Anda di halaman 1dari 6

1

Contedo
DE TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO A RECURSOS EDUCATIVOS .................... 2 O CARATER TRANSFORMADOR DAS TIC ....................................................................................... 2 AS TIC E A EDUCAO ................................................................................................................... 3 VCUO PEDAGGICO DAS TIC ...................................................................................................... 4 ALM DAS TIC:EM BUSCA DA TRANSFORMAO DA ESCOLA ...................................................... 4 OS RESULTADOS E AS APRENDIZAGENS DO PROJETO .................................................................. 4 OS SETE PONTOS PARA TER AS TIC COMO MOTOR DE INOVAO PEDAGGICA ...................... 5 A infra- estrutura tecnolgica adequada .................................................................................. 5 Utilizao dos novos meios nos processos de ensino e aprendizagem .................................... 5 Enfoque construtivista da gesto .............................................................................................. 5 Investimento na capacidade do aluno de adquirir sua prpria educao ................................ 5 Impossibilidade de prever os resultados da aprendizagem ...................................................... 5 Interao do conceito de interao docente ............................................................................ 5 Questionar o senso pedaggico comum ................................................................................... 5 PARA CONCLUIR ............................................................................................................................ 6

DE TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO A RECURSOS EDUCATIVOS


Comeou a se pensar no uso dos computadores para a educao no incio dos anos de 1980,quando ainda no eram muitos atrativos.Um dos primeiros programas com este objetivo foi o CRIEP (Centro de Recursos de Informtica Educativa e Profissional.) Apesar de seu contato com a informtica na biblioteca de Londres o que levou Juana Sancho para o CRIEP foi seu interesse na formao dos professores do ensino mdio e o interesse na inovao educativa e na melhoria do ensino.A pedido deste programa para que aprofundasse mais seus conhecimentos sobre o uso do computador, o que ela fez e ainda faz, buscando alm do ponto de vista prtico, uma maior versatilidade.Vrios temas relacionados ao desenvolvimento de computadores-e depois das TIC (Tecnologia de Informao e Comunicao),despertou sua curiosidade. Depois de buscar solues para os problemas da educao atravs dos computadores, comeou se a perceber que a prpria versatilidade dos computadores os tornava mais adaptveis.O avano tecnolgico no significava de imediato o avano e a melhoria da educao, e as conseqncias do alcance das aplicaes tecnolgicas no cotidiano.Descobriu se que a introduo de uma tecnologia to suave como o computador e, mais tarde, a internet em uma estrutura to dura como a escola, permitia refletir sobre a maneira de ensinar e de aprender das crianas e jovens de hoje em dia.

O CARATER TRANSFORMADOR DAS TIC


As TIC tem trs tipos de efeitos.Em primeiro lugar, alteram a estrutura de interesses , as coisas em que pensamos.Em segundo lugar, mudam o carter dos smbolos, as coisas com as quais pensamos.Em terceiro lugar, modificam a natureza da comunidade, a rea em que se desenvolve o pensamento. As pessoas que vivem em lugares influenciados pelo desenvolvimento tecnolgico no tm dificuldades para ver como a expanso e a generalizao das TIC transformaram numerosos aspectos da vida.Praticamente todas as ocupaes se transformaram, algumas desapareceram, enquanto outras tantas surgiram que ,at ento, eram completamente desconhecidas.

A economia sofreu grandes modificaes a partir do momento em que as empresas de informao e comunicao se juntaram aos grandes conglomerados da comunicao e s companhias de explorao de matriaprima.Sobretudo o que possibilitou o sucesso dessa juno foram os computadores juntamente com a internet,que so capazes de fazer at o que impossvel para seus criadores.Como transformar a maneira de ensinar e fascinar educadores que fazem o melhor uso das tecnologias. No h como negar a influncia das TIC na construo do mundo atual,apesar de no ser sempre positiva.A maioria das pessoas tem um acesso informao o que no significa que tenham conhecimento. As tecnologias contriburam muito para o desenvolvimento da industria armamentista, muitas razes sociais no passaram de boas intenes.Baseado nisso levantam se dois argumentos bsicos:as TIC esto a, vo ficar esto transformando o mundo e devem ser consideradas na rea da educao.Em segundo lugar essas tecnologias no so neutras, e se usadas a favor das prticas polticas e econmicas no so sempre a favor da populao. Mais de trinta anos de iniciativa do uso das TIC na rea da educao e grandes investimentos geram algumas questes como:porque apesar de programas de introduo de computadores nas aula na maioria dos pases ainda insuficiente? E o que necessrio mudar para que professores e alunos possam se beneficiar dessas tecnologias?

AS TIC E A EDUCAO
O mbito da educao, com suas caractersticas especficas , no se diferencia do resto dos sistemas sociais no que se refere influncia das TIC e o contexto poltico e econmico que promove seu desenvolvimento e extenso. Assim, muitas pessoas interessadas em educao viram nas tecnologias digitais de informao e comunicao o novo determinante, a nova oportunidade para repensar e melhorar a educao. A principal dificuldade para transformar os contextos de ensino com a corporao de tecnologias diversificadas de informao e comunicao parece se encontrar no fato de que a tipologia de ensino dominante na escola a centrada no professor. Esta situao se torna particularmente problemtica em um momento em que a escola tem de enfrentar as demandas no apenas diferentes, mas as vezes at mesmo contraditrias.

convido o leitor a situar estas problemticas em seu prprio contexto, a comear a vislumbrar as possibilidades e dificuldades que encontraro as TIC em seu caminho at a sala de aula e a elaborar o sentido das transformaes necessrias no pensamento pedaggico, as polticas educacionais e a prtica docente.

VCUO PEDAGGICO DAS TIC


No pensamento dominado pelo chamado imperativo tecnolgico, tende se a pensar que as tecnologias digitais de informao e comunicao fazem surgir novos paradigmas ou perspectivas educativas.Porm vista da tica da educao, a realidade outra.Na realidade uma das caractersticas mais interessantes desta tecnologia a versatilidade. Quem considera que a aprendizagem se baseia na troca e na cooperao, no enfrentamento de riscos, na elaborao de hipteses, no contraste , na argumentao, no reconhecimento do outro e na aceitao da diversidade v nos sistemas informticos, na navegao e na ampliao da comunicao com pessoas a resposta s limitaes do espao escolar.

ALM DAS TIC:EM BUSCA DA TRANSFORMAO DA ESCOLA


Em 2000 foi criado um projeto chamado "a escola do amanh".Tinha como idia desenvolver;ambientes mltiplos de aprendizagem e materiais inovadores, aprendizagem de atividades cognitivas de ordem superior para estimular a autonomia, aplicaes das TIC fceis de usar e com um custo razovel. Finalmente, para evitar que o uso das TIC fosse extracurricular, como em muitos outros projetos, os estudo iniciais eram em trabalhos direto com os alunos e tinham que realizar como parte do contedo curricular da escola.

OS RESULTADOS E AS APRENDIZAGENS DO PROJETO


Todos os objetivos do projeto foram alcanados de forma satisfatria , tanto para a comisso como para os participantes. Um dos objetivos do projeto que foi visto como mais difcil o de favorecer a transformao das escolas. Contudo, inclusive reconhecendo que no pudemos reorganizar as escolas a partir de suas raizes, conseguimos colocar em prtica novas perspectivas organizativas e simblicas e determinados perodos da vida escolar.

OS SETE PONTOS PARA TER AS TIC COMO MOTOR DE INOVAO PEDAGGICA


A infra- estrutura tecnolgica adequada
essencial que todas as aulas tenham uma conexo de alta velocidade com a rede banda larga por meio da rede local. Isto significa importante investimento econmico, especialmente difcil para pases em desenvolvimento com outras necessidades.Por isso a importncia de o pessoal da administrao educativa, as equipes diretivas, os professores e associaes de pais se fazerem muitas perguntas.

Utilizao dos novos meios nos processos de ensino e aprendizagem


As escolas devem integrar os novos meios para todos os alunos em todos os aspectos do currculo. Mais difcil encontrar escolas em que o computador seja considerado um recurso de uso cotidiano de busca, criao e pesquisa.

Enfoque construtivista da gesto


A utilizao de novos meios na escola deve ser resultado no de uma imposio administrativa, mas de um sistema de ajudas que responda s iniciativas dos professores, segundo o enfoque construtivista da gesto.

Investimento na capacidade do aluno de adquirir sua prpria educao


As escolas planejaro a utilizao dos recursos tecnolgicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua prpria educao.

Impossibilidade de prever os resultados da aprendizagem


os educadores devem abandonar a pemissa de que podem prever o que ter aprendido um bom estudante como resultado de uma experincia educativa.

Interao do conceito de interao docente


As salas de aula devem tornar -se lugares em que estudantes e professores se comunicam de forma interativa entre si, e com especialistas e companheiros na localidade, na cultura e no globo.

Questionar o senso pedaggico comum


imprescindvel uma profunda reviso e o questionamento das convices pedaggicas relativas ao que e no "uma idade apropriada" para aprender, quem pode realizar escolhas pedaggicas vlidas e como deve funcionar o controle do processo educacional.

PARA CONCLUIR
Ao longo deste captulo, tentaram-se problematizar as concepes sobre ensino e aprendizagem vigentes e profundamente arraigadas nas escolas, tendo como referncia as TIC. Argumentou-se que as TIC alteram a estrutura de nossos interesses, mudam o carter dos smbolos e modificam a natureza da comunidade. Para que o uso das TIC signifique uma transformao educativa que se transforme em melhora, como se argumentou ao longo do captulo, muitas coisas tero de mudar.Muitas esto nas mos dos prprios professores, que no querem redesenhar seu papel e sua responsabilidade na escola atual. Mas outras tantas escapam de seu controle e se inscrevem na esfera da direo da escola, da administrao e da prpria sociedade.

Anda mungkin juga menyukai