Anda di halaman 1dari 8

Nome: __________________________________ Ano: ____ Turma: _____ Nmero: _______ Data: ___/___/___ Classificao: __________________

Professor: _______________________________

1. Assinala apenas as frases cujas formas verbais sublinhadas se encontram no modo indicativo. O Texugo vive numa toca.

Se ela dormisse um soninho descansado

Na casa dos pais, a cama era mais quente e segura.

A Salta-Pocinhas percorreu os bosques.

Ters mais sorte quando encontrares outro ofcio.

Ela espera que o irmo a ajude.

Faz corresponder as formas verbais sublinhadas s ideias que exprimem. A Salta-Pocinhas sondou aquela grande mata de ls a ls. Se eu tivesse galinhas aos montes, no seriam para si. O lobo gostaria que aparecesse um cirurgio. Ters uma boa recompensa, minha saca de mentiras apresentao de uma hiptese

narrao de uma ao passada

apresentao de uma futura, dada como certa manifestao de um desejo

ao

Assinala a forma verbal que no se encontra no modo conjuntivo.

apareo sonhasse descobrires rebolem

3.

Completa as frases. Ela queria que a gua lhe escorregasse pela goela. A forma verbal sublinhada encontra-se no modo conjuntivo, tempo __________________________ (pretrito imperfeito/futuro/presente). Quando chegarem gua, mergulhem primeiro. A forma verbal sublinhada encontra-se no modo conjuntivo, tempo __________________________ (futuro/pretrito imperfeito/presente). Canta, que talvez dances. A forma verbal sublinhada encontra-se no modo conjuntivo, tempo __________________________ (presente/pretrito imperfeito/futuro). Quem encontrar a Salta-Pocinhas, d-a terra. A forma verbal sublinhada encontra-se no modo conjuntivo, tempo _____________ (futuro/presente/pretrito imperfeito). Que tenhas muito azar, sua impostora. A forma verbal sublinhada encontra-se no modo conjuntivo, tempo _____________ (presente/futuro/pretrito imperfeito). Ela receava que os ceifeiros a vissem. A forma verbal sublinhada encontra-se no modo conjuntivo, tempo __________________________ (pretrito imperfeito/presente/futuro). Completa as frases com a opo correta.

O advrbio uma palavra ________________ (invarivel/varivel/mista). O advrbio o ncleo do grupo ______________ (adverbial/adjetival/verbal). Na frase A raposa caminhava calmamente, o grupo adverbial _______________ (calmamente/caminhava/raposa). A preposio uma palavra ________________ (invarivel/nica/varivel). Na frase O cavalinho arrependeu-se da aventura, o grupo preposicional ________________ (da aventura/o cavalinho/arrependeu-se da aventura). Na frase Todos falam muito de mim, o ncleo do grupo preposicional ________ (de/mim/todos).

Assinala apenas as palavras formadas por derivao.

desocupado irreal guarda-chuva discreto desatento

agricultura

Completa as frases com os sinais de pontuao corretos.

Tinha ela duas filhas de igual feitio, que em tudo se lhe assemelhavam ______ (./;/?). A filha herdara da me dois dons ______ (:/!/;) a bondade e a doura. ..______ (-/./) Gata Borralheira, gostavas de ir ao baile? - Eu queria ________ (/:/?) ela chorava de tal maneira que no conseguia falar. - Ests contente ______ (?/!/.) perguntou-lhe. - Oh, como linda ______ (!/?/:).

5 Completa as frases com as preposies adequadas. O seu amor ela aumentava. Um dia, foi pintado .. dourado Pulara .. dentro do caixote dolixo. Saltou .. ao teto. Podes acreditar mim. Ela talvez tivesse casado ele.

Completa as frases.

O Pio pensava na bola. A palavra sublinhada uma _________________ contrada. O Pio danava ao redor. A preposio sublinhada est contrada com um _________________. Ele pensava naquela situao. A preposio sublinhada, contrada com um determinante, _______. Nunca mais se ouviu falar da Bola. A preposio sublinhada, contrada com um determinante, _______. O Pio e a Bola estavam numa gaveta. A preposio sublinhada, contrada com um determinante, _______. - Olha para mim disse o Pio Bola. A preposio sublinhada, contrada com um determinante, ______. 1 Identifica a subclasse dos determinantes presentes na frase que se segue.

O _______________________ (artigo definido/ artigo indefinido/ possessivo/ demonstrativo) rapaz tinha receio de contar sua _______________________ (possessivo/ artigo definido/ artigo indefinido/ demonstrativo) me que viu aqueles _______________________ (demonstrativo/ artigo definido/ artigo indefinido/ possessivo) pedaos de folhas com palavras impressas a sarem de um ______________________ (artigo indefinido/ artigo definido/ possessivo/ demonstrativo) canteiro de hortnsias.

Na frase O Artur encontrou o Hugo e deu-lhe um forte abrao. como classificas a palavra sublinhada? pronome pessoal

pronome demonstrativo

pronome possessivo

Atenta nas frases e faz-lhes corresponder os pronomes que melhor substituem os grupos nominais sublinhados. A senhora Alice e a famlia foram ao supermercado. eles

O treinador contou um segredo a mim e ao Vasco.

nos

Eu e os meus vizinhos vamos organizar uma festa no bairro.

ns

Vi um avio agora mesmo.

A revista que tens aqui bem interessante.

esta

Ests a ver a casa l no cimo do monte?

aquela

Classifica os seguintes determinantes quanto subclasse. 1. uma - _______________ (indefinido/definido/possessivo/demonstrativo). 2. aqueles - __________________ (demonstrativo/indefinido/definido/possessivo). 3. meus - __________________ (possessivo/demonstrativo/definido/indefinido). 4. os - _______________ (definido/indefinido/possessivo/demonstrativo). 5. estes - __________________ (demonstrativo/possessivo/definido/indefinido). 6. a - _______________ (definido/indefinido/possessivo/demonstrativo).

Seleciona a alnea que corresponde a um exemplo de palavras homfonas.

vs-voz

secretaria- secretria

comprimento - cumprimento

Completa a frase com a forma do verbo "cantar" no pretrito perfeito do indicativo. A minha colega ___________ muito bem.

Seleciona a frase que contm um advrbio de quantidade e grau.

Gosto bastante de ouvir ler.

Hoje no vou ao cinema.

Os dias, nas frias, passam rapidamente.

Completa a frase com o modo condicional do verbo "gostar". Os meus amigos ______________ muito de vir minha festa de anos.

Classifica cada palavra como simples ou complexa. 1. casinha _____________. 2. impossvel _____________. 3. fcil ____________. 4. pequenos ____________. 5. facilmente - _____________.

Completa a frase com o verbo "semear" no pretrito mais-que-perfeito do indicativo. O meu av colheu as batatas que ____________ no ano anterior.

Seleciona a frase que contm uma forma verbal no presente do conjuntivo.

A minha me quer que eu estude muito.

Eu preciso de estudar para ter boas notas.

Se eu estudar vou ter boas notas.

Classifica cada pronome indefinido como varivel ou invarivel. 1. algum - ________________. 2. algum - ______________. 3. ningum - ________________.

Identifica as funes sintticas na frase seguinte:

Eu e os meus amigos

sujeito composto

oferecemos um presente nossa professora

predicado

um presente

complemento direto

nossa professora

complemento indireto

10

Identifica o Grupo nominal e o Grupo verbal da seguinte frase: Eu e os meus amigos oferecemos um presente nossa professora. Eu e os meus amigos - __________________. Oferecemos um presente nossa professora - _________________.

Anda mungkin juga menyukai