Anda di halaman 1dari 77

Disciplina: PORTOS E HIDROVIAS

Navegao Martima Tipos de Navios Introduo

TRANSPORTE
Finalidades do Transporte

Movimentar produtos entre pontos distintos; Dentro do prazo estipulado; Com segurana; Mantendo a integridade da carga.

Objetivo do Transportador Busca-se o menor custo possvel.

Navegao Martima
Caractersticas Gerais
a)
b)

c)

A Navegao o conjunto de procedimentos que permitem a conduo segura de uma embarcao de um ponto a outro da superfcie terrestre. Navegao martima, ou transporte martimo, um dos sub-modais que contemplam o transporte aquavirio. realizada em mar aberto, como tambm em guas ocenicas exploradas pelo Estado e nas reas dos portos e terminais. Ao transporte martimo se refere ao que possui fins comerciais ou mercantis. A realizao do comrcio martimo faz-se por meio de uma atividade de navegao.
3

Navegao Martima
Contexto Internacional e Nacional

O comrcio exterior brasileiro vem acompanhando a tendncia mundial do incio da dcada de 2000 e evoluindo a cada ano. Pases desenvolvidos e emergentes se aparelharam de forma eficiente para uma melhor insero de suas economias na economia globalizada. (Exemplo: Coria do Sul) O aparelhamento do setor porturio e os incentivos indstria naval desses pases uma de suas principais caractersticas. O Brasil participa da economia global, essencialmente, com o comrcio mundial de commodities, ou seja, produtos primrios de baixo valor agregado. O escoamento das mercadorias nacionais esbarra nas ineficincias internas, principalmente as relacionadas ao sistema de transportes.

Navegao Martima
Contexto Internacional e Nacional

Os entraves oriundos do escoamento da produo de commodities no pas, ou seja, no transporte interno at os portos brasileiros, causa o chamado Custo Brasil. Um dos gargalos no sistema logstico nacional se refere ao sistema de transporte martimo, pois falta maior participao do capital nacional, eficincia e interao com os demais modais. O Brasil j teve uma das maiores indstrias navais do mundo, entretanto, na atualidade, esse setor depende de encomendas do setor petrolfero nacional. Na atualidade, os pases que dominam o mercado da construo naval so Japo, Coria e China.
7

Navegao Martima
Contexto Internacional e Nacional

Os entraves oriundos do escoamento da produo de commodities no pas, ou seja, no transporte interno at os portos brasileiros, causa o chamado Custo Brasil.
Um dos gargalos no sistema logstico nacional se refere ao sistema de transporte martimo, pois falta maior participao do capital nacional, eficincia e interao com os demais modais.

O Brasil j teve uma das maiores indstrias navais do mundo, entretanto, na atualidade, esse setor depende de encomendas do setor petrolfero nacional.
Na atualidade, os pases que dominam o mercado da construo naval so Japo, Coria e China.
8

0 TRANSPORTE MARTIMO
Momentos Histricos

Revoluo Industrial; Segunda Guerra Mundial; Criao de blocos econmicos; Globalizao.

Resultado Aumento significativo no comrcio internacional; Aumento na demanda por servios de transporte.
9

0 TRANSPORTE MARTIMO
Tipos de Navegao (Resoluo N 052/ANTAQ)
a) navegao de longo curso: a realizada entre portos brasileiros e estrangeiros; b) navegao de cabotagem: a realizada entre portos ou pontos do territrio brasileiro,utilizando a via martima ou esta e as vias navegveis interiores; c) navegao de apoio porturio: a realizada exclusivamente nos portos e terminais aquavirios, para atendimento a embarcaes e instalaes porturias. d) navegao de apoio martimo: a realizada em guas territoriais nacionais e na Zona Econmica Exclusiva para o apoio logstico a embarcaes e instalaes que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos.
10

0 TRANSPORTE MARTIMO
Longo Curso

Mercado dominado por grandes empresas internacionais; As exportaes brasileiras que so transportadas a partir dos portos e terminais do pas, por empresas de navegao de longo curso, ficam na ordem de 90% O comrcio internacional realizado atravs dos oceanos representa 80% das transaes realizadas em todo o mundo. Grcia, Japo, Noruega, Estados Unidos, China, Hong Kong, Alemanha, Reino Unido, Singapura e Dinamarca possuam, no incio da dcada, as maiores frotas mercantes do mundo. A participao de empresas brasileiras reduzida no mercado internacional, inclusive nas exportaes das commodities produzidas em territrio nacional.

11

0 TRANSPORTE MARTIMO
Longo Curso

At o fim de 2008, a ANTAQ tinha autorizado 21 EBNs na navegao de longo curso. 66% das EBNs na navegao de longo curso possuem sede no estado do Rio de Janeiro; A lei 9432/97, em seu artigo 5, estabelece que a operao ou explorao do transporte de mercadorias na navegao de longo curso aberta aos armadores, s empresas de navegao e s embarcaes de todos os pases, observados os acordos firmados pela Unio, atendido o princpio da reciprocidade.

12

0 TRANSPORTE MARTIMO
Cabotagem

Na navegao de cabotagem, o Estado procurou preservar o mercado para embarcaes brasileiras. O artigo 7 da lei 9432/97 estabelece que as embarcaes estrangeiras somente podero participar do transporte de mercadorias na navegao de cabotagem (...) quando afretadas por empresas brasileiras de navegao. Isso somente pode ocorrer quando verificada inexistncia ou indisponibilidade de embarcao de bandeira brasileira de tipo e porte adequados para o transporte. Para o afretamento de embarcao estrangeira necessrio, antes, um processo de circularizao. Mesmo com um potencial enorme, tendo em vista os mais de 8.500 km de litoral, a cabotagem no utilizada em sua plenitude no Brasil. Os principais produtos transportados combustveis, minrios e carga geral; na cabotagem so:
13

0 TRANSPORTE MARTIMO
Apoio Martimo

A navegao de apoio martimo, tambm conhecida como Off-Shore, tem no Brasil um grande cliente, que a PETROBRS.

A maioria das empresas autorizadas trabalha em razo da produo de petrleo da PETROBRS.


As embarcaes de apoio Martimo executam as tarefas de transporte entre as bases terrestres e as plataformas de extrao de petrleo. transportado, nessa modalidade de navegao martima, cargas destinadas s instalaes da indstria do petrleo. Tem como finalidade otimizar sua operacionalidade.

Transporta-se leo combustvel, gua industrial, gua potvel, fludos de perfurao, cidos, silos ou tanques, gneros alimentcios, equipamentos, etc.
14

0 TRANSPORTE MARTIMO
Apoio Martimo

A embarcao suprimentos.

Off-Shore

tpica

embarcao

de

O surgimento de novos campos de explorao no litoral de So Paulo e Rio de Janeiro, popularmente chamado de PrSal, colocar o Brasil em posio de destaque na produo mundial de petrleo. Paralelamente, as perspectivas para o crescimento da Navegao de Apoio Martimo tambm crescem e tambm o interesse de empresas estrangeiras. Algumas dessas j participam do mercado nacional. Aplica-se, nessa modalidade de navegao martima, o artigo 7 da lei 9432/97, que permite o uso de embarcaes estrangeiras desde que sejam afretadas por empresas brasileiras de navegao e que essa siga todos os itens dispostos na lei.
15

0 TRANSPORTE MARTIMO
Apoio Porturio

A navegao de apoio porturio tem a finalidade de atender as embarcaes que esto atracadas ou fundeadas nos beros de atracao, dentro da rea do porto organizado ou terminal privativo. O abastecimento das embarcaes, o transporte da tripulao entre o navio e o cais, a assistncia em manobras dentro da rea do porto so as principais atividades deste tipo de navegao. As empresas de apoio porturio tambm prestam auxilio aos estaleiros e empreiteiras que possuem atividades nas reas dos portos organizados.

As EBNs que atuam no apoio porturio esto buscando, na atualidade, embarcaes com maior potncia, alto grau de manobrabilidade e capacidade de resposta rpida.
16

0 TRANSPORTE MARTIMO
Apoio Porturio

Mesmo sendo considerada uma especialidade de navegao martima, comum a autorizao de empresas de apoio porturio em hidrovias e portos fluviais. Isso em razo das caractersticas de cada porto em receber embarcaes martimas. Um exemplo ocorre no porto de Manaus. Aplica-se, nessa modalidade de navegao martima, o artigo 7 da lei 9432/97, que permite o uso de embarcaes estrangeiras desde que sejam afretadas por empresas brasileiras de navegao e que essa siga todos os itens dispostos na lei. A dragagem tambm considerada um tipo de navegao de apoio porturio.

17

0 TRANSPORTE MARTIMO
Evoluo dos Navios

Definio: Tonelagem de porte bruto (TPB) Tonelagem total que pode ser embarcada em um navio. Alm da carga comercial, inclui combustvel, tripulao, vveres, etc.

1852: na Inglaterra construdo o primeiro navio de carga movido a vapor de 500 tpb (tonelagem de porte bruto); 1886: primeiro petroleiro de 3.030 tpb; 1912: primeiro navio a combusto 7.400 tpb;
18

0 TRANSPORTE MARTIMO
Evoluo dos Navios

At hoje os motores so a combusto; O tamanho dos navios de carga foi aumentando gradativamente, buscando ganho de escala e reduzindo o custo unitrio do transporte; Porm, o aumento no tamanho acarreta aumento dos custos operacionais: armazns, tancagem, dragagem, rea porturia, etc.;
19

0 TRANSPORTE MARTIMO
Evoluo dos Navios Limite de crescimento ocorreu em 1980:

Evoluo do tamanho dos navios (Stopford, 1997)


20

0 TRANSPORTE MARTIMO
Evoluo dos Navios 1980 entra em operao o Jahre Viking, petroleiro de 555,843 tpb;

21

0 TRANSPORTE MARTIMO

Comprimento: 458,4 metros Largura: 68,9 metros Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24,5 metros Capacidade de Carga: 674.297 metros cbicos ou 424.0865 barris de petrleo

Propulso: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hlice de 9 metros de dimetro girando a 85 RPM
Velocidade Mxima: 29 Km/h Tripulao: 40
22

NAVIOS
Esquema de um Navio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Proa; Calado; ncora ; Casco; Hlice; Popa; Chamin; Ponte; Convs;
23

NAVIOS
Terminologia
a) b) Proa - A frente do navio. Popa - a traseira do navio.

c)
d)

Estibordo ou Boreste - O lado do navio que est direita quando o observador olha para a proa.
Bombordo - O lado do navio que est esquerda quando olhando para proa.

e)
f) g) h)

ncora - Instrumento metlico pesado utlizado temporriamente a embarcao em local desejado.

para

fixar

Ponte de comando ou Passadio - o centro de comando da navegao. Superstrutura - Qualquer estrutura acima do convs da embarcao, contendo, geralmente, a ponte e alojamentos. Deques - Os "pisos" e diferentes pavimentos do navio.

i)

Casco - A estrutura de flutuao que suporta o navio.

24

NAVIOS
Dimenses Caractersticas de uma Embarcao

25

NAVIOS
Capacidade de Carga

26

NAVIOS
Denominaes dos Navios Cargueiros

27

NAVIOS
Tipos de Navios

28

TIPOS DE NAVIOS
Carga Geral

29

TIPOS DE NAVIOS
Carga Geral

30

TIPOS DE NAVIOS
Carga Geral

31

TIPOS DE NAVIOS
Navio Frigorfico Reefer Vessel

32

TIPOS DE NAVIOS
Navio Frigorfico Reefer Vessel

33

TIPOS DE NAVIOS
Graneleiros Bulk Carriers

34

TIPOS DE NAVIOS
Graneleiros Bulk Carriers

35

TIPOS DE NAVIOS
Graneleiros Bulk Carriers

36

TIPOS DE NAVIOS
Tanques Tanker Ship

37

TIPOS DE NAVIOS
Tanques: Crude Carriers

38

TIPOS DE NAVIOS
Tanques: Crude Carriers

39

TIPOS DE NAVIOS
Tanques: Gs Natural Liquefeito

Tanques Independentes

40

TIPOS DE NAVIOS
Tanques: Gs Natural Liquefeito

Tanques de Membranas

41

TIPOS DE NAVIOS
Roll-On Roll-Off (RO-RO)

42

TIPOS DE NAVIOS
Roll-On Roll-Off (RO-RO)

43

TIPOS DE NAVIOS
Roll-On Roll-Off (RO-RO)

44

TIPOS DE NAVIOS
Porta Continer Full Container Ship

45

TIPOS DE NAVIOS
Porta Continer Full Container Ship

46

TIPOS DE NAVIOS
Porta Continer Full Container Ship

47

TIPOS DE NAVIOS
Porta Continer Full Container Ship

Emma Maersk

Comprimento 396 m; Largura: 56 m; Capacidade: 12.000 TEUs

48

TIPOS DE NAVIOS
Porta Continer Full Container Ship

49

TIPOS DE NAVIOS
Multicarga Multi-Purpose Ship

50

TIPOS DE NAVIOS
Multicarga Multi-Purpose Ship

51

TIPOS DE NAVIOS
Porta Barcaa Lighter Aboard Ship - LASH

52

TIPOS DE NAVIOS
Porta Barcaa Lighter Aboard Ship - LASH

53

TIPOS DE NAVIOS
Navio Barcaa Sea Barge

54

TIPOS DE NAVIOS
Navio Barcaa Sea Barge

55

TIPOS DE NAVIOS
Apoio Porturio - Cbrea

uma embarcao sobre a qual h acoplado um guindaste porturio. Serve para a movimentao de cargas a contrabordo dos navios ou para operao fora da zona de acostagem. Possuem capacidade para movimentar cargas de at 300t.

56

TIPOS DE NAVIOS
Apoio Porturio - Rebocadores

Os navios ocenicos no possuem a manobrabilidade adequada para navegar com segurana dentro das guas restritas dos portos. Para ajud-los so empregados rebocadores que os auxiliam nas manobras em locais confinados, nas atracaes e nas desatracaes.

57

TIPOS DE NAVIOS
Apoio Martimo Supply Boat

As plataformas de prospeco e produo de petrleo consomem um grande volume de suprimentos e materiais, que tm que ser transportados por mar. Os supply boats esto preparadas para transportar cargas no convs, gua potvel e leo diesel para as plataformas e outras embarcaes em servio nos campos de produo.

58

TIPOS DE NAVIOS
Apoio Martimo Supply Boat

59

Navio graneleiro entrando no canal.

O navio quando dentro do canal guiado por 6 rebocadores eltricos (4 na frente e 2 atrs).

Curiosidade: Esse navio graneleiro pagou perto de US$ 46.000,00 para poder passar pelo canal.

Primeira eclusa sendo fechada.

Vista da segunda eclusa cheia. O navio encontra-se dentro da primeira.

Navio entrando na eclusa 2.

Rebocadores eltricos.

Anda mungkin juga menyukai