Anda di halaman 1dari 15

PROVA

Prova de Aferio Lngua Portuguesa, 5. Ano


Durao da Prova: 90 minutos Maio de 2007

INSTRUES GERAIS SOBRE A PROVA


Esta prova constituda por duas partes. Dispes de 90 minutos para realizares a prova.
1. PARTE (Grupos I e II)

No grupo I, vais responder a questes sobre cada um dos textos que te so apresentados para leitura. No grupo II, vais resolver um conjunto de questes sobre o funcionamento da lngua portuguesa.
2. PARTE (Grupo III)

Durante a segunda parte, vais escrever um texto. Se acabares antes do tempo previsto, deves aproveitar para rever as tuas respostas e reler o texto que escreveste.

Deves respeitar as instrues que a seguir te so dadas. Responde na folha da prova, nos espaos reservados para o efeito, a caneta ou esferogrfica, de tinta azul ou preta. No podes usar corrector nem esferogrfica-lpis. Se te enganares, risca e escreve de novo. No podes usar o dicionrio. Na 1. parte da prova, vais encontrar: - itens em que tens espao para escreveres a resposta; se precisares de alterar alguma resposta, risca-a e escreve frente a nova resposta; - itens em que tens de assinalar com X o quadrado correspondente alternativa que escolheres como correcta. Se verificares que escreveste X no quadrado errado, risca-o e grafa-o no lugar que consideres certo.

Na 2. parte, deves fazer um rascunho do texto, numa folha prpria, que vai ser facultada juntamente
com a prova. Podes usar lpis e borracha. Esta folha de rascunho no ser recolhida, pelo que o seu contedo no ser, em caso algum, classificado. Ao passares o texto a limpo para a folha da prova, se precisares de alterar o que escreveste, risca e escreve de novo. S podes escrever o teu nome, ou qualquer outro elemento que te identifique, na rea reservada para o efeito na 1. folha da prova.
Mod. 751.26-0 1/15

PROVA

1. Parte
GRUPO I L o texto com muita ateno.

O caranguejo verde No grande mar azul, junto s grandes rochas rodas pelas ondas e pelo vento, vivia um pequeno caranguejo verde. Gastava o dia a trepar pelas muralhas de pedra, em correrias desengonadas. De to desajeitado, todos troavam dele. Voavam as brancas gaivotas no ar e, no seu voo liso, pareciam preguiosas bailarinas cansadas de danar. s vezes pousavam nas rochas negras; o pequeno caranguejo ficava a olh-las, enquanto penteavam as longas penas finas, brancas, com a vaidade de quem se sente belo e admirado. As penas velhas caam sobre as pedras, mas mesmo essas eram ainda to leves e macias que o caranguejo verde, de casca dura, rugosa sonhava ter um vestido assim lindo, leve, branco como uma espuma, um vestido que o fizesse voar. Ento, em segredo, todas as noites, quando os bichos dormiam e as prprias estrelas piscavam os olhos de sono, o pequeno caranguejo saa da sua toca para apanhar as penas cadas. Tantas foi juntando, tantas e to belas, que o feio esconderijo de pedra mais parecia um ninho de pssaros. J ningum agora via o caranguejo trepar pelos rochedos, arrastado e triste, pois o seu prazer era unir as penas, de forma a arranjar um vestido da mais fina penugem, com longas asas brancas como as das gaivotas, para parecer uma delas. Que ser feito do caranguejo verde? perguntavam as algas. Nunca mais se viu...Ter fugido com vergonha de ser to feio. respondiam os peixes, e as ondas brincalhonas ficavam a cantarolar: Caranguejo no te vejo caranguejo no te vejo. O caranguejo fingia nada ouvir, continuando a trabalhar no seu disfarce. Faltava-lhe s uma touca de penas. Os polvos peganhentos e senhores de tantos braos, que viviam tambm nas rochas, andavam intrigados, censurando entre si: Ora esta, ir-se embora sem avisar os vizinhos! Este caranguejo, afinal, no presta para nada e ainda por cima malcriado! O caranguejo ria, ria sozinho ao escutar tais conversas, no seu buraco, mascarado de gaivota. At que um dia, quando o sol ia bem alto no cu, com a cara redonda e quente toda a faiscar labaredas, voltada para o negro castelo de rochas, o caranguejo saiu, majestosamente, do esconderijo, branco como o nenfar, uma noiva, uma espuma, uma gaivota. O prprio sol se ia
Mod. 751.26-0 2/15

10

15

20

25

30

PROVA

35

40

45

deixando cair, de espanto, na praia. Pararam as ondas, com as cristas erguidas. Os peixes ficaram com as bocas abertas. E o vento, mais atrevido, soprou de mansinho, que era essa a sua maneira de cumprimentar. Com a saudao, o caranguejo, de to leve, voou pelo ar, ondejando lentamente, admirado e trmulo com a sua proeza. Quando tornou a cair nas rochas j os polvos, os ourios, os mexilhes, as algas estavam atnitos, a admir-lo e as prprias gaivotas vinham descendo dos seus passeios pelas nuvens. Que belo! Que gentil! Que pssaro maravilhoso! exclamavam uns e outros. Que brancura! Que ligeireza! Que graa! O pequeno caranguejo verde agradecia tanta simpatia, por baixo do seu disfarce, sorrindo. Assim comeou para ele uma nova vida. J no precisava de se esconder pelos buracos, com vergonha do seu corpo atarracado, das suas patas tortas, peludas, da boca enorme, a espumar, a espumar. As penas tudo encobriam e, quando o vento soprava, abria devagar as asas, deixava-se levar sem destino, fingindo que voava.

Lusa Ducla Soares, Histrias de Bichos, Livros Horizonte, 1981

Mod. 751.26-0

3/15

PROVA

Depois de teres lido todo o texto, responde ao que te pedido, segundo as orientaes que te so dadas. Rel o texto sempre que precisares de procurar informao para responderes s perguntas. 1. L a seguinte frase: No grande mar azul, junto s grandes rochas rodas pelas ondas e pelo vento, vivia um pequeno caranguejo verde. (linhas 1 e 2) Assinala com X a opo correcta, de acordo com o sentido do texto. As rochas encontravam-se rodas, porque o caranguejo passava o dia a trepar as rochas. os elementos naturais desgastavam as rochas. as gaivotas pousavam constantemente nas rochas. os navios, que navegavam naquele mar, embatiam nas rochas. 2. Assinala com X a opo correcta, de acordo com o sentido do texto. Todos os animais troavam do caranguejo, porque este tinha um ar desanimado. um ar desligado. um ar desastrado. um ar despreocupado. 3. Assinala com X a opo correcta, de acordo com o sentido do texto. Com a frase () as brancas gaivotas (...) pareciam preguiosas bailarinas cansadas de danar. (linhas 4 e 5), o narrador pretende dizer-nos que as gaivotas brancas deslizavam lentamente no ar. as gaivotas brancas faziam acrobacias perigosas no ar. as gaivotas brancas voavam rapidamente no ar. as gaivotas brancas faziam corridas entre si no ar.
Mod. 751.26-0 4/15

PROVA

4. No 2. pargrafo, refere-se que, por vezes, as gaivotas (...) pousavam nas rochas negras () (linha 5). Explica, por palavras tuas, o que faziam as gaivotas quando pousavam nas rochas negras. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

5. O pequeno caranguejo verde desejava algo. Que sonho tinha o caranguejo? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

6. Rel o terceiro e o quarto pargrafos do texto. Assinala com X as afirmaes verdadeiras (V) e as falsas (F), de acordo com o sentido do texto.

Afirmaes Todas as tardes, o caranguejo saa da sua toca, para apanhar as penas cadas. As penas cadas pertenciam s andorinhas que esvoaavam no ar. Os bichos ajudavam o caranguejo a apanhar as penas cadas. Com tantas penas, o feio esconderijo de pedra parecia um ninho de pssaros. O caranguejo, arrastado e triste, trepava pelos rochedos. No seu esconderijo, o caranguejo unia as penas para fazer um vestido. O desejo do caranguejo era ficar parecido com uma noiva.

Mod. 751.26-0

5/15

PROVA

7. Assinala com X a opo correcta, de acordo com o sentido do texto. Perante a ausncia do caranguejo verde, os outros animais ficaram entusiasmados e confiantes. curiosos e intrigados. despreocupados e indiferentes. inseguros e receosos.

8. O caranguejo verde ignorava os comentrios dos outros animais sobre a sua possvel fuga. Transcreve do texto duas frases ou expresses que comprovem a afirmao apresentada. 1.___________________________________________________________________________ 2.___________________________________________________________________________

9. Um dia, o caranguejo verde saiu, majestosamente, do seu esconderijo. As personagens que assistiram a esse acontecimento reagiram de formas diferentes. Segue o exemplo e transcreve do texto os elementos necessrios para preencheres correctamente o quadro que se apresenta.

Personagens sol __________________ __________________ __________________

Reaces ____________________ Pararam ____________________ ____________________

Mod. 751.26-0

6/15

PROVA

10. L a seguinte frase: Com a saudao, o caranguejo, de to leve, voou pelo ar () (linha 38) Explica como o caranguejo verde conseguiu voar. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

11. Na coluna A esto listadas quatro expresses do texto. Relaciona cada uma delas com o recurso expressivo correspondente, escrevendo 1, 2, 3 e 4 nas hipteses adequadas da coluna B.

1 2

3 4

A (...) as longas penas finas, brancas(...) (linha 6). (...) o feio esconderijo de pedra mais parecia um ninho de pssaros. (linhas 12 e 13). (...) ondas brincalhonas ficavam a cantarolar (...) (linha 19). (...) os polvos, os ourios, os mexilhes, as algas(...) (linhas 39 e 40).

B PERSONIFICAO ___ ___ ___ ___ ADJECTIVAO ENUMERAO COMPARAO

12. Rel com ateno o ltimo pargrafo do texto.

Explica, por palavras tuas, por que razo comeou para o caranguejo verde uma nova vida. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Mod. 751.26-0

7/15

PROVA

No Boletim Meteorolgico que se apresenta, publicado num jornal dirio, consegues obter vrias informaes sobre a temperatura da gua, as mars, a ondulao, entre outras. Consulta-o atentamente para poderes responder correctamente questo que se segue.

in Pblico de 3 de Maio de 2007

Mod. 751.26-0

8/15

PROVA

13. Assinala com X, de acordo com as informaes do Boletim Meteorolgico, as afirmaes verdadeiras (V) e as falsas (F).

Afirmaes No Algarve, as ondas atingiro 3 metros, sendo a temperatura da gua do mar de 16 graus centgrados. No porto de Cascais, a baixa-mar regista-se s 9 horas e 55 minutos e s 22 horas e 15 minutos. A cidade de Aveiro registar uma temperatura mxima de 8 graus centgrados. Em Bragana, o cu apresentar-se- limpo. Na costa de Sines, a temperatura da gua rondar os 15 graus centgrados. Vai chover na Madeira. Segunda-feira, haver cu limpo em todo o pas. O pr-do-sol registar-se- s 19 horas e 30 minutos. Nos Aores, no haver nevoeiro.

L, agora, o texto que se segue. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio que apresentado a seguir ao texto. Um mundo de fluxos e refluxos As costas ocenicas apresentam condies muito diversas das que existem no mar alto. No litoral, as condies mudam continuamente ao ritmo dirio das mars; a, alguns seres vivos ficam cobertos pelo mar e, a seguir, expostos ao ar durante vrias horas, devendo suportar todos a mudana da altura da gua e da sua salinidade1 e temperatura. Os seres mais bem adaptados conseguem viver costa acima, onde exploram um meio ambiente rico, mas difcil. Os litorais rochosos apresentam um grande nmero de oportunidades para muitas espcies. As irregularidades da superfcie das rochas so ideais para a vida de grande nmero de moluscos como as lapas2, caramujos3 e litorinas4, que se alimentam de algas que crescem na costa. Estes animais so, por sua vez, comidos por predadores5 como os caranguejos, peixes e outros moluscos. Na baixa-mar podem encontrar-se muitos destes seres nas poas de gua, onde conseguem resguardar-se das mudanas drsticas6 de temperatura, salinidade e oxigenao7 que a exposio ao ar implica. (...) Os caranguejos comuns encontram-se em todas as zonas dos litorais marinhos, desde as poas mais elevadas da costa, at aos 6 metros de profundidade. So carnvoros vorazes 8 que se alimentam principalmente de vermes, mas tambm de matria vegetal e partes de animais em decomposio, que esmagam com as suas poderosas peas bocais em pedaos menores. Os caranguejos do litoral so, por isso, consumidores secundrios e, ao mesmo tempo, detritvoros9.
Ecologia (adapt.). In Enciclopdia Visual da Cincia, Editorial Verbo, p.42

Mod. 751.26-0

9/15

PROVA

Vocabulrio:
1 2

salinidade- qualidade de salino (que contm sal); lapas- moluscos comestveis cuja concha piramidal e adere pela base aos rochedos; 3 caramujos- moluscos martimos; 4 litorinas- moluscos comestveis; 5 predadores- animais cujo instinto os leva a perseguir e a caar outros animais; 6 drsticas- violentas, radicais; 7 oxigenao- acto ou efeito de oxigenar; 8 vorazes- que devoram, que comem com avidez; devoradores; 9 detritvoros- animais que se alimentam de detritos (de restos).

14. As frases a seguir apresentadas resumem o texto que acabaste de ler. Segue o exemplo e numera-as, de acordo com a ordem pela qual se apresentam no texto.

Afirmaes

Os caranguejos encontram-se nas poas de gua da costa ou no fundo do mar. Na superfcie das rochas, vivem muitos moluscos que se alimentam de algas. Os caranguejos tambm se alimentam de detritos. Os caranguejos, peixes e outros moluscos comem lapas, caramujos e litorinas. 1 As condies nas costas ocenicas so muito diferentes das condies existentes no alto mar. Existem muitas espcies de animais nos litorais rochosos. As mars influenciam fortemente as condies existentes no litoral.

Mod. 751.26-0

10/15

PROVA

GRUPO II Responde, agora, ao que te pedido sobre o funcionamento da Lngua Portuguesa, de acordo com as orientaes que te so dadas.

15. No excerto da obra Histrias de Bichos, da escritora portuguesa Lusa Ducla Soares, participam as seguintes personagens: caranguejo, gaivotas, algas, peixes, ondas, polvos, sol, vento, ourios e mexilhes.

Escreve os nomes dessas personagens por ordem alfabtica.

________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________ ________________________

16. Assinala com X as afirmaes verdadeiras (V) e as falsas (F).

Afirmaes Oceano uma palavra aguda. Mexilhes uma palavra esdrxula. Majestosamente uma palavra grave. Ourios uma palavra esdrxula. Sol uma palavra aguda. Pssaros uma palavra esdrxula.

Mod. 751.26-0

11/15

PROVA

17. Na coluna A, esto presentes quatro frases. Relaciona cada uma delas com a informao correspondente, escrevendo 1, 2, 3 e 4 nas hipteses adequadas da coluna B.

1 2 3 4

A Que belo caranguejo! Amanh no vai estar bom tempo. Hoje vais praia? Veste este vestido! 18. L a seguinte frase:

B Frase de tipo imperativo, na forma afirmativa. Frase de tipo interrogativo, na forma afirmativa. Frase de tipo declarativo, na forma negativa. Frase de tipo exclamativo, na forma afirmativa.

O caranguejo verde observava atentamente aquelas gaivotas brancas e sonhava ter um vestido assim lindo.

Segue o exemplo e preenche correctamente o quadro, transcrevendo da frase todas as palavras pertencentes s classes nele indicadas.

Nomes caranguejo

Adjectivos

Verbos

Determinantes

19. Completa as frases, escrevendo os verbos destacados nos tempos do modo indicativo apresentados entre parnteses. O caranguejo verde, que ________________ (morar- pretrito imperfeito) num negro castelo de rochas, ______________ ( sonhar- pretrito imperfeito), um dia, em ser belo e admirado por todos os bichos. Assim, _______________ (decidir- pretrito perfeito) arranjar um disfarce. A partir de agora a sua vida_____________ ( ser- futuro) diferente!

20. Reescreve a frase que se segue, colocando o adjectivo desajeitado no grau superlativo absoluto sinttico. O caranguejo verde era desajeitado. ______________________________________________________________________

Mod. 751.26-0

12/15

PROVA

21. Faz a anlise sintctica da seguinte frase, completando o esquema.

As gaivotas ofereceram ao caranguejo as suas belas penas.

Funes sintcticas

Constituintes da frase

Sujeito simples

- _______________________ _______________________

_______________________ _______________________

- ofereceram ao caranguejo as suas belas penas.

Complemento directo

- _______________________ _______________________

Complemento indirecto

- _______________________ _______________________

22. Assinala com X a opo correcta, de acordo com o sentido do primeiro texto que leste. Na frase (...) os polvos, os ourios, os mexilhes, as algas estavam atnitos, a admir-lo (), (linhas 39 e 40), o vocbulo atnitos

sinnimo de entusiasmados. antnimo de tristes. sinnimo de espantados. antnimo de envergonhados.

Mod. 751.26-0

13/15

PROVA

2. Parte
GRUPO III

Como j antes te foi dito, vais agora escrever um texto.

A capacidade de realizar um sonho alterou radicalmente a vida do caranguejo verde. Num texto cuidado, com o mnimo de 15 e o mximo de 20 linhas, narra algum sonho ou desejo que j tenhas tido e o que fizeste para o concretizar.

Antes de comeares a escrever, toma ateno s seguintes instrues: redige o texto que te proposto, respeitando o que te pedido; respeita o nmero de linhas indicado (a folha tem as linhas numeradas, para facilitar a contagem); faz um rascunho do texto, na folha prpria que te ser facultada; rev, com cuidado, o que escreveste no rascunho e corrige o que achares que deve ser corrigido; copia o texto para o lugar prprio da folha de prova, em letra bem legvel; se te enganares, risca e escreve de novo.

Mod. 751.26-0

14/15

PROVA

TEXTO

1__________________________________________________________________________________ 2 _________________________________________________________________________________ 3 _________________________________________________________________________________ 4 _________________________________________________________________________________ 5 _________________________________________________________________________________ 6 _________________________________________________________________________________ 7 _________________________________________________________________________________ 8 _________________________________________________________________________________ 9 _________________________________________________________________________________ 10 ________________________________________________________________________________ 11 ________________________________________________________________________________ 12 ________________________________________________________________________________ 13 ________________________________________________________________________________ 14 ________________________________________________________________________________ 15 ________________________________________________________________________________ 16 ________________________________________________________________________________ 17 ________________________________________________________________________________ 18 ________________________________________________________________________________ 19 ________________________________________________________________________________ 20 ________________________________________________________________________________

Mod. 751.26-0

15/15

Anda mungkin juga menyukai