Anda di halaman 1dari 2

A funo da poesia Ser poeta

A um poeta Ser Poeta


Ser poeta ser mais alto, ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aqum e de Alm Dor! ter de mil desejos o esplendor E no saber sequer que se deseja! ter c dentro um astro que flameja, ter garras e asas de condor! ter fome, ter sede de Infinito! Por elmo, as manhs de oiro e cetim condensar o mundo num s grito! E amar-te, assim, perdidamente seres alma e sangue e vida em mim E diz-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca

Tu, que dormes, esprito sereno, Posto sombra dos cedros seculares, Como um levita sombra dos altares, Longe da luta e do fragor terreno, Acorda! tempo! O sol, j alto e pleno, Afugentou as larvas tumulares... Para surgir do seio desses mares, Um mundo novo espera s um aceno... Escuta! a grande voz das multides! So teus irmos, que se erguem! so canes... Mas de guerra... e so vozes de rebate! Ergue-te pois, soldado do Futuro, E dos raios de luz do sonho puro, Sonhador, faze espada de combate!
Antero de Quental

Ficha
(1962)

Poeta, sim, poeta... o meu nome. Um nome de batismo Sem padrinhos... O nome do meu prprio nascimento... O nome que ouvi sempre nos caminhos Por onde me levava o sofrimento... Poeta, sem mais nada. Sem nenhum apelido. Um nome temerrio, Que enfrenta, solitrio, A solido. Uma estranha mistura De praga e de gemido mesma altura. O eco de uma surda vibrao. Poeta, como santo, ou assassino, ou rei. Condio, Profisso, Identidade, Numa palavra s, velha e sagrada, Pela mo do destino, sem piedade, Na minha prpria carne tatuada.
Miguel Torga

"A poesia deixa algo em cada leitor: uma slaba, uma metfora, um conceito, uma viso do universo. Cada verso de natural ambguo, tem duas caras, como certas pessoas que eu conheo, ou cem, ou mil. As palavras no dispem apenas de uma carteira de identidade; usam vrias, como os ladres ou os contrabandistas. Costumam sair disfaradas, ou incgnitas, ou fantasiadas como no Carnaval. O demnio da polissemia que habita nelas como uma segunda natureza, torna-as verdadeiros camalees, tomam a cor da paisagem ou do instante." Ledo Ivo

O poema
O poema me levar no tempo Quando eu j no for eu E passarei sozinha Entre as mos de quem l O poema algum o dir s searas Sua passagem se confundir Com o rumor do mar com o passar do vento O poema habitar O espao mais concreto e mais atento No ar claro nas tardes transparentes Suas slabas redondas ( antigas longas Eternas tardes lisas) Mesmo que eu morra o poema encontrar Uma praia onde quebrar as suas ondas E entre quatro paredes densas De funda e devorada solido Algum seu prprio ser confundir Com o poema no tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen

Autopsicografia
O poeta um fingidor. Finge to completamente Que chega a fingir que dor A dor que deveras sente. E os que leem o que escreve, Na dor lida sentem bem, No as duas que ele teve, Mas s a que eles no tm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razo, Esse comboio de corda Que se chama corao.
Fernando Pessoa

Ver Claro
Toda a poesia luminosa, at a mais obscura. O leitor que tem s vezes, em lugar de sol, nevoeiro dentro de si. E o nevoeiro nunca deixa ver claro. Se regressar outra vez e outra vez e outra vez a essas slabas acesas ficar cego de tanta claridade. Abenoado seja se l chegar.
Eugnio de Andrade

Colagem
(com versos de Desnos, Maiakovski e Rilke) Palavras, sereis apenas mitos semelhantes ao mirto dos mortos? Sim, conheo a fora das palavras, menos que nada, menos que ptalas pisadas num salo de baile, e no entanto se eu chamasse quem dentre os homens me ouviria sem palavras?
Carlos de Oliveira

Lavoisier
Na poesia, natureza varivel das palavras, nada se perde ou cria, tudo se transforma: cada poema no seu perfil incerto e caligrfico, j sonha outra forma.
Carlos de Oliveira

Procura da poesia (fragmento)


Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. (...) Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: trouxeste a chave?
Carlos Drummond de Andrade.

Liberdade
O poema a liberdade Um poema no se programa porm a disciplina - Slaba por slabao acompanha Slaba por slaba o poema emerge - como se os deuses o dessem o fazemos
Sophia de Mello Breyner Andresen,

H palavras que nos beijam


H palavras que nos beijam Como se tivessem boca. Palavras de amor, de esperana, De imenso amor, de esperana louca. Palavras nuas que beijas Quando a noite perde o rosto; Palavras que se recusam Aos muros do teu desgosto. De repente coloridas Entre palavras sem cor, Esperadas inesperadas Como a poesia ou o amor. (O nome de quem se ama Letra a letra revelado No mrmore distrado No papel abandonado) Palavras que nos transportam Aonde a noite mais forte, Ao silncio dos amantes Abraados contra a morte.
Alexandre O'Neill

As palavras so boas. As palavras so ms. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras so dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras esto ausentes. Algumas palavras sugam-nos, no nos largam: so como carraas: vm nos livros, nos jornais, nos slogans publicitrios, nas legendas dos filmes, nas cartas e nos cartazes. As palavras aconselham, sugerem, insinuam, ordenam, impem, segregam, eliminam. So melfluas ou azedas. O mundo gira sob palavras lubrificadas com leo de pacincia. Os crebros esto cheios de palavras que vivem em boa paz com as suas contrrias e inimigas. Por isso as pessoas fazem o contrrio do que pensam, julgando pensar o que fazem. H muitas palavras.
Jos Saramago, Deste Mundo e do Outro

Todos ns, ao menos uma vez na vida, somos poetas, quando pressentimos o encanto de uma paisagem, o mistrio de uma alma, qualquer coisa enfim que nos liga a uma realidade que fica para alm das aparncias e que no se pode dizer por palavras. Como certamente te apercebeste pelas leituras que fizemos, no h uma definio nica de poesia. Vrios autores se tm debruado sobre este conceito, dando uma definio pessoal e subjetiva. Tambm tu o podes fazer! Produz um pequeno texto em que transmitas a tua viso de poesia. Pode ser em verso ou em prosa.

Anda mungkin juga menyukai