Anda di halaman 1dari 2

memria

H 50 anos

A queda do muro entre cincias e humanidades


1962 H 50 ANOS ERA PUBLICADA OBRA INOVADORA SOBRE A CINCIA. Este ano, comemora-se meio sculo da publicao de A estrutura das revolues cientcas, do fsico e lsofo norte-americano Thomas Kuhn (19221996), livro cujo grande legado para a cultura foi ter derrubado as fronteiras entre cincias e humanidades.

ANDR LUS DE OLIVEIRA MENDONA


Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

ANTONIO AUGUSTO PASSOS VIDEIRA


Instituto de Filosoa e Cincias Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

QUALQUER LISTA RELACIONANDO OS 100 LIVROS MAIS RELEVANTES e inuentes do sculo passado no poderia deixar A estrutura das revolues cientcas de fora, sob pena de ter seus critrios de escolha devidamente contestados. As ideias contidas nessa obra transformaram radicalmente a imagem da cincia que predominara at ento. Como consequncia, as reas de histria, sociologia e losoa da cincia nunca mais foram as mesmas depois de 1962. O livro inspirou at os chamados science studies (estudos sobre cincia), campo responsvel pelas mais ricas discusses sobre a cincia nos nossos dias. A estrutura traduzida pela primeira vez no Brasil em 1975 deixou marca indelvel em praticamente todos os campos do saber, a ponto de o lsofo norte-americano Richard Rorty (1931-2007) ter sentenciado que Kuhn contribuiu para remodelar a cultura humana como um todo notadamente, para borrar a fronteira demarcatria entre cincias naturais, sociais e humanas. O sucesso da obra no deve, todavia, ser identicado apenas com a atitude de aprovao. Pelo contrrio. Se houve autor alvo de ataques contundentes (e virulentos), esse foi Kuhn. Tanto assim que empregou, em grande medida, sua produo acadmica ps-1962 para responder s crticas, alegando sempre ter sido mal compreendido. CRTICAS O que teria levado Kuhn, ento, a sofrer tamanha perseguio?
Capa da edio brasileira de A estrutura das revolues cientcas

Em grande parte, isso se explica pelo modo como ele descreveu o desenvolvimento da cincia, uma vez que este se distinguia substancialmente da forma como, at ento, o progresso cientco fora interpretado. A nova imagem de cincia proposta por Kuhn pode ser assim esquematizada: cincia normal crise revoluo cientca nova cincia normal, e assim sucessivamente.

EDITORA PERSPECTIVA

74 | CINCIAHOJE | VOL. 50 | 296

Em linhas gerais, a cincia normal uma modalidade de pesquisa conduzida sob os auspcios de um paradigma, sendo este ltimo responsvel por instaurar um consenso em vrios nveis (metodolgico, epistemolgico, ontolgico e axiolgico) no interior de uma comunidade. Nessa fase, os cientistas lidam com operaes de limpeza em seu trabalho cotidiano, no sentido de precisar resolver, de maneira personaliza da e criativa, quebra-cabeas; ou seja, aprofundar o conhecimento sobre os fatos; aprimo rar o prprio paradigma; e aumentar a correspondncia dos fatos com este ltimo. No perodo de cincia normal, a pesquisa progride de modo linear e cumulativo, graas ao consenso generali zado engendrado pelo paradigma. A conana no para digma pode ser quebrada, entretanto, quando os que bra-cabeas da prtica normal se tornam anomalias, isto , problemas que, a princpio, no so mais pass veis de soluo. A crise instaurada em funo da estagna o do paradigma vigente pode ter como desfecho poss vel uma revoluo cientca, episdio de desenvolvimento no cumulativo em que um paradigma substitudo por outro, incompatvel com o anterior. Foi, efetivamente, com relao ao tpico das revolues cientcas que Kuhn despertou a ira de seus contemporneos. Anal, a leitura mais comum compreende que Kuhn estaria comparando ao armar que, na disputa entre paradigmas concorrentes, no se pode recorrer a critrios estritamente lgicos e empricos para decidir a querela a cincia com outras formas de conhecimento normalmente consideradas irracionais ou subjetivas. Inclusive, no livro, Kuhn estabelece analogias surpreendentes entre essas formas de conhecimento e a revoluo cientca: mudana de perspectiva (gestalt), dilogo de surdos, revoluo poltica, converso religiosa etc. Tudo isso para ilustrar a tese denominada por ele incomensurabilidade segundo a qual no haveria possibilidade de se estatuir um juiz neutro para bater o martelo, de modo inequvoco, em prol de um dos dois lados. Paradigmas, portanto, argumentariam sempre de forma autorreferente, no havendo possibilidade de se lanar mo da coerncia lgica e racional, nem da correspondncia com a verdade sobre a natureza.

seus adversrios, seria justamente a condio necessria para que a cincia continuasse progredindo, no sentido de investigar parcelas da realidade at ento desconsideradas. A incomensurabilidade propiciaria o advento de novas especialidades cientcas da sua proposta estar anada com as concepes que defendiam uma racionalidade especial da cincia. Sem querer entrar nessa disputa por ora, o fato que, curiosamente, suas ideias foram incorporadas principalmente pelas reas ligadas s cincias sociais e humanas, tendo havido at, a partir da dcada de 1970, verdadeira corrida em busca de paradigmas perdidos nas diversas disciplinas. Em contrapartida, nas cincias naturais originalmente o objeto de anlise de A estrutura a recepo das ideias kuhnianas passaram ao largo do entusiasmo. Seja como for, s o fato de Kuhn no ter explicado a cincia em termos apenas de metodologia tendo cunhado a noo mais abrangente de paradigma (viso de mundo e valores compartilhados) representa grande avano em comparao concepo de inspirao positivista predominante poca e, talvez, ainda hoje. Isso sem contar outras contribuies igualmente importantes.

FOTO DE BILL PIERCE/TIME LIFE PICTURES/GETTY IMAGES

O AUTOR A compreenso da relevncia da publicao de


A estrutura seria incompleta ou injusta se no falssemos algo sobre seu autor. No s o contedo do livro inovador, mas tambm o que tornou possvel sua existncia. Kuhn s foi capaz de nos legar obra to signicativa porque viveu a experincia da interdisciplinaridade de modo intenso. Mais do que isso, Kuhn transitou entre as cincias naturais e as cincias sociais e humanas de modo exemplar, valendo lembrar que, por exemplo, no perodo nal (19581959) de gestao de A estrutura, trabalhou no Centro de Estudos Avanados em Cincias do Comportamento, na Califrnia (EUA), que foi fundamental para que concebesse a ideia de paradigma como consenso, ao ter convivido com o dissenso reinante entre os cientistas sociais. Tendo doutorado em fsica terica, Kuhn deu uma guinada para a histria e a losoa da cincia, mas sem ter perdido seu interesse original naquela rea. Na verdade, como se Kuhn tivesse feito esse movimento de sair de sua rea de formao para buscar ferramentas que lhe permitissem conhec-la melhor, olhando-a de fora. E, ao entrar nas humanidades, levou toda sua bagagem de cientista, que lhe permitiu causar, naturalmente, verdadeira revoluo dentro daquelas. A trajetria de Kuhn nos inspira a no pensar mais em termos de dentro e fora, uma vez que seu grande legado foi ter derrubado as fronteiras entre cincias e humanidades. A questo persistente : como podemos levar para o nvel institucional, sem perda da espontaneidade, o que Kuhn fez naturalmente durante toda a sua vida?

PROVOCAO Nada poderia soar mais provocador para


os defensores da cincia como modelo de racionalidade e objetividade. Em obras posteriores, Kuhn tentou desfazer os mal-entendidos sobre seu irracionalismo, subjetivismo, relativismo... Sua alegao bsica foi armar que a incomensurabilidade, ao contrrio do que pensaram

296 | SETEMBRO 2012 | CINCIAHOJE | 75

Anda mungkin juga menyukai