Anda di halaman 1dari 6

ESCLARECIMENTO AOS CONDMINOS E INQUILINOS DO EDIFCIO BENEDICTUS COM RELAO A DEMISSO DA FUNCIONRIA ELIANA APARECIDA PEREIRA LEITE.

No dia 23/10/2011 a ex Sndica Larissa Marques Haritoff tomou conhecimento de que a funcionria ELIANA APARECIDA PEREIRA LEITE, que possua o carto eletrnico Sindcard Vale Transporte de n. 72.04.00068646 (PAGO POR NS), o estava transferindo a terceiros. A prpria funcionaria informou tal fato, eis que solicitou que fosse cancelado a emisso do carto, contudo, para cessar a emisso do carto pelo empregador necessrio uma solicitao expressa do funcionrio com o motivo. Como a ex-funcionaria no mudou de endereo desde que comeou a trabalhar no Condomnio, informou expressamente que no necessitava do carto j que o estava transferindo ao filho. Este documento se encontra no arquivo RTOrd ELIANA APARECIDA P. LEITE - 13 - DOC. COMPROVAM PETIO 2 folha. A atitude da referida ex-funcionria caracteriza crime dos artigos 171 e 308 do Cdigo Penal, bem como a demisso por justa causa na forma do pargrafo terceiro, do artigo 7 de Dec 95.24/87.
Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Art. 308 - Usar, como prprio, passaporte, ttulo de eleitor, caderneta de reservista ou qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, prprio ou de terceiro: Pena - deteno, de quatro meses a dois anos, e multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave.

O carto Sindcard Vale Transporte deve ser utilizado em percurso casa/trabalho ou vice versa.... (informativo Sindcard - arquivo Relatrio SINDPASS) Se analisarmos o relatrio do SINDPASS podemos ver que no foi bem isso que a Senhora Eliana fez. (arquivo Relatrio SINDPASS) Foi verificado com as empresas as linhas onde foi utilizado o carto e, estas passam longe da residncia da ex-funcionria como exemplo linhas da Viao Colitur (fl.02/ 03/ 04/ 05/ 06/ 07/...) e pasmem na fl. 07 temos o uso do carto na Viao Nossa Senhora Aparecida que de Barra do Pira, bem como varias vezes na Viao Sul Fluminense, Viao Auto Comercial, Viao So Joo Batista o nibus que faz somente a linha de Volta Redonda, h de se atentar nos dias existem a utilizao em 4(quatro) vezes no dia

e horrios tambm existem diferenas mnimas de horrio entre uma passagem para outra e a quantidade de dias utilizados. Com a informao da Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite, no houve alternativa, seno a demisso daquela por justa causa, EXATOS DITAMES LEGAIS NA FORMA DA CLT. DEVER E OBRIGAO DO SNDICO ZELAR E CUMPRIR O QUE DISPE A CONVENO DO CONDOMNIO, SENDO UM DOS DEVERES RESGUARDAR O PATRIMONIO DOS CONDMINOS EVITANDO PREJUZOS MATERIAIS, sob pena de ser responsabilizado pessoalmente civil e criminalmente. Acontece que em 20/09/2012 tomei conhecimento que a Sra. Sndica fez um comentrio de que por culpa da ex Sndica, Dra. Larissa, foi obrigada a fazer um acordo com a Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite na Justia do Trabalho, por ter demitido esta por justa causa, sem razo. Imediatamente, fiz uma pesquisa jurdica e encontrei tal processo, ento peticionei ao MM Juiz da vara do Trabalho, informando que a Sra. Sindica havia realizado um acordo em desarmonia com o que dispe o artigo 1348, III do Cdigo Civil, ou seja:
Art. 1.348. Compete ao sndico: I - convocar a assemblia dos condminos; II - representar, ativa e passivamente, o condomnio, praticando, em juzo ou fora dele, os atos necessrios defesa dos interesses comuns; III - dar imediato conhecimento assembleia da existncia de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomnio;

Assim, considerando a violao do artigo 1.348, III do CC o acordo passvel de nulidade. No dia 21/09/2012 a Sra. Sndica informou atravs de CIRCULAR : Acordo judicial com ex funcionria ELIANA APARECIDA PEREIRA LEITE Observa-se que a Sra. Sndica no menciona os termos da Reclamao e tampouco faz meno ao valor do acordo. Observa-se claramente nas copias da Reclamao Trabalhista fls. 02/19 (000021622.2011.501.0551) que a Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite nada trouxe aos autos e que somente indicou 3 testemunhas que so seus vizinhos e um funcionrio que trabalha no Prdio. Observa-se ainda que a Sra. Sndica no juntou quaisquer documentos para rebater os argumentos da Sra. Eliana, ou seja no promoveu a defesa. Os documentos para defesa evidenciam a justa causa, sendo certo ainda que constam todos procedimentos legais, como:

1 - Solicitao de cancelamento de vale transporte pela Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite, onde menciona que no fazia uso do carto e o transferia para terceiro; 2 - Comunicado de Resciso do Contrato de Trabalho; 3 - Carta emitida Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite informando que deveria comparecer ao MT no dia 14/11/2011 para homologao da Resciso por justa causa; 4 Declarao do Ministerio do trabalho que a Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite se recusou em assinar a homologao; 5 - Carta de Preposto ao Contador para representar o condomnio no MT; 6 - Termo de Resciso do Contrato de Trabalho; 7 Extrato de Conta do FGTS; 8 - Deposito junto ao BB do valor que fazia jus a Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite; 9 - Carta emitida pelo BB que a Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite no havia se negado formalmente o valor depositado; 10 Ata de Assemblia realizada em 22/05/2012 onde os condminos ratificaram a demisso por justa causa da Sra. Eliana; 11 Decreto N 95.247, de 17 de Novembro de 1987 que dispe sobre o uso do Vale Transporte; 12 - Informaes importantes aos usurios dos cartes Sindicard (emitido pelo Sindpass); 13 RELATORIO DA UTILIZAO DO CARTO ELETRONICO SINDICARD VALE TRANSPORTE PELA SRA. ELIANA, EMITIDO PELO SINSPASS.

A Sra. Sndica alm de no dar conhecimento em Assembleia da Ao trabalhista (art. 1348, III do CC) no usou os documentos para defesa do Condomnio. A Sra. Sndica fez um Acordo no valor de R$ 5.397,00 (cinco mil trezentos e noventa e sete reais), alm da liberao do FGTS e Seguro desemprego Sra. Eliana Aparecida Pereira Leite. Acordo este que no deveria ter sido realizado, haja vista que: A uma por no ter a Sra. Sndica comunicado em Assembleia a existncia da ao judicial; A duas porque a ex funcionria no tinha direito a nenhum dos pedidos. O pedido de reverso de justa causa para sem justa causa no existe procedncia, pelos documentos que comprovam os desvios do Vale Transporte;

O pedido de horas extras, da mesma forma no procede, haja vista que nenhum funcionrio do Edifcio faziam horas extras, ao revs, deviam hora ao Condomnio fatos facilmente derrubveis atravs dos livros de ponto. Com inerncia ao suposto dano moral, tambm no h procedncia j que nunca ocorreu qualquer insulto ex funcionria ou a qualquer funcionrio do Edifcio, pelo contrario a Sra. Eliana sempre foi tratada com respeito, tendo sido inclusive na minha gesto promovida e com aumento do salrio. Por fim, se a Sra. Sndica tivesse cumprido o artigo 1.348, III do CC, daria oportunidade aos condminos e aos inquilinos (que pagam condomnio) a tomar conhecimento da RT e analisarem os argumentos da Sra. Eliana, para chegarem uma concluso, certamente de que no havia motivo para acordo. mister esclarecer que o valor dado causa no quer dizer que seja o valor pretendido, sendo certo que dificilmente a Sra. Eliana teria xito em sua Reclamao, diante de toda documentao existente que rebatem os argumentos expostos na RT. A Sra. Sndica no apresentou nenhum documento, nem os que comprovam a demisso por justa causa, tampouco o livro de ponto, bem como no indicou qualquer testemunha e no ouviu as supostas testemunhas da Sra. Eliana que digase de passagem se tratam de pessoas que so seus vizinhos e um secretrio de escritrio que trabalha no Edifcio que no presenciou qualquer fato que implicasse em dano moral contra a Sra. Eliana, j que no existiu. Assim, exercendo o meu direito legal e pessoal, como condmina, tomei as medidas que entendo cabvel, para anular o acordo atravs de uma Ao Rescisria, paguei as custas processuais e vou discutir a ilegalidade do Acordo (art. 1348, III do CC), ou o ressarcimento pelos prejuzos que sofri.

Seguem anexos cpias: 1 - Da ntegra da Reclamao Trabalhista; 2 - Dos documentos que comprovam que foi legtima a demisso da ex funcionria por justa causa; 3 - Dos documentos que comprovam que foram realizadas todas formalidades na dispensa, inclusive no Ministrio do Trabalho e depsito das verbas resilitrias a que fazia jus a ex funcionria junto ao Banco do Brasil. 4 Relatrio emitido pelo Sindipass que demonstra com clareza que a ex funcionaria fazia uso indevido do seu vale Transporte. 5 Encarte com Informaes importantes aos usurios dos cartes Sindicard.

DOS HORARIOS DOS PORTEIROS Por oportuno mister trazer ao conhecimento de todos que a Sra. Sndica alterou o horrio de trabalho dos porteiros, OU SEJA, os porteiros voltaram a trabalhar aos sbados 8(oito) horas direto o que ilegal. Nenhum funcionrio pode trabalhar alm de 44 horas semanais. O horrio dos porteiros foi regularizado na minha gesto e agora a atual Sndica o modificou. Os porteiros voltaram a trabalhar 4 horas alm aos sbados, o que ilegal, mesmo compensando na semana seguinte. A compensao somente se admite atravs de Acordo Coletivo ou do Sindicato, sendo certo ainda que nenhum funcionrio pode fazer mais de 2 horas extras por dia. A forma ilegal dos horrios dos porteiros poder gerar futuramente ao trabalhista e at mesmo multa pelo Ministrio do Trabalho, que sero arcados pelos condminos, ainda que certamente ser responsabilizado o sndico, contudo, nos trar incmodos e prejuzos. Observa-se ainda no quadro de horrio dos funcionrios afixado na portaria, que no foi modificado at a presente data (foto anexa) consta no referido quadro at mesmo o nome e horrio do funcionrio falecido e outro que no mais trabalha no prdio, a assinatura do responsvel do administrador da minha gesto, o que tambm implica em multa se um fiscal do Ministrio do Trabalho tomar conhecimento.

o que me cumpre esclarecer aos senhores condminos e inquilinos, haja vista que tomei conhecimento por terceiros de que h comentrios de que cometi ato ilegal ao demitir a Sra. Eliana, que consta na CIRCULAR emitida pela Sra. Sndica.

Me coloco disposio para dirimir quaisquer dvidas.

Atenciosamente

Larissa Marques Haritoff

Anda mungkin juga menyukai