Anda di halaman 1dari 29

Bar Bar um Orix de mltiplos e contraditrios aspectos, o que torna difcil defini-lo de maneira coerente.

. astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente, a tal ponto que os primeiros missionrios comparam-no ao Diabo. o Orix das chaves,dos portais, encruzilhadas e caminhos. o conhecedor dos atalhos para que os objetivos possam ser atingidos. ele quem conhece os caminhos da sade, felicidade, negcios, trabalhos, viagens...Para atingirmos os outros Orixs, precisamos antes, saudar Bar para que esse possa nos conduzir a salvo por esses caminhos que ele conhece to bem. Suas saudaes, obrigaes e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.

Lenda sobre Bar: Uma das lendas bastante conhecida de Bar conta como ele semeou a discrdia entre dois amigos que estavam trabalhando em campos vizinhos. Ele colocou um bon vermelho de um lado e branco do outro e passou ao longo de um caminho que separava os dois campos. Ao fim de alguns instantes, um dos amigos fez aluso a um homem de bon vermelho; o outro retrucou que o bon era branco e o primeiro voltou a insistir, mantendo a sua afirmao; o segundo permaneceu firme na retificao. Como ambos eram de boa f, apegavam-se a seus pontos de vista, sustentando-os com ardor, e logo depois com clera. Acabaram lutando corpo a corpo e mataram-se um ao outro.

Arqutipos dos filhos de Bar: Os filhos de Bar possuem um carter ambivalente, ora so pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora so bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Bar no tm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas. Quase sempre esto envolvidas em intrigas e confuses. Guardam rancor com facilidade e no aceitam serem vencidas. Por isso, para ter-se um amigo ou filho de Bar preciso que se tenha muito jeito e compreenso ao tratar-se com ele. Caractersticas Positivas: So comerciantes hbeis e espertos, profissionalmente sempre chegam ao seu objetivo, mesmo que para isto tenham que se empenhar de corpo e alma para conseguirem seus intentos. Fortes, capazes, romnticos, felizes, participativos, francos, espertos, inquietos, saudveis, sinceros, astutos, atentos, rpidos, despachados e sagazes. Caractersticas Negativas: Severos e exigentes ao extremo, caprichosos, extremamente vaidosos e ambiciosos. Briges, debochados, brincalhes, sempre esperam uma recompensa por aquilo que fizeram. Tem carter dbio, sendo gentil e maldoso ao mesmo tempo.

Qualidades: Elegba, Lod, Adague, Lan, Agel *Elegba: Orix que trabalha na lomba no cemitrio. Enquanto Lod vai do cruzeiro at o porto do cemitrio, do porto do mesmo pra dentro pertence a Elegba e a seus companheiros. *Lod: Primeiro Orix a ser saudado, o senhor do destino. o Orix das chaves que abre e fecham os caminhos para todas as existncias. o conhecedor dos atalhos para que os objetivos possam ser atingidos. Lod o responsvel pelo cuidado com os cruzeiros, seja elas das estradas, dos matos ou das ruas. o guardio da entrada de todos os Ils, por isso assentado em uma casinha na frente do mesmo. Lod aceita dividir a sua casa apenas com Ogum Avag, unico que se aproxima de seus fundamentos. Lod no aceita o manuseio de mulheres que menstruam sob pena de se revoltar com a casa e prejudicar a pessoa pois no um Bar compativel com o sexo feminino. *Lan: Senhor dos caminhos dos cruzeiros de rua, de mato, de praia e at mesmo na lomba, o Bar que trabalha em todos os reinos. conhecido como principal responsvel por abrir as estradas e atalhos. o organizador dos caminhos . A responsabilidade desse Bar de zelar pela segurana interna do Il. *Adague: responsvel pela limpeza dos Ils. Bar do trabalho e dos cruzeiros de mato, tarabalhando para os Orixs desse reino. Adague o Bar que cuida das portas. *Agel: o mais novo de todos os Bars, reina nos cruzeiros de praia. Trabalha pra Oxum, Iemanj e Oxal. A responsabilidade dele zelar pelos templos. Saudao: Alpo ou Llupo: Venha, falante! Dia do ano: Lod 29 de junho, demais Bars 13 de junho Dia da Semana: Segunda-feira Flor: Cravo vermelho Comida: Milho, pipoca, batata inglesa (Mel e doces para Bar Agel) Doce: Caramelo, balas de mel, bombons Animal de estimao: Rato Funo: Abertura de caminhos, demanda Nmero: 07 e seus mltiplos Cor: Vermelho Ferramentas: Corrente, ponteiras, chave, cadeado, foice, moedas, bzios Frutas: Manga, amora Ervas: Guin, dinheiro em penca

Legumes: Pimenta, cebola, couve, batata, pimento Ajunts: *Elegba: com Oi Timbo *Lod: com Ians, com Ob *Lan: com Ob, com Oi *Adague: com Oi, com Ob *Agel: com Oxum Pand, com Oi

Fazendo uma pesquisa sobre rezas dos Orixs e suas tradues, encontrei esse trabalho muito bem feito pelo Babalorix Osvaldo Omo Obatal, e como no algo muito fcil de se achar na internet, e muitas vezes nem nos prprios terreiros, decidi post-lo dividido em partes, seguindo a hierarquia dos Orixs. Este trabalho um compndio de rezas jeje-nag, que foram transmitidas verbalmente de gerao em gerao, cantadas tal qual eram escutadas, quer dizer, foneticamente, por isso para fazer a transcrio ao iorub nos apoiamos na forma em que se pronunciam as palavras em dito idioma, onde por exemplo yemanj a forma aportuguesada de pronunciar yemojae assim por diante. importante resgatar que a traduo que aqui se oferece no a literal, mas sim est apoiada nas expresses que se fazem aos Orixs dentro da linguagem do culto. So muitos os que podem oferecer tradues das rezas, mas poucos os que podem traduzir do ponto de vista do sacerdote de Orix, pois se necessita outro tipo de conhecimento para entender certas palavras.

Para ler corretamente as rezas que aqui apresentamos, torna-se necessrio que voc tenha um conhecimento bsico da fontica iorub, pelo qual lhe explicamos a seguir como deve encarar os diferentes acentos e letras que no esto no idioma portugus.

Vogais e consoantes E - Soa como "i" Ou - Soa como "on" S - Soa como uma "tch". G - Soa sempre como em "gato"(g-gue-gui-go-gu) H - Soa sempre como uma "j". J - Soa como uma "e" em "iate". E - Soa como uma "". Acentos - Soa como a nota musical MEU Sem til - Soa como a nota musical R ` - Soa como a nota musical DOU Ogum Ogum o Orix da guerra, das batalhas, dos metais, da agricultura, dos caminhos e da tecnologia. Orix guerreiro, defendendo as leis e a ordem, representa todas as batalhas da

vida, e faz parte de tudo aquilo que preciso lutar para alcanar vitria. O prprio Ogum forjava suas ferramentas, portanto ele quem ensina os homens a manufaturar o ferro e o ao tanto para a caa, como para a agricultura, e para a guerra. A ele pertence a Ob e por isso vem logo aps o Bar porque sem as facas que lhe pertencem no seriam possveis os sacrifcios. A importncia de Ogum vem do fato de ser ele um dos mais antigos deuses iorubs e, tambm em virtude de sua ligao com os metais e aqueles que os utilizam. Sem sua permisso e sua proteo, nenhum dos trabalhos e das atividades teis e proveitosas seriam possveis.

Lenda sobre Ogum: Ogum lutava sem cessar contra os reinos vizinhos. Ele trazia sempre um rico esplio em suas expedies, alm de numerosos escravos. Todos estes bens conquistados, ele entregava a Oddu, seu pai, rei de If. Ogum continuou suas guerras. Durante uma delas, ele tomou Ir e matou o rei, Onir e o substituiu pelo prprio filho, conservando para si o ttulo de Rei. Aps instalar seu filho no trono, Ogum voltou a guerrear por muitos anos. Quando voltou a Ir, aps longa ausncia, ele no reconheceu o lugar. Por infelicidade, no dia de sua chegada, celebrava-se uma cerimnia, na qual todo mundo devia guardar silncio completo. Ogum tinha fome e sede. Ele viu as jarras de vinho de palma, mas no sabia que elas estavam vazias. O silncio geral pareceu-lhe sinal de desprezo. Ogum, cuja pacincia curta, encolerizou-se. Quebrou as jarras com golpes de espada e cortou a cabea das pessoas. A cerimnia tendo acabado, apareceu, finalmente, o filho de Ogum e ofereceu-lhe seus pratos prediletos: caracis e feijo, regados com dend, tudo acompanhado de muito vinho de palma. Ogum, arrependido e calmo, lamentou seus atos de violncia, e disse que j vivera bastante, que viera agora o tempo de repousar. Ele baixou, ento, sua espada e desapareceu sob a terra. Ogum tornara-se um Orix.

Arqutipos dos filhos de Ogum: Os filhos de Ogum so pessoas violentas, briguentas e impulsivas, incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vtimas. So pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e no se desencorajam facilmente. Pessoas que nos momentos difceis triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda esperana. Possuem humor mutvel, passando de furiosos acessos de raiva aos mais tranquilos comportamentos, e devido a sua sinceridade e franqueza, tornam-se pessoas difceis de serem odiadas. Caractersticas Positivas: Valentes, destemidos, buscam novos objetivos. So pessoas perspicazes, objetivas e corajosas. Amantes fiis e constantes, dedicados famlia. Geralmente bonitos, talentosos e inteligentes. Caractersticas Negativas:

Gananciosos, atrevidos. Usam a falsidade como ttica de guerra, temperamentais e impiedosos.

Qualidades: Avag, Onira, Olobed, Adiol *Avag: Responde no meio do cruzeiro e tem seu assentamento do lado de fora do Il, junto com Bar Lod. *Onira: Responde em cantos de cruzeiros e matos. Guerreiro impulsivo, o cortador de cabeas, ligado morte e aos antepassados. Orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, no pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente. *Olobed: Responde no meio do mato, e o Ogum ferreiro. Representa um tipo mais velho de Ogum, trabalhador consciencioso, severo, que no brinca em servio. Ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento. *Adiol: Responde na beira da praia. Tem ligao com Iemanj, guerreiro e considerado o Ogum de Oxal. Saudao: Ogum I: Salve Ogum! Dia do ano: 23 de abril Dia da Semana: Segunda-feira para Avag e quinta-feira para os demais Flor: Palma vermelha e cravo vermelho Comida: Sete ripas de costela assada e farinha de mandioca Doce: Marmelo e doce de frutas Animal de estimao: Cavalo e cachorro Funo: Emprego, demanda Nmero: 05 ou 07 Cor: Verde e vermelho Ferramentas: Alicate, espada, faca, bigorna, bzios, moedas, martelo, lana, ferradura Frutas: Cco, limo Ervas: Espada de So Jorge Legumes: Rabanete, espinafre

Ajunts: *Avag: com Oi Timbo, com Oi Dir *Onira: com Oi *Olobed: com Ians *Adiol: com Oxum Epand, com Iemanj Boc

Ians Tambm chamada Oi, a Orix dos ventos e raios. Alm disto, Senhora dos Eguns (espritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo (eruexin) que um de seus smbolos. ela que servir de guia, ao lado de Xapan, para aquele esprito que se desprendeu do corpo. Guerreira, a mais agitada das Orixs femininas, foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xang. dona dos movimentos (movimenta todos os Orixs), em algumas casas tambm dona do teto da casa e da aliana. Atua em todos os campos que envolvam o relacionamento amoroso e por isso, muito solicitada para resolver casos de unio. Oi a fora dos ventos, dos raios e furaces, das brisas que acalmam, das coisas que passam como o vento, dos amores sensuais e passageiros e das tempestades que assolam a existncia, mas no duram para sempre. a dona da alegria e da paixo que arde como o fogo. Ela o desejo incontido, o sentimento mais forte que a razo. o cime doentio e o fascnio enlouquecido. a paixo propriamente dita. a falta de medo das consequncias de um ato impensado no campo amoroso. Oi rege o amor forte e violento.

Lenda sobre Ians: Oxagui estava em guerra, mas a guerra no acabava nunca, to poucas eram as armas para guerrear. Ogum fazia as armas, mas fazia lentamente. Oxagui pediu a seu amigo Ogum urgncia, mas o ferreiro j fazia o possvel. O ferro era muito demorado para se forjar e cada ferramenta nova tardava como o tempo. Tanto reclamou Oxagui que Ians, esposa do ferreiro, resolveu ajudar Ogum a apressar a fabricao. Ians se ps a soprar o fogo da forja de Ogum e seu sopro avivava intensamente o fogo, consequentemente aumentado derretia o ferro mais rapidamente. Logo Ogum pode fazer muitas armas e com as armas Oxagui venceu a guerra e veio ento agradecer Ogum. Mas na casa de Ogum, enamorou-se de Ians. Um dia fugiram Oxagui e Ians, deixando Ogum enfurecido e sua forja fria. Quando mais tarde Oxagui voltou guerra e quando precisou de armas muito urgentemente, Ians teve que

voltar a avivar a forja. E l da casa de Oxagui, onde vivia, Ians soprava em direo forja de Ogum. E seu sopro atravessava toda a terra que separava a cidade de Oxagui da de Ogum. E seu sopro cruzava os ares e arrastava consigo p, folhas e tudo o mais pelo caminho, at chegar s chamas com furor. E o povo se acostumou com o sopro de Ians cruzando os ares e logo o chamou de vento. E quanto mais a guerra era terrvel e mais urgia a fabricao das armas, mais forte ela soprava a forja de Ogum. To forte que s vezes destrua tudo no caminho, levando casas, arrancando rvores, arrasando cidades e aldeias. O povo reconhecia o sopro destrutivo de Ians e o povo chamava a isso tempestade.

Arqutipos dos filhos de Ians: Os filhos de Ians so audaciosos, poderosos e autoritrios. Podem ser fiis e de lealdade absoluta em certas circunstncias, mas que em outros momentos, quando contrariados em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar a manifestaes de mais extrema clera. Pessoas cujo temperamento sensual e voluptuoso pode lev-las a aventuras amorosas extraconjugais mltiplas e frequentes, sem reserva nem decncia. Os filhos de Ians tambm so audaciosos, intrigantes, autoritrios, vaidosos, pessoas sensuais e volveis. Caractersticas Positivas: Pessoas prestativas e trabalhadeiras, comunicativas, sensveis e reservadas, ao mesmo tempo falantes e amigas. Perseverantes, otimistas, despachadas, categricas, sabem o que querem. So dotadas de muita imaginao, decises rpidas e audaciosas.Charmosas e atraentes. Caractersticas Negativas: So vingativas, difceis de perdoar e se aborrecem facilmente. Chantagistas, mentirosas e gostam de intrigas. Extremamente agitadas e confusas.

Qualidades: Oi, Oi Timbo, Oi Dir, Ians *Oy: a mais nova, a dona da aliana, formando com Ogum e Xang a famosaaliana de Oy *Timbo: tida como a mais quieta das Ianss, a que sabe fazer as coisas. Senhora dos cemitrios, controla os eguns. assentada no igbal (casa dos mortos), nos fundos do Il. *Oy Dir: Senhora dos cruzeiros em T , a Ians que fica na rua. *Ians: a mais velha, casada com Agod, dona dos tetos. Saudao: Epa Heyi Ians: Saudamos os majestosos raios e ventos de Ians! Dia do ano: 04 de dezembro Dia da Semana: Tera-feira

Flor: Palma vermelha, rosas e cravos Comida: Pipoca e batata doce Doce: Ma caramelizada, doce de batata Animal de estimao: Borboleta e bfalo Funo: Amor, amarrao e demanda Nmero: 07 Cor: Vermelho e branco Ferramentas: Espada feita em raio, raio com 2 ou 4 segmentos, par de alianas, leque de pena, relho de crina de cavalo, moedas, bzios Frutas: Ma, ameixa, cereja, bergamota, goiaba Ervas: Espada de Santa Brbara Legumes: Tomate, batata-doce, moranga Ajunts: *Oi Timbo: com Bar Elegba, com Ogum Avag *Oi Dir: com Ogum Avag *Oi: com Bar Adague, com Bar Lan, com Bar Agel, com Ogum Onira, com Xang Aganj, com Xapan Jubete *Ians: com Bar Lod, com Ogum Olobed, com Xang Agod, com Xapan Beluj, com Xapan Sapat

Xang Divindade do trovo e da justia, controla o fogo, porm seu poder s tem efeito se praticado junto com Ians, de quem no pode se separar. Xang era muito atrevido e violento, porm, grande justiceiro, sempre castigando os ladres e malfeitores. Por este motivo diz-se que quem teve morte por raio, ou sua casa, ou negcio queimado pelo fogo, foi vtima da ira ou clera de Xang. um Orix temido e respeitado. Seu smbolo principal a machada de dois

gumes ou dupla. Tudo que se refere a estudos, as demandas judiciais, ao direito, contratos, documentos trancados, pertencem a Xang, Rei de Oy, marido de Ians, Oxum e Ob. Patrono da poltica, da diplomacia, da seduo e da articulao. Senhor da vida, o grande Rei entre os orixs.

Lenda sobre Xang: Xang era um grande Rei, muito temido e respeitado. Gostava de exibir sua bela figura, pois era um homem muito vaidoso e adorava mostrar seus poderes de feiticeiro, sempre experimentando sua fora. Em certa ocasio, Xang estava no alto de uma montanha, testando seus poderes. Em altos brados, evocava os raios, desafiando essas foras poderosas. Sua voz era o prprio trovo, provocando um barulho ensurdecedor. Ningum conseguia entender o que Xang pretendia com essa atitude, ficando ali por muito tempo, impaciente por no obter resposta. De repente, o cu se iluminou e os raios comearam a aparecer. As pessoas ficaram impressionadas com a beleza daquele fenmeno, mas, ao mesmo tempo, estavam apavoradas, pois nunca tinham visto nada parecido. Xang, orgulhoso de seu extremo poder, ficou extasiado com o acontecimento. No parava de proferir palavras de ordem, querendo que o espetculo continuasse. Foi, ento, que, do alto de sua vaidade, viu a situao fugir ao seu controle. Tentou voltar atrs, implorando aos cus que os raios, que cortavam a Terra como poderosas lanas, desaparecessem. Mas era impossvel - a natureza havia sido desafiada, desencadeando foras incontrolveis! Xang correu para sua aldeia, assustado com a destruio que provocara. Quando chegou perto do palcio, viu o erro que cometera. A destruio era total e, para piorar a situao, todos os seus descendentes haviam morrido. Ao ver que o rei estava muito perturbado, seu prprio povo tentou consol-lo com a promessa de reconstruir a cidade, fazendo tudo voltar ao que era antes. Xang, sem dar ouvidos a ningum, foi embora da cidade. Ele no suportou tanta dor e injustia, retirando-se para um lugar afastado, para acabar com sua vida. O rei enforcou-se numa gameleira. Ians, quando soube da morte de seu marido, chorou copiosamente, formando o rio Niger. Ela, que tinha conhecimento do reino dos eguns, foi at l para trazer seu companheiro da morte, que veio envolto em panos brancos e com o rosto coberto por uma mscara de madeira, pois no podia ser reconhecido por Ik, o Senhor da Morte. Xang ressurge dos mortos, tornando-se um ser encantado.

Arqutipos dos filhos de Xang: Os filhos de Xang so pessoas voluntariosas e enrgicas, altivas e conscientes de sua importncia real ou suposta. Pessoas que podem ser grandes senhores, corteses, mas que no toleram a menor contradio, e nesses casos, deixam-se possuir por crises de clera violentas

e incontrolveis. So pessoas sensveis ao charme do sexo oposto e que se conduzem com tato e encanto em reunies sociais, mas que podem perder o controle e ultrapassar os limites da decncia. Enfim, os filhos de Xang so pessoas que possuem um elevado sentido da sua prpria dignidade e das suas obrigaes, o que as leva a se comportarem com um misto de severidade e benevolncia, segundo o humor do momento, mas sabendo guardar um profundo e constante sentimento de justia. Caractersticas Positivas: Personalidade forte, fala segura, atraentes, falantes, de gargalhada farta. Amantes fervorosos e insaciveis, alegres, mas de grande responsabilidade e astcia. So grandes articuladores, fadados ao sucesso. No so de muito movimento, mas chamam muita ateno pela sua vaidade. Caractersticas Negativas: Exigentes, so vingativos e no perdoam uma falha. Acham que s eles mesmo so capazes de realizar algo. Impiedosos, tem o prazer de fazer sofrer. Por falar demais no sabem guardar segredos.

Qualidades: Aganj de Ibejis, Aganj, Agod *Aganj de Ibejis: o Xang criana. *Aganj: Responde nas pedras, em beiras de rio, pedreiras e na lomba aonde pesa as almas. o xang novo, dono da balana e do equilbrio. Xang guerreiro, feiticeiro, representa tudo que explosivo, que no tem controle, ele a personificao dos vulces. o mais cruel, aquele que leva o corao do inimigo na ponta da lana. *Agod : Responde em pedreiras e dono do machado com duas lminas. o Xang velho, dono dos livros e das escritas. tambem o juiz. Muito ruim e brutal, inclinado a dar ordens e a ser obedecido. aquele que, ao lanar raios e fogo sobre seu prprio reino, o destri. Saudao: Kawo Kabiyesile: Venham ver o Rei descer sobre a Terra! Dia do ano: 24 de junho ou 30 de setembro Dia da Semana: Tera-feira Flor: Cravos vermelho e branco Comida: Amal feito com ponta de peito, mostarda picadinha e farinha de mandioca (Doces para Xang de Ibejis) Doce: Marmelada e doce de banana Animal de estimao: Leo e gato Funo: Justia, demanda

Nmero: 06 Cor: Branco e vermelho Ferramentas: Balana, machado de duas lminas, livro, pilo, gamela, bzios, moedas Frutas: Banana, morango Ervas: Quebra-pedra Legumes: Agrio, espinafre, ervilha, mostarda Ajunts: *Agandj Ibeji: com Oxum Epand de Ibejis *Agandj: com Oi, com Ob, com Oxum Epand, com Iemanj Boc *Agod: com Ians, com Oxum Olob

Od e Otim Orixs da fartura e dos excessos, divindades da caa que vivem nas florestas, por isso, protege os caadores em suas expedies. Seus principais smbolos so o arco e flecha e um rabo de boi. Em algumas lendas, Od aparece como irmo de Ogum e de Bar e casado com Otim formando um casal inseparvel, onde est um est o outro. Od caa, mas fica com pena dos bichos e d para sua mulher Otim que devora tudo e por isso gorda. Od representado por um homem portando arco e flecha, suas ferramentas para a caa, e Otim porta um cntaro. Os filhos de Otim so quase inexistentes, pois segundo uma lenda, Otim no teve filhos na terra, dando assim as cabeas dos filhos para Od. No se sacrifica para um sem dar para o outro, os animais so os mesmos, mudando apenas o sexo.

Lenda sobre Od e Otim: Conta-se que Od era irmo de Ogum e de Bar, todos os trs filhos de Iemanj. Bar era indisciplinado e insolente com sua me e por isso ela o mandou embora. Os outros dois filhos se conduziam melhor. Ogum trabalhava no campo e Od caava na floresta das vizinhanas, de

modo que a casas estava sempre abastecida de produtos agrcolas e de caa. Iemanj, no entanto, andava inquieta e resolveu consultar um babala. Este lhe aconselhou proibir que Od sasse caa, pois se arriscava a encontrar Ossanhe, aquele que detm o poder das plantas e que vivia nas profundezas da floresta. Od ficaria exposto a um feitio de Ossanha para obrig-lo a permanecer em sua companhia. Iemanj exigiu ento, que Od renunciasse a suas atividades de caador. Este, porm, de personalidade independente, continuou sua incurses floresta. Ele partia com outros caadores, e como sempre faziam, uma vez chegados junto a uma grande rvore (rok), separavam-se, prosseguindo isoladamente, e voltavam a encontrar-se no fim do dia e no mesmo lugar. Certa tarde, Od no voltou para o reencontro, nem respondeu aos apelos dos caadores. Ele havia encontrado Ossanhe e este lhe dera para beber uma poo onde foram maceradas certas folhas, como amnimy, cujo nome significa "apossa-se de uma pessoa e de sua inteligncia", o que provocou em Od uma amnsia. Ele no sabia mais quem era nem onde morava. Ficou, ento, vivendo na mata com Ossanhe, como predissera o babala. Ogum, inquieto com a ausncia do irmo, partiu sua procura, encontrando-o nas profundezas da floresta. Ele o trouxe, mas Iemanj no quis receber o filho desobediente. Ogum revoltado pela intransigncia materna recusou-se a continuar em casa. Od voltou para a companhia de Ossanhe, e Iemanj desesperada por ter perdido seus filhos, transformou-se num rio, chamado gn (no confundir com Ogum Orix).

Arqutipos dos filhos de Od e Otim: So pessoas rpidas, espertas, sempre alerta e em movimento. So cheios de iniciativa e sempre em via de novas descobertas ou de novas atividades. Tem o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a famlia. So generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residncia e achar novos meios de existncia em detrimento, algumas vezes de uma vida domstica harmoniosa e calma. Caractersticas Positivas: So pessoas espertas e com iniciativa, nasceram para a liberdade, inteligentes, meigos, exigentes, cultos e sensveis de temperamento infantil, brincalho, participante e alegre. Amantes irresponsveis amam sobre tudo a natureza e a liberdade. Tem grande sensibilidade artstica, so extremamente organizados, podem ser grandes amigos e esto sempre prontos para tudo. Caractersticas Negativas: Ciumentos, possessivos e inseguros. Narcisistas, egostas, vaidosos a ponto de acharem que so os melhores em tudo. Temperamentais, quando esto com raiva podem at ficar perigosos. Aborrecem-se fcil e por qualquer motivo.

Qualidades: No possuem

Saudao: Ok Ok Bamb: Salve o grande Caador! Dia do ano: 21 de Janeiro Dia da Semana: Sexta-feira Flor: Lrio roxo Comida: Chuleta de porco passada na farinha de mandioca Doce: Cocadinha e merengue Animal de estimao: Porco Funo: Amarrao, demanda, fartura Nmero: 08 Cor: Azulo Ferramentas: Arco e flecha, funda, bodoque, moedas, bzios Frutas: Ameixa branca, uva rosa Ervas: Alevante, dinheiro em penca, guin Legumes: Batata, palmito Ajunts: *Od: com Otim, com Iemanj Boc *Otim: com Od

Ossanhe Ossanhe o Orix das plantas medicinais e litrgicas. fundamental sua importncia, porque detm o reino e poder das plantas e folhas, imprescindveis nos rituais e obrigaes de cabea e assentamento de todos os Orixs. Podemos dizer que Ossanha possui a soluo para todos os problemas relacionados a cura de enfermos, tanto material quanto espiritual. As pessoas com defeitos fsicos nas pernas ou no possuem uma das pernas, quase sempre esto ligadas de alguma forma a esse Orix, pois ele se apresenta sem uma das pernas, seja simbolicamente, assim como em transe dana com uma das pernas encolhidas como se no a possusse, muitos de seus filhos, que no possuem uma das pernas quando da manifestao de Ossanhe, danam toda uma noite em uma perna s. Como as folhas esto relacionadas com a cura, Ossanhe tambm est vinculado medicina.

Lenda sobre Ossanhe: If foi consultado por Orumil que estava partindo da terra para o cu indo apanhar todas as folhas. Quando Orumil chegou ao cu Oldmar disse: - Eis todas as folhas que queria pegar. O que far com elas? Oruml respondeu que iria us-las para beneficio dos seres humanos, e todas as folhas que ele estava pegando, ele carregaria para a Terra. Quando chegou no meio do caminho entre o cu e a terra, ele encontrou Ossanhe e perguntou: Ossanhe onde vai? -Vou ao cu, vou buscar folhas e remdios. Orumil disse que j havia ido buscar as folhas no cu e ele poderia fazer remdios com elas, porm no conhecia seus nomes. Foi Orumil quem deu nome a todas as folhas, e disse pra Ossanhe que carregasse todas as folhas para a terra. Foi assim que Orumil entregou todas as folhas para Ossanhe e tambm ensinou a ele o nome das folhas apanhadas junto com todo o poder delas, o qual ele guardava em uma cabaa pendurada em um galho de rvore. Um dia Xang se queixou a sua mulher Ians, que s Ossanhe conhecia o segredo de cada uma das folhas e que os demais Orixs estavam no mundo sem possuir nenhuma planta. Ians levantou sua saia e agitou-a, um vento violento comeou a soprar e derrubou a cabaa de Ossanhe no cho quebrando-a. Ele, ao perceber o que aconteceu, gritou: -Ew ! (Oh! As folhas! As Folhas!), mas no pde impedir que os demais Orixs pegassem as folhas e as dividisse entre eles. Porm os Orixs no tinham o conhecimento das ervas e at hoje precisam de Ossanhe para us-las em seus rituais, ficando seu segredo a salvo.

Arqutipos dos filhos de Ossanhe: So pessoas de carter equilibrado, capazes de controlar seus sentimentos e emoes. Pessoas que no deixam suas simpatias e antipatias intervirem nas suas decises ou influenciarem suas opinies sobre pessoas e acontecimentos. So pessoas cuja extraordinria reserva de energia criadora e resistncia passiva ajuda-os a atingir os objetivos que fixaram. No tem uma concepo estreita e um sentido convencional da moral e da justia. Enfim, pessoas cujos julgamentos sobre os homens e as coisas so menos fundados sobre as noes de bem e de mal do que sobre as de eficincia. Caractersticas Positivas: Reservados, estudiosos, sinceros e obedientes, dono de grande poder de persuaso, os regidos por este Orix, so sensitivos, equilibrados e no confiam facilmente nos outros a fim de preservar seus segredos, pois so extremamente misteriosos e no so influenciveis. Cientistas natos adoram criar e descobrir coisas novas. Caractersticas Negativas: So feiticeiros, so traioeiros, misteriosos, capazes de qualquer maldade para ter aquilo que querem. No fazem muitos amigos, nem suas amizades so duradouras, so volveis e raramente bem sucedidos no amor.

Qualidades: No Possui Saudao: Ew : Oh! As folhas! Dia do ano: 25 de abril Dia da Semana: Segunda-feira Flor: Cravo Comida: Apet feito com batata inglesa e mel Doce: Doce de figo, pera caramelizada Animal de estimao: Cgado e formiga Funo: Demanda, doena Nmero: 07 Cor: Verde Ferramentas: Coqueiro, muleta, bisturi, cgado, moedas, bzios Frutas: Mamo, pssego, figo, abacate Ervas: Abacateiro folha Legumes: Alface, batata, chicria, azeitona Ajunts: *Com Oxum Demun, com Iemanj Boc

Ob Orix feminina, guerreira, temida, forte, energtica, considerada mais forte que muitos Orixs masculinos. Esposa de Ogum e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xang. Quando manifestada, esconde a falta de uma orelha com a mo. muito enrgica, possui entre seu ax o corte, tendo entre seus objetos mgicos a navalha. Est associada a tudo o que lembre mquinas e movimento, pois a dona da roda. Orix de grande poder e sabedoria, a

deusa dos amores arrebatados e absolutos. Para Ob, paixo razo de sofrimento, de disputa e de submisso mal aceita.

Lenda sobre Ob: Ob vivia em companhia de Oxum e Ians, no reino de Oy, como uma das esposas de Xang, dividindo a preferncia do reverenciado Rei. Ob percebia o grande apreo que Xang tinha por Oxum, que mimosa e dengosa, atendia sempre a todas as preferencias do Rei, sempre servindo e agradando aos seus pedidos. Ela resolveu ento, perguntar para Oxum qual era o grande segredo que ela tinha, para que levasse a preferencia do amor de Xang, uma vez que Ians andava sempre com o Rei em batalhas e conquistas de reinados e terras, pelo seu gnio guerreiro e corajoso e Ob era sempre desprezada e deixada por ltimo na lista das esposas de Xang. Oxum ento, matreira e esperta, falou que seu segredo era em como preparar o amal de Xang, principal comida do Rei. Ob, como uma menina ingnua, escutou e registrou todos os ingredientes que Oxum falava e que eram de extrema importncia para a realizao de tal culinria, sendo que por fim, Oxum falou que alm de tudo isso, tinha cortado e colocado uma de suas orelhas na mistura do amal para enfeitiar Xang, sendo que nesse momento ela usava um pano amarrado a cabea, escondendo suas orelhas. Ob agradeceu a sinceridade e em grande sinal de amor pelo seu Rei, preparou um grande amal, e por fim cortou uma de suas orelhas colocando na mistura e oferecendo Xang como gesto de seu sublime amor. Xang ao receber a comida, percebeu a orelha de Ob na mistura, e bravejou e gritou.Continuava ento a guerra entre Oxum e Ob, s que agora muito mais sria, Xang como no aguentava mais tanta discusso, resolve matar ambas, que saem correndo pelo mato, transformando-se em rios. E hoje nota-se que o encontro entre os rios Oxum e Ob, na frica, so revoltos.

Arqutipos dos filhos de Ob: Os filhos de Ob so valorosos e incompreendidos. Suas atitudes militantes e agressivas so consequncias de experincias infelizes ou amargas por elas vividas. Os seus insucessos devem-se, frequentemente, a um cime um tano mrbido. Entretanto, encontram geralmente compreenso para as frustraes sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder dos seus bens tornam-se garantias de sucesso. Caractersticas Positivas: Seus filhos so pessoas justas, honestas, equilibradas, fiis, educadas e competentes. So grandes conselheiros e de grande sobriedade. Caractersticas Negativas: Gostam de intrigas e de uma boa briga. Ciumentas, invejosas, so sempre muito interesseiras e reclamam demais.

Qualidades: No Possui Saudao: Ex: Cantemos para a rainha! Dia do ano: 25 de novembro Dia da Semana: Quarta-feira Flor: Rosas cor salmo Comida: Apet feito com batata doce e orelha de porco assada Doce: Doce de abacaxi Animal de estimao: R Funo: Demanda, dano, corte Nmero: 07 Cor: Rosa Ferramentas: Navalha, roda, engrenagem, espada, moedas, bzios Frutas: Abacaxi Ervas: Abacaxi folha Legumes: Abbora, cebola, couve-flor, alho Ajunts: *Com Bar Lod, com Bar Lan, com Bar Adague, com Xang Aganj, com Xapan Jubete, com Xapan Sapat

Xapan Orix conhecido por sua fria e vingana contra malfeitores e pessoas que tratam as coisas sem o devido respeito e honestidade. Pertence a Xapan todas as doenas materiais e espirituais, principalmente as doenas de pele,com estas normalmente castiga quem merece. chamado de Senhor da Varola. Uma de suas misses no mundo material e espiritual, varrer as coisas que no tem mais utilidade, um dos Orixs que responde junto com Ians pelos processos de desencarnao, pelos cemitrios, pela destruio e em defesa dos espritos malficos. Dono das doenas em geral. As pessoas dedicadas a este orix mostram-se sofredoras, so capazes de abster-se de suas necessidades e interesses para consagrarem o bem-estar dos outros.

Lenda sobre Xapan: Chegando de viagem aldeia onde nascera, Xapan viu que estava acontecendo uma festa com a presena de todos os Orixs. Porm, ele no podia entrar na festa, devido sua medonha aparncia. Ento ficou espreitando pelas frestas do terreiro. Ogum, ao perceber a angstia do Orix, cobriu-o com uma roupa de palha, com um capuz que ocultava seu rosto doente, e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos. Apesar de envergonhado, Xapan entrou, mas ningum se aproximava dele. Ians tudo acompanhava com o rabo do olho. Ela compreendia a triste situao de Xapan e dele se compadecia. Ians esperou que ele estivesse bem no centro do barraco. O xir estava animado, os orixs danavam alegremente. Ians chegou ento bem perto dele e soprou suas roupas de palha com seu vento. Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Xapan pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barraco. Xapan, o Deus das doenas, transformara-se num jovem belo e encantador. Assim eles tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espritos dos mortos, partilhando o poder nico de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.

Arqutipos dos filhos de Xapan: Os filhos de Xapan so pessoas com tendncia masoquista, que gostam de exibir seus sofrimentos e as tristezas das quais tiram uma satisfao ntima. Pessoas que so incapazes de se sentirem satisfeitas quando a vida lhes corre tranquila. Podem atingir situaes materiais invejveis e rejeitar, um belo dia, todas essas vantagens por causa de certos escrpulos imaginrios. Pessoas que em certos casos sentem-se capazes de se consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstrao de seus prprios interesses e necessidades vitais. Caractersticas Positivas: Pensativos, prestativos, sinceros, honestos, desinibidos, sbrios, equilibrados, decididos e falantes. Caractersticas Negativas: Rabugentos, ranzinzas, so do tipo nervosos e ansiosos, vingativos, jamais esquecem uma ofensa.

Qualidades: Jubetei, Beluj, Sapat *Jubetei: o mais jovem. *Beluj: Responde com os Orixs de praia. o Xapan de meia idade. *Sapat: Responde na lomba e nas encruzilhadas. o velho, o feiticeiro, o deus da varola e das doenas de pele.

Saudao: Ab : Ele est entre ns! Dia do ano: 17 de dezembro Dia da Semana: Quarta-feira Flor: Lrio roxo Comida: Fgado de gado bem picadinho misturado com farinha de mandioca, pipoca e amendoim Doce: Rapadura de amendoim Animal de estimao: Cachorro e mosca Funo: Limpeza, doena Nmero: 07 Cor: Roxo Ferramentas: Foice, vassoura, gadanho, relho de crina de cavalo, moedas, bzios Frutas: Abacate, maracuj, amora Ervas: Losna, pico, funcho Legumes: Beterraba, feijo, pimenta, pimento Ajunts: *Jubetei: com Oi, com Ob *Beluj: com Ians, com Oxum Olob *Sapat: com Ians, com Ob

Ibejis Ibejis so Orixs crianas, em realidade, duas divindades gmeas infantis,masculino e feminino, ligadas a todos os orixs e seres humanos. So Orixs no manifestados, porm cultuados. Formam-se a partir de duas entidades distintas que co-existem, respeitando o princpio bsico da dualidade e dividem-se em um nico Orix permanentemente duplo. Num

plano mais terreno, por ser criana, a ele associado tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano. Ibejis o que indica a contradio, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Ibejis mostra que todas as coisas, em todas as circunstncias, tm dois lados e que a justia s pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos. Ibejis poderoso como todo o Orix, a crianadivindade, entretanto, entende os pedidos de maneira simplista, o que pode levar a conseqncias no previstas pelas entidades em geral. Por outro lado, tm a reputao de ser extremamente fiis s pessoas que conquistam sua confiana.

Lenda sobre Ibejis: Existiam num reino dois pequenos prncipes gmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando prximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do prncipe. O gmeo que sobreviveu no tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmo, pedia sempre a Orumil que o levasse para perto do irmo. Sensibilizado pelo pedido, Orumil resolveu lev-lo para se encontrar com o irmo no cu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde ento, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos ps dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Arqutipos dos filhos de Ibejis: Lembramos que Ibejis so Orixs no manifestveis, cultuados como Orixs independentes; porm so associados e considerados como qualidades de Xang (Aganj de Ibejis) e Oxum (Epand de Ibejis), portanto as caractersticas descritas se referem aos filhos destes Orixs. Os filhos de Ibeji so pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criana que j foram. Costumam ser brincalhes, sorridentes, irrequietos. Tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento tpico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revelase no seu eterno rosto de criana e no seu modo gil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variaes de temperamento, e uma certa tendncia a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, s vezes, o comportamento complexo das pessoas que esto em seu torno a princpios simplistas como gosta de mim no gosta de mim. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade.

Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianas, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades desportivas, sociais e das festas.

Qualidades: No possuem Saudao: Oni Bejis: Salve todas as crianas! Dia do ano: 27 de setembro Dia da Semana: Segunda-feira Flor: Todas as flores, midas e coloridas Doce: Bala de goma, paoca, suspiro, todos os doces em geral Animal de estimao: Macaco Funo: Parto e infncia, tudo relacionado a criana Nmero: 02 Cor: Azul e rosa ou colorido Ferramentas: 2 bonecos gmeos, 2 cabacinhas, brinquedos... Frutas: Manga, goiaba, mamo... Ervas: Alfazema, erva-cidreira, camomila, erva-doce...

Oxum Oxum muito bonita, charmosa, e possessiva. intuitiva e sente quando algo no est bem. uma boa anfitri e tem boa f, no percebendo a maldade dos inimigos. Pela sua beleza, Oxum teria despertado muitos amores, mas seu relacionamento mais importante foi com Xang. considerada a Deusa do ouro, da beleza, do dinheiro, da riqueza, do amor, do casamento, da felicidade, do perfume, da vaidade, do mel e de tudo que doce. Mulheres grvidas ou que querem engravidar recorrem a Oxum para que lhe d proteo, pois a padroeira da fecundidade, protegendo o feto e a criana em gestao.

Todos os rios, lagos, lagoas e cachoeiras pertencem a este Orix. Pela hierarquia o primeiro Orix doce seguida de Iemanj e Oxal, formando assim o grupo de Orixs chamado de Cabeas Grande.

Lenda sobre Oxum: Logo que todos os Orixs chegaram terra, organizavam reunies das quais mulheres no podiam participar. Oxum, revoltada por no poder participar das reunies e das deliberaes, resolve mostrar seu poder e sua importncia tornando estreis todas as mulheres, secando as fontes, tornando assim a terra improdutiva. Olodumar foi procurado pelos Orixs que lhe explicaram que tudo ia mal na terra, apesar de tudo que faziam e deliberavam nas reunies. Olodumar perguntou a eles se Oxum participava das reunies, foi quando os Orixs lhe disseram que no. Explicou-lhes ento, que sem a presena de Oxum e do seu poder sobre a fecundidade, nada iria dar certo. Os Orixs convidaram Oxum para participar de seus trabalhos e reunies, e depois de muita insistncia, Oxum resolve aceitar. Imediatamente as mulheres tornaram-se fecundas e todos os empreendimentos e projetos obtiveram resultados positivos. Oxum chamada Iyalod, ttulo conferido pessoa que ocupa o lugar mais importante entre as mulheres da cidade.

Arqutipos dos filhos de Oxum: Os filhos de Oxum so graciosos e elegantes, com paixo pelas jias, perfumes e vestimentas caras. So smbolos de charme e beleza. So pessoas voluptuosas e sensuais, porm mais reservadas que Ians. Evitam chocar a opinio pblica, qual do grande importncia. Sob sua aparncia graciosa e sedutora escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascenso social. Caractersticas Positivas: Pensativos, elegantes, charmosos, atenciosos, trabalhadores, espertos e tem um doce no olhar. So vaidosos, afetivos e carismticos. Como profissionais, as pessoas regidas por Oxum so sensatas e dedicadas. Amam com sinceridade e dedicao. Conhecem o feitio e fazem bom uso dele. Quando fixam um objetivo no medem sacrifcio para conseguir atingir sua meta. Caractersticas Negativas: Chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramticos, so matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritrios. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar.

Qualidades: Epand de Ibejis, Epand, Demun, Olob, Doc *Epand de Ibejis: a Oxum criana

*Epand: a Oxum jovem e guerreira. Esposa de Oxossi Ibualama, vive no mato com seu marido. desconfiada, astuta, observadora e intuitiva. muito feiticeira e tem ligao com o fogo. a rainda da cidade que leva seu nome, a verdadeira un Ijea que veio de Ijesa ou de Ipond. *Demun: a Oxum de meia idade, a que se casa com Ossanhe. *Olob: Uma Oxum velha porm que se manifesta ereta, maternal e amorosa. *Doc: a mais velha das Oxuns, a matriarca e idosa. e chefe das mulheres. Maternal av amorosa uma mulher que tem numerosos filhos e netos, mas bastante severa e autoritria. Saudao: Ore Yeye O: Chamemos a benevolncia da Me! Dia do ano: 12 de Outubro ou 08 de dezembro Dia da Semana: Sbado Flor: Rosas amarelas ou outras flores amarelas Comida: Canjica amarela Doce: Quindim, pudim, ambrosia Animal de estimao: Aranha Funo: Gravidez, amor, demanda, dinheiro Nmero: 08 Cor: Amarelo Ferramentas: Leque, bzios, jias, espelho, pente, meia lua, conchas, moedas, bzios Frutas: Melo, pssego, ameixa amarela Ervas: Dinheiro em penca, alecrim Legumes: Couve, cenoura, moranga Ajunts: *Epand de Ibejis: com Xang Aganj de Ibejis *Epand: com Bar Agel, com Ogum Adiol, com Xang Aganj, com Oxal Obocum, com Oxal Olocum *Demun: com Ossanha *Olob: com Xang Agod, com Xapan Beluj *Doc: com Oxal Jobocum, com Oxal de Orumilaia

Iemanj Me da maioria dos Orixs, dona dos mares, protetora dos pescadores e marinheiros. Orix que gera o movimento das guas, Deusa da prola, senhora dos lares, que traz paz e harmonia para toda a famlia. Dona do pensamento, por isso a ela que recorremos para solucionar problemas de depresso e de instabilidade emocional. Apesar de os preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum quanto Iemanj funo da maternidade, pode estabelecer-se uma distino nesses conceitos. Oxum a me no sentido de fecundao, gestao e criao do beb. enquanto este no aprende nenhuma lngua, enquanto seus mecanismos de personalidade no esto definidos. Iemanj, por sua vez, me da por diante, a funo de maternidade enquanto educao. a me do jovem e do adulto, a figura materna que acompanha um ser humano por toda vida.

Lenda sobre Iemanj: Iemanj era casada com Odudu com quem tinha dez filhos Orixs. Por amament-los, ficou com seios enormes. Impaciente e cansada de morar na cidade de if, ela saiu em rumo oeste, e conheceu o Rei Oker. Logo se apaixonaram e casaram-se. Envergonhada de seus seios, Iemanj pediu ao esposo que nunca a ridiculariza-se por isso. Ele concordou; porem, um dia, embriagou-se e comeou a gracejar sobre os enormes seios da esposa. Entristecida, Iemanj fugiu. Durante a fuga, ela caiu quebrando um pote que continha uma poo, que seu pai lhe dera para casos de perigo. A poo transformou-a num rio cujo leito seguia em direo ao mar. Ante o ocorrido, Oker, que no queria perder a esposa, transformou-se numa montanha para barrar o curso das guas. Iemanj pediu ajuda ao filho Xang, e este, com um raio, partiu a montanha no meio; o rio seguiu para o oceano e, dessa forma, a Orix tornou-se a Rainha do mar.

Arqutipos dos filhos de Iemanj: Os filhos de Iemanj so pessoas voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas e, algumas vezes impetuosas e arrogantes; tem o sentido da hierarquia, faze-se respeitar e so justas, mas formais; poem prova as amizades que lhes so devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, no a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, so maternais e srias. Sem possurem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das jias caras. Tem tendencia vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano no lhes permitem tanto. Caractersticas Positivas: Seus filhos so dotados de franqueza, alegria, desconfiana, sabedoria e competncia. Decididos, honestos e corretos. Inteligentes, criativos. So pessoas que gostam do trabalho e dedicam-se inteiramente famlia

Caractersticas Negativas: Demasiadamente exigentes, quando com raiva, destroem uma pessoa com um simples olhar. Quando ofendidas perdoam, mas jamais esquecem. Cruis e egostas, so do tipo donos da verdade. Dramticos e fatalistas, se irritam facilmente.

Qualidades: Boc, Bomi, Nan Borocum *Boc: A mais nova. Guerreira, dona da espada, esposa de Ogum.Vive perto das praias, no encontro das guas com as pedras. *Bomi: a Iemanj de meia idade *Nan Burucum: A mais velha e severa de todas, rabugenta, feiticeira, rancorosa e violenta. Saudao: Od Omio: Me do Rio! Dia do ano: 02 de fevereiro Dia da Semana: Sexta-feira Flor: Hortnsia, palma azul, rosa azul Comida: Canjica branca, peixe Doce: Merengue, doce de cco Animal de estimao: Marisco Funo: Mudana de pensamento, unio, abafamento Nmero: 08 Cor: Azul claro Ferramentas: ncora, leme, peixe, estrela do mar, prola, conchas, moedas, bzios Frutas: Melancia, uva dedo-de-dama, pra Ervas: Malva, alfazema Legumes: Alface, cebola, salsa, chuchu Ajunts: *Boc: com Ogum Adiol, com Xang Aganj, com Od, com Ossanhe, com Oxal Dacum *Bom: com Oxal Jobocum, com Oxal de Orumilaia *Nan Borocum: com Oxal Jobocum

Oxal Orix associado criao do mundo e da espcie humana. Apresenta-se de duas maneiras: novo e velho. O smbolo do primeiro uma espada, o do segundo uma espcie de cajado em metal, chamado Opaxor. Oxal considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixs do Panteo Africano por ser o Orix maior e mais velho, o primeiro a ser criado, considerado o Pai de todos.. calmo, sereno, pacificador, muito respeitado por todos os Orixs e todas as naes. A Oxal pertence os olhos que vem tudo e o ltimo Orix a ser reverenciado em todas as cerimnias.

Lenda sobre Oxal: Olodumar entregou a Oxal o saco da criao para que ele criasse o mundo. Porm essa misso no lhe dava o direito de deixar de cumprir algumas obrigaes para outros Orixs e Bar, aos quais ele deveria fazer alguns sacrifcios e oferendas. Oxal se ps a caminho apoiado em seu Opaxor. No momento em que deveria ultrapassar a porta do alm, encontrou-se com Bar que, descontente porque Oxal se negara a fazer suas oferendas, resolveu vingar-se provocando em Oxal uma sede intensa. Oxal no teve outro recurso seno o de furar a casca de um tronco de um dendezeiro para saciar a sua sede. Era o vinho de palma o qual Oxal bebeu intensamente, ficou bbado, no sabia onde estava e caiu adormecido. Apareceu ento Olfin Oddu que vendo o grande Orix adormecido roubou-lhe o saco da criao e em seguida foi a procura de Olodumar, para mostrar o que teria achado e contar em que estado Oxal se encontrava. Olodumar disse ento que se Oxal estava neste estado, que ele mesmo, Oddu, fosse criar o mundo. Oddu foi ento em busca da criao e encontrou um universo de gua, e a deixou cair do saco o que estava dentro, era terra. Formou-se ento um montinho que ultrapassou a superfcie das guas. Ento ele colocou a galinha cujos ps tinham cinco garras. Ela comeou a arranhar e a espalhar a terra sobre a superfcie da gua, onde ciscava cobria a gua, e a terra foi alargando cada vez mais, o que deu origem a cidade Il If. Oddu ali se estabeleceu, seguido pelos outros Orixs e tornou-se assim rei da terra. Quando Oxal acordou, no encontrou mais o saco da criao. Despeitado, procurou Olodumar, que por sua vez proibiu, como castigo a Oxal e toda sua famlia, de beber vinho de palma e de usar azeite de dend. Mas como consolo lhe deu a tarefa de modelar no barro o corpo dos seres humanos nos quais ele, Olodumar insuflaria a vida.

Arqutipos dos filhos de Oxal: Os filhos de Oxal so pessoas calmas e dignas de confiana; so pessoas respeitveis e reservadas, dotadas de fora de vontade inquebrvel que nada pode influenciar. Em nenhuma circunstncia modificam seus planos e seus projetos, mesmo a despeito das opinies

contrrias, racionais que as alertam para as possveis consequncias desagradveis de seus atos. No entanto, sabem aceitar sem reclamar, os resultados amargos da decorrentes. Caractersticas Positivas: Participativos e criativos. Vaidosos, bonitos e elegantes. Trabalhadores e com muita fora de vontade. Caractersticas Negativas: Usam a falsidade como defesa, apressados, sarcsticos, mentirosos, fteis, hipocondracos, gostam de intrigas e fofocas. So lentos, meticulosos, reacionrios e exclusivistas.

Qualidades: Olocum, Obocum, Dacum, Jobocum, Orumilaia *Obocum: O mais novo dos Oxals, o abenoado. Oxal que cuidava de Orumilaia por este ser muito velho. o Orix do crescimento e do progresso. *Olocum: o Oxal adulto e guerreiro. *Dacum: o Oxal de meia idade, o velho que se manifesta ereto. o Oxal do equilibrio. *Jobocum: Oxal velho, vive nas guas. *Orumilaia: O mais velho dos Oxals. Apesar de ser cego, e Ians ser a menina dos olhos dele no qual carrega seus olhos, ele o Orix da viso e da clareza. Ele que concede o jogo de buzios e o pertence. Saudao: pa o Bab: Salve o Pai! Dia do ano: 25 de dezembro Dia da Semana: Domingo Flor: Copo de leite, jasmim, lrio Comida: Arroz doce ou canjica branca Doce: Cocada, merengue, doce de leite, pudim, doce de cco Animal de estimao: Caracol Funo: Amor e unio Nmero: 10 Cor: Branco e Preto para Orumilaia e somente branco para os demais Ferramentas: Jia de prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata, moedas, bzios. Para Oxal de Orumilaia acrescentam-se um par de olhos.

Frutas: Cco, limo Ervas: Mamoeiro, manjerico Legumes: Acelga, lentilha, feijo branco Ajunts: *Obocum e Olocum: com Oxum Epand *Dacum: com Iemanj Boc *Jobocum e Orumilaia: com Oxum Doc, com Iemanj Bom

Anda mungkin juga menyukai