Anda di halaman 1dari 4

O Estado Totalitrio Fascista O sculo XX iniciou-se sob o signo das democracias liberais e parlamentares mas o ps guerra (dcada de 20)

traz consigo movimentos ideolgicos e polticos que subordinam o individualismo e a liberdade ao Estado. So os estados totalitrios, na forma revolucionria (esquerda), o comunismo na URSS e na forma conservadora nacionalista (direita), o Fascismo em Itlia e na Alemanha nazi. 1. Anti-liberalismo e Anti-socialista Mussolini caracterizava-se como reaccionrio, anti parlamentar, antidemocrtico, antiliberal e anti socialista, a ideologia fascista assume os seus inimigos. Enquanto as democracias respeitam as liberdades individuais e o direito igualdade, o fascismo dava valor ao colectivo e supremacia do Estado sobre o individuo, considera a democracia um regime com lderes fracos, incapazes de tomar decises visto necessitarem de um amplo acordo dos diversos partidos nos parlamentos. contrrio ao comunismo (socialismo) visto este promover uma igualdade de classes e ter uma vocao internacionalista e no contribuir, por isso, para a unidade nacional. Tal como o individuo encarado como parte de um todo, subordinando-se a ele, o estado segue este exemplo, ao recusar a separao dos poderes conjugando-os todos na mo do lder carismtico. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado Mussolini. 2. Afirmao da superioridade das elites e da pureza rcica O fascismo parte do princpio que os homens no so todos iguais quer a nvel social quer a nvel de raa, como tal no consideram importante as eleies ou a opinio do povo sobre quem os deve governar. Para os fascistas o governo entregue aos melhores, aos mais bem preparados, s elites, que so: - Os governantes, elevados categoria de heris - Raa dominante, para Hitler era a ariana - Soldados e as foras militarizadas do partido - Filiados no partido fascista - Os homens As mulheres so consideradas seres inferiores, s mulheres nazis estava reservada a politica dos 3 K: Kinder, Kuche, Kirche, crianas, cozinha e igreja. 3. O Culto do Chefe A ideologia fascista fez-se apoiar por uma srie de frases fortes, smbolos e rituais que serviam o objectivo de propagandear os seus ideais. Estes princpios e smbolos no tinham discusso, eram obrigatoriamente aceites pelo povo. Os fascistas repudiavam o racionalismo, apoiavam a sua doutrina no fanatismo e no extremismo, no s pelo estado, mas tambm pelo chefe que devia ser idolatrado, veja-se o lema do partido nazi Ein Volk, ein Reich, ein Fuhrer um povo, um imprio, um chefe. O chefe o guia da nao, o smbolo do estado omnipresente, aquele que foi encarregado pelo destino de elevar a sua nao ao domnio, o Super-Homem de F. Nietzsche (filsofo alemo de finais do sculo XIX, que contraria o racionalismo

de Hegel). O chefe devia ser obedecido sem hesitaes. Os fascistas procuravam atravs de grandes paradas militares e do espectculo marcial, onde abundavam os smbolos e os estandartes, ressuscitar pocas histricas ureas, como o imprio romano (Itlia) e o romantismo alemo. O chefe nestes ambientes hipnotizava as multides que faziam parte do espectculo, com os seus discursos agressivos e inflamados e com as poses teatrais previamente ensaiadas, conseguiam levar a multido ao histerismo colectivo. 4. A Mobilizao das Massas. O fascismo pretende uma nao submissa, sem crticos ao regime, sem vontades individuais, uma nao com uma alma colectiva. Os ideais fascistas deviam ser transmitidos aos jovens, os futuros defensores do Reich, os jovens pertenciam primeiro aos estado e s depois s famlias. Para tal criaram associaes juvenis para que tomassem contacto com o iderio fascista, fazendo autnticas lavagens cerebrais juventude, no sentido de a tornar obediente e submissa vontade fascista. Itlia Filhos da Loba 4 aos 8 anos de idade Balillas 8 aos 14 anos de idade Vanguardistas 14 aos 18 anos de idade Juventudes Fascistas aos 18 anos de idade Alemanha Juventudes hitlerianas todas as crianas a partir dos 8 anos tinha de fazer parte desta organizao para militar, os pais que no enviassem os seus filhos eram considerados opositores ao regime. Nestas associaes os jovens aprendiam o culto do estado e do chefe, o amor pelo desporto e o desprezo pelos valores intelectuais. A educao fascista era completada pela escola com um sistema ensino completamente vergado ao fascismo. Base apoio social : - classes mdias - quadros dirigentes da economia detentores de terras e de grandes indstrias. Processos de arregimentao das massas: . Filiao no partido nico nacional fascista Itlia e nacional socialismo na Alemanha, todos os cargos de responsabilidade so atribudos a membros do partido, na Alemanha passam de 3 milhes em 1934 para 9 milhes em 1939. . Inscrio obrigatria dos trabalhadores na Frente do Trabalho Nacional Fascista e nos sindicatos fascistas, aps estes terem abolido os sindicatos livres. . Represso policial exercida pelas polcias polticas - Em Itlia os fascistas criaram a sua prpria formao paramilitar, a Milcia Voluntria para a Segurana Nacional.

Na Alemanha foram criadas as SA (fora paramilitar do partido), as SS (Seces de Segurana do Estado) e a Gestapo que se encarregavam da vigilncia da populao e da opinio pblica, perseguindo e eliminando a oposio que era mandada para campos de concentrao a partir de 1933. Propaganda Os fascistas desenvolveram uma enorme mquina de propaganda, aproveitando os novos meios audiovisuais, promovendo o culto ao chefe e normalizava a cultura segundo padres nacionalistas e racistas. Na Alemanha, o Ministrio da Cultura e da Propaganda exerceu uma verdadeira ditadura intelectual, ao suprimir jornais, organizou autos de f (concentrao que tinha como objectivo queimar livros que eram contrrios ao fascismo) e perseguiu os intelectuais judeus. A rdio e o cinema foram poderosas armas para os fascistas, na Alemanha toda a populao escutava os discursos do fuhrer e o cinema contribua para o culto dos heris nacionais e para denunciar os inimigos dos fascistas: judeus, bolcheviques e britnicos. 5. O culto da fora e da violncia e a negao dos direitos humanos. Foi na Alemanha que o culto da fora e da violncia e a negao dos direitos humanos teve mais fora devido ao carcter militarista e racista do regime. Os nazis acreditavam descender de uma raa superior, a ariana, a quem incumbia a obrigao de dominar o mundo pela eliminao das raas inferiores. . Eugenia nazi A Alemanha devia ser purificada seleccionando os arianos puros e eliminando os impuros. Para tal desenvolveram estudos pseudo cientficos para determinar as caractersticas da raa ariana, para obterem a depurao eugnica da raa, isto escolhiam os indivduos perfeitos, que s podiam casar e ter filhos entre eles para obterem novos cidados dotados das caractersticas superiores da raa. Ao mesmo tempo, eram eliminados os deficientes mentais, doentes e todos aqueles que tivessem uma deficincia qualquer. . Anti-semitismo Uma outra forma de preservar a raa pura ariana, era a eliminao das raas impuras, entre todas as raas a mais perseguida foi a judaica. Os judeus eram considerados pelos nazis os grandes causadores da derrota alem na primeira guerra mundial e da crise econmica vivida no ps-guerra, era este o argumento para as perseguies de que foram alvo. O seu extermnio foi um dos grandes objectivos polticos de Hitler. Numa primeira fase, foram segregados, boicotados e excludos, depois os seus locais de culto foram vandalizados, iniciaram uma politica de guetizao e o uso da estrela amarela de David para os identificarem. Com o inicio da segunda guerra os judeus so conduzidos a campos de trabalho e por fim para campos de extermnio.

. Militarismo O militarismo foi uma reaco humilhao do tratado de Versalhes que desmembraram o imprio alemo e impuseram nmeros apertados relativamente ao exrcito, marinha e fora area. Hitler afirmava que a Alemanha devia recuperar o seu espao vital e para isso era necessrio rasgar o tratado e anexar os territrios perdidos. Para atingir este objectivo, Hitler desenvolveu as indstrias blicas, institui o servio militar obrigatrio, remilitarizou as zonas fronteirias da Alemanha, criando um ambiente de mal estar com as democracias europeias conduzindo o mundo para a segunda guerra mundial.

Anda mungkin juga menyukai