Anda di halaman 1dari 3

Faculdade Projeo Aluno: Anderson Coutinho da Silva Matrcula: 201034690 Atividade: Resumo das aulas um, dois e trs.

Curso/Turma: TRC 2AN

Aula 1, Conceito de sistemas de computao Um sistema, um conjunto de componentes que interligados, possibilitam a entrada e sada de dados e sua funo bsica executar tarefas especificadas na forma de programas. Um sistema de computao, um sistema que alm de fazer o que o sistemas j fazem, processa esses dados visando mais objetivos. O processamento de dados, serve para produzir informaes ao prprio sistema e ao usurio, para assim gerar conhecimento. A arquitetura de computador, um conjunto de sistemas e subsistemas, organizados hierarquicamente, que realizam direta ou indiretamente a execuo de programas. Cada subsistema tem uma estrutura e o funcionamento de seus componentes. A estrutura o modo como os componentes esto inter-relacionados e o funcionamento a operao de cada componente, individualmente mas como parte de um todo. O computador dividido em trs componentes estruturais: o computador, o hardware e o software. O computador o conjunto hardware e software. O hardware so os componentes fsicos, como as placas do computador. O software so os programas (conjunto de instrues) a serem executados. A primeira arquitetura foi a de Von Neumann, em que os dados e as instrues eram armazenados em uma nica memria de leitura e escrita. Os componentes bsicos de um computador atual so: Processador (CPU) que processa os dados, faz o controle dos dispositivos de entrada e sada e outros comandos, memria que armazena os dados para rpido acesso do processador e dispositivos de entrada e sada que faz a comunicao do usurio com a mquina. Todos esses componentes so ligados atravs de 3 barramentos (que considerado um modelo evoludo do modelo de Von Neumann): Barramento de dados, barramento de controle e barramento de endereos. O computador ainda pode ser dividido em arquitetura e organizao, a arquitetura com um conjunto de atributos visveis ao programador e que influenciam na execuo do programa e a organizao, que diz respeito estrutura fsica das unidades operacionais do sistema, ou seja os componentes de hardware. Existem vrios tipos de computadores, cada um criado para um fim especfico: Microcomputador: computador pessoal (grande maioria no mercado); Estao de trabalho: computador projetado para tarefas computacionais mais pesadas, como na rea cientfica ou industrial; Minicomputador: projetado para atender uma demanda de vrios usurios e executando vrios programas; Computador de grande porte: capaz de manipular um volume considervel de dados, alm de executar simultaneamente programas de vrios usurios e; Supercomutador: projetados para processar um enorme volume de dados no menor tempo possvel. Esses computadores no so acessveis ao mercado.

Aula2, A evoluo tecnolgica do computador A evoluo tecnolgica comeou a ocorrer a partir do momento em que era necessrio fazer clculos com nmeros que superavam os dedos das mos, ento, Blaise Pascal criou uma calculadora de soma e subtrao. Mais tarde essa calculadora evoluiu, e passou a incluir as operaes de multiplicao e diviso. Algum tempo depois, Jacquard criou os cartes perfurados, que serviriam para entrada de dados em um computador mecnico e logo depois Ada Loveleace criou programas para esta mquina, que havia sido criada por Charles Babbage. Esta foi a chamada gerao zero dos computadores, que eram os computadores mecnicos. Na primeira gerao, a mudana significativa foi a incluso de vlvulas que haviam sido inventadas. Com isso os computadores puderam aumentar sua capacidade de processamento, mas havia o problema de superaquecimento das vlvulas, que fazia com que o computador no funcionasse por muito tempo, alm de ocupar um imenso espao. A mquina aceita como a primeira a ser construda com vlvulas, foi o ENIAC (tambm chamado de mquina de Von Neumann), que possuia milhares de vlvulas, alm de ocupar mais de 5,5 metros de altura e 25 metros de comprimento. Este levou trs anos para ser construdo. A segunda gerao substituiu as vlvulas por transistores, que eram menores, mais rpidos e no esquentavam, alm de serem mais baratos e consumirem menos energia. A terceira gerao passou a usar os chamados circuitos integrados, que integrava vrios componentes, em pequenos chips, ocupando menos espao para isso. A quarta gerao apenas aumentou consideravelmente a quantidade de circuitos diferentes integrados em um nico chip. Chegam a ser 10 milhes de componentes por chip.

Aula3, Sub-sistema: Memria Memrias so todos os dispositivos que permitem que o computador armazene dados permanente ou temporariamente. Elas so divididas em primrias, que so para o funcionamento bsico do computador, e secundrias que so mais usadas para armazenar dados do prprio usurio. Memrias primrias: RAM: uma memria de acesso aleatrio, e que permite leitura e gravao de dados. ROM: uma memria que, aps gravada (normalmente pelo fabricante), permite apenas leitura de dados. Memria cache: um dispositivo do processador, que serve para que a comunicao entre a memria RAM e o processador seja mais eficaz. Registradores: armazenam pouca quantidade de informao, normalmente as que sero requisitadas pelo processador, para que o processamento seja mais veloz. Memrias secundrias: so todos os dispositivos de armazenamento que so mais lentos que a memria principal do computador. A comunicao do CPU e da memria feita atravs de trs barramentos: Barramento de dados: que trafega os dados; Barramento de endereos: que enderea os dados e; Barramento de controle: que controla a velocidade e a ordem em que os dados so enviados. Para que o computador tenha acesso aos dados da memria RAM, utilizado um circuito cujo nome controlador de memria. A memria dividida em um conjunto de linhas e colunas, que so endereadas e do dois endereos, o de RAS, que de linha e o de CAS, que de coluna, para que se possa localizar os bits. Existem ainda duas classificaes de memrias, as volteis e as no volteis. As volteis so as que necessitam de energia para armazenar dados, um exemplo seria a memria RAM, que ao parar de receber energia, perde todos os dados e as no volteis, so as que no necessitam de energia para manter o dado armazenado, um exemplo seria o HD. Existem tambm quatro conceitos de memria: Capacidade: a quantidade de informaes que podem ser armazenadas na memria; Temporariedade: o tempo de permanncia do dado na memria; Tempo de acesso: a velocidade de transferncia da memria e; R/W (Read/Write): que diz respeito se a memria pode ser apagada, apagada e lida ou somente lida.

Anda mungkin juga menyukai