Anda di halaman 1dari 91

Revestimento cimentcio

O que ???? Revestimento a base de cimento

Mas o que o cimento?


O cimento pode ser definido como um p fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ao de gua. Depois de endurecido, mesmo submetido a gua este material no se decompe.

Composio do cimento
clinquer
mistura do calcrio com argila processada em forno com temperaturas em tono de 1450C

adies

cimento

gesso, escria de alto forno material pozolmico e materiais carbonticos

p fino, com propriedades aglomerantes, que endurece sob a ao de gua

Definies importantes
Pasta: mistura de aglomerante + gua;
Argamassa: Aglomerante + agregado mido (areia) + gua Argamassa armada: argamassa + ao Concreto: Aglomerante + agregado grado (pedra) +agregado mido (areia) + gua Concreto armado: concreto +ao

Classificao dos revestimentos cimentcios


1. Pr-moldados:
a) Ladrilho hidrulico; b) Blocos de concreto para piso; c) Pr-moldados decorativos piso e parede Solarium / Castelato.

2. Moldados in loco:
a) b) c) d) e) Cimento queimado / vermelho; Concreto estampado; Granilite; Fulget; Quartzo / granilha.

Ladrilho Hidrulico

Tradicional revestimento de pisos, usado tambm em paredes, recebeu esse nome por ser molhado durante a fabricao e dispensar a queima. Com a aparncia de cermica porosa, as placas, com 2 cm de espessura, resultam da mistura de areia, gua, cimento, p de mrmore e granito. A produo totalmente artesanal a camada mais superficial que recebe os pigmentos, numa variao de at 50 cores (combinao dos tons bsicos do xido de ferro ou de cobalto), que tingem o trabalho. As placas artsticas tm desenhos aplicados com a ajuda de pequenos moldes sobre a face superior. So usadas em reas internas, externas e para criar detalhes nos revestimentos. Por serem mais trabalhadas, tm o preo maior que o das placas comuns, tpicas de caladas.

Histrico
Segundo alguns registros de historiadores, o ladrilho hidrulico teve origem nos antigos mosaicos bizantinos. Posteriormente, os muulmanos aproveitaram os pequenos pedaos de pedras coloridas, resultantes das runas desses mosaicos, para criar ladrilhos para suas obras de arquitetura. Durante anos, esse revestimento foi usado em larga escala na Europa apenas em paredes, sendo que seu uso foi depois ampliado para piso.

Fabricao
Sua fabricao parte de uma frma de ferro onde so colocados os moldes em lato dos desenhos a serem reproduzidos. Dentro destes moldes despejada uma mistura de tinta, composta por p de mrmore, cimento branco e xido de ferro, sendo que este ltimo que determina as cores da pea.

A habilidade do arteso imprescindvel, pois a presso sobre o molde dada manualmente e deve ter a intensidade correta para que o ladrilho saia perfeito e por igual. Feito isso, o molde retirado e a pea fica em repouso durante 12 horas, quando ento molhada e deixada para secar durante 10 a 15 dias. A demora na secagem se d porque o processo deve ser feito naturalmente, sem interferncia de estufas ou fornos. A partir da, ele est pronto para ser utilizado.

Rejunte
Os ladrilhos hidrulicos no sofrem dilatao, por esse motivo em ambientes internos no obrigatrio o rejunte dos mesmos, pode-se trabalhar, com junta seca. Nem sempre se consegue trabalhar com ladrilhos hidrulicos colado, em decorrncia do processo manual de fabricao, os mesmos podem apresentar uma variao mnima nas dimenses e espessura, nesse caso e em ambientes externos e reas molhadas recomendamos o assentamento com junta de 1 a 2 mm.

Impermeabilizao
recomendada impermeabilizao do piso aps o assentamento para facilitar a sua manuteno. A impermeabilizao poder ser feita com resinas acrlicas, poliuretano e verniz para cimentado. Esses produtos oferecem acabamento brilhante, semi-brilho ou fosco.

Compra:
90% das vendas por encomenda a revendedores especializados. Algumas grandes lojas de revestimentos tem alguns modelo para revender. Como no existe padronizao para o material, checar se a espessura das placas so de 2 cm produtos de qualidade inferior tendem a ser mais finos. J os tamanhos vo de 5 x 5 a 20 x 20 cm.

Instalao:
Peas so colocadas sobre um contrapiso de concreto bem nivelado. Essa base deve ter de 7 a 10 cm (caladas com trnsito leve de carros) e de 3 a 5 cm (reas internas). A argamassa de assentamento, com trao 1:5, espessura no mnimo 3 cm. Caso a superfcie fique suja de cimento, remov-lo com trincha molhada antes de secar. Depois de lixado, o ladrilho deve ser bem limpo (com gua e sabo neutro) e seco. Caso for aplicar resina necessrio esperar pelo menos 48 horas aps o assentamento. Para impermeabilizar tambm possvel aplicar cera de carnaba com parafina ou cera com silicone incolor, de consistncia pastosa.

Durabilidade:
Este revestimento pode durar 50 anos. O desgaste das pisadas sobre a camada superficial do ladrilho (de 5 a 8 mm) acaba funcionando como um polimento natural, que fecha os poros e aumenta a resistncia das peas.

Manuteno:
A resina utilizada para a impermeabilizao dura de trs a cinco anos, mas no precisa ser renovada se a aplicao de cera (que forma uma pelcula protetora) for freqente. No dia-a-dia, o ladrilho pode ser lavado e deve ficar afastado de cidos, pois eles reagem com o cimento, comprometendo as cores das placas e aumentando a porosidade caracterstica do material.

Revestir 2011

areia, cimento, p de mrmore e granito

corante

BLOCOS DE CONCRETO
Tipos:
Placas de concreto; Intertravados; Intertravados permeveis Blocos de concretos para parede

Placa de concreto pr-moldada


Placas pr-fabricadas de concreto de alto desempenho, fixas ou removveis, para piso elevado ou assentamento diretamente sobre a base.

Caractersticas
Espessura da placa para trfego de pedestres:
Placas fixas: > 2,5 cm. Placas removveis: > 3,0 cm.

Durabilidade: elevada durabilidade Conforto de Rolamento: adequado ao trfego de cadeirantes e deficientes visuais. Antiderrapante Drenagem: utilizando-se placas drenantes. Tempo para liberao ao trfego:
Placa fixa: no mnimo aps trs dias. Placa removvel: imediato.

Instalao
Assentamento:
Placas fixas: assentadas com argamassa de consistncia seca (farofa) sobre a camada de base. Placas removveis: assentadas sobre uma camada de p de brita com 3 a 4 cm de espessura sobre a base.

Junta:
Placas fixas: podem ou no ser rejuntadas. Placas removveis: no devem ser rejuntadas.

Nivelamento e compactao do terreno.

Instalao das contenes laterais, nivelamento e compactao da base.

Espalhamento e nivelamento de areia de assentamento (ou p de brita).

Colocao das placas de concreto com saca-placas.

Execuo de cortes, ajustes e alinhamento.

Limpeza e liberao ao trfego.

Manuteno e limpeza
Manuteno:
Placa fixa: pontual, podendo ser necessria a substituio da placa. Placa removvel: fcil remoo e eaproveitamento das placas.

Limpeza: jato de gua e sabo neutro.

Intertravados
Pavimento de blocos de concreto prfabricados, assentados sobre colcho de areia, travados atravs de conteno lateral e por atrito entre as peas.

Intertravados permeveis
Pavimento de blocos de concreto pr-fabricados, que possuem espaos livres na sua estrutura onde a gua e o ar podem atravessar, assentados sobre colcho de areia, travados atravs de conteno lateral e por atrito entre as peas. A camada de revestimento dos pavimentos permeveis nos sistemas base de cimento pode ser executada utilizando concreto poroso moldado in loco ou peas pr-moldadas de concreto.

Caractersticas
Espessura da pea para trfego de pedestres: 6 cm. Durabilidade: elevada durabilidade, Conforto de Rolamento: relativamente adequado ao trfego de cadeirantes e deficientes visuais. Antiderrapante Drenagem: apenas os permeveis Tempo para liberao ao trfego: imediato.

Instalao
Assentamento: as peas de concreto so assentadas sobre uma camada de areia mdia com 3 a 5 cm de espessura, disposta sobre a camada de base. Juntas: as peas devem ser rejuntadas com areia fina.

Nivelamento e compactao do terreno.

Instalao das contenes laterais, nivelamento e compactao da base.

Espalhamento e nivelamento (sarrafeamento) da areia de assentamento.

Colocao das peas de concreto, alinhamento, cortes e ajustes.

Compactao inicial, reviso, ajustes, espalhamento de areia, rejuntamento e compactao final.

Limpeza e liberao ao trfego.

Manuteno
Limpeza: jato de gua e sabo neutro. Consertos: fcil remoo e reaproveitamento das peas.

Dimenses em milmetros dos pisos ttil de alerta e ttil direcional. Relevos com espessura de 3 mm a 5 mm.

Modelo de rampa pr-fabricada em concreto com sinalizao ttil de alerta.

BLOCOS DE CONCRETO PARA PAREDE

PR MOLDADOS DECORATIVOS
So revestimentos feitos a base de cimento, pr moldados com diversos tipos de texturas e acabamentos e dependendo da linha e fabricante tem alguns produtos exclusivos para parede, ou piso, rea interna ou mais recomendados para reas externas e linhas exclusivas para bordas de piscinas. Alguns fabricantes trabalham ainda de forma artesanal, outros j utilizam tecnologias industrializadas, mas todas apresentam um revestimento de grande resistncia e durabilidade.

Assentamento
O tipo da argamassa colante para assentamento Dos pisos cimentcios deve ser do tipo ACII flexvel para material com dupla camada e ACIII flexvel para material monocamada (demais linhas). A argamassa colante deve ser aplicada na pea e no contrapiso em sentidos opostos com auxlio de desempenadeira de ao dentada.

Rejunte
O rejunte deve ser flexvel; O rejunte deve ser realizado apena 72 horas aps o assentamento e a distncia mnima das juntas deve ser de 4 mm.

Revestir 2011
Os cimentcios apresentaram bastante volumetria e formas imitando natureza. Acabamentos com textura lisas para estiveram presentes em vrias linhas de revestimento de parede.

Fontes de consulta
ABCP (Associao Brasileira de Cimento Portland;] www.abcp.org.br Castelatto; www.castelato.com.br Solarium. www.solariumrevestimentos.com.br

Anda mungkin juga menyukai