Anda di halaman 1dari 6

CONSTITUIOFEDERALDE1988

a norma fundamental e suprema do Estado


Estrutura e organiza o Estado e os seus elementos, dispondo sobre: l di d principalmente i i l b 1)formaodospoderespblicos; 2)limitaesaospoderespblicos; 3)direitosegarantiasdosindivduos; 4)formadegoverno; 5)mododeaquisioeexercciodopoder; 6)formadeexercciodopoderestatalem funodoterritrio; 7)repartiodecompetncias. Est no topo do ordenamento jurdico nacional e s pode ser alterada mediante um procedimento legislativo especial, mais dificultoso do que o simples procedimento de elaborao das leis (rigidez constitucional). Por ser suprema serve de parmetro de validade a todas as demais espcies normativas.

AConstituiotambmconhecidacomo:LeiFundamental,LeiSuprema, LeidasLeis,LeiMaior,CartaMagna,LexMater,EstatutoFundamental. Temasseguintesabreviaturas:CF/88,CRFB/88,CR/88.

CONSTITUIODE1988
divididaemtrspartes:
1)Prembulo notemforanormativa cogente sumacartadeintenes cogente, Atualizadaata EmendaConstitucional n75/2013 2)Corpoconstitucional arts.1a250 3)ADCT AtosdasDisposiesConstitucionais Transitrias arts.1a97 OBS:ACFpodesofreremendasconstitucionais, desdequenotendamaabolirasclusulas ptreas(art.60, 4): I aformafederativadeEstado; II ovotodireto,secreto,universaleperidico; III aseparaodosPoderes; IV osdireitosegarantiasindividuais.

PREMBULO
Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bemestar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. BRASIL
STF: STF : "Prembulo da Constituio: no constitui norma central. Invocao da proteo de Deus: no se trata de norma de reproduo obrigatria na Constituio estadual, no tendo fora normativa". (ADI 2.076, Rel. Min. Carlos Velloso, em 15802)

TTULO I - Dos Princpios Fundamentais Arts. 1 a 4 da CF/88


Princpio Republicano art. 1, caput Princpio Federativo art. 1, caput c/c art. 18 - e
Princpio da Indissolubilidade (Princpio da No-Secesso)

Princpio do Estado Democrtico de Direito art. 1, caput e


Princpio da Soberania Popular art.1, pargrafo nico

Princpio da Separao dos Poderes art. 2 Fundamentos da Repblica Federativa do Brasil art. 1, I a V Objetivos Fundamentais da RFB art. 3 Princpios que regem a RFB nas relaes internacionais art. 4
DIREITOCONSTITUCIONAL PROFESSORRODRIGOMENEZES

FUNDAMENTOS DA R.F.B. (art. 1, I a V)


Art.1ARepblicaFederativadoBrasil,formadapelaunio indissolveldosEstadoseMunicpiosedoDistritoFederal, constituiseemEstadoDemocrticodeDireitoetemcomo fundamentos:

SO CI DI VA PLU
a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; g p ; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo poltico.
DIREITOCONSTITUCIONAL PROFESSORRODRIGOMENEZES
6

FCC Tribunal Regional do Trabalho (6 Regio) Analista Judicirio rea Judiciria Especialidade: Execuo de Mandados 2012 1. O voto uma das principais armas da Democracia, pois permite ao povo escolher os responsveis pela conduo das decises polticas de um Estado. Quem faz mau uso do voto deixa de zelar pela boa conduo da poltica e pe em risco seus prprios direitos e deveres, o que afeta a essncia do Estado Democrtico de Direito. Dentre os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, expressamente previstos na Constituio, aquele que mais adequadamente se relaciona ideia acima exposta a (A) soberania. (B) prevalncia dos direitos humanos. (C) cidadania. (D) independncia nacional. (E) dignidade da pessoa humana.

OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA R.F.B. (art. 3)

construir umasociedadelivre,justae solidria; garantir odesenvolvimentonacional; erradicar apobrezaeamarginalizaoe reduzir asdesigualdadessociaiseregionais; promover obemdetodos todos,sempreconceitos deorigem,raa,sexo,cor,idadeequaisquer outrasformasdediscriminao.

DIREITOCONSTITUCIONAL PROFESSORRODRIGOMENEZES

FCC Tribunal Superior do Trabalho Analista Judicirio rea Apoio Especializado Especialidade: Taquigrafia 2012 2. Dentre os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil NO se inclui (A) construir uma sociedade livre, justa e solidria. (B) garantir o desenvolvimento nacional. (C) erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. (D) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade id d e quaisquer i outras t f formas de d discriminao. (E) promover o pluralismo poltico.

PRINCPIOS REGENTES DAS RELAES INTERNACIONAIS DA R.F.B. (art. 4) independncia nacional; igualdade entre os Estados; no-interveno; autodeterminao t d t i dos d povos; cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; prevalncia dos direitos humanos; defesa da paz; soluo pacfica dos conflitos; repdio ao terrorismo e ao racismo; concesso de asilo poltico.

A RFB buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes (art. 4, par. nico).
DIREITOCONSTITUCIONAL PROFESSORRODRIGOMENEZES
10

FCC Tribunal Regional Eleitoral/PR Tcnico Judicirio rea Administrativa 2012 3. A Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos, assinada por Estados do continente africano em 1981, enuncia, em seu artigo 20, que todo povo tem um direito imprescritvel e inalienvel, pelo qual determina livremente seu estatuto poltico e garante seu desenvolvimento econmico e social pelo caminho que livremente escolheu. Na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, o teor de referido enunciado encontra equivalncia no princpio de regncia das relaes internacionais de (A) repdio ao terrorismo e ao racismo. racismo (B) construo de uma sociedade livre, justa e solidria. (C) erradicao da pobreza e da marginalizao. (D) autodeterminao dos povos. (E) concesso de asilo poltico.

FCC Tribunal Regional Federal (2 Regio) Tcnico Judicirio rea Segurana e Transporte 2012 g g internacionais, o Brasil rege-se, segundo 4. Quanto s relaes expressamente disposto no artigo 4 da Constituio Federal brasileira de 1988, pelo princpio A) do juiz natural. B) do efeito mediato. C) da sucumbncia. D) da igualdade entre os Estados. E) da concentrao.

GABARITOS1.C2.E3.D4.D

Anda mungkin juga menyukai