Anda di halaman 1dari 1

Um fenmeno lingustico dos conflitos sociais

por Natanael da Cruz Silva1


O homem extrai de si a trama da linguagem, tambm vai se entretecendo nela e cada linguagem traa um crculo mgico ao redor do povo a que pertence, crculo do qual no existe escapatria possvel, a no ser que se pule para outro. 2

Situado no encontro de reflexes sociolingusticas, este texto 3 de Marcos Bagno critica o preconceito lingustico e prope a superao deste. O preconceito lingustico consiste na afirmao da unidade da lngua como negao da variedade lingustica, e em particular na sobrevalorizao da gramtica normativa. Neste livro, o terico argumenta que a variedade lingustica, a qual as gramticas normativas se opem, idealizada e irreal, alm de no ser a realidade lingustica do Brasil. O crtico ressalta que essa sobrevalorizao um dos aspectos da Ideologia que, a um s tempo, tende acentuar e mascarar as diferenas sociais. Assimilado pela sociedade na forma de mitos, o preconceito lingustico tende a ser fortalecido. A rigorosa anlise destes mitos resulta no entrever de um fenmeno: o circulo vicioso entre a gramtica normativa, o ensino e as multi-mdias, de modo que o preconceito lingustico antes resultado de um fenmeno social mais complexoa luta de classes. O Homem um ser lingustico por natureza, e, por direito, ser poltico. A superao da luta de classes, condio sociais que impede o Homem de efetivar sua plenitude, passa pela desconstruo do preconceito lingustico. E, pois, tal realizao no s um ato reflexivo e terico, como tambm poltico; alm do mais, o crtico nos adverte (BAGNO.1999: 143):
(...) respeitar a variedade lingustica () equivale a respeitar a integridade fsica e espiritual [de um] ser humano, porque a lngua permeia tudo, ela nos constitui enquanto seres humanos. Ns somos a lngua que falamos. A lngua que falamos molda nosso modo de ver o mundo e nosso modo de ver o mundo molda a lngua que falamos.

Portanto, o valor da obra imenso. Integro entre a reflexo terica e a ao poltica, podemos entrever em seu texto a serenidade e profundidade, fruto de madura formao lingustica, alinhavadas vitalidade da crtica social. Experincia valiosa a todos, e principalmente aos professores, protagonistas que podem denunciar as iluses que subsistem aos preconceitos; e, em particular, influenciar na dissoluo do crculo vicioso que justifica o preconceito lingustico.

Graduando da UNIFESP. Resenha para o Curso Leitura e Produo de Textos II 2013. 2HUMBOLDT. W. Von, apud CASSIRER. Ernst, Linguagem e Mito. Perspectiva. So Paulo, Brasil. 1992: 23. 3BAGNO. Marcos. Preconceito Lingustico: o que e como se faz. LOYOLA, So Paulo, Brasil, 1999.

Anda mungkin juga menyukai