Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS

DANILO SANTANA RODRIGUES NADYNE BARBOSA RIBEIRO RAUL SILVA DE JESUS

ESTUDO SOBRE TERMODINMICA - CALORIMETRIA

ILHUS-BAHIA 2013

SUMRIO

1 2 3

INTRODUO ....................................................................................................... 1 OBJETIVO .............................................................................................................. 2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ................................................................ 2 3.1 3.2 Materiais e Equipamentos ...................................................................................... 2 Mtodos ....................................................................................................................... 2

4 5 6 7

RESULTADOS E DISCUSSO ............................................................................ 2 CONCLUSO ......................................................................................................... 3 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 4 ANEXO ...................................................................................................................... 4

1. INTRODUO A energia, como a matria, um termo fundamental, comumente usado e de difcil definio. geralmente dito que energia a habilidade ou capacidade de produzir trabalho. A energia pode ser transformada de uma para outra forma, porm no pode ser criada nem destruda, este o enunciado da lei da conservao de energia. Diante disso, torna-se necessrio entender a inter-relao entre calor e temperatura. Calor (ou energia calorfica) uma forma de energia que diretamente transferida de um objeto mais quente para um mais frio. Tal energia no est na forma de calor antes ou depois da transferncia, somente durante a transferncia. Em outras palavras, calor energia em trnsito. Aps a absoro de energia calorfica por um objeto, no correto dizer que o objeto "contm mais calor". Neste caso, o objeto contm mais energia, mas no calor. (RUSSELL, 2004). A temperatura de um objeto mede a energia cintica mdia de suas partculas. Quando o calor transferido para um objeto, a energia cintica mdia de suas partculas componentes aumentada, estas partculas movem-se ento mais rapidamente e a temperatura do objeto aumenta. (ATKINS, 2001). O calormetro um recipiente destinado a medir a quantidade de calor cedida ou recebida por um corpo. O calormetro de gua, um dos mais simples, tem sua constituio formada por um recipiente de alumnio, ferro ou cobre o qual envolto por um material isolante, por exemplo, o isopor. Esse recipiente contm gua numa quantidade conhecida; na sua parte superior desse encontra-se um termmetro. Quando uma transformao ocorre no interior de um calormetro de gua, a gua que ele contm sofre aquecimento ou resfriamento. Medindo-se a elevao ou abaixamento da temperatura dessa massa de gua, possvel calcular a quantidade de calor liberada ou absorvida na transformao atravs da equao (1), onde Q a quantidade de calor liberado ou absorvido (J); m a massa da substncia (g); c o calor especfico da substncia (J/gC) e t a variao de temperatura (C). (1)

2. OBJETIVOS Calcular o calor de reao entre solues de cido clordrico e hidrxido de sdio.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Calormetro de gua; Bqueres; Termmetro; Basto de vidro; Aquecedor eltrico; Soluo de HCl a 1,0 mol/L; Soluo de NaOH a 1,0 mol/L.

3.2

MTODOS

Primeiramente, necessitou-se realizar a calibrao do calormetro. Para tanto, colocouse 100g de gua a T1 (21C); em seguida, aqueceu-se 100g de gua at a temperatura aproximada T2 (50C), adicionando-se, por fim, gua de temperatura T1 dentro do calormetro. Realizada a calibrao, descartou-se a gua e transferiu-se 50 mL da soluo de HCl a 1,0 mol/L para o calormetro. Em seguida, transferiu-se para um bquer de 50 mL da soluo de NaOH a 1,0 mol/L. Por fim, adicionou-se a soluo de NaOH soluo de HCl do interior do calormetro, agitando-se suavemente.

4. RESULTADOS E DISCUSSO A primeira parte do experimento, visando calibrao do calormetro foi conduzida a fim de se obter a capacidade calorfica do calormetro. Para tanto, deve-se considerar que a soma dos calores cedido e recebido igual a zero aps o equilbrio. A equao (2) ilustra o clculo necessrio para a obteno da capacidade calorfica, na qual: Ccal a capacidade

calorfica do calormetro; m1 a massa da gua aquecida; m2 a massa da gua fria; C o calor especfico da gua; Te a temperatura de equilbrio; T1 a temperatura inicial da gua fria; T2 a temperatura inicial da gua quente. Ccal = (-[m1C(Te T2) + m2C(Te T1)])(Te T1)-1 (2)

Realizadas as devidas medies de temperatura, obteve-se uma Te equivalente a 35C. Sabendo-se que o calor especfico da gua igual a 1cal/gC, a capacidade calorfica calormetro foi de 7,14cal/C, ou seja, essa a quantidade de energia necessria para elevar a temperatura do calormetro em 1C. A segunda parte do experimento visava o clculo do calor de reao entre um cido forte e uma base forte, nesse caso o HCl e NaOH, respectivamente. Para o clculo do calor de reao, tambm tem-se que a soma dos calores cedido e recebido igual a zero aps o equilbrio. Portanto, a equao (3) relaciona os fatores e termos a fim de encontrar o calor de reao, sendo: Qr o calor da reao; Te a temperatura de equilbrio; Ti a temperatura inicial; s1 a soluo de HCl e s2 a soluo de NaOH. Qr = -[Ccal(Te Tis1) + ms1Cs1(Te Tis1) + ms2Cs2(Te Ts2)] (3)

Realizadas as devidas medies de temperatura, obteve-se 22C como a temperatura inicial para a soluo de HCl, enquanto que, para a soluo de NaOH, obteve-se 21,5C. Aps adicionar a soluo de NaOH soluo de HCl no interior do calormetro, a temperatura de equilbrio (Te) obtida foi de 27,5C. Adotando-se, para as solues, d = 1g/cm e C = 1cal/gC, o calor de reao encontrado foi Qr = -614,27cal.

5. CONCLUSO Diante do que foi acima exposto, conclui-se que o experimento foi efetivo, pois mostrou-se possvel realizar, tanto a calibrao do calormetro, quanto o clculo do calor de reao entre o HCl e NaOH. O valor encontrado para o calor de reao mostra-se condizente com o esperado, visto que a reao exotrmica, havendo, assim, liberao de energia na forma de calor.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ATKINS, P.; JONES, L. Princpios de qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 914 p. RUSSELL, John Blair; GUEKEZIAN, Marcia. Qumica geral. 2. ed. Sao Paulo: Makron Books, c2004. 2v.

7. ANEXO Questionrio a) 2,51 J/gC b) 3780 J c) c = 0,8368 J/gC; C = 41,84 J/C

Anda mungkin juga menyukai