Anda di halaman 1dari 20

OS EFEITOS DO DIAGNSTICO E O FRACASSO ESCOLAR DETERMINADO PELO RTULO NOS ESTUDANTES COM AUTISMO

Autora: Silva, Virgnia , Universidade de Braslia 75 Co-autora: Orr, Slvia Ester , Universidade de Braslia Co-autora: Alvarenga76, Ana Luiza S, Universidade de Braslia. Resumo: O trabalho se insere na modalidade Comunicao oral. Apresenta a problemtica dos efeitos iatrognicos do diagnstico nas aprendizagens dos estudantes com autismo discutido com base na teoria histrico-cultural de Vygotsky (1998). O cenrio utilizado para a discusso terica foi a organizao das salas de aula das escolas pblicas de Braslia, capital do Brasil. Os objetivos do trabalho so: 1) Discutir teoricamente os efeitos iatrognicos para os estudantes com autismo; 2) Analisar a relao da medicalizao da sociedade e da educao e os desdobramentos iatrognicos do diagnstico nos processos de ensinar e de aprender dos estudantes com autismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com base nos princpios da construo do conhecimento da epistemologia qualitativa. A epistemologia qualitativa definida por Gonzlez Rey (2005) tem como princpios o carter construtivo interpretativo do conhecimento; a legitimao do singular como instncia de produo do conhecimento cientfico e a compreenso da pesquisa como um processo de comunicao. Como instrumento para a produo de informaes utilizou-se a pesquisa bibliogrfica a partir da Teoria Histrico-Cultural de Vygotsky (1998, 2009); as reflexes a respeito dos processos de aprendizagem dos estudantes com autismo histrico da utilizao do termo e critrios de diagnstico com Orr (2009a, 2009b, 2012), Camargos Jr. (2010) e Baptista e Bosa (2002); o histrico da medicalizao da sociedade e da educao com Moyss (2001) e o conceito de iatrogenia e seus efeitos na educao com Raad e Tunes (2011). A discusso aprofunda o estudo acerca das consequncias do diagnstico no processo de aprendizagem dos estudantes e possibilita um novo olhar para os mesmos, suas singularidades e seus modos de aprender. O estudo identificou que o olhar docente direcionado ao estudante facilita seu processo de aprendizagem e seu processo de desenvolvimento. Estudantes com autismo compartilham da viso dos que no aprendem e no se desenvolvem no contexto escolar. So concebidos, em muitas ocasies, como sujeitos incapazes de aprender e de se desenvolverem nesse contexto, sendo, portanto, marginalizados sombra do curso de desenvolvimento da humanidade. A relevncia da discusso traz esse sujeito social para o protagonismo do seu processo de aprendizagem contrapondo-se viso cristalizada de que o sujeito seja determinado pelo fator biolgico e necessita da sociedade apenas para efeitos de sobrevivncia.
74

74

Mestranda do Programa de Ps-graduao da Faculdade de Educao da Universidade de Braslia, Brasil. Contato: virginia_s@globo.com 75 Docente do Programa de Ps-graduao da Faculdade de Educao da Universidade de Braslia, Brasil. Contato: seorru@hotmail.com 76 Mestranda do Programa de Ps-graduao da Faculdade de Educao da Universidade de Braslia, Brasil. Contato: analuizasaalvarenga@gmail.com

Parte II |Pg. 1198 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

Palavras chave: autismo, iatrognese, singularidade, diagnstico, medicalizao.

Abstract: This work comes under the Oral Communication modality. It presents the problem of iatrogenic effects of diagnosis on the learning of students with autism based on the historical-cultural theory of Vygotsky (1998). The scenario used to the theoretical discussion was the classrooms organization of the public schools in Braslia, capital of Brazil. The objectives of the work are: 1) To discuss, theoretically, the iatrogenic effects on students with autism; 2) To analyze the relation between society and education medicalization and the iatrogenic consequences in the processes of teaching and learning of students with autism. The methodology used was the qualitative research based on the principles of knowledge construction from qualitative epistemology. The principles of qualitative epistemology defined by Gonzlez Rey (2005) are the constructive and interpretative nature of knowledge; the legitimation of the singular as an instance of scientific knowledge production, and the understanding of research as a communication process. As instruments to produce information, the bibliographical research from the Historical-Cultural Theory of Vygotsky (1998, 2009); the reflections about the learning processes of the students with autism, history of the utilization of the term and diagnosis criteria with Orr (2009a, 2009b, 2012), Camargos Jr. (2010) and Baptista and Bosa (2002); the history of society and education medicalization with Moyss (2001), and the concept of iatrogeny and its effects in education with Raad and Tunes (2011) were used. The discussion strengthens the research on the consequences of the diagnosis in the learning process of the students and allows a new way to look at t'em, t'eir singularities and t'eir (a) to learn. *'e stud) identi+ied t'at t'e teac'er,s eye directed to the student makes his/her learning and development processes easier. Students with autism are seen as the ones who do not learn and do not develop in the school environment. They are considered, in many occasions, as individuals who are unable to learn and to develop in this context, being, then, marginalized in the shadow of the humankind development course. The relevance of this discussion brings this social individual to the center of his/her learning process, oppositte to the crystallized view that the individual is determined by the biological factor and needs society only for survival matters. Keywords: autism, iatrogenesis, singularity, diagnosis, medicalization.

Parte II |Pg. 1199 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

INTRODUO Pessoas diagnosticadas com autismo vivenciam o fracasso escolar e esto passando anos confinados em classes especiais onde convivem com pessoas que receberam o mesmo diagnstico. No Brasil, especificamente, na capital federal, Braslia, as escolas so denominadas Centro de Ensino Fundamental (CEF), Centro Educacional (CED), Escolas Classe (EC), Centro de Educao Infantil (CEI) e Centros de Ensino Especial (CEE). As escolas organizam-se em classes denominadas comuns e classes especiais. As classes comuns atendem estudantes sem diagnsticos e alguns que, com diagnstico, so matriculados por apresentarem requisitos que os habilitam para as turmas. O encaminhamento feito por uma equipe multidisciplinar composta por uma Pedagoga e uma Psicloga por meio de estudo de caso, avaliao pedaggica e anlise dos relatrios mdicos. Nas classes especiais so atendidos estudantes vindos dos Centros de Ensino Especial, que no se qualificam no estudo de caso para frequentarem as classes regulares. Os estudantes com autismo esto matriculados, em sua maioria, em Centros de Ensino Especial e/ou nas Classes Especiais das escolas. Nas classes especiais convivem apenas com um ou, no mximo, trs estudantes com o mesmo diagnstico. Quando nas classes comuns, convivem com todos os estudantes. Permanecem matriculados nas classes especiais at uma avaliao feita pela equipe multidisciplinar que, juntamente com seu professor, o qualifica para as turmas comuns. O trabalho aborda o efeito que o diagnstico provoca no contexto escolar e sua relao com o fracasso escolar dos estudantes que o recebem. Os aspectos iatrognicos consequentes do diagnstico conduzem e determinam o caminho dos estudantes com autismo nos contextos escolares. A iatrognese uma doena que se expressa de forma clnica, social e estrutural (RAAD e TUNES, 2011, p. 21). As consequncias iatrognicas do diagnstico nas prticas escolares tem comprometido a aprendizagem de estudantes e promovido o fracasso escolar daqueles com alguma deficincia. A compreenso da relao desenvolvimento/aprendizagem se reflete nas concepes de educao que acreditam nas possibilidades de aprendizagem dos estudantes. Estudantes que so diferentes enquanto seres humanos. Unificam-se pela cultura diferenciando-se
Parte II |Pg. 1200 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

de outras espcies. Porm, socialmente, esto sendo classificados e homogeneizados pela tentativa de normalizao da sociedade. A medicalizao da sociedade que se constituiu historicamente como um paradigma norteador de aes do Estado e da Educao consolidou o diagnstico como rtulo que coloca as pessoas, que no se enquadram na organizao social dominante, sombra da sociedade e invisveis em suas singularidades. So objetivos do trabalho discutir teoricamente os efeitos iatrognicos para os estudantes com autismo e analisar a relao da medicalizao da sociedade e da educao e os desdobramentos iatrognicos do diagnstico nos processos de ensinar e de aprender dos estudantes com autismo. Na contextualizao terica aborda-se o histrico do autismo e seus critrios de diagnstico, os processos de desenvolvimento humano e aprendizagem o conceito de iatrognese social e suas consequncias no contexto escolar e as singularidades ocultas pelo diagnstico. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa fundamentada na epistemologia qualitativa. Como instrumento de pesquisa para produo de informaes, optou-se pela pesquisa bibliogrfica por ser, o trabalho, uma discusso terica. Investigar e discutir os efeitos que o diagnstico tem nas situaes de fracasso torna-se importante por destacar as possibilidades de avano dos estudantes com o diagnstico de autismo, que se beneficiaro com o estudo por discutir a importncia de suas singularidades e das interaes sociais para suas aprendizagens. CONTEXTUALIZAO TERICA Compreendendo um pouco a histria do autismo Os primeiros relatos sobre autismo foram descritos por Leo Kanner em 1943, e Hans Asperger em 1944. Ambos em momentos e lugares diferentes descreveram caractersticas sobre o quadro com base em observaes feitas em grupos de crianas por eles observadas. No foram os primeiros a utilizarem o termo. CAMARGOS Jr, (2010, p. 11) informa que Bleuler (1911) referiu-se originalmente ao autismo como
Parte II |Pg. 1201 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

transtorno bsico da esquizofrenia. Kanner distinguiu o autismo de outras psicoses graves da infncia, constatou nas crianas observadas a presena da inabilidade nos relacionamentos interpessoais, o atraso na aquisio da fala, seu uso no comunicativo e a insistncia na invarincia. Asperger tambm observou dificuldades em estabelecer relaes sociais, porm as crianas por ele observadas no apresentavam essa dificuldade de modo extremo, elas demonstr avam uma +orma ing-nua e ina.ro.riada de aproximar- se das .essoas (/A *I0*A 1 R20A, $%%$, ..$3) e no a.resentavam um atraso significativo no perodo de aquisio da fala. Kanner e Asperger observaram semelhanas e diferenas em relao s crianas observadas, ambos utilizaram o termo autismo para nomear as descries realizadas. 2 autismo atualmente 4 de+inido como uma s5ndrome com.ortamental com etiologias m6lti.las e curso de um dist6r#io de desenvolvimento (7I88/ER7, "99% a.ud 2rr6 2012, p. 181). No Brasil os critrios para a classificao oficial do autismo levam em considerao os critrios constantes na CID 10 - Classificao Internacional de Doenas e no DSM-IV - Manual de Diagnstico e Estatstica de Transtornos Mentais. (ORR 2009b, p. 27). O autismo no DSM : IV est na categoria Transtorno Invasivo do Desenvolvimento onde suas caracter5sticas so anormalidades qualitativas na interao social rec5.roca e nos padres de comunicao, por repertrio de interesses e atividades restritas, repetitivas e estereoti.adas (2RR;, $%%9a, .. $<). ara a CID : 10 o autismo est na

categoria Transtorno Global do Desenvolvimento e descrito como [...] grupo de transtornos caracterizados por alteraes qualitativas nas interaes qualitativas das interaes sociais recprocas e modalidades de comunicao e por um repertrio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma caracterstica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasies. (apud CAMARGOS Jr, 2010, p. 17).

Orr (2012, p. 183) esclarece que existem casos supostamente baseados como proveniente de condies mdicas e outros caracterizados por anormalidades na interao social mtua e nos padres de comunicao, assim como pelos diferentes
Parte II |Pg. 1202 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

aspectos ligados ao interesse e a aes, diferentemente realizadas. O diagnstico clnico, realizado com base nos critrios da CID-10 e DSMI= al4m de anamnese es.ec5+ica e o#servao com.ortamental (2RR;, $%"$, .. ">!). ?o e@istem, e@a mes que comprovem sua existncia. A anlise do histrico da definio do autismo enquanto um transtorno que acomete as pessoas em seu desenvolvimento global e em todos os momentos de suas vidas no diz nada sobre quem so essas pessoas. O termo designa caractersticas semelhantes em sujeitos diferentes. Entender como as caractersticas esto presentes em cada pessoa que recebe o diagnstico respeitar e considerar suas singularidades. Entendendo-o enquanto sujeito inserido em um contexto cultural que o constitui e constitudo por ele. Processos de desenvolvimento e aprendizagem Direcionar o olhar para o estudante, ou no, define, nos contextos escolares, a concepo acerca do desenvolvimento humano presente nas instituies. Os olhares, com base exclusivamente nas caractersticas diagnsticas, referem-se a concepes objetivas de desenvolvimento. Um exemplo a teoria comportamental onde o desenvolvimento 4 uma reao do suAeito aos est5mulos do meio am#iente, similar a um reflexo mecnico da aprendizagem (2RR;, $%%9#, .. 3B). Essas a#ordagens

baseavam-se na estrutura estmulo-resposta. Nessa abordagem segundo Vygotsky

[...] independentemente do processo psicolgico em discusso, o psiclogo procura confrontar o sujeito com algum tipo de situao-estmulo planejada para influenci-lo de uma determinada maneira, e, ento, examinar e analisar a(s) resposta(s) eliciada(s) por aquela situao estimuladora. (Vygotsky, 1998, p. 77)

Aes educativas baseadas nesses princpios preocupam-se fundamentalmente em organizar, no ambiente, aes que provoquem reaes mecnicas nos estudantes que representem passos no percurso do seu desenvolvimento. O objetivo que os estudantes, com o diagnstico de autismo, respondam positivamente s demandas de existncia contidas nos ambientes. Embora a metodologia baseada na estrutura
Parte II |Pg. 1203 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

estmulo-res.osta mostre alguns resultados, ela se mostra sem utilidade quando o objetivo descobrir os meios e os mtodos utilizados pelos sujeitos para organizar o seu .r&.rio com.ortamento. (= ygotsky, 1998, p. 98). Segundo Vygtsky:

[...] aprendizado no desenvolvimento; entretanto, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e pe em movimento vrios processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossveis de acontecer. Assim, o aprendizado um aspecto necessrio e universal do processo de desenvolvimento das funes psicolgicas culturalmente organizadas e especificamente humanas. (Vygotsky, 1998, p. 118). Vygotsky provoca a anlise dos processos de aprendizagem nos contextos escolares. Segundo ele, a aprendizagem efetiva-se quando a criana passa do conhecimento espontneo para o cientfico. Ele localiza nos estgios inferiores os conceitos es.ontCneos onde o sistema de conceitos dis.De de meios de descrio simples da realidade em.5rica (/EEERRA, $%%9, .. FIII) e localiGa nos estHgios su.eriores os conceitos cientficos onde conceitos mais amplos so formados e relacionados a uma classe de fenmenos e no a seus aspectos particulares. O papel do outro no desenvolvimento dos conceitos cientficos fundamental segundo a perspectiva histrico-cultural de Vygotsky. O momento da interao com outro mais experiente no processo de desenvolvimento permite aos sujeitos a modificao daquilo que ainda no conseguem fazer de modo independente para imediatamente o que conseguiro fazer de modo autnomo. Os sujeitos organizam-se internamente a partir de questes que lhes so colocadas nos contextos culturais em que vivem e em suas relaes dentro da cultura. O movimento diz respeito ao uso dos instrumentos, como mediadores, para solucionar questes apresentadas na cultura. Nesse contexto, quando a soluo organizada internamente colocada em prtica, e no resolve a questo, a criana busca, no outro, o auxlio para a resoluo. O movimento promove a aprendizagem que se constitue como fator necessrio ao desenvolvimento das funes psicolgicas superiores. Para Vygotsky,

Parte II |Pg. 1204 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

[...] as funes psicolgicas superiores deveriam ser compreendidas nas relaes sociais presentes na vida do indivduo, sendo o homem participante do processo de criao de seu meio, e no determinado por ele. Ele um ser social e cultural em uma histria de desenvolvimento, que parte do interpessoal para o intrapessoal, tendo a linguagem como mediadora de todas as suas relaes. (ORR, 2009b, p.80). Proporcionar aos estudantes atividades em que a interao com o outro lhes traga possibilidades de desenvolvimento papel da escola. preciso ao estudante com autismo uma a#ordagem que no se reduza ao treinamento de habilidades de comunicao, mas sim que esteja aberta sua constituio enquanto sujeito, a partir do desenvolvimento da linguagem, da interao social, da sua conte@tualiGao 'ist&rica. (ORR, 2009b, p. 76). Os estudantes diagnosticados com autismo nas escolas pblicas do Distrito Federal Brasil, em sua maioria, esto matriculados em classes especiais dentro de escolas regulares ou esto em Centros de Ensino Especial que so exclusivos a estudantes com algum diagnstico relacionado a deficincias, transtornos ou atraso significativo no desenvolvimento. Os estudantes esto confinados em classes especiais onde convivem com outros com o mesmo diagnstico. O trabalho realizado baseia-se predominantemente na estrutura estmulo-resposta. As aes metodolgicas consistem em treinos para o

desenvolvimento de habilidades denominadas de vida diria como atividades de higiene pessoal, ensino de controle da auto ou heteroagresso (quando existente), atividades domsticas, mobilidade no ambiente escolar, reconhecimento do ambiente nos arredores da escola, reconhecimento de comandos bsicos, ordens simples (com apenas um comando) e ordens complexas (com mais de um comando), capacidade de alimentar-se sozinho. As atividades so construdas para permitir aos estudantes autonomia nos ambientes que vivem. As respostas positivas dadas pelos estudantes s proposies docentes so mantidas por reforos, estabelecidas conjuntamente entre professores e famlia. Os reforos podem ser atividades, brinquedos favoritos, imagens, sons, vdeos ou o que a famlia informar escola que funcione na emisso de respostas positivas a proposies colocadas para o estudante.
Parte II |Pg. 1205 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

A organizao do trabalho pedaggico nessas classes no demonstra, atualmente, o olhar diferenciado para o estudante enquanto sujeito produtor de cultura. Sujeito que a cria e a modifica, e, nesse mesmo processo, modificada por ela constantemente. A organizao no demonstra preocupao em compreender os processos individuais de aprendizagem dos estudantes com o diagnstico de autismo. Limitam-se ao treino de habilidades. O confinamento em classes ou escolas especiais no permite, a esse estudante, possibilidades de desenvolvimento mediado pelas interaes sociais. O confinamento os retira do convvio com o outro. Segundo Vygotsky,

[...] o aprendizado desperta vrios processos internos de desenvolvimento, que so capazes de operar somente quando a criana interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperao com seus companheiros. (Vygotsky, 1998, p. 117118). A organizao do ensino para esses estudantes no tem trazido suas vidas a interao e o convvio com outros da mesma idade. Em sua maioria, as classes so compostas por dois e, no mximo, quatro estudantes com o diagnstico de autismo. Quando a sala composta por quatro estudantes possui dois professores, um para cada dupla. Alguns docentes adotam as classes especiais como nica via para seus trabalhos pedaggicos e permanecem nas classes por anos, s vezes, com o mesmo aluno. O olhar para a deficincia, para o que o sujeito no consegue fazer tem trazido a esse trabalho uma roupagem infantilizada. As atividades pedaggicas so direcionadas idade de desenvolvimento
77

calculada

atravs

da

utilizao

do

Inventrio

Portage :

Operacionalizado . Esse inventrio muito utilizado nas escolas do Distrito Federal Brasil. aplicado pela observao de comportamentos tpicos idade de 0 a 6 anos. Nele, os professores preenchem o que o estudante faz e o que no faz. Ao final, um

clculo realizado para se obter a idade de desenvolvimento entre no intervalo de idade


77

Trata-se de um programa de ensino domiciliar que busca envolver os pais na educao de seus filhos, oferecendo-lhes treinos sobre o que ensinar, como ensinar, o que reforar e como observar e registrar comportamentos [...] Tem sido usado no Brasil por diversos pesquisadores e profissionais, com v rios tipos de populao, em diferentes situa!es de ensino, com v rios ob"etivos e em v rios #stados. $%&'&()*+ ,r, -./., p. /01-/023.

Parte II |Pg. 1206 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

mencionado. No objetivo discutir o instrumento, mas importante observar que aes pedaggicas planejadas, aps a aplicao, no esto sendo produzidas conforme a idade cronolgica dos estudantes. Os professores as organizam com base na idade de desenvolvimento obtida. Direcionam as atividades para o que o estudante no consegue fazer, por isso a roupagem, muitas vezes, infantilizada. O objetivo de manter o estudante ocupado dentro da escola no vai de encontro com aes metodolgicas organizadas que possibilitam interaes, nem to pouco que esses estudantes possam fazer uso dos instrumentos produzidos na cultura em benefcio do prprio desenvolvimento. Os estudantes esto, diariamente, sendo treinados a sobreviver por meio de aes que os mantenham limpos, que os capacite a ir ao banheiro, que os permita se vestirem sozinhos, abrirem portas, obedecerem a ordens simples, entre outras que objetivam, essencialmente, suprir necessidades biolgicas e de sobrevivncia. O contexto apresentado sobre o atual trabalho realizado com estudantes autistas em escolas pblicas do Distrito Federal - Brasil cumpre, para a sociedade, o papel de mostrar que a pessoa que no se enquadra nos moldes culturalmente estabelecidos de desenvolvimento humano, est sendo cuidada por ela. Pessoas que recebem da sociedade um rtulo : o diagnstico, para definir seu modo diferenciado de ser humano. A iatrognese social e suas consequncias no contexto escolar Acontecimentos sociais produzidos na humanidade configuram-se como verdades culturalmente institudas. A predominncia de prticas culturais referentes a classes sociais dominantes se perpetuam por meio de aes que objetivam a manuteno de seu modo de viver, ser e estar no mundo, do seu modo produtivo e de desenvolvimento social. O histrico do avano da cincia e a viso mdica na sociedade um exemplo de como aes institucionais de padronizao vem se mantendo em nome do desenvolvimento social e da regulao da vida em sociedade. A clnica trouxe o olhar a#soluto do m4dico, que I...J adquire um dom5nio cl5nico com o .oder de con'ecer a natureGa da doena, de distinguir suas caracter5sticas e di+erenas (RAAD 1 *K?E0, 2011 p. 19).
Parte II |Pg. 1207 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

As discusses sobre aprendizagem a partir da viso biolgica de desenvolvimento somam a esse processo, aspectos que no so exclusivos da escola. O especialista da aprendizagem tutela sade o poder em decidir sua existncia e os fatores que a influenciam. O estudante em sua constituio biolgica responsvel pela no aprendizagem por, possivelmente, apresentar alguma falha intrnseca que determina sua incapacidade de aprender. O estudo da iatrognese
78

(RAAD e TUNES, 2011, 15-45) representa avano na

concepo da aprendizagem daqueles que, por trs do rtulo do diagnstico, esto classi+icados como os que no a.rendem ou como de+icientes. Iatrog-nese social I...J 4 resultante, fundamentalmente, dos efeitos no desejados e danosos do impacto social da medicina mais que .ro.riamente de sua ao t4cnica direta ( RAAD & TUNES, 2011 p. 21). A crena cega na medicina, construda culturalmente, coloca as pessoas na posio passiva no desenvolvimento da prpria vida. Perdem a autonomia, tutelada aos representantes legais e sociedade. A sombra do diagnstico produz o efeito iatrognico da invisibilidade dos sujeitos enquanto produtores de cultura e gestores de suas vidas. A sociedade passa a olhar e nomear estudantes pelo diagnstico. No contexto escolar apresentado, a organizao dos estudantes baseia-se no que consta em seu diagnstico. O portador
79

do diagnstico, ignorado em sua singularidade, permanece a sua sombra.

Este, o nomeia, o caracteriza e o classifica. O espao que os estudantes com autismo ocupam nas escolas configura um dos efeitos iatrognicos do diagnstico, pois os retira da interao social e cultural presentes nas relaes. So mantidos nas classes e, s vezes, no participam das atividades coletivas da escola. Como so estudantes autistas no conseguem permanecer em locais onde existem outras pessoas porque tem dificuldade na interao social.

74

+egunda (&&5 6 T78#+ $-.//, p. -/3, a iatrog9nese : uma doena que se e;pressa de forma cl<nica, social e estrutural.
7=

+egundo o dicion rio &ulete> portador (por.ta.dor) [] 1. Que porta, conduz ou carrega consigo algo; 2. Pessoa

que porta ou conduz algo.

Parte II |Pg. 1208 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

A iatrogenia social .rovoca uma desarmonia entre o indiv5duo e o gru.o social ao qual estH vinculado, que se organiGa sem e contra ele (RAAD e *K?E0, $%%", .. $"). A escola compartilha com os mecanismos da medicalizao social de coisificao de seus integrantes : os estudantes. Para os deficientes e os que no aprendem, o efeito da iatrog-nese +unciona .I..J como uma +erramenta de conduo do seu destino. (RAAD & TUNES, 2011 p. 21). Quando no se alcana a cura, ou o padro social estabelecido, lhe negado o convvio com o outro, no qual as relaes sociais constituintes so fundamentais para a aprendizagem, sendo lhe negada a aprendizagem. O sujeito oculto pelo diagnstico O diagnstico um instrumento culturalmente construdo e validado socialmente. Vem sendo utilizado para ocultar estudantes e suas singularidades. Historicamente, as pessoas improdutivas que vivem em sociedade, so colocados margem do percurso criativo de seu grupo. Vivem, mas no convivem com os membros do grupo. A medicina e sua prtica clnica, ao longo de sua histria, fortaleceu seu campo de atuao e passou a ser responsvel pelo cuidado dos que no esto dentro dos padres das sociedades em termos produtivos, sociais, econmicos e, tambm, de aprendizagem. Segundo Foucault (1977, apud ORR, 2012, p. 187), a normalizao dos indivduos visa homogeinizao dos sujeitos diferentes entre seus pares, predominando o binmio normal e anormal em uma sociedade que almeja ser saudvel e economicamente produtiva. Mudanas polticas e sociais significativas no final do sculo XVIII questionaram as formas predominantes de organizaes sociais vigentes. A crtica as fundaes hospitalares refletiram as aes de uma organizao cultural dominante que procurava dar continuidade a sua .redominCncia. 2 'os.ital, al4m de ser um es.ao arti+icial e prejudicial essncia da doena, criador e multiplicador de doenas no espao social: a +am5lia do doente, desam.arada, adoece. (L2M0N0, $%%", . . 147). Nesse contexto surge a medicina das epidemias modificando o olhar mdico. O olhar particularizado e direcionado s famlias pressupe uma organizao do Estado como
Parte II |Pg. 1209 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

responsvel pela medicina. Tal medicina d origem a aes que procuram perceber a causa da epidemia e no mais o essencial das doenas. Mdicos e profissionais da sade so direcionados a acompanhar na sociedade a origem das epidemias. Para esse trabalho necessrio a ao do Estado de modo coercitivo para acompanhar a sociedade e vigiar o aparecimento de focos epidmicos. A medicina passa a ter o conhecimento sobre o que homem saudvel e o seu olhar passa a definir o homem modelo.

Com o consentimento da sociedade, que delega medicina a tarefa de normatizar, legislar e vigiar a vida, esto colocadas as condies histricas para a medicalizao da sociedade, para nosso objeto, mais especificamente, a medicalizao do comportamento e da aprendizagem. (MOYSS, 2001, p. 171). No cenrio educacional, prticas baseadas em concepes de aprendizagem de base biolgica, encontraram o cenrio perfeito para justificar a no aprendizagem dos estudantes. Aquele que no aprende o que no est saudvel. A anlise da influncia do paradigma mdico na sociedade no significa deixar de lado aspectos biolgicos que constituem os seres humanos, porm, preciso entender que

[...] as caractersticas biolgicas, os atributos genticos de um homem so o substrato a partir do qual construir-se- uma entre infinitas possibilidades postas para esse homem, postas fundamentalmente pelos bens culturais a que ele tem acesso. (MOYSS, 2001, pp. 136). A cultura um sistema simblico produzido historicamente pelo homem, compartilhado por ele e seu grupo. Sendo a cultura, constituinte do homem, tambm constituda por ele, indispensvel pensar seu desenvolvimento a partir da cultura. Os aspectos

culturais constituem a forma como as sociedades e os sujeitos que a compem se organizam, sejam em seus aspectos sociais, polticos, econmicos, educacionais ou individuais. Aqueles que no respondem produtivamente ao seu grupo social recebem a culpa da improdutividade. Na esfera educacional, as crianas que no aprendem ou que possuem um percurso de desenvolvimento ou comportamento diferente em relao maioria produtiva, so
Parte II |Pg. 1210 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

excludos dos objetivos educacionais predominantes. Objetivos que visam o desenvolvimento de suAeitos saudHveis e .rodutivos .ara a sociedade. A aprendizagem e a no-aprendizagem so tomadas conforme afirma MOYSS (2001) como corpo biolgico que precisa ser silenciado para que o olhar clnico efetive-se racionalmente e objetivamente. Segunda a autora a partir do ponto em que ocorre ajuste no olhar clnico que as aes de classificar, pelo diagnstico e diagnosticar, pela classificao prvia so incorporados ao ato mdico, sem conflitos. A classificao impe critrios aos estudantes e ocultam suas singularidades. A classificao diagnstica o ignora enquanto pertencente a uma sociedade e como

produtor de cultura e produto dessa cultura. Os que chegam at escola so percebidos, organizados e classificados apenas pelos diagnsticos. O paradigma da normalizao e a importncia que o olhar clnico obteve ao longo da histria, provocou, na educao, um paradigma prtico de classificao do que aprende; que est dentro do padro de desenvolvimento dominante e daquele que no aprende e que est margem da padronizao. Ao receber a medicina na educao, como tutora da sade e dos critrios de normalidade, ocorre o que se denomina medicalizao da educao. Os problemas pedaggicos, sociais e polticos so transformados em questes biolgicas, mdicas. O diagnstico oculta o sujeito e sua singularidade e move, em sua direo, a responsabilidade por sua improdutividade e no-aprendizagem. Ele passa a ser o que no possui as condies para a produo e para a aprendizagem. O paradigma da incluso no Brasil, sistematizado em forma de polticas e aes estatais desde a dcada de 90, tenta deslocar essa responsabilidade para as aes do Estado. Porm, a existncia de uma legislao inclusiva no garante a mudana do paradigma mdico na sociedade. O fracasso na aprendizagem ainda responsabilidade do estudante e de sua constituio biolgica. O autismo, assim como consta nos critrios de diagnstico pode comprometer o uso da linguagem a interao social e a imaginao. Olhar exclusivamente para os critrios ignorando o sujeito configura um equvoco que reproduz o paradigma da normalizao institudo pelo olhar da medicina na educao. Entender que dificuldades no uso da
Parte II |Pg. 1211 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

linguagem podem ocorrer no significa que os sujeitos no apresentam relao com seu uso. O rtulo, fixado nos sujeitos pelo diagnstico, o desloca para a sombra da produo cultural institucionalmente avaliada. A escola o confina em classes especiais. O critrio para o ingresso nas classes o diagnstico. Inicialmente so inseridos em classes especiais para desenvolver habilidades que os permita conviver com o outro em classes regulares. Esse critrio, caracterstico do paradigma da integrao onde os estudantes precisam estar aptos para o convvio social, caminha em sentido contrrio incluso onde a sociedade precisa organizar-se para que as pessoas que a compem sejam vistas a partir de suas singularidades e subjetividade. O diagnstico determina o espao que os estudantes podem ocupar nas escolas e direcionam as aes pedaggicas, originrias de uma classificao biolgica dos sujeitos, para o trabalho que busca a normalizao. Ignorando o processo de aprendizagem individual dos estudantes, as aes os colocam margem do currculo e produzem a perpetuao do estado improdutivo que lhes imputado socialmente. Confinados, seguem de um ano para outro sendo treinados em aes cotidianas por estarem presos ao diagnstico. A medicalizao da educao e consequente classificao diagnstica dos estudantes esto presentes na sociedade historicamente. O olhar mdico, que traz a soluo para o no enquadramento dos estudantes, retira da escola e do professor, a responsabilidade de, efetivamente, planejar situaes de mediao que proporcionem interaes com os outros, significao de conceitos e a significao do uso da linguagem por meio dos signos produzidos pela cultura da qual o aluno faz parte. Prender-se ao diagnstico direciona o discurso dos professores para a clnica, pois o mdico que deve solucionar o problema da no aprendizagem. A percepo de que a educao no responsvel pela aprendizagem daqueles que, sombra do diagnostico, so incapazes de serem vistos ou ouvidos impede que a organizao do trabalho pedaggico seja uma prtica de mediao qualitativa para a aprendizagem. O fracasso escolar desses estudantes instala-se na sociedade
Parte II |Pg. 1212 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

CONTEXTUALIZAO METODOLGICA O trabalho apoia-se nos princpios da Epistemologia Qualitativa discutida por Gonzlez Rey (2005). O autor destaca como princpios dessa epistemologia o carter construtivo interpretativo do conhecimento; a legitimao do singular como instncia de produo do conhecimento cientfico e a compreenso da pesquisa como um processo de comunicao. A partir desses referentes, que constituem o processo de compreenso dos aspectos da subjetividade
80

presentes no percurso da pesquisa, fez-se a opo pela

pesquisa qualitativa, definida por Gonzlez Rey, como metodologia principal de investigao. O autor define a pesquisa qualitativa [...] como um processo de construo altamente dinmico, no qual as hipteses do pesquisador esto associadas a um modelo terico que mantm uma constante tenso com o momento emprico e cuja legitimidade est na capacidade do modelo para ampliar tanto as alternativas de inteligibilidade sobre o estudado como seu permanente aprofundamento em compreender a realidade estudada como um sistema. Gonzlez Rey (2005, p. 12). A partir dos conceitos apresentados optou-se dentro da perspectiva qualitativa de pesquisa por utilizar a pesquisa bibliogrfica como instrumento para produzir informaes inteligveis necessrias reflexo e aprofundamento acerca do impacto que o diagnstico e seus efeitos iatrognicos tem na vida escolar de sujeitos com diagnstico de autismo nas escolas. DISCUSSO DOS RESULTADOS O estudo preliminar, essencialmente de carter terico, feito por meio da reviso de bibliografia permite a apresentao de hipteses acerca do fracasso escolar dos estudantes com o diagnstico de autismo a partir do estudo do histrico da medicalizao da educao e suas consequncias iatrognicas nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes com autismo. As consequncias iatrognicas dizem respeito aos efeitos sociais causados pela coisificao dos sujeitos realizada pelo

diagnstico, o instrumento que coloca o estudante sombra de seus critrios de


4.

+ub"etividade definida por )on? le? (ei como @um sistema de sentidos sub"etivos que aparecem organi?ados em mAltiplas configura!es particularesB $)*8CDE#C (#F, -..-3

Parte II |Pg. 1213 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

classificao. Os pontos apresentados indicam reflexes necessrias s prticas educativas: A educao, no movimento da medicalizao de seus processos e concepes, tem classificado normalizadoras os estudantes em seu e tem imposto prticas pedaggicas na tentativa de padronizao de

cotidiano

comportamentos e processos de aprendizagem, singulares nos processos humanos. Os estudantes com o diagnstico de autismo esto eternizando-se em atendimentos, isolados do convvio com o outro, nas classes especiais. Fato que promove seu fracasso escolar. Fora do contexto cultural de relaes e coisificados pelo diagnstico no lhes so apresentadas mediaes que possibilitem a aprendizagem. O efeito iatrognico causado pelo diagnstico mantm os estudantes com autismo sombra da classificao. A partir do carter biolgico, so mantidos como organismos que necessitam sobreviver. Sobrevivncia que traz uma autonomia figurativa, pois, em seu processo, os estudantes esto sendo treinados para funcionarem sozinhos nos ambientes em que vivem no como participantes desse ambiente, apenas como peas existentes. CONSIDERAES FINAIS O fracasso escolar vivenciado por estudantes com autismo revela que o olhar docente, mesmo diante de discusses frequentes sobre a incluso, ainda direciona-se para a dificuldade; o que falta; o que no se consegue fazer ou responder. Percebe-se que tal olhar influenciado pelos efeitos da medicalizao social. A medicalizao trouxe educao o diagnstico que se tornou o conjunto de caractersticas que chega antes do indivduo. O estudante est sombra do seu diagnstico, que o apresenta nos contextos escolares. preciso compreender a importncia do olhar pedaggico direcionado ao sujeito e suas singularidades, independente do rtulo social que o diagnstico lhe impe. A
Parte II |Pg. 1214 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

compreenso reflete a concepo docente acerca do desenvolvimento humano luz da teoria histrico-cultural onde a interao e a mediao so fundamentais e constituintes do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos. Possibilita prticas pedaggicas responsveis e, realmente, promotoras de aprendizagens nos contextos escolares. Sujeitos com diagnstico de autismo esto confinados em classes especiais e em horrios de atendimento diferenciados que os retiram, diariamente, do convvio com os outros estudantes. Confinados, permanecem alheios ao curso do dia-a-dia da escola e margem da convivncia com seus pares, fundamental para o seu desenvolvimento e para o desenvolvimento do outro. um sujeito visto com improdutivo, invisvel, aquele que no aprende. A escola como instituio responsvel pela aprendizagem exclui o estudante com autismo do curso da produo cultural. Toma para si a tutela do seu processo de aprendizagem e determina s famlias qual o espao seus filhos tem direito de viver dentro e fora da escola. O processo de atender o diagnstico no lugar do estudante fortalece a viso social que aceitou os requisitos da medicalizao e d continuidade ao olhar direcionado para a falta, perpetuado na sociedade. Configurando de modo concreto o efeito iatrognico do papel do diagnstico na vida dos estudantes. Ignora a diferena humana, justificada pelo diagnstico, instrumento que padroniza os seres humanos que se diferenciam do padro socialmente predominante. A discusso importante para a educao por destacar e aprofundar os conhecimentos acerca dos efeitos do diagnstico nos contextos escolares e a importncia de trazer a singularidade dos sujeitos para o centro das intervenes pedaggicas direcionadas a ele. A anlise das informaes contribui para a identificao de um fato discutido teoricamente h algum tempo, mas que na sala de aula est longe de ser prioritrio ou est sendo, lentamente, percebido na histria de seu desenvolvimento: o estudante com autismo , tambm, um sujeito social e no simplesmente a materializao de uma sndrome.
Parte II |Pg. 1215 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

Historicamente mortos, segregados e/ou marginalizados esses sujeitos continuam no mundo das sombras dentro da sociedade. Ao mesmo tempo em que cumpre o papel de mascarar a ateno social a esses sujeitos a escola vem reafirmando o papel de instituio que reproduz questes sociais, nesse caso, a excluso. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAPTISTA, C. R. & ROSA, C. (organizadores) (2002). Autismo e educao: reflexes e propostas de interveno. Porto Alegre: Artmed. CAMARGOS Jr, W. (coord.) (2010). Transtornos Invasivos do desenvolvimento: 3 Milnio. 3 ed. Braslia: Secretaria de Direitos Humanos. Subsecretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Pessoa com Deficincia. BEZERRA, P. (tradutor) (2009). Prlogo do tradutor in VIGOTSKI, L. S. (2009). A construo do pensamento e da linguagem; Traduo Paulo Bezerra, 2 ed. So Paulo: WMF Martins Fontes. GONZLEZ REY, F. (2005). Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construo da informao. Trad. de Marcel Aristides Ferrada Silva. So Paulo: Pioneira Thomson Learning,. MOYSS, M. A. A. A. (2001) Institucionalizao invisvel: crianas que no aprendem na escola. Campinas: FAPESP; Mercado de Letras. ORR, S. E. (2009a). Autismo: o que os pais devem saber? Rio de Janeiro: Wak. ORR, S. E. (2009b). Autismo, Linguagem e Educao: Interao social no cotidiano escolar. 2Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed. ___________________. (2012). Trajetria, avanos e desafios na concepo e educao de educandos com autismo in ORR, S. E. (Org.) (2012). Estudantes com necessidades especiais: singularidades e desafios na prtica pedaggica inclusiva. Rio de Janeiro: Wak Editora.

Parte II |Pg. 1216 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

RAAD, I. L. F. e TUNES, E. (2011) Deficincia como Iatrognese in MARTNEZ, A. M.; TACCA, M. C. V. R. (2011). Possibilidades de aprendizagem: aes pedaggicas para alunos com dificuldades e deficincia. Campinas: Alnea. VIGOTSKI, L. S. (1998). A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes.

Parte II |Pg. 1217 Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educao Inclusiva e Equidade. Almada, ortugal, de !" de outu#ro a $ de novem#ro de $%"!, r& Incluso: Associao Nacional de Docentes de Educao Especial.

Anda mungkin juga menyukai