Anda di halaman 1dari 5

Rev Bras Ortop.

2013;48(1):17-21

www.rbo.org.br/

Artigo Original

Uma ideia simples para diminuir custo e peso das talas gessadas
Andr Esmanhotto1*, Guilherme Esmanhotto2
1Mdico 2EM6,

Residente em Ortopedia e Traumatologia, Hospital Universitrio Cajuru, Curitiba, PR, Brasil. Universidade Federal do Paran (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. Trabalho feito no laboratrio de engenharia mecnica da PUC-PR, Curitiba, PR, Brasil.

informaes sobre o artigo


Histrico do artigo: Recebido em 02 de abril de 2012 Aprovado em 06 de junho de 2012 Palavras-chave: Aparelhos ortopdicos Custos Imobilizao Moldes cirrgicos Resistncia de materiais Sulfato de clcio

r e s u m o
Objetivo: Diminuir o custo e o peso (aumentando o conforto para o paciente) das talas gessadas, mantendo resistncia semelhante. Mtodos: Foram analisadas 22 talas de gesso, 11 com formato convencional e 11 com formato piramidal. Foi feita comparao, terica (matemtica) e prtica, entre as talas convencionais e as piramidais quanto mudana de peso (e consequentemente de custo) e resistncia flexo. Resultados: Anlise matemtica diminuio peso e custo entre 26,7% e 38,9%, variando conforme a disposio das camadas da tala. Anlise prtica diminuio do peso em 34,5% (p = 0,000005) e resistncia aumentada em 26,7% (p = 0,03). Concluso: A tala gessada com formato piramidal apresenta diminuio estatisticamente significativa de peso (e consequentemente de custo), com aumento estatisticamente significativo da resistncia, se comparada tala de formato convencional.. 2013 Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Publicado pela Elsevier Editora Ltda. Todos os direitos reservados.

A simple idea for reducing cost and weight of plaster molded orthosis a b s t r a c t
Keywords: Orthotic devices Cost Immobilization Cast, surgical Material resistance Calcium sulfate Objective: To reduce the cost and weight of plaster molded orthosis (increasing patient comfort), keeping the same resistance. Methods: 22 plaster orthosis were analysed, 11 with conventional shape and 11 with pyramidal shape. It was compared, in theory (mathematcally) and practice, the change of weight (and consequently cost) and flexion resistance between conventional shape and pyramidal shape. Results: Theorical analysis: weight and cost decrease of 26.7%-38.9%, according to the layers disposition of the cast. Laboratorial analysis: casts weight decrease of 34.5% (p = 0.000005) and resistance increase

*Autor para correspondncia: Hospital Universitrio Cajuru. Avenida So Jos, 300, Cristo Rei, Curitiba,PR, CEP: 80050-350. E-mail: a.esmanhotto@hotmail.com

ISSN/$see front matter 2013 Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Publicado pela Elsevier Editora Ltda. Todos os direitos reservados.

18

Rev Bras Ortop. 2013;48(1):17-21

of 26.7% (p = 0.03). Conclusion: plaster molded orthosis made in a pyramidal shape, have a statistically significant decrease of weight (and consequently cost) and statistically significant increase of resistance if compared with traditional shape. 2013 Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Published by Elsevier Editora Ltda. All rights reserved.

Introduo
As talas gessadas no precisam ter a mesma espessura em toda a sua extenso, j que as foras deformantes a que uma tala submetida tambm no so iguais em toda a sua extenso. Elas so submetidas maior fora de fratura do gesso nas regies sob as articulaes, pois sob o fulcro do movimento em potencial que o estresse do material maior. Na prtica, isso se torna verdade na medida em que as talas geralmente quebram-se sob as reas de articulao (punho, cotovelo, tornozelo ou joelho), isto , uma tala suro-podlica geralmente quebra-se na regio do tornozelo ou uma tala antebrquio-palmar quebra-se no punho etc. Pensando-se em melhorar a confeco das talas gessadas, foi iniciado este trabalho experimental. No foram encontrados trabalhos similares nas bases de dados Bireme (Lilacs e Scielo), PubMed e RBO.

Objetivo
Diminuir o custo e o peso da tala gessada e manter resistncia semelhante.

Figs. 1A e 1B Aumento progressivo das camadas em direo ao fulcro do movimento, na forma de degraus, acompanhando as foras de deformao em flexo da tala. O primeiro degrau deve ter quatro camadas. O lado pelo qual iniciamos o desenrolar da atadura tem uma camada a mais, entretanto o pice tem o mesmo nmero de camadas em ambos os lados. A partir da definio do formato da tala, pde-se ento prever matematicamente, por meio do clculo da rea, a diminuio do peso (e, portanto, do custo) das talas confeccionadas dessa forma (apresentados no item Resultados e Discusso).

Mtodos
Fundamentao terica
A fora de flexo do material a principal causadora de quebra da tala. Quanto mais prximo ao fulcro do movimento, maior o estresse do material e maior deve ser a espessura da tala. Neste experimento, foi reorganizada a disposio das camadas de gesso, com maior nmero de camadas na regio do fulcro do movimento. Esse aumento no nmero de camadas deve ser progressivo, assim como progressivamente maior a tendncia de fratura da tala gessada nesse local. Pensando-se nisso, resolveu-se aumentar o nmero de camadas, progressivamente, na forma de degraus, at a regio do fulcro do movimento (Figs. 1A e 1B). Entretanto, duas camadas nos degraus mais perifricos quebram-se com muita facilidade. Optou-se ento por quatro camadas nos degraus perifricos. Tambm, durante a confeco da tala, o lado pelo qual iniciamos o desenrolar da atadura gessada fica com uma camada a mais; entretanto, o pice da pirmide acaba ficando com o mesmo nmero de camadas em ambos os lados do fulcro se finalizarmos o desenrolar da atadura no mesmo lado em que comeamos.

Prtica Pesagem e ensaio de flexo


Aps isso, foram confeccionadas 26 talas gessadas, 13 com formato convencional e 13 com formato piramidal, todas com 30 cm de comprimento, fulcro central e 12 camadas (cinco degraus de cada lado). Foram usadas duas caixas com 20 ataduras gessadas cada, tamanho 8 cm x 2 m, de marca bem conceituada no mercado (Figs. 2A e 2B). Aps cinco dias (tempo de secagem), foram levadas ao laboratrio de engenharia mecnica da Pontifcia Universidade Catlica do Paran, onde foram pesadas e foi feito ensaio de flexo em trs pontos com vo de 26 cm entre os apoios, em mquina da marca EMIC DL500, com clula de carga com capacidade de 200 kg e velocidade de avano de 50 mm/min., at a deformao da tala em 30 mm, de forma muito semelhante a um ensaio de flexo feito para teste de qualidade de trs diferentes marcas de gesso publicado na Ata Ortopdica Brasileira em 20061 (Fig. 3). Foram excludas duas talas de cada grupo, devido a erro na confeco da tala ou no teste de flexo.

Rev Bras Ortop. 2013;48(1):17-21

19

Resultados
Da fundamentao terica
Foram calculadas matematicamente as reas de trs tipos de tala piramidal, diferentes em nmero de camadas e posio do pice piramidal, e comparadas rea equivalente de uma tala com formato convencional:

1) Clculo da rea de tala piramidal com 12 camadas e fulcro central em comparao com tala convencional (Fig. 4). 2) Clculo da rea de tala piramidal com 12 camadas e fulcro entre o primeiro e o segundo quarto, em comparao com tala convencional (Fig. 5). 3) Clculo da rea de tala piramidal com 22 camadas e fulcro central, em comparao com tala convencional (Fig. 6).

Figs. 2A e 2B A tala adquire um formato piramidal, com o pice da pirmide na regio sob a articulao.

Fig. 4 Representao grfica da rea ocupada por uma tala piramidal com 12 camadas e fulcro central. Enquanto a tala convencional ocupa uma rea = 12c, a tala piramidal ocupa uma rea = 8,4c.

Fig. 3 Ensaio de flexo em trs pontos.

Fig. 5 Representao grfica e clculo matemtico da rea. Enquanto a tala convencional ocupa uma rea = 12c, a tala piramidal com 12 camadas e fulcro perifrico ocupa uma rea = 8,8c.

20

Rev Bras Ortop. 2013;48(1):17-21

Discusso
Quanto parte terica
importante o aumento progressivo das camadas da tala, para que a resistncia aumente harmonicamente conforme se aproxima do fulcro e para evitar a presena de degraus dentro dela, o que poderia causar desconforto ao paciente. O nmero de degraus deve ser calculado conforme o comprimento da tala e o nmero de camadas. Com cinco degraus de cada lado, so conseguidas 12 camadas, com seis degraus so conseguidas 14 camadas, com sete degraus, 16 camadas e assim progressivamente, aumentando-se duas camadas para cada degrau aumentado, conforme a Tabela 2. Por exemplo, uma tala antebrquio-palmar pode ser confeccionada com quatro degraus, o que resultaria em 10 camadas, espessura geralmente suficiente para esse tipo de tala. J uma tala nguino-maleolar pode ser confeccionada com oito degraus, resultando em 18 camadas. Por meio do clculo matemtico da rea ocupada pela tala, v-se que a economia varia conforme a posio do fulcro em relao tala, sendo maior quando o fulcro central. Tambm varia conforme o nmero de degraus, sendo pouco maior quanto maior for o nmero de degraus. Varia, de outra forma, com o nmero de camadas usadas, pois quanto mais camadas, maior a economia em relao tala confeccionada da forma habitual. Outra considerao a ser feita que esse formato de tala s possvel quando existe apenas um fulcro, como nas talas antebrquio-palmares, brquio-antebraquias, nguino-maleolares e suro-podlicas, no sendo, na prtica, tecnicamente possvel o clculo de dois pices piramidais em talas com dois fulcros, como as brquio-palmares e nguinopdicas.

Fig. 6 Tala com 22 camadas e fulcro central. Enquanto a tala convencional ocupa uma rea = 22c, a tala piramidal ocupa uma rea = 13,45c.

Da pesagem e do ensaio de flexo


Aps isso as talas foram levadas ao laboratrio de engenharia mecnica da Universidade X, onde se fizeram a pesagem das talas e o teste de flexo em trs pontos, como j descrito anteriormente. Os resultados esto expressos em fora, em newtons, necessria para deformar a tala em 3 cm, e no peso respectivo de cada tala, em gramas, e so apresentados na Tabela 1. O peso mdio da tala convencional foi de 152,70 g e da tala piramidal 100,06 g, ou seja, 34,5% menor (p = 0,000005). A fora mdia, em newtons, necessria para a flexo da tala foi de 1,62 N na tala convencional e 2,05 N na tala piramidal, ou seja, 26,7% maior (p = 0,03).

Quanto parte prtica


Existe uma maior dificuldade tcnica na confeco da tala com formato piramidal: a marcao do fulcro, a diviso dos degraus e a submerso na bacia dgua sem que os degraus escorreguem. Nesse ltimo ponto, pode-se usar uma pina

Tabela 1 Resultados da Pesagem e Teste de Flexo em Trs Pontos. Tala Convencional


Peso(g) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 148,6 150,2 154,1 156,3 152,1 144,7 156,1 151,8 154,5 157,4 154 Fora(N) 1,49 1,82 1,47 1,11 1,35 1,32 1,55 2,53 1,6 1,18 2,39

Tala Piramidal
Peso(g) 93,4 93,8 95,1 99,8 96,7 94,2 108,3 96,5 108,8 105,8 108,3 Fora(N) 1,17 2,16 2,21 2,19 1,83 1,6 2,58 2,39 2,53 1,96 1,96

Tabela 2 Nmero de Degraus e a Espessura Resultante da Tala. Degraus


3 4 5 6 7 8 9 10

Camadas
8 10 12 14 16 18 20 22

Rev Bras Ortop. 2013;48(1):17-21

21

cirrgica ou grampo de roupa comum preso ao fulcro para que as camadas no escorreguem umas sobre as outras. Deve-se pensar tambm na aplicabilidade desse conceito em talas pequenas versus talas grandes. Em talas maiores, a vantagem, tanto econmica como de diminuio do peso, maior. Quanto aos resultados da diminuio do peso das talas, mais razovel analis-la com base na reduo do peso visto na prova prtica (pesagem), e no na terica (clculo matemtico da rea) considerando-se que o gesso estava totalmente seco no momento da pesagem, isto , cinco dias aps sua confeco. Ressalta-se que essa diminuio do peso diretamente proporcional diminuio do custo. Portanto, uma tala gessada antebrquio-palmar, com 12 camadas, diminuiria seu peso de cerca de 150 g para 105 g e seu custo de cerca de R$ 2,00 para R$ 1,40 (considerando-se 30% de economia e usando-se duas ataduras de 8 cm x 2 m, cada uma custando US$ 1,00), ou, ainda melhor, uma tala gessada nguino-maleolar com 22 camadas diminuiria seu peso de cerca de 1.500 g para 915 g e seu custo de cerca de R$ 20,00 para cerca de R$ 12,00 (considerando-se 38,9% de economia e usando-se quatro ataduras de 20 cm x 4 m, cada uma custando R$ 5,00. Quanto aos resultados de resistncia, apesar de o objetivo do trabalho ter sido conseguir resistncia semelhante, conseguiu-se resistncia flexo ainda maior com o formato piramidal, o que, a princpio, no se consegue explicar.

Deve-se enfatizar a importncia do estudo se dimensionarmos a aplicao desses conceitos magnitude dos gastos hospitalares com ataduras de gesso. E, finalmente, to importante quanto essa, que a diminuio do peso da tala beneficia o paciente.

Concluso
A tala com formato piramidal apresenta diminuio estatisticamente significativa de peso, e consequentemente de custo, e aumento da resistncia quando comparada s talas com formato convencional.

Conflitos de interesse
Os autores declaram inexistncia de conflito de interesses na feitura deste trabalho.

R E F E R N C I A S

1. Vieira GC, Fonseca MCR, Shimano AC, Mazzer M, Barbieri CH, Elui VCM. Avaliao das propriedades mecnicas de atadura gessada de trs diferentes fabricantes, usada para confeco de rtese. Acta Ortop Bras. 2006;14(3):122-5.

Anda mungkin juga menyukai