Anda di halaman 1dari 14

Segurana de Navios Tanque e Terminais 1.

Objetivo Este procedimento rene instrues de segurana para navios tanques e terminais e descreve o uso de equipamentos de proteo individual e critrios bsicos de segurana a serem obedecidos pelo carregador. 2. Abrangncia Este Procedimento se aplica a todas as reas de operaes . 3. Referncias Normativas NR- ! da Portaria n" #.$%& de '. !.(' )*+,-. !is"osi#es Normativas .1 $qui"amento de %rote&o 'ndividua( .onsidera-se equipamento de proteo )ndividual todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a sade e a integridade /0sica do trabal1ador. ,s equipamentos de proteo individual e sua utili2ao devem atender a NR- ! da Portaria n" #.$%& de '. !.(' e as normas pr3prias de cada cia.4 aplicveis a cada caso. 5evero ser adquiridos EP) com .erti/icado de 6provao 7.684 con/orme determina a NR- !4 que devem estar em boas condies de conservao e limpe2a durante o uso4 de /orma a resguardar suas caracter0sticas de proteo ao trabal1ador. ,s principais EP)9s a serem usados nos servios so: )niforme* 5ever ser padroni2ado4 pre/erencialmente de cor cin2a e con/eccionado em brim. No poder ser usado material sinttico com /ibras in/lamveis4 pre/erencialmente usar materiais no propagadores de c1ama. 6s camisas devem ser usadas por dentro das calas. +a"acete* 5eve ser sempre em poliuretano de alta densidade e a;ustado corretamente. Recomenda-se lavagem peri3dica ,uvas* 6 proteo dos membros superiores ser /eita por luvas con/orme tabela a seguir:

+a(ado de Segurana*

6 proteo dos membros in/eriores ser /eita por calados de segurana4 podendo ser bota ou sapato4 com solado isento de ob;etos e<ou super/0cies metlicas4 inclusive pregos para no provocar /ormao centel1as quando em contato com super/0cies metlicas e pisos de concreto em reas com presena de gases in/lamveis. %rote&o -acia( e .isua(* *ero usados 3culos de P=. com proteo total. %rote&o Res"irat/rio* ,nde o plano de combate a inc>ndio e situaes de emerg>ncia determinar4 sero usadas mscaras cu;o /ornecimento e treinamento para uso sero de responsabilidade da cia administradora da base local. +into de Segurana* 6 proteo contra queda4 ser /eita por meio de cintos de segurana de couro. +o(etes e 0/ias Sa(va1.idas* 5evem estar dispon0veis no p0er4 cabendo ao operador do terminal providenci-los e mant>-los4 sendo um 7%8 con;unto 7colete ? b3ia8 locali2ado nas pontas e no meio do p0er4 num total m0nimo de tr>s 7#8 @Aits@4 dispostos de /orma a atender situao de 1omem na gua na proteo contra a/ogamento.

.2 Segurana nas O"era#es .2.1 ,acra&o Bec1ar e lacrar as vlvulas que no sero usadas e possam propiciar a retirada de produto durante o bombeio. 6teno especial deve ser dada as vlvulas de al0vio. 5urante a operao de bombeio4 a vlvula de al0vio na lin1a de entrada do tanque recebedor deve permanecer aberta4 enquanto que4 a vlvula de al0vio na lin1a de sa0da do tanque recebedor deve permanecer /ec1ada e lacrada. *e eCistir outro tanque com o mesmo produto e no programado para receber4 a vlvula de al0vio da lin1a de entrada dever permanecer /ec1ada e lacrada durante a

operao de bombeio. *empre que eCistir um trec1o da lin1a com vlvula na posio @/ec1ada@4 dever 1aver um sistema de al0vio que este;a na posio @aberta@. .2.2 .a2&o de 0ombeio 6ssegurar sempre que o in0cio do bombeio se processe em ritmo lento4 subindo gradativamente at atingir a presso previamente a;ustada. Duando o tanque operar pela primeira ve2 ou estiver va2io4 a va2o at cobrir a parte superior da lin1a de recebimento ser correspondente E velocidade de %m<seg.4 obedecendo E seguinte tabela:

.2.3 .3(vu(as de !reno das 0acias de +onten&o. 6s vlvulas de dreno das bacias devem permanecer /ec1adas. *e por algum motivo /or necessrio sua abertura durante o bombeio4 dever permanecer um operador do terminal ao seu lado4 acompan1ando o servio que estiver sendo reali2ado4 enquanto a vlvula estiver aberta. Duando 1ouver sistema de si/o para a drenagem das bacias4 o operador do terminal tambm dever permanecer acompan1ando toda a operao de drenagem. .2. +o(eta de Amostra Esperar no m0nimo # minutos ap3s o trmino do bombeio4 para retirar amostra do tanque4 pois o tempo necessrio para que 1a;a dissipao das cargas estticas acumuladas durante o bombeio. .2.4 Aterramento -odos os equipamentos introdu2idos no interior do tanque como termFmetro4 saca-amostra4 trena de sondagem4 devem estar aterrados atravs do contato com a boca de medio do tanque. .2.5 +omunica&o 5ever ter registro de todas as operaes e/etuadas durante o bombeio4 de tal /orma que4 durante a troca de turno do pessoal envolvido na operao de recebimento4 a equipe que est assumindo ten1a condies de4 atravs dos registros e/etuados4 obter todas as in/ormaes necessrias para a continuidade da operao de bombeio. ,s rdios usados nas operaes devero ser intrinsecamente seguros4 para uso em reas classe )4 )) e ))) diviso %. .2.6 A(tura 738ima e de Segurana 6s indicaes de altura mCima e de segurana devem estar marcadas no tanque4 pr3Cimo E boca de medio e ;unto ao indicador de n0vel das trenas automticas.

.2.9 7udana de Tanque *e4 durante o bombeio4 1ouver a necessidade da troca de tanques4 a vlvula do segundo tanque dever obrigatoriamente ser aberta antes da vlvula do primeiro tanque ser /ec1ada .2.: 'n;cio e !urante o 0ombeio 6ntes do in0cio e durante o bombeio4 deve ser mantida vigilGncia constante sobre os dutos4 em todo percurso desde o ponto @6@ da base at a entrada do tanque recebedor4 visando detectar eventual ruptura da lin1a ou va2amento nas vlvulas. Especial ateno deve ser dada aos pontos em obras dentro da rea delimitada ao longo do duto4 ou onde este;am sendo reali2ados trabal1os a quente4 sendo necessrio veri/icar com os responsveis a liberao da lin1a e tanque para o bombeio. .2.1< %ress&o de 0ombeio Na operao de bombeio no se deve usar uma presso superior a capacidade do duto. Esta presso mCima pode ser veri/icada com o responsvel pela manuteno das lin1as do terminal recebedor. .2.11 7edi#es 'ntermedi3rias 5urante a operao de bombeio devem ser /eitas medies intermedirias4 visando controlar a va2o mdia 1orria do bombeamento e estabelecer a 1ora aproCimada de seu trmino4 pois variaes bruscas na va2o4 podem indicar operaes inadvertidas de vlvulas ou bombas4 e ruptura de tubulaes. .2.12 $mergncia *e4 durante a operao de recebimento ocorrer uma situao de emerg>ncia4 com transbordamento4 inc>ndio ou algum va2amento srio4 coloque em ao o plano de emerg>ncia espec0/ico da Hase onde atua4 acione o responsvel local pela base4 na aus>ncia de instrues detal1adas proceda da seguinte maneira: 6vise ao responsvel pela base e solicite instrues. 6vise a re/inaria para suspender o bombeio 7para isto4 ten1a sempre o tele/one da re/inaria em local de /cil acesso4 ;unto aos tele/ones da instalao8 e abra o tanque de apoio4 ; determinado para o bombeioI Bec1e lentamente a vlvula de recebimento na lin1a e4 somente ap3s ter avisado o pessoal da re/inariaI =eri/ique se as vlvulas de drenagem das bacias esto /ec1adasI *e o derrame /or pequeno4 espal1e areia sobre o mesmoI *e /or de grande monta4 espal1e espuma sobre toda a super/0cie derramada. )sole toda a rea do terminal4 inclusive da rea circunvi2in1a E instalao. ,s ve0culos devem ser retirados do terminalI

,s portes devem permanecer abertos e desimpedidos para o acesso de ve0culos de emerg>nciaI Em caso de emerg>ncia /ora do eCpediente4 alm dos procedimentos anteriores4 que devem ser seguidos dentro da estrutura operacional de cada instalao4 o pessoal do terminal dever: -ele/onar para o corpo de bombeirosI -ele/onar para o responsvel pelo terminalI -ele/onar para a pol0ciaI -ele/onar para o pronto socorro. Nos derrames de grande monta4 os ve0culos pr3Cimo E bacia de tanques no devem ser ligados e sim empurrados. Notas: 68 Elaborar procedimento e treinamento sobre o que /a2er nas situaes de emerg>ncia. H8 .olocar um quadro na sala de operaes com todos os contatos e respectivos tele/ones das pessoas e 3rgo que devem ser acionados numa situao de emerg>ncia. 4. !is"osi#es =erais 4.1 +aracter;sticas dos %rodutos 7ovimentados. , pessoal envolvido com o manuseio de substGncias relativas ao petr3leo 7e outras substGncias qu0micas84 deve estar /amiliari2ado com suas caracter0sticas qu0micas e /0sicas4 incluindo seu potencial para /ogo4 eCploso ou reao qu0mica. , pessoal deve estar /amiliari2ado com os procedimentos de emerg>ncia apropriados para seguir em tais casos. , pessoal deve aplicar as prticas operacionais de segurana da compan1ia na qual os servios so prestados bem como os regulamentos /ederais4 estaduais e local4 incluindo o uso de equipamento e roupa de proteo pr3pria. , pessoal deve estar alerta para evitar potencial /ontes de ignio e deve manter recipientes com materiais /ec1ados quando no em uso. Nota: , operador deve obter in/ormaes a respeito dos produtos movimentados com as .)6* e<ou com o Bornecedor4 particularmente no que di2 respeito a suas caracter0sticas qu0micas e /0sicas4 incluindo seu potencial para /ogo4 eCploso ou reao qu0mica e como proceder em situaes de emerg>ncia4 repassando-as a toda a sua equipe. 4.2 %erigo "ara a Sa>de 6ntes de entrar em um tanque que contm produto4 vapor ou materiais t3Cicos4 todas as lin1as para o tanque devem estar desconectadas ou com /lange @cego@4 e um certi/icado de livre de gases deve ser obtido. Procedimentos de segurana designados pela Empresa , operador do terminal e todas as outras partes interessadas devem tambm ser observados. )sto deve estar indicado que o tanque

@seguro para trabal1adores@ e<ou @seguro para trabal1o E quente@4 como prescrito na NBH6 # !4 J.*. .oast +uard4 ,*K64 ou outros regulamentos: internacional4 /ederal4 estadual4 ou local que pode aplicar. -ais testes podem ser /eitos pelo menos a cada $& 1 ou mais /requentemente quando condies garantidas. )*+,-- deve ser consultado. 6lm disso4 outra pessoa deve estar de guarda na entrada do tanque durante toda durao e soar um alarme se ocorrer uma emerg>ncia. 6propriado equipamento e roupa de proteo deve ser usado. Precaues de segurana com respeito a andaime e escada de mo devem tambm ser observados. , vapor de petr3leo dilu0do com oCig>nio no ar pode tambm ser t3Cico4 especialmente vapor de sul/ato de 1idrog>nio de /onte de cru. =apores de petr3leo com concentraes relativamente baiCas de sul/ato de 1idrog>nio4 podem causar inconsci>ncia ou morte. 5urante e ap3s a abertura da boca de medio4 posicionar-se de /orma que o gs no se;a inalado. Duando necessrio4 adequado equipamento de ar /resco deve ser usado antes de aproCimar-se do local de medio e durante o procedimento de medio. =apores nocivos ou de/ici>ncia de oCig>nio no podem sempre ser detectados pelo c1eiro4 inspeo visual ou ;ulgamento. Precaues adequadas devem ser usadas para a proteo contra vapor t3Cico ou de/ici>ncia de oCig>nio. Potencial e/eitos de sade pode resultar de eCposio a algum produto qu0mico e esto dependente na toCicidade do qu0mico4 concentrao e a durao da eCposio. .ada um deve minimi2ar sua eCposio para trabal1ar em local com produtos qu0micos. 7alertamos para o contedo desta clusula4 pois prev> potencial dano E sade8 6s seguintes precaues gerais so sugeridas: - Linimi2ar o contato da pele e ol1os e respirao de vaporesI - Lanter os produtos distante da boca. Eles podem ser nocivos ou /atal se engolidos ou inspiradosI - Lanter recipientes /ec1ados quando no em usoI - Lanter reas de trabal1o desimpedidas e bem ventiladasI - Mimpar rapidamente derrames e em con/ormidade com pertinente segurana4 sade e regulamentos - ambientaisI - ,bservar os limites estabelecidos e usar equipamento e roupa de proteo pr3pria. 4.3 $qui"amentos em ?reas +(assificadas Em um navio-tanque4 certas reas so de/inidas por 3rgos do governo e sociedades classi/icadoras como sendo perigosas para instalao ou uso de equipamento eltrico /iCo4 a qualquer tempo ou somente durante as operaes com carga ou lastro4 operaes de limpe2a de tanques ou desgasei/icao. Estas reas esto descritas na @Publicao N$ da .omisso Eletrotcnica )nternacional@4 que se re/ere aos tipos de equipamentos eltricos que podem ser nelas instalados. Em um terminal4 deve-se atentar para a probabilidade de uma mistura in/lamvel de gs estar presente e4 ento4 classi/icar as reas perigosas quanto ao n0vel de risco4 em # 2onas: @ONA < Jma rea na qual uma mistura in/lamvel de gs est continuamente presente durante longos per0odos de tempo.

@ONA 1 Jma rea na qual 1 probabilidade de 1aver uma mistura in/lamvel de gs em condies normais de operao. @ONA 2 Jma rea na qual improvvel a presena de uma mistura in/lamvel de gs4 mas4 se isto ocorrer4 ser durante curto per0odo de tempo. -odos os regulamentos usados para entrada em reas perigosas devem ser adequados para o uso a que se destinam de acordo com a classi/icao da rea. Equipamento eltrico e eletrFnicos para uso em reas classi/icadas eletricamente devem ser adequadamente especi/icados de acordo com o grau de risco. Rdios transceptores usados na rea devem ser intrinsecamente seguros. Equipamento eletrFnico porttil para detectar o n0vel de produto e<ou a inter/ace de petr3leo e gua livre deve ter um certi/icado como seguro para uso em atmos/era in/lamvel e para uso em l0quidos que acumulam cargas estticas. 6s lanternas devem ter certi/icados como seguras para uso em atmos/era in/lamvel. 4. %erigos com $(etricidade $st3tica Para eliminar perigo da eletricidade esttica4 aterre seu corpo tocando o corrimo da escada4 plata/orma4 ou c1apa do tanque4 quando aproCimando-se o topo do tanque e antes de abrir a boca de medio. , petr3leo e seus derivados tem caracter0sticas de acumulador esttico. .abos e cordas usadas para suspender instrumento de medio no tanque devem ser /eitos de material4 tais como4 algodo4 os quais no segura ou trans/ere troca esttica. No devem ser usados cabos de nOlon e materiais isolantes acumuladores de energia eltrica esttica. Bitas de medio e prumos devem estar aterrados com o tanque mantendo contato entre a /ita de medio e a boca de medio a partir do momento que o prumo entra pela boca de medio at a 1ora que ele toca no l0quido. Nunca /a2er medio no tanque durante relGmpagos. Ledio manual em navios inerti2ados requer observGncia dos procedimentos de segurana con/orme cap0tulo N do )*+,-- e do guia de segurana de conduto de gs inerte. 5. %rocedimentos "ara +Aegada ao %orto 5.1 Troca de 'nforma#es 5.1.1 'nforma#es do Termina( "ara o Navio - Pro/undidade no bero por ocasio da baiCa-mar e salinidade da gua. - 5isponibilidade de rebocadores e equipamento de atracao. - *e sero usados cabos do navio ou dos rebocadores. - .abos de amarrao e acess3rios necessrios de propriedade do navio para todas as operaes de atracao. - Nmero e a dimenso das coneCes dos mangotes<tomadas de carga. - Particularidades do bero e b3ias de amarrao essenciais para con1ecimento prvio do navio. - =elocidade mCima permitida e Gngulo de aproCimao do cais. - .3digos de sinais visuais ou sonoros para uso durante a atracao.

- 5isposio do espao para colocao da pranc1a no bero ou disponibilidade de equipamento de acesso ao -erminal. - )n/ormao prvia sobre a operao proposta para manuseio da carga ou mudanas nos planos eCistentes para manuseio da carga. - *e os tanques devem estar desgasei/icados para carregamento de produtos no volteis acumuladores de eletricidade esttica. - Noti/icao sobre restries ambientais e de carga aplicveis ao bero. 5.2 %re"ara&o "ara a +Aegada 5.2.1 'nforma#es sobre o %orto , terminal deve assegurar ao navio in/ormaes gerais sobre o porto to breve quanto poss0vel. 5.2.2 'nforma#es sobre Atraca&o 6ntes da atracao o terminal deve /ornecer ao comandante do navio4 atravs do piloto 7prtico8 detal1es do plano de atracao. , procedimento de atracao deve ser revisto pelo comandante e o piloto 7prtico8 e acordado entre ambos. 5.3 Atraca&o 5.3.1 Ti"o e Bua(idade dos +abos de Amarra&o Pre/erencialmente todos do mesmo material e construo. Para navios de grande porte4 cabos de ao so recomendados. .abos de di/erentes elasticidades nunca devem ser usados ;untos na mesma direo. 5. %rocedimentos "ara !esatraca&o de $mergncia 5. .1 =era( 5evem ser providos meios para permitir uma rpida desatracao do navio4 em caso de necessidade4 numa emerg>ncia. 5. .2 +abos de Reboque de $mergncia CD-ire EiresDF ECceto em terminais onde no 1a;a disponibilidade de rebocadores4 cabos de reboque de condio e resist>ncia adequados devem ser amarrados aos cabeos do navio4 avante e E r4 e suas mos devem ser mantidas na altura acima da lin1a d9gua. 6. %recau#es =erais $nquanto um %etro(eiro est3 atracado 6.1 %recau#es de Segurana e %rocedimentos de $mergncia 6.1.1 Necessidade de %essoa( Pessoal designado deve ser em nmero su/iciente para atender a situaes de emerg>ncia a bordo e em terra durante todo o tempo em que o navio permanecer no terminal. 6.1.2 'ntercomunica&o NavioGTermina( sobre %rocedimentos de Segurana

6p3s atracao4 o representante do terminal deve entrar em contato com o o/icial responsvel no navio para: - 6cordar reas designadas para /umo. - 6cordar as restries quanto ao acendimento de /ogo na co2in1a e a utili2ao dos equipamentos de co2in1a. - 6lertar sobre procedimentos de @servio a quente@ e @permisso de servio a quente@. - 6lertar sobre outras atividades relevantes nas proCimidades. - Prover in/ormaes sobre outros regulamentos do terminal ou locais sobre segurana e poluio. - 6lertar sobre os meios de obteno de assist>ncia do terminal4 de inc>ndio4 mdica4 policial e outros - servios de emerg>ncia. - -roca de in/ormaes sobre a disponibilidade e uso de equipamentos de combate a inc>ndio e equipamentos de emerg>ncia do terminal e do navio. - 5iscutir as aes a serem tomadas em caso de inc>ndio ou outra emerg>ncia. - 5iscutir acordo para evacuao ordenada do bero em caso de emerg>ncia 7pontos de reunio e rotas de acesso navio<terra8. 6.2 $stado de %rontid&o 6.2.1 $qui"amentos de +ombate a 'ncndio 5isponibilidade de coneCo padro internacional no navio e no terminal para trans/er>ncia de gua de combate a inc>ndio. 5ispositivos de combate a inc>ndio do terminal devem estar operativos e prontos para uso imediato. 6 rede de 1idrantes deve ser pressuri2ada ou ter condies de pressuri2ao imediata. 6.3 +omunica#es P responsabilidade do terminal prover os meios adequados de comunicao entre o navio e terra4 incluindo sistema de @bacA up@. 9. 'ntercomunica&o entre o Navio e o Termina( antes do 7anuseio da +arga 9.1 Notifica#es do Termina( "ara o Navio 9.1.1 'nforma#es na %re"ara&o "ara a !escarga - ,rdem de descarga aceitvel para o terminal. - Duantidades a serem descarregadas. - =a2es mCima de descarga aceitveis. - Presso mCima aceitvel na coneCo de carga navio<terra. - Hombas booster que possam estar no /luCo de produto. - N" e dimenso dos mangotes ou braos dispon0veis e coneCes no mani/old necessrias para cada produto ou tipo de carga e se estes braos so ou no comuns entre si. - Mimitaes nos movimentos dos mangotes ou braos. - Duaisquer outras limitaes no terminal. - *istema de comunicao para controle da descarga incluindo sinal para parada de emerg>ncia. 9.2 %(ano de !escarga Acordado

- Nome do navio4 bero4 data e 1ora. - Nome e assinatura dos representantes do navio e do terminal. - 5istribuio da carga na c1egada e na partida - 6s seguintes in/ormaes sobre cada produto: - Duantidade. - -anques de terra recebedores. tanques de bordo a serem descarregados. - Min1as a serem usadas navio<terra. - =a2o de trans/er>ncia da carga. - Presso de operao. - Presso mCima permitida. - Mimites de temperatura. - *istemas de respiro 7@venting@8 - Restries necessrias4 devidas a: - Propriedades eletrostticas. - Jso de vlvulas automticas de parada 7@s1ut-doQn@8. - 6 seqR>ncia na qual os tanques devem ser descarregados considerando: - Ludana de tanque de bordo e de terra. - Evitar a contaminao da carga. - 5esimpedimento da tubulao para a descarga. - .,S4 se utili2ado4 ou outra limpe2a de tanque. - ,utras movimentaes ou operaes que possam a/etar a va2o. - -rim e borda livre do navio. - 6 necessidade de garantir que as presses no sero eCcedidas. - ,peraes de lastreamento. - 6s va2es de descarga inicial e mCima4 considerando: - 6 especi/icao da carga a ser descarregada. - 6 disposio e a capacidade das lin1as do navio4 de terra e tanques. - 6 presso mCima permitida e a va2o nos mangotes ou braos navio<terra. - Precaues para evitar o acumulo de eletricidade esttica - Duaisquer outras limitaes. 9.3 +omunica#es 6ntes do in0cio das operaes um sistema de comunicao con/ivel entre o navio e o terminal deve ser acordado4 por escrito4 e mantido. Jm segundo sistema @stand-bO@ tambm deve ser estabelecido e acordado. -olerGncia deve ser dada para o tempo requerido entre a ao e a resposta Es sinali2aes. , sistema deve incluir sinali2ao para: - )denti/icao do navio4 bero e carga - @*tand-bO@ - )n0cio do carregamento ou descarga - Reduo de va2o - Parada do carregamento ou descarga - Parada de emerg>ncia - Duaisquer outras sinali2aes devem ser acordadas e compreendidas. - Duando di/erentes produtos so manuseados seus nomes e descrio devem ser claramente compreendidos pelo pessoal de bordo e de terra de servio durante as operaes. :. %recau#es Antes e !urante o 7anuseio da +arga

:.1 'so(amentoH Aterramento e ,iga&o $(Itrica NavioGTerra :.1.1 'so(amento e Aterramento NavioGTerra 6 /im de prover proteo contra a abertura de arco eltrico durante a coneCo e desconeCo4 o terminal responsvel por assegurar que os braos e os mangotes de carregamento este;am equipados com um /lange de isolamento ou com uma seo de mangote eletricamente descont0nuo para garantir a descontinuidade eltrica entre o navio e o terminal. , /lange de isolamento uma ;unta /langeada composta de ;unta4 luvas e arruelas isolantes4 destinada a impedir continuidade eltrica entre tubulaes4 lin1as de mangotes ou braos de carregamento. -odas as partes metlicas4 a partir da seo isoladora4 que estiverem do lado do mar4 devem ser eletricamente cont0nuas com o navio e4 todas aquelas do lado de terra devem ter continuidade eltrica com o sistema de aterramento do terminal. , /lange de isolamento ou a seo de mangote eletricamente descont0nuo no deve /ec1ar curto circuito atravs de contato com metais eCternos4 eC. /lange metlico eCposto ou uma seo de mangote que estiver do lado do navio4 a partir de um /lange de isolamento ou do mangote descont0nuo no deve entrar em contato diretamente ou atravs do equipamento de manuseio de mangotes4 com a estrutura do terminal. Blanges de isolamento devem ser inspecionados e testados periodicamente para assegurar que o isolamento este;a limpo e em boas condies. 6 resist>ncia deve ser medida entre o tubo metlico do lado de terra do /lange de isolamento e a eCtremidade do mangote ou brao metlico quando livremente suspenso. , valor medido ap3s a instalao no deve ser menor que % pode indicar avaria ou deteriorao do isolamento. o1m. Jma resist>ncia mais baiCa

5eve ser observado que o desligamento do sistema de proteo cat3dica no dispensa a instalao de um /lange de isolamento ou de uma seo de mangote no condutora. ,s mangotes de carga4 com interligao eltrica entre os /langes das eCtremidades4 devem ser c1ecados quanto E continuidade eltrica4 antes de serem postos em servio e4 periodicamente4 ap3s esta primeira veri/icao. :.1.2 +abos de 'nter(iga&o $(Itrica NavioGTerra C+abo1TerraF .abos de interligao navio<terra no so e/icientes como equipamento de segurana e podem at mesmo ser perigosos. Portanto4 no devem ser utili2ados. Embora os perigos potenciais do uso do cabo-terra se;am amplamente recon1ecidos4 deve ser dada ateno ao /ato de que algumas normas nacionais ou locais podem ainda eCigir o emprego do caboterra. Neste caso4 o cabo deve ser inspecionado visualmente antes de ser utili2ado4 quanto a condio de mecGnica e eletricamente per/eito. , ponto de coneCo para o cabo-terra deve estar bem a/astado da rea das tomadas de carga. 5eve ter sempre4 no p0er4 uma c1ave em srie com o cabo-terra4 e de um tipo adequado para uso em rea

de risco Tona %. P importante que se;a garantida a condio de que a c1ave este;a sempre na posio @desligado@ antes de conectar e desconectar o cabo. *omente quando o cabo estiver adequadamente /iCado e com bom contato com o navio4 que a c1ave pode ser ligada. , cabo deve ser ligado antes dos mangotes de carga serem conectados4 e removido somente ap3s os mangotes terem sido desconectados. 1<. %rocedimentos de $mergncia 1<.1 %(ano de $mergncia do Termina( 1<.1.1 %re"ara&o , plano de emerg>ncia do terminal deve incluir: - 6es espec0/icas iniciais a serem tomadas pelo pessoal no local do incidente para reportar4 conter e superar o incidente. - Procedimentos para mobili2ao de recursos do terminal. - Responsabilidade de alerta e procedimentos. - Mocal de reporte para o pessoal envolvido. - ,rgani2ao para emerg>ncias com descrio de tare/as para cada participantes. - *istema de comunicao. - .entros de controle. - )nventrio e locali2ao dos recursos para resposta a emerg>ncias. - .ada local dever implementar plano para en/rentar uma emerg>ncia e tambm a ao imediata que deve ser empreendida na ocorr>ncia de tal emerg>ncia. - Navios atracados no terminal devem ser in/ormados do plano de emerg>ncia do terminal4 particularmente: - *inais de alarme. - Rotas de escape de emerg>ncia. - .omo obter auC0lio no caso de emerg>ncias a bordo. 1<.1.2 Autoridades %ortu3rias e +entros de +ontro(e de Tr3fego de $mbarca#es 6s autoridades devem ser in/ormadas de quaisquer emerg>ncias envolvendo o terminal ou navios atracados com detal1es de: - Nature2a e eCtenso da emerg>ncia. - -ipo do navio ou navios envolvidos4 com sua locali2ao e detal1es da carga - -ipo de auC0lio necessrio. 1<.1.3 Remo&o de $mergncia de um Navio de um 0ero *e um inc>ndio num navio ou num bero no puder ser controlado pode ser necessrio considerar se o navio deve ou no ser removido do bero. Plane;amento para esta eventualidade requer consulta entre autoridade porturia4 comandante do navio4 responsvel pelo terminal e corpo de bombeiros. , plano deve re/orar a necessidade de se evitar aes precipitadas que possam aumentar ao invs de diminuir o risco para o pessoal4 navio4 terminal4 outros navios atracados pr3Cimo e outras instalaes ad;acentes.

*e /or necessrio remover um navio em c1amas4 as circunstGncias podem ser tais que a tripulao no possa auCiliar. , plano de emerg>ncia do terminal deve /a2er proviso de pessoal para /ec1amento de vlvulas4 desconeCo de mangotes ou braos4 desamarrao do navio e operao de equipamentos de combate a inc>ndio sem auC0lio da tripulao do navio. , plano de desatracao de emerg>ncia deve cobrir: 5esignao de pessoa ou pessoas4 em ordem de prioridade4 com autoridade para decidir pela remoo ou no do navio em c1amas. 6o a ser tomada com relao a navios em outros beros. 5esignao de locais seguros para os quais o navio possa ser movido em condies controladas4 se decidida sua remoo. 1<.2 'ncndio em Navio Atracado num Termina( 1<.2.1 A&o do %essoa( do Termina( 6o ser ouvido o alarme do navio4 acionar o alarme do terminal. )n/ormar as autoridades porturias. )niciar imediatamente a interrupo de operaes de carregamento4 descarga4 abastecimento ou deslastreamento que estiverem em andamento. 6tivar o plano de emerg>ncia do terminal. -odos os outros navios no terminal devem ser in/ormados sobre a emerg>ncia e4 onde considerado necessrio4 o navio se preparar para desconectar braos ou mangotes e colocar os motores e leme em estado de prontido. ,nde eCistirem rebocadores<lanc1as de combate a inc>ndio4 acion-los para auC0lio no combate at a deciso do responsvel geral pelo controle do incidente de utili2-los ou no para auC0lio na evacuao de navios no a/etados. .onvocar auC0lio eCterno 7.. Hombeiros4 lanc1as de resgate4 ambulGncias4 prticos4 etc.8 1<.3 !errames e .a2amentos Acidentais. , pessoal do navio e do terminal deve manter atenta vigilGncia quanto ao escapamento de petr3leo4 no in0cio e durante as operaes de carregamento e descarga. 5eve 1aver todo cuidado para garantir que todas as vlvulas do oleoduto4 inclusive as vlvulas de coleta de amostra que no estiverem em uso4 este;am /ec1adas. ,s tanques de carga que tiverem o carregamento conclu0do devem ser c1ecados /requentemente durante as operaes de carregamento dos outros tanques4 a /im de evitar um transbordamento. .aso ocorra va2amento em tubulao4 vlvula4 mangote ou brao de carga4 as operaes atravs

destas coneCes devem ser interrompidas4 at que a causa ten1a sido identi/icada e o de/eito corrigido. *e uma tubulao4 mangote ou brao de carga romper-se ou se 1ouver um transbordamento4 todas as operaes com a carga e abastecimento de combust0vel devem ser imediatamente interrompidas e no devem ser reiniciadas sem que a avaria ten1a sido corrigida e todos os riscos causados pelo produto derramado ten1am sido eliminados. *e 1ouver qualquer possibilidade do produto penetrar por uma entrada da praa de mquinas4 medidas preventivas tem que ser tomadas prontamente. 5evem ser proporcionados meios adequados para a pronta remoo de qualquer derrame no convs do navio. 6s autoridades porturias e quaisquer embarcaes ou instalaes terrestres pr3Cimas4 devem ser alertados sobre qualquer perigo. 6ntes de iniciar-se o manuseio da carga4 todos os embornais eCistentes no navio e os drenos no cais4 tem que ser bu;onados de modo e/ica24 a /im de evitar que o 3leo derramado caia na gua ao redor do navio ou do terminal. 6 gua acumulada deve ser drenada periodicamente e os bu;es devem ser recolocados nos embornais4 imediatamente ap3s a sa0da da gua. 6 gua contaminada deve ser trans/erida para um tanque de res0duos ou outro recipiente adequado. 6 menos que eCistam meios permanentes destinados ao recebimento de pequenos va2amentos na coneCo navio<terminal4 indispensvel que se;am usadas bande;as para coletar quaisquer va2amentos. No se pode con/iar na vedao de vlvulas como meio de impedir escape ou va2amento de produto. -odas as lin1as em terra4 braos de carga e mangotes4 que no estiverem em uso em um p0er4 tem que ser seguramente /langeados. -odas as lin1as de carga e de combust0vel do navio4 que no estiverem em uso4 tem que ser seguramente /langeados nas tomadas de carga. 6s lin1as de carga da popa tem que ser isoladas do sistema principal de tubulaes do navio4 a vante dos compartimentos 1abitveis de popa4 por meio de /lange cego ou pela remoo de um carretel de unio.

Anda mungkin juga menyukai