dJ qualificao econmico-financeira. 17 (F ?.EP -!"1! - Pre;eit&ra 'e /e%o 0ori@onte - :G A&'itor - .ireito) ( 2refeito do >unic6pio R decide .ender um im3.el p"blico no utili7ado pela Administrao. ( referido terreno foi a.aliado em DL +%.%%%,%% Nsessenta mil reaisJ. aJ de.er* ser reali7ada mediante licitao na modalidade de concorr5ncia. bJ de.er* ser reali7ada mediante licitao na modalidade de prego.

cJ de.er* ser reali7ada mediante licitao na modalidade de con.ite. dJ de.er* ser reali7ada diretamente, mediante dispensa de licitao, em ra7o do pequeno .alor. 18 (F ?.EP -!"1! - Pre;eit&ra 'e /e%o 0ori@onte - :G A&'itor - .ireito) Ao tratar de um dos princ6pios setoriais da licitao, afirma determinado autorM ST...U estabelecidas as regras de certa licitao, tornam-se elas inalter*.eis a partir da publicao do edital e durante todo o seu procedimento. ;ada /ustifica qualquer alterao pontual para atender a esta ou quela situao, a este ou aquele licitanteV N=A82AD9;9, %11, p.#'4J. ( autor citado se refere, no trec0o transcrito, especificamente, ao princ6pio aJ da padroni7ao. bJ da ad/udicao compuls3ria. cJ do procedimento formal. dJ da .inculao ao instrumento con.ocat3rio. 19 (CO?S LPLA? -!"1! - #SE - Ana%ista $&'ici(rio) ;o que tange s modalidades de licita!es ) correto afirmar que aJ a concorr5ncia pode ser substitu6da por tomada de preos. bJ a tomada de preos pode ser substitu6da pelo con.ite. cJ a tomada de preos pode substituir o con.ite. dJ quando a lei aponta uma modalidade de licitao como a aplic*.el no 0* possibilidade de substituio. 13 (CESPE -!"1! - .PE-AC - .e;ensor P<=%ico) ;os casos de concesso de direito real de uso, ) cab6.el a modalidade de licitao denominada aJ prego. bJ concorr5ncia. cJ tomada de preos. dJ con.ite. eJ leilo. !" (CO?S LPLA? -!"1! - #SE - Ana%ista $&'ici(rio *rea A'+inistrati,a) @uanto ad/udicao, anulao, desist5ncia e re.ogao de um processo licitat3rio ) correto afirmar, de acordo com a Kei nI 1.+++&4', que aJ a licitao pode ser anulada pelo interesse dos licitantes presentes quando da abertura da proposta. bJ a ad/udicao atribui o ob/eto do edital licitat3rio ao .encedor do certame, dando-l0e prefer5ncia ao contrato. cJ quando o .encedor for con.ocado para assinatura do contrato e no comparecer no pra7o determinado na con.ocao, a contratante de.e prorrogar este pra7o por igual per6odo. dJ a licitao pode ser re.ogada pelo Audici*rio no caso de irregularidade. !1 (CESPE -!"1! - #$-RO - Ana%ista $&'ici(rio A'+inistraAo) De acordo com a Kei de Kicita!es e -ontratos, a modalidade de licitao ocorrida entre interessados de.idamente cadastrados ou que atendam a todas as condi!es e<igidas para cadastramento at) o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, obser.ada a necess*ria qualificao, denomina-se aJ leilo. bJ concorr5ncia. cJ tomada de preos. dJ concurso. eJ con.ite. !! (COPESE - F# -!"1! - .PE-#O - Ana%ista e+ GestAo Es>ecia%i@a'o - CiBncias EconC+icas) De acordo com a Kei 1.+++&4' so modalidades de licitao, ?R-?G(M aJ ( leilo. bJ ( con.ite. cJ A con.ocao de preos.

dJ ( concurso. !- (CESGRA?RIO -!"1- - LID IGAS - Pro;issiona% $<nior - .ireito) De acordo com a Kei no 1.+++&144', no procedimento licitat3rio, .*rios atos administrati.os so encadeados em sequ5ncia l3gica .isando seleo da proposta mais .anta/osa para a Administrao 2"blica. ;esse conte<to, o ato por meio do qual se atribui ao licitante .encedor o ob/eto da licitao denomina-8e aJ 0omologao bJ encampao cJ con.alidao dJ ad/udicao eJ ratificao !2 (CESGRA?RIO -!"1- - CEes; - ?,e% S&>erior A'+inistraAoJ A Kei no 1.+++&144' trata dos aspectos relacionados ao processo de licitao e aos contratos da administrao p"blica. ;essa lei, e<iste a pre.iso de situa!es em que a licitao ) ine<ig6.el, como em aJ aquisio de bens ou de ser.ios nos termos de acordo internacional espec6fico, apro.ado pelo -ongresso ;acional, quando as condi!es ofertadas forem manifestamente .anta/osas para o 2oder 2"blico. bJ contratao de profissional de qualquer setor art6stico, diretamente ou atra.)s de empres*rio e<clusi.o, desde que consagrado pela cr6tica especiali7ada ou pela opinio p"blica. cJ situao em que a Unio ti.er de inter.ir no dom6nio econmico para regular preos ou normali7ar o abastecimento. dJ situao em que no acudirem interessados licitao anterior e esta, /ustificadamente, no puder ser repetida sem pre/u67o para a Administrao, mantidas, nesse caso, todas as condi!es preestabelecidas. eJ casos de guerra ou de gra.e perturbao da ordem. !6 (ESAF -!"1! - Receita Fe'era% - Ana%ista #ri=&t(rio 'a Receita Fe'era%) ;o configura princ6pio norteador do procedimento licitat3rio aJ .inculao ao instrumento con.ocat3rio. bJ /ulgamento ob/eti.o. cJ probidade administrati.a. dJ igualdade de condi!es a todos os concorrentes. eJ dispensa e ine<igibilidade. !7 (!"1! - #RF - 64 REGIO - #5cnico $&'ici(rio) Acerca de Kicitao considereM 9. -oncurso ) a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escol0a de trabal0o t)cnico, cient6fico ou art6stico, mediante a instituio de pr5mios ou remunerao aos .encedores, conforme crit)rios constantes de edital publicado na imprensa oficial com anteced5ncia m6nima de $# dias. 99. ( leilo destina-se, dentre outras 0ip3teses, .enda de bens m3.eis inser.6.eis para a Administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou pen0orados. 999. Q ine<ig6.el a licitao quando 0ou.er in.iabilidade de competio, em especial para contratao de profissional de qualquer setor art6stico, diretamente ou atra.)s de empres*rio e<clusi.o, desde que consagrado pela cr6tica especiali7ada ou pela opinio p"blica. ?st* correto o que consta em aJ 99 e 999, apenas. bJ 9, 99 e 999. cJ 9 e 999, apenas. dJ 9 e 99, apenas. eJ 99, apenas. !8 (F.R0 F !"1- F AGERGS F A',o1a'o) A Kei n.I 1 .'$4& %1% introdu7iu mais um princ6pio ao artigo 'I da Kei n.I 1.+++&144', instituindo normas para licita!es e contratos da Administrao 2"blica. Assinale, dentre as alternati.as abai<o, a que inclui esse princ6pio. aJ Kegalidade

bJ 2romoo do desen.ol.imento nacional sustent*.el cJ 9mpessoalidade dJ >oralidade eJ -ompetiti.idade !9 (F.R0 F !"1- F AGERGS F A',o1a'o) Gendo em .ista o regime /ur6dico das licita!es e dos contratos da Administrao 2"blica disciplinados pela Kei n.I 1.+++&4', ) correto afirmar que aJ somente os licitantes esto legitimados a apresentar impugna!es na esfera administrati.a. bJ os crimes definidos na referida Kei so de ao penal p"blica, condicionada a representao. cJ o recurso administrati.o interposto, em face da 0abilitao ou inabilitao do licitante, ordinariamente no tem efeito suspensi.o. dJ as licita!es para a e<ecuo de obras e para a prestao de ser.ios obedecem seguinte sequ5nciaM pro/eto b*sico, pro/eto e<ecuti.o e e<ecuo das obras e dos ser.ios. eJ a Administrao poder* utili7ar o con.ite e, em qualquer caso, a concorr5ncia, nos casos em que couber tomada de preos. !3 (F.R0 F!"1! F AG.I F A1ente 'e .esen,o%,i+ento F A',o1a'o) -onsidere as afirma!es abai<o a respeito de licita!es. 9 F Assim como a dispensa de licitao fora das 0ip3teses legais, a conduta de dei<ar de obser.ar as formalidades pertinentes dispensa do certame pode caracteri7ar crime. 99 F Q .edado aos agentes p"blicos admitir, pre.er, incluir ou tolerar, nos atos de con.ocao, cl*usulas ou condi!es que comprometam, restrin/am ou frustrem o seu car*ter competiti.o. 999 F 2ara a 0abilitao nas licita!es, e<igir-se-* dos interessados, e<clusi.amente, documentao relati.a 0abilitao /ur6dica, qualificao t)cnica, qualificao econmico-financeira, regularidade fiscal e trabal0ista e ao cumprimento da norma constitucional que .eda o trabal0o noturno, perigoso ou insalubre a menores de de7oito e de qualquer trabal0o a menores de de7esseis anos, sal.o na condio de aprendi7, a partir de quator7e anos. @uais esto corretasW aJ Apenas a 9. bJ Apenas a 99. cJ Apenas a 9 e a 999. dJ Apenas a 99 e a 999. eJ A 9, a 99 e a 999. -" (F.R0 F!"1! F AG.I F A1ente 'e .esen,o%,i+ento F A',o1a'o) 8obre licita!es e contratos administrati.os, assinale a alternati.a correta. aJ A alienao de bens im3.eis da Administrao 2"blica de.e ser precedida de licitao em qualquer de suas modalidades. bJ Q dispensada a licitao para a alienao de bens m3.eis da Administrao 2"blica quando se tratar de permuta entre 3rgos ou entidades da Administrao. cJ ;os termos do art. +# da Kei n.I 1.+++&4', a Administrao pode alterar unilateralmente os contratos administrati.os, desde que no 0a/a modificao no pro/eto e nas especifica!es t)cnicas contratadas, caso em que se fa7 necess*ria no.a licitao. dJ 8al.o no caso em que necess*ria a modificao do .alor contratual em decorr5ncia de acr)scimo ou diminuio quantitati.a de seu ob/eto, em 0a.endo alterao unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administrao de.er* restabelecer, por aditamento, o equil6brio econmico-financeiro inicial. eJ ) dispens*.el a licitao quando 0ou.er in.iabilidade de competio, sendo necess*ria a /ustificao da situao,

mediante processo de dispensa em que de.e se fa7er presente, dentre outros elementos, a /ustificati.a do preo. '1 NF.R0 F !"11 F .AER F Es>ecia%ista Ro'o,i(rio) -onforme a Kei nI 1.+++&4', assinale H para as afirmati.as .erdadeiras e : para as falsas sobre a ine<igibilidade de licitao N J Q ine<ig6.el a licitao para aquisio de materiais, equipamentos ou g5neros que s3 possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial e<clusi.o, .edada a prefer5ncia de marca. N J Q ine<ig6.el a licitao quando a Unio ti.er que inter.ir no dom6nio econmico para regular preos ou normali7ar o abastecimento. N J Q ine<ig6.el a licitao para a contratao de ser.ios t)cnicos, a e<emplo de estudos t)cnicos, plane/amentos e pro/etos b*sicos ou e<ecuti.osP pareceres, per6cias e a.alia!es em geral, de nature7a singular, com profissionais ou empresas de not3ria especiali7ao. N J Q .edada a ine<igibilidade para ser.ioes de publicidade e di.ulgao. N J Q ine<ig6.el a licitao para contratao de profissional de qualquer setor art6stico, diretamente ou por meio de empres*rio e<clusi.o, desde que consagrado pela cr6tica especiali7ada ou pela opinio p"blica.

A sequ5ncia correta de preenc0imento dos par5nteses, de cima para bai<o, ) aJ H F H F H F H F H bJ H F : F H F H F H cJ H F : F : F H F : dJ : F H F H F : F : eJ : F : F : F : F H ' NF.R0 F !"11 F .AER F Es>ecia%ista Ro'o,i(rio) Dentre a documentao relati.a 0abilitao /ur6dica pre.ista na Kei nI 1.+++&4', considere a abai<o citada. 9 F 2ro.a de inscrio no -adastro das 2essoas :6sica F -2: ou no -adastro =eral de -ontribuinte F -=-. 99 F Degistro comercial no caso de empresa indi.idual. 999 F Degistro ou inscrio na entidade profissional competente. 9H F 9nscrio do ato constituti.o, no caso de sociedades ci.is, acompan0ada de pro.a de diretoria em e<erc6cio. H F -)dula de identidade. @uais so e<igidas para a referida 0abilitaoW aJ Apenas a 9, a 99 e a 9H. bJ Apenas a 99, a 999 e a 9H. cJ Apenas a 9, a 999 e a 9H. dJ Apenas a 99, a 9H e a H. eJ Apenas a 9, a 999 e a H.

' - N %1 - GD?-82 - Analista Audici*rioJ A Kei no 1.+++, de 1&%+&144' Ne altera!es posterioresJ, determina em seu Art. ,o que as licita!es para a e<ecuo de obras e para a prestao de ser.ios obedecero ao disposto neste artigo e, em particular, respecti.a sequ5ncia, aJ pro/eto de recuperao, pro/etos emergenciais e prestao de ser.ios. bJ prestao de ser.ios, pro/etos de recuperao e pro/eto e<ecuti.o. cJ e<ecuo das obras e ser.ios, pro/eto e<ecuti.o e pro/etos emergenciais. dJ pro/eto b*sico, pro/eto e<ecuti.o e e<ecuo das obras e ser.ios. eJ pro/etos emergenciais, pro/etos de recuperao e demais pro/etos. $ - N %1 - GDG - +X Degio N2?J - Analista Audici*rio - Erea Administrati.aJ A respeito das modalidades licitat3rias pre.istas na Kei nI 1.+++&144' e legislao correlata, ) correto afirmar que se aplica aJ leilo, para alienao de bens m3.eis inser.6.eis para a Administrao, independentemente do .alor. bJ prego, para alienao de bens m3.eis adquiridos pela Administrao em procedimento /udicial. cJ concurso, para a contratao de obras e ser.ios de engen0aria de alta comple<idade. dJ leilo, para alienao de bens apreendidos ou pen0orados, desde que a.aliados em at) DL 1%.%%%,%% Noitenta mil reaisJ. eJ concurso, para escol0a de trabal0o cient6fico ou art6stico, .edada a instituio de pr5mio. # - N %1 - GDG - +X Degio N2?J - Analista Audici*rio - Erea Administrati.aJ De acordo com a Kei no 1.+++&144', constitui 0ip3tese de ine<igibilidade de licitao aJ contratao de profissional do setor art6stico, desde que consagrado pela cr6tica ou opinio p"blica. bJ contratao de ser.ios de publicidade, desde que compro.ada a not3ria especiali7ao do contratado. cJ para aquisio de bens produ7idos por um "nico fabricante de marca de prefer5ncia da Administrao. dJ contratao de profissional de not3ria especiali7ao, dispensando-se, nesse caso, a compro.ao da singularidade do ob/eto. eJ aquisio ou alienao de obras de arte ou .enda de bens ad/udicados em processo /udicial.

+ - N %1 - GDG - +X Degio N2?J - Analista Audici*rio - Erea Administrati.aJ De acordo com a Kei no 1%.# %& %% , que trata da modalidade licitat3ria prego, aJ o pregoeiro poder* interromper a fase de lances caso .erificada que a menor proposta atingiu reduo superior a %Y do .alor de referer5ncia. bJ a fase da negociao com o autor da mel0or proposta inicia-se ap3s a .erificao do atendimento das condi!es de 0abilitao pre.istas no edital. cJ no curso da sesso o autor da mel0or oferta e daquelas com preos at) 1%Y superiores quela podero fa7er no.os lances .erbais e sucessi.os, at) a proclamao do .encedor. dJ encerrada a fase competiti.a, se a oferta mel0or classificada no for aceit*.el ou o seu autor desatender as e<ig5ncias 0abilitat3rias, o pregoeiro reabrir* a etapa de lances c0amando os ' licitantes mel0or classificados. eJ declarado o .encedor do certame, ser* aberto o pra7o de 1 dias para interposio de recursos, que suspender* a ad/udicao do ob/eto ao licitante .encedor. 1 - N %1 - >2?-2? - Analista >inisterial - Erea Aur6dicaJ ( ?stado de 2ernambuco pretende reali7ar licitao, na modalidade concorr5ncia, para a e<ecuo de grande e importante obra p"blica. ( .alor estimado para a mencionada licitao ) superior a DL 1#%.%%%.%%%,%% Ncento e cinquenta mil0!es de reaisJ. ;os termos da Kei no 1.+++&144', o mencionado processo licitat3rio ser* iniciado, obrigatoriamente, com uma audi5ncia p"blica concedida pela autoridade respons*.el com uma anteced5ncia m6nima da data pre.ista para a publicao do edital. ( pra7o a que se refere o enunciado ) de aJ 1% dias "teis. bJ # dias "teis. cJ dias "teis. dJ 1# dias "teis. eJ '% dias "teis. 4 - N %1 - >2?-2? - G)cnico >inisterial - Erea Administrati.aJ ;os termos da Kei no 1.+++&144', a prestao de ser.ios a serem e<ecutados de forma cont6nua podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessi.os per6odos com .istas obteno de preos e condi!es mais .anta/osas para a Administrao, limitada a sessenta meses. ;o entanto,

em car*ter e<cepcional, de.idamente /ustificado e mediante autori7ao da autoridade superior, o pra7o de sessenta meses poder* ser prorrogado em at) aJ sessenta meses. bJ .inte e quatro meses. cJ seis meses. dJ do7e meses. eJ trinta e seis meses. 11 - N %1 - GD?-82 - Analista Audici*rio - Erea Administrati.aJ ( ?stado adquiriu im3.eis em procedimento /udicial Nad/udicao em processo de e<ecuo fiscalJ e, em ra7o da nature7a dos mesmos, no pretende afet*-los finalidade p"blica, concluindo, assim, pela utilidade da alienao, de forma a obter recursos financeiros para a aplicao em ati.idades priorit*rias. De acordo, com a Kei no 1.+++&144', a alienao de.e ser precedida de aJ a.aliao e licitao na modalidade concorr5ncia, obrigatoriamente. bJ a.aliao e licitao na modalidade concorr5ncia ou leilo. cJ autori7ao legislati.a, a.aliao e licitao na modalidade prego. dJ autori7ao legislati.a, que de.er* estabelecer o preo m6nimo de alienao e licitao na modalidade leilo. eJ autori7ao legislati.a e licitao na modalidade leilo, dispensando-se a a.aliao mediante a adoo do .alor da a.aliao /udicial para fins de ad/udicao. 1' - N %1 - GD?-82 - Analista Audici*rio - Erea Audici*riaJ Diferentes 3rgos p"blicos necessitam adquirir, periodicamente, material 0ospitalar para o desempen0o de suas ati.idades, no sendo poss6.el, contudo, estabelecer, a priori, a quantidade e<ata de cada aquisio e sendo con.eniente, em ra7o dos pra7os de .alidade, a compra parcelada para entregas futuras. De acordo com a legislao que rege as licita!es e contratos p"blicos, referidos 3rgos aJ podero .aler-se do 8istema de Degistro de 2reos, reali7ando, cada um deles, obrigatoriamente, licitao na modalidade prego. bJ podero .aler-se do 8istema de Degistro de 2reos, ainda que no ten0am participado do certame licitat3rio, mediante consulta ao 3rgo gerenciador, desde que de.idamente compro.ada a .antagem. cJ podero .aler-se do 8istema de Degistro de 2reos, mediante a reali7ao, por apenas um dos 3rgos, de licitao e<clusi.amente na modalidade prego dJ no podero .aler-se do 8istema de Degistro de 2reos, que apenas se aplica a compras para entrega imediata, de.endo adotar, cada um deles, a licitao na modalidade prego eJ somente podero .aler-se do 8istema de Degistro de 2reos se reali7arem licitao con/unta, na modalidade concorr5ncia, indicando os quantitati.os pretendidos e o preo unit*rio m*<imo admitido por cada 3rgo. 1$ - N %1 - GD?-82 - G)cnico Audici*rio - Erea Administrati.aJ A 8ecretaria ?stadual de Babitao pretende contratar a construo de casas populares e estima que o .alor das obras se/a da ordem de DL 1.%%%.%%%,%% Num mil0o de reaisJ. 2ara a contratao das obras, de.er* adotar a modalidade licitat3ria aJ leilo. bJ prego. cJ con.ite. dJ concorr5ncia. eJ tomada de preos. 1# - N %1 - GD?-82 - G)cnico Audici*rio - Erea

Administrati.aJ ( ?stado instaurou procedimento licitat3rio, na modalidade concorr5ncia, para alienao de im3.eis considerados desnecess*rios para o ser.io p"blico. (corre que no acudiram interessados na licitao e a manuteno desses im3.eis no patrimnio p"blico passou a gerar altos custos de manuteno e .igilncia, tornando premente, assim, a sua alienao. Diante dessa situao, de acordo com a Kei no 1.+++&144', o ?stado aJ est* obrigado a reali7ar no.a licitao, podendo, contudo, adotar a modalidade leilo, na qual poder* alienar o im3.el por at) #%Y do .alor de a.aliao. bJ poder* declarar a ine<igibilidade de licitao, por in.iabilidade de competio, e alienar o im3.el diretamente a e.entual interessado, por preo de mercado. cJ est* obrigado a reali7ar no.a licitao, na modalidade concorr5ncia, podendo redu7ir o preo m6nimo do im3.el, independentemente de no.a a.aliao, at) o limite de #Y. dJ poder* dispensar o procedimento licitat3rio para alienar o im3.el, desde que compro.ado que a repetio da licitao gerar* pre/u67o para a Administrao, e mantidas todas as condi!es preestabelecidas. eJ poder* dispensar o procedimento licitat3rio apenas se compro.ar situao de emerg5ncia ou de calamidade p"blica que determine a .enda forada. 1+ - N %1 - GD: - X D?=9Z( - G)cnico Audici*rio F Erea Administrati.a ?m mat)ria de prego, analiseM 9. As e<ig5ncias de 0abilitao, os crit)rios de aceitao das propostas e as san!es por inadimplemento, entre outras pro.id5ncias. 99. ?<aminada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao ob/eto e .alor, caber* ao pregoeiro decidir moti.adamente a respeito de sua aceitabilidade. Gais situa!es ocorrem nas fases do prego, respecti.a e legalmente, denominadas como aJ e<ecuti.a e preparat3ria. bJ e<terna e preparat3ria. cJ interna e e<ecuti.a. dJ e<terna e interna. eJ preparat3ria e e<terna. 1, - N %1 - GD: - X D?=9Z( - Analista Audici*rioJ ;a fase de 0abilitao de um processo licitat3rio, e<igir- se-* dos interessados e<clusi.amente a documentao relati.a aJ 0abilitao /ur6dica, qualificao t)cnica, qualificao econmico-financeira e regularidade fiscal. bJ 0abilitao /ur6dica, qualifica!es t)cnica e econmicofinanceira, regularidade fiscal e s limita!es constitucionais de trabal0o aos menores de 11 anos de idade. cJ a qualifica!es t)cnica e econmico-financeira, regularidade fiscal e s limita!es constitucionais de trabal0o aos menores de 11 anos de idade. dJ 0abilitao /ur6dica, regularidade fiscal e qualificao econmico-financeira e s limita!es constitucionais de trabal0o aos menores de 11 anos de idade. eJ a qualifica!es t)cnicas, regularidade fiscal, qualificao econmico-financeira e capacidade eleitoral ati.a. 11 - N %1 - GD: - X D?=9Z( - Analista Audici*rio F Erea Administrati.aJ 2or pre.iso e<pressa, obser.a-se que, no procedimento licitat3rio, NO constitui, dentre outros, ane<o do edital, para que dele faa parte integranteM aJ o pro/eto b*sico e&ou e<ecuti.o, com todas as suas partes, desen0os, especifica!es e outros complementos. bJ a minuta do contrato a ser firmado entre a Administrao e o licitante .encedor. cJ o ato de autori7ao para a abertura da licitao, bem como os compro.antes de retirada do instrumento con.ocat3rio e o pra7o de in6cio e t)rmino do certame. dJ o con/unto de especifica!es complementares, al)m das normas de e<ecuo pertinentes licitao.

eJ o oramento estimado em planil0as de quantitati.os e preos unit*rios. 14 - N %1 - GD: - X D?=9Z( - Analista Audici*rio F Erea Administrati.aJ ;o que di7 respeito ao prego, como modalidade de licitao, NO vedada aJ a e<ig5ncia de pagamento de emolumentos referentes ao fornecimento do edital, desde que no se/a superior ao custo de sua reproduo gr*fica. bJ a e<ig5ncia de aquisio de edital pelos licitantes, como condio para participao no certame cJ a e<ig5ncia de garantia de proposta. dJ a quitao ou pagamento de ta<as e<igidas para o custeio de todas as despesas do certame. eJ a pr*tica de especifica!es e<cessi.as da definio do ob/eto do certame, ainda que limitem a competio. 1 - N %1 - G-?-82 - Agente de :iscali7ao :inanceiraJ ( ?stado instaurou procedimento licitat3rio para contratao de obra de grande .ulto, consistente na construo de um t"nel para desassoreamento do Dio 2in0eiros, que en.ol.e alta comple<idade t)cnica. De acordo com a Kei no 1.+++&4', a licitao poder* contemplar e<ig5ncia de aJ apresentao da relao dos compromissos do licitante que importem diminuio de sua capacidade operati.a, calculada em funo do seu faturamento. bJ garantia de e<ecuo contratual, limitada a %Y do ob/eto contratual, al)m da qualificao t)cnica, com apresentao de atestados de e<ecuo de ser.ios da mesma comple<idade, com limitao de pra7o e local. cJ metodologia de e<ecuo, cu/a a.aliao, para efeito de sua aceitao ou no, anteceder* sempre an*lise dos preos e ser* efetuada e<clusi.amente por crit)rios ob/eti.os. dJ capacitao econmico-financeira, mediante apresentao de 6ndices de liquide7, rentabilidade e faturamento, compat6.eis com o .alor do ob/eto licitado. eJ pr)-qualificao, para fins de aferio de capacidade econmico-financeira dos licitantes, desde que a modalidade adotada no se/a a concorr5ncia. - N %1 - G-?-82 - Agente de :iscali7ao :inanceira AdministraoJ Uma sociedade de economia mista prestadora de ser.ios p"blicos pretende alienar participao societ*ria minorit*ria que adquiriu em empresa pri.ada Na!esJ. De acordo com a Kei no 1.+++&4', aJ est* dispensada de a.aliao pr).ia e de procedimento licitat3rio, desde que conte com autori7ao legislati.a espec6fica para a alienao. bJ de.er* obter autori7ao legislati.a, reali7ar a.aliao pr).ia e licitao na modalidade leilo. cJ de.er* promo.er a.aliao pr).ia, sendo ine<ig6.el o procedimento licitat3rio em funo do regime pri.ado a que se submete a empresa alienante. dJ de.er* promo.er a.aliao pr).ia e poder* dispensar o procedimento licitat3rio na 0ip3tese de alienar as a!es em bolsa, obser.ada a legislao espec6fica. eJ est* obrigada a obter autori7ao legislati.a e reali7ar licitao na modalidade concorr5ncia. ' - N %1 - GD?--? - Analista Direito Administrati.o & Kicita!esJ ( ?stado do -ear* pretende reali7ar procedimento licitat3rio para a reali7ao de obra de engen0aria no .alor de DL 1.##%.%%%,%% Num mil0o, quin0entos e cinquenta mil reaisJ. A modalidade de licitao para tal 0ip3tese ) aJ concorr5ncia ou tomada de preos. bJ tomada de preos, apenas. cJ concorr5ncia, apenas. dJ tomada de preos ou con.ite. eJ con.ite, apenas. # - N %1 - GD?-2D - Analista Audici*rio - Erea

Audici*riaJ Determinada 8ecretaria de ?stado autuou processo administrati.o para formali7ar a aquisio de equipamentos fornecidos por produtor e<clusi.o, 0ip3tese que se enquadra.a em ine<igibilidade de licitao. ?fetuada a compra, por ocasio de regular fiscali7ao do contrato, .erificou- se que no foi pro.idenciada a ratificao da ine<igibilidade de licitao e a respecti.a publicao no Di*rio (ficial. De acordo com a Kei no 1.+++&4', o ato ) aJ regular, uma .e7 que a ratificao e a publicao da ine<igibilidade no Di*rio (ficial .isam apenas a atender o princ6pio da publicidade. bJ inefica7, na medida em que o ato de ratificao da ine<igibilidade e sua respecti.a publicao no Di*rio (ficial constituem condio para a efic*cia do ato. cJ efica7, na medida em que a e<ig5ncia de ratificao e respecti.a publicao do ato no Di*rio (ficial so necess*rios apenas em caso de dispensa de licitao. dJ irregular, tendo em .ista que a ine<igibilidade de licitao de.e ser declarada ao final do certame que de.e ser reali7ado. eJ regulari7*.el, caso a autoridade fiscali7adora ratifique a ine<igibilidade, suprindo a aus5ncia do ato. , - N %1 - GD?-2D - Analista Audici*rio - ?nfermagemJ Determinado ?stado da :ederao pretende adquirir um im3.el pertencente a Unio :ederal. Durante a instruo do processo administrati.o autuado para .iabili7ar a referida aquisio foi lanado parecer concluindo pela necessidade de reali7ao de pr).ia licitao. ( parecer, de acordo com o disposto na Kei :ederal nI 1.+++&4', aJ procede, na medida em que se trata de alienao de bem p"blico a ente p"blico de esfera di.ersa. bJ procede, na medida em que o ente p"blico interessado na aquisio do bem tem prefer5ncia para a compra somente ao final do procedimento de licitao. cJ procede, uma .e7 que o ente titular do dom6nio do bem integra a administrao direta, sendo dispens*.el apenas quando se trata de .enda entre entes p"blicos da administrao indireta. dJ no procede, uma .e7 que se dispensa licitao quando se trata de .enda de im3.el a outro 3rgo ou entidade da administrao p"blica, de qualquer esfera de go.erno. eJ no procede, uma .e7 que entre entes p"blicos ) ine<ig6.el procedimento de licitao para aquisio de bens m3.eis e im3.eis. 1 - N %1 - GD?-2D - Analista Audici*rio - ?nfermagemJ A administrao p"blica reali7ou, por meio de regular procedimento, a apreenso de grande quantidade de obras de arte. 2retende agora alien*-las onerosamente. 2ara tanto, de acordo com a Kei nI 1.+++&4', a modalidade de licitao adequada ) aJ prego. bJ con.ite. cJ tomada de preos. dJ leilo. eJ empreitada. 4 - N %1 - GA-2? - Analista Audici*rio - -ontabilidadeJ 8egundo a Kei 1.+++&144', artigo , inciso R, So con/unto dos elementos necess*rios e suficientes e<ecuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Crasileira de ;ormas G)cnicas - AC;GV caracteri7am aJ a compra. bJ a alienao. cJ o pro/eto e<ecuti.o. dJ o pro/eto b*sico. eJ a aquisio.

'% - N %1 - GD?-2D - G)cnico Audici*rio - Erea Administrati.aJ ( /ulgamento das propostas apresentadas em regular procedimento de concorr5ncia de.e ser feito aJ de acordo com os crit)rios, sub/eti.os e ob/eti.os, constantes do edital publicado. bJ ob/eti.amente, sendo poss6.el a desconsiderao parcial dos crit)rios constantes no edital caso necess*rio para contratao da proposta de menor preo. cJ preliminarmente de acordo com os requisitos constantes do edital, facultando-se aos competidores, antes do /ulgamento definiti.o, a reduo de sua proposta. dJ obser.ando-se os crit)rios ob/eti.os constantes do edital e de seus ane<os, ainda que publicados ap3s o pra7o para apresentao das propostas. eJ ob/eti.amente, obser.ando-se os crit)rios fi<ados no edital, que no poder* ser alterado para adequao das propostas. '1 - N %1 - GD?-2D - G)cnico Audici*rio - Erea Administrati.aJ A 8ecretaria da -ultura de determinado ?stado pretende promo.er um e.ento de grandes propor!es para angariar fundos para au<iliar as .6timas das enc0entes que assolaram determinada regio. ( artista con.idado, consagrado pela cr6tica especiali7ada, apresentou proposta de oramento bastante redu7ido NDL 1#.%%%,%%J em ra7o da nature7a do e.ento. De acordo com a Kei no 1.+++&4', a contratao aJ de.er* ser precedida de licitao, na medida em que no se trata de ser.io singular. bJ poder* ser feita com ine<igibilidade de licitao. cJ poder* ser feita independentemente de licitao em ra7o da nature7a beneficente do e.ento. dJ de.er* ser precedida de concurso, em ra7o da nature7a art6stica da contratao. eJ de.er* ser feita com dispensa de licitao, apenas se compro.ando a not3ria especiali7ao. ' - N %1 - GD?-2D - G)cnico Audici*rio - Erea Administrati.aJ A Administrao 2"blica decidiu reali7ar licitao para aquisio de material de inform*tica. A modalidade escol0ida foi prego, que apresenta, como caracter6stica a possibilidade de aJ disputa .erbal entre todos os participantes, independentemente do n"mero, ap3s a apresentao do menor lance. bJ disputa .erbal entre o licitante que apresentar o menor lance e os autores das ofertas com preo at) 1%Y Nde7 por centoJ superiores quela. cJ incluso de no.os participantes ap3s o in6cio da sesso, caso a menor proposta apresentada se/a superior pesquisa de mercado feita pela Administrao 2"blica. dJ aditamento das propostas apresentadas, mediante suspenso da sesso por $1 0oras, reiniciando-se o procedimento ap3s o decurso desse pra7o. eJ aditamento das propostas apresentadas ap3s o /ulgamento das ofertas, de modo a redu7ir o .alor dos lances o m*<imo poss6.el, atendendo ao crit)rio de menor preo. '# - N %1 - GD?-2D - Analista Audici*rio - Erea Administrati.aJ -onclu6da determinada licitao, a Administrao 2"blica entendeu por 0omolog*-la, mas ad/udicar o ob/eto da licitao a outro licitante, por entender que o .encedor no cumpriria o contrato adequadamente. ( licitante .encedor aJ poder* e<igir a assinatura do contrato e o in6cio da e<ecuo da a.ena. bJ de.er* e<igir a re.ogao da licitao, tendo em .ista que a Administrao no pode ad/udicar o ob/eto do certame a outro que no ao .encedor.

cJ poder* e<igir a ad/udicao do ob/eto do certame em seu fa.or, embora a Administrao ainda possa re.ogar a licitao por ra7!es de oportunidade e con.eni5ncia. dJ de.er* pleitear indeni7ao equi.alente ao .alor do contrato que seria celebrado, uma .e7 que tem direito sub/eti.o formali7ao da referida a.ena. eJ poder* e<igir a reali7ao de no.a licitao, na qual concorrer* com prefer5ncia em relao aos outros. '+ - N %1 - GD?-2D - Analista Audici*rio - Erea Administrati.aJ Um munic6pio precisa promo.er a aquisio de grande quantidade de mantimentos destinados ao atendimento das .6timas das enc0entes decorrentes de desli7amentos de morros causados pelas torrenciais c0u.as de .ero. -onsiderando a necessidade de urgente atendimento da populao desabrigada, o munic6pio aJ de.er* reali7ar licitao emergencial, redu7indo os pra7os para apresentao e /ulgamento das propostas. bJ poder* promo.er a aquisio emergencial com dispensa de licitao, autuando e instruindo processo administrati.o nos termos da lei. cJ de.er* promo.er a aquisio emergencial com dispensa de licitao, instruindo o competente processo administrati.o ap3s o fornecimento dos bens a fim de .iabili7ar a regulari7ao do contrato. dJ poder* pro.idenciar a apreenso das mercadorias dos estabelecimentos pr3<imos, ap3s o fornecimento e autuar processo administrati.o para regular contratao da aquisio e<ecutada. eJ de.er* solicitar Unio :ederal o atendimento das .6timas da enc0ente, pro.idenciando-se, na esfera federal, a contratao emergencial para aquisio dos bens. ', - N %1 - GD?--? - G)cnico Audici*rio - Erea Administrati.aJ ( princ6pio da .inculao ao instrumento con.ocat3rio aJ aplica-se somente aos licitantes, .e7 que estes no podem dei<ar de atender os requisitos do instrumento con.ocat3rio. bJ ) princ6pio b*sico das licita!es, no entanto, sua inobser.ncia no ense/a a nulidade do procedimento licitat3rio. cJ tem por ob/eti.o e.itar que a Administrao 2"blica descumpra as normas e condi!es do edital, ao qual se ac0a estritamente .inculada. dJ permite Administrao 2"blica, e<cepcionalmente, aceitar proposta com e.entual inobser.ncia s condi!es estabelecidas no edital, desde que mais fa.or*.el ao interesse p"blico. eJ no est* e<pressamente pre.isto na Kei de Kicita!es NKei no 1.+++&144'J, por)m caracteri7a-se como um dos mais importantes princ6pios das licita!es. '1 - N %1 - GD?--? - G)cnico Audici*rio - Erea Administrati.aJ ( ?stado do -ear* pretende reali7ar procedimento licitat3rio na modalidade concurso, para a escol0a de trabal0o cient6fico. ;os termos da Kei no 1.+++&144', o edital de.er* ser publicado na imprensa oficial com anteced5ncia m6nima de aJ '% dias. bJ $# dias. cJ 1% dias. dJ 1# dias. eJ $% dias. '4 - N %1 - GD?--? - Analista Audici*rioJ A 2refeitura de :ortale7a pretende contratar ser.io de ad.ocacia especiali7ado, para o patroc6nio de causa /udicial, en.ol.endo tema e<tremamente comple<o na *rea do Direito Administrati.o. ;esse caso,

aJ ser* ine<ig6.el a licitao se o ser.io for de nature7a singular e o escrit3rio de not3ria especiali7ao, no sendo requisito legal a in.iabilidade de com- petio. bJ de.er* ser reali7ado o respecti.o procedimento licitat3rio, .e7 que o ser.io em questo no est* pre.isto na Kei de Kicita!es NKei no 1.+++&4'J como 0ip3tese de ine<igibilidade de licitao. cJ ser* ine<ig6.el a licitao se 0ou.er in.iabilidade de competio, e se o ser.io for de nature7a singular, e o escrit3rio de not3ria especiali7ao. dJ ser* ine<ig6.el a licitao se 0ou.er in.iabilidade de competio e o ser.io for de nature7a singular, no sendo requisito legal a not3ria especiali7ao do escrit3rio, por se enquadrar na discricionariedade administrati.a.

eJ de.er* ser reali7ado o procedimento licitat3rio, pois, mesmo em 0ip3teses de ine<igibilidade de licitao, ) necess*rio procedimento pr).io para a escol0a do contratado, isto ), 0ip3tese simplificada de licitao 1-? -D'-D$-A#-A+--,-D1-D 4 - D 1% F ? 11 - C 1' - C 1$ - ? 1# - D 1+ - ? 1, - C 11 - 14 - A % F ? 1--D '-- $-A #-C +-- ,-D 1 - D 4 - - '% - ? '1 - C ' - C '' - A '$ - C '# - - '+ - C ', - '1 - C '4 - -

Anda mungkin juga menyukai