Anda di halaman 1dari 4

MpMagEst Administrativo Celso Spitzcovisky Data: 19/02/2013 Aula 02 RESUMO SUMRIO 1. Princpios 2.

Aes para combater atos de improbidade administrativa

1. PRINCPIOS 1.1. Princpio da Impessoalidade A administrao pblica est proibida de estabelecer discriminaes gratuitas. Pode discriminar apenas para a proteo de interesses pblicos. Discriminar algum significa tratar aquela pessoa de forma diferente das demais. Quando privilegia ou prejudica algum, configurada esta a descriminao. Este princpio est intimamente ligado ao princpio da isonomia. Prof. Bandeira de Mello menciona que deve ser considerado o fator de descriminao versus o objetivo a ser alcanado. Quando o fator de discriminao utilizado no estiver de acordo com o objetivo a ser alcanado a discriminao ser invlida. Em contrapartida, quando o fator de discriminao estiver de acordo com o objetivo a ser alcanado a discriminao ser legtima. Art. 37, II da CF. II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; Smula 683 STF: O limite de idade para inscrio em concursos pblicos s se legitima em face do art. 7 XXX, da CF, quando possa ser justificado pela natureza das atribuies do cargo a ser preenchido. Exemplo de impessoalidade: Impessoalidade para contratar pessoas: concursos Impessoalidade para contratar servios: licitao Impessoalidade para pagar credores: precatrios art. 100 CF.
MpMasEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

Obs.: impessoalidade em relao s propagandas institucionais dos atos de governo Art. 37, 1 CF. 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. 1.2. Princpio da Moralidade. A partir do momento que moralidade se apresenta como princpio constitucional, ato imoral sinnimo de ato inconstitucional, passvel de apreciao do poder judicirio. Existe uma espcie qualificada de imoralidade a qual se d o nome de improbidade administrativa, que est Intimamente ligada a preservao do interesse pblico. Por sua vez, improbidade administrativa sinnimo de desonestidade administrativa. Improbidade associada ao dolo, na inteno do agente em praticar o ato desonesto. 1.2.1. Hipteses Improbidade Administrativa (Lei. 8.429/92 Art. 9, 10 e 11) Foram disciplinados conforme sua gravidade; Elenco meramente exemplificativo; Envolve atos ou omisses; Enriquecimento ilcito (art. 9) Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: Exemplo envolvendo as situaes do art. 9 Cobrana ou recebimento de propina; Liberao de verbas de forma ilcita; Uso de mo de obra pblica em bens particulares. Todos os valores acrescidos de forma ilcita devero ser devolvidos Art. 6 No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. No artigo 10 esto os atos de improbidade de natureza intermediria e que causam danos ao errio. Configurao de perda patrimonial da administrao pblica.

2 de 4

Obs.: Admite-se a configurao por meio de culpa (h quem defenda causa de inconstitucionalidade na modalidade culposa Luiz Fux). Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente: Exemplo de atos de improbidade relacionados a este artigo: Alienao de bens pblicos abaixo do valor de mercado (inciso IV); Aquisio de bens de terceiros acima do valor de mercado (frustrar a competitividade de uma licitao ou dispens-la de forma indevida Lei 8666/93 Art. 24 so hipteses de dispensa de licitao); No artigo 11 so agresses a princpios constitucionais da Administrao Pblica, so atos de improbidade de menor gravidade. ATENO: no se prev a forma culposa. Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: Exemplos de situaes envolvendo o art. 11: Negar publicidade a atos da Administrao Divulgar de forma privilegiada, informaes da rea politica ou econmica. Declarao de bens obrigatria para a posse e o exerccio da funo pblica: Art. 13. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. 1 A declarao compreender imveis, mveis, semoventes, dinheiro, ttulos, aes, e qualquer outra espcie de bens e valores patrimoniais, localizado no Pas ou no exterior, e, quando for o caso, abranger os bens e valores patrimoniais do cnjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob a dependncia econmica do declarante, excludos apenas os objetos e utenslios de uso domstico. 2 A declarao de bens ser anualmente atualizada e na data em que o agente pblico deixar o exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo. 3 Ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

3 de 4

4 O declarante, a seu critrio, poder entregar cpia da declarao anual de bens apresentada Delegacia da Receita Federal na conformidade da legislao do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, com as necessrias atualizaes, para suprir a exigncia contida no caput e no 2 deste artigo. 2. AES PARA COMBATER ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 2.1. Ao Popular a) Sujeito ativo Art. 5 LXXIII tem legitimidade para propositura de ao popular qualquer cidado. Cidado: o nacional de um Estado que se encontra no pleno exerccio dos direito polticos. Obs.: s pode ser utilizada por pessoa fsica (Smula 365 do STF). b) Sujeito passivo (Lei. 4.717/65 Art. 6). A ao popular dever ser obrigatoriamente proposta contra a pessoa fsica responsvel pelo ato lesivo; Contra a pessoa jurdica que se prejudicou do ato, porque ao contestar a ao pode reconhecer que o autor popular tinha razo e assim, manter apenas a pessoa fsica no polo passivo. Os terceiros que se beneficiaram do ato. Na ao popular, aps a propositura da ao pelo cidado, ele dela desiste, poder o MP aps publicados os editais de habilitao e se houver interesses da coletividade, assumir o polo ativo da ao (Art. 6 4 e 9) 2.2. Ao Civil Pblica a) Sujeito ativo. Art. 129 CF. Atribui legitimidade para o Ministrio Pblico (rgo); Art. 139 1. Outras pessoas desde que previstas em lei ex.: Lei 7347/85 Lei da Ao Civil Pblica: Defensoria Pblica (rgo) Unio, Estados, Municpios e DF Autarquias Fundaes Empresas Pblicas Sociedade de Economia Mista Associaes (legalmente constitudas e em funcionamento a pelo menos 1 ano, apresentando pertinncia temtica) b) Sujeito passivo.

4 de 4

Anda mungkin juga menyukai