Anda di halaman 1dari 4

ESCOLA SECUNDRIA C/ 3 CICLO DO ENSINO BSICO DE TONDELA Ficha de Trabalho I 10 ou 11 Anos Qumica A

1. A qumica dos materiais est presente na nossa vida diria. A maior parte dos materiais que nos rodeiam so misturas de substncias. No entanto, alguns so substncias puras. 1.1. Complete o quadro que se segue, indicando o nome/frmula qumica e ainda o tipo de unidades estruturais das substncias puras indicadas, atribuindo o significado de cada uma das letras que constam no quadro: a, b, c, d, e, f, g, h, i e j. Frmula qumica Tipo de unidades ........................... estruturais a io Ca (HCO3)2 c d io e f Mg (Cl O4)2 io h i P4 molcula

Nome Fosfato de Ferro (II) b Nitrato de alumnio Ozono g Diamante j

1.2. Indique as substncias elementares representadas no quadro.

2. O nmero atmico do potssio 19. A massa isotpica relativa de cada um dos seus istopos 39 e 41, e as abundncias relativas 93,3% e 6,70% respectivamente. 2.1. Complete o texto seguinte: Todos os tomos de potssio possuem _____ electres e _____ protes. O nmero de neutres do potssio pode ser _____ ou _____, consoante o istopo de que se trata. O potssio d origem a ies monopositivos cujo smbolo _____. Um io potssio tem _____ protes e _____ electres.

2.2. Calcule o valor da massa atmica relativa do potssio. Apresente o resultado com quatro algarismos significativos.

3. Representam-se simbolicamente os tomos P, Q, R e S, cujas letras no so smbolos qumicos. 12 6 P 24 Q 12 14 R 6 14 7 S

Classifique, as seguintes afirmaes, em verdadeiras ou falsas. A Os tomos R e P so istopos do mesmo elemento, pois possuem igual nmero de massa. B A massa atmica do elemento R depende da abundncia relativa de cada um dos seus istopos. C O ncleo do tomo S constitudo por 7 protes e 6 neutres. D Os tomos P e R so istopos do mesmo elemento pelo facto de possurem o mesmo nmero atmico.

4. A lixvia uma soluo aquosa de hipoclorito de sdio. 4.1. Indique o soluto e o solvente desta soluo.

4.2. Suponha que possui uma embalagem de dois litros de lixvia, cuja concentrao mssica de 70g/dm3. 4.2.1. Determine a massa de hipoclorito de sdio existente nos dois litros da referida lixvia. 4.2.2. Exprima a concentrao mssica desta lixvia em unidades S.I.

5. Um rtulo de uma gua engarrafada mostra que esta gua tem na sua composio o io magnsio (Mg2+). A concentrao mssica deste io de 1,2 mg/L. 5.1. Determine a massa de io magnsio existente numa garrafa de capacidade 250 cm3.

5.2. Calcule o volume de gua que necessrio beber para ingerir um grama de ies do referido metal (Mg2+).

6. Leia com ateno o seguinte texto: Abell 43 uma nebulosa planetria situada em Ofico (a luz desta nebulosa demora 5,0 x 104 horas a chegar ao nosso sistema solar). Esta nebulosa resulta da morte de uma estrela como o nosso sol. 6.1. A cada uma das letras da coluna A associe um nmero da coluna B. 6.2. Coluna A a) Ncleo da estrela b) An branca c) Gigante vermelha Coluna B 1 - Fase final de uma estrela de tamanho mdio. 2 - Sntese nuclear de C e O. 3 - Fuso nuclear do H. 4 - Formao nuclear do H.

6.3. Complete o esquema qumico seguinte que traduz a formao de uma an branca. 4 12 ____ He C + ____ 2 6

7. Seleccione a alternativa correcta: 7.1. Uma das provas de suporte para a teoria do Big Bang ... A a forma esfrica das galxias. B a abundncia de estrelas na massa galxia. C a radiao libertada durante a formao dos primeiros tomos de H e He. D a radiao emitida pelas estrelas. 7.2. As observaes astronmicas de Hublle demonstram que o Universo est em expanso porque ... A os astros se dilatam medida que o tempo passa. B regra geral, as galxias se esto a afastar umas das outras, aumentando o espao entre elas. C as galxias esto a aumentar de volume medida que o tempo passa. D o dimetro de todos os sistemas planetrios est a aumentar continuamente.

8. Converta em Kelvin (K) a temperatura de 25,0 C (exprima o resultado tendo em conta os algarismos significativos).

9. Considere os seguintes esquemas qumicos: 235 1 U + n 92 12 12 C + C 6 4 He + Be 4 90 143 Sr + Xe + 3 n + energia 38 23 Na + H + energia 11 1 12 C + radiao gama 6

(1)

(2)

(3)

9.1. Acerte as equaes (1), (2) e (3).

9.2. Indique, justificando o esquema qumico que corresponde a uma reaco de fisso nuclear.

10.

A nebulosa Olho de Gato situa-se na constelao de Drago, distncia de 300 a.l. do nosso planeta. 10.1. Quanto tempo demora a luz desta nebulosa a chegar Terra?

10.2.

A que distncia, na unidade S.I., se encontra a nebulosa? Dados: 1 a.l. = 9,46 x 1015 m C = 3 x 108 m/s

Anda mungkin juga menyukai