Anda di halaman 1dari 57

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

ORIGEM E EVOLUO HISTRICA DO DIREITO COMERCIAL 1 Origem do Direito Comercial

Alguns autores identificam na Roma antiga a origem do direito comercial. Os romanos no conheceram regras especficas para o direito comercial

O Direito Civil para eles acabava por contemplar com eficincia todas as relaes jurdicas de cunho privado, independentemente de seu contedo. no direito romano, porm, que se verifica a origem do instituto da falncia, normas bsicas sobre os contratos mercantis, ao Pauliana, como forma de reprimir fraude contra credores, responsabilidade civil dos banqueiros e o comrcio do transporte martimo, entre outros. O Direito Comercial s surge como ramo autnomo do direito depois da queda do Imprio Romano, na Idade Mdia, com objetivo de dar maior segurana atividade mercantil. Os comerciantes criaram suas corporaes devido pulverizao do Estado. - As corporaes possuam regras prprias, destinadas a ditar normas aplicveis ao comrcio e julgar os possveis conflitos decorrentes desta aplicao, dando origem a um direito singular o ius mercatorum. Assim, o direito comercial assumiu um carter consuetudinrio e corporativo, sendo emanado e aplicado a seus membros. Com o passar do tempo e a nova formao poltica do Estado, estas normas ganharam credibilidade e importncia e passaram a ser adotadas por toda a Europa, e podemos dar como exemplo de tais regras:

abcd-

Matricula dos comerciantes Regime dos livros comerciais Regime das instituies financeiras Letra de Cmbio etc.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 1

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Com o trmino da Idade Mdia, o comrcio, marcado pela conquista do Novo mundo, transporta-se para o Atlntico, tendo como personagens Portugal, Espanha, seguidos pela Inglaterra, Holanda e Frana. Mais tarde, com a Formao dos Estados nacionais, aquele direito comercial consuetudinrio, ganha do prprio Estado, sua legitimidade, dando importncia de maior segurana jurdica possvel s relaes comerciais, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento e preservar os interesses sociais.

2-

TEORIA DOS ATOS DE COMRCIO

2.1 Sistema Francs Em 1807, foi editado o primeiro grande Cdigo Comercial ( Cdigo Napolenico) - Influenciou as legislaes comerciais de outros pases - No Brasil, a influncia veio no Cdigo de 1850, que vigorou at o advento do CC de 2002. CARACTERSTICAS:

- No admitia a existncia de privilgio de classes. - Passou a regular todas as atividades que o indivduo exercia, dita como atividade de comrcio. - Assim, surge a teoria dos atos de comrcio, que diferencia o direito comercial dos outros ramos do direito. Os atos do comrcio sempre foram uma dor de cabea para os legisladores e doutrinadores, devido falta de definio e limitao dos atos praticados pelas pessoas. abPara Alfredo Rocco, so duas as espcies de atos do comrcio: O ato de comrcio considerado em si mesmo Os atos acessrios ou por conexo (facilitam a interposio de troca)

Ou seja, ato de comrcio todo aquele que realiza ou facilita uma interposio na troca. (Alfredo Rocco). No podemos deixar de citar ainda, J.X.Carvalho de Mendona (Tratado de Dir. Comercial Brasileiro, v1, p. 460), que j leva em conta trs classes de atos de comrcio:

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 2

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

aAtos de comrcio por natureza comerciais ou profissionais (decorrentes dos negcios jurdicos, como por exemplo a compra e venda) bAtos de comrcio por conexo ou dependncia (praticados em virtude do exerccio do comrcio). cAtos de comrcio por fora ou autoridade da lei (So atos praticados objetivando o cumprimento da lei).

3 O DIREITO COMERCIAL NO BRASIL No Brasil colnia no h que se falar em Direito Comercial. As normas ditadas eram as de Portugal.

Somente a partir de 1822 com a independncia do Brasil que se pode falar em construo do ordenamento jurdico nacional. Mesmo depois da independncia continuou a vigorar a legislao Portuguesa, dentre elas os chamados alvars dos sculos XVII e XVIII.

LEI DA BOA RAZO Determinava a aplicao, aqui, das leis comerciais vigentes nas naes crists, iluminadas e polidas, que com elas estavam resplandecendo na boa, depurada e s jurisprudncia, fazendo com que fossem aplicadas a legislao francesa e espanhola. Fortemente influenciado pelos cdigos francs, espanhol e portugus, surgiu o cdigo comercial de 25/06/1850 (Lei n 556). Este Cdigo no adotou por seu art. 4 e 9 a teoria dos atos de comrcio, pois exigia a matrcula em algum dos Tribunais do Comercio do Imprio, para exercer como atividade habitual a mercancia. O que mercancia? A dificuldade na conceituao do que seria mercancia estava na existncia de duas jurisdies, a civil e a comercial. Um juiz para decidir sobre uma lide, na poca, antes deveria saber se sua o litgio era comercial ou no, da ser ele competente ou no para julgar o caso. Para solucionar o problema em 1850 foi editado o regulamento 737, que enumerou os atos de mercancia, adotando a teoria objetiva doa atos do comrcio:
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 3

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

- O art. 19 do referido regulamento, estabelecia regras de competncia entre a jurisdio civil e comercial, em seus artigos considera mercancia: aA compra e venda ou troca de efeitos mveis ou semoventes para os vender por grosso ou a retalho, na mesma espcie ou manufaturados, ou para alugar o seu uso; bAs operaes de cmbio, banco ou corretagem.

cAs empresas de fbricas, de comisses, de depsito, de expedio, consignao e transporte de mercadorias; de espetculos pblicos. dOs seguros, fretamentos, riscos, e quaisquer contratos relativos ao comrcio martimo; eA armao e expedio de navios

Esta disposio vigorou at a extino dos Tribunais do comrcio em 1875 e a unificao da jurisdio civil e comercial em uma s. A partir da, comerciante deixa de ser aquele que pratica determinados atos delimitados pela lei, e passa a ser aquela pessoa que, profissionalmente, pratica a mercancia considerada como atividade de intermediao entre o produtor e o consumidor, exercida com fim lucrativo.

FONTES DE DIREITO COMERCIAL


So os principais meios pelos quais se forma ou se estabelece a norma jurdica. - FONTES MATERIAIS So formadas pelos fenmenos sociais e pelos elementos extrados da realidade social e dos ideais dominantes que contribuem para dar contedo ou matria norma jurdica. Para o direito comercial a o fator econmico serve como fonte material sua formao.

- FONTES FORMAIS So os meios ou formas atravs dos quais o direito positivo conhecido.

Para o Direito comercial, dividido em fontes primrias ou diretas (Leis, regulamentos e tratados comerciais) e fontes secundrias ou indiretas (Lei civil, usos e costumes, jurisprudncia, analogia e princpios gerais do direito).
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 4

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

- Cdigo Comercial Promulgado em 25/06/1850 a Lei 556, entrou em vigor em 01/01/1851

Com a maior parte revogado, a parte segunda (Direito Martimo) continua vigorando.

- Leis, Tratados Internacionais e Regulamentos O direito comercial, conta com diversas leis extravagantes que modificam, complementam ou alteram a legislao codificada. Os ttulos de crdito so tratados em normas jurdicas prprias.

Os microssistemas legislativos do maior mobilidade leis fora da codificao e promovem a interdisciplinaridade e uma maior mobilidade legislativa. Ex: Lei da Falncia e Recuperao de Empresas (Lei n 11.101/2005); Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei. 8.078/90). Os Tratados Internacionais quando ratificados pelo legislativo, seguidos de decreto presidencial, publicao e promulgao, passam a vigorar em nosso sistema jurdico com a mesma fora e hierarquia que a lei.

- Lei Civil Atua como subsidiria do Direito Comercial, mas no como fonte do mesmo. Todas as vezes que a Lei comercial for omissa, a Lei Civil serve para suprir essa omisso, mas nem por isso assume uma qualidade de Lei Comercial. Na lacuna ou omisso do direito comercial, usa-se a lei civil.

Quanto s disposies, por exemplo de regras de direito comercial dentro do cdigo civil, no uma utilizao da mesma como fonte, mas sim como localizao de uma lei comercial no CCB. No h uma mutao da lei comercial por se encontrar no corpo do Cdigo Civil.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 5

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

- Usos e Costumes Significam a prtica efetiva e repetida de uma determinada conduta.

a observncia uniforme e constante de certas prticas e regras pelos empresrios em seus negcios. O Direito consuetudinrio fomenta a natureza lenta do acompanhamento das normas comerciais s novas realidades. Usos Atos ou fatos reiterados e continuamente praticados. Costumes so as normas jurdicas que passam a reg-los. S so aplicados, caso se verifique lacuna da lei mercantil.

- Jurisprudncia As decises reiteradas a respeito de matria comercial tambm so consideradas como fontes do direito. Deve ser uniforme e constante. Fora vinculante das decises (EC 45/2004)

- Analogia e Princpios Gerais do Direito O art. 4 da Lei de Introduo ao CCB fala que quando a lei for omissa cabe ao juiz decidir de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito. Analogia significa operao lgica que discipline caso semelhante.

Princpios gerais do direito so aqueles norteadores do ordenamento jurdico, os quais antecedem o direito legislativo e formam sua base, como orientao cultural e poltica do ordenamento jurdico positivo.

EMPRESA e EMPRESRIO 01- Conceito de Empresa A partir do conceito de empresrio, se chega ao conceito de empresa.

Empresrio, segundo o Cdigo Civil, aquele que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de servios.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 6

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Para qualquer autor, empresa a organizao tcnico -econmica que se prope a produzir, mediante a combinao dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou servios destinados troca (venda), com a esperana de realizar lucros, correndo os riscos por conta dos empresrios, que rene e coordena elementos de sua responsabilidade. Empresa a atividade desenvolvida pelo empresrio.

02 Distino entre empresa e sociedade A empresa no pressupe a existncia de uma sociedade, na medida em que pode ser exercida a atividade empresarial por uma s pessoa fsica e no por uma sociedade como conjunto de pessoas. Sociedade o conjunto de pessoas sujeito de direito Empresa objeto de direito Empresa no tem personalidade jurdica pois a atividade

A sociedade empresarial uma pessoa jurdica reunida por um grupo de pessoas organizadas. Pode, ainda, aparecer de forma a individual atravs de uma nica pessoa natural. A empresa a atividade explorada pela sociedade, e o empresrio a prpria sociedade e no as pessoas que a constituem, da o nome sociedade empresria.

03- Espcies de empresrios As Empresas podem ser classificadas, quanto atividade desenvolvida em: Comerciais, industriais, prestadores de servios e agropecurias. Quanto qualidade de seus scios podemos classific-las em : Empresas pblicas, privadas e de economia mista. Para que esta classificao acontea, basta que alguns desses entes econmicos se enquadre no conceito de empresrio (art. 996 CCB)

- Empresa comercial aquela que tem como atividade econmica a prtica de atos de interposio de troca, ou seja, o empresrio comercial dever se organizar para a aquisio de mercadorias para sua posterior venda com a
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 7

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

realizao de lucro, que deve advir da diferena entre o preo de compra e o de venda. - Empresa industrial Pratica atos de interposio de troca, comprando e vendendo bens, agregando a estes bens determinada qualidade, e isso se d mediante a transformao da matria-prima adquirida em produto final. - Empresa Prestadora de Servio Exerce atividade da qual no resulta um determinado produto tangvel, como ocorre com a indstria. Trata-se da aplicao da mo de obra para a realizao de alguma atividade econmicamente relevante. - Empresa Agropecuria aquela que se utiliza da terra, retirando dela bens destinados ao consumo. - Empresa Pblica Empresa de capital de direito pblico, mas pessoa jurdica de direito privado pois explora atividade econmica de interesse social. - Empresa Privada aquela que est nas mos de particulares - Empresa de Economia Mista quando o capital privado e pblico se unem para a consecuo de um objetivo empresarial em comum. CONCEITO: o profissional exerceste de atividade organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios (art. 996 CCB).

4.1- Profissionalismo A noo de exerccio profissional de certa atividade associada, na doutrina, h consideraes de trs ordens: Habitualidade No se considera profissional quem realiza tarefas de modo espordico, mesmo destinando a mercadoria, produto, ou servio venda no mercado. Pessoalidade O empresrio no exerccio, da atividade empresarial, deve contratar empregados. So estes que, materialmente falando, produzem ou fazem circular bens e servios, e o fazem em nome do empregador. (esses dois no so os mais importantes). Monoplio das informaes Por ser um profissional, o empresrio deve deter as informaes que dizem respeito ao mercado, especialmente as que dizem respeito a: A - Condies de uso B - Qualidade C - Insumos empregados
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 8

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

D - Defeitos de fabricao E - Riscos potenciais sade ou vida dos consumidores.

4.2

Atividade

Se empresrio o exerceste profissional de uma atividade econmica organizada, ento empresa uma atividade; a de produo ou circulao de bens ou servios. Assim, erroneamente falamos a empresa faliu, ou a empresa importou cetras mercadorias. Empresa = Atividade Empresrio = Sujeito de direito que explora a empresa Estabelecimento empresarial Local onde desenvolvida a atividade empresarial Sociedade Modo de administrao da empresa (atividade) pelos scios. Empreendimento Quando se referir atividade, pode-se usar o termo empresa como sinnimo de empreendimento. 4.3 Econmica A atividade empresarial econmica no sentido de que busca gerar lucro para quem a explora. Nem sempre a atividade empresarial visa o lucro.

H casos em que o lucro meio e no fim, como exemplo tem os religiosos que prestam servios educacionais (escolas ou universidades).

4.4- Organizada A empresa atividade organizada no sentido de que nela se encontram articulada, pelo empresrio, os quatro fatores de produo: Capital, Mo-deobra, Insumos e tecnologia. No empresrio quem explora atividade de produo ou circulao de bens ou servios, sem alguns desses fatores Ex: O comerciante de perfumes que leva ele mesmo a sacola e vai at as residncias, ou locais de trabalho das pessoas, explora atividade de circulao de bens, fazendo com intuito de lucro, habitualidade e em nome prprio, mas no empresrio, pois no contrata empregado e no organiza mo-de-obra.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 9

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Obs: A tecnologia no precisa ser de ponta, pois vai variar de acordo com o ramo da atividade empresarial, devendo o empresrio conhecer o produto ou servio a ser oferecido. 4.5 Produo de bens ou Servios

Produo de bens ou servios a fabricao de produtos ou mercadorias. Toda a atividade de indstria , por definio, empresarial. Produo de servios a prestao de servios. Exemplo de produo de bens:

- Montadora de veculos - Fbrica de eletrodomsticos - Confeco de roupas Exemplo de produo de servios:

- Banco - Seguradora - Hospital - Escola - Estacionamento - provedor de acesso internet.

4.6

Circulao de bens ou servios

A atividade de circular bens a do comrcio, em sua manifestao originria: ir buscar o bem no produtor para traz-lo ao consumidor. a atividade de intermediao na cadeia de escoamento de mercadorias. O conceito de empresrio abrange tanto o atacadista, como o varejista, tanto o comerciante de insumos quanto o de mercadorias prontas para o consumo A circulao de servios a intermediao a prestao de servios. A Agncia de turismo no presta servios de transporte areo, traslados e hospedagem, mas, ao montar um pacote de viagem, os intermedia.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 10

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Bens ou servios Bens so corpreos, enquanto os servios no tem materialidade. Comercio eletrnico pela internet, entra como atividade empresarial? Pois a prestao de servios virtuais no tem materialidade na prestao de servios e nem so corpreos. Mas, doutrinariamente so tidas como atividades empresariais.

EMPRESRIO INDIVIDUAL O empresrio pode ser pessoa fsica ou jurdica. No primeiro caso, denominase empresrio individual, no segundo sociedade empresria. Para os efeitos legais a sociedade empresria, a unio de pessoas fsicas que objetivam lucro atravs de seus esforos. Portanto a sociedade que empresria e no os scios. - Podem ser: aEmpreendedores Alm do capital, costumam devotar trabalho pessoa jurdica na condio de seus administradores, ou as controlam. bInvestidores Limita-se a aportar capital.

As regras que se aplicam ao empresrio individual no se aplicam aos scios de sociedade empresria. O empresrio individual no explora atividade economicamente importante, pois negcios vultosos envolvem grandes investimentos. O risco de insucesso inerente ao empreendimento, e deve ser proporcional ao tamanho do negcio. Atividades de maior envergadura econmica so exploradas por sociedades empresrias annimas ou limitadas, que so tipos societrios que melhor viabilizam a conjugao de capitais e limitao de perdas. Aos empresrios individuais sobram os negcios rudimentares e marginais, muitas vezes ambulantes. Dedicam-se as atividades como varejo de produtos estrangeiros adquiridos em zonas francas (sacoleiros), confeco de bijuterias, de doces para restaurantes ou bufs, quiosques de miudezas em locais pblicos, bancas de frutas ou pastelarias em feiras semanais, etc.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 11

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Em relao as pessoas fsicas, o exerccio de atividade empresarial vedado em duas hipteses: aProteo da pessoa no que diz respeito sua capacidade (CCB arts. 972, 974 a 976). bProteo de terceiros e se manifesta em proibies ao exerccio da empresa(CCB art. 973). Para ser empresrio individual, a pessoa deve encontrar-se em pleno gozo de sua capacidade civil. abcdefgNo tem capacidade para exercer empresa: Menor de 18 anos no emancipados brios habituais Viciados em txicos Deficientes mentais Excepcionais Prdigos ndios, nos termos da legislao prpria.

O menor emancipado ( por outorga dos pais, casamento, nomeao para emprego pblico efetivo, estabelecimento econmico por conta prpria, obteno de grau em curso superior), por se encontrar em pleno gozo de sua capacidade jurdica pode exercer empresa como o maior. No interesse do incapaz, prev a lei, hiptese excepcional de exerccio da empresa: - Autorizado pelo Juiz (por alvar), s poder ser concedida aos incapazes que constituram suas empresas, enquanto ainda incapaz. - Quando for constituda, a empresa, pelos pais do incapaz ou de pessoa que o incapaz o sucessor. - No h previso legal para o juiz autorizar o incapaz a dar incio a novo empreendimento. O exerccio da empresa por incapaz autorizado feito mediante representao (se absoluta a incapacidade) ou assistncia (se relativa). Se o representante ou assistente for ou estiver proibido de exercer empresa, nomeia-se, com aprovao do juiz, um gerente.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 12

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Mesmo que no se faa necessrio, se o juiz julgar necessrio, poder nomear um gerente no interesse do incapaz. Pode ser revogada a qualquer tempo, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito. A revogao no prejudicar os interesses de terceiros (consumidores, empregados, fisco, fornecedores, etc.) Os bens que o empresrio incapaz possua, ao tempo da autorizao no respondem pelas obrigaes decorrentes da atividade empresarial exercida durante o prazo da autorizao. Somente respondem os bens que foram empregados na empresa, antes ou depois do ato autorizatrio. Dever constar do alvar a relao destes bens.

PREPOSTOS DO EMPRESRIO Como organizador de atividade empresarial, o empresrio necessariamente deve contratar mo-de-obra, que um dos fatores de produo. Empregado Regido pela CLT Representante Vinculado por contrato de prestao de servios

Independente da natureza do vnculo contratual mantido com o empresrio, esses trabalhadores so chamados de prepostos ( arts. 1.169 a 1.178) Em termos gerais os atos praticados pelos prepostos obrigam o empresrio preponente. O ato de entrar na loja, ser recebido por uma pessoa uniformizada, e com ele trata de negcios relativos qualidade do produto, preo, forma de pagamento, etc. o empresrio, dono daquele comrcio est sendo contratualmente responsabilizado. Todos os atos praticados pelo empregado ou funcionrio terceirizado, como compromissos, pressupostos de lugar e objeto, criam obrigaes para o empresrio. (art. 1.178). Os prepostos, respondem por culpa, quando agem em nome do empresrio, devendo indenizar em regresso ao mesmo. Se agirem com dolo, respondem tambm solidariamente com o empresrio ao terceiro prejudicado.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 13

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

No pode concorrer (salvo com autorizao) com o preponente sob pena de responder por perdas e danos. O empresrio tem o direito de reteno at o limite dos lucros da operao econmica irregular do preposto, configurando tambm o crime de concorrncia desleal. Pelo CCB de 2002, dois prepostos tem sua atuao referida especificamente: - Gerente Funcionrio com chefia, encarregado da organizao do trabalho num certo estabelecimento. Os poderes podem ser limitados por ato escrito do empresrio, devendo ser inscrito na junta comercial. No havendo limitao expressa, o gerente responsabiliza o preponente em todos os seus atos e pode, inclusive, atuar em juzo pelas obrigaes resultantes do exerccio de sua funo. - Contabilista o responsvel pela escriturao dos livros do empresrio. S nas grandes empresas este preposto costuma ser empregado.

Nas pequenas e mdias, mantm vnculo contratual de prestao de servios. OBS: Entre o gerente e o contabilista h duas diferenas alm das funes e responsabilidades: - Enquanto a funo do gerente facultativa, a do contabilista obrigatria. - Qualquer pessoa pode ser gerente, mas contabilista deve ser obrigatoriamente inscrito no rgo profissional, como contador ou tcnico em contabilidade.

REGIME JURDICO DA LIVRE INICIATIVA 1 Pressupostos constitucionais do regime jurdico-comercial

A funo do Estado na explorao das atividades econmicas supletiva, deixando aos particulares o papel primordial. (art. 170 CF) A explorao econmica por parte do Estado, s ocorre em dois casos (art. 173 CF): - Segurana nacional

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 14

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

- Relevante interesse coletivo Estes so pressupostos constitucionais do regime jurdico-comercial.

Ao atribuir tal condio aos particulares Constituio possvel uma previso sob o ponto de vista jurdico de regime especfico pertinente s obrigaes do empreendedor privado. O regime capitalista reserva ao particular a primazia na produo, porm, deve cuidar para que ele possa desincumbir-se, plenamente dessa tarefa. Caso no existisse regime jurdico produo de bens, a sociedade ficaria estagnada da produo dos mesmos. pressuposto de um ordenamento jurdico comercial, uma Constituio que adote princpios do liberalismo ou de uma vertente neoliberal, no regramento da ordem econmica. Sem um regime econmico de livre iniciativa, de livre competio, no h direito comercial. Ao nvel da legislao complementar, o direito comercial, procura garantir a livre iniciativa e a livre competio atravs da represso ao abuso do poder econmico e concorrncia desleal.

Proteo da Ordem Econmica e da Concorrncia

O legislador, em consonncia com as regras de um regime econmico neoliberal, estabeleceu mecanismos de amparo a liberdade de competio e iniciativa. Estes mecanismos, basicamente, configuram a coibio de prticas empresariais incompatveis com o referido regime, as quais se encontram agrupadas em duas categorias: - Infrao ordem econmica - Concorrncia desleal

2.1

ABUSO DO PODER ECONMICO

As infraes ordem econmica (ou abuso de poder econmico) esto definidas na Lei n 8.884/94 (LIOE).
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 15

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Para ficar caracterizado o abuso de poder econmico, deve ocorrer duas situaes: - O Art. 20 prev o objetivo ou efeitos possveis da prtica empresarial ilcita - O art. 21 elenca diversas hipteses em que a infrao pode ocorrer. So elas: abcLimitar, falsear, prejudicar a livre concorrncia ou livre iniciativa. Dominar mercado relevante de bens ou servios Aumentar arbitrariamente os lucros

O ato deve ferir ao art. 20, portanto h atos que so praticados que no so considerados ilcitos infracionais. Ex: Franquear ingresso em cinema na data do aniversrio da pessoa. irrelevante a culpa ou no do empresrio

As infraes aos artigos referidos ensejam represso de natureza administrativa, para a qual compete ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econmica), autarquia federal vinculada ao Ministrio da Justia. O CADE ser auxiliado pela Secretaria de Direito Econmico (SDE) do MJ, com competncia para a realizao das averiguaes preliminares e a instruo do processo administrativo. ABPrev a Lei as seguintes sanes administrativas: Multa Publicao pela imprensa da deciso condenatria

CProibio de contratar com o Poder Pblico ou com Instituies Financeiras oficiais DInscrio no Cadastro Nacional de defesa do consumidor

ERecomendao de licenciamento obrigatrio de patente titularizada pelo infrator. FNegativa de parcelamento de tributos e de cancelamento benefcios fiscais. GDeterminao de atos societrios, como ciso ou transferncia de controle compulsrio. As decises administrativas tomadas pelo CADE, so ttulos executivos extrajudiciais, e comportam execuo judicial especfica, quando impem
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 16

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

obrigao de fazer e de no fazer, podendo o Juiz decretar a interveno na empresa. Os referidos rgos atuam tambm em carter preventivo, validando contratos entre particulares que possam limitar ou reduzir a concorrncia. Paralelamente ao CADE e a SDE, a Lei 8.137/90, tipifica algumas prticas empresariais como crime de ordem econmica. Arts. 4 e 6.

2.2

Concorrncia desleal A represso concorrncia desleal feita em dois nveis pelo direito:

- Na rea do direito penal, a lei tipifica como crime de concorrncia desleal no art. 195 da LPI (Lei de Propriedade Industrial 9.279/96) Exemplos: - Publicar falsa afirmao em detrimento de concorrente, com objetivo de obter vantagem. - Empregar meio fraudulento para desviar, em seu proveito ou de terceiro, a clientela de um certo comerciante. - Dar ou prometer dinheiro a empregado de concorrente para que este proporcione vantagem, faltando a dever do empregado. No plano civil, a represso concorrncia desleal pode ter fundamento contratual ou extracontratual. Com fundamento contratual, o concorrente desleal deve indenizar o empresrio prejudicado, por ter descumprido a obrigao decorrente de contrato entre eles. Com o CCB de 2002, na omisso de contrato, o alienante de estabelecimento empresarial no pode restabelecer-se na mesma praa, concorrendo com o adquirente, no prazo de 5 (cinco) anos seguintes ao negcio. A pena para quem infringir essa regra civil a de ser obrigado a cessar suas atividades e indenizar a outra parte pelos danos provenientes do desvio de clientela sobrevindo durante o perodo de restabelecimento (art. 1.147). O problema est na composio da reparao do dano quando se funda na concorrncia desleal extracontratual. Quando ocorre a responsabilidade penal, em decorrncia, tambm ocorre reparao do dano civil.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 17

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

A prpria lei (LPI), em seu art. 209, indica que o empresrio, alm de ter que reparar danos tipificados, tambm prev a mesma reparao para danos no tipificados como crimes tendentes a prejudicar a reputao ou os negcios alheios, criar confuso entre estabelecimentos comerciais ou entre produtos. A teoria clssica da responsabilidade civil, baseada na culpa, no confere soluo satisfatria para a aplicao desse dispositivo legal. A confuso formada que todo empresrio tem inteno de atrair clientela ao seu estabelecimento, provocando com isso, dano aos demais empresrios do mesmo setor. A concorrncia regular e a desleal, renem elementos da teoria clssica da responsabilidade civil (dolo, dano e relao causal). Contudo s a desleal pode gerar responsabilidade civil. A distino entre concorrncia desleal e a regular bastante imprecisa e depende de uma apreciao especial e subjetiva das relaes costumeiras entre os empresrios, pois no h critrio geral e objetivo para a caracterizao da concorrncia desleal no criminosa.

PROIBIDOS DE EXERCER EMPRESA A incapacidade jurdica o principal obstculo ao exerccio da empresa.

Os plenamente capazes para a prtica dos atos e negcios jurdicos, nos casos de incapacidade jurdica, so proibidos de exercer a empresa. A CF em seu art. 5, XIII estabelece a previso em lei ordinria das proibies ao exerccio da empresa. O principal caso de proibio o do falido no reabilitado. A quebra e a reabilitao devem ser decretadas pelo juiz

Se a falncia no foi fraudulenta basta a declarao de extino das obrigaes para considerar-se reabilitado. Se a falncia, porm, foi fraudulenta, alm da declarao da extino das obrigaes, o falido tambm tem que provar sua reabilitao penal. O direito comercial probe o exerccio de empresa tambm queles que foram condenados pela prtica de crime cuja pena vede o acesso atividade empresarial.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 18

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

O art. 35, II da LRE (Lei de Registro de Empresas 8.934/94) determina que se da pena aplicada, decorrer a pena de vedao do exerccio do comrcio a junta comercial no poder arquivar ato constitutivo de empresas, individual ou societria. Uma vez concedida reabilitao, cessa a proibio. Outra proibio diz respeito a leiloeiro.

Os demais casos interessam indiretamente ao direito comercial, pois so previses localizadas em outros campos do direito, mais precisamente no direito pblico. Os funcionrios pblicos no podem exercer atividade empresarial para evitar que eles se ocupem de outra atividade, seno, a atividade pertinente a seu cargo ou funo pblica. No direito aeronutico, os servios de transporte areo domstico so reservados s pessoas jurdicas brasileiras. No direito constitucional, tambm encontramos vedaes ao exerccio de empresa, como por exemplo, a assistncia sade, que vedada a empresas com capitais estrangeiros, salvo nas excees legais (CF, art. 199 3). Aos devedores do INSS, tambm encontramos vedao ao exerccio da empresa. Ao impedido que exera empresa, no observando as vedaes, incorre em sanes de ordem administrativa e penal. Quanto s obrigaes, no pode o proibido alegar proibio do exerccio da atividade para se livrar de vnculo contratual obrigacional, e nem aquele que assume obrigaes com ele. A diferena entre a incapacidade para o exerccio de empresa e os proibidos de exercer o comrcio : - A primeira o estabelecimento da proteo do prprio incapaz, afastando-o dos riscos inerentes atividade econmica. - A segunda est relacionada com tutela de interesse pblico ou mesmo das pessoas que se relacionam com interesse do empresrio.

MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE O Poder Pblico dispensa tratamento diferenciado s microempresas e s empresas de pequeno porte, no sentido de simplificar o atendimento s
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 19

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias, podendo a lei, inclusive, reduzir ou eliminar tais obrigaes. O objetivo dessa norma o de incentivar tais empresas, criando as condies para o seu desenvolvimento. Em cumprimento ao art. 179 da Constituio Federal, editou-se a Lei n 9.841/99 (Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte). Microempresa = receita bruta anual de at R$ 240.000,00 (Duzentos e Quarenta Mil Reais). Empresa de Pequeno Porte = receita bruta anual entre R$ 240.000,00 e R$ 2.400.000,00. Esses valores so periodicamente atualizados pelo Poder Executivo.

Os empresrios individuais ou as sociedades empresrias podero solicitar o enquadramento mediante simples comunicao solicitando inscrio no registro especial. A partir do arquivamento da inscrio devero acrescer ao seu nome as expresses Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, ou, as abreviaturas ME ou EPP. As vantagens com a inscrio nessas modalidades de empresas so: de exigncias burocrticas no campo trabalhista e

aEliminao previdencirio b-

Direito a condies favorecidas no acesso ao crdito bancrio.

cO Poder Executivo deve estabelecer incentivos fiscais e financeiros, de forma simplificada e descentralizada para proporcionar o seu desenvolvimento. Em 1996, com a Lei n 9.317 foi criado o SIMPLES (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Estabelece a referida Lei o pagamento mediante nico recolhimento de diversos tributos (IR, PIS, IPI, contribuies e, eventualmente, o ICMS e o ISS) proporcional ao seu faturamento. O conceito de receita bruta anual sinnimo de faturamento e considera como tal todos os ingressos derivados do exerccio da atividade comercial ou econmica. A escriturao contbil especfica e abrange dois livros: O caixa e o registro de inventrio.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 20

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

REGISTRO DE EMPRESA 01ORGO DE REGISTRO DE EMPRESA

Uma das obrigaes do empresrio, isto do exercente de atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios a de inscrever-se no Registro das Empresas, antes de dar incio explorao de seu negcio (CCB. art. 967) O registro de empresa est estruturado de acordo com a Lei 8.934/94 LRE (Lei de registro de Empresas). Esta Lei dispe sobre o registro pblico de empresas mercantis e atividades afins. Funciona por um sistema integrado de dois nveis diferentes:

- Federal Departamento Nacional do Registro do Comrcio. - Estadual Junta Comercial Essa repartio vincula hierarquicamente seus rgos, variando em funo da matria. O DNRC integra o Ministrio do desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, e entre suas atribuies, esto as seguintes: aSupervisionar e coordenar a execuo do registro de empresa, expedindo, para esse fim, as normas e instrues necessrias, dirigidas s juntas comerciais de todo o Pas. bOrientar e fiscalizar juntas comerciais, zelando pela regularidade na execuo do registro de empresa. (caso suas instrues no sejam atendidas, caber representao junto s autoridades administrativas competentes, como Secretrio de Estado ou at mesmo o Governador). cPromover ou providenciar medidas correicionais do Registro de Empresa. (somente poder ocorrer se resultar positiva a interferncia apresentada autoridade estadual, concordando que a correo se faa pelo rgo federal). A atuao do DNRC supletiva por fora do princpio constitucional federativo.

dOrganizar e manter atualizado o Cadastro Nacional das empresas mercantis.


Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 21

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Esse cadastro no tem efeitos registrrios.

No supre o registro da Junta Comercial para fins de regularidade do exerccio do comrcio. um simples banco de dados que serve de subsdio poltica econmica federal. competncia de o DNRC fixar diretrizes gerais para a prtica dos atos registrrios, pelas juntas comerciais, acompanhando a sua aplicao e corrigindo distores. s Juntas comerciais, rgo da administrao estadual cabe a execuo do registro de empresa alm de outras atribuies legalmente estabelecidas. E destacam-se entre suas funes, as seguintes: aAssentamento dos usos e prticas mercantis.

O comrcio rege-se tambm por normas consuetudinrias, cuja compilao da Junta Comercial. Na forma do seu regimento interno, o assentamento deve ser precedido de ampla discusso no meio empresarial e anlise de sua adequao ordem jurdica vigente, pela Procuradoria. Serve como incio de prova atravs de certido, a quem interessar o assentamento desses usos e prticas. bHabilitao e nomeao de tradutores pblicos e intrpretes comerciais.

Cabe a Junta exercer o poder disciplinar e estabelecer o cdigo de tica da atividade e controlar o exerccio da profisso. cExpedio da carteira de exerccio profissional de empresrio e demais pessoas legalmente inscritas no registro de empresa. A Junta Comercial subordinada hierrquicamente de forma hbrida:

- deve reportar-se ao DNRC quando a matria for tcnica. - Deve reportar-se ao Estado quando a matria for de ordem administrativa. Assim, no pode o governador do Estado expedir decreto referente a registro de sociedade comercial. No pode tambm o DNRC interferir em questes de funcionalismo ou de dotao oramentria da junta. Se a matria se tratar de questo de Direito Comercial ao DNRC que deve se reportar a Junta.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 22

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Se a questo de matria de direito administrativo ou de direito financeiro, diz respeito ao Poder Executivo estadual. O prejudicado pela ilegalidade no ato registral na junta, poder recorrer ao judicirio. A Justia competente para apreciar a validade dos atos da junta comercial a Estadual. Se se tratar de mandado de Segurana contra ato pertinente ao registro das empresas, hiptese em que a Junta age por orientao do DNRC, a competncia da Justia Federal. (CF art. 109, VIII).

02

ATOS DE REGISTRO DE EMPRESA So trs os atos: Matrcula, Arquivamento e Autenticao

Matrcula o ato de inscrio dos tradutores pblicos, intrpretes comerciais, leiloeiros, trapicheiros e administradores de armazns gerais. So profissionais que desenvolvem atividades paracomerciais. Os dois primeiros alm de matriculados, so tambm habilitados e nomeados, os trs ltimos so apenas matriculados. O arquivamento pertinente inscrio do empresrio individual, isto , do empresrio que exerce sua atividade econmica como pessoa fsica, bem como constituio, dissoluo e alterao contratual das sociedades comerciais. O CCB determina que os atos modificativos da inscrio do empresrio sejam averbados margem desta (art. 968, 1). A Averbao uma espcie de arquivamento. Tambm so arquivados os atos de registro das Cooperativas, dos Consrcios de empresas, grupos de Sociedades, Empresas Mercantis Estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil, Microempresas e empresas de Pequeno Porte. Autenticao est ligada aos denominados instrumentos de escriturao, que so os livros comerciais e as fichas escriturais. requisito de regularidade do documento, pois se configura como validade de escriturao mercantil.

03-

PROCESSO DECISRIO DE REGISTRO DE EMPRESA


Pgina 23

Prof. Antonio Fernando Lima

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Prev a lei dois regimes de execuo do registro de empresa:

- Deciso Colegiada - Singular (arts. 41 e 42 LRE). Pela deciso colegiada ocorre o arquivamento de autos relacionados com a sociedade annima, tais como estatutos, as atas de assemblia geral, do conselho de administrao etc. Nesse mesmo regime se enquadra o arquivamento da transformao, incorporao, fuso e ciso de sociedade comercial de qualquer tipo. Tambm pela deciso colegiada ocorrem os mesmos atos acima quanto consrcio de empresas ou grupo de sociedade. abAs Juntas comerciais possuem dois rgos colegiados: Plenrio Turmas

Em plenrio os vogais (no mnimo 11 e no mximo23), que, excludos o Presidente e o Vice-Presidente, sero distribudos, em sesso inaugural do rgo, em turmas de 3 membros cada que deliberam por maioria. O prazo para deciso colegiada de 10 dias, findos os quais podero os interessados requerer o arquivamento independente de deliberao. No regime de deliberao singular, compreende a matrcula, a autenticao e todos os demais arquivamentos. Ex: Contrato social de sociedade limitada, alterao contratual desta sociedade, inscrio de empresrio individual. o Presidente quem determina a prtica de ato registral de forma singular e pode ser designado um vogal escolha do mesmo (presidente). Pode tambm recair ao funcionrio pblico do rgo que tenha conhecimentos comprovados de direito comercial e de registro de empresa. O Prazo para deciso singular de 3 dias.

O Julgamento de recurso dos atos praticados pela Junta sempre se faz pelo regime de deciso colegiada, ainda que o ato tenha sido praticado em outro regime. A Instncia competente para apreciar recursos o Plenrio.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 24

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

04-

INATIVIDADE DA EMPRESA

O empresrio individual e a sociedade empresria que no procederem a qualquer arquivamento no perodo de 10 anos devem comunicar Junta que ainda se encontram em atividade. (art. 60 LRE). Se no o fizerem sero considerados inativos.

A inatividade autoriza a Junta a proceder ao cancelamento do registro e a conseqente perda da proteo do nome empresarial pelo titular inativo. A Junta deve comunicar ao empresrio, previamente, acerca da possibilidade do cancelamento, podendo faz-lo por edital. Se atendida a comunicao desfaz-se a inatividade.

Caso no seja atendida, efetua-se o cancelamento do registro, informando-se ao fisco. Se no futuro o empresrio resolver reativar o registro, dever obedecer aos mesmos procedimentos relacionados com a constituio de uma nova empresa. Aps o cancelamento, ele no tem do direito de reivindicar o mesmo nome empresarial anteriormente adotado, caso tenha sido registrado por outro empresrio. Do cancelamento no decorre a dissoluo da sociedade. Decorre apenas a irregularidade no seu funcionamento. A conseqncia o exerccio irregular da atividade empresarial.

05 EMPRESRIO IRREGULAR O Empresrio no registrado no pode usufruir de benefcios que o direito comercial libera a seu favor e contra ele vo as seguintes restries quando se tratar de exercente individual da empresa: aNo tem legitimidade ativa para o pedido de falncia de seu devedor. (Somente o empresrio inscrito na JC, tem esta condio desde que comprove a inscrio). Porm, ele pode ter sua falncia requerida e pode requerer a sua prpria falncia. bNo tem legitimidade ativa para requerer recuperao judicial, pois a lei d como condio a inscrio para ter acesso a esse favor legal.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 25

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

cNo pode ter seus livros autenticados no registro de empresa, no podendo us-los como eficcia probatria em provveis ou futuros processos, devendo, se decretada a sua falncia, ser esta fraudulenta. Quando se tratar de sociedade empresria, alm dessas conseqncias, tambm ser imposta as do art. 990 do CCB, onde os scios respondem solidria e ilimitadamente, respondendo diretamente aquele que, dentre eles, administrou a sociedade. Alm dessas conseqncias, ainda temos os seguintes efeitos secundrios: aimpossibilidade de participar de licitaes nas modalidades de concorrncia pblica e tomada de preo. bImpossibilidade de inscrio em cadastros fiscais

cAusncia de matrcula junto ao INSS, que incorre em multa e na hiptese de sociedade comercial a proibio de contratar com o poder pblico.

01 ab-

OBRIGAES COMUNS A TODOS OS EMPRESRIOS Todos os empresrios esto sujeitos s trs seguintes obrigaes: Registrar-se no Registro de Empresa antes de iniciar suas atividades Escriturar regularmente os livros obrigatrios (art. 967 CCB)

cLevantar balano patrimonial e de resultado econmico a cada ano (art. 1.179 CCB). 02 ESPCIES DE LIVROS EMPRESARIAIS

Existe apenas uma categoria de empresrios que se encontra dispensada de escriturar os livros obrigatrios: a dos microempresrios e empresrios de pequeno porte, pois so optantes pelos SIMPLES. (arts. 970 e 1.179 2 CCB). Apesar da dispensa eles tm que ter registros obrigatoriamente em livros caixa e Registro de Inventrio. A dispensa ocorre em virtude da opo pelo regime tributrio diferenciado do SIMPLES, que permite o recolhimento de diversos impostos e contribuies mediante um nico pagamento mensal. A escriturao obrigatria, porm com grau de simplificao.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 26

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Livros empresariais so aqueles cuja escriturao obrigatria ou facultativa ao empresrio, em virtude da legislao especial. Alm destes, o empresrio obrigado a escriturar outros livros, no mais por causa do direito comercial, mas, sim, por fora de legislao de natureza tributria, trabalhista ou previdenciria. Livros empresariais so de duas espcies:

- Obrigatrios So aqueles cuja escriturao imposta ao empresrio; a sua ausncia por isso, traz conseqncias sancionadoras (inclusive no campo penal). - Facultativos So os livros que o empresrio escritura com vistas a um melhor controle sobre os seus negcios e cuja ausncia no importa nenhuma sano. Sendo obrigatrios os livros empresariais se dividem em duas categorias: Comuns e Especiais. - Comuns so os livros obrigatrios cuja escriturao imposta a todos os empresrios, indistintamente. - Especiais so todos aqueles cuja escriturao imposta apenas a uma determinada categoria de exercentes de atividade empresarial. No direito comercial h apenas um (1) livro comercial obrigatrio comum, que o Dirio, por fora do art. 1.180 do CCB. O Dirio obrigatrio aos empresrios, independente da natureza da atividade econmica que exploram, do tipo de sociedade adotado. Na categoria de livros obrigatrios especiais, a relao completa dos livros desta categoria bastante extensa e variada. Como exemplo temos: - Livros especiais de banco, leiloeiro, corretores navais, registro de duplicatas, Entrada e sada de mercadorias, registro de aes nominativas, atas de assemblias gerais, presena de acionistas, etc. Entre os livros facultativos, que no so muito usados, podem-se citar o Caixa e o Conta Corrente. O empresrio pode criar instrumentos de registro contbil novos, de acordo com suas necessidades gerenciais,os quais integraro, sem dvida, a categoria de livros empresariais facultativos.

03-

EXIBIO JUDICIAL E EFICCIA PROBATRIA DOS LIVROS.


Pgina 27

Prof. Antonio Fernando Lima

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Os livros comerciais, em tese, gozam da proteo do princpio do sigilo, conforme art. 1.190 do CCB. A exibio de livros empresariais em juzo por isso no pode ser feita por simples vontade das partes ou por deciso do juiz, seno em determinadas hipteses da lei. Em primeiro lugar deve-se distinguir a exibio parcial da exibio total.

A parcial se destina a garantir o princpio do sigilo, resguardando da curiosidade alheia as partes da escriturao mercantil que no interessam a certa demanda judicial, alm de, claro no dificultar a sua elaborao e utilizao. Na exibio parcial o que se faz uma extrao da suma que interessa ao juzo e restituio imediata do livro ao empresrio. J a exibio total dos livros pode importar sua reteno em cartrio durante todo o andamento da ao, no se assegurando o sigilo de seus dados e dificultando a sua utilizao e escriturao pelo empresrio. Assim, a exibio total dos livros comerciais s pode ser determinada pelo juiz, a requerimento da parte, em apenas algumas aes, como por exemplo: - Aes relativas sucesso, comunho ou sociedade, administrao ou gesto conta de outrem ou falncia. A exibio parcial pode ser decretada de ofcio ou a requerimento da parte, em qualquer ao judicial, sempre que til soluo da demanda. Somente na falncia pode o juiz determinar de ofcio a exibio total dos livros. A exibio tem fora probante conforme os arts. 378 e 379 do CPC, ou seja, o livro empresarial prova contra seu titular, sendo-lhe permitido demonstrar por outros meios probatrios a inveracidade dos dados contbeis que lhes so desfavorveis. A restrio da exibio parte interessada ou ao juiz, no vale para as autoridades administrativas, garantindo o legislador a certos funcionrios pblicos irrestritos acesso escriturao mercantil.

04

BALANOS ANUAIS H obrigao de levantar, anualmente, dois balanos

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 28

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

- O Balano patrimonial, demonstrando o ativo e o passivo, compreendendo todos os bens, crditos e dbitos. - O Balano de resultado econmico, demonstrando a conta dos lucros e perdas. imposta a todos os empresrios, pessoas fsicas ou jurdicas (CC, art.1.179, in fine). A esta obrigao no pode furtar-se nenhum empresrio, exceto o microempresrio e o de pequeno porte. H empresrios obrigados a levantar balano e outros demonstrativos em perodo mais breve que o anual ( como as instituies financeiras que, em virtude do contido no art. 31 da LRB, devem faz-lo semestralmente. A Lei de Falncias, no art. 178, define como crime falimentar a inexistncia dos documentos de escriturao contbil obrigatrios, entre os quais se incluem os balanos patrimoniais e de resultado econmico. Assim, incorrem em conduta criminosa o empresrio e os representantes legais das sociedades empresarias caso venha a ser decretada a sua falncia se os balanos anuais no tinham sido levantados, escriturados e autenticados pelo Registro do Comercio. A obrigao de levantamento anual de balano, dessa forma, traz ao empresrio que a descumpre e vem a falir, requer a recuperao judicial ou homologao da recuperao extrajudicial, a sano penal do art.178 da LF. Alm de afastar a conduta criminosa, o cumprimento dessa obrigao traz benefcios ou evita prejuzos para o empresrio. Por exemplo:

a ) as sociedades annimas esto sujeitas a regime prprio sobre demonstraes financeiras, que incluem o balano patrimonial (LSA, arts. 178 a 184) e o demonstrativo de resultado do exerccio (Art.187), e a ausncia de seu levantamento acarreta responsabilidades dos administradores; b) a legislao tributria sobre imposto de renda sujeita determinadas categorias de empresrios contribuintes ao dever de elaborao de balanos peridicos; c) o acesso ao credito bancrio tem sido condicionado apresentao dos balanos regularmente elaborados, de modo a restar fechado o acesso ao credito bancrio aos empresrios que no os possuam;

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 29

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

d) a participao em licitaes publicas depende de comprovao da regularidade economic0-financeira, feita inclusive atravs da representao de balanos (Lei n> 8.666/93, art. 31,I).

ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL 1 CONCEITO (ART. 1.142)

Considera-se estabelecimento todo o complexo de bens organizado, para o exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. o complexo de bens de natureza variada:

- Materiais ( mercadorias, mquinas, imveis, veculos, equipamentos etc.) - Imateriais (marcas, patentes, tecnologia, ponto, etc) Devem ser reunidos e organizados pelo empresrio ou pela sociedade empresria, por serem necessrios e teis ao desenvolvimento e explorao de sua atividade econmica, ou melhor, ao exerccio da empresa. elemento essencial a empresa

No existe atividade empresarial sem que antes se organize um estabelecimento.

2 ESTABELECIMENTO COMO OBJETO DE DIREITOS E DE NEGCIOS JURDICOS (Art. 1.143) Pode o estabelecimento ser objeto unitrio de direitos e de negcios jurdicos translativos ou constitutivos, que sejam compatveis com a sua natureza. Tal ocorre por integrar o patrimnio do empresrio e da sociedade empresria, sendo, portanto, uma garantia aos seus credores. Pode constituir objeto de negcios jurdicos efetivados pelo empresrio ou pela sociedade empresria, que podem dela dispor livremente, atendendo a certos requisitos: Trespasse Permuta Dao em pagamento Doao
Pgina 30

Prof. Antonio Fernando Lima

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Arrendamento ou locao Usufruto Comodato Sucesso falencial Sucesso causa mortis

3 EFICCIA ERGA OMINIS DE ALIENAO, USUFRUTO OU ARRENDAMENTO DE ESTABELECIMENTO (Art. 1.144) Se o estabelecimento empresarial for objeto de contrato que vise alienalo, d-lo em usufruto ou arrenda-lo, esse negcio jurdico apenas produzir efeitos em relao a terceiros depois de sua averbao margem da inscrio do empresrio na Junta e na Imprensa Oficial.

4TRESPASSE OU EMPRESARIAL (Art. 1.145).

ALIENAO

DO

ESTABELECIMENTO

Trespasse o contrato de compra e venda de estabelecimento empresarial, ou melhor, do complexo de bens materiais ou imateriais utilizados na explorao da atividade econmica. Com ele o estabelecimento passa a integrar o patrimnio do adquirente, consequentemente ser preciso tutelar os interesses dos credores. Se o empresrio ou a sociedade no possuir bens para cobrir seu passivo, s poder alienar eficazmente seu estabelecimento se: apagar todos os seus credores

bobter o consentimento expresso ou tcito, de seus credores, dentro do prazo de 30 dias, contado da notificao que lhes fez daquela sua pretenso. Os credores podem opor-se ao trespasse se o preo no for suficiente para cobrir as dvidas sociais. A no obedincia poder incorrer em falncia, sendo a venda ineficaz perante a massa falida. O estabelecimento poder ser reivindicado em favor da coletividade dos credores, prejudicando o adquirente.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 31

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

O adquirente que no provar solvncia do alienante ou anuncia dos credores, poder perder o estabelecimento para a massa falida.

05- RESPONSABILIADE DO ADQUIRENTE DO ESTABELECIMENTO (ART. 1.146) Ocorrida a alienao ou trespasse do estabelecimento, o seu adquirente suceder o passivo do alienante. Ser responsvel pelo pagamento dos dbitos pendentes, anteriores transferncia, ligados quele estabelecimento, desde que estejam regularmente contabilizados. Deve-se arrolar dvidas sociais, os credores e os valores correspondentes, mas o alienante continuar, quanto aos crditos vencidos, responsvel solidariamente, pelo prazo de 01 (um) ano contados da publicao do ato de arquivamento. Quanto aos crditos vincendos, por igual lapso temporal a partir da data do vencimento do ttulo correspondente. O alienante (devedor primitivo) poder, portanto, ser demandado pelo credor.

05-A PUBLICAO DE CONCORRNCIA (Pargrafo nico) Para proteo do estabelecimento empresarial e do ponto, que um de seus elementos essenciais, em funo do vulto do empreendimento, do tipo de atividade econmica exercida, do perfil da clientela: AO alienante no poder durante os 5 (cinco) anos subseqentes transferncia, restabelecer-se em idntico ramo, na mesma praa, para fazer concorrncia ao adquirente do estabelecimento, a no ser que haja autorizao expressa. BO locador, ou arrendador, e o locatrio, ou arrendatrio, por sua vez, tambm no podero fazer concorrncia ao locatrio, ou arrendatrio, e ao usufruturio do estabelecimento empresarial durante o prazo da vigncia dos contratos. OBS: O restabelecimento poder caracterizar enriquecimento indevido, pelo desvio de clientela. comum nos contratos de trespasse a incluso de clusula de no restabelecimento.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 32

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

O Empresrio ou sociedade alienante no pode ficar impedido de explorar atividades no concorrentes. Clusulas que probam exerccio de qualquer atividade em qualquer local e sem restries temporais sero nulas. Poder o alienante se restabelecer na mesma atividade em local no alcanvel pelo potencial econmico do antigo estabelecimento.

06 SUB-ROGAO PESSOAL (ART. 1.148) Havendo transferncia do estabelecimento empresarial, exceto estipulao em sentido contrrio, o adquirente subrogar-se- em todos os direitos e deveres do alienante nos contratos por ele efetivados para fazer frente explorao do estabelecimento, desde que no tenham carter pessoal. Ressalvando a responsabilidade do alienante e havendo justa causa, terceiros poder rescindir contratos estipulados para o desenvolvimento de atividade econmica no prazo de 90 dias da publicao.

07 CESSO DE CRDITOS RELATIVOS AO ESTABELECIMENTO TRANSFERIDO (ART. 1.149) Se o alienante veio a ceder os crditos contabilizados no ativo e referentes ao estabelecimento transferido, ter eficcia no instante em que a transferncia for publicada. Se algum devedor de boa-f vier a solver seu dbito, pagando-o ao cedente, e no ao cessionrio, liberado estar de sua obrigao.

01-

NOME EMPRESARIAL (ART. 1.155)

a firma ou denominao social com que o empresrio, a sociedade empresria, e tambm, por equiparao, a sociedade simples, a associao e a fundao se apresentam no exerccio de suas atividades, visto ser seu elemento de identificao. FIRMA - S pode ter por base o nome civil do empresrio ou os dos scios, que constitui tambm sua assinatura.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 33

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

DENOMINAO Na denominao poder-se- usar nome civil ou um elemento fantasia, mas a assinatura, neste ltimo caso, ser sempre com o nome civil, lanado sobre o nome empresarial impresso carimbado.

02-

FORMAO DA FIRMA DO EMPRESRIO (ART. 1.156)

O Empresrio s poder adotar firma, baseada em seu nome civil, completo ou abreviado, acrescentada ou no, do gnero da atividade econmica por ele exercida. Ex: Joo Antunes Vieira; J.A. Vieira; A. Vieira Jias. 03- FIRMA SOCIAL DE SOCIEDADE COM SCIOS DE RESPONSABILIDADE ILIMITADA (ART. 1.157) Na sociedade em que houver scios de responsabilidade ilimitada, apenas os nomes civis desses scios devero figurar na firma social, visto que ficaro solidria e ilimitadamente responsveis pelas obrigaes contradas sob a mencionada firma. Para a formao dessa firma bastar aditar ao nome civil de um daqueles scios a locuo e companhia ou sua abreviatura & CIA, para fazer referncia aos scios dessa categoria.

04-

FIRMA SOCIAL DA SOCIEDADE LIMITADA (ART. 1.158)

Se a sociedade limitada usar firma, esta compor-se- com o nome civil de um ou mais scios, desde que pessoas fsicas, acompanhada, no final, pela palavra LIMITADA ou sua abreviatura LTDA. Em casos de omisso, poder gerar responsabilidade solidria e ilimitada dos administradores que efetivarem operaes usando a firma. DENOMINAO DE SOCIEDADE LIMITADA Se houver opo por uma denominao social, esta designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais scios. Dever conter, no final, a palavra LIMITADA ou sua abreviatura LTDA, para que no haja responsabilidade solidria e ilimitada do administrador que a empregar nos negcios empresariais.

05 DENOMINAO SOCIAL DE SOCIEDADE COOPERATIVA (ART. 1.159)


Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 34

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

A sociedade cooperativa dever adotar denominao integrada pela palavra COOPERATIVA antes da especificao de sua atividade ou objeto. Ex: Cooperativa Agropecuria de Barretos. 06 DENOMINAO DE SOCIEDADE ANNIMA (ART. 1.160) A sociedade Annima apenas poder exercer suas atividades sob denominao designativa do objeto social, integrada pela locuo SOCIEDADE ANNIMA ou pelo vocbulo COMPANHIA, por extenso ou abreviadamente. Poder tambm constar o nome civil do fundador, acionista ou pessoa que contribuiu para a sua formao.

07- NOME EMPRESARIAL DE SOCIEDADE COMANDITA POR AES (ART. 1.161) Poder utilizar firma (constando o nome de scio ou diretor) ou denominao (indicando o objeto social) identificando seu tipo societrio pela locuo COMANDITA POR AES e designando o objeto social. Ex: Decoraes Arajo Mendes, Comandita por aes; Confeitaria Flor de Portugal, C.A. 08- CASO DE PROIBIO DE ADOO DE NOME EMPRESARIAL (ART. 1.162) A sociedade em conta de participao, por sua natureza secreta e por ser uma sociedade no personificada, est proibida de adotar nome empresarial, no podendo, portanto, ter firma ou denominao. A atividade constitutiva do seu objeto social ser exercida pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade.

09 EXCLUSIVIDADE DE USO DO NOME EMPRESARIAL O empresrio deve adotar nome que o distinga de qualquer outro j inscrito no mesmo registro. Se optar por um nome empresarial idntico ao de algum outro, anteriormente inscrito, dever nele acrescentar elementos distintivos ou alguma designao que o diferencie daquele, sob pena de cometer crime de concorrncia desleal por usurpao de nome empresarial.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 35

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

O Titular do nome empresarial tem direito exclusividade de seu uso.

O objetivo proteger o nome empresarial e o interesse do empresrio, preservando sua clientela e seu crdito. AO uso do nome idntico, poder: Desviar clientes, que desavisados venham a negociar com o usurpador.

BAbalar o crdito de conceituado empresrio, com protesto de ttulo, pedido de falncia ou concordata em nome do usurpador. 10 INALIENABILIDADE DO NOME EMPRESARIAL (ART. 1.164) O nome empresarial no poder ser objeto de alienao.

S poder ocorrer se houver permisso contratual, utilizando o do alienante, precedido do seu prprio na qualidade de sucessor.

11 ALTERAO OBRIGATRIA DA FIRMA SOCIAL EM RAZO DE MORTE, EXCLUSO E RETIRADA DE SCIO (ART. 1.165) Se houver bito, excluso ou retirada de scio cujo nome civil constava da firma social, esta precisar ser alterada. Est se dar mediante a adoo de outra denominao.

A pena da no excluso ser a de o esplio ou o ex-scio continuar a ter a mesma responsabilidade pelas obrigaes sociais que tinha quando era membro do quadro associativo. Se a sociedade formada por irmos ou parentes com o mesmo sobrenome, e a firma social contiver tal apelido de famlia, o bito de um deles no obriga a sua modificao.

12 GARANTIA DO USO EXCLUSIVO DO NOME EMPRESARIAL (ART. 1.166) A inscrio do empresrio, ou dos atos constitutivos das pessoas jurdicas, bem como as respectivas averbaes, no registro prprio, assegura a exclusividade do uso de seu nome empresarial nos limites do respectivo Estado. Tambm assegurado em todo o territrio nacional, se houver registro na forma de lei especial.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 36

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Com isso, impede-se que outra empresa use a mesma firma, que tutelada juridicamente.

13- IMPRESCRITIBILIDADE DA AO PARA ANULAR INSCRIO DO NOME DE EMPRESRIO (ART. 1.167) Sendo o nome empresarial um direito da personalidade, por identificar o empresrio e a sociedade no exerccio de suas atividades, o lesado pelo seu uso indevido poder a qualquer tempo propor ao contra Junta Comercial para anular sua inscrio, se feita com violao de lei ou de contrato.

14- CANCELAMENTO DA INSCRIO DO NOME EMPRESARIAL (ART. 1.168) Qualquer interessado poder requerer o cancelamento da inscrio do nome empresarial, perante o Registro Pblico de Empresas, se a sociedade for empresria, ou o Registro Civil das pessoas Jurdicas, se simples quando: ABCessar o exerccio da atividade para que foi adotado. Houver o trmino da liquidao da sociedade que o inscreveu

Tal cancelamento ser de ofcio, aps concludos os procedimentos de liquidao da sociedade seguido da baixa do referido registro.

1.

Conceito de Sociedade Empresria

Na construo do conceito de sociedade empresria, dois institutos jurdicos servem de alicerces:

-De um lado, a pessoa jurdica, -De outro, a atividade empresarial. Uma primeira aproximao ao contedo deste conceito se faz pela idia de pessoa jurdica empresaria, ou seja, que exerce atividade econmica sob a forma de empresa. uma idia correta, mas incompleta ainda. Somente algumas espcies de pessoa jurdica que exploram atividade definida pelo direito como de natureza empresarial que podem ser conceituadas como sociedades empresarias, qualquer que seja o seu objeto.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 37

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Um ponto de partida, assim, para a conceituao de sociedade empresaria o da sua localizao no quadro geral das pessoas jurdicas. No direito brasileiro, as pessoas jurdicas so divididas em dois grandes grupos. De um lado, as pessoas jurdicas de direito publico, tais a Unio, os Estados, e os Municpios, o Distrito federal, os Territrios e as autarquias; De outro, as de direito privado, compreendendo todas as demais.

O que diferencia um de outro grupo o regime jurdico a que se encontram submetidos. As pessoas jurdicas de direito publico gozam de uma posio jurdica diferenciada em razo da supremacia dos interesses que o direito encarregouse de tutelar; As de direito privado esto sujeitas a um regime jurdico caracterizado pela isonomia, inexistindo valorao diferenciada dos interesses defendidos por elas. Uma pessoa jurdica de direito publico quando se relaciona com uma pessoa jurdica de direito privado se relacionam entre si em p de igualdade. irrelevante, para se determinar o enquadramento de uma pessoa jurdica num ou noutro destes grupos, a origem dos recursos destinados sua constituio. Isto porque o direito contempla pessoas jurdicas constitudas, exclusivamente, por recursos pblicos, mas que se encontram , por determinao constitucional, sujeitas ao regime de direito privado, que so as empresas publicas. Por esta idia,inclusive, introduz-se a subdiviso existente no grupo das pessoas jurdicas de direito privado. De uma lado, as chamadas estatais, cujo capital formado, majoritrias ou totalmente, por recursos provenientes do poder publico, que compreende a sociedade de economia mista, da qual particulares tambm participam, embora minoritariamente, e a j lembrada empresa publica. De outro lado, as pessoas jurdicas de direito privado no-estatais, que compreendem a fundao, a associao e as sociedades. As sociedades, por sua vez, se distinguem da associao e da fundao em virtude de seu escopo negocial, e se subdividem em sociedades simples e empresrias.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 38

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

A distino entre sociedade simples e empresria no reside, como se poderia pensar, no intuito lucrativo. Embora seja da essncia de qualquer sociedade empresaria a persecuo de lucros inexiste pessoa jurdica dessa categoria com fins filantrpicos ou pios - , este um critrio insuficiente para destac-la da sociedade simples. Isto porque tambm h sociedade no empresarias com escopo lucrativo, tais as sociedades de advogados, as rurais sem registro na Junta etc. O que ir, de verdade, caracterizar a pessoa jurdica de direito privado no-estatal como sociedade simples ou empresaria ser o modo de explorar seu objeto. O objeto social explorado sem empresarialidade (isto , sem profissionalmente organizar os fatores de produo) confere sociedade o carter de simples, enquanto a explorao empresarial do objeto social caracterizar a sociedade como empresaria. Por critrio de identificao da sociedade empresaria elegeu, pois ,o direito o modo de explorao do objeto social. Esse critrio material, que d relevo maneira de se desenvolver a atividade efetivamente exercida pela sociedade, na definio de uma natureza empresarial, apenas excepcionado em relao s sociedades por aes. Estas sero sempre empresarias, ainda que o seu objeto no seja empresarialmente explorado (CC, art. 982, pargrafo nico; LSA, art. 2, pargrafo 1). De outro lado, as cooperativas nunca sero empresarias, mas necessariamente sociedades simples, independentemente de qualquer outra caracterstica que as cerque (CC, art. 982, pargrafo nico). Salvo nestas hipteses sociedade annima, em comandita por aes ou cooperativas - , o enquadramento de uma sociedade no regime jurdico empresarial depender, exclusivamente, da forma com que explora seu objeto. Uma sociedade limitada, em decorrncia, poder ser empresaria ou simples: se for exercente de atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios, ser empresaria; caso contrario ou se dedicando a atividade econmica civil (sociedade de profissionais intelectuais ou dedicadas s atividades rural sem registro na Junta Comercial), ser simples. Assentadas estas premissas, a sociedade empresaria pode ser conceituada como a pessoa jurdica de direito privado no -estatal, que explora empresarialmente seu objeto social ou a forma de sociedade por aes.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 39

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

02-

Classificao das Sociedades Empresarias

Classificam-se as sociedades empresarias segundo diversos critrios. Cuidarei de trs dele, de maior importncia. Primeiramente, a classificao das sociedades de acordo com a responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais; em seguida, a classificao quanto ao regime de constituio e dissoluo; por fim, a classificao quanto s condies para alienao da participao societria. Antes de examinar cada um destes critrios, no entanto faz-se necessrio apresentar a enumerao dos tipos societrios existentes no direito empresarial. So eles: a sociedade em nome coletivo (N/C), a sociedade em comandita simples(C/S- algum ou alguns dos scios, denominados de comanditados, tem responsabilidade ilimitada pelas obrigaes sociais e outros denominados de comanditrios respondem limitadamente por essas obrigaes), a sociedade em comandita por aes(C/P), a sociedade limitada (Ltda), e a sociedade annima ou companhia (S/A).

03- Classificao Quanto Responsabilidade dos Scios pelas Obrigaes Sociais. Em razo do principio da autonomia patrimonial, ou seja, da personalizao da sociedade empresria, os scios no respondem, em regra, pelas obrigaes desta. Se a pessoa jurdica solvente, quer dizer, possui bens em seu patrimnio suficientes para o integral cumprimento de todas as suas obrigaes, o patrimnio particular de cada scio , absolutamente, inatingvel por divida social. Mesmo em caso de falncia, somente aps o completo exaurimento do capital que se poder cogitar de alguma responsabilidade por parte dos scios, ainda assim, condicionada a uma serie de fatores. A responsabilidade dos scios pelas obrigaes da sociedade empresria sempre subsidiria. vista do disposto no art. 1.024 do CC e art. 596 do CPC, que asseguram aos scios o direito de exigirem o prvio exaurimento do patrimnio social, a subsidiariedade a regra na responsabilidade deles por obrigao da sociedade.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 40

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Quando a lei qualifica de solidria a responsabilidade de scios ao delimitar a dos membros da N/C (CC, art.1.039) dos comanditados da C/S (art.1.045), dos diretores da C/A (art.1.091) ou dos da limitada em relao integralizao do capital social (art.1.052) _ , ela se refere s relaes entre eles; quer dizer, se um scio descumpre sua obrigao, esta pode ser exigida dos demais, se solidrios. Quando se diz, portanto, que a responsabilidade do scio pelas obrigaes da sociedade subsidiria, o que se tem em mira , justamente, esta regra de que sua eventual responsabilizao por dvidas sociais tem por pressuposto o integral comprometimento do patrimnio social. subsidiria no sentido de que se segue responsabilidade da prpria sociedade. Esgotadas as foras do patrimnio social que se poder pensar em executar o patrimnio particular do scio por saldos existentes no passivo da sociedade. O direito brasileiro da atualidade no conhece nenhuma hiptese de limitao de responsabilidade pessoal. Assim, quando a sociedade estiver respondendo por obrigao sua, ter responsabilidade ilimitada; tambm o scio, quando responder por ato seu, ainda que relacionado com a vida social, ter responsabilidade ilimitada. Somente se concebe, no presente estagio evolutivo do direito nacional, a limitao da responsabilidade subsidiria. Os scios respondem, assim, pelas obrigaes sociais, sempre de modo subsidirio, mas limitada ou ilimitadamente. Se o patrimnio social no foi suficiente para integral pagamento dos credores da sociedade, o saldo do passivo poder ser reclamado dos scios, em algumas sociedades, de forma ilimitada, ou seja, os credores podero saciar seus crditos at a total satisfao, enquanto suportarem os patrimnios particulares dos scios. Em outras sociedades, os credores somente podero alcanar dos patrimnios particulares um determinado limite, alm do qual o respectivo saldo ser perda que devero suportar. Em um terceiro grupo de sociedades, alguns dos scios tem responsabilidade ilimitada e outros no. A classificao que se ver a seguir tenta sintetizar este quadro. As sociedades empresarias, portanto, segundo o critrio que considera a responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais, dividem-se em :

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 41

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

a) Sociedade ilimitada em que todos os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais. O direito contempla um s tipo de sociedade desta categoria, que a sociedade em nome coletivo ( N/C). b) Sociedade mista - em que uma parte dos scios tem, responsabilidade ilimitada e outra parte tem responsabilidade limitada. So desta categoria as seguintes sociedades: em comandita simples (C/S), cujo scio comanditado responde ilimitadamente pelas obrigaes sociais, enquanto o scio comanditrio responde limitadamente; e a sociedade em comandita por aes(C/A), em que os scios diretores tm responsabilidade ilimitada pelas obrigaes sociais e os demais acionistas respondem limitadamente. c) Sociedade limitada em que todos os scios respondem de forma limitada pelas obrigaes sociais. So desta categoria a sociedade limitada (Ltda) e a annima (S/A). Variam de um tipo societrio para outro as regras de determinao do limite da responsabilidade dos scios. Tm-se regras prprias para a sociedade limitada e para o scio comanditrio da sociedade em comandita simples, de um lado, e para a sociedade annima e acionista no-diretor da sociedade em comandita por aes, de outro lado. Em relao s duas primeiras hipteses, os scios respondem at o limite do total do capital no-integralizado; em relao s duas ltimas, o acionista responder at o limite do valor no-integralizado da parte do capital social que ele subscreveu. Ao ingressar numa sociedade empresria, qualquer que seja ela, o scio deve contribuir para o capital social. Se a sociedade est em constituio ou se houver aumento do capital social com novas participaes, o ingressante subscreve uma parte. Ou seja, ele se compromete a pagar uma quantia determinada para a sociedade, contribuindo, assim, com o capital social e legitimado a sua pretenso percepo de parcela dos lucros gerados pelos negcios sociais. Poder faz-lo vista ou a prazo.

Na medida em que se for pagando o que ele se comprometeu a pagar, na subscrio, sociedade, diz-se que ele est integralizando a sua participao societria. Quando todos os scios j cumpriram com as respectivas obrigaes de contribuir para a formao da sociedade, o capital social estar totalmente integralizado.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 42

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

O scio da sociedade limitada e o comanditrio da sociedade em comandita simples respondem pelas obrigaes sociais at o total do capital no-integralizado, ou seja, at o limite do valor do que ainda no foi integralizado no capital social da sociedade. Mesmo que um scio j tenha integralizado, totalmente, a sua parte, se outro ainda no fez o mesmo com a parcela que lhe caberia, o primeiro poder ser responsabilizado pelas obrigaes sociais dentro do limite do valor que o seu scio ainda no integralizou. claro, poder, posteriormente, em regresso, ressarcir-se do scio inadimplente, mas responder perante a massa dos credores da sociedade pelo total do capital no- integralizado. J os acionistas da sociedade annima, ou os da comandita por aes com responsabilidade limitada, respondem somente por aquilo que subscreveram e ainda no integralizaram. Estas hipteses diferenciam-se das duas primeiras, posto que o acionista nunca poder ser responsabilizado pela no-integralizao da participao societria devida por outro acionista. Anote-se que o limite da responsabilidade ser zero. Vale dizer, se todo o capital social credores da sociedade no podero alcanar qualquer scio com responsabilidade limitada. suportar o prejuzo. subsidiria dos scios pode j estiver integralizado, os o patrimnio particular de Devero, em decorrncia,

DESCONSIDERAO DA PESSOA JURDICA A autonomia patrimonial da pessoa jurdica, principio que a distingue de seus integrantes como sujeito autnomo de direito e obrigaes, pode dar ensejo realizao de fraudes. Quando uma pessoa fsica se vincula outra, por uma obrigao de no fazer e, na qualidade de representante legal de sociedade empresria, faz exatamente aquilo que se havia comprometido omitir, no rigor do princpio da autonomia da pessoa jurdica no houve quebra de contrato. Quem fez foi a sociedade e no a pessoa fsica

Pela teoria da desconsiderao da pessoa jurdica, o Poder judicirio ignora a autonomia patrimonial da pessoa jurdica, sempre que ela tiver sido utilizada como expediente para realizao de fraude.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 43

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Com isso a responsabilidade recai pessoal e ilimitadamente sobre o scio por obrigao que originariamente, cabia sociedade. A desconsiderao instrumento de coibio do mau uso da pessoa jurdica. O credor que pretende despersonalizao deve fazer prova da fraude.

A desconsiderao no atinge ao ato constitutivo da sociedade, mas, apenas, sobre o ato fraudulento praticado, operando-se o efeito da inoperncia da autonomia. O Objetivo resguardar interesses dos empregados, dos demais scios, da comunidade, etc.

SOCIEDADES CONTRATUAIS 01GENERALIDADES.

O CCB 2002, alm da Limitada, disciplina trs outros tipos de sociedades empresrias, constitudas por contratos entre os scios: - Nome coletivo N/C - Comandita Simples - C/S - Conta de Participao C/P So de pouca presena na economia brasileira.

As sociedades em nome coletivo e comandita simples possuem regras comuns s sociedades simples que se aplicam subsidiariamente s sociedades empresrias: AQuanto alienao de quotas, a sesso est condicionada concordncia dos demais scios, sendo as quotas impenhorveis por obrigao individual dos scios. BAdotam firma na composio do respectivo nome empresarial, o que significa que este tambm ser a assinatura apropriada para a prtica de ato jurdico por parte da sociedade. CSomente o nome civil de scio de responsabilidade ilimitada poder fazer parte da firma. Scio com responsabilidade no ilimitada, cujo nome civil haja sido aproveitado na composio do nome empresarial da sociedade, responder ilimitadamente pelas obrigaes sociais.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 44

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

DSomente o scio com responsabilidade ilimitada pode administrar sociedade. A Inobservncia desta vedao importa a responsabilidade ilimitada do scio que exercer a representao legal. ESomente pessoa fsica pode ser scia com responsabilidade ilimitada. Desse modo, a pessoa jurdica no pode integrar a sociedade em nome coletivo e nem ser comanditada na comandita siomples. 02SOCIEDADE EM NOME COLETIVO ARTS. 1.039 A 1.044 CCB

o tipo societrio em que todos os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Todos devem ser pessoas naturais. Qualquer um pode ser nomeado administrador da sociedade

Na hiptese de falecimento de scio, se o contrato social no dispuser a respeito, opera-se a liquidao das quotas do falecido (art. 1.028) Para que os sucessores do scio morto tenham direito de ingressar na sociedade, mesmo contra a vontade dos sobreviventes, indispensvel no contrato social clusula expressa que o autorize no contrato.

03-

SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES (ARTS. 1.045 a 1.051 CCB)

o tipo societrio em que alguns dos scios, denominados COMANDITADOS, tm responsabilidade ilimitada pelas obrigaes sociais, e outros, os scios COMANDITRIOS, respondem limitadamente por essas obrigaes. Somente os scios comanditados podem ser administradores e o nome empresarial s poder valer-se de seus nomes civis. Os scios comanditrios, podem ser pessoas fsicas ou jurdicas, esto sujeitos s seguintes restries: - No poder praticar atos de gesto da sociedade - Podero, receber poderes especiais de procurador na realizao de negcios determinados. - Participao de lucros proporcionalmente s suas quotas. - Tomar parte das deliberaes sociais e fiscalizar a administrao dos negcios da sociedade.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 45

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Com a morte de um Comanditado, d-se a dissoluo parcial da sociedade, a menos que o contrato social estipule o ingresso de sucessores. Com a morte de um Comanditrio, a sociedade, em princpio, no se dissolve, continuar com os sucessores, aos quais cabe indicar um representante. Apenas se previsto de modo expresso no contrato, os sobreviventes podero liquidar as quotas do comanditrio falecido.

04- SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAO (ART. 991 A 996 CCB) A sociedade em conta de participao , possui caractersticas de despersonalizao jurdica e de sociedade secreta. Possui um ou mais scios em posio ostensiva e outro ou outros em posio oculta, que so denominados de participantes. Por no ter personalidade jurdica, a sociedade em conta de participao no assume em seu nome nenhuma obrigao. O Contrato que deu origem a conjugao de esforos no desenvolvimento da empresa comum, no pode ser registrado no Registro de Empresas. Nada impede o registro do ato constitutivo da sociedade em conta de participao no Registro de Ttulos e Documentos, para proteo dos interesses dos scios. Esse ato no confere sociedade, personalidade jurdica.

Os bens do scio ostensivo s podero responder a credores, se este ignorava a existncia da sociedade. Falindo o scio ostensivo, a conta de participao deve ser liquidada.

Falindo o participante os direitos decorrentes do contrato de sociedade em conta de participao podem integrar a massa, segundo as regras dos contratos bilaterais. Por no ter personalidade jurdica, at 1985 a sociedade por conta de participao no sofria tributao sobre sua renda. A partir de 1986 a legislao tributria passou a equipar-la aos demais tipos societrios no que diz respeito ao imposto de renda.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 46

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

A Doutrina entende mais este tipo de sociedade como um contrato de investimento do que propriamente um tipo societrio comercial.

SOCIEDADE SIMPLES 01CONTRATO SOCIAL ART. 997

No contrato social, pelo qual se constitui a sociedade simples, feito por instrumento pblico ou particular, h congregao de vontades dirigidas para a obteno de um objetivo comum contendo clusulas estipuladas pelas partes para lograr o resultado por elas almejado. O Contrato dever conter:

aNome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos scios se forem pessoas naturais. Se forem pessoas jurdicas, dever especificar sua firma ou razo social, nacionalidade e sede. bDenominao, finalidade social, sede e prazo de durao da sociedade que est sendo constituda. cCapital da sociedade, expresso em moeda corrente nacional, podendo compreender quaisquer bens, desde que suscetveis de serem avaliados pecuniariamente. dQuota de cada scio no capital social e a maneira de realiz-la.

ePrestaes a que se obrigar o scio, se sua contribuio, para o fundo social, constituir em servios. fIndicao do administrador da sociedade, com delimitao de suas atribuies e de seus poderes. gParticipao de cada scio nos lucros e nas perdas

hResponsabilidade subsidiria, ou no, dos scios pelas obrigaes sociais. As estipulaes pactuadas entre os scios, que no estiverem no contrato social, no produzem efeitos a terceiros.

02- EFEITO DA INSCRIO DO CONTRATO SOCIAL NO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURDICAS ART. 998. No prazo de 30 dias a contar da sua constituio a sociedade dever requerer a inscrio do seu contrato social no Registro Civil das Pessoas
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 47

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Jurdicas do local onde estiver sua sede para que possa ter personalidade jurdica.

SOCIEDADES LIMITADAS 1 RESPONSABILIDADE DOS SCIOS a limitao da

A principal caracterstica da sociedade limitada responsabilidade dos scios pelas dvidas sociais. 2 O QUE SIGNIFICA DIZER QUE O SCIO POSSUI RESPONSABILIDADE LIMITADA?

Se todos os scios integralizam completamente o capital que subscrevem, a princpio, seu patrimnio no ser afetado por dvidas sociais no pagas. Se algum dos scios deixou de honrar a integralizao, ainda que apenas parcialmente, os credores da sociedade podem buscar no patrimnio de qualquer dos scios (todos sero responsveis solidariamente) os bens necessrios para complementar o capital subscrito e no integralizado.

3PODEM EXCEPCIONALMENTE OS SCIOS RESPONSABLIDADE LIMITADA RESPONDER COM SEUS PARTICULARES POR DVIDAS DA SOCIEDADE?

DE BENS

Podem em casos excepcionais e especficos, pois como se viu a responsabilidade dos scios limitada. So eles: Dvidas de natureza tributria Pelo art. 135, II do CTN, fica determinada a responsabilidade subsidiria do gerente ou diretor (administrador) da sociedade limitada por dvidas da pessoa jurdica quando ele agir com excesso de poderes ou infrao lei. Dvidas de natureza previdenciria O art. 13 da Lei 8.620/93 estabelece a responsabilidade dos scios e dos administradores pelos dbitos previdencirios a limitada. Dvidas de natureza trabalhista o TST e os Tribunais Regionais do Trabalho tm jurisprudncia consolidada no sentido de que os scios das limitadas, administradores ou no, respondem subsidiariamente pelas dvidas de natureza trabalhista destas sociedades. Administrador que age com excesso de poderes Se o adminisitrador age com excesso de poderes, ou seja, pratica um ato que lhe era vedado pelo contrato social, este ato no obriga a sociedade.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 48

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

Desconsiderao da pessoa jurdica Onde se pode buscar o patrimnio pessoal de scio, terceiro ou de outra sociedade, valores necessrios para saldar dvida da sociedade, quando contrada em fraude.

CAPITAL SOCIAL

O capital social representa o valor do patrimnio do qual dispe a sociedade para exercer a atividade empresarial. Deve constar obrigatoriamente do contrato social e ser expresso em moeda nacional. composto por recursos providos dos scios atravs da subscrio e da integralizao de capital. Pode ser aumentado pela aplicao na prpria sociedade dos recursos auferidos pelo exerccio da empresa (capitalizao de lucros e reservas).

4.1

Subscrio e integralizao de capital

Subscrio o ato pelo qual o scio assume uma parcela do capital de uma sociedade, comprometendo-se a proceder respectiva integralizao. Integralizao o ato pelo qual o scio efetivamente transfere valor do seu patrimnio em favor do patrimnio da sociedade. A integralizao pode ser em dinheiro, em bens ou direitos, vista ou parceladamente.

4.2

Quotas

O capital social das limitadas divide-se em quotas, e cada scio pode ter uma ou diversas delas. As quotas desiguais so admitidas, mas o poder de voto com quotas desiguais no diminudo. Assim, o scio que integralizou em uma sociedade de capital social de R$ 5.000,00, um capital de R$ 2.000,00 tem o mesmo direito a voto do que o que integralizou R$ 3.000,00.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 49

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

4.3

Scio remisso

o scio que no integralizou o capital conforme havia se comprometido no momento da subscrio (art. 1.058 CCB). Assim, os demais scios podem: - Executar a dvida do scio - Exclu-lo da sociedade devolvendo-lhe o valor que havia integralizado. Em qualquer das hipteses deve se notificar o scio para que no prazo de 30 dias possa purgar sua mora. (art. 1004 CCB).

4.4

Aumento do capital social

O capital social pode ser aumentado depois que esiver totalmente integralizado (art. 1.081). Se o aumento se der pela subscrio de novas quotas, os scios tero direito de preferncia na proporo que possuem do capital social.

4.5

Reduo do capital Social A reduo do capital social pode ocorrer por duas razes:

- Ocorrncia de prejuzos, se todo o capital j estiver integralizado. - Considerao dos scios de que o capital excessivo. No ltimo caso os credores quirografrios (que no goza de preferncia de crdito) tero 90 dias a contas da publicao da deciso para impugn-la.

Administrao

Quem administra a sociedade limitada o administrador, que pode ser um dos scios, ou no (art. 1.061). O nome do administrador constar do contrato social ou de documento de investidura a ser registrado na Junta Comercial. Pode tambm haver mais de um administrador.

Conselho Fiscal rgo de existncia facultativa


Pgina 50

Prof. Antonio Fernando Lima

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

S recomendado quando h um nmero excessivo de scios, onde alguns deles no tm participao na administrao direta. Sua composio prevista no contrato de pelo menos 03 membros, scios ou no. Pelo menos um deles deve ser eleito pelos quotistas minoritrios (art. 1.066). Tem por funo analisar os livros e documentos da sociedade, podendo, inclusive, promover auditoria e caso encontre irregularidade deve informar assemblia ou reunio de scios. Tais atividades podem ser exercidas pelo conselho como rgo ou por qualquer dos conselheiros individualmente.

7-

DELIBERAES DOS SCIOS

As deliberaes dos scios devem ser tomadas em reunies ou assemblias. Sociedades com mais de 10 scios promovem assemblias. Sociedades com menos de 10 scios reunies. (art. 1.072)

A diferena e que o CCB estabelece regras especficas para assemblias - Convocao por edital art. 1.153, 3 - Quorum de instalao art. 1.074 - Conduo dos Trabalhos e registro da respectiva ata art. 1.075 Essa regras so cogentes em relao s assemblias e supletivas em relao s reunies (so aplicveis s reunies se o contrato no dispuser diferente).

7.1

Reunio ou Assemblia Ordinria

Exerccio social o perodo de tempo delimitado no qual se apura o resultado da sociedade (lucro ou prejuzo, quantificando-os). civil. Na maioria das sociedades o exerccio anual, e coincide com o ano

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 51

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

O contabilista deve levantar balano prprio, submetendo-o a apreciao dos scios at o final do 4 ms aps o trmino do exerccio social. Esta reunio chamada de ORDINRIA, sendo qualquer outra denominada de EXTRAORDINRIA.

7.2

Dispensa da Assemblia ou Reunio

Reunio ou assemblia tornar-se-o dispensveis se todos os scios concordarem em decidir por escrito. A dispensa da reunio ou assemblia no significa deliberao unnime.

Significa que todos assinaram o documento, ainda que registrando sua divergncia, que definiu nova orientao

SOCIEDADE ANNIMA 1 Noo fundamental: as sociedades annimas (ou companhias), regidas pelas lei das sociedades por aes (Lei 6404/76 LSA) caracterizam-se pelo fato de que seu capital dividido em aes. No em quotas. E as aes podem ser livremente negociadas, ou seja, pode-se alterar o seu titular o seu titular independentemente de alterao estatutria (as sociedades annimas so regidas por estatutos e no contratos sociais). Por esta razo elas so consideradas sociedades de capital, e no de pessoas. E so sociedades institucionais, no contratuais. 2 Classificao das sociedades annimas: dividem-se as sociedades annimas em abertas e fechadas (art. 4 LSA) conforme os ttulos que permitem possam ou no ser negociados no mercado de valores mobilirios. Este mercado composto pelas bolsas de valores e mercado de balco, e regulado por uma autarquia federal denominada CVM (Comisso de Valores Mobilirios). 3 Aes: aes so ttulos emitidos pelas companhias representativos do seu capital e que outorgam aos seus titulares a condio de scios.

3.1 Mercado primrio e secundrio: o mercado de valores mobilirios (no mbito do qual inserem-se as companhias abertas) divide-se em primrio e secundrio. Mercado primrio aquele no qual as aes so subscritas (ou seja, vendidas pela primeira vez). Sua caracterstica o fato de que, neste caso, o vendedor a primeira companhia. O mercado primrio ocorre exclusivamente no mercado de balco. Mercado secundrio so as sucessivas
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 52

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

operaes de compra e venda de uma ao, que pode ocorrer tanto mercado de balco quanto na bolsa de valores. 3.2 Valor das aes: importante saber que as aes podem ter diferentes valores: a) valor nominal: o quociente da diviso do capital social pelo nmero de aes da companhia. O direito brasileiro permite a emisso de aes sem valor nominal (art. 11 LSA). b) Valor patrimonial: o quociente da diviso do patrimnio lquido da companhia pelo nmero de aes. c) Valor de mercado: a cotao que as aes de uma companhia aberta possuem no mercado secundrio. d) Preo de emisso: o valor pelo qual a companhia oferece a ao no mercado primrio. No pode, em regra, ser inferior ao valor nominal, para evitar a diluio injustificada da participao dos antigos acionistas watered stock (art. 13 LSA).

3.3 Classificao das aes quanto espcie: as aes podem ser ordinrias, preferenciais ou de fruio: a) aes ordinrias: so assim chamadas porque conferem titulares uma relao ordinria (comum) de direitos (art. 16 LSA). aos seus

b) Aes preferenciais: so assim chamadas porque oferecem vantagens aos seus titulares na percepo de dividendos ou reembolso de capital (art. 17 LSA). Estas vantagens so fixadas no estatuto, podendo haver inclusive classes diversas de aes preferenciais, com vantagens diferenciadas para cada uma (art. 19). Em troca destas vantagens, o estatuto pode (geralmente o faz) restringir ou suspender o direito a voto dos chamados acionistas preferencialistas. c) Aes de fruio: so as aes ordinrias ou preferenciais que sofreram processo de amortizao, atravs do qual paga aos acionistas o valor patrimonial de suas aes, como se ela estivesse sendo dissolvida (art. 44, pargrafo segundo, LSA). Mas as aes de fruio no deixam de ser ordinrias ou preferenciais, mesmo depois da amortizao, podendo seus titulares exercer todos os direitos que lhes concede a ao exceto, evidentemente, o de participar do acervo de liquidao.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 53

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

3.4 Classificao das aes quanto forma: atualmente, tendo em vista a proibio estabelecida pela lei 8021/90 s aes endossveis ao portador,a classificao das aes quanto forma estabelece-se da seguinte forma: a) aes nominativas: so assim chamadas porque identificam o nome de seus titulares nos , os respectivos certificados (art. 24,IX LSA). H tambm, na companhia, um livro denominado livro de registro de aes nominativas (art. 31 LSA), tambm com a finalidade de identificar o titular de cada uma das aes da companhia. b)Aes escriturais: So aes sem certificado (art. 34 LSA). Na verdade, estas aes so emitidas eletronicamente, ou seja, no tem existncia fsica concreta. Por esta razo, elas permanecem sob custodia de uma intituio autorizada pela CVM que as mantm em conta depsito aberta em favor dos respectivos titulares. A instituio custodiante pode propriedade das mesmas (art. 43 VI, LSA) 3.5 - Identificao das aes: Nos informativos e jornais, as aes em geral so identificadas por dias letras, a primeira delas representando a espcie (ordinria, letra O, ou preferencial letra P) e a segunda letra a forma(sempre letra N de nominativa). Eventualmente h ainda uma terceira letra (geralmente A ou B), representa a classe da aes preferencial, conforme a preciso do estatuto da companhia. 3.6 - Proporo entre aes ordinrias e preferncias: A LSA, com redao que lhe concedeu a Lei 10.303/01, definiu que o maximo de aes sem direito a voto que a companhia pode ter de 50% do total (art. 15, pargrafo segundo LSA). A redao original da lei permitia que at 2/3 do total das aes pudessem no ter direito a voto. Por isto, a Lei 10.303/01 determinou que as companhias que j existiam antes da sua promulgao poderiam permanecer dentro dos limites antigos,aplicando-se o novo apenas as novas companhias ou s antigas que viessem a abrir capital no futuro. 3.7 - Capital votante e poder de controle: A existncia de aes sem direito a voto cria na companhia um conjunto de aes (ordinrias) que se denomina capital votante. O acionista detentor de mais da metade deste capital votante chamado acionista controlador (art 116 LSA), o que significa que o controlador de uma sociedade annima no , necessariamente, o scio majoritrio (aquele detentor das maioria das aes). Quando nenhum scio individualmente detm mais da metade do capital votante, comum que um grupo de acionistas rena-se contratualmente atravs de um instrumento denominado acordo de acionistas (art. 118 LSA) com a finalidade de determinar que exercero o controle da companhia em grupo.

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 54

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

4Debntures: So ttulos representativos de um contrato de mutuo, no qual a companinha a mutuaria, e os debenturistas os mutuantes (art. 52 LSA) . Assim como as aes, as debntures tero a forma nominativa ou escritural. 4.1 - Escritura de emisso: o domcumento do qual constam todas as condies da emisso tais como numero de debntures emitidas, preo de emisso, amortizaes, taxa de juros, prazos, garantias ofertadas aos debenturistas, etc. (art . 61 LSA). 4.2 - Garantias: As debntures podero ter garantia real ou flutuante ( privilegio geral sobre o patrimnio da companhia), o que ser definido na escritura de emisso. Podero ainda ser quirografrias ou, at mesmo, podero estabelecer que em caso de falncia da companhia seus titulares somente recebero seus crditos depois que todos os credores quirografrios o fizerem so as chamadas debntures subordinadas (art. 58, pargrafo quarto LSA). 4.3 - Debntures conversveis: A escritura de emisso pode estabelecer o direito dos debenturistas de, na data do vencimento, ao invs de receberem em dinheiro sua parcela do crdito,converterem suas debntures em aes, passando condio de acionistas da companhia. A escritura determina se h ou no direito de converso, e,se houver, em que condies ele ser eventualmente exercido. 4.4 - Agente fiducirio de debenturistas: A Comunidade dos debenturistas tem seus interesses representados perante a companhia e em juzo atravs do seu agente fiducirio (art. 66 LSA), a quem cabe elaborar relatrio anual informando fatos relevantes sobre a companhia, informlos imediatamente de qualquer inadim plemento, e inclusive executar a divida ou pedir a falncia da companhia (art 68 LSA). 4.5 - Assemblia de debenturistas: Os debenturistas tomam suas deliberaes em assembleias (art. 71 LSA) por maioria absoluta de votos, sendo que a cada debnture cabe um voto. 4.6 - Principio da unidade das debntures: Principio segundo o qual a divida da companhia para com as debntures una, indivisvel. O credor da companhia no o debenturista individualmente mas a comunidade dos debenturistas, razo pela qual cada debnture representa apenas uma quotaparte de um todo indivisvel.

5 bnus de subscrio: so ttulos que outorgam aos seus titulares direito preferncia em futuras emisses de novas aes (art. 75 LSA). Podem ser vendidos no mercado ou distribudos gratuitamente como vantagem aos acionistas.
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 55

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

6 partes beneficirias: so ttulos que, embora estranhos ao capital social, do direito participar de eventual lucro da companhia em exerccios futuros (art. 46, pargrafo primeiro, LSA). Da mesma forma que os bnus de subscrio, as partes beneficirias podero ser vendidas no mercado ou cedidas gratuitamente a fundadores, acionistas ou terceiros, como remunerao por servios prestados (art. 47 LSA). 7 rgos da sociedade annima: o funcionamento de uma companhia se d por quatro rgos: a assemblia geral, o conselho de administrao, a diretoria e o conselho fiscal: a) assemblia geral de acionistas: rgo mximo deliberativo, rene todos os acionistas da companhia, muito embora, em geral, apenas os titulares de aes ordinrias tenham direito a voto. As assemblias gerais ordinrias realizam-se uma vez por ano at o fim do quarto ms aps o encerramento do exerccio social para deliberar acerca das questes do art. 132 LSA. Qualquer outra assemblia ser extraordinria. b) Conselho de administrao (art. 140 LSA): rgo cuja existncia tem o objetivo de dar agilidade ao processo de tomada de decises, evitando a convocao rotineira da assemblia geral. Seus membros so eleitos e destituveis por deciso da assemblia. Os acionistas titulares de aes ordinrias mas no controladores e, acionistas preferencialistas tm direito, cada grupo , eleio em separado de um representante seu no conselho de administrao (art. 141, pargrafo quarto LSA). c) Diretoria: rgo executivo da sociedade, cujos integrantes so nomeados e destituveis por deciso do conselho de administrao ( art. 143 LSA). d) Conselho fiscal: no rgo administrativo. Sua funo apenas a de fiscalizar o exerccio da administrao da sociedade, podendo para tanto inclusive contratar auditoria cujo nus financeiro ser de responsabilidade da companhia. Seu funcionamento no obrigatrio, devendo ser definido pela assemblia geral (art.161 LSA).

8 A proteo dos acionistas no controladores: a lei cria alguns mecanismos para proteger os acionistas no controladores, dos quais se ressalta: a) direito a recesso: o art. 137 LSA prev a possibilidade de retirada do acionista dissidente de deliberao da assemblia geral em matria especificada nos incisos I a VI e IX do art. 136 atravs da operao de reembolso (art.45 LSA).
Prof. Antonio Fernando Lima Pgina 56

APOSTILA SOCIEDADES COMERCIAIS CONTABILIDADE RURAL

b) Abuso de direito de voto: acionista controlador ou grupo controlador deve votar nas assemblias de acordo com o interesse da companhia. Sobrepor os seus interesses particulares aos da sociedade pode resultar na anulao judicial do voto e/ou na sua responsabilizao pessoal (art. 117 LSA). c) Direito de voto das aes preferenciais: os titulares preferenciais que no possuem direito a voto por disposio estatutria readquiriro esse direito se no lhes forem pagos os dividendos por trs exerccios consecutivos (art. 111, pargrafo primeiro, LSA).

BIBLIOGRAFIA: DINIZ, Maria Helena Cdigo Civil Brasileiro, anotado. 9 Ed. So Paulo, Saraiva 2003 COELHO, Fabio Ulhoa Manual de Direito Comercial, 18. Ed. So Paulo, Saraiva, 2007

Prof. Antonio Fernando Lima

Pgina 57

Anda mungkin juga menyukai