Anda di halaman 1dari 3

Tcnica de Seldinger 1. 2. 3. !.

Trendelemburg; Coxim no ombro ( dorso, superior ); Lateralizao da abea; Lo alizar o lo al de puno" #$% & 'pi e do tri(ngulo das inser)es do *+C,; #+C & -onto ,.dio do tero m.dio da la/0 ula; 1. 3. 4. 5. :. 2ntissepsia; Campo est.ril; Tro ar lu/as, olo ar a/ental; 6lo7ueio om x8lo a0na a 29; ;ireo" #$% & om in linao de 3<o , em direo ao mamilo do lado pun ionado, na di=i uldade, no/a puno medial. #+C> pressionar om polegar o lo al da puno e dire ion'>la para o man?brio esternal om indi ador. *=etuar aspirao ont0nua e le/e; 1<. @e=luxo" sangue de olorao /ermelAa>es ura; 11. ;es one tar a seringa e obstruir om polegar. 12. %ntroduzir guia lentamente, /isualizando o monitor de *CB, e/ite puxar o at.ter om agulAa parada; 13. Cone tar +C<.:9, abaixando o =ras o para permitir re=luxo; 1!. Cixar at.ter om =io 3.< na pele; 11. *=etuar urati/o D lusi/o; 13. 2us ultar pulmo; 14. +oli itar @x de tErax.

#$% > #eia $ugular %nterna" -uno Aomolateral em direo ao mamilo no 'pi e das inser)es do esterno leiomstoideo ( *+C, ), prEximo a /eia Fugular externa ( #$* )

#+C" #eia +ub l'/ia " -uno em direo ao man?brio esternal, introduzindo agulAa no tero m.dio da la/0 ula. Na Criana: D a esso /enoso na riana est' na dependGn ia da idade e da gra/idade. Ha emergGn ia em trGs tentati/as das /ias on/en ionais omo a /eia =emoral, ubital mediana no oto/elo ou sa=ena magna no tornozelo, o a esso ser' atra/.s de puno intra>Esseo tibial em rianas at. seis anos de idade e /eia =emoral ou sa=ena a ima de seis anos. *m riana maiores, Aa/endo ondi)es l0ni as no emergen iais, o a esso de/er' ser na ordem de pre=erGn ia a /.=emoral, /.Fugular externa, /.Fugular interna e /.sub l'/ia.

Veia Femoral:
A v. femoral se encontra medialmente a artria femoral e a puno deve ser feita abaixo do ligamento inguinal. Se traarmos uma linha imaginria entra a espinha ilaca anterior superior e a snfise pbica, a artria femoral corre diretamente atravs do ponto mdio, medialmente a esse ponto est a veia. Se o procedimento eletivo, reali e a tricotomia do local da puno, faa o procedimento padro de anti!sepsia, colo"ue campo estril. #alpe a artria femoral e locali e o ligamento inguinal. $o ponto situado a %cm do pulso femoral e a &cm abaixo do ligamento inguinal fa !se a anestesia local. 'ntrodu a a agulha em direo cranial, em (ngulo de )*+ no plano frontal, aspirando a agulha at ocorrer o refluxo de sangue. ,ocali ada a veia, proceda uma das tcnicas de introduo do cateter.

1. Veia Jugular Interna: *merge da base do r(nio e orre lateralmente a art.ria arEtida, isso . importante para e/itarmos essa art.ria no momento da puno. 2 Fugular orre em posio medial ao m?s ulo esterno leidomastEideo na sua parte superior e em seguida posterior ao tri(ngulo =ormado por esse m?s ulo, Funtando>se a /. sub l'/ia bem a ima da terminao medial da la/0 ula.

-osi ione>se na abe eira do leito, olo7ue o pa iente na posio dorsal, om a abea /irada para o lado ontralateral I puno. @ealize o pro edimento padro de anti>sepsia, olo7ue o ampo est.ril =enestrado. Lo alize atra/.s da palpao o tri(ngulo =ormado pelas abeas esternal e la/i ular do m?s ulo esterno leidomastoideo. D ponto de puno . no 'pi e desse tri(ngulo. Caa a anestesia nesse lo al. Cone te a agulAa de puno a uma seringa ontendo JK> 2ml de soro =isiolEgi o, palpe o pulso arot0deo, introduza a agulAa no 'pi e em direo ao mamilo ipsilateral, em (ngulo de !1L a 3<L, aspirando a seringa at. obser/ar o re=luxo de sangue. Lo alizada a /eia, pro eda uma das t. ni as de introduo do ateter. 2. Veia Subclvia: 2 /. sub l'/ia omea omo uma ontinuao da /. axilar, na borda lateral da primeira ostela e ruza sobre a ostela. 2 /eia ontinua atr's do tero medial da la/0 ula e mais adiante une>se a /. Fugular interna para =ormar a /. bra7uio e='li a. -osi ione>se na lateral do pa iente, olo7ue o pa iente na posio dorsal, /ire a abea para o lado ontralateral a puno. @ealize o pro edimento padro de anti>sepsia. Lo alize o ponto de puno na Funo do tero m.dio om o tero medial da la/0 ula, palpe a =?r ula esternal. Colo7ue o ampo est.ril =enestrado. 2nestesie o lo al. +egure a agulAa e a seringa paralelos ao plano =rontal, posi ione o bisel da agulAa em posio audal para 7ue no momento da introduo do ateter e do =io>guia por dentro da mesma isso o orra em direo a /. bra7uio e='li a. %ntroduza a agulAa medialmente e em direo a =?r ula esternal por baixo da la/0 ula, aspirando a agulAa at. o orrer o re=luxo de sangue. Lo alizada a /eia, pro eda uma das t. ni as de introduo do ateter.

Anda mungkin juga menyukai