Anda di halaman 1dari 18

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out.

de 1999

A (re)construo da identidade masculina(*)'

Berenice Alves de Meio Bento


Doutoranda em Sociologia Universidade de Brasilia

Resumo
0 objetivo deste artigo refletir as novas formas de organizao da subjetividade dos homens a partir de uma pesquisa, realizada em Brasilia, em torno da temtica masculinidade e subjetividade. A pesquisa procurou entender como as disposies durveis, ou "habitus masculino", que dizem respeito A. estruturao da identidade masculina, assimiladas na socializao primria, so vivenciadas e questionadas.

Abstract
This paper is intended to reflect on the new organisational forms of the subjectivity of men who have taken part in a research in Brasilia, which dealt with masculinity and subjectivity. The study looked at the durable dispositions or the masculine "habitus" (BOURDIEU, 1996), related to the building up of the structure of the masculine identity and assimilated during the primary socialisation, how they are felt and questioned.

Palavras-chave: subjetividade; Keywords: subjectivity, masculinimasculinidade; habitus. ty, habitus.

" The (re)construction of the masculine identity. ' Este artigo uma verso condensada de um dos captulos da minha dissertao de mestrado, defendida em maio de 1998, no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasilia.

34

A (re)construo da identidade masculina

Introduo as ltimas trs dcadas, o Brasil foi acometido de uma srie de mudanas que no se limitaram esfera politico-econmica. Novos cdigos e modelos comportamentais passaram a ser estruturados por joyens que eram, em grande parte, estudantes secundaristas ou universitrios. Nas dcadas de 60 e 70, em especial, a "ideologia individualista" (DUMONT, 1985) funcionou como substrato dos movimentos politicos e sociais que propunham novas linguagens e cdigos comportamentais. Um leque muito amplo do sistema simblico que legitimava a ideologia das relaes de gnero, baseado da binaridade hierarquia e assimetria vem sendo questionado, como por exemplo, a virgindade como smbolo do maior patrimnio feminino; a forma de funcionamento das famlias; a representao da mulher como inferior ao homem; vinculao exclusiva da sexualidade A. reproduo; o cdigo moral assimtrico dos gneros, que legitimava as condutas masculinas e femininas como opostas e excludentes. Alguns dos questionamentos e rupturas fundamentaram-se na idia de que homens e mulheres devem escolher e decidir os seus destinos, de forma livre e autnoma, sem serem constrangidos pelas normas e interdies sociais. Articularam-se discursos em que o indivduo era valorizado como unidade psquica nica. 0 objetivo deste artigo 6, a partir de uma pesquisa realizada com homens pertencentes A. camada mdia urbana 2 de Brasilia, cuja marca de distino est em serem psicologizados; refletir como essas transforma2

Sobre estudos que utilizam a categoria "camada mdia urbana", ver VELHO (1979, 1985, 1986); FIGUEIRA (1985); DAUSTER (1985); SALEM (1986); 1992). Segundo SALEM (1986), "estes trabalham sustentam que a e HEILBORN (1984, compreenso da lgica simblica e dos padres ticos no podem ser mecanicamente deduzida ou apreendida a partir de critrios scio-econmicos (...) Alguns autores (...) destacam o acelerado processo de modernizao pelo qual atravessou a sociedade brasileira a partir dos anos 50. A ideologia desenvolvimentista, o recrudescimento da influncia norte-americana e o boom da psicanlise verificados nos anos 60/70, nos grandes centros urbanos, teriam provocado alteraes significativas nos valores e na viso de mundo das camadas mdias urbanas" (1986:27-28), criando um segmento vinculado A linguagem e aoethos psicanaltico, consectrio da ideologia individualista. Por psicologizados entenda-se indivduos que tenham se submetido ou se submetam a algum tipo de terapia, no sendo necessariamente o tratamento psicanalitico. A expresso "psicologizado" amplamente utilizada por FIGUEIRA (1985, 1987) e VELHO (1979, 1986) e est relacionada preocupao, principalmente, entre os membros das camadas mdias residentes em metrpoles, com a busca da auto-compreenso, a qual ocorre mediante o consumo de livros de auto-ajuda; terapias das mais diversas correntes; biodana; ioga; entre outras, sendo que muitas vezes ocorre a combinao de mais de um tipo de

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999

35

es vo repercutir nas subjetividades dos homens entrevistados. 4 A reflexo sobre a identidade de gnero deste grupo de homens foi provocada pela seguinte questo: ser que os homens ficaram impassveis diante das mudanas propiciadas pelo ingresso das mulheres na vida pblica, do movimento feminista e da emergncia da ideologia individualista? A pesquisa realizada com estes homens mostrou que h um movimento de reorganizao de suas subjetividades. A possibilidade de o homem falar de suas angstias, medos, incertezas e a liberao das emoes por meio do choro e outras formas de expresso da subjetividade, tm sido um processo tenso, marcado por conflitos existenciais, uma vez que tal modelo comportamental identificado como feminino, sendo esse campo emotivo considerado frgil. A ideologia que estrutura e legitima a relao dos gneros estabelece que homens e mulheres so portadores de identidades que s podem ser expressas como antagnicas e est inscrita no campo biolgico. No entanto, a identidade dos gneros construda a partir de um longo processo histrico e social de inculcao de verdades, o que torna a desconstruo dessas identidades nos cotidianos dos agentes sociais marcada por conflitos que podem se dar de forma explicita, como foram as rupturas e conflitos desencadeados pelo pensamento e movimento feminista; outras formas esto mais vinculadas ao "sociologicamente invisiver (FIGUERA, 1987), a exemplo do que ocorre com o movimento de reorganizao da subjetividade masculina.
A gestao de uma nova subjetividade masculina?

O rpido processo de modernizao industrial, pelo qual o Brasil passou, no teve o mesmo ritmo nas subjetividades, principalmente, quando se pensa em subjetividade masculina. ParaNOLASCO (1993), uma nova
"tratamento". Ser psicologizado signi fica estar associado a uma forma singular de viso de mundo, que confere proeminncia ao indivduo e subjetividade, assim como atribui importncia singular "A verbalizaao e elaborao das emoes e ainda que sacraliza as experincias pessoais como sendo irredutivelmente nicas e singulares" (SALEM, 1986:27) 4 Foram entrevistados 15 homens na faixa etria entre 40 e 50 anos. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas entre maro e agosto 1997. FIGUEIRA denomina como "sociologicamente invisvel" o "imaginrio, as emoes, o desejo, em uma palavra, o sujeito" (1983:14). Para o autor, o - sujeito" a parte mais importante da "dimenso invisvel da mudana" (idem:14). Tal afirmao no significa que FIGUEIRA pense que haja uma separao entre indivduo e sociedade, mas chama a ateno para a problemdtica da mudana social no domnio da subjetividade, uma dimenso, segundo o autor, mais resistente mudana.

36 A (re)construo da identidade masculina subjetividade masculina comeou a ser construda no final da dcada de 60, tendo a Tropiclia, por meio das composies de Gilberto Gil e Caetano Veloso, como suporte. To importante quanto tentar precisar o momento histrico em que comeou a se constituir uma nova forma de definio de ser homem, buscar destacar que tal processo no ocorreu tranqilamente, sem embates com os padres de masculinidade 6 socialmente aceitos. Talvez hoje parea, para alguns, extremamente banal ver um homem com cabelos longos, usando brincos, cuidando dos filhos, declarando que se emociona e chora sem vergonha. Mesmo que se concorde que h uma tolerncia social em se conviver com esse tipo de masculinidade, tambm necessrio que se note que o tipo hegemnico' na nossa sociedade est muito mais para homens portadores de uma subjetividade como a do personagem Paulo Honrio, no romance neo-realista Sao Bernardo, de Graciliano Ramos. Nesta obra, o autor construiu um personagem, portador de uma masculinidade que exalta a astcia, que no hesita em amedrontar ou corromper para conseguir o que deseja, sendo que tudo e todos so seus inimigos, ou objetos, cujo nico valor o lucro que possam lhe dar. A relao que Paulo Honrio estabelece com sua esposa, Madalena, marcada pela posse, cime e controle, a tal ponto dela no suportar tanto sofrimento e suicidar-se. Ao fim da vida, Paulo Honrio faz uma reflexo sobre sua condio de provedor:
Cinqenta anos! Quantas horas inteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para qu! Comer e dormir como um porco! Como um porco! Levantarse cedo todas as manhas e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas geraes. Que estupidez! Que porcaria! No bom vir o diabo e levar tudo?... A culpafoi minha, ou antes a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. (Graciliano Ramos, s/d:248).

A alma agreste, de Paulo Honrio refere-se a um tipo de subjetividade marcada pela frieza, insensibilidade e astcia. Esta forma de organizar as emoes, o desejo, as relaes passam a ser questionadas por meio de con' Entendo "masculinidade" como a configurao das prticas dos homens na ordem de gnero, conforme definio proposta por CONNELL (1987).
7

Segundo CONNELL (1987), a masculinidade hegemnica caracteriza-se pela capacidade de impor uma definio normativa exclusiva do que seja ser homem. 0 modelo comportamental exaltado o pautado pela agressividade, competitividade, busca pelo sucesso e poder, alm da averso a tudo que se relacione ao feminino.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999

37

fitos e angstias, pelos homens que entrevistei, pois o modelo de homem como qual foram socializados estava muito prximo do encarnado por Paulo Honrio. Construir novas formas de se relacionar com suas emoes, com as mulheres, com os filhos, com outros homens, exige deles uma reelaborao e reflexo sobre o mundo a sua volta e seu lugar neste mundo. Para entender como estes homens reorganizam suas subjetividades, foram particularmente importantes os trabalhos de VELHO (1986), FIGUEIRA (1987) e NICOLACI DA COSTA (1985). Estes autores, cada um a seu modo, buscam entender como a coexistncia de cdigos simblicos diferentes na subjetividade dos indivduos gera conflitos existenciais (VELHO, 1986), desmapeamentos 8 (FIGUEIRA, 1987) e descontinuidades (NICOLACI-DA-COSTA, 1985), fazendo com que a identidade social e de gnero seja elaborada a partir de questes como: "Eu sou o que os outros acham que sou?" "Sou o que fao?" "Sou uma somatria dos diversos papis que desempenho e, portanto, de minhas diferentes performances?" "Tenho uma marca anterior ao que fao e aos papis que desempenho?" "Tenho um self independente da visa) que os outros tm de mim?" (VELHO, 1986:20). Quando os indivduos comeam a se colocar essas questes, a duvidar da prpria identidade, porque houve um encontro conflitante entre vises de mundo nas suas subjetividades. 9 Estes processos materializam-se nas aes do cotidiano por meio do efeito de desmapeamento. Tal efeito pode ser notado na fala de um dos entrevistados:
-

Cicero: como se eu tivesse na minha frente vrias opes de como agir. O que eu sinto que esse caminho que eu estou trilhando, vai me dar uma qualidade, um crescimento maior (..) O outro caminho no est me dando muito essa coisa [referncia a educao que recebeu dopaij Eu sinto que eu me realizo mais, eu me sinto mais satisfeito. Apesar que sinto tambm a coisa travar aqui dentro, por esse caminho tambm. (..) Apesar que, as vezes, eu busco tambm outros recursos. Eu as vezes chego concluso de que tambm tenho que ser duro na educao dos meus filhos. Ento, como se eu selecionasse aquilo que eu aprendi e desse mais qualidade naquilo. Ou seja, no uso de qualquerjeito. Exatamente, como se eu selecionasse.
s Segundo FIGUEIRA, o desmapeamento caracteriza-se pela "coexistncia de mapas, ideais, identidades e normas contraditrias nos sujeitos. 0 desmapeamento no a perda ou simples ausncia de 'mapas' para orientao, mas, sim, a existncia de mapas diferentes e contraditrios inscritos em nveis diferentes e relativamente dissociados dentro do sujeito" (1987:23).
9

E importante ressaltar que este "movimento" de redefinio das subjetividades precedido pelo movimento feminista. Entender que a identidade de gnero construda relacionalmente significa dizer que as transformaes que ocorrem ou esto em curso na identidade de um determinado gnero acarretaro reposicionamentos do outro.

38

A (re)construo da identidade masculina

Os entrevistados identificam esse movimento nas suas vidas como estando relacionado A passagem de uma viso tradicional para uma viso moderna da relao com o mundo a sua volta e com as prprias emoes. Segundo esse prisma, as transformaes na identidade masculina consistem na dissociao entre os valores com os quais os homens foram socializados primariamente (identificados como tradicionais, que estabelecem posies fixas, assimtricas e hierarquizadas para os gneros dentro da estrutura social) e os valores que foram sendo incorporados ao longo de suas vidas (identificado com a igualdade, simetria, liberdade entre os gneros). Isso gera uma descontinuidade socializatria medida que foram socializados para estruturarem suas aes de acordo com uma identidade masculina, baseada na competio, na agressividade, na violncia, na represso dos sentimentos e na frieza para com os filhos. Mas at que ponto orientaes, ou vises de mundo diferentes, coexistindo na subjetividade, geram conflitos ou crises? Para algunsautores (VELHO, 1986; HEILBORN, 1984; FIGUEIRA, 1987; NICOLACI DACOSTA, 1985), esse processo sentido pelos atores sociais por meio de crises de identidade, visto que a busca da coerncia nas aes faz com que optem entre um cdigo de conduta identificado com o moderno ou com o tradicional, por meio de um processo de equacionamento interior, marcado por conflitos existenciais. Esse processo de questionamento e rompimento com as definies sociais do que deva ser um "homem com maisculo" considerado como desafio. Segundo um dos entrevistados:
-

Paulo: Essa coisa do macho duro uma coisa que a gente suporta. A gente aprende que homem no tece a dor, agenta tudo no osso do peito. No uma coisa construda de dentro parafora. E imposta e para mim, eu reconheo que aquela imagem, aqueles papisforam muito bravos, que foi dificil depois abrandlos (..) Eu posso dizer que me tornei mais sensvel base de terapia, ei base de muito sofrimento, at hoje.

0 homem aprende, desde os primeiros momentos de sua vida, a estruturar seu comportamento de tal forma que no demonstre qualquer sinal de sensibilidade, afetividade, ou qualquer comportamento identificado como sendo do campo emotivo feminino, inclusive com os filhos, pois pode ser rotulado de fraco ou gay. Aprender a no chorar um dos primeiros ensinamentos sociais para o gnero masculino. A escola, a igreja, a rua, a famlia so as insti-

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999

39

tuies que aparecem nas narrativas dos entrevistados como responsveis pela reproduo da pedagogia da virilidade. Aquilo que estrutura o comportamento dos gneros produzido desde a mais tenra idade. So verdades sociais, impossveis de relativizao, que constrem as disposies durveis de homens e mulheres, o habitus. 1 Por isso a subjetividade mais reticente a mudanas. Negar racionalmente a um determinado padro de comportamento no significa que se passar a agir de uma outra forma imediatamente, fazendo com que haja um convvio de mapas na subjetividade, o que pode gerar um processo de descontinuidade socializatria. A descontinuidade significa que reas da vida de uma pessoa j no so mais compostas por padres e hbitos preexistentes. As escolhas de estilo de vida constituem uma "narrativa reflexiva do eu" (GIDDENS, 1992), que continuamente reelaborada. 0 processo de formao da subjetividade masculina ocorre a partir de algumas interdies que estaro presentes ao longo da vida dos homens. Assim, falar sobre o significado do choro remeter-se ao processo de formao da prpria subjetividade e, neste processo, a famlia aparece como o primeiro ncleo formador do habit us. BERGER & LUCKMANN atribuem um peso definidor das aes dos agentes A. socializao primria, principalmente famlia. Segundo esses autores, mesmo que os valores interiorizados nesse perodo da vida fossem questionados pelas transformaes sociais, manter-se-iam presentes nas subjetividades dos sujeitos, norteando suas aes, pelo fato de terem sido interiorizados durante a socializao primria. No entanto, em contextos sociais marcados pela complexidade e multiplicidade, importante relativizar tal concepo."
Utilizo habitus conforme BOURDIEU (ORTIZ, 1983), segundo o qual todo agente social portador de um sistema de disposies durveis, que funciona como uma matriz geradora de sentido (vide 1P. nota de rodap deste artigo). " A posio de BOURDIEU sobre a profundeza dos valores inculcados na socializao primaria prxima a de LUCKMANN & BERGER. Para aquele autor, todo agente social portador de um determinado sistema de disposies durveis, umhabitus. A socializao o processo por meio do qual o indivduo introduzido no mundo objetivo de uma sociedade ou de um setor dela. Por considerar a importncia do mundo simblico interiorizado na infncia, BOURDIEU afirma que o indivduo no reconstri diariamente sua viso do mundo, nem mesmo sua forma de agir sobre ele, ao contrrio, ele traz em si, por um processo de "interiorizao da exteriorizao" um "sistema de disposio durvel", Um habitus, que funciona praticamente como uma bssola, determinando as - condutas `razodveis' ou 'absurdas para qualquer agente" (ORTIZ, 1983:63) inserido em uma estrutura. Esse o principio norteador da percepo e da apreciao de toda experincia posterior.
1()

40

A (re)construo da identidade masculina

Sem esquecer a importncia da socializao primria, principalmente da instituio famlia, nesses contextos sociais marcados pela complexidade e multiplicidade, quebra-se a continuidade que poderia garantir aos homens e mulheres uma unidade psquica para toda a vida. De acordo com VELHO (1985), que percebe a coexistncia de cdigos diferentes tanto na esfera pblica quanto na privada, os agentes sociais experimentam o sentimento de uma descontinuidade entre estas duas esferas. No se pode negar que os valores herdados da famlia compem uma varivel explicativa das aes dos indivduos, mas h um cruzamento multidirecional de valores que so apreendidos na socializao secunddria, fazendo com que a dimenso do conflito, devido interiorizao destes diversos mapas, seja estabelecida. Em uma "sociedade complexa moderna" (VELHO, 1979), os mapas de orientao para a vida social so ambguos, tortuosos e contraditrios. A construo da identidade e a elaborao de projetos individuais so feitas dentro de um contexto em que diferentes "mundos" ou esferas da vida social entrecruzam-se, misturam-se e, muitas vezes, entram em conflito. Na socializao primria, os papis sociais comeam a se definir, passando progressivamente de uma esfera mais concreta para outra mais abstrata. Por exemplo, quando a criana afirma que "papai no quer que eu chore", ocorre um nvel de concretude diferenciado de quando se afirma: "homem no chora". No primeiro caso, as aes desta criana so pautadas por uma identidade reflexiva; no segundo, o indivduo identifica-se no somente com os outros concretos, mas com uma generalidade de outros, isto 6, com a sociedade. Para BERGER & LUCKMANN, somente em virtude desta identificao generalizada, a identificao alcana estabilidade e continuidade. No entanto, quando se pensa em sociedades complexas, estas estabilidade e continuidade podem estar ameaadas, abrindo espao para o conflito. Identificar-se, portanto, encontrar um lugar no mundo, um sentido para as aes, se ver e ser reconhecido como homem a partir das atribuies definidas socialmente ao homem. 0 processo de questionamento sobre a consistncia dos valores aceitos e compartilhados abre espao para que ocorra uma ciso e conseqente fragmentao da representao do homem. Para os entrevistados, fazer o movimento de negao dos valores assimilados na socializao primria s foi possvel por meio de, como

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999

41

relatou um dos entrevistados, muito investimento em terapia e ainda no algo concludo, acabado. Todos os homens falaram que na infncia o choro era uma das principais proibies, fosse em casa ou na rua, e do rompimento posterior que tiveram que processar com este padro de masculinidade incorporado nessa poca.
Carlos: Para mim, extrair o choro extremamente dificil. Hoje, eu j choro com mais naturalidade e at com mais freqncia. Sou mais predisposto a me expor, porque chorar expor fraquezas. Principalmente para mim, eu trouxe muito isso do choro ser fraco (sic), sinnimo de fraqueza, homem que homem no chora. Paulo: A construo dessa imagem do homem muito forte, muito dificil porque a gente no tinha dimenso da carga que era, do peso, mas eu acho, at agora, que ser homem muito dificil; esse esteretipo, essa coisa de ter que ser assim, a dureza que a gente tinha que desenvolver, a agressividade. No podia ser nem sensvel e nem delicado. Para gente, isso no pintava. Era muito forte.

Os entrevistados pertencem a uma gerao de crianas em que a hierarquia era um dado presente no cotidiano; e a definio dos papis sociais vinculados ao homem primava pela idia da hierarquia, sendo os homens o plo positivado (forte, viril) e as mulheres o negativado (frgil, sem iniciativa, sem criatividade). A incorporao da ideologia individualista nas subjetividades dos agentes sociais, que tinham sido socializados com outra concepo de mundo, faz com que estes, embora defensores de valores identificados com o individualismo (liberdade, autonomia, igualdade), busquem um nivel de coerncia que obtido por meio de equacionamentos interiores, marcados por crise. Dai, lanarem mo de terapias, as mais diversas. A fala de um dos entrevistados apresenta as dificuldades para se romper com o padro social definido do que deva ser homem:
no percebam isto, n? Mas todo mundo muito sensvel. Eu acho que o homem ntiofala. Ele sente, mas no fala. No fala de medo, medo de demonstrar fraqueza, de parecer um fraco. Voc est assim sempre em alerta, voc est sempre atento. 0 homem no chora, no pode chorar. 0 homem no pode demonstrar fraqueza nenhuma, nem insegurana. Tem que estar sempre fingindo. As vezes voc inseguro, mas tem que fingir que no , sendo voc dana (..) Durante todo o tempo que fiz terapia, eu chorei: chorei trs anos e meio. Nossa, eu chorava demais na terapia. Nossa Senhora! Pauleira! Eu fiz terapia de grupo, individual e depois de grupo.
Olavo: 0 homem sente insegurana, frustrao, dor. Talvez alguns

Muitas vezes, o fato do homem no demonstrar ser sensvel em todas as esferas sociais das quais participa, resultado de um sentimen-

42 A

(re)construo da identidade masculina

to de auto-preservao. Outro entrevistado tambm admitiu que passava por um momento de grande reflexo sobre sua vida e os condicionamentos sociais inculcados, os valores que queria abandonar, mas tambm disse sentir medo das interpretaes sociais que suas atitudes poderiam denotar. Para ele, o homem cala-se diante do sofrimento e das dvidas com medo de ser considerado gay.
Cicero: 0 problema que o homem tem esta dificuldade de sensibilidade, exatamente pelos condicionamentos sociais. 0 fato de estar lidando com estas coisas d uma conotao para sociedade de que o cara veado, tem algum desvio. Os condicionamentos sociais so muito fortes e impedem muito esta busca da prpria auto-ajuda que o homem tem. Esta busca, no meu caso, vai ter que ser uma coisa permanente. Ao mesmo tempo que eu no quero parar, tenho receio, porque voc fica muito exposto. Eu estou refletindo muito em cima de determinadas coisas. Na medida em que o homem vai se voltando para o trato psicolgico, voltando-se para si mesmo, seja com terapia, seja com leitura, a medida que o homem comea a se aproximar mais desta esfera, de buscar seu eu, de se descobrir, se autoajudar, ele comea a compreender mais as pessoas e entender que as pessoas so o que so e que tem que ter muita compreensCiGnos relacionamentos.

A fala de Cicero marca uma caracterstica dos homens que foram entrevistados: todos falaram dos fortes condicionamentos sociais, segundo expresso de um deles, para que pudessem desempenhar suas funes com sucesso e virilidade, ou seja, para se tornarem homens. Se dizem em processo de aprendizado, esto aprendendo a falar sobre si prprios e_ a refletir sozinhos, num silncio assustador, num silncio rico, sobre suas vidas, suas atitudes, seus passados, tentando redefinir o significado do que deva ser homem. As queixas dos homens entrevistados aproximaram-se muito das que NOLASCO notou na pesquisa que fez no Rio de Janeiro. Ele percebeu nos depoimentos dos homens uma solido, sofrimento e uma tenso premente, dificil de ser identificada e assumida no cotidiano (NOLASCO, 1995). Os entrevistados acreditam que na conversa consigo que pode ocorrer uma reprogramao, uma desestruturao dos habitus sociais incorporados, considerando at que ponto os padres de comportamento estabelecidos poderiam ser modificados ou at descartados. nesse processo de reestruturao que uma nova subjetividade pode sei= gestada. Uma subjetividade marcada pelo desmapeamento.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999

43

A identidade comum dos gneros Como nomear esta nova subjetividade masculina, que destoa do modelo socialmente definido e aceito de forma hegemnica? At o momento, tem-se nomeado os homens que buscam reestruturar suas subjetividades como "homem-feminino", "homem-sensvel" (BLY, 1991). NOLASCO discorda destas nomeaes. Para ele, como se estivesse havendo:
( ...) uma 'autorizao' para que o indivduo possa distanciar-se de um certo determinismo naturalista, utilizado pelas ci nci as humanas e sociais, que definem o que so comportamentos de homem e mulher, tomando para si o que socialmente est atribudo ao outro sexo. 'Homem-feminino' e 'mulher-masculina' so virtualidades que apontam mais para uma transio do que propriamente para uma 'nova representao' dos indivduos (NOLASCO, 1995:16).

BADINTER diz que os escandinavos usam uma terminologia metafrica para definir dois tipos de masculinidade:
homem-n e homem-mole. 0 homem-n obcecado pela concorrncia, prisioneiro do desempenho sexual e intelectual, agressivo; o homem-mole partidrio da igualdade entre homens e mulheres, renunciou aos privilgios masculinos, da preeminncia do macho que a ordem patriarcal lhe confere (BADINTER 1992:40).

Contudo, a nomeao "homem-mole" ainda no corresponde organizao da subjetividade dos homens entrevistados. As metforas "mole" e "duro" no traduzem a dimenso conflituosa que, de uma forma geral, permeia os depoimentos dos homens, da mesma forma que as expresses "homem-feminino", "homem-sensvel". Para um dos entrevistados, dificil falar de "homem-feminino", pois muitas mudanas ocorreram tambm na subjetividade feminina, ao longo dos ltimos anos. Segundo ele, muito da "afetividade do feminino" perdeu-se no momento em que a mulher entrou no mercado de trabalho para conquistar e disputar espaos.
Esta questo da sensibilidade feminina mudou. 0 exemplo tpico da minha ltima companheira. Ela saiu da vida acadmica para a profissional, se doutorou na Frana, saiu para a luta, ganhou seu dinheiro, bom salrio, viaja muito. Perdeu essas coisas, ficou igual. Agora o homem que est neste processo de adaptao.

Joo:

H mulheres que assumem "posturas masculinas", identificadas com a racionalidade, a objetividade, a firmeza e homens carinhosos, afetuosos, que buscam cuidar dos assuntos da subjetividade com a mesma ateno que antes davam s suas vidas profissionais. No primeiro caso

(as mulheres), existe um movimento centrifugo, de sada, de encontro e

44

A (re)construo da identidade masculina

incorporao com uma racionalidade instrumental (HABERMAS, 1980); no segundo (os homens), um movimento centrpeto, de valorizao da intimidade, a partir da reestruturao da subjetividade. H, portanto, uma movimentao na reorganizao das identidades de gnero. Em um poema, publicado na Revista de Articulao Nacional das Mulheres Trabalhadoras Rurais, nota-se a tendncia A. despolarizao das identidades de gnero:
Para cada mulher que est cansada de atuar de maneira tmida mesmo sabendo de sua fora, existe um homem que est cansado de parecer forte, quando se sente vulnervel. (..) Para cada mulher rotulada de pouco feminina quando compete; existe um homem para quem a competncia a nica forma de demonstrar que masculino. (...) Para cada mulher que se sente atada a seus filhos; h um homem a quem se nega prazer da paternidade. (..) Para cada mulher que desconhece os mecanismos de um automvel, h um homem que no aprendeu os prazeres da arte de cozinhar. Para cada mulher que caminha em direo et sua libertao,
h um homem que descobre que o caminho para a

liberdade, tem sido para ele, um pouco mais fcil. (Mabel Burim)

0 resultado dessa movimentao que o campo de interseo entre as identidades masculina e feminina tem se ampliado. Denomina-se esta nova subjetividade dos gneros, de identidade comum dos gneros. A identidade comum dos gneros diz respeito aos comportamentos de homens e mulheres que incorporaram, no seu agir, padres de comportamento identificados como sendo pertencentes ao outro gnero, aumentando a despolarizao entre eles. A idia de uma possvel tendncia despolarizao das identidades de gnero, no entanto, no consensual. Para MENDES DE ALMEIDA (1996), h uma diferena insolvel entre as subjetividades masculina e feminina, fazendo com que seja impos-

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999 45

sivel se pensar em um encontro do masculino com o feminino. A autora concluiu da pesquisa que realizou com um grupo de homens no Rio de Janeiro, com um perfil semelhante ao tratado neste artigo, que o gnero masculino despossuido de qualquer subjetividade. Segundo a autora, o padro de comportamento dos homens norteado pelo modelo patriarcal tido como sinnimo de ausncia de subjetividade, quando, na verdade, este modelo representa um tipo de subjetividade que pode ser relacionado ao exemplo do personagem de Paulo Honrio. A dimenso do conflito, do desmapeamento, da descontinuidade, da coexistncia de cdigos simblicos diferentes atuando na mesma subjetividade, no foi encontrada nas entrevistas da autora supra citada. MENDES DE ALMEIDA (1996) afirma, ainda, que seus entrevistados falaram das dificuldades de externalizarem os sentimentos, o que contradizia com a fluidez verbal que demonstravam ao longo das entrevistas por ela realizadas. Ainda segundo amesma autora, entender essa aparente contradico foi mais uma investida que acabou por se mostrar frustrante, A. medida que grande parte das justificativas para esta dificuldade no passavam de reiteraes sistemticas da idia matriz do medo e de derivaes de um vago sentimento de insegurana que impediam essa extemalizao. Tanto o `medo' quanto o 'sentimento de insegurana' no chegavam a constituir justificativas que apontass em para a existncia de um ncleo privado e intimo que devesse ser preservado. Pareciam, pois, apenas reproduzir uma espcie de conveno ligada a um universo de idiaschave sobre o funcionamento masculino e suas 'tradicionais dificuldades' frente ao mundo dos sentimentos e dos afetos (MENDES DE
ALMEIDA, 1996:110). Ao ler as entrevistas publicadas pela autora, esse vago sentimento

de insegurana, ao qual ela se refere, assumiu outro significado. 0 adjetivo vago qualifica o substantivo sentimento, significando que a insegurana no algo to importante que deva ser considOrada. Ento, por que os homens se colocaram desta forma? Ser que s dificuldades em falar ou os medos no existem, e eles falaram por falar? As entrevistas que realizei levaram-me a concluses divergentes das de MENDES DE ALMEIDA. A interdio do choro, da fala, da afetividade algo extremamente opressor para os homens. Existe um ncleo privado e intimo que deve ser preservado, escondido, esquecido, sob pena dele se

46

A (re)construo da identidade masculina

expor a rotulaes e ser tratado de fraco, ou gay. Em uma sociedade profundamente homofbica como a nossa, o homem admitir que tem vontade de chorar, que sofre, tem inseguranas emotivas, profissionais, sexuais o mesmo que dizer: olha o meu lado feminino aflorando. O fato dos homens precisarem da aprovao de outros homens faz com que tenham medo de que esses outros homens percebam as sensaes de insuficincia que sentem. Para KIMMEL, o verdadeiro medo "no o medo de mulheres, e sim o de se sentir envergonhado ou humilhado diante de outros homens, ou de ser dominado por homens mais fortes" (KIMMEL, 1994:129). No seriam estes motivos sociologicamente fortes para explicar o porqu dos homens terem medo de falar de suas dificuldades? Para MENDES DE ALMEIDA (1996), a subjetividade masculina organiza-se a partir de dois traos centrais: a alta expressividade e a recusa sistemtica de profundidade. Segundo ela, a subjetividade masculina constri-se a partir de exo-referncias. Ao discordar do modelo de subjetividade exo-referncia que a autora prope, sugiro um outro modelo: a endo-referencia, ou seja, uma subjetividade masculina que se estrutura num movimento que ocorre para dentro, como referido anteriormente, em um movimento centrpeto e que est em processo de gestao, podendo ser considerado mais como um projeto de subjetividade. De uma forma geral, os homens entrevistados negaram o modelo de homem superficial, qualificao dada por um deles:
Olavo: Eu vejo que o pessoal muito machista, um machismo exacerbado. Ento, o pessoal l onde eu trabalho, os homens quase todos tm suas amantes dentro do hospital, transam com as enfermeiras. Ningum fala nas crises de cada um, ningum fala. O cara fala da mulher que brigou com ele, que alugou. Mas ningum fala da sua crise pessoal. Eu, como fiz anlise e terapia, fico analisando mais ou menos a cabea dos meus colegas. Mas conta-se nos dedos quem que trata da cabea. 0 pessoal no trata da cabea. No fala no assunto.

Esse senso critico de Olavo em relao aos outros homens que no tm preocupao com os assuntos que digam respeito subjetividade, foi tambm colocado por outros entrevistados. Ao comparar os resultados da pesquisa de MENDES DE ALMEIDA (1996) aos obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que h mltiplos modelos de subjetividade, mesmo dentro da camada mdia urbana. Esta, alis, tem sido

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999

47

uma das contribuies das pesquisas sobre subjetividade masculina e feminina, qual seja, a compreenso que no existe o masculino e o feminino, como entidades substantivadas, prisioneiras dos ditames da natureza. Este tipo de masculinidade, que denomino "masculinidade critica", convive com outras configuraes de prtica de homens, com outras masculinidades. Isto significa que h possibilidade da coexistncia num mesmo contexto social de mltiplas masculinidades, ressaltando que tratei de um tipo especifico de masculinidade representada por homens pertencentes a um segmento da camada mdia urbana que tem como marcas de distino serem psicologizados e intelectualizados, delimitando, assim, fronteiras dentro da prpria camada mdia. 0 tipo de subjetividade que corresponde ao tipo de masculinidade de que tratou minha pesquisa ainda est em gestao, est sendo construido e estruturado num processo de intenso conflito e mediao com outros tipos de masculinidade, que por sua vez correspondem a tipos especficos de organizao da subjetividade.
Concluso

0 leitor pode colocar algumas questes: o que se pode esperar desses homens que esto repensando sua condio de gnero? Por que no transformam seus discursos num movimento que busque dar visibilidade aos seus questionamentos e insatisfaes e no se contrapem de forma mais incisiva masculinidade hegemnica? No seria mais correto qualificlos como "cmplices", ou seja, homens que, embora no faam parte do tipo hegemnico, se aproveitam dos dividendos patriarcais? 0 tipo de masculinidade que eles representam no consegue ter visibilidade social, porque a ideologia da masculinidade hegemnica, que se pauta pela diviso hierrqui ca, binria e assimtrica das relaes de gnero, cujo discurso busca des v alorizar tudo que se refere ao feminino, consegue um nvel de hegemonia que cala e/ou intimida outras mascul nidades. A homofobia, a violncia, o racismo, o machismo so algumas das prticas da masculinidade hegemnica na sociedade brasileira. Tudo isso faz com que a masculinidade critica no consiga transformar suas insatisfaes e posies dentro da relao de gnero em um movimento social. Esse tipo de masculinidade consegue se expressar de forma mais visvel por meio da arte. Algumas msicas, por exemplo, falam desse tipo de masculinidade. Na msicaSuper-homem Gilberto Gil declara:

48 A (re)construao da identidade masculina


Um dia vivi a iluso de que ser homem bastaria que o mundo masculino tudo me daria do que eu quisesse ter Que nada minha poro mulher que at enteio se resguardara a poro melhor que trago em mim agora que me faz viver... ("Super-Homem",

Gilberto Gil)

Gonzaguinha, na msica Um homem tambm chora, segue caminho parecido, ao afirmar:


Um homem tambm chora Menina morena Tambm deseja colo Palavras amenas Precisa de carinho Precisa de ternura Precisa de um abrao da prpria candura (...)

Alm de conseguir se expressar na arte, a nfase da critica masculinidade hegemnica filtrada com ganhos pessoais que so postos em prtica nas microinteraes, principalmente nas diades amorosas e na forma como passam a organizar suas subjetividades. No entanto, tais redefinies no so suficientes para se falar de "um novo homem", que vive as transformaes interiores, ao mesmo tempo que constri um projeto igualitrio de funcionamento politico e social nas relaes de g nero, conforme posio de NOLASCO (1993) e de BADINTER (1992). Para BADINTER, um novo homem est nascendo, finalmente reconciliado consigo mesmo e o macho est desaparecendo de nossa civilizao. Ele no tem mais legitimidade ideolgica nem poltica. Restam alguns casos de machismo, mas so poucos (Jornal do Brasil, 27 de maro de 1993). Tais afirmaes excedem em otimismo. KIMMEL (apud CONNELL:1995) aponta o futuro das relaes de gnero como incerto, mas o que se nota nas ltimas dcadas o reforo do modelo de masculinidade que exalta a violncia e a segregao sexual, exemplo disso seria o consumo de massas de seriados televisivos no estilo"Rambo".
-

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Ed. UFSC, n.26, p. 33-50, out. de 1999

49

A partir da abordagem de gnero, pode-se constatar que a construo das identidades de gnero no algo fixo, inscrito no campo da gentica, por isso possvel lidar com um certo nvel de indeterminao ou at imprevisibilidade na construo das relaes e identidades desse tipo. Acredito que estamos num momento de transio de modelos, momento caracterizado por conflitos, crises e disputas.

Referencias bibliogrficas
BADINTER, E. Um o outro. Rio de Janeiro : Nova Fronteira. 1986. . XY: Sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: EditorallovaFronteira. 1992. . Entrevista. In: Jornal do Brasil. Caderno Idias. Rio de Janeiro, 27 de maro de 1993. BENTO, B. Um certo mal-estar: queixas e perplexidades masculinas. Dissertao de mestrado. Departamento de Sociologia UnB. Brasilia. 1998. BERGER, P. I. & LUCKMANN, T. A construo social da realidade. Petrpolis : Vozes. 1987. BLY, R. Joo deferro. Rio de Janeiro : Campus. 1991. BOURDIEU, Pierre. Reproduo cultural e reproduo social. In: BIMBAUM, Pierre & CHAZEL, Franois (Org.s.). Teoria Sociolgica. So Paulo : HUCITEC/EDUSP. 1977. . A dominao masculina. In: Revista Educao e Realidade. 1995, 20 (2). . Novas reflexes sobre a dominao masculina. In: LOPES, Marta Jlia Marques; MEYER, Dagmar Estermann & WALDOW, Vera Regina (Org.$). Gnero & Sade. Porto Alegre : Artes Mdicas. 1996. BROD, H. & KAUFMAN, M. (Org.$). Theorizing masculinities. Sage Production Editor. 1994. CONNELL, R. W. Masculinities. Berkeley : University of California Press. 1987. . Polticas da masculinidade. In: Educao e Realidade. 1995, jul./dez., v. 20, n. 2. COSTA, A. & BRUSCHINI, C. Uma questo de gnero. So Paulo : Fundao Carlos Chagas. 1992. DAUSTER, T. Lagos e ns: individuo, familia e amigos. Rio de Janeiro : PPGMN. 1985. (Mimeo.) DUMONT, L. O individualismo: uma perspectiva antropolgica da ideologia moderna. Rio de Janeiro : Rocco, 1985. FIGUEIRA, S. Modernizao da famlia e desorientao: Uma das raizes do psicologismo no Brasil. In: Cultura da Psicanlise. FIGUEIRA, S. (Org.). So Paulo : Brasiliense. 1985. . (Org.). Uma nova famlia? O moderno e o arcaico na famlia de classe mdia brasileira. Rio de Janeiro : Zahar. 1987.

50 A (re)construo da identidade masculina GIDDENS, A. A transformao da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Sao Paulo : EDUSP. 1992. GOLDENBERG, M. A outra Uma reflexo antropolgica sobre a infidelidade masculina. In: NOLASCO, S. (Org.). A desconstruo do masculino. Rio de Janeiro : Rocco. 1995. HABERMAS, J. Tcnica e cincia enquanto 'ideologia'. In: Os pensadores. So Paulo : Abril Cultural. 1980. HEILBORN, Maria L. Conversa de porto: juventude e sociabilidade em um subrbio carioca. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro : Ps-Graduao em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ. 1984. . Dois par: conjugabilidade, gnero e identidade sexual em contexto igualitrio. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro : Ps-Graduao em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ. 1992. Gnero e hierarquia: a costela de Ado revisitada. In: Estudos feministas. 1993, v. 1, n. 1. Rio de Janeiro : CIEC/ECO/UFRJ. 1993. KIMMEL, M. S. Masculinity as homophobia. In: BROD, H. & KAUFMAN, M. (Org.s.). Theorizing masculinities. Sage Production Editor. 1994. MENDES DE ALMEIDA, Maria Isabel. A modernizao da maternidade (19501980) uma abordagem sociolgica da subjetividade na famlia de classe mdia brasileira. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro : IUPERJ. 1987 (Mimeo). . Masculino/feminino: tenso insolvel. Sociedade brasileira e organizao da subjetividade. Rio de Janeiro : Rocco. 1996. NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Mal-estar na famlia: descontinuidade e conflito entre sistemas simblicos. In: FIGUEIRA, S. A. (Org.). Cultura da psicandlise. So Paulo : Brasiliense. 1985. NOLASCO, S. Omito da masculinidade. Rio de Janeiro : Rocco. 1993. . (Org.). A desconstruo do masculino. Rio de Janeiro : Rocco. 1995. ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. Sao Paulo : tica. 1983. RAMOS, Graciliano. So Bernardo. (sir). SALEM, T. Famlia em camadas Mdias: uma perspectiva antropolgica. In: B. I B. da ANPOCS. 1986, n. 21. Rio de Janeiro. 1986. SEGAL, L. Slow motion: changing masculinities, changing men. New Jersey : Rutgers University Press. 1990. VAITSMAN, J. Flexveis e plurais: identidade, casamento e famlia em circunstncias ps-modernas. Rio de Janeiro : Rocco. 1994. VELHO, G. Subjetividade e sociedade: uma experincia de gerao. Rio de Janeiro : Zahar. 1986. . A busca de coerncia: coexistncia e contradies entre cdigos em camadas mdias urbanas. In: FIGUEIRA, S. (Org.). Cultura da Psicanlise. Sao Paulo : Brasiliense. 1985. . Projeto, emoo e orientao em sociedades complexas. In: Boletim do Museu Nacional. 1979, n. 31. Rio de Janeiro : Museu Nacional.

Anda mungkin juga menyukai