Anda di halaman 1dari 5

3

A aprendizagem segundo Freud Ao invs de abordar, como foi feito at hoje, o desenvolvimento da criana em termos de fases psicossexuais, pode-se adotar um outro caminho. O que poderia ser, para Freud, o fenmeno da aprendi a!em" #m outras palavras, o que, no entender de Freud, habilita uma criana para o mundo do conhecimento" #, finalmente, em que circunst$ncias essa busca do conhecimento se torna poss%vel" &o entanto, Freud, por sua pr'pria posi(o frente ao conhecimento, !ostava de pensar nos determinantes ps%quicos que levam al!um a ser um )desejante de saber*. &essa cate!oria incluem-se os cientistas, que devotam a vida + per!unta por qu,, e as crianas, que, a partir de um determinado momento, bombardeiam os pais com por qu,s. O que se busca quando se quer aprender al!o" -' a partir dela podese refletir sobre o que o processo de aprendi a!em, pois o processo depende da ra (o que motiva a busca de conhecimento. .or que a criana per!unta tanto" A criana que per!unta por que chove, por que existem noite e dia, por que... e todo o resto, responde Freud, est/ na verdade interessada em dois porqu,s fundamentais0 por que nascemos e por que morremos, ou, dito o modo cl/ssico, de onde viemos e para onde vamos. 1/, para Freud, um momento capital e decisivo na vida de todo ser humano0 o momento da descoberta daquilo que ele chama de diferena sexual anatmica. -e, at ent(o, os meninos e meninas acreditavam que todos os seres humanos eram ou deviam ser providos de p,nis, a partir desse momento )descobrem* que o mundo se divide em homens e mulheres, em seres com p,nis e seres sem p,nis. -ejamos mais precisos. #ssa descoberta n(o propriamente uma descoberta, j/ que meninos e meninas ter(o tido oportunidade, antes dela, de observar que s(o diferentes. A diferena est/ na interpreta(o dada a esse fato. 2eninos poderiam pensar, por exemplo, que as meninas n(o s(o i!uais a eles, podem vir a s,-lo, quando crescerem. 2as a descoberta implica entender que, de faro, al!uma coisa falta.

&o entanto, o que an!ustia n(o a constata(o de que al!o falta +s mulheres, e pode vir a faltar aos homens. A an!4stia provm de uma nova compreens(o de anti!as perdas + lu desse novo sentimento de perda. )Aqui perdi, e sei a!ora que tambm perdi o seio, e as fe es...*poderia ser o )pensamento* inconsciente de uma criana que est/ fa endo a descoberta de diferena sexual anatmica. A essa an!4stia das perdas Freud chamou de angstia de castrao. Freud achava, de in%cio, que a per!unta pelas ori!ens era denotada depois que um irm(o nascia, e isso quando a criana j/ tinha mais ou menos 5 anos 6antes, tal conhecimento n(o tinha esse poder detonador7. 8 claro que as coisas n(o s(o mais assim t(o simples9 se assim fosse, os filhos 4nicos jamais atravessariam a an!4stia de castra(o. Freud mesmo perceber isso e buscou determinantes mais estruturais para isso que, a princ%pio, ele apenas observou. #ssa busca dos determinantes mais estruturais levou-o justamente a desenvolver melhor um dos aspectos mais importantes de sua teoria0 o complexo de 8dipo9 e o 8dipo , como j/ foi dito, o processo atravs do qual uma menina se )define* como mulher e o menino como homem 6ou vice-versa7, depois de terem extra%do das rela:es com pai e m(e as refer,ncias necess/rias a essa defini(o. A criana descobre diferenas que as an!ustiam. essa angstia que a faz quer saber. -' que a aborda!em direta dif%cil, justamente por que envolve an!4stia. Os instrumentos de que a criana pode dispor s(o o que Freud chamou de )investi!a:es sexuais infantis*. .ara Freud as primeiras investi!a:es s(o sempre sexuais e n(o podem deixar de ser0 o que est/ em jo!o a necessidade que tem a criana de definir, antes de mais nada, seu lu!ar no mundo. # esse lu!ar , a princ%pio, um lu!ar sexual.

<

# a per!unta0 de onde viemos e para onde vamos o que tem a ver com isso" Acontece que esse lu!ar sexual situado, a princ%pio, em rela(o aos pais. #m rela(o ao desejo dos pais o )de onde viemos* equivale a )qual minha ori!em em rela(o ao desejo de voc,s"9 por que me puseram no mundo, para atender a quais expectativas e esperando que eu me torne o que"* dipo esta presente. Assim, as per!untas sobre a ori!em das coisas estariam na base das investi!a:es sexuais infantis. As crianas v(o + escola para aprender a ler e a escrever n(o parecem denunciar nenhuma dessas preocupa:es. O que se espera que, ao final da poca do conflito edipiano, a investi!a(o sexual caia sob o dom%nio da repress(o. .arte delas sublimam-se em )puls(o de ver*. -em cair em discuss:es acad,micas a respeito da validade conceitual de termos como puls(o de dom%nio, por exemplo, pode-se, extrair o mais importante0 o desejo de saber associa-se com o dominar, o ver e o sublimar. At aqui, pode-se perceber que a ,nfase dada por Freud ao estudo da rela(o entre um professor e um aluno n(o estava no valor dos conte4dos co!nitivos que transitam entre essas duas pessoas. ;ale di er, na informa(o que transmitida de um para o outro. A ,nfase freudiana est/ concentrada nas rela:es afetivas entre professores e alunos.

=ransfer,ncia A transfer,ncia na rela(o professor > aluno ?m determinado paciente, a partir de um dado momento da an/lise, relacionava-se com Freud como se ele fosse seu pai0 com medo de sua autoridade. #mbora o pr'prio Freud n(o se condu isse de modo autorit/rio com aquele paciente, podia acontecer de ele, em determinado momento, mencionar o temor, injustificado, de que Freud batesse nele. Freud estava diante de uma manifesta(o inconsciente. 8 por isso que ele se pode di er que a transferencia uma manifestao do inconsciente, que constitui, por isso mesmo, um bom instrumento da an/lise desse inconsciente. #ntendida como )a repeti(o de prot'tipos infantis vivida com uma sensa(o de atualidade acentuada*, nada impede que a transferencia se dirija ao analista ou a qualquer outra pessoa. Freud afirma inclusive que a transferencia est/ presente tambm na rela(o professor > aluno. Que so transferencias? -(o reedi:es dos impulsos e fantasias despertadas e tornadas conscientes durante o desenvolvimento da an/lise em que tra em como sin!ularidade caracter%stica a substitui(o de uma pessoa anterior pela pessoa do mdico. .odemos di er tambm que uma srie de acontecimentos ps%quicos que !anham vida novamente, a!ora n(o mais como passado. Assim, um professor pode tornar-se a fi!ura a quem ser(o endereados os interesse de seu aluno por que objeto de uma transfer,ncia. #sta a vis(o de Freud sobre a transfer,ncia na rela(o anal%tica e, por extens(o, na rela(o peda!'!ica. &a verdade a idia de que o aprendi ado tem como fundamento a transfer,ncia est/ cada mais presente entre os analistas en!ajados na forma(o psicanal%tica de outros analistas. .odemos di er que na rela(o professor > aluno, a transfer,ncia se produ quando o desejo de saber do aluno se aferra a um particular, que a pessoa do professor.

A idia de transfer,ncia mostra que aquele professor em especial foi )investido* pelo desejo do aluno. A desejo transfere sentido e poder +

fi!ura do professor, que funciona como um mero suporte esva iado de seu sentido pr'prio enquanto pessoa. 2as, que sentido esse desejo transfere" #sse desejo e seu sentido sin!ular escapar(o sempre ao professor. Aedendo a esta tenta(o, cessa o poder desejante do aluno. O professor entender/ sua tarefa como uma contribui(o + forma(o de um ideal que tem uma fun(o re!uladora, normati ante, e fundar/ a% sua autoridade. -ua miss(o ser/ submeter seu aluno a essa fi!ura de mestre. &este caso, a educa(o fica subordinada a ima!em de um ideal estabelecido lo!o de in%cio pelo peda!o!o e que, simultaneamente, pro%be qualquer contesta(o desse ideal.

Anda mungkin juga menyukai